COMO SE LIVRAR DAS DÍVIDAS 4

O servidor público, notadamente militar, tem sido alvo de diversas instituições financeiras, afinal elas descobriram que é bastante lucrativo emprestar para esse público, cuja inadimplência é praticamente inexistente.

Vítima de elaborada estratégia de marketing e seduzido pelas “facilidades” prometidas, o servidor acaba superendividado, comprometendo sua renda pessoal e familiar.

A Associação dos Oficiais disponibiliza aos seus associados assessoria jurídica especializada em orçamento pessoal a fim de auxiliá-lo a se livrar das dívidas. Também dispõe de advogados para analisar contratos, bem como propor ação judicial para questionar aplicação de juros, multas e demais encargos financeiros. O êxito dessas ações tem sido considerável.

Importante ressaltar a preciosa contribuição da Coopemg ao editar Cartilhas de Educação Financeira e Educação Cooperativista despertando os servidores públicos para as armadilhas do empréstimo fácil e irresponsável.

Livrar-se das dívidas exige determinação e atitude. Não se deve ter vergonha por estar endividado; não contrair novas dívidas é fundamental. Deve-se analisar com calma o montante devido e avaliar o perfil da dívida conjugando número de parcelas com juros pagos e sua capacidade orçamentária. Renegocie sempre: as instituições financeiras preferem receber menos a não receber nada. Sua inadimplência já foi prevista no cálculo do ( juro ).

Seguem algumas dicas básicas para quem quer economizar:

– Estabeleça reflexão e busque um equilibro entre sacrificar o presente e gozar o futuro. A vida é curta e o que se pede é bom senso na utilização dos recursos financeiros. Economize e seja comedido nos gastos. Planeje aquisição de bens de consumo duráveis;

– Adote orçamento familiar e discrimine todos os gastos. Toda família deve participar do orçamento: você perceberá onde estão seus gastos supérfluos e comece economizando por eles;

– Não se iluda com o crédito fácil e promoções oferecidas. Na medida do possível compre somente o necessário. Privilegie compras a vista e exija desconto; 4ª – Procure criar reservas, de preferência uma de médio e outra de longíssimo prazo. Com o aumento da expectativa de vida teremos longos períodos com menor renda. Prepare-se para essa realidade;

– Não arrisque suas reservas em aplicações que ofereçam risco elevado. Faça isso somente com aquele recurso que não irá lhe fazer falta;

– Se tiver que contrair empréstimo compare as taxas oferecidas e o impacto delas no seu orçamento. Se possível, centralize suas dívidas onde as taxas são menores.

– Não vá ao supermercado com fome e evite levar crianças. Elabore uma lista com tudo que o precisa e privilegie produtos de marcas menos conhecidas e mais baratas. Não parcele a compra de alimentos;

– Fuja do aluguel e planeje aquisição da casa própria: os programas especiais oferecidos pelo governo têm taxas menores e subsidiadas;

– Aproveite mais os programas gratuitos e em família: um bom passeio não precisa custar caro;

10ª – Evite pagar várias tarifas bancárias: centralize suas aplicações numa única instituição financeira;

11ª – Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, deve ser concedido desconto para quitação antecipada de empréstimo;

12ª – Pague sempre o valor total de sua fatura do cartão de crédito: os juros do crédito rotativo são superiores ao cobrado por agiotas!

Filie-se à Associação dos Oficiais e solicite assessoria para se livrar das dívidas.

Lucas Zandona GuimarãesAdvogado Sênior da AOPMBM, mestrando pela UFMG, Pós-graduado pela PUC/MG, Pós-graduado pelo Unicentro Newton Paiva, bacharel pela UFMG.

http://www.aopmbm.org.br/juridico/artigos/234-como-se-livrar-das-dividas

Um Comentário

  1. Bem ao meu ver não é só os bancos que se aproveitam das MAZELAS DOS SERVIDORES,muitos outros lobosa na pele de cordeiro os fazem o mesmo,QUANTO SERIA AS paercelas dessa associação para que ele possa vior a ajudar,ou a mesma ajuda sem se pagar as mensalidades,POR ISSO QUE EU FALO,O SALÁRIO E A MAZELAS HUMANAS NUNCA Acabarão porque elas se fazem necessário para que uns nunca tenham mnazelas,pois é o que os laimentam ,EXCATAMENTE AS DWESGRAÇAS HUMANS,QUANTO MAIS POBRE,. DOENTE,FALIDO ,MAIS ESSA CORJA GANHA.OFICIAL TENDO DÓ DE PRAÇA FALA SÉRIO,RO ,MUITO RABO,SÓ SE TIVEREM RABO PRESO.

    O QUE SE FAZ NECESSÁRIO É VERGONHA NA CARA E COMPRAR O QUE PODE,VESTIR A CALÇA QUE LHE CABE,AS EXCEÇÕES COM OS QUE TEM PROBLEMAS DE SAÚDE OU PAGAM ALUGUEL ,MESMO ASSIM TEM JEITO,O BANCO É COMO TRAFICANTE COMPRA E EMPRESTA QUEM QUER E OU QUEM É FRACO!

    NENHUM DOS DOIS BATEM EM SUA PORTA! DEUS É MAIS
    OSTENSÃO,STATUS PODER FAZEM PARTE DA GANANCIA HUMANA.

    Curtir

  2. CADA UM DEVERIA VESTIR A CALÇA QUE LHE SERVE! :
    Bem ao meu ver não é só os bancos que se aproveitam das MAZELAS DOS SERVIDORES,muitos outros lobosa na pele de cordeiro os fazem o mesmo,QUANTO SERIA AS paercelas dessa associação para que ele possa vior a ajudar,ou a mesma ajuda sem se pagar as mensalidades,POR ISSO QUE EU FALO,O SALÁRIO E A MAZELAS HUMANAS NUNCA Acabarão porque elas se fazem necessário para que uns nunca tenham mnazelas,pois é o que os laimentam ,EXCATAMENTE AS DWESGRAÇAS HUMANS,QUANTO MAIS POBRE,. DOENTE,FALIDO ,MAIS ESSA CORJA GANHA.OFICIAL TENDO DÓ DE PRAÇA FALA SÉRIO,RO ,MUITO RABO,SÓ SE TIVEREM RABO PRESO.
    O QUE SE FAZ NECESSÁRIO É VERGONHA NA CARA E COMPRAR O QUE PODE,VESTIR A CALÇA QUE LHE CABE,AS EXCEÇÕES COM OS QUE TEM PROBLEMAS DE SAÚDE OU PAGAM ALUGUEL ,MESMO ASSIM TEM JEITO,O BANCO É COMO TRAFICANTE COMPRA E EMPRESTA QUEM QUER E OU QUEM É FRACO!
    NENHUM DOS DOIS BATEM EM SUA PORTA! DEUS É MAIS
    OSTENSÃO,STATUS PODER FAZEM PARTE DA GANANCIA HUMANA.

    era só ter pagado RETP turbinado para os praças também durante os 17 anos que eles não estariam com dividas.

    Curtir

  3. Como se livrar das dividas???

    Facil! Faça como muitos colegas da PC vá trabalhar no DPPC!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.