Enviado em 11/10/2011 as 15:40 – JUSTIÇA
se vc procurar saber, tem delegado e investigador que largaram a pc e se formaram no BARRO BRANCO,digan-se ótimos profissionais que não aguentaram essa instiltuição, por questão de arater procure se informar melhor, mas a proposito, tudo que não presta na PM,muda de lado
FALA SÓ O NOME DE UM QUE AI EU ACREDITO.
CurtirCurtir
não conheço, talvez porque qdo estavam se dirigindo para a academia da pm ficaram atolados no barro branco. rsrsrsrsrrs
CurtirCurtir
‘QUE NÃO AGUENTARAM ESSA INSTITUIÇÃO”kkkkkkkk ESSA É BOA….QUE EU SAIBA O MAIOR INDICE DE SUICIDIO EM UMA CORPORAÇÃO NO PAÍS É DA PM PAULISTA.
CurtirCurtir
papai noel e coelhinho da páscoa também largaram suas profissões e foram pro Barro Branco… hahaha
CurtirCurtir
São Paulo, 11 de Outubro de 2011 17ª Legislatura
Home > A Assembleia > Agência de Notícias > Notícia
NOTÍCIA
11/10/2011 16h01
Congresso de comissões aprova projetos de aposentadoria e carreira das polícias
Blanca Camargo
Há poucos instantes um congresso de comissões, formado pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação; Segurança Pública e Assistência Penitenciária e de Finanças, Orçamento e Planejamento, aprovou os pareceres favoráveis aos projetos de lei complementar 47 e 49, ambos de 2011. As iniciativas do Executivo tratam respectivamente da reestruturação das carreiras policiais civis e sobre regras de inatividade e promoção aplicáveis aos policiais militares. Agora, as propostas estão prontas para serem votadas no Plenário, o que pode ocorrer ainda nesta tarde.
Aguarde mais informações.
CurtirCurtir
Bom, verdade seja dita, conheço um ex-Investigador que se formou no Barro Branco, porém, ele já saiu fora da Gloriosa é hoje trabalha no Tribunal de Contas (burro ele, não?)
Agora, Delegado de Polícia virar Oficial PM é uma mentira deslavada, vejamos:
1º) Para candidatos externos aos quadros da PM é exigida a (inconstitucional) idade máxima de 26 anos, ora, poucos conseguem se formar em direito, passar no concurso de Delegado de Polícia antes desta idade;
2º) Aos maiores de 26 anos só resta o caminho de ingressar como Praça (Soldado), pois assim não haverá limite de idade, porém esta hipótese é ridicula, nunca um Delegado prestará concurso para Soldado PM.
CurtirCurtir
MEU, OS OFICIAIS MORREM DE INVEJA DA PC, SUPORTAM CALADO O MILITARISMO QUE SÓ ELE SUPORTA….E MAIS NINGUÉM, NEM A PRÓPRIA FAMILIA DELE, FICAM ATADO Á FARDA E QUANDO A TIRAM, PERCEBEM QUE A SUA PESSOA NÃO VALE NADA, QUE ESTA A DISPOSIÇÃO DO GOVERNO PARA MATAR E RESOLVER O PROBLEMA DA SEGURANÇA PUBLICA, TIRANDO A VIDA DE POBRES…QUE NÃO SÃO DEPUTADOS, SENADORES, ETC……VC FALOU MERDA CARA, SIMPLESMENTE FALOU MERDA…….ENTRA NA PM E SEJA PACIENTE DE UM NEUROLOGISTA OU PSIQUIATRA….ESCRAVO DO GOVERNO POR BAGATELAS…..TCHAU
CurtirCurtir
A proporção de Delegados de Polícia que foram para a PM é exatamente igual à quantidade de Taças Libertadores conquistadas pelo Corinthians, ou seja, zero!
CurtirCurtir
CurtirCurtir
CurtirCurtir
http://www.youtube.com/watch?v=C3ih_PynnOU&feature=related
CurtirCurtir
Acompanho este blog desde o começo, inclusive por indicação de um Delegado, entretanto percebo que a proposta inicial do Dr Guerra (Dr sim) está sendo desfocada. O que se vê são duas pernas de um mesmo corpo, só que cada uma em uma direção: resultado: o corpo nunca sai do lugar e o provável é que caia.
Senhores, é boca-pobre ficarmos discutindo que um saiu de uma para entrar em outra. Realmente, nunca vi Delegado que virou Ofcial, nem Oficial que virou Delegado.
Agora já vi investigador que virou Oficial (inclusive trabalha hoje na ROTA), já vi sargento que virou Delegado, soldado que virou Oficial e escrivão que virou Delegado. Ou seja: é óbvio e nitido que os profissionais buscam na verdade é galgar uma função que ele receba mais, independente que seja PM ou PC.
Se fosse perguntar: Você que se aposentar Soldado ou DElegado de classe Especial, ou então : Você quer se aposentar escrivão ou Coronel? Sinceramente, qual vocês acham que seriam as respostas de ambas as perguntas.
Senhores, vamos discutir solução. Vamos discutir o que podemos fazer para estruturar uma nova policia, unica (inclusive com unico sindicato ou associação) e sem vaidades de postos e títulos.. Eu não sou a favor da PM ou da PC, sou a favor de uma POLICIA excelente para cobrar sálário condizente.
Que venham as criticas.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
É mais facil militarizar um civil, do que civilizar um militar.!!!!!
CurtirCurtir
“Senhores, vamos discutir solução. Vamos discutir o que podemos fazer para estruturar uma nova policia, unica (inclusive com unico sindicato ou associação) e sem vaidades de postos e títulos.. Eu não sou a favor da PM ou da PC, sou a favor de uma POLICIA excelente para cobrar sálário condizente.”
Jamais criticaria uma frase destas, você foi muito feliz, não me lembro de ter lido algo tão lúcido que tenha sido escrito por um Oficial. Nesta dou o braço a torcer.
CurtirCurtir
É só a PM parar de mandar seus agentes criarem cizânia em blogs que as pernas do mesmo corpo caminharão em consonância com o cérebro…
CurtirCurtir
SABE DE UMA COISA AS VEZES TENHO A IMPRESSÃO,QUE EXISTAM PESSOAS MANIPULADORAS,QUE SE TRAVESTI DE POLICIAL,SEJA CIVIL OU MILITAR,PARA ACIRRAR NOSSOS ANIMOS,EU REALMENTE CONHEÇO EXCELENTES POLICIAIS MILITARES,QUE SÃO MEUS AMIGOS,E EXCELENTES POLICIAIS CIVIS QUE SÃO MEUS IRMÃOS,E IMAGINO QUE NA VERDADE TODOS OS QUE AQUI POSTAM TEEM UMA AMIGO PM,OU VICE E VERSA,TODO SEGUIMENTO TEM PESSOAS BOAS E IMUNDICIAS,PEÇO DESCULPAS,POR TER POR UM MOMENTO ENTRADO NESTE JOGO,ESTE CIDADÃO QUE COMETEU ESTE DESIQUILIBRIO,NA DELEGACIA, BEM COMO O DELEGADO QUE DEVE ESTAR DE SACO CHEIO, ASSIM COMO TODA AS POLICIAS,SE NÃO NOS UNIRMOS ESTAMOS NO MESMO BARCO POLITICOS PASSAM,MORREM,ENVELHECE,NÃO NECESSARIAMENTE NESTA ORDEM,E NÓS CONTINUAREMOS NO COMBATE,NA ALÇA DE MIRA DO CRIME,É SÓ BOBEAR,DEIXAMOS DE LADO A ELOUQUENCIA DAS PALAVRAS QUE APENAS VEM E VÃO,POSSO DESCREVER NOSSA SITUAÇÃO METAFORICAMENTE,ESTAMOS EM UM GRANDE TITANIC,AFUNDANDO E NÓS COM NOSSOS TRAJES DE GALA,NOSSOS WISKY IMPORTADO.E TENHO DITO.
CurtirCurtir
Trocou o turno, e o oficial do dia mandou consertar a m…. feita pela manhã.
CurtirCurtir
eu já vi um 0ptel de Santos, que foi pro Barro Branco. Como oficial da PM, nota 10, simples,comunicativo.
CurtirCurtir
EU TAMBÉM, E CERTIFICO E DOU FÉ.
CurtirCurtir
ALGUÉM TEM NOTÍCIA DA PL 47 HOJE NA ASSEMBLÉIA?
CurtirCurtir
CAROS COLEGAS ESTÃO VOTANDO NESTE MOMENTO O NOSSO AUMENTO,MAS JÁ FIQUEM CIENTE Q É SÓ AUMENTO E MAIS NADA,INFORMAÇÕES PASSADAS POR COLEGAS QUE LÁ ACOMPANHAM OK
CurtirCurtir
VERDADE:
Nada adianta policiais civis e policiais militares dando o melhor de si – a própria vida – por duas organizações que se acham acima de tudo e de todos. A Polícia é instituição permanente.
Mas o modelo de policiais civis e militares está morto. Para o bem da sociedade: UMA POLÍCIA ESTADUAL COM DOUTRINAS E LEGISLAÇÃO UNIFICADA EM TODA A FEDERAÇÃO.
Virou palhaçada esta competição inútil; aliás, útil para a criminalidade.
CurtirCurtir
11/10/2011 – Deputado propõe medida para segurança de promotores, juízes e policiais
O deputado estadual Fernando Capez (PSDB) fez uma indicação ao governo do Estado para que adote medidas necessárias para isentar da alíquota do ICMS mercadorias e serviços destinados à blindagem de veículos de magistrados, membros do Ministério Público, policiais civis e militares ou servidores comprovadamente ameaçados no desempenho de suas funções profissionais.
A indicação foi feita depois de o assassinato da juíza Patrícia Acioli, no estado Rio de Janeiro, ter chamado a atenção para a vulnerabilidade em que vivem os magistrados no País diante de atos de vingança por parte de criminosos.
Em sua indicação, o parlamentar destaca que o Sistema Nacional de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas (Provita) protege civis, mas não inclui autoridades ameaçadas em razão do exercício funcional. O programa, que atende 1.200 pessoas no País, visa a reinserção social de pessoas em situação de risco em novos espaços comunitários, de maneira sigilosa.
De acordo com Capez, os agentes públicos como promotores de Justiça, juízes, policiais e outros operadores do Direito não estão incluídos nesse programa e o Poder Público não dispõe de recursos humanos e materiais suficientes para garantir a integridade física e mental desses agentes, quanto ameaçadas, principalmente as autoridades mais visadas pelo crime organizado.
Fonte: MP-SP
CurtirCurtir
Dr. Guerra:
Ao governo interessa a dicotomia eterna. Uma polícia unificada, em São Paulo, seria forte, política e numericamente. O modelo está morto, mas mantido vivo com ajuda de aparelhos… Infelizmente. Por quanto tempo mais?
Grande abraço!
CurtirCurtir
É isso aí, todos caindo na arapuca, já falei que não pode haver essa “divisão” entre as duas polícias, isso vai acabar dando merda, as duas isoladas são fracas, apesar da PM ser a menina dos olhos do secretário. Vamos nos unir, quem leva vantagem na PM é só o oficialato, o resto carrega o piano, faz o patrulhamento, põe a cara prá tomar tiro. Saibam que existem cias na zona centro que tem , à noite, apenas UMA viatura para cobrir a área toda, só que , desta vez, faltam policiais e não viaturas, e quem fica, carrega sozinho. Eles também se fodem com a falta de policiais, não é só o Decap, com suas centrais de flagrantes e delegacias polo. Tem gente aqui que posta prá por lenha na fogueira, se é que são policiais ( seja de qual corporação for) se o forem, são uns lixos. Já disse que, de serviço ou nas folgas, na hora que o bicho pega, é a Mike que nos socorre (eu que o diga), são em maior número, portanto, vamos apoiá-los no que precisarem, principalmente quando apresentarem ocorrencias em nossos plantões. Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
CurtirCurtir
ESCRIPER
11/10/2011 às 19:56 | #35
Citação
Documento Projeto de lei Complementar
No Legislativo 47 / 2011
Ementa Dispõe sobre a reestruturação das carreiras policiais civis do Quadro da Secretaria da Segurança Pública.
Regime Tramitação Urgência
Indexação POLICIAIS CIVIS, PROMOÇÃO, QUADRO DA SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA, REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA
Autor(es) Governador
Apoiador(es)
Situação Atual Último andamento 11/10/2011 Aprovado no congresso de comissões Comissão de Constituição Justiça e Redação, Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho, o voto do relator Cauê Macris, favorável ao projeto com a emenda “a” apresentada, favorável à emenda 23, às emendas 2 e 19 na forma das subemendas de n.ºs 1 e 2, e contrário às demais emendas.
1.
ESCRIPER
11/10/2011 às 20:15 | #36
Citação
EMENDA Nº 19, AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 47, DE 2011
SL Nº 315, DE 2011
Dê-se ao anexo III referido no inciso I do artigo 8º do Projeto de lei Complementar nº 47 , de 2011, a seguinte redação:
ANEXO III
a que se refere o inciso I do artigo 8º da Lei Complementar nº , de de de 2011
VIGÊNCIA: 1º/7/2011
DENOMINAÇÃO DO CARGO PADRÃO VALOR
R$
CARGOS PERMANENTES
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 3ª CLASSE I 931,70
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 2ª CLASSE II 1.029,52
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 1ª CLASSE III 1.137,62
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE CLASSE ESPECIAL IV 1.257,07
INVESTIGADOR DE POLÍCIADE 3ª CLASSE I 931,70
INVESTIGADOR DE POLÍCIADE 2ª CLASSE II 1.029,52
INVESTIGADOR DE POLÍCIADE 1ª CLASSE III 1.137,62
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE CLASSE ESPECIAL IV 1.257,07
FOTÓGRAFO TÉCNICO-PERICIAL DE 3ª CLASSE I 931,70
FOTÓGRAFO TÉCNICO-PERICIAL DE 2ª CLASSE II 1.029,52
FOTÓGRAFO TÉCNICO-PERICIAL DE 1ª CLASSE III 1.137,62
FOTÓGRAFO TÉCNICO-PERICIAL DE CLASSE ESPECIAL IV 1.257,07
AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES POLICIAL DE 3ª CLASSE I 931,70
AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES POLICIAL DE 2ª CLASSE II 1.029,52
AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES POLICIAL DE 1ª CLASSE III 1.137,62
AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES POLICIAL DE CLASSE ESPECIAL IV 1.257,07
AUXILIAR DE NECROPSIA DE 3ª CLASSE I 931,70
AUXILIAR DE NECROPSIA DE 2ª CLASSE II 1.029,52
AUXILIAR DE NECROPSIA DE 1ª CLASSE III 1.137,62
AUXILIAR DE NECROPSIA DE CLASSE ESPECIAL IV 1.257,07
JUSTIFICATIVA
O presente Projeto de lei Complementar comete um grave equívoco ao estabelecer os valores dos padrões das carreiras de Investigador e Escrivão, cujo provimento se exige o curso superior, inferiores até às carreiras de provimento de nível médio.
Nesse sentido, inadmissível ponderar de que tais carreiras possam estar abaixo das demais.
Ante o exposto é que formulamos esta emenda, para que, no mínimo, se fixe os valores dos padrões dos cargos de Investigador e Escrivão de Polícia, equivalentes às demais carreiras.
Sala das Sessões, em 1-9-2011.
a) Campos Machado
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
EMENDA Nº 23, AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 47, DE 2011
SL Nº 319, DE 2011
Acrescente-se um parágrafo único ao artigo 2º das Disposições Transitórias do projeto de lei complementar em epígrafe, com a seguinte redação:
“Disposições Transitórias
“Artigo 2º – ……………………………………………………………………………………………………..
Parágrafo único – Os policiais civis que tenham concluído, ou esteja freqüentando, o Curso Específico de Aperfeiçoamento necessário à promoção de 3ª Classe para 2ª Classe e de 1ª Classe para a Classe Especial, terão preferência para concorrer ao primeiro processo de promoção que houver após a aprovação desta lei complementar.”
JUSTIFICATIVA
A Lei Complementar nº 675, de 05-06-1992, estabelece como condição para promoção por merecimento do policial civil à 2ª Classe e à Classe Especial, entre outros pré-requisitos, ser portador de certificado de conclusão de Curso Específico de Aperfeiçoamento, ministrado na Academia de Polícia de São Paulo.
Ocorre que o Projeto de Lei Complementar nº 47, de 2011, resultará na revogação da referida LC 675/92, de maneira que, para que não ocorram prejuízos aos policiais civis que tenham concluído, ou estejam freqüentando referido curso, impõem-se que se reconheça o aperfeiçoamento conquistado pelos policiais civis que, com sacrifício e sem ônus para o Estado, se prepararam para atender à exigência da lei vigente e se lhes assegure preferência para concorrer ao primeiro processo de promoção que houver logo após a aprovação da lei complementar.
Sala das Sessões, em 1-9-2011.
a) Olímpio Gomes
EMENDA Nº 2, AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 47, DE 2011
SL Nº 298, DE 2011
Proceda-se às seguintes alterações nos incisos I e II do artigo 22 do projeto em epígrafe:
“Artigo 22 – ………………………………………………………………………….
I – para a 2ª Classe da respectiva carreira, contar com, no mínimo, 15 (quinze) anos de efetivo exercício na carreira, considerando o tempo de estágio probatório;
1. II – para a 1ª Classe da respectiva carreira, contar com, no mínimo, 25 (vinte e cinco) anos na referida carreira.”
JUSTIFICATIVA
A presente emenda inobstante represente acréscimo de despesas à proposta Governamental, justifica-se à medida que é a própria proposta do Governo valorizar as carreiras policiais, além de propiciar a correção de injustiças históricas decorrentes da legislação vigente.
Sala das Sessões, em 31-8-2011.
a) Estevam Galvão
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
COPIADO DO SITE DA ALESP E COLADO NESTE
CurtirCurtir
Delta, oportuno lembrar que o assunto Delegado “versus” Tenente foi trazido para o Blog pelo Capitão Victor, nesta postagem de autoria do radialista JOÃO ALCKIMIN que , coincidentemente, falava da histórica tendência de direcionamento das ocorrências conforme certos interesses. Aliás, o fato do Comandante Geral comparecer no plantão e reclamar do único flagrante para quatro ladrões é verídico, apenas cabendo mencionar que na ocasião, ou seja, desde a criação em 1970 até 1983, a PM era privativamente comandada por Coronel do Exército; segundo legislação e indicação do governo militar .
Outrossim, o Blog, há tempos , tem evitado polêmicas com a Polícia Militar…Tanto é verdade que não repercutiu a prisão de quatro membros da ROTA, dias atrás. Nem a demissão – por indignidade – de um Capitão e de um Tenente, também, na semana passada.
CurtirCurtir
Quanto a policial civil ingressar na PM, conheci dois que ingressaram na carreira de Investigador no meado dos anos 1970 ( ambos com 18 anos ), um ou dois anos depois ingressaram no Barro Branco , ganhando muito menos, mas atendendo a vocação . É possível que muitos Delegados fossem mais realizados e mais efetivos como Oficiais da PM, mas – como já foi lembrado – é praticamente impossível que alguém , em média, com mais de 25 anos, deixe um cargo por um curso de 4 anos ( antes eram 3 anos no Barro Branco ), recebendo uma ajuda de custo. Por outro lado, desde 1989, com a unificação dos vencimentos, qual o atrativo para um Oficial, já 1º Tenente ou Capitão, cerca de 30 anos, prestar concurso para Delegado; permanecendo em estágio probatório por três ( muito longos ) anos.
Todavia, até 1986 , muitos Oficiais até o posto de Capitão prestaram concurso e ingressaram na carreira de Delegado. E segundo falam não havia nenhum tipo de censura na PM, do tipo que hoje se escuta: vai lá para roubar…só quem não presta troca a PM pela PC, etc.
Aqui se vê aviltamento inconcebível do semelhante; como se determinado cargo fosse atestado de superioridade humana. Sou Delegado, logo sou uma pessoa melhor e mais valiosa do que o Investigador. O Oficial se achando superior ao Delegado, este ao Oficial; os Promotores e Juízes a todos os demais. Vivemos um verdadeiro estado de Bullying, somos vítimas do governo e agressores dos nossos companheiros de fardo.
CurtirCurtir
Exatamente. O fato é, mesmo, verídico. Só não sabia que tinha ocorrido na própria sede do Degran, no Parque D. Pedro. O que se falava, em anos passados, é que o caso se tinha dado no 13º DP (Casa Verde). O então Coronel Torres de Melo, inclusive, após Comandar a PMESP, voltou para seu estado de origem (Ceará) e alçou o posto de General de Divisão, hoje reformado.
Dr. Guerra, aqui no Flit, o que não se vê é acirramento de ânimos por parte do próprio Flit. De modo algum!
Tudo o que o sr. evita é esse acirramento ou clima de disputa. Se quisesse, poderia ter transformado o Flit em um blog anti-PM e nunca o fez.
O que notamos é que apesar dos esforços do sr., há elementos visivelmente treinados para fazer uma “defesa” da PM que inclui o permanente aviltamento da Polícia Civil.
E, de fato, para mim, a unificação já passou da hora de acontecer, inclusive com alteração da nomenclatura de TODAS as carreiras. Mas isto não interessa ao crime e ao governo, com o perdão da redundância.
Forte abraço!
CurtirCurtir
Na internet tem uma figura conhecida como “troll” que é aquele sujeito que busca enfurecer as pessoas, mas até para isso tem que se ter bom senso. Que Delegado em sã consciência que em início de carreira já recebe salário de 1º tenente e que agora com o fim da 4ª classe irá receber já na Academia salário de capitão da PM irá prestar concurso para o barro branco para ingressar como aluno (salário de praça), passar quatro anos como aluno recebendo como praça para sair aspirante, depois ser promovido para 2º tenente, mais outros anos para ir a 1º tenente e quem sabe depois de uns quinze anos de PM passar a receber o mesmo que recebia como Delegado? Se algum Delegado fizer isso, ainda que tenha idade para prestar concurso para oficial, pode internar pois o sujeito enlouqueceu. Sem contar que o Delegado é autoridade e como oficial passa a ser agente. LOL…
CurtirCurtir
policia civil prepara-se para a unificação
Com a vigência da nova lei, delegado recruta é capitão, 2º e 1º tenente terão que pedir permissão para falar com o Dr. delegado capitão e o restopol iguala-se a 3º 2º e 1º sargentos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
já to vendo onde vai parar isto.
CurtirCurtir
Caro ADV: pouco importa se me chamam agente, seu guarda, etc. O que importa é a valorização da carreira através dos vencimentos.
A unificação deve nascer de dentro para fora, e nunca imposta, por pessoas que sequer respiraram polícia, pois se assim fosse, só mudaríam a moscas, a merda seria a mesma.
Deve ser de forma menos dolorosa para ambas as instituições, pois ninguém quer sair perdendo.
O modelo de polícia mais eficaz é o americano: a porta de ingresso dos policiais é uma só e, após concluirem os estudos nas academias e que se decide por ser policia ostensiva ou investigativa. Do jeito que se encontra hoje está dificil para ambos (isto foi externado na reportagem tendenciosa da midia explorando a discussão do DEl com o Ten). Por este modelo amricano, o policial investigador sentou nos mesmos bancos escolares que o policial que está numa operação policial. Claro que não seria fácil assim, afinal: como eu ficaria? Sargento ou escrivão? Soldado ou investigador? Delegado ou Capitão? É por isso que deveríamos amadurecer a idéia de um nova polícia: seria dificil para nós, mas melhor, muito melhor para que irá ingressar futuramente e , a médio prazo, traria melhores resultados à Administração Direta do Estado.
Clar, eu sei que estou divagando sobre algo atualmente utópico, porque somos duas instituições criadas por ideais e doutrinas diferentes, mas hoje, a quem interessa essa dicotomia? A nós, policiais, tenho certeza que não.
Temos que parar de sermos bonecos nas mãos dos ventrílogos. Quem teria coragem de por esta ideia em pauta e amadurece-la? Nós sabemos. Que tal encorajá-los com o unico fito de sermos uma policia melhor?. E não é preciso greve, manifestações, xingamentos contra o Governo, isto só atrapalha.O que precisa é de boa vontade, coragem para mexer na ferida e acima de tudo ousadia.Faço aqui um apelo a nós, policiais civis ou militares: Ninguem nasceu policia, somos homens e mulheres oriundos da mesma sociedade e a Instituição material não pode ser maior que a Instituição Ideal. Respeitemos mais uns aos outros. Sejamos mais cooperativos e lembremos que cada ser humano é unico e diferente do outro: nem todos os soldados são iguais, nem todo escrivão é igual, nem todo Tenente ou Delegado é igual, então vamos nos esforçarmos para entendermos que somos tão somente colegas de profissão.
CurtirCurtir
PARABENS PELO HINO, VAMOS CANTAR AOS QUATRO VENTOS…..
CurtirCurtir
parem de comentar estas coisas , eles estão trabalhando infiltrados, com certeza se continuarem a comentar eles serão plotados.!!!!!!!
CurtirCurtir
caro tenebte!! concordo com o anonymous!!!
CurtirCurtir
Conheci um colega que fez a pós-graduação da Senasp neste ano, ele fez um TCC que defende exatamente a unificação no modelo americano, mas com a opção do setor (oestensivo, investigação e perícia) apenas após algum tempo como policial de rua, ele previu até a questão de progressão funcional e vencimentos.
O trabalho dele é bem interessante, aprendi muito sobre modelos de policia no mundo, depois que li o trabalho cheguei a sugerir que publicasse, mas até agora ele não fez isso, uma pena.
CurtirCurtir
Me desculpem, muito se fala no modelo de policia estadunidense sem o conhece-lo realmente. A polícia é única????? Depende do ponto de vista. Cada Estado da federação tem sua autonomia, mas em linhas gerais, a nível municipal temos o departamento de policia e o departamento do sheriff, isso para municípios populosos, depois temos as policias de condado com suas especializações, depois as policias estaduais, onde temos a investigativa e a guarda estadual, e finalizando a federal, onde temos o FBI, o DEA, o U.S.Marshall e outros que não me lembro agora. O que precisamos realmente é adaptarmos o nosso modelo de segurança de acordo com a nossa realidade, e não com a realidade de outros países. Um bom começo seria a política de cada macaco no seu galho: A PC repressiva judiciária e a PM ostensiva preventiva, uma não entrando na alçada da outra.
CurtirCurtir
gostei do seu ponto de vista, mas no final não disse o nome do Oficial ex-Investigador de Polícia que trabalha na ROTA, fala que eu acredito.
CurtirCurtir
Um ex-investigador de polícia do Garra passau em primeiro lugar no concurso do Barro Branco, hoje é tenente da Rota.
CurtirCurtir
Caro Tenente, não há como discordar de sua exposição, principalmente no tocante a polícia norte americana.
Lembro apenas, que no país citado, existem mais de vinte instituições de natureza policial, cada uma ocupando seu espaço, e também com suas diferenças.
Explico uma, um sargento da SWAT, de uma grande metrópole, junto a seus colegas e superiores de patente, usou repetidas vêzes, o têrmo equivalente ao de “bunda moles” para rotular os agentes do famosíssimo FBI, dizendo (eu acredito piamente) que na hora do “arregaço” a missão era deles, mesmo quando efetuada para os sempre elegantes e bem pagos agentes federais. Isto é fato verídico, ocorrido em um curso dado a policiais civis de São Paulo, os quais em sua totalidade disseram ser os membros da SWAT, um top no trabalho que lhes dizia respeito, usando o adjetivo de “fudidíssimos” para descrevê-los.
Ficaram nossos policiais, tal índios, ganhando facões e espelhos em terra tupiniquim.
Mas voltando ao cerne do asssunto, quando da tentativa de implantação do ridículo (para São Paulo, claro) modêlo de “tolerância zero”, (defendido aguerridamente por um alto membro do governo paulista) em um canal de TV, um deputado, com estatísticas em mãos, distribuiu vários impressos para os participantes, mostrando que o investimento no NYPD, proporcional a equivalente número de habitantes, era SETENTA vezes maior que o paulista.
Incompatibilidades contornadas (não entre as polícias, mas no “sistema”) reitero comungar com seu pensamento, lamentando que este ponto de vista talvez não seja extensivo a toda sua Instituição, onde tenho amigos fraternais, desde modestos soldados até oficiais superiores, coronéis inclusive, da ativa ou reformados.
Por incrível que pareça, comenta-se com naturalidade os êrros e descaminhos das próprias “firmas”, ocorrendo que o pessoal da PM, principalmente aqueles de alta patente não tem a mínima preocupação em “apostar corrida” com a PC, sendo em sua totalidade voltadas para o trabalho, família e o bem viver, pelo menos gastronomicamente (existe esta palavra?) falando.
Em longos anos de convivência nunca houve discórdias de quaisquer espécie entre nós,
(alguns PCs fazem parte do grupo) salvo quanto a marca da cerveja a consumir e o
cardápio a escolher, quase que obrigatoriamente sempre em estabelecimentos modestos,
nos quais os nossos saudáveis encontros, sedimentaram amizades sinceras e duradouras.
Abraço, não se importe com eventuais críticas, suas idéias merecem ser colocadas em prática, em busca de melhorias para todos nós.
Continue em “nosso” Blog.
CurtirCurtir
Existem também (minha ignorância limita o conhecimento das demais) a Guarda Nacional, a Guarda Costeira e uma que cuida de armas de fogo,alcool -creio que bebidas- e tabaco).
Faltam ainda muitas outras…
Abraço.
CurtirCurtir
1º tenente hernandes, muito competente por sinal.
CurtirCurtir
Tinha um recém empossado Escrivão do Litoral, que pediu exoneração e foi para o Barro Branco…..Já faz uns 20 anos quase
(Alguma coisa) Beraldo ou Baraldo…
Parece que hoje trabalha no comando da PM de São José dos Campos….. Só me lembro desse…
CurtirCurtir
Caro Tenete, parabéns pelas colocações, concordo com o senhor. Fuiiiiiiiiiiiiiiiii………….
CurtirCurtir
Sim..ele é da minha turma..trabalhou no GARRA 01.vivia dormindo na viatura, o parceiro tinha que segurar a onda pra ele (tava estudando pro fuvest – Apmbb)…entrou e se transformou…já era vagabundo..e hoje é um lixão..trabalhou no 18bpm e deu tiro com uma calibre 12 nos policiais do próprio batalhão em uma ocorrência, e pra se livrar, quis jogar a culpa no pessoal do GOE.
CurtirCurtir