em 09/10/2011 as 11:13 – MANÉ ABANDONADO PELO GOVERNO
ENQUANTO ISSO………..??????
PCC ganha força no Nordeste com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
Em Maceió
Comentários11
Ver em tamanho maior
População usa grades para enfrentar violência em Alagoas
Foto 12 de 13 – Grade separa vendedor de cliente em estabelecimento de frutas na Gruta de Lourdes, em Maceió; grades e cercas elétricas tornaram-se essenciais para evitar assaltos na capital alagoana Mais Beto Macário/Especial para o UOL
A explosão da violência do Nordeste nos últimos anos é marcada por um fenômeno recente, mas que se tornou um dos maiores desafios para a segurança pública: as organizações criminosas do Sudeste que montaram “filiais” do crime na região. Primeiro, a maior preocupação era com o Comando Vermelho, do Rio de Janeiro. Hoje o problema responde basicamente por três letras: PCC (Primeiro Comando da Capital), de São Paulo.
Investigações das polícias estaduais e da Polícia Federal indicam uma atuação marcante do grupo paulista, já apontado como responsável pela distribuição de boa parte da droga que chega à região e da lavagem de dinheiro. Sete Estados do Nordeste prenderam, este ano, integrantes do PCC. Apenas no Piauí e no Rio Grande do Norte não houve registros –coincidentemente os dois Estados com a menor e a terceira menor taxa de homicídios do Nordeste, respectivamente.
Leia Mais
Jovens formam exército do crime do PCC nos Estados do Nordeste
Brasil é terceiro em ranking de homicídios na América do Sul
Para reduzir homicídios, ministro defende ações integradas e unidades especiais
Por serem mais pobres e de estruturas policial e judicial precárias, os Estados nordestinos passaram a viver estatísticas ainda piores que as encontradas no Rio de Janeiro e em São Paulo nos anos 90.
Para especialistas, com o “aperto” policial no Rio e em São Paulo –que dominavam o ranking de violência–, os grupos criminosos subiram no mapa nacional e ramificaram a atuação onde o aparelho estatal se aparentava mais frágil. Hoje, o Nordeste tem a maior taxa de homicídios entre as cinco regiões do país.
Entre 1998 e 2008, segundo dados do Mapa da Violência, do Ministério da Justiça, o Nordeste viveu aumento de 78% na taxa homicídios para cada 100 mil habitantes, que saltou de 18,5 para 32,1. O país fechou 2008 com média de 24. Nesse período se multiplicaram casos de investigações que apontaram atuações de grupos criminosos de outras regiões no Nordeste.
Atentados suspeitos
O último episódio que chamou a atenção das autoridades ocorreu no Rio Grande do Norte. Na tarde do último dia 16 de setembro, sete ônibus e um veículo de transporte complementar foram atacados por homens armados, que picharam os carros com a sigla PCC e, em seguida, incendiaram parcialmente os veículos. Ninguém ficou ferido.
Apesar dos atentados coordenados e que pararam Natal por uma tarde, o Estado afirma que não se trata ainda de uma prova da atuação do PCC. “Não temos criminosos representando grupos, temos alguns oportunistas que se dizem membros de facções, porém, não localizamos suas ramificações. Os serviços de inteligência das Polícias Civil, Militar e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, com o Sistema Penitenciário, monitoram toda e qualquer movimentação de grupos ou criminosos que se dizem ligados a estes”, informou o secretário potiguar Aldair da Rocha.
Prisões
Sete Estados nordestinos registraram prisões de integrantes do PCC em 2011, alguns considerados líderes do tráfico de drogas. Foi o caso da Bahia. Em junho, o Estado lançou m baralho com fotos dos criminosos mais procurados. Até o dia do lançamento, o “ás de ouro” era Fagner Souza da Silva, o “Fal”.
Segundo a Polícia Civil baiana, ele era responsável pela conexão com PCC para o tráfico de drogas no Estado. Poucos dias depois, a polícia também prendeu Wellington Santana Leal, apontado à época como elo do PCC na distribuição da cocaína na região metropolitana de Salvador.
Em Pernambuco, a Polícia Federal confirmou a atuação do PCC durante a operação Retomada, deflagrada em fevereiro. A ação, que contou com 16o policiais, desarticulou um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que atuava no sertão de Pernambuco e do Ceará. Treze pessoas foram presas, sendo uma delas a que fazia o elo com a organização criminosa paulista.
Já no Ceará, Alexandre de Sousa Ribeiro e Francisco Fabiano da Silva Aquino eram considerados acusados de integrarem umas das quadrilhas mais perigosas do Estado. Eles foram presos em março, no Estado do Maranhão. Segundo a polícia cearense, eles enviavam 20% do que arrecadavam com crimes para o PCC. Em contrapartida, a dupla recebia apoio logístico do grupo para atuar na região Nordeste.
Essa praga criada pelo PSDB com sua contínua e eterna política salarial absurda na Segurança Pública de SP…
Agora vão dominar e aterrorizar o Nordeste Brasileiro!
‘Abre o olho’ Polícia Federal! Se não os caras vão acabar elegendo um monte de políticos na região e aí vcs já sabem que não poderão fazer mais nada que o STF protege…
CurtirCurtir
Daqui 10 anos esse país de merda vai estar igual o México…
CurtirCurtir
Parece uma matéria jornalística como outra qualquer, mas não é, a coisa é mais séria do que parece, pois deve prender a atenção de todos nós brasileiros; O pcc se tornou além de uma facção criminosa poderosa na área do tráfico de entorpecentes, infiltrou na política , estão presentes nas prefeituras principalmente manipulando licitações públicas. Contudo, mesmo contra gosto de vários políticos paulistas que provavelmente são beneficiários também, o pcc recebeu fortes represálias da Polícia paulista e ficou difícil para eles mostrar seu poder aqui no estado de SP, até dominaram o sistema prisional, mas tentaram sem êxitos dominar com poder de fogo, eles mostraram suas coragens de enfrentamento á força de segurança, tanto é verdade que no ano de 2006 eles quiseram confrontar e houve muitas mortes tanto de policiais como de bandidos e familiares também e muito terror incendiando repartições e ônibus e até pararam o comércio e aulas em alguns lugares; O pcc entendeu que era mais fácil migrar parte de seus integrantes para outros estados onde a segurança pública é mais frágil e menos preparada, escolheram o nordeste e assim estão tomando conta do poder legalmente constituído , pois eles estão sendo intimidados. O mais terrível ainda é que o pcc esta viciando grande quantidades de nordestinos, pessoas boas e trabalhadoras la no nordeste, são pessoas simples e desinformadas, após viciá-los e consequentemente trazê-los para o lado obscuro, utilizam os nas táticas criminosas de todos os tipos, estão formando um exército muito violento. Sabe-se que inúmeros cortadores de cana que vieram para o estado de SP para ganhar um dinheiro para enviar ás suas famílias que ficaram no nordeste, já estão viciados em crack e com isso o sonho de voltar para suas terra natal ou de enviar o dinheiro para seus familiares virou um pesadelo , pois eles não conseguem mais enviar o dinheiro, pois gastam tudo que ganham com drogas agora, mais pesadelo ainda é quando eles retornam para suas cidades de origem, totalmente viciados e violentos, se tornam violentos com os familiares que outrora era a razão de sua labuta no corte de cana aqui no estado de SP, coitados das famílias que nada entendem porque o pai de família voltou para casa daquele jeito, tudo muda para pior para todos familiares nordestinos que tem um viciado em crack principalmente dentro de casa. É importante sabermos que essa guerra contra o tráfico de drogas pertence á todos nós e não dos nordestinos.
CurtirCurtir
e com essas e outras a votação do nosso aumento
aquela mixaria da gotaacabou ficando para a semana que vemnão essa que tem feriado no meio. A outra semana mesmo, votação possivelmente no dia 18/10Isso dooooooooooiiiiiiiiii….CurtirCurtir
Ue !!!!
Essa noticia é falsa.
Segundo o governo, o PCC já era.
Trafico, lavagem de dinheiro? Magina. Que dinheiro se eles foram desmantelados pelo governo psdb de SP?
CurtirCurtir
O PCC FOI DESMANTELADO SIM!! A SIGLA PCC FOI INCORPORADA À SIGLA PSDB – AMBOS COMEÇAM COM P!
SÓ NÃO FICOU PC(C)DB PORQUE A POPULAÇÃO AINDA ASSOCIA A LETRA C DO PARTIDO POLÍTICO COM COMUNISMO – ENTÃO SE ENTENDEREIA PARTIDO COMUNISTA SOCIAL BRASILEIRO…
MAS É TUDO A MESMA COISA… “SE NÃO PODE DESTRUÍ-LOS, JUNTE-SE A ELES!” E FOI PROVAVELMENTE ISSO QUE O PSDB FEZ…
E AGORA FICA AÍ FALANDO ESSAS ASNEIRAS DE QUE O PCC ACABOU… AVISA O RESTO DO BRASIL ENTÃO…
CurtirCurtir
10/10/2011 – A Tribuna: Policiais paulistas estão em alerta
As secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Administração Penitenciária (SAP) nada divulgaram até este domingo, seja publicamente ou apenas para os seus integrantes. Mas entre agentes penitenciários e policiais civis e militares, de forma cada vez mais intensa nos últimos dias, circula um alerta sobre eventual série de ataques que estariam sendo planejados por uma facção criminosa no próximo dia 12, quando se comemoram o Feriado de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças. A reportagem é de Eduardo Velozo Fuccia, do jornal A Tribuna.
O plano de atentados teria sido descoberto por meio do monitoramento de ligações telefônicas de criminosos do Primeiro Comando da Capital (PCC), que estão presos e em liberdade.
Devido ao Dia das Crianças, milhares de marginais condenados no Estado serão contemplados pela Justiça com o benefício de saída temporária, que é previsto na Lei de Execução Penal (LEP). A novidade nessa suposta estratégia de ataques é que as vítimas em potencial seriam agentes de segurança do sexo feminino.
Por meio de conversas pessoais ou telefônicas, postagens na rede social Facebook e de mensagens eletrônicas, a notícia está se alastrando na Baixada Santista, embora a dimensão dos ataques seria estadual, conforme já ocorreu em épocas de concessão do benefício de saída temporária. Um delegado da região, que pediu o sigilo de seu nome, soube da articulação que estaria sendo realizada pelos criminosos ao acessar semana passada no Facebook a página de uma comunidade dirigida a autoridades policiais.
“Verdade ou boato, não custa nos prevenirmos. A facção já deu mostras do que é capaz. Em maio de 2006, o PCC orquestrou um ataque em série em todo o Estado, que resultou na morte de dezenas de policiais. O primeiro atentado ocorreu justamente na Baixada. A Delegacia de Cubatão foi invadida por bandidos, sendo um investigador e uma carcereira baleados com gravidade. Depois, surgiu a informação de que as cúpulas da SSP e da SAP sabiam do plano, mas nada comunicaram para não causar alarde”, disse o delegado.
No sábado, sobre a mesa de um distrito policial de Santos, havia a impressão de uma mensagem de e-mail. Nela, o subscritor recomenda aos colegas da Polícia Civil, principalmente mulheres, o “máximo cuidado” com possíveis ataques do PCC no próximo feriado. Ao ler o alerta, um investigador que estava de plantão e também requereu anonimato, externou preocupação. “Temos que estar alertas, porque o fator surpresa é o principal aliado de quem comete um ataque”.
CurtirCurtir
A Cracolândia agora toma conta de outra rua na região central de São Paulo. É tanta gente no meio da Rua Helvétia, no bairro de Santa Cecília, que até os ônibus e carros deixaram de passar pelo local. Parecem zumbis vagando sem direção em plena luz do dia. O comércio e o uso de drogas são feitos abertamente.
Na Praça Princesa Isabel, também em Santa Cecília, aparentemente está tudo normal, mas basta andar dois quarteirões para se deparar com um cenário bem diferente. Na Rua Helvétia, usuários de crack e traficantes tomaram conta da região e até de carro fica difícil passar pela rua.
Para a reportagem do SPTV gravar imagens, foi necessário usar uma câmera escondida. São dezenas de pessoas vivendo no meio da sujeira. Os moradores dizem que esse cenário se agravou nos últimos meses. Poucos se arriscam a passar pela rua.
saiba mais
Posto móvel da Justiça vai atender usuários de drogas na Cracolândia
Polícia diz ter descoberto quadrilha que fornece drogas para Cracolândia
“Não tem condicões de passar. Se passar, já viu, né? O pessoal joga pedra. Se passar mulher com bolsa então, os cara depenam tudo”, contou um taxista.
A reportagem do SPTV ficou uma hora e meia no local e não viu nenhum carro da polícia. Segundo uma moradora, até os ônibus tiveram que mudar a rota.
A Prefeitura de São Paulo disse que há dois anos faz um trabalho em parceria com o governo do estado pra encaminhar os usuários de droga ao atendimento médico. E informou que quase 2 mil pessoas foram internadas pra tratar o vício.
A Polícia Militar disse que faz o policiamento preventivo na região da Luz, abordando pessoas suspeitas com objetivo de prender traficantes.
CurtirCurtir