OS POLICIAIS CIVIS WESLEY PORCELLI, SÉRGIO ANTONIO SACONI E SANDRO JOSÉ SACONI – DEFENDIDOS PELO ADVOGADO DANIEL BIALSKI – FORAM ABSOLVIDOS PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA POR NÃO TEREM PRATICADO QUAISQUER CRIMES 60

Saudações Dr. Guerra!
Dr, em 03 de setembro de 2007 foi publicado no site a notícia da condenação judicial dos irmãos Sergio e Sandro Saconi, ambos do DENARC. Na data de hoje, foram eles absolvidos pelo TJSP, sob o manto do artigo 386, inc. III, o que, como consequencia e justiça, irá reintegra-los aos seus cargos.
Parabéns aos irmãos!!

TJ-SP absolve policiais acusados de tráfico

O Tribunal de Justiça de São Paulo absolveu três policiais do Denarc (Departamento de Narcóticos da Polícia Civil). César Wesley Porcelli e os irmãos Sérgio Antonio Saconi e Sandro José Saconi foram condenados em primeira instância a 12 anos de prisão pelos crimes de associação e tráfico de drogas. De acordo com a denúncia, em 2004 eles teriam financiado a remessa de 1,5 kg de cocaína de Manaus (AM) para Campinas (SP).

A investigação era conduzida pela Polícia Federal. A PF esbarrou nos investigadores do Denarc ao investigar um grupo de colombianos em Araçoiaba da Serra (interior de São Paulo). Depois de grampear um telefone público que os traficantes usavam, a PF deparou-se com os policiais civis. As conversas mostram que eles negociavam a compra de cocaína.

A PF alegou que os policiais agiram criminosamente. De acordo com os policiais federais, o negócio ilegal só não foi concretizado por conta da prisão dos traficantes, ocorrida no aeroporto de Viracopos (em Campinas). A versão dos policiais civis era a de que estavam investigando uma quadrilha de traficantes e se aproximaram dos criminosos, numa manobra conhecida como “puxada” com o intuito de prendê-los em flagrante. Os policiais foram defendidos pelo advogado Daniel Bialski.

O que se apurou foi que tanto a Polícia Federal como a Polícia Civil estavam investigando a mesma quadrilha. E os policiais federais desconfiaram das atitudes dos investigadores do Denarc. Os investigadores foram denunciados porque a PF, que monitorava a quadrilha, interceptou conversas e encontros suspeitos entre os policiais civis e os criminosos. Os agentes federais prenderam os traficantes e incriminou os policiais civis dizendo que eles estavam envolvidos com o grupo.

A decisão que reformou a sentença é da 9ª Câmara Criminal e foi tomada por maioria de votos. A turma julgadora entendeu que os investigadores não tiveram qualquer desvio de conduta e agiram para se aproximar e ganhar a confiança de traficantes para depois prendê-los.

No processo, também foi citado o delegado Robert Leon Carrel, então titular do Denarc. A PF cita um trecho da interceptação telefônica que flagrou uma conversa entre Carrel e o investigador Sérgio Antonio Saconi. Na conversa, Carrel diz que sabe que estão grampeados, mas não vão trocar de telefone e vão prender os traficantes para provar a quem está fazendo o monitoramento que não estão agindo licitamente.

Carrel teve ligações com a DEA, a agência antidrogras do governo americano. Por conta de informações exclusivas fez grandes apreensões de drogas em São Paulo. Este ano foi absolvido, junto com outros policiais da acusação de tráfico de drogas, peculato e fraude processual. No caso, o Ministério Público sustentava que Carrel teria trocado 327,5 quilos de cocaína pura, apreendidas pelo Denarc.

A acusação de que os policiais trocaram a cocaína foi feita à Justiça em julho de 2008. Por conta da denúncia, o delegado Carrel foi preso por ordem da Justiça. A cocaína havia sido apreendida em Itu (SP), em abril de 2003. A droga chegou ao aeroclube da cidade a bordo de um monomotor Cessna 210, prensada, na forma de tijolos, em cinco fardos. Na época, o delegado foi preso na sede do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, onde ocupava o cargo de diretor da divisão responsável pelo bloqueio e desbloqueio de carteiras de habilitação e do cadastro de pontuação de motoristas infratores.

________________________________

Felicitações aos três policiais e aos  combativos membros da Advocacia Bialski.

Augurando sejam  prontamente  reintegrados aos quadros da Polícia Civil.

Um Comentário

  1. Parabéns aos colegas e ao bom senso de quem julga! Saudade do grande augi do DENARC,quando era dirigido po Dr Ivanei

    Curtir

  2. “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Curtir

  3. Erik :“Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Cuidado, pois atualmente, corrigir o “português” de alguém é considerado preconceito linguístico…rsrsrs

    Curtir

  4. PM bandida agride favelados em Ribeirão Preto, agindo de forma truculenta destruindo moveis, geladeiras , fogões e as roupas das crianças , deixando-os com a roupa do corpo!
    Parabens senhor juiz , comando da PM e o PSDB!
    E nós que votamos nessa canalha tucana!

    Curtir

  5. SAIU NO D.O DE HOJE (06/07/11) CADERNO II A DEMISSÃO DE VÁRIOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES. O PINTO TÁ FAZENDO UMA LIMPA NAS DUAS CORPORAÇÕES.

    Curtir

  6. Pingão :PM bandida agride favelados em Ribeirão Preto, agindo de forma truculenta destruindo moveis, geladeiras , fogões e as roupas das crianças , deixando-os com a roupa do corpo!Parabens senhor juiz , comando da PM e o PSDB!E nós que votamos nessa canalha tucana!

    Tô fora! só se vç votou porque, não votei em nenhum membro da quadrilha TUCANALHA
    FUI

    Curtir

  7. Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Na verdade, “Olavo Bilac” é que tem a função sintática de vocativo e não o verbo “volta”, que está na segunda pessoa singular do imperativo afirmativo.
    Só para constar!

    Curtir

  8. Aposentando Compulsoriamente, a partir de 25/06/2011.
    Nos termos do Art.40, § 1º, II, da CF/88, alt. pela EC’s nº
    20/98 e c.c art. 3º, § 2º, da EC 41/03, MARCO ANTONIO MARTINS
    RIBEIRO DE CAMPOS, RG 2.513.071, Delegado de Polícia
    de Classe Especial, do SQC-III-QSSP, fazendo jus aos proventos
    integrais; e a vista que consta no PUCT SSP – 6110/1969, conforme
    Certidão de Tempo de Contribuição nº 035/2011.

    ELES NÃO ESTÃO AGUENTANDO, TÃO PEDINDO P SAIR. ACHO QUE TÁ ACABANDO MESMO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  9. PARABÉNS, AOS POLICIAIS SERGIO, SANDRO E WESLEY, PELO RETORNO E AO SEU ADVOGADO, O PROBLEMA ACHO QUE NÃO É A POLÍCIA FEDERAL E SIM QUE ESTA POR TRAZ DAS INVESTIGAÇÕES, QUE TEM UMA MALDADE TREMENDA E ACABA PREJUDICANDO PAIS DE FAMÍLIAS, ACHO QUE TÁ NA HORA DE REVER ISSO, SE NÃO OUTROS POLICIAIS,TAMBÉM SERÃO PREJUDICADOS NO FUTURO POR ESSA MALDADE TREMENDA OU SEJA POR EGOS PRÓPRIO.

    Curtir

  10. Mais uma vez PARABÉNS aos amigos Sergio, Sandro e Wesley!!
    Até qdo a SSP e sua consultoria juridica irão continuar perpetrando demissoes sem o devido sobrestamento dos PAs até transito em julgado dos processos criminais, que vinculam a decisao administrativa!!
    Alem de ilegal, é absolutamente absurdo fundamentar uma demissao exclusivamente em decisao criminal de primeiro grau!! Se o Estado respeitasse a constituicao da republica, muitas injusticas seriam evitadas!! Decisao judicial para motivar demissao ou qualquer outra penalidade, deve ser definitiva!!
    Vimos e continuaremos a ver diversas demissoes ilegais serem revertidas e os contribuentes pagarao as indenizacoes e salarios não percebidos durante o periodo de afastamento!!

    Curtir

  11. Fica a pergunta, para que demitir pessoas desta forma, se depois do sofrimento e da angustia que não tem preço, serão readmitidos? E que cobrem na justiça uma vultuosa indenização. Não conheço o caso, e nem os colegas , mas lamento o ocorrido.
    E como cidadã, me vejo na obrigação de pedir às autoridades que poupem as pessoas e o erário público de tantos danos.

    Curtir

  12. Caros Colegas,

    Já passa da 01h00 da madrugada de 06/07/2011 e infelizmente não dormirei tranquilo esta noite. Não tenho autorização para informar a fonte, e não pretendo causar mais intranquilidade à ninguém, mas acabo de saber que depois de tantos meses nos “cozinhando” e nos levando a crer que havia uma disposição em reconhecer a importância da carreira de Delegado de Polícia nesse Estado, o governo pretende anunciar um índice pífio para todas as carreiras da Segurança e Administração Penitenciária nos mantendo atrelados à polícia militar, que segundo consta conseguiu nesta semana “audiências” de seu cmt com a equipe de governo, que lhes garantiu essa maldita vinculação. Todo o resto o “governo deseja negociar até o final do ano”, ou seja nos consideram “idi otas”. um abraço à todos

    Curtir

  13. O Idiota :
    Caros Colegas,
    Já passa da 01h00 da madrugada de 06/07/2011 e infelizmente não dormirei tranquilo esta noite. Não tenho autorização para informar a fonte, e não pretendo causar mais intranquilidade à ninguém, mas acabo de saber que depois de tantos meses nos “cozinhando” e nos levando a crer que havia uma disposição em reconhecer a importância da carreira de Delegado de Polícia nesse Estado, o governo pretende anunciar um índice pífio para todas as carreiras da Segurança e Administração Penitenciária nos mantendo atrelados à polícia militar, que segundo consta conseguiu nesta semana “audiências” de seu cmt com a equipe de governo, que lhes garantiu essa maldita vinculação. Todo o resto o “governo deseja negociar até o final do ano”, ou seja nos consideram “idi otas”. um abraço à todos

    passa da 01:00 da madrugada, mas o comentário foi postado às 14:02 ( 1 da madruga só se for em Tóquio)

    Curtir

  14. ola dr.guerra..tudo bem…ser absolvido no artigo 386III ou inexistencia de crime, nao reintegra ao cargo,,,.ok..varias decisões do stj..stf..o tj..de sao paulo, tem alguns desembargadores.. barreto fonseca,, marrey unit…etc…da c.de direito publico,,mesmo absolvido por falta de provas tem mandado reintegrar. ok..e suas decisões tem sido mantidas,, por atipicidade ou inexistencia de crime,,,.os amigos que foram absolvidos entrem com embargos e tentem mudar a capitulação para o 386 I OU V do cpp…
    parabens pela absolvição
    eugeno pedro b.t.santos.araçatuba.sp

    Curtir

  15. Abaixo está delineado o que o governo nos oferece, após esses seis meses de negociação ou enrolação. A extinção da 4ª classe é apenas para dizer que já não somos mais o Pior Salário Do Brasil, pois todos os colegas que estão na 3ª classe (em torno de 2.000) continuarão na respectiva classe, portanto, a extinção se refere há pouco mais de 150
    colegas que estão na investidura temporária. A assembléia na ADPESP será no dia 15/07/2011, assim sendo, façam um esforço para ir e demonstrarmos coesão no que for decidido. Quem não participa não tem o direito de somente reclamar o decidido. Na impossibilidade do colega participar faça uma procuração em nome de outro que possa ir para que aja legitimidade na tomada de posição da carreira. Não tenho todos os e-mails dos colegas da Baixada, assim sendo repassem para os demais colegas que eventualmente não estejam na lista de destinatários. um abraço.
    A Marilda me pediu pra auxiliá-la a divulgar o resultado das negociações, para que analisemos e depois possamos discuti-las na AGE.

    1) Índice: 15% retroativo a Julho/11 (para todos, PC., PM, Inativos,
    enfim, todos) e 11% em agosto/12

    2) Extinção da 4ª Classe

    3) GAT para Decap e Demacro

    4) 30 vagas para Classe Especial

    5) Estão analisando a possibilidade de mais ou menos 400 vagas para 2ª
    classe

    6) Continuação das negociações com Grupo de Trabalho e Governo para outras reivindicações (Carreira Jurídica, 20% entre classes, reestrutuação (rssss), etc).

    Curtir

  16. Caro Eugenio,

    Será reintegrado ao servico publico por decisao judicial que absolva por negativa de autoria ou inexistencia do crime, que é o caso. Veja a LOP art. 65, par. 2.

    Curtir

  17. Veja o que a Adpesp consegui :
    A Marilda me pediu pra auxiliá-la a divulgar o resultado das negociações, para que analisemos e depois possamos discuti-las na AGE.

    1) Índice: 15% retroativo a Julho/11 (para todos, PC., PM, Inativos,
    enfim, todos) e 11% em agosto/12

    2) Extinção da 4ª Classe

    3) GAT para Decap e Demacro

    4) 30 vagas para Classe Especial

    5) Estão analisando a possibilidade de mais ou menos 400 vagas para 2ª
    classe

    6) Continuação das negociações com Grupo de Trabalho e Governo para outras reivindicações (Carreira Jurídica, 20% entre classes, reestrutuação (rssss), etc).

    Curtir

  18. NEM CONHEÇO OS POLICIAIS ABSOLVIDOS, MAS COMO TODOS DIZEM QNDO VÃO PARA A CADEIA: “EU SOU INOCENTE SENHOR!”. RSRSRS

    Curtir

  19. EM RELAÇÃO A RESPOSTA DO GOVERNADOR ELE JÁ DEU FAZ TEMPO: CHUPA SERVIDORES DO ESTADO DE SÃO PAULO (MENOS PROMOTOR, JUIZ E FISCAL).

    Curtir

  20. Apocalipse, já é!!! :Caro Eugenio,
    Será reintegrado ao servico publico por decisao judicial que absolva por negativa de autoria ou inexistencia do crime, que é o caso. Veja a LOP art. 65, par. 2.

    Pois os fatos nãoexistiram. Como pode alguém ser punido por fato,que nãoo ocorreu, na existiu. Acho que nem em PORTUGAL.

    Curtir

  21. Só fumaça :
    Veja o que a Adpesp consegui :
    A Marilda me pediu pra auxiliá-la a divulgar o resultado das negociações, para que analisemos e depois possamos discuti-las na AGE.
    1) Índice: 15% retroativo a Julho/11 (para todos, PC., PM, Inativos,
    enfim, todos) e 11% em agosto/12
    2) Extinção da 4ª Classe
    3) GAT para Decap e Demacro

    4) 30 vagas para Classe Especial
    5) Estão analisando a possibilidade de mais ou menos 400 vagas para 2ª
    classe
    6) Continuação das negociações com Grupo de Trabalho e Governo para outras reivindicações (Carreira Jurídica, 20% entre classes, reestrutuação (rssss), etc).

    Desculpem 0 mau jeito, mas isso ai não foi ela que conseguiu. Foi esmola do governo.
    Na verdade, ela não conseguiu nada de nada de pitibiriba e fica arrotando vitória.
    Comeu mortadela e quer arrotar perú.

    Faça o favor, minha senhora… Admita que entrou pelo cano, que o PSDB não está nem ai para a polícia.

    Cai na real…….

    Curtir

  22. professor pardal :

    Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Na verdade, “Olavo Bilac” é que tem a função sintática de vocativo e não o verbo “volta”, que está na segunda pessoa singular do imperativo afirmativo.
    Só para constar!

    E qual é o sujeito da oração ? Quem acertar ganha um beijo da Sueli.

    Curtir

  23. quem esperava um bom reajuste caiu do cavalo ao saber que receberá quase 500 reais. todos os associados da adpesp foram iludidos por mais de seis meses.. várias manifestações foram queimadas pela adpesp para viabilizar um acordo com o governo.. no final a marilda e sua tropa tomaram no nariz

    Curtir

  24. Pintinho, não esquenta não, vc vai ajudar a pagar!! Seguindo o que preve o nosso CC e vem sendo adotado pelo judiciário, as indenizações devem ser integrais, o que inclui honorarios advocaticios!! Basta pleitear em juizo!! No final todos nós acabamos pagando pelas cagadas do Estado.

    Curtir

  25. Só fumaça :
    quem esperava um bom reajuste caiu do cavalo ao saber que receberá quase 500 reais. todos os associados da adpesp foram iludidos por mais de seis meses.. várias manifestações foram queimadas pela adpesp para viabilizar um acordo com o governo.. no final a marilda e sua tropa tomaram no nariz

    500 reais??? Meu base é 700 contos, 15% dá em torno de 100!!!!!!!!!!!!! O governo só da aumento em cima do base, isso não significa nada, só esmola!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  26. Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    O SEU FILHO DA PUTA, EU NAO SOU O OLAVO BILAC….ESTOU PEDINDO PARA ELE VOLTAR!!!! PARECE BRINCADEIRA, MAS NA ÉPOCA VÁRIAS LIÇÕES DE PORTUGUES FORAM POSTADAS AQUI, E SEM DÚVIDA AJUDOU MUITOS QUE DIARIAMENTE VEM POSTAR AQUI.

    DO TIPO: “APRENDA BRINCANDO – FASCÍCULO 1 – FLITINHO PARALISANTE”

    Curtir

  27. professor pardal :

    Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Na verdade, “Olavo Bilac” é que tem a função sintática de vocativo e não o verbo “volta”, que está na segunda pessoa singular do imperativo afirmativo.
    Só para constar!

    ESQUECI: CHUPA MACACO!!!! TOMOU???

    Curtir

  28. Cacete esse pessoal da ADPESP ta do lado de quem???? 15%???? Melhor não pagar nada! Acho mais digno!!!

    Curtir

  29. NÃO EXISTE ANUNCIO DE QUALQUER PERCENTUAL SOBRE A REPOSIÇÃO SALARIAL, SÃO POSSIBILIDADES ENTRE 5 % Á 100%. QUAL SERÁ SUA APOSTA? AQUI NO BLOG EXISTE VÁRIOS VALORES APLICADOS PELOS COMENTARISTAS, MAS O GOVERNO AINDA NÃO ANUNCIOU NADA E NINGUÉM SABE QUAL SERÁ O VALOR, NEM MESMO OS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES! PORTANTO CONTINUAREI PARADO E NÃO FAÇO NADA, NÃO EXISTE QUEM MUDE MINHA OPINIÃO, SEM REPOSIÇÃO SALARIAL ADEQUADA EU CONTINUAREI PARADÍSSIMO!!!

    Curtir

  30. OLHEM OS TRAIDORES
    PT – PSDB – PMDB, CONTRA A POLÍCIA ELES SE JUNTAM, ACREDITEM!!

    O líder do PSDB, na Câmara Federal, Deputado Duarte Moreira, juntamente com líder do PT, Paulo Teixeira e o líder do PMDB – Henrique Alves não quiseram assinar o requerimento de líderes para pautar a PEC 300 no dia de ontem 05/07/2011.

    Foi marcada uma reunião com os deputados da Frente Parlamentar e policiais civis, militares e bombeiros. E guardem este nome MARCO MAIA (PT), proibiu a entrada dos policiais e só recebeu os deputados.

    Foram conseguidas 9 (nove) assinaturas para o requerimento, somente os 3(três) líderes acima, digam-se PT+PSDB+PMDB não assinaram.

    O Deputado Marco Maia, insistiu que se não houver as 12(doze) assinaturas a PEC 300 não entra em pauta. Além do mais este deputado em tom de “sarcasmo”, insinuou que todos os deputados que foram favoráveis à PEC 300 não foram reeleitos.

    Marco Maia disse ainda que só irá pautar se houver consenso, coisa que ele sabe que não haverá. As discussões avançaram pela madrugada sem qualquer acordo.

    Hoje, 06/07/2011, logo cedo já estamos na Câmara, vamos buscar nosso direito, custe o que custar. O presidente da COBRAPOL, Jânio Bosco Gandra, disse: “governo quer rejeitar que rejeite e arque com os desdobramentos. Nós queremos uma definição. O que não pode é ficar neste vácuo.”

    Vamos detonar em Jornais, com fotos, nos sites, em jornais de sindicatos do país. Os deputados traidores dos policiais e os partidos que tentam destruir a polícia brasileira.

    PT+PSDB+PMDB, são os mesmos. Fingem brigar entre eles, enganam o povo e impedem a votação de uma PEC, que é a solução para o problema da segurança do país.

    Marco Maia (Presidente da Câmara dos Deputados)disse: “Não adianta os deputados serem favoráveis a PEC 300,” afirma o Deputado: “Por que os lideres determinarão que votem contra.”

    Isso significa que OS DEPUTADOS NÃO TÊM INDEPENDÊNCIA alguma.

    PRECISAMOS REPENSAR EM QUEM VOTAR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

    Curtir

  31. Pressionado pelos bombeiros militares do Estado do Rio, que desde abril protestam por melhorias salariais e de condições de trabalho, o governo fluminense concedeu vale-transporte a soldados, cabos e sargentos da corporação. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) pelo coronel Sérgio Simões, comandante do Corpo de Bombeiros e secretário estadual de Defesa Civil, após reunião com o governador Sérgio Cabral (PMDB).

    Simões informou que o governador autorizou a concessão do vale-transporte e também de gratificações aos bombeiros militares. O vale-transporte será no valor de R$ 100 e vai contemplar 11.975 militares. As gratificações terão o valor de R$ 350 e serão destinadas a 10.143 bombeiros. Os benefícios constarão na folha de pagamento de julho e serão pagos em agosto. Segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Defesa Civil, a partir de agora os dois benefícios estarão garantidos todos os meses.

    Os bombeiros reivindicam um aumento no piso salarial líquido dos atuais R$ 950 para R$ 2.000, além do vale-transporte. Eles são contra o sistema de gratificações, pois isso não representa um aumento real no salário, apenas uma quantia pontual.

    No entanto, para o comandante do Corpo de Bombeiros, as medidas atendem as reivindicações da categoria. Os recursos das gratificações e do vale-transporte sairão do Fundo Especial dos Bombeiros (Funesbom) e do Tesouro. De acordo com o governo, o impacto orçamentário anual será de R$ 55,7 milhões.

    Anistiados
    Na semana passada, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária, a anistia administrativa aos bombeiros que haviam invadido o quartel central da corporação no começo de junho. No mesmo dia, os deputados também aprovaram a proposta do governo estadual que antecipava de dezembro para julho o reajuste de 5,58% que seria concedido progressivamente até dezembro.

    Em Brasília, também na semana passada, depois de ter sido aprovada no Senado, a proposta de anistia criminal aos bombeiros também passou por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

    Curtir

  32. <
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    O SEU FILHO DA PUTA, EU NAO SOU O OLAVO BILAC….ESTOU PEDINDO PARA ELE VOLTAR!!!! PARECE BRINCADEIRA, MAS NA ÉPOCA VÁRIAS LIÇÕES DE PORTUGUES FORAM POSTADAS AQUI, E SEM DÚVIDA AJUDOU MUITOS QUE DIARIAMENTE VEM POSTAR AQUI.
    DO TIPO: “APRENDA BRINCANDO – FASCÍCULO 1 – FLITINHO PARALISANTE”

    BERTO CARNEIRO :

    professor pardal :

    Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Na verdade, “Olavo Bilac” é que tem a função sintática de vocativo e não o verbo “volta”, que está na segunda pessoa singular do imperativo afirmativo.
    Só para constar!

    E qual é o sujeito da oração ? Quem acertar ganha um beijo da Sueli.

    BERTO CARNEIRO :

    professor pardal :

    Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Na verdade, “Olavo Bilac” é que tem a função sintática de vocativo e não o verbo “volta”, que está na segunda pessoa singular do imperativo afirmativo.
    Só para constar!

    E qual é o sujeito da oração ? Quem acertar ganha um beijo da Sueli.

    professor pardal :

    Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Na verdade, “Olavo Bilac” é que tem a função sintática de vocativo e não o verbo “volta”, que está na segunda pessoa singular do imperativo afirmativo.
    Só para constar!

    Curtir

  33. BERTO CARNEIRO :

    professor pardal :

    Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Na verdade, “Olavo Bilac” é que tem a função sintática de vocativo e não o verbo “volta”, que está na segunda pessoa singular do imperativo afirmativo.
    Só para constar!

    E qual é o sujeito da oração ? Quem acertar ganha um beijo da Sueli.

    Curtir

  34. BERTO CARNEIRO :

    professor pardal :

    Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Na verdade, “Olavo Bilac” é que tem a função sintática de vocativo e não o verbo “volta”, que está na segunda pessoa singular do imperativo afirmativo.
    Só para constar!

    E qual é o sujeito da oração ? Quem acertar ganha um beijo da Sueli.

    Campanha Volta Olavo Bilac!!! :

    Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    O SEU FILHO DA PUTA, EU NAO SOU O OLAVO BILAC….ESTOU PEDINDO PARA ELE VOLTAR!!!! PARECE BRINCADEIRA, MAS NA ÉPOCA VÁRIAS LIÇÕES DE PORTUGUES FORAM POSTADAS AQUI, E SEM DÚVIDA AJUDOU MUITOS QUE DIARIAMENTE VEM POSTAR AQUI.
    DO TIPO: “APRENDA BRINCANDO – FASCÍCULO 1 – FLITINHO PARALISANTE”

    Campanha Volta Olavo Bilac!!! :

    Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    O SEU FILHO DA PUTA, EU NAO SOU O OLAVO BILAC….ESTOU PEDINDO PARA ELE VOLTAR!!!! PARECE BRINCADEIRA, MAS NA ÉPOCA VÁRIAS LIÇÕES DE PORTUGUES FORAM POSTADAS AQUI, E SEM DÚVIDA AJUDOU MUITOS QUE DIARIAMENTE VEM POSTAR AQUI.
    DO TIPO: “APRENDA BRINCANDO – FASCÍCULO 1 – FLITINHO PARALISANTE”

    Curtir

  35. Campanha Volta Olavo Bilac!!! :

    professor pardal :

    Erik :
    “Volta Olavo Bilac”?! “Volta” é vocativo, logo: Volta, Olavo Bilac!!!, com VÍRGULA! Macaco, olhe o seu rabo… Ah, deixe o Olavo ouvindo estrelas, tá?

    Na verdade, “Olavo Bilac” é que tem a função sintática de vocativo e não o verbo “volta”, que está na segunda pessoa singular do imperativo afirmativo.
    Só para constar!

    ESQUECI: CHUPA MACACO!!!! TOMOU???

    Curtir

  36. PUTA QUE PARIU, “”””” JUSTIÇA CEGA “””” TRES BANDIDOS VOLTAM PARA O QUADRO DA POLICIA , SERA QUE EH A CANETA DO ADVOGADO , OU O DESEMBARGADOR COMEU UM PEDAÇO DE BOLO GRANDE , EU TENHO QUE ME CONTER COM ISSO FALA SERIO GUERRA.

    Curtir

  37. REUNIAO DOS FLITADORES JÁ!!! COM FICHA DE DESFILIAÇAO PARA OS PARTICIPANTES DE ENTIDADES , SE ESTAS NAO COMPARECEREM!!!!

    Curtir

  38. ok…tomara
    a absolvição no artigo 386 III, ou seja noa constituir o fato infração penal….o tj de são paulo…direito publico….entende que nao cabne reintegração.. a não ser que seja desembargadores sacos roxos, que tem reintegrado alguns policiais, absolvidas por falta de provas………..alegação e simples…..386 III .nao constituir o fato infração penal, mas pode ter ocorrido ilicito administrativo.. o que geralmente vem naquela desgraça… de …CONDUTA IRREGULAR DE NATUREZA GRAVE…..e quando absolvem em um outro pega………….o que eles entem o tj..stj….stj ABSOLVIÇÃO 386 I……….INEXISTENCIA DO FATO….OU 386 V,,..negativa de autoria…….ok..mas tomara que os dois irmãos sejam reintegrados, recebam a bolada e convide para a festa…….mas caso alguem tenha decisões em definitivo recentes ,,do tj.ou stj….386 III..funcionario publico de são paulo,,me mande o.,.
    sucesso
    eugenio pedro bibiano.t santos
    advogado…oab.sp

    Curtir

  39. vai chegar um dia que so vai ter a 01 classe e a especial, assim voce entra e sai com o mesmo salario, sem ter nenhum motivo para se esforçar, para tentar melhorar o salario, e no que diz a reestruturaçao, ela ja começou, o governador so contrata investigador e escrivao o resto das carreiras estao acabando. Parabens governador por ter uma P.C. que nao tem comando, apenas D.R. que são bachareis em

    BERTO CARNEIRO :

    Só fumaça :Veja o que a Adpesp consegui :A Marilda me pediu pra auxiliá-la a divulgar o resultado das negociações, para que analisemos e depois possamos discuti-las na AGE.1) Índice: 15% retroativo a Julho/11 (para todos, PC., PM, Inativos,enfim, todos) e 11% em agosto/122) Extinção da 4ª Classe3) GAT para Decap e Demacro
    4) 30 vagas para Classe Especial5) Estão analisando a possibilidade de mais ou menos 400 vagas para 2ªclasse6) Continuação das negociações com Grupo de Trabalho e Governo para outras reivindicações (Carreira Jurídica, 20% entre classes, reestrutuação (rssss), etc).

    Desculpem 0 mau jeito, mas isso ai não foi ela que conseguiu. Foi esmola do governo.Na verdade, ela não conseguiu nada de nada de pitibiriba e fica arrotando vitória.Comeu mortadela e quer arrotar perú.
    Faça o favor, minha senhora… Admita que entrou pelo cano, que o PSDB não está nem ai para a polícia.
    Cai na real…….

    nada.

    Curtir

  40. A U M E N T Ã O PRA M A R I L D A
    ===============================
    http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=85737

    Qui, 05/07/07 – 19h25

    Governo anuncia aumento para Polícia e valorização da carreira
    Com essa medida, o menor salário de policial no Estado passa de R$ 1.240,00 para R$ 1.432,00, um aumento de 15,5%

    O Governo do Estado de São Paulo enviará Projeto de Lei à Assembléia Legislativa que prevê aumento salarial de até 23,43% para 125 mil policiais militares, civis e técnico-científicos. Com essa medida, o menor salário de policial em São Paulo passa de R$ 1.240,00 para R$ 1.432,00, um aumento de 15,5%. Já o menor salário para delegados passa de R$ 3.000,00 para R$ 3.680,00, um reajuste de 22,67%.

    O pacote de medidas prevê ainda o pagamento de um mês de licença-prêmio em dinheiro, institui gratificação para delegados que acumulem a chefia de Unidades Policiais, cobertura integral do salário do policial ferido no exercício de sua atividade pelo seguro enquanto estiver afastado, incorporação da GAP (Gratificação de Atividade Policial) a partir de janeiro de 2008 para ativos e inativos. O conjunto de medidas também prevê a ampliação dos benefícios para compra de casa própria para os policiais. Veja abaixo as medidas:

    1ª – Aumento salarial

    O percentual de aumento salarial para policiais civis, militares e técnico-científicos varia de 3,84% a 23,43%. Os maiores percentuais vão para as categorias que tiveram menores aumentos no ano passado. A partir de agora, as gratificações por local de exercício – ALE (Adicional de Local de Exercício) e AOL (Adicional Operacional de Localidade) – serão fundidas em uma só, que também contemplará os níveis hierárquicos.

    2ª – Licença-prêmio

    Os policiais poderão receber, em dinheiro, um mês dos três meses a que têm direito de licença-prêmio a cada cinco anos de trabalho. A medida entra em vigor a partir da publicação de decreto governamental, que regulamentará a Lei 986/06. Os pagamentos serão feitos na data de aniversário do policial para a licença-prêmio completada após a edição do decreto.

    3ª – Gratificação para delegados

    Os delegados que acumulem a chefia de mais de uma Unidade Policial receberão gratificação proporcional aos dias trabalhados no acúmulo da função.

    4ª – Seguro por acidente em atividade

    Os policiais afastados por ferimento durante o exercício de suas funções terão ressarcidas, pelo seguro, todas as perdas de gratificações decorrentes desse afastamento.

    5ª – Incorporação da GAP

    Os policiais da ativa e aposentados terão, a partir de janeiro de 2008, incorporados em seus salários e pensões a GAP (Gratificação por Atividade Policial).

    6ª – Programa de Habitação

    Serão ampliados os benefícios concedidos aos policiais para a compra da casa própria, com juros subsidiados pelo Governo do Estado.

    Curtir

  41. Ex-denarc :
    Parabéns aos colegas e ao bom senso de quem julga! Saudade do grande augi do DENARC,quando era dirigido po Dr Ivanei

    E eu com saudade do Abadia..rs

    Curtir

  42. Se não bastasse os boatos, agora noticia de 2007!!!

    EU HEIM! :
    A U M E N T Ã O PRA M A R I L D A
    ===============================
    http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=85737
    Qui, 05/07/07 – 19h25
    Governo anuncia aumento para Polícia e valorização da carreira
    Com essa medida, o menor salário de policial no Estado passa de R$ 1.240,00 para R$ 1.432,00, um aumento de 15,5%
    O Governo do Estado de São Paulo enviará Projeto de Lei à Assembléia Legislativa que prevê aumento salarial de até 23,43% para 125 mil policiais militares, civis e técnico-científicos. Com essa medida, o menor salário de policial em São Paulo passa de R$ 1.240,00 para R$ 1.432,00, um aumento de 15,5%. Já o menor salário para delegados passa de R$ 3.000,00 para R$ 3.680,00, um reajuste de 22,67%.
    O pacote de medidas prevê ainda o pagamento de um mês de licença-prêmio em dinheiro, institui gratificação para delegados que acumulem a chefia de Unidades Policiais, cobertura integral do salário do policial ferido no exercício de sua atividade pelo seguro enquanto estiver afastado, incorporação da GAP (Gratificação de Atividade Policial) a partir de janeiro de 2008 para ativos e inativos. O conjunto de medidas também prevê a ampliação dos benefícios para compra de casa própria para os policiais. Veja abaixo as medidas:
    1ª – Aumento salarial
    O percentual de aumento salarial para policiais civis, militares e técnico-científicos varia de 3,84% a 23,43%. Os maiores percentuais vão para as categorias que tiveram menores aumentos no ano passado. A partir de agora, as gratificações por local de exercício – ALE (Adicional de Local de Exercício) e AOL (Adicional Operacional de Localidade) – serão fundidas em uma só, que também contemplará os níveis hierárquicos.
    2ª – Licença-prêmio
    Os policiais poderão receber, em dinheiro, um mês dos três meses a que têm direito de licença-prêmio a cada cinco anos de trabalho. A medida entra em vigor a partir da publicação de decreto governamental, que regulamentará a Lei 986/06. Os pagamentos serão feitos na data de aniversário do policial para a licença-prêmio completada após a edição do decreto.
    3ª – Gratificação para delegados
    Os delegados que acumulem a chefia de mais de uma Unidade Policial receberão gratificação proporcional aos dias trabalhados no acúmulo da função.
    4ª – Seguro por acidente em atividade
    Os policiais afastados por ferimento durante o exercício de suas funções terão ressarcidas, pelo seguro, todas as perdas de gratificações decorrentes desse afastamento.
    5ª – Incorporação da GAP
    Os policiais da ativa e aposentados terão, a partir de janeiro de 2008, incorporados em seus salários e pensões a GAP (Gratificação por Atividade Policial).
    6ª – Programa de Habitação
    Serão ampliados os benefícios concedidos aos policiais para a compra da casa própria, com juros subsidiados pelo Governo do Estado.

    Curtir

  43. Caro Dr Eugenio,

    Esta com a razao, realmente, o inciso III não vincula a decisao administrativa, que podera ser mantida se no ato da demissao houve fundamentacao para conduta irregular de natureza grave ou falta residual (sum. 18 STF). Mas, se a fundamentacao foi baseada apenas na condenacao criminal de primeiro grau, poderao ser reintegrados.
    Sorte aos amigos, que continuem na luta pela breve e merecida reintegracao!!

    Curtir

  44. Parabéns aos colegas pela absolvição. Esses PFs são um bando de lixo, ficam se fazendo de honestos e são piores do que a PC. Aqui no Vale do Paraíba alguns PFs foram presos por extorquirem donos de postos de combustíveis. Hipócritas, se deram mal.

    Curtir

  45. Cara, quem que é o FDP que fica postando boatos, heim??
    Por isso q não acredito em nenhum índice que postarem aqui… só acredito na hora q for oficial.
    E a esse imbecil que ainda postou notícia antiga: VTNC!!!
    Nem deve ser policial, deve estar aqui só pra encher o saco.

    Curtir

  46. Companheiros, não quero ser pessimísta, mas se O Governador tivesse boas notícias para nós, já teria dado. Tenho receios que a equipe técnica que é a responsável em orientar o Governador sobre números, deve estar com medo de causar uma greve na Polícia quando passar o número maldoso que sempre foi praxe dentro do Governo do PSDB, eles não aceitam melhorias salariais aos servidores, isso é uma cultura dentro do PSDB. O Geraldo Alckimim nunca tentou quebrar esse parádigma de administrar pagando bons salários aos servidores do Estado de São Paulo; Penso eu, na minha ignorância, que não é o Geraldo Alckimim que determina qual será o percentual a repor, acredito que é a equipe técnica que diz qual será o valor e ele simplesmente acata sem questionamento. É por essas razões que acredito no pacote da maldade, gostaria de estar errado, mas pela demora creio que não será coisa boa. Nós sabemos e, a equipe técnica também sabe que, dependendo do que for anunciado nós deflagaremos um greve, e por isso eu acredito que estão ganhando tempo no intuíto de formar uma opinião de percentual entre 10 e 15% usando assim vozes boateiras para acostumar os Policiais com a idéia de um percentual desejado pela equipe técnica. Quero estar errado, mas creio que não estão pensando em melhorar a qualidade de vida dos Policiais. Vamos aguardar, pois até agora são apenas boatos.

    Curtir

  47. Policiais R$ 2.260,00 Para arriscar a vida;
    Bombeiro R$ 960,00 Para salvar vidas;
    Professor R$ 728,00 para preparar para a vida;
    Médico R$ 1.260,00 para manter a vida;
    E o deputado federal? Ganha R$ 26.700,00 para ACABAR com a vida dos outros!

    Curtir

  48. SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
    Decretos de 7-7-2011
    Tornando nulo, em cumprimento ao V. Acórdão
    proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São
    Paulo, nos autos de Apelação Cível 994.06.143975-0, e
    nos termos do art. 31 da LC 180-78, o decreto de demissão,
    publicado a 12-7-2003, e em consequência reintegra,
    no serviço público, Adriano da Silva Machado, RG
    24.290.256, para exercer em caráter efetivo e no Regime
    Especial de Trabalho Policial, o cargo de Investigador de
    Polícia de 4ª Classe, Padrão II, da EV da LC 731-93, do
    Quadro da Secretaria da Segurança Pública, em vaga
    decorrente da demissão de Valdomiro Pereira da Silva.
    ==
    0143975-76.2006.8.26.0000 Apelação / Demissão ou Exoneração
    Relator(a): Rui Stoco
    Comarca: São Paulo
    Órgão julgador: 4ª Câmara de Direito Público
    Data do julgamento: 02/08/2010
    Data de registro: 11/08/2010
    Outros números: 0515721.5/9-00, 994.06.143975-0
    Ementa: Apelação Cível. Ação Ordinária. Pretensão do autor – investigador de polícia – de ver declarada a nulidade do ato administrativo que lhe impôs a pena de demissão. Alegação de prescrição da pretensão punitiva disciplinar da Administração. Ação julgada improcedente na origem. Inadmissibilidade. Infração disciplinar que também configura crime. Prazo prescricional para aplicação da
    Ementa: Apelação Cível. Ação Ordinária. Pretensão do autor – investigador de polícia – de ver declarada a nulidade do ato administrativo que lhe impôs a pena de demissão. Alegação de prescrição da pretensão punitiva disciplinar da Administração. Ação julgada improcedente na origem. Inadmissibilidade. Infração disciplinar que também configura crime. Prazo prescricional para aplicação da sanção disciplinar que é regido pela pena aplicada em concreto na sentença penal condenatória. Entendimento pacificado perante o Superior Tribunal de Justiça. Inaplicabilidade do prazo qüinqüenal previsto pelo art. S0, inc. III, da Lei Complementar n.° 207/79, do Estado de São Paulo. Inovação introduzida pela Lei Complementar Estadual n.° 922, de 02.07.2002, ou seja, em momento posterior ao cometimento da infração (08.10.98). Lei nova que não pode retroagir para agravar a situação do infrator. Precedentes do STJ. Prazo prescricional, então, que deve ser considerado como de dois anos, nos termos do art. 80, inc. IV, da Lei Complementar Estadual n.° 207/79 (com a redação anterior à LCE n.° 922/2002) c.c. art. 110, § Io, e 109, inc. VI (com a redação anterior à Lei n.° 12.234/2010), do Código Penal. Prescrição consumada, ante o decurso de lapso superior a dois anos entre a instauração do processo administrativo disciplinar (10.09.99) e a aplicação da pena de demissão ao autor (17.07.2003). Irrelevância de eventual suspensão do processo para aguardar decisão na esfera criminal. Independência entre as instâncias criminal e administrativa reconhecida, à unanimidade, pela doutrina e jurisprudência. Reflexos patrimoniais da reintegração que retroagem à data do ato impugnado. Aplicação analógica do disposto no § 2o, do art. 65, da Lei Complementar Estadual n.” 207/79. Orientação do Superior Tribunal de Justiça. Ação procedente. Correção Monetária e Juros de Mora. Artigo 1°-F, da Lei n.° 9.494/97, com a redação dada pela Lei n.° 11.960/2009. Aplicação a partir de sua publicação, em 30.06.2009. Sentença reformada. Recurso provido. – “Não se aplica o prazo qüinqüenal previsto pelo atual art. 80, inc. III, da Lei Complementar n.”207/79, do Estado de São Paulo, às infrações disciplinares ocorridas antes do advento da Lei Complementar n.” 922, de 2.7.2002, por se tratar de ‘novatio legis in pejus’.”

    Curtir

  49. Pingão :PM bandida agride favelados em Ribeirão Preto, agindo de forma truculenta destruindo moveis, geladeiras , fogões e as roupas das crianças , deixando-os com a roupa do corpo!Parabens senhor juiz , comando da PM e o PSDB!E nós que votamos nessa canalha tucana!

    Nós não, Pingão, tu votastes rs

    Curtir

  50. Não é boato esses números, são a realidade até o momento, mas até agora a coisa tá fixada em 15% agora em Julho e 11% em agosto, o ADPESP tá fazendo o que é possível, mas não é fácil, as discussões continuam para tentarmos melhorar os índices e chegarmos no que desejamos que são 4 X 25% até 2014, pareçe impossível mais vamos lutar até o fim!

    Curtir

  51. Primeiro surge boatos de percentuais, depois a confirmação dos boatos, claro, aproximadamente pra menos.Essa tática do Governo do PSDB nós já conhecemos, primeiro faz o reconhecimento da aceitação dos servidores, querem certificar que não haverá greve, depois anunciam a merréquinha. Vejo com muita preocupação a senhora Marilda Presidente da Associação dos Delegados como a possivelmente negociadora com o Governo; A pergunta é: a Marilda é representante da Polícia Civil do Estado de São Paulo? Ela é representante dos Sindicatos? Ela tem autorização dos sindicatos para negociar com o Governo? Afinal de contas quem deve nos representar nas negociações e quando deverão repassar os avanços ou entraves nas negociações? Acho muito estranho que uma associação represente toda a Polícia Civil do estado. Por incrivel que pareça, ninguém tem informação por meios seguro que o Governo quer negociar uma reposição salarial com a categoria

    Curtir

  52. Lembro-me com muito orgulho da GREVE DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO/SP EM 2008, foi simplismente fantático quebrarmos o parádigmas que “Polícia Civil não conseguiría deflagrar e manter-se em greve totalmente organizados, foi um tapa na cara do Governo”; Lembro-me também das belas passeatas que fizemos tanto no interior como na capital, o enfrentamento desastroso com a PM próximo ao palácio do inquilino do Morumbi; Fiquei muito feliz em participar ativamente da nossa primeira grande greve; Fico muito triste em não termos conquistado melhorias financeiras e qualidade de trabalho, para mim ainda é um ponto de interrogação, onde foi o erro? porque algo esta errado, pois não tivemos retorno como deveriamos ter. Seria os sindicatos? as associações? ou fomos ignorados pelo Governo simplesmente que acredita que nossa GREVE não causa repercusões políticas negativas para o PSDB? Uma coisa é certa, fiquei muito orgulhoso la na praça da SÉ, lembram-se que lindo foi aquilo? da parada defronte á DGP? tudo foi muito dignificante para todos nós, mesmo que não tivemos retorno financeiros.

    Curtir

  53. QUEM FALA MAL DOS COLEGAS EM QUESTÃO, DAS DUAS UMA : OU NÃO CONHECE (PORTANTO, SÃO LEVIANOS) OU CONHECEM E SÃO INVEJOSOS, POIS SÃO CABRAS DE MUITA HONRA E EXECELENTES POLICIAIS. NUNCA JULGUEM NÍMGUEM….É MUITO TRISTE E PEQUENO. SOROCABA JÁ.

    Curtir

Os comentários estão desativados.