GCM terá salário para fazer ‘bico’
- 17 de novembro de 2011
Por Diego Zanchetta
Os sete mil guardas-civis metropolitanos (GCMs) de São Paulo vão até dobrar o salário, a partir de 2012, caso realizem “bicos” na segurança de eventos da Prefeitura, como o carnaval, a Virada Cultural e a Fórmula 1. É o que prevê projeto enviado ontem pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) à Câmara Municipal. A medida tenta agradar uma corporação insatisfeita em assumir nos últimos cinco anos serviços que não eram sua atribuição original, como o combate aos camelôs, a abordagem de moradores de rua e até a substituição de coveiros em greve do Serviço Funerário.
“Quando temos de escalar um grande efetivo para fazer a segurança da Virada Cultural, por exemplo, precisamos dar folga para todos os guardas que participaram. E com isso outras áreas da cidade, como a ronda escolar, ficam prejudicadas. É algo bem similar à Operação Delegada, que é a gratificação que a Prefeitura paga aos PMs do Estado contratados pelo município em horário de folga”, disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Edson Ortega. Com previsão de impacto financeiro de R$ 30 milhões no orçamento 2012, o projeto tem o apoio de todas as 14 bancadas do Legislativo e deve ser votado em duas discussões até o final do ano.
O bico da Prefeitura já pago aos PMs desde dezembro de 2009 era outro motivo de descontentamento dentro da GCM, que dobrou de tamanho e de funções desde 2005, quando eram 3.500 homens que cuidavam basicamente de prédios públicos no centro e de bases comunitárias próximas de escolas. Hoje são 7.120 integrantes de uma corporação que passou a realizar, por decretos, seis novas frentes de trabalho: combate aos camelôs, abordagem de moradores de rua, proteção das mais importantes áreas de preservação (Cantareira, Billings e Guarapiranga), controle de central de monitoramento de ruas por câmeras, a participação em operações e blitze da PM e flagrantes de quem joga entulho nas ruas.
Este ano os guardas chegaram a ser convocados para substituir os coveiros em greve. As fotos de GCMs estampadas em jornais carregando caixões em enterros abriu uma crise entre o sindicato da categoria e a Prefeitura. “Em uma situação como a que ocorreu com o Serviço Funerário, não precisaremos mais deixar outras áreas da cidade descobertas”, acrescentou o secretário de Segurança Urbana.
Na lista dos eventos que os GCMs poderão participar estão a Marcha Para Jesus, as eleições dos conselhos tutelares e do Idoso, a Virada Esportiva, a Virada Cultural, o carnaval, a Fórmula 1 e a Parada Gay. Os valores de cada gratificação ainda será definido por decreto do prefeito 30 dias após a lei ser aprovada pelos vereadores. Para 2012 a Prefeitura também pretende elevar de 6 mil para 10 mil o número de PMs contratados na Operação Delegada, em custo estimado de R$ 100 milhões.
Desespero em época de campanha, GCM constitucionalmente deveria ater -se a cuidar do patrimônio público. Lamentável o que vem ocorrendo, não investem na SSP, um corte de 78 milhões ou coisa que o valha, e a aplicação de verbas públicas em homens e mulheres sem o devido preparo e treinamento (não que nós o tenhamos com excelência ) mas que é de doer , isso é !
CurtirCurtir
Boa Tarde!
Senhoras e Senhores.
Como se já não bastasse em muitos casos o Estado ficar devendo reposições justas e deixar de pagar o que lhe é devido com relação ao Sistema Previdenciário como patrão, agora a Prefeitura pelo que deduzimos, também caminha com passos largos para o mesmo horizonte com os GCM impondo novas regras e tentando tampar o sol com a peneira e, ao invés de se contratar novos operacionais e assim aumentar seu efetivo que, diga-se de passagem, ainda está aquém do esperado e em muito defasado.
Tanto eu e acredito que o resto da população que é contribuinte, também gostaria imensamente de saber até quando vai esta farra do boi?
População desamparada e desprotegida; Ruas e Parques imundos e cheios de sacos de lixo; Ruas esburacadas e cheias de entulho; Prontos Socorros sem um mínimo de condição de saúde, e atendimento; Casas com grades e população inocente sem poder sair de casa e exercer seu direito à cidadania; Aquele inóspito rio tiete que mais parece uma enxurrada diária de lixo e vasilhames de plásticos, tipo pet, e nunca conseguem despoluí-lo e, caso alguém ainda não se atentou, já se gastou “fantastilhões” neste esgoto a céu aberto e nada de proveitoso se viu.
Aliás! Somente vemos propagandas e mais propagandas com cifrões enormes e cheios de zeros e nada mais, levando-nos infelizmente a concluir que: “Ou somos burros ou os Bancos Internacionais gostam de ser enganados”.
Concordo que esta é uma enorme cidade e certamente difícil de administrá-la, mas com tantos Sub-Prefeitos, Chefes e Assessores e, bem, a coisa poderia ser mais ágil e rápida, enfim se gasta tanto com estes cargos e cadê seus rendimentos ou soluções?
Se na Prefeitura está assim, imagine no nosso Estado que é o maior em arrecadação do País?
Até quando vamos ter que compactuar com estas mazelas?
Saudades daquele que não volta nunca mais. Não se enganem, não é Papai Noel. Ele apesar de se parecer com o bom velhinho, tinha lá seus defeitos, mas quem não os tem, porém, em questão administrativa, deixava todos de cabelo em pé e a coisa saia e prosperava.
Varre! Varre! Vassourinha.
Caronte.
CurtirCurtir
Pois é , Sr, Caronte,
Duvido que haja luz ao final desse túnel, a parte que caberia ao governo pagar à previd~encia não é paga há quase trinta anos, mas isso ninguém fala, ninguém cobra, há de chegar o dia que nossos salários não serão pagos.
Quanto a sermos o estado de maior arrecadação, se me permite , corrijo é o terceiro agora, perdemos para o Rio de Janeiro e Paraná, se não me engano.
A vassoura que deveríamos usar seria a da ética, mas 91 CPIS estão arquivadas , engavetadas, com a conivência de todos, isso não vira programa , nem noticiário.
Minha esperança é que o pessoal do Morumbi, consiga fazer com que o governo tome um posicionamento em relação à segurança pública, e não só beneficiando uns deixando outros à margem como tem sido feito, ao longo destas duas últimas duas gestões.
CurtirCurtir
Enquanto o estado nos manter famintos, continuara essa arbitrariedade, as autoridades só sabem fazer propaganda politica mais nada, e dominam os comandantes com cargos e vantagens além do possamos pensar em todas categorias, o preço de manter policiais e GCMs em um estado de semi escravidão sem ser incomodado é pagando bem aos que controlam eles, por meio administrativos, ex: transferências, punições, expulsões, perseguição, etc isso é uma amostra do que já ocorre e esta ocorrendo agora
CurtirCurtir
IMPUNIDADE GARANTIDA:
NÃO SÃO RAROS OS CASOS EM QUE POLITICOS SÃO SURPREENDIDOS COM DINHEIRO DE ORIGEM DUVIDOSA. RAROS SÃO OS CASOS EM QUE ALGUÉM VAI PARA A CADEIA, OU QUE SEJA OBRIGADO A DEVOLVER O DINHEIRO.
A IMPUNIDADE É A CAUSA NÚMERO 1 DO PROBLEMA, MAS EXISTE OUTRO PONTO IMPORTANTE:
MOROSIDADE DA JUSTIÇA: Geralmente o crime acaba prescrevendo antes de chegar condenação.
SE A JUSTIÇA É CEGA , A SOCIEDADE TAMBÉM É !
CurtirCurtir
só me digam uma coisa. Eles já não são contratados para esse fim?
enquanto estiverem fazendo com que os gcms e policiais trabalhem em horários de folga para garantir o direito de ter um salario com dignidade vamos ter essa aberração que chega a semi escravidão, pois podemos sair. é o que diferencia da escravidão do resto turnos maiores que 8 horas diárias sob condição extrema de periculosidade e insalubre é para matar, durante o trabalho ou depois vide a taxa de suicídios da PMESP, motivo financeiro e familiar, a falta de proventos e o excesso de trabalho destroi a familia e faz o policial entrar em um estado psicológico extremamente agressivo, e leva ao alcoolismo e uso de drogas em muitos casos
CurtirCurtir
Joaquim,
Não sei te responder , mas um acoisa é certa , ou nos matam de fome ou de tanto trabalhar,
para eles tanto faz, desde que não incomodemos. Você foi preciso em seu comentário, é escravidão mesmo !
CurtirCurtir
“Onde está o ladrão, está o roubo.”
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/justica-manda-afastar-presidente-do-metro-e-suspender-contratos-da-linha-5-lilas-20111118.html
CurtirCurtir
O QUE IMPORTA É O MOVIMENTO……. E QUE CADA UM TIRE SUA PRÓPRIA CONCLUSÃO. NÃO DEIXE DE REIVINDICAR SEU, NOSSO DIREITO “AD-QUIRODO”. QUE QUALQUER DEUS SUPREMO, SE É QUE EXISTE ALGUM, NOS ABENÇÕE!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
ONDE VOCÊ ESTIVER, NÃO SE ESQUEÇA DE MIM……..Tomei posse em 1998, prestei concurso para as vagas destinadas à Regional de Sorocaba (ATUAL DEINTER 7), eram 30. Fui aparovada cursei academia com 25, mais eu dos aprovados. Quatro deles já haviam desistido, provávelmente optaram por outras carreiras fora da polícia. O que enxergo hoje. Para o ingresso está cada vez mais difícil, as provas para qualquer carreira da polícia civil está em cada concurso exigindo mais, e os salários oferecidos não correspondem. Alguns dos aprovados sequer assumem o cargo, pois no percurso encontram outros caminhos, com melhores salários. E vejo ainda, que sempre tem, gente oriundo do concurso que exige menos conhecimento, disposto a fazer “às vezes”, quero dizer as tarefas que não correspondem a carreira; e ganham o salário da carreira em que foram empossados, e ficam revoltados. Porra, prestem o concurso para a carreira das taferas que executam, parem de fazer o serviço que não são de suas carreiras. Pois tudo isso é um jogo, “vc executa as atribuições do investigador ou do escrivão, e ganha o salário de carcereiro ou do agepol”.
CurtirCurtir