Jacques Kaleidoscópio
Fonte: http://dynamite.terra.com.br/arquivodorock/
Autor: Arquivo do Rock
Jacques Kaleidoscópio (Jacques Gersgorin, nascido em 13/2/1949, Rio de Janeiro, RJ) Radialista, produtor. Foi um dos primeiros DJs brasileiros dentro do espírito informal e descompromissado do rock.
Pode-se dizer que, ao lado de Big Boy, Jacques foi o mais influente radialista brasileiro de rock e, enquanto Big Boy se notabilizou como DJ de pop-rock (embora fosse muito mais que isso), Jacques passou à História como o mais influente radialista brasileiro de rock alternativo e da chamada “era do LP”, não se prendendo a paradas de sucesso e tocando álbuns inteiros.
Jacques mudou-se para São Paulo em 1968, a convite de Silvio Santos (“vendendo idéias” para seções de seu programa radiofônico como “Boa Noite, Cinderela” ou “Quem sabe mais, o homem ou a mulher?”, como ele recorda), trabalhando com ele e ajudando a divulgá-lo para fora do Estado de São Paulo.
Jacques Kaleidoscópio
“Naquele tempo era mais fácil que hoje, consegui o endereço dele e fui procurá-lo”. Jacques trabalhou com Silvio nas emissoras Tupi e Nacional até 1973,e tomou gosto por trabalhar em rádio (“Vi que não era difícil fazer rádio, que é um mistério para o ouvinte”); ver Silvio trabalhar foi um grande aprendizado (“acendia a luz vermelha e ele começava a falar de forma diferente ao diálogo”). Depois, Jacques residiu em Ouro Preto, MG, ligou-se em rock a partir da equipe da Tenda do Calvário (clique aqui para saber mais sobre a Tenda)e do festival de Iacanga; descoberto pelo pessoal da Tenda em Ouro Preto, voltou a São Paulo, SP, para trabalhar com eles; esses projetos acabaram e Jacques conseguiu continuar com o rock por meio do rádio, e começou a carreira na América AM em fins de 1974. “Eu era fominha de microfone, fazia de tudo, fui até ‘locufúnebre’, locutando anúncios de mortes.”
Em 1974 adotou o apelido Kaleidoscópio: “Saí do Festival da Palhoça em 1974, viajei para o Sul num carro sem rádio, sem som, então eu era meu próprio rádio”. Num convento em São Leopoldo, RS, a refração do sol em alguns pinheiros trouxe á lembrança o caleidoscópio, espécie de telescópio com várias lentes e espelhos que permite ver imagens coloridas e sempre diferentes. E o programa Jacques Kaleidoscópio (com “k”) estreou em fins de 1974, na América AM de São Paulo, a princípio cok duração de uma hora, depois estendido para duas horas díárias. Tocava não só rock mas também MPB (inclusive, ao tocar Fafá de Belém foi chamado pelos mais radicais de “vendido”, mas encarou isso como algo positivo: “Vi que, mais que roqueiro, eu era radialista, vi minha pluralidade com o momento cultural, meu programa tinha uma psicóloga – falava sobre drogas, coisa tabu na época – e uma professora de inglês”).
O Kaleidoscópio foi ao ar também na Excelsior AM; a professora de inglês, apresentada como “Teacher”, era Ana Maria Stingel, atualmente, ao que consta, trabalhando como psicóloga no Rio de Janeiro, RJ. Jacques trabalhou também na Antena 1 FM, em 1980 e 1981, apresentando programas como Contatos Imediatos e Número Mágico; seus assistentes informais incluem Amador Bueno (da banda Jazco, ativa dos anos 1970 até hoje) e o produtor fonográfico Peninha Schmidt.
Nos anos 1980 e 1990 Jacques residiu no Estado de Goiás, em várias cidades, chegando a ter uma fábrica de cadernos e um talk-show, Jacques Sobre Tudo. Retornou a São Paulo em 2004. “O ambiente me jogava para fazer um programa de rádio, e o interesse hoje é muito mais de cultura geral que especificamente de rock.” Em 2005-6 apresentou o programa Monte de Sinais na emissora de televisão virtual AllTV. E pretende voltar ao ar: “Se aparecer uma oportunidade onde prevaleça a liberdade de trabalho, por que não? Só quero voltar com um produtor, para náo ficar um ‘revival’ muito grande.”
por Arquivo do Rock

EXTRA! EXTRA! EXTRA!
EX-DELEGADO GERAL TEVE A APOSENTADORIA CASSADA:
SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
Decretos de 9-11-2011
Aplicando a pena de cassação de aposentadoria,
nos termos dos arts. 67, VII, 70, I, § 1º, 74, II, 75, II e
77, I, da LC 207-79, com a nova redação editada pela
LC 922-2002, e à vista do que consta do processo DGP-
10.382-97-SSP – Vols. I ao VII, a Álvaro Luz Franco Pinto,
RG 2.017.512, aposentado no cargo de Delegado de
Polícia, da Secretaria da Segurança Pública.
CurtirCurtir
CADÊ A FOLHA SUPLEMENTAR??????????????????????CADÊ OS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????ACHO Q VI UM GATINHO!!!!!!!!!!!!ISSO É MAIS VERDADEIRO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Este é aquele famoso DGP pederasta que fudeu com a PC?
CurtirCurtir
EXTRA EXTRA, GOVERNADOR VAI SANCIONAR A EXTINÇÃO DA POLICIA CIVIL
CurtirCurtir
CADÊ A FOLHA SUPLEMENTAR??????????????????????CADÊ OS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????ACHO Q VI UM GATINHO!!!!!!!!!!!!ISSO É MAIS VERDADEIRO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
VAI SAIR DIA 18 AGORA,É CERTEZA,O QUE ME DEIXOU BOQUIABERTO,FOI QUE UM COLEGA PM,ME DISSE QUE JÁ RECEBEU COM AUMENTO,DUVIDA?NEM EU!
CurtirCurtir
caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaasssssssssssssssssssssssssssssssss, é tamos f……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
CurtirCurtir
Existe algum meio de entrar em contato com o Jaques? Lembro de ter visitado ele na rádio em que trabalhava, ao lado do metrô vila Mariana, la pelos de 70 de alguma coisa…. Meu nome é Eli, e fui junto com um amigo do Renascença chamado Daniel.
CurtirCurtir