15/03/2011
Vazamento de vídeo derruba o chefe do DHPP
Folha de S.Paulo
O delegado Marco Antonio Desgualdo, que comandou a Polícia Civil paulista de 1999 a 2006, foi afastado ontem da chefia do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), cargo que ocupava desde agosto de 2009.
A saída de Desgualdo ocorre após ele ter seu nome ligado à divulgação de um vídeo do shopping Pátio Higienópolis em que o secretário de Estado da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, aparece. As imagens mostram um encontro do secretário com o repórter da “Folha de S.Paulo” Mario Cesar Carvalho.
Procurado, Desgualdo não respondeu aos pedidos de entrevista. O policial é homem de confiança do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Na primeira gestão do tucano no Estado (2001-2006), Desgualdo comandou a Polícia Civil. Horas antes do afastamento, Alckmin disse que “puniria” qualquer um que tivesse “desvirtuado” o trabalho policial.
As imagens do encontro entre Ferreira Pinto e Carvalho foram divulgadas em sites e blogs, que relacionaram o encontro à reportagem do jornalista sobre a venda de dados sigilosos por um funcionário da Segurança, Túlio Kahn, que acabou demitido pela pasta.
Desgualdo, segundo apurou a reportagem, admitiu aos seus chefes ter sido chamado por um grupo de policiais para obter as imagens no Pátio Higienópolis, mas afirmou não querer participar de nada e preferiu ficar quieto. Como não comunicou aos seus superiores para falar sobre o caso, foi afastado por “falta de lealdade administrativa”.
Desgualdo é investigado pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil e ela Corregedoria-Geral da Administração (vinculada ao Palácio dos Bandeirantes). Na investigação também surgiram os nomes do ex-delegado Paulo Sergio Oppido Fleury, demitido em junho de 2010 da Polícia Civil, o também delegado Everardo Tanganelli Junior e o investigador Oswaldo Luiz Cardenuto.
Fleury não quis falar. Ele se diz vítima de perseguição por parte de Ferreira Pinto. Tanganelli Junior e Cardenuto não foram localizados
eita, de novo o GORDENUTO E O TANGA nas manchetes… melhor que o PINTO caia mesmo, senão ele dá um jeito nesses dois de uma vez…
CurtirCurtir
14/03/2011 18h27 – Atualizado em 14/03/2011 18h35
Secretário da Segurança de SP afasta diretor do DHPP
Marco Antonio Desgualdo era chefe do departamento de homicídios.
Apurações apontam envolvimento em vazamento de vídeo, diz secretaria.
Do G1 SP
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, afastou do cargo nesta segunda-feira (14) o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Marco Antonio Desgualdo. Em nota, a secretaria diz que o afastamento aconteceu “em razão das apurações preliminares apontarem seu envolvimento no episódio do Shopping Pátio Higienópolis”.
Um vídeo gravado pelas câmeras do shopping vazou e foi parar no site YouTube. Ele mostra um encontro entre o secretário da Segurança e um repórter do jornal “Folha de S.Paulo”. Dias depois de os dois se reunirem no shopping, o jornal publicou reportagem sobre a suspeita da venda de dados do governo pelo sociólogo Túlio Khan, então chefe da Coordenadoria de Análise e Planejamento. Ele foi demitido dias depois da denúncia.
Na nota sobre o afastamento de Desgualdo, a secretaria afirma que “as investigações, que se iniciaram na sexta-feira (11), se desenvolverão até cabal elucidação dos fatos”. O documento não esclarece, no entanto, qual o envolvimento dele no episódio. A equipe de reportagem do G1 procurou o delegado para comentar o afastamento, mas ele não ligou de volta.
Mais cedo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou, sem citar nomes, que os responsáveis pelo vazamento das imagens do shopping serão punidos. “Se alguém desvirtuou seu exercício policial, será punido”, afirmou, após evento na Santa Casa de Misericórdia, no Centro da capital paulista. O tucano, porém, achou melhor não entrar em detalhes a respeito das punições. “Vamos aguardar em respeito à ação corregedora o término desse trabalho.”
Vazamento
Procurada na semana passada, a Folha informou que o repórter se encontrou em local público com o secretário da Segurança, autoridade da área de especialização do jornalista. A Folha lamentou que imagens colhidas no circuito interno do shopping tenham sido utilizadas na tentativa de coibir o trabalho da imprensa.
O Shopping Pátio Higienópolis divulgou nota informando que “as fitas do circuito interno foram entregues à policiais do estado de São Paulo em cumprimento de uma determinação para esclarecimento de diligência policial”. Segundo o shopping, “é comportamento padrão da direção geral do shopping e de todos os seus gerentes, subgerentes e supervisores atenderem prontamente toda e qualquer solicitação de autoridade constituída, com presteza e transparência”.
CurtirCurtir
Será que a coisa não é um pouco mais complexa?
Quem confiscou as imagens do shopping, os delegados, claramente quiseram prejudicar Ferreira Pinto.
Agora, o que motivou o encontro repórter-secretário nesse shopping, às 18h, sem assessores ou acompanhantes? O secretário chegou com um envelope pardo, conversou por 40 min em um café e, ao final do encontro, entregou o envelope ao repórter.
Curiosamente, dois dias depois, esse mesmo repórter soltou a matéria na Folha, denunciando o Kahn.
Esso não importa? É irrelevante?
Ferreira Pinto é herança do Serra. Kahn foi colocado por Saulo de Castro, antigo amigo de Alkmin. Saulo antecedeu Ferreira Pinto e atualmente é secretário de outra pasta.
Se junta a isso uma banda de delegados descontentes.
Tem algum mocinho aí? Não se consegue sentir o cheiro de podre por todos os lados?
Não dá pra ver o Ferreira Pinto minando esse governo por dentro, também?
Só para lembrar: lembram-se do vídeo com policiais da corregedoria deixando pelada uma escrivã de polícia acusada de concussão? Esse vídeo é de 2008. O Ferreira Pinto, junto com a corregedora tinham conhecimento há muito dessas imagens e se calaram. Ferreira sacrificou a sua corregedora e tirou o corpo fora quando a Bandeirantes divulgou o vídeo recentemente.
Os dois delegados que humilharam a escrivã foram desligados da corregedoria.
Ato contínuo, foram apresentados pessoalmente ao DENARC pelo Delegado Geral (nomeado por Ferreira Pinto), onde pediu apoio a eles, prestigiando os meninos. Só houve constrangimento por parte das policiais femininas que ali trabalham.
Não, não tem mocinho nessa história.
CurtirCurtir
PARADOXO.
O DELEGADO DESGUALDO – AMIGO PESSOAL DO GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIN – TENTOU MOSTRAR QUE O SECRETÁRIO FERREIRA PINTO ESTAVA SENDO “DESLEAL” PARA COM O GOVERNADOR.
ACABOU DESPEDIDO POR “FALTA DE LEALDADE ADMINISTRATIVA” PARA COM O SECRETÁRIO “DESLEAL”.
ALGUÉM ME EXPLIQUE.
CurtirCurtir
Discusão braba no jornal da radio bandeirantes agora por que jose paulo de andrade está discutindo grosso com outro jornalista defendendo a tese que o secr. se mostrou covarde em agir como agiu para dar a informação que saiu na Folha SP.
Afinal o secr. pode ou não demitir seus subordinados, ou só pode depois de pedir a benção ao Gov.?????
Chega de tucanagens!
16 anos é demais!
CurtirCurtir
Diferentemente de vários colegas policias, acredito e torço pelo bom Governo de Geraldo Alckimin. E como consta na reportagem “… Horas antes do afastamento, Alckmin disse que “puniria” qualquer um que tivesse “desvirtuado” o trabalho policial…” vale acreditar que Ele providenciará investigações para aquilatar as responsabilidades por parte do Senhor Secretário da Segurança, com o mesmo rigor que a Corregedoria apurar qualquer denúncia contra os Policiais, como dizem, até mesmo se foi dado queixe que o policial deixou de pagar o aluguel, sem levar em conta que muitos o fazem por falta de dinheiro, haja vista o salário indigno que estamos recebendo. Assim sendo, uma denuncia como esta “… As imagens do encontro entre Ferreira Pinto e Carvalho foram divulgadas em sites e blogs, que relacionaram o encontro à reportagem do jornalista sobre a venda de dados sigilosos por um funcionário da Segurança, Túlio Kahn, que acabou demitido pela pasta…” não pode ficar sem a devida apuração. Apuração esta que o Próprio Senhor Secretário deve fazer questão de ser realizada e não me espantaria se Ele pedisse seu afastamento para não viciar essa necessária apuração.
CurtirCurtir
O Delega anunciaram GREVE para abril? esqueceram de avisar as outras carreias para fazerem grve também se não NINGUÉM vai perceber AH AH!!!
CurtirCurtir
TULIO KAHN ist ein Verwandter von OLIVER KAHN?
CurtirCurtir
Guerra, existe pressão do coronelato a favor do SSP?
CurtirCurtir
SE TIVESSE SE APOSENTADO ANTES TEWRIA SAIDO DA POLICIA CIVIL COM UMA IMAGEM IRREPUTAVEL.
AGORA, NÃO TEM O QUE RECLAMAR.
VAI SAIR COMO UM CANALHA, PESSOA QUE SEMPRE FOI.
CurtirCurtir
O tiro saiu pela culatra!
O caldo entornou pros baderneiros “derrubistas”da PC. Aqueles que tiveram participação direta na obtenção do vídeo no shopping devem estar com o c* na mão.
O ex-DGP é só o começo. Mais cabeças vão rolar
Espero que essa patifaria de querer derrubar um ou outro pra pegar cadeira$ possa ser substituída pela luta que interessa aos policiais civis decentes que trabalham e vivem de seu salário.
Queremos salário e condições de trabalho!
Greve já!
CurtirCurtir
Coisa feia essa turma da facção mandado ver lá em Praia Grande.
Segundo declarações de alguns megas e PCs a situação está saindo do controle.
CurtirCurtir
Gilsom ¨IRREPUTAVEL¨ ?????????q palavra é essa, o que significa?????
CurtirCurtir
Dr Desgualdo esta provando do mesmo veneno q muitos zé manés como eu provou , sendo afastado sem direito a defesa, quem sabe agora os cardeais puxa sacos e prostitutos se mobilizam?????
CurtirCurtir
Temos q tirar o chapéu para Ferreira Pinto e o PCC, os caras são fó…….
CurtirCurtir
Prefeito:
Certamente; no caso deles nada mais natural.A PM esbanja recursos; a tropa aparenta moral elevado. O oficialato recuperou integralmente as benesses de antanho, ou seja, reserva(aposentadoria ) com direito a bons empregos em prefeituras por todo o Estado, como nos bons tempos das estatais Cosipa, da Vasp, Cesp , Baneser e outras.
O Coronel Camilo, demonstrando coleguismo exemplar, aloca da melhor forma possível os pares de turma do Barro Branco, isto é, não esqueceu dos companheiros menos afortunados que não galgaram o coronelato como ele.
E a tropa, constantemente renovada, cresce cada vez mais: em quantidade e qualidade.
A Polícia Civil de São Paulo, por sua vez, pela cultural filosofia do primeiro eu, segundo eu, terceiro eu, desmorona. Pior: não possui vontade, força e retidão para reação. Culpa predominante dos Delegados, da nefasta Adpesp; do nefasto Sindpesp.
CurtirCurtir
DESLEALDADE SE PAGA COM DESLEALDADE. E AFASTAMENTO DEVERIA SE PAGAR COM AFASTAMENTO, JÁ QUE, SUPOSTAMENTE, UM COMEÇOU ENTREGANDO O DESAFETO E DEU A DEIXA PARA OS OUTROS FAZEREM O MESMO. SE O SR. SECRATÁRIO SE MANTIVER NO CARGO, É PRECISO TIRAR O CHAPÉU PARA ELE, JÁ QUE NINGUEM PODE DETE-LO EM SUA EMPREITADA PELO PODER. PELO JEITO ELE VAI SE FORTALECENDO COM “O SANGUE” DOS QUE PASSAM EM SUA FRENTE E FICAM PELO CAMINHO. NUNCA VI ISTO EM QUASE 15 ANOS NA PC. VALEI-ME DEUS. BALA NELES!!!!!!
CurtirCurtir
ADMINISTRADOR, FALOU TUDO!
CurtirCurtir
Entidades nefastas, explico:
As duas grandes vitórias judiciais das aludidas entidades:
A Adpesp nos anos 80 patrocinar a declaração de inconstitucionalidade da aposentadoria compulsória para os ocupantes da classe especial depois de cinco anos, conforme a máxima: ENTREI ( na carreira ) QUANDO QUIS, SAIO QUANDO QUISER ( aos 70 ).
O Sindpesp por patrocinar a declaração de inconstitucionalidade do requisito para o Curso Superior de Polícia, ou seja, constar o candidato ao curso na primeira metade da lista de antiguidade. Possibilitando aos carreiristas rápida ascensão ao topo; nele podendo se perpetuar, nalguns casos, mais de 30 anos. Sim: 30 anos só de classe especial!
CurtirCurtir
Alguem sabe me dizer se teve e como foi a reunião das entidades de classes ontem com o secretário..?? Era dia 14 não..?? Pelo menos que foi passado..
CurtirCurtir
Aos amigos do Dr. Desgualdo…..se tiverem um pouco de respeito e de amizade e admiração pelo exemplo de profissional que sempre foi e será…….criem vergonha na cara e “”entreguem”” suas cadeiras
CurtirCurtir
Excelente comentário administrador… deveria ser colocado fixo na página de entrada!
CurtirCurtir
ENTRE DEUS E O DIABO:
Se soubéssemos da participação dos Drs. Desgualdo, Yvaney e Tanganelli, no caso do vídeo, jamais teriamos dado tanto destaque ao assunto.
Quem com ferro feriu, com Ferreira deve ser ferido. Estão experimentando da própria truculência para com seus pares desapadrinhados.
CurtirCurtir
PESCADOR:
O maior amigo do Desgualdo é o Geraldo! Ele – Geraldo – já entregou a cadeira (do MAD) : para outrem.
CurtirCurtir
Ah, o governador não pode ser considerado ingrato, né?
Manteve o “amigo” por intermináveis 7 anos no trono da PC.
CurtirCurtir
Dr Guerra explique como o secretario enfiou um inquerito de vazamento de informações no caso da operação pelada e nessa caso não? Ele vazou informações da secretaria para o reporter, não é caso dele se auto indiciar?
Outra colocação porque ele não demitiu o sociologo logo que soube da venda de dados? Do topo da sua retidão e moralidade ele precisou criar o fato jornalistico, sub repiticiamente
CurtirCurtir
Pingão,
Todo o dia tem discussão no Jornal da Bandeirantes Gente…Ontem, o mesmo Zé Paulo, estava batendo na FSP e na Ombudsman. Disse que ela simplesmente defendeu a posição da FSP e fez indagações que ficaram sem resposta. Segundo Zé Paulo, a própria Ombudsman poderia ter as respostas Às perguntas que fazia se consultasse os seus repórteres…Mas aí, o corporativismo jornalístico falou mais alto e os demaia da bancada defenderam que os jornalistas tinham assegurado o sigilo da fonte e das informações que julgavam importantes…Mas todo o dia tem discussão a respeito desse assunto.
CurtirCurtir
E para falar a verdade, tô percebendo que o SSP tá começando a ser admirado por aqui….
CurtirCurtir
Supremo Tribunal Federal (STF) advertiu no ano passado que os policiais não podem fazer greve porque deixam de prestar um serviço essencial à sociedade e colocam em risco a segurança, já que estão armados. O entendimento foi externado durante greve de agentes em São Paulo.
Por isso, qualquer tentativa de paralisação usando prerrogativas do cargos para que subordinados deixem seus postos será atentado contra a liberdade do trabalho. O Ministério Público e a Polícia Militar devem ser comunicados de imediato para que sejam tomadas as providências. Se você quer trabalhar, não deixe que um delegado o ameaçe e o constranja a abandonar seu posto. Solicite um oficial da Polícia Militar que será lavrado o Boletim de Ocorrência Policial Militar ou mesmo um Termo Circunstanciado.
Eles querem ganhar muito através da sua luta. Você quer que o delegado ganhe igual ao Juiz?
E voce vai continuar a fazer o trabalho dele que só vai assinar tudo o que você faz e ganhar mais de R$20.000,00. São seja usado por essa corja de aproveitadores. Eles não estão pensando no seu salário. Querem usar seu sangue e seu suor para sairem bem. Diga não aos delegados.
CurtirCurtir
dr: o comentario do Cruel Realidade 15/03/2011 em 8:21
merece um post hem.
CurtirCurtir
EDUARDO:
O Secretário, como disse antes, acredito autodesgastou-se. Não posso afirmar seja mal intencionado em relação aos policiais civis. Mas se mostra decepcionante.
Entre o Secretário e a Polícia Civil, obviamente, fico com a nossa Instituição.
Entre Ferreira Pinto, Desgualdo, Tanganelli e Cayres, prefiro levar pinto do doutor Pinto.
Os dois primeiros ( Delegados ) por razões pessoais e instituicionais, o terceiro apenas por questões institucionais.
CurtirCurtir
CACETADA MEU O PINTO VAI FINCAR FUNDO AINDA, TEM BALA NA AGULHA PRA TROCAR, PUTA CARA MACHO E DE BOM CARACTER. MEUS VOTOS DE ELEVADA ESTIMA E DISTINTA CONSIDERAÇÃO .
AGORA PELA LEI, TUDO QUE ESTA ESCRITO NAO ESTA VALIDO . O SR SECRETARIO APESAR DE FIGURAHONESTISSIMA, COMETEU INFRAÇÃO GRAVISSIMA AO EM TESE PASSAR DADOS SIGILOSOS DO ESTADO, PARA UM ORGAO DE IMPRENSA, AGORA CASO FOSSE TAIS DADOR ABERTOS EM ENTREVISTA COLETIVA – EM NADA TERIA PROBLEMAS, DIZEM QUE O PROXIMO ALVO É BARROS, DEVIDO AO DESVIO DE TRES MILHOES NA PREFEITURA E AMPLAMENTE DIVULGADA PELOS JORNAIS, UM PESSIMO EXEMPLO DE CIDADANIA E O RETRATO FIEL DOS NOSSOS IMPOSTOS INDO PARA O RALO.
COM SOMENTE A ATITUDE DO SR SSP, JA SERIA O SUFICIENTE PARA DESLIGAR -SE DO CARGO E NAO CAUSAR MAIORES ESTRAGOS POLITICOS JUNTO AO SR GOVERNADOR, ESTE TAMBEM FIGURA EM QUE ACREDITO PIAMENTE, ASSIM COMO REZO PARA SAO LONGUINHO .
CurtirCurtir
SEMPRE TEM ERRO DE PORTUGUES – NAO É FALTA DE CULTURA, MUITA PRESA AO FLITAR NO TECLADINHO – VALE COMO DESCULPA NE MEU . ALIAS CADE O DR MB – TA NA MANSAO – NE MEU , SO CHEGO LA MORTO OU NA PROXIMA ENCARNAÇÃO,
POIS O UNICO CASARAO QUE FREQUENTO É NO BANCO DEVENDO O LIMITE – TA MELHOR QUE O PROGRAMA DA GLOBO.
CurtirCurtir
BEM FEITO PRO DESGUALDO ESTE NADA FEZ FICOU TUDO DESGUALDADO NA POLICIA DURANTE SUA GESTÃO.ALIAS GRANDE ATRIBUIÇÃO DO DESGUALDO FOI ASSINAR MINHA FUNCIONAL, LINDO SERVIÇO, BELO TRAMPO
CurtirCurtir
Não podemos e nem devemos lamentar o afastamento do Diretor do DHPP, ao contrário, devemos agradecer, pois ele se manteve por 7 anos como DG e nada fez de positivo pela PC, mas apenas por seus amigos, claro, com a devida compensação. Gostaria que muitos outros que se diziam donos da PC, tenham o mesmo fim e assim possamos acreditar numa purificação da PC, saindo da condição de feudo político, deixando de privilegiar os insanos e aproveitadores. O Sr. Governador, com certeza já atinou que os verdadeiros policiais, são aqueles que reivindicam salários, necessário à sobrevivência e a dignidade. A pequena parcela que não precisa de salário, deve ser extirpada e colocada no sdu devido lugar. “NUNCA VEJO POBRE DIZENDO QUE ACREDITA NA JUSTIÇA, APENAS VEJO POBRE PEDINDO JUSTIÇA”
CurtirCurtir
O PESSOAL, VOCES TEEM MEMORIA FRACA? ESQUECERAM QUE ESSE SUJEITO FOI UM DOS RESPONSAVEIS PELA MORTE DE VARIOS COLEGAS EM 2006, E AINDA TENTOU FERRAR O JAPA NAGASHI, DIZENDO QUE A CAGADA QUEM FEZ FOI ELE, POR TER SEGREGADO A CUPULA DO PCC? QUANTO AO COMENTARIO DO ADMINISTRADOR, EU DISCORDO QUE A CULPA É DO SINDICATO DE CLASSE. VIU DOUTOR,A CULPA É DOS PROPRIOS COLEGAS QUE SÓ PENSAM EM SI MESMO.
CurtirCurtir
RUDI
NEM SABEMOS QUEM É O TAL OLIVER, MUITO MENOS SE O KANH É PARENTE DELE !!
SE LIGA !
CurtirCurtir
EM NOME DA ROSA:
Oliver Rolf Kahn é aquele cidadão que, por debaixo das traves, rebate as bolas, exceto as chutadas pelo Ronaldo Fenômeno (2002).
Túlio Kahn é aquele cidadão que, por debaixo dos panos, destrincha as bolas, exceto as chutadas pelo todo-poderoso fenomenal (2011).
CurtirCurtir
LINCOLN:
Na resposta ao Prefeito expressei:
Culpa predominante dos Delegados, da nefasta Adpesp; do nefasto Sindpesp.
Ora, as entidades de classe dos Delegados são dirigidas por Delegados! Cuja política sempre foi: tomar voto dos pobres para defender os interesses do ricos.
Quer exemplo maior ( até a Marilda): ao plantonista necessitado de defensor, serviços prestados por delegados aposentados; para os quais pagava uma ninharia.
Para “valorosos” Sacerdotes: os melhores escritórios do Estado.
Depois da Marilda: sei lá!
CurtirCurtir
ATENÇÃO AZEITONAS:
ACABO DE SABER QUE O OFICIO PARA REQUISIÇÃO DAS IMAGENS SAIU DO DIPOL, FONTE QUENTE, DIPOL CAI, DHPP, JÁ FOI NÉ?, DIRD ESTA QUASE NO CHÃO!!!
AVANTE AZEITONAS!!!
CurtirCurtir
Azeitona sempre dando furos de reportagens!!!
CurtirCurtir
tks, Guerra. Irretocável sua resposta.
CurtirCurtir
Esse negócio de estabelecer percentual de salários em junho ou julho, está me cheirando a golpe, a enganação. Isto deveria servir de aviso para as associações e sindicatos, mas pelo que tenho percebido, estas instituições não estão nem aí, embora continuem a receber as mensalidades de seus filiados. Nem mesmo uma linha para orientarem são capazes de oferecerem. Nossa situação, sem que tenhamos um verdadeiro líder está dificil. Nada podemos esperar da maioria dos políticos,pois agora já estão eleitos e nossa obrigação, na visão deles, já foi cumprida. “NUNCA VEJO POBRE DIZENDO QUE ACREDITA NA JUSTIÇA, APENAS VEJO POBRE PEDINDO JUSTIÇA”
CurtirCurtir
Para os leitores do flit,
Notícia copiada do site do Sindicato dos Policiais Civis de Sorocaba.
(Reunião com o Secretário da Segurança Publica!!!
Hoje às 15:15 horas o Secretário da Segurança Pública, Dr. Antonio Ferreira Pinto recebeu o Sinpol Sorocaba, juntamente com representantes das Entidades da Polícia Civil, que compreendem a Representação Coletiva, com ele se encontrava o Delegado Geral de Polícia, Dr. Marco Carneiro Lima.
Inicialmente, cobramos do Secretário, o andamento dos sete ítens do ofício encaminhado ao Delegado Geral de Polícia, no último dia 17.02.2011. Que para o nosso espanto, ele não havia recebido nenhum ofício. Porém tomou conhecimento e logo nos disse que quanto a reposição salarial dos policiais civis, acredita que o Governador entenderá, visto já ter passado dois anos da ultima reposição de 6,5% + 6,5%. Inclusive disse no programa do Datena que os policiais estão ganhando pouco.
Quanto a reestruturação, já foi elaborado outra juntamente com o atual Delegado Geral de Polícia, só que desta vez sem vícios de inconstitucionalidade e haverá uma extinção de sete cargos e de uma classe para a outra a diferença será de 20%. E irá encaminhá-lo para o Governador e o Delegado Geral de Polícia posteriormente nos cederá cópia da mesma. Questionado ainda sobre o projeto da RETP, que fora elaborado pelo Dr. Domingos Paulo Netto, disse que a polícia militar, ou seja, os oficiais estão recebendo corretamente e quem está recebendo a menor é a polícia civil e acredita que conseguiremos administrativamente e a Secretária da Fazenda já está viabilizando referido cálculo. Inclusive já tem pareceres favoráveis aos hollerites dos oficiais. Criticou a Associação dos Delegados de Polícia, que moveu ação contra o cálculo dos ofíciais, inclusive com ataques diretos ao “secretário”, solicitando a cópia do seu hollerite. Aproveitamos para falar que a representação coletiva aqui presentes, não pactuam com a idéia da presidente da ADPESP; que resolveu lutar por melhorias salariais isoladamente; o Sr. Jarim Lopes Roseiro, indagou o secretário de que o mesmo não gosta da polícia civil e se isso é verdadeiro? Disse que seria um idiota não gostar da polícia civil, detesta sim, os policiais corruptos, que estão preocupados em “arrecadar” para levar aos “chefes”, isso sim ele combate com muita firmeza. Que foi o único secretário, que realmente teve coragem de tirar a escolta da polícia civil e o termo circunstanciado continuar com a polícia civil. E arrumou grande descontentamento com comandantes da Policia Militar. Quanto a política salarial, não tem a “chave do cofre” e não faz nem parte da comissão de política salarial, sabendo que são os secretarios da Fazenda Pública, Planejamento, Administração e Casa Civil. E se comprometeu em interceder-nos com os mesmos para as nossas justas reivindicações. Após o termino da reunião às 16:30 horas, esta presidente convidou os demais colegas, para juntos irmos até a secretaria de Gestão Pública, a fim de agendar nova audiência com o DR. Julio oque realmente aconteceu. E fomos recebidos pelo assessor sindical Sr. Dirceu Huertas, o qual disse-nos que assim que enviar ofício de nossas solicitações é que agendará conosco; pois cabe ao secretário da pasta colocar nossas peculiaridades e necessidades.
UM ABRAÇO
Maria Aparecida de Queiroz Almeida)
CurtirCurtir
Aos leitores do flit:
– mais um texto copiado, desta feita do http://serraabaixo.blogspot.com/
(delegados se reuniram com secretário e…
imagem do site da SSP
Uma comissão de Delegados de Polícia paulistas se encontrou hoje com o Secretário da Segurança Pública do Estado, Antonio Ferreira Pinto, para apresentarem algumas reivindicações (veja aqui os motivos) da categoria. Logo após, o site da SSP divulgou um balanço da reunião. Andei lendo por aí que segundo a SSP Policiais Civis tiveram um aumento salarial de até 20,98%, aparentemente uma manobra de marketing arquitetada com o objetivo de induzir em você, leitor, uma falsa noção que os funcionários do Estado tiveram algum aumento real de salário e que choram de barriga cheia, mas a verdade é que essa correção de defasagem [e não aumento salarial] teria tirado da berlinda [e não “beneficiado”] uma meia dúzia de gatos pingados que estavam recebendo uma miséria ainda maior que os demais colegas, numa política injusta e cruel de desvalorização dos policiais de pequenas cidades interioranas.
Ora, o criminoso escolhe praticar seus delitos de acordo com o salário do policial? Ele reage ou não a uma prisão, ou ataca ou não um agente da lei proporcionalmente ao seu ganha-pão? Uma “despiora” nessa situação parece sim, ter ocorrido, mas é gritante a desvalorização generalizada dos policiais paulistas, não somente em relação aos seus pares de outros Estados, como também em relação a outras profissões que se equivalem em exigências e responsabilidades. A desvalorização de que falo aqui vai quilômetros além da questão salarial; vai à desmotivação, à desestrutura, à perseguição por alguns, ao assédio moral, às escalas desumanas, ao acúmulo e desvio de funções, ao desamparo administrativo e por aí afora. O uso de dados pontuais para passar uma mensagem falsa, subliminar, de que tudo vai às mil maravilhas em São Paulo já não é mais novidade nem para as criancinhas da escola aqui ao lado.
Como era de se esperar, Hilkias de Oliveira se antecipou e foi logo cedo, correndo, falar com o Secretário Adjunto Arnaldo Hossepian Junior e, com toda certeza, tirar fotografia com ele para depois fazer circular no jornalzinho da AFPCESP que ela é uma “entidade combativa”, evidenciando que há um racha entre os órgãos associativos, não sintonizados entre si, prejudicando a classe policial. Já passou da hora de se acabar com esse monte de sindicatos e afins e de se reunir toda a representatividade em um ou dois grupos fortes e representativos, mas aí teríamos que eliminar muitos cargos de presidentes, secretários, tesoureiros… Muito triste, realmente.)
CurtirCurtir