OEA vai julgar calote dos precatórios em Santo André…O Estado não cumpre ordem judicial do pagamento de precatório porque não recebe comissão, né?…HORRA, CHAMA O 190! 9

Precatórios

Brasil será julgado por falta de pagamento em Santo André

A falta de pagamento de precatórios levou ao Brasil ao banco dos réus da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). A denúncia foi feita por servidores públicos do município de Santo André. O país será julgado por desrespeito aos direitos humanos. Veja mais detalhes na reportagem do Consultor Jurídico.
Consultor Jurídico – 20/01/2012

OEA vai julgar calote dos precatórios em Santo André

A Organização dos Estados Americanos (OEA) vai julgar a denúncia de servidores do município de Santo André (SP) contra o Estado brasileiro pelo descumprimento de ordens judiciais que determinam a quitação de precatórios. Segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, há desrespeito por parte do poder público aos direitos humanos.
Segundo a denúncia, os funcionários obtiveram sentença favorável na 1ª Vara Cível de Santo André, em 21 de junho de 1994. A decisão foi confirmada em instâncias superiores, em fevereiro de 1996. “Os peticionários alegam que o município de Santo André interpôs uma série de recursos interlocutórios ou em caráter extraordinário, os quais teriam sido rejeitados pelos tribunais competentes”, diz a inicial.
Os servidores alegaram ainda que não existe na legislação brasileira uma forma de obrigar o Estado a cumprir a ordem judicial do pagamento de precatório.
Em 2002, o Tribunal de Justiça de São Paulo ordenou a intervenção do governado do estado no município, o que não aconteceu. O estado alegou que pediu o sequestro dos bens do município de Santo André, em maio de 2006, que ainda está com recurso pendente. Ainda em relação ao pagamento do precatório, o estado afirma que o descumprimento “se deve às restrições financeiras enfrentadas pelo município”.
A Comissão da OEA aceitou o pedido para análise do mérito por entender que os recursos da jurisdição interna se esgotaram e a entidade é competente para, nesse caso, examinar os pedidos feitos pelos funcionários, conforme os artigos 46 e 47 da Convenção Americana.
Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, “o descaso e o desrespeito do Estado brasileiro no pagamento de seus débitos deixou se ser uma questão jurídica e passou a ser uma questão de violação aos direitos humanos”.
A OAB entrou com Ação Direita de Inconstitucionalidade, no Supremo Tribunal Federal, contra a Emenda Constitucional 62, já conhecida como a  Emenda do Calote, que criou novo regime para pagamento dos precatórios. A ação está sob relatoria do ministro Carlos Ayres Britto, que já votou pela inconstitucionalidade da emenda. O julgamento foi interrompido por pedido de vista do ministro Luiz Fux.
No país, as dívidas não pagas dos precatórios chegam a R$ 100 bilhões, ferindo os direitos de milhares de famílias, entre elas credoras de precatórios alimentares. O presidente da OAB afirma que “não há nas modernas democracias nenhum sistema tão injusto e desumano quanto ao praticado pelo Brasil, na forma como não paga o que deve”.
O presidente da Comissão Especial de Defesa dos Credores Públicos (Precatórios)  do Conselho Federal da OAB, Flávio Brando, também a comemorou a notícia. Para ele, o julgamento ajudará a pressionar o Estado a cumprir suas obrigações sob ônus de afetar investimentos no país.
“Mesmo que a OEA não possa exigir o cumprimento de suas decisões morais de condenação, esta tem muita relevância no mundo real. Os organismos de empréstimos internacionais, como Banco Mundial, BID ou até mesmo particulares, começam a restringir seus negócios ou cobrar juros mais altos para países que violam direitos humanos. O mesmo ocorre com grandes investidores e empresas multinacionais”, declarou o advogado.

Um Comentário

  1. O GOVERNO DO ESTADO NUNCA VAI INTERVIR NOS MUNICIPIOS PARA EFETUAR OS PAGAMENTOS ISTO PORQUE, SE ASSIM FIZER, ABRIRÁ PRECEDENTE POLÍTICO PARA QUE A UNIÃO TAMBÉM INTERVENHA NO ESTADO, CALOTEIRO QUE TAMBÉM É. SÓ NÃO CONSIGO ENTENDER UMA COISA; SE EU DESCUMPRO ORDEM JUDICIAL POSSO ATÉ SER PRESO. PORQUE O GOVERNADOR E PREFEITOS DESCUMPREM E NADA ACONTECE?

    Curtir

  2. Avatar de alguém DISCORDA ????????? Cadê a DEFENSORIA que distribui panfleto pra VICIADO.... alguém DISCORDA ????????? Cadê a DEFENSORIA que distribui panfleto pra VICIADO.... disse:

    OEA ???????????/ kkkkkkkk

    Cadê a DEFENSORIA que aparece pra distribuir panfletos pra CRACKEIRO VICIADO mas não aparece pra agilizar os precatórios e suas filas imensas de ex servidores que MORREM na ILUSÃO de um dia VIVEREM com DIGNIDADE !!

    alguém DISCORDA ?????????

    Curtir

  3. defensoria . mp, ou um juiz com o J maiúsculo para determinar a penhora da receita ????
    isto é um estado
    ou é
    uma organização kreminosa ????
    bresil colonia genocida involuindo para unificação de poderes, despotismo, tirania e tudo com a concordância deste zé porvinho du krlh shit

    precisa desenhar ????

    alguém DISCORDA ????????? Cadê a DEFENSORIA que distribui panfleto pra VICIADO…. :
    OEA ???????????/ kkkkkkkk
    Cadê a DEFENSORIA que aparece pra distribuir panfletos pra CRACKEIRO VICIADO mas não aparece pra agilizar os precatórios e suas filas imensas de ex servidores que MORREM na ILUSÃO de um dia VIVEREM com DIGNIDADE !!
    alguém DISCORDA ?????????

    Curtir

  4. COITADOS DESSES INOCENTES DA TAL DE OEA. SERÁ QUE ELES NÃO SABEM QUE É MAIS FÁCIL OS EUA FECHAREM GUANTANAMO, DO QUE OS GOVERNANTES(?) BRASILEIROS (PRINCIPALMENTE OS DE SÃO PAULO) CUMPRIREM ESSAS LEIS QUE GERALMENTE FAVOREÇEM GENTE SIMPLES E HUMILDE. NEM UM NOVO “TRIBUNAL DE NURENBERG” OS FARIA CUMPRIREM A LEI. SÓ NÃO VOU RIR POR QUE O CASO É TRÁGICO E NÃO CÔMICO. E ENQUANTO ELES NÃO ME PAGAM E QUE É MEU DE DIREITO, AINDA TEM CORAGEM DE ME POR NO CADIN. BALA NELES!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  5. E´ LAMENTÁVEL E PREOCUPANTE A SITUAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE SÃO ROUBADOS PELO PODER PUBLICO PRINCIPALMENTE NO ESTADO MAIS RICO DO BRASIL (SAO PAULO)TENHO VERGONHA DOS POLÍTICOS DESTE ESTADO . AGORA DEIXE DE PAGAR O IPVA,IPTU, AGUÁ LUZ PARA VER O QUE ACONTECE. QUE VERGONHA GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN

    Curtir

  6. MEU FALECIDO PAI ERA FUNCIONÁRIO PÚBLICO DO D.E.R.
    TRABALHOU POR 32 ANOS E 4 ANOS ANTES DA APOSENTADORIA, JUNTAMENTE COM SEUS COLEGAS, INGRESSOU COM UMA AÇÃO CONTRA O ESTADO.
    UM ANO APÓS APOSENTAR-SE, VEIO A FALECER.
    O PROCESSO ANDOU E A CAUSA FOI GANHA. O ESTADO RECORREU E PERDEU EM TODAS AS INSTÂNCIAS. CHEGUEI A IR ATÉ A SEÇÃO DE ARQUIVOS DO TJ/SP, NO IPIRANGA, ONDE VI A SENTEÇA DE EXECUÇÃO, DETERMINANDO O PAGAMENTO AOS FUNCIONÁRIOS.
    HOJE, PASSADOS 20 ANOS, A MAIORIA DOS COLEGAS DO MEU PAI TAMBÉM MORRERAM. MINHA MÃE, PENSIONISTA, ESTÁ COM 78 ANOS E JÁ PERDEU A ESPERANÇA DE RECEBER O QUE LHE É DEVIDO PELO ESTADO DE SP E EU, QUASE APOSENTANDO NA POLÍCIA CIVIL, JÁ DUVIDO QUE VEREI A COR DO DINHEIRO.
    SOFRIMENTO MAIOR É TER QUE VER A CARA DO PICOLÉ DE CHUCHÚ NAS TVs, DIZENDO QUE DECISÃO JUDICIAL É PARA SER CUMPRIDA, COMO NA AÇÃO DESASTRADA DA SUA PM LÁ NO PINHEIRINHO.
    NO ESTADO DE SÃO PAULO OS 3 PODERES ESTÃO FUNDIDOS E O FUNCIONALISMO PÚBLICO ESTÁ F…DIDO.
    VIVEMOS A ERA DO “UMA MÃO LAVA A OUTRA”, DO “TOMA LÁ DA CÁ”, ONDE OS CORRUPTOS DO EXECUTIVO PAGAM ALTOS SALÁRIOS E GARANTEM AS MORDOMIAS DO JUDICIÁRIO, EM TROCA DE AMPLA E TOTAL IMPUNIDADE, ENQUANTO A GANGUE DO LEGISLATIVO FAZ ACORDOS NAS DUAS PONTAS, VISANDO FACILITAR AS COISAS PARA O EXECUTIVO, SENDO TAMBÉM ISENTADA DE CULPA PELO JUDICIÁRIO.
    A REGRA BÁSICA DA DEMOCRACIA, ONDE OS 3 PODERES CONSTITUÍDOS DEVERIAM FISCALIZAR-SE UNS AOS OUTROS, AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO TRANSFORMOU-SE EM FORMAÇÃO DE QUADRILHA.

    Curtir

  7. Parabens aos paulistas que brigam pelos seus direitos que são banalizados pelas autoridades constituídas.
    Aqui no Paraná não é diferente o desrespeito com os servidores em tratando-se de “PRECATÓRIOS”.
    O nosso atual governador Beto (Lerner rsrs) Richa é um desastre neste assunto. Não dá para comentar. Que saudades do tempo que a gente éra feliz e não sabia.

    Curtir

Os comentários estão desativados.