07/04/2011 14h50 – Atualizado em 07/04/2011 14h54
PM de SP apoia investigação de casos de resistência por Polícia Civil
Mudança na forma de investigação foi determinada por Alckmin.
Socorro só por Samu e bombeiros deve ser analisado, diz comandante.
Letícia Macedo Do G1 SP
Comandante geral da PM durante entrevista coletiva(Foto: Letícia Macedo/ G1)
O comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, Coronel Alvaro Batista Camilo, afirmou no início da tarde desta quinta-feira (7) que apoia a decisão do governo do estado de São Paulo de transferir a investigação dos casos de resistência seguida de morte na PM para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele avaliou como positiva a mudança, porque deixa a investigação desses casos mais transparente. A mudança na forma de investigação em casos de confronto com a PM foi anunciada nesta quarta-feira (6) pelo governador de São Paulo Paulo, Geraldo Alckmin.
“Essa decisão do governo do estado, do governador Geraldo Alckmin, das ocorrências serem investigadas pelo DHPP, tem total apoio da Polícia Militar de São Paulo”, disse. Com relação aos casos serem investigados pelo DHPP ou pelo Distrito Policial da área onde aconteceu o conflito, o coronel afirmou que “tanto faz”. “Sempre foi investigado pela Polícia Civil. Antes as ocorrências eram conduzidas ao DP. Agora serão conduzidas ao DHPP. É indiferente o local. Se isso vai melhorar para o cidadão, nós apoiamos”, afirmou.
O coronel também negou que haja conflito da PM com a Polícia Civil. “Não existe nada disso. A integração da PM com a Polícia Civil é muito boa: cedemos o Fotocrim, que a Polícia Civil está começando a utilizar, estamos fazendo boletim de ocorrência, que era uma atribuição exclusiva da Polícia Civil”, declarou.
Com relação à proposta de que nos casos de resistência, os feridos sejam socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelos bombeiros, o coronel afirmou que a proposta “precisa ser estudada” e utilizou como exemplo conflitos ocorridos em locais ermos, onde o socorro costuma demorar a chegar. “Imagina se tivermos uma resposta policial mais forte a alguma agressão e acabou tendo lá um caso de confronto. Vamos ficar esperando até que o Samu venha? A intenção do socorro rápido pela polícia é para preservar a vida”, declarou. Ele teme que nesses casos, caso os PMs aguardem a chegada do socorro, os policias possam ser acusados de omissão.
Para o coronel, a mudança anunciada pelo governo surge em um momento em que os casos resistência seguidos de morte estão em declínio no estado. O número de ocorrências somam 108 no primeiro trimestre de 2011, contra 146 registrados no mesmo período de 2010, segundo ele.
Em relação à execução feita por policiais militares em um cemitério em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, em março, o coronel avalia que houve um desvio de conduta dos PMs, porque eles não seguiram os preceitos de preservação da vida. Se o Conselho de Disciplina decidir pela expulsão da corporação, eles não poderão voltar a trabalhar como policiais. Os dois PMs, que foram presos em flagrante e aguardam uma decisão judicial que definirá se continuarão ou não detidos.
Eu quero ver na prática esse “tanto faz”.
CurtirCurtir
É CARO CORONEL, A VIDA DE POLICIAL É UM DILEMA, JÁ QUE QUANDO PRENDE, VEM UNS E DIZEM “QUE DEVIAM TER MATADO; QUANDO MATAM, VEM UNS E DIZEM ” QUE DEVIAM TER PRENDIDO”; QUANDO PRECISA DE TESTEMUNHA, NUNCA ACHA; QUANDO NÃO PRECISA, APAREÇE NÃO SE SABE DE ONDE. SÓ VÊ SEUS COMANDANTES DIZENDO ” AMÉM ” PARA O GOVERNO, MAIS O NABO SÓ ENTRA NO DELE, JÁ QUE TANTO FAZ SIGNIFICA QUE NÃO SOBRANDO BUCHA PARA O COMANDO, “TANTO FAZ”, QUE VAI SE FODER. SE O MANDA-CHUVA DISSE QUE É PARA ESPERAR O SAMU, QUE ESPERE E SE A VÍTIMA/MALA MORRER NO LOCAL, QUE RESPONSABILIZE QUEM DEU TAL ORDEM, ORA BOLAS! OU VAI PASSAR ESSA BUCHA PARA O INFELIZ QUE TIVER QUE SE DEFENDER E BALEAR UM MALA QUALQUER. BALA NELES!!!!!!!
CurtirCurtir
Pois é… O Coronel Camilo está correto…
É dever de todos preservar a VIDA, mas será que isso não dará ensejo a outros crime?
Pela simples leitura do artigo 135 do Código Penal (omissão de socorro) fica patente que TODOS devem prestar auxilio nos casos em que especifica, contudo, existe uma ressalva para não se prestar pessoalmente o socorro, que no caso é pedir o SOCORRO DA AUTORIDADE PÚBLICA.
Assim, se o policial tem curso de pronto socorrismo ou de socorros de urgência (que são coisas diferentes), deverá fazê-lo SE A PESSOA ESTIVER VIVA. Caso contrário, deverá chamar o SAMU ou os Bombeiros para fazer o socorro.
O meu grande questionamento na verdade é: Será que não existirão casos de pessoas mortas sendo “socorridas” como se vivas fossem?
Neste caso, poderá ocorrer os crimes previstos nos artigos 342 e/ou 343 e/ou 347 e/ou 348 e nestes casos talvez ocorra ainda o crime previsto no artigo 344, todos do Código Penal.
Assim, se eu fosse um PM (coisa que não sou, GRAÇAS A DEUS) preferiria responder pelo artigo 135 (que é processado através de um TC, com pena máxima de 18 meses no caso de evento morte), do que qualquer dos outros artigos, cujas penas giram entorno de 04 a 08 anos (sempre contando-se o máximo da pena, no pior dos quadros e situações) e que é iniciado por IP (que gerarão com certeza uma PA) e o resultado será demissão a bem do serviço público e prisão.
Então o coronel Camilo está corretíssimo em falar que a situação deverá ser MUITO BEM AVALIADA E ESTUDADA…
OUTRA COISA, e nisto discordo do Coronel: Existirá uma pequena diferença na investigação feita pelo DHPP daquela que era feita pelo DP. Não é “tanto faz”…
Os DP’s estão assoberbados de serviço. O DHPP não… Quem tem mais tempo para investigar faz um trabalho melhor (sem ofensas aos colegas dos DP’s). Na verdade os principais privilegiados serão os DP’s que poderão se ver livres de alguns IP’s.
CurtirCurtir
MEU QUE CONVERSA!!!
A PM MATA NEGO PRÁ CARALHO!!!
TODO MUNDO SABE DISSO!!!
MEGANHA É O SEGUINTE: MATA POBRE E PRETO…E TAMBEM AGORA:TRAFICA, RECE PAU DAS BIQUEIRAS, MAQUININHAS, ROUBA BANCOS, CAIXA ELETRONICOS, ROUBA CARGAS ETC…PIADA!
ALGUEM JÁ VIU PM ABORDANDO CARRO CARO EM BAIRRO DE BACANA???
ESSE COXA CAMILO É UM COMÉDIA!
CurtirCurtir
mike não é médico e nem auxiliar, acho que , nas ocorrencias acima, deveria ser acionado o SAMU, pois além do DHPP investigar , poderá ficar só no homicidio tentado…
CurtirCurtir
caso ocorra o fato no morumbi ou no jardins, quem virá? unimed, interclinicas ou outro particular?. será que isso vai ocorrer um dia, acho quase impossivel…
CurtirCurtir
alphavile é decap ou demacro?
CurtirCurtir
melhor salario, aposentadoria especial ninguém fala nada,agora a civil investigar a pm concordo mais isto vai
gerar mais conflito de policia o camilo vai ver.
CurtirCurtir
Em média, 95% dos casos de resistência seguida de morte envolvendo policiais militares em São Paulo são arquivados, segundo estimativa da Ouvidoria da Polícia. Um dos motivos é que o delegado faz o boletim de ocorrência baseado na versão dos PMs, prejudicando eventuais denúncias do Ministério Público e decisões judiciais. A execução de Dileone Lacerda de Aquino em um cemitério de Ferraz de Vasconcelos vem reforçar, segundo o ouvidor Luiz Gonzaga Dantas, a necessidade de as vítimas de confronto com a polícia serem socorridas pelo Samu ou pelo Resgate e não no compartimento de presos do carro policial, como ocorre hoje. Nos próximos dias, Dantas vai formalizar esse pedido ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.
“A polícia precisa entender que é servidora pública e não tem poder absoluto sobre o cidadão”, diz o ouvidor. Segundo ele, grande parte das vítimas de violência policial tem o mesmo perfil: negro, de 16 a 25 anos, morador na periferia. Dileone era negro e tinha 27 anos.
ESTATÍSTICAS /Apenas nos dois primeiros meses do ano, 80 pessoas morreram em supostos confrontos com a PM. Nos últimos quatro anos, segundo estatísticas da Secretaria da Segurança Pública, policiais militares mataram 1.781 suspeitos em ocorrências registradas como resistências, enquanto outros 1.365 ficaram feridos. No mesmo período, 73 PMs perderam a vida. Vítimas de grupos de extermínio formados por PMs, como os “Highlanders”, na Grande São Paulo, e os “Ninjas”, na Baixada Santista, não constam deste levantamento.
Uma comparação dos casos de resistência seguida de morte dos últimos 11 anos mostra que o período mais crítico foi entre 2003 e 2004, quando 868 e 623 pessoas, respectivamente, morreram em supostos confrontos. Em 2005 as ocorrências caíram para 297. Porém, em 2006, dobraram. Contudo, estudiosos não levam em conta esse dado – 516 mortes – por se tratar de um ano atípico, marcado por ataques do crime organizado. Nos dois anos seguintes houve queda. Porém, em 2009, voltou a subir e ultrapassou o de 2006.
INVESTIGAÇÕES / As circunstâncias da execução de Dileone levaram o governador Geraldo Alckmin a mudar as regras do jogo. A partir de hoje, todas as ocorrências de resistência seguida de morte, na capital e na Grande São Paulo, passarão a ser registradas e investigadas exclusivamente pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Até então, elas eram apuradas em delegacia comuns. Esse trabalho, segundo portaria assinada ontem pelo secretário Ferreira Pinto, não impedirá, contudo, apurações da Corregedoria.
A resolução determina ainda que todo local de crime seja preservado, “para posterior levantamento pericial, ainda que ocorra a remoção de feridos”. Hoje, raramente local de tiroteio é preservado para o trabalho dos peritos. Isso faz com que os inquéritos sejam inconsistentes e acabem prejudicando eventuais processos judiciais.
Nesta quarta-feira, o delegado Jorge Carlos Carrasco, diretor do DHPP, ainda não havia sido comunicado oficialmente sobre a decisão e disse que só quando isso ocorrer poderá informar quais serão as mudanças adotadas pelo departamento para atender à nova demanda.
No caso envolvendo Dileone, por exemplo, o delegado que registrou a ocorrência com base na versão dos PMs concluiu que não prenderia nenhum deles em flagrante porque “não se vislumbrou indícios de qualquer irregularidade no ato, não restando qualquer dúvida quanto a ação ter sido legal”.
Ontem, o juiz Marcio Ferraz Nunes, da 2 Vara Judicial de Ferraz de Vasconcelos, decretou a prisão preventiva dos soldados Ailton Vital da Silva e Felipe Daniel da Silva, que estão recolhidos no Presídio Militar Romão Gomes desde 12 de março. Em sua decisão, o magistrado afirma que o fato imputado a eles “é de tamanha brutalidade que acabou por gerar grande repercussão e clamor social. A liberdade, nesse momento, colocaria em risco a ordem pública”. Além disso, diz ele, é crime hediondo.
CurtirCurtir
TANTO FAZ: AGENTE FORÇA A BARRA, AMEAÇA, TELEFONA PRO FERREIRINHA, DESFAZ LOCAL DE CRIME, CONVERSA COM O PERITO E O MÉDICO ATRÁS DA CORTINA, SE PRECISAR A GENTE MATA, INTRUJA, E PRONTO.
DECAP, DHPP, PRÁ NÓIS, É TUDO IGUAL… HEHEHEHE…
ASS. PMESP
CurtirCurtir
A PMESP VAI LIMPAR SUA REPUTAÇÃO DE ASSASSINA DE DÉCADAS SUJANDO UM DOS POUCOS DEPARTAMENTOS TIDOS COMO SÉRIOS NA POLÍCIA CIVIL. AÍ DEPOIS DE ALGUNS ANOS, VÁRIOS CASOS COM O PANO PASSADO PELO DH, SERÃO REABERTOS, DESMORALIZANDO COMPLETAMENTE O REFERIDO DEPARTAMENTO… OUTRA PÉROLA DO PINTO.
VALORIZAR A POLÍCIA TERRITORIAL, NECA!
CurtirCurtir
deveria começar pelo caso da escrivã, vcs não acham?
CurtirCurtir
CARA COLEGA PC DESANIMADA, AQUILO DEVERIA IR PARA O TRIBUNAL DE HAIA. MAIS PELO JEITO VAI PAR O MP DE SEMPRE. MAIS NÃO ESQUENTA NÃO, JÁ QUE QUEM DEVE TEME E ELES PAGARAM. BALA NELES!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Anonimo se vc acha que o Dhpp vai ser desmoralizado pelo simples fato de vc investigar se mike executou o mala ou se defendeu do mesmo está muito enganado aqui é tudo homem de familia com caráter e honra aqui não é a caça a bruxas é trabalho Jogaram essa piça pra gente e teremos que resolver deus nos proteja e só investigaremos a verdade
CurtirCurtir
MAIS QUE BOSTA !!!!!!
TODO MUNDO SABE:
1°) A CORREGEDORIA DA PM ARQUIVA QUASE TODOS OS CASOS DE RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE, MAS FODE COM O POLICIAL QUE CHEGA UM MINUTO ATRASADO NO SERVIÇO.
2°)ESSA HISTÓRIA QUE A PM APÓIA AS INVESTIGAÇÕES SEREM FEITAS PELO DHPP É UMA BALELA DO CARALHO !!!! VAI SE FUDER !!!! ELES QUERIAM ESTAR INVESTIGANDO ESSA MERDAS QUE ELES APRONTAM HÁ ANOS. AFINAL ELES QUEREM PATRULHAR, INVESTIGAR, FAZER TUDO, ENFIM ACABAR COM A CIVIL !!!!
3°) SERÁ QUE ALGUÉM VAI NOTICIAR NA IMPRENSA QUE QUANDO COMEÇAREM AS INVESTIGAÇÕES,MUITOS DELEGADOS E TIRAS QUE ESTIVEREM INVESTIGANDO COMEÇARÃO A SEREM AMEAÇADOS PELOS COXINHAS? ALGUÉM VAI COLOCAR ISSO NA IMPRENSA? PORRA !!!!
4°) POR QUE A CORREGEDORIA DA PM CONTINUA VINCULADA A PRÓPRIA PM E NÃO DIRETAMENTE AO SSP? ALGUÉM EXPLICA POR FAVOR? SERÁ QUE TEM QUE FAZER IGUAIS HÁ MUITOS DA PM QUE TODO DIA FAZ UMA BOQUETE NO PINTO DO PINTO?
5°)AI PRA FUDER MENOS COM A PM COLOCAM OS CHUTA-POMBOS E NÓS NO MESMO BALAIO.TODO MUNDO SABE QUE NÃO É DE HOJE QUE A PM É CARNICEIRA.
6°) POR QUE NÃO COMEÇAM A INVESTIGAR OS FURTOS A CAIXAS ELETRÔNICOS, JOGO DO BICHO,MAQUININHAS, PUTEIROS E POR AÍ VAI….TODA ESSA BOSTA É COISA PRA INGLÊS VER, NÃO VAI DAR EM NADA !!!!!!
ENFIM, É MERDA POR MERDA.
CurtirCurtir
Agora o secretario deveria tirar a corregedoria da PM. Mas será que ele faria isso com a PM- acho que não.
CurtirCurtir
isso tudo como sempre nao da em nad veja so a morte do meu marido anderson marcio honorio que foi tirado de uma quermesse em santo andre por 3 policiais da força tatica no dia 11 de junho de 2010 os policiais foram presos meses depois eles se encontravam trabalhando adiministradamente no batalhao ao qual pertencia e ate hj nao deu em nada e uma pena mais de 10 casaos ocorridos ate hj igual ao do meu marido e a justiça nunca fazem nada apenas tentam abafar os casos de corrupçoes entre eles, mais se esquecem que ;
QUEM BATE ESQUECE QUEM APANHA NAO
PESSOAS QUE DEVERIAM NOS PROTEGER ESTAO TIRANDO VIDAS
ESTAO DEIXANDO A POPULAÇAO COM MAIS MEDO DE POLICIA DO QUE DE LADRAO
ESPERO QUE DESSA VEZ TOMEM UMA ATITUDE
PQ A SEGURANÇA DE SAO PAULO E 00000000000,000000000
CurtirCurtir
http://www.folharibeiraopires.com.br/portal/exibeMateria.php?materia=7736
CurtirCurtir
Meu acho que eu sou muito anta mesmo. Diz uma coisinha básica para mim, por favor: os coxa tão na cena. Será o feio. Preservam o local. Acionam o DH. Aí vem o povo e investiga, levanta, cassete a quatro. É isso. Cinco minutos que a equipe demore pra chegar. Da pra fazer a cena parecer ataque do Binladen. Vão usar o coitado do DH pra esquentar as barbaridades. Não é subestimar a capacidade do depto., mas vai ficar esquisito.
CurtirCurtir
Ao só sei que é assim….a cena do crime pode ser alterada, porém, a equipe de homicídios provavelmente irá buscar por testemunhas, e outras provas da execução, e os caras desse departamentro são profissionais nesse tipo de delito.Os malucos matadores da PM que se cuidem ao fazer cagadas nas quebradas.
CurtirCurtir
E podem apostar uma coisa:Com a repercussão do caso da execução no cemitério e investigações por parte do DHPP, muita gente vai denunciar as execuçõe sumárias daqui por diante, portanto, é melhor agir dentro da legalidade do direito e causar o óbito somente no caso real de legítima defesa defesa e estrito cumprimentro do dever legal, caso contrário, além da demissão a bem do serviço público, muitos anos de reclusão pelo homicídio.Pensem na família antes de qualquer ilegalidade e reflitam que não somos pagos ou temos o direito de causar o óbito de quem quer que seja sem motivo.Isto nos faz policiais de verdade e NÃO ASSASSINOS.
CurtirCurtir
POR MIM SI FODA TODO MUNDO, QUERO QUE O VAGABUNDO ENTRE NA CASA DE TODOS E FAZEM O QUE QUISER, PORQUE É FÁCIL VIM AQUI NO BLOG E METER O PAU, ENQUANTO MUITOS QUE AQUI COLOCAM SEUS COMENTÁRIOS FICAM ATRÁS DE UMA MESA NO AR CONDICIONADO, E DUVIDO QUE TEM CORAGEM PRA SAIR NA RUA E DAR CANA EM VAGABUNDO,PRA MIM OS DOIS PM QUE MATARAM NO CEMITÉRIO( O CIDADÃO DE BEM, O TRABALHADOR, O PAI DE FAMILIA KKKKKKK…)SÃO DOIS BURROS, PORQUE O POVO NÃO MERECE AS POLICIAS QUE TEM, O GOVERNO MUITO MENOS, ATÉ PORQUE NOS TRATA COMO PALHAÇOS E PAGA UM SALÁRIO MISERÁVEL, GARANTO QUE SE ESSE VAGABUNDO QUE OS PM MATOU NO CEMITÉRIO, QUE TINHA PASSAGEM POR HOMICÍDIO, TIVESSE MATADO O SEU PAI, SEU FILHO OU ALGUM PARENTE SEU,TERIAM A MESMA VONTADE DE FAZER,OU SI FOSSE AO CONTRÁRIO FOSSE UM POLICIAL QUE ESTIVESSE SENDO MORTO, TERIA ALGUÉM DENUNCIANDO O VAGABUNDO? NA EPOCA DOS ATAQUES DO PCC, ERA SÓ VIATURA DA PM NA RUA, MAS FIZEMOS ERRADO EM REVIDAR OS ATAQUES, DEVIAMOS DEIXAR O PAU TORAR E QUE SI FODA TODO MUNDO, ESSE MUNDO DE HIPÓCRITAS DO CARALHO.
ESSE BLOG É SHOW DE BOLA, MAS SÓ VEJO UM BANDO DE PC METENDO O PAU NA PRÓPRIA PC, DIZENDO QUE A MAIORIA É CORRUPTO,MAS NÃO FAZEM NADA PRA MUDAR A SITUAÇÃO, SI TEM UM CORRUPTO TRABALHANDO COM VOCÊ PORQUE NÃO VAI LA E DA CANA NO CARA? DIZEM QUE A PM É ISSO OU AQUILO,COXINHA ETC E TAL, ENTÃO SE AS DUAS POLICIAS SÃO TUDO O QUE VOCÊS DIZEM, ACHO QUE ESTAMOS É GANHANDO BEM DEMAIS…QUANTO HIPOCRISIA…TENHA DÓ
CurtirCurtir
ALGUÉM AI POR FAVOR APERTA A TECLA SAP PARA O MILITAR…
EM QUE PORRA DE LÍNGUA ELE ESCREVEU?
CurtirCurtir
caros colegas:
tudo ficará como dantes no castelo de abrantes,pois o DHPP,não funciona tambem como toda a policia civil,falta salario e moptivação.
o resto é só comedia.
CurtirCurtir
A PC SÓ E BOA PARA ROUBAR COLOMBIANO, NA EPOCA DOS ATAQUES DO PCC ABRIU AS PERNAS E FEZ ACORDO, A PM FOI A UNICA QUE DEU A CARA NA RUA E FEZ A LIMPA . O GOE E GARRA SÃO UMA FARSA.
CurtirCurtir