PF aponta novas fraudes em exames da OAB 15

28/01/2011 – 10h43

CAROLINA LEAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Operação Tormenta (que investiga irregularidades em diversos concursos públicos), da Polícia Federal, encontrou novos indícios de fraudes em três exames da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), todos realizados em 2009. Em 2010, a segunda fase do exame já tinha sido anulada por suspeita de vazamento do gabarito da prova.

A PF já pediu todos os documentos à entidade organizadora do exame, o Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da UNB (Universidade de Brasília), para identificar os candidatos que foram beneficiados pelas irregularidades.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, disse que os envolvidos terão o exercício profissional suspenso preventivamente e, em seguida, a carteira de advogado cassada. “Quem entra na Ordem pela porta dos fundos vai sair pela porta dos fundos”, afirmou.

Cavalcante disse ainda que não há chance do concurso ser anulado, porque a fraude teria sido localizada, beneficiando determinadas pessoas sem atingir todo o exame. “Seria impossível agora, depois de já ter feito compromisso de mais de 60 mil candidatos, anular esses exames.” Ainda não se sabe, no entanto, quais Estados foram afetados pelas irregularidades.

Em relação aos problemas, o presidente diz acreditar que não afetam a credibilidade do exame. “Onde o ser humano está presente sempre vai haver tentativa de fraude, de corrupção. A gente tem que sempre ampliar os mecanismos de segurança para evitar isso.”

O Cespe informou que já encaminhou as informações solicitadas pela Polícia Federal. O centro de seleção, no entanto, não quis dar detalhes do material.

FRAUDES

A prova anulada de 2010 foi a primeira feita de forma unificada no país inteiro –18.720 candidatos, em 155 cidades do país, realizaram o exame.

Segundo a comissão de exame da OAB em São Paulo, a irregularidade que levou à suspensão foi detectada durante a aplicação da segunda fase da prova prático-profissional de direito penal, no dia 28 de fevereiro.

De acordo com a OAB, o candidato escondia as questões em uma folha de papel encontrada em um livro de consulta. Algumas delas estavam datilografadas e outras, manuscritas.

Ao ser flagrado, o candidato foi retirado da sala. A OAB informou que o candidato se recusou a revelar como conseguiu as questões.

Mais tarde, em julho de 2010, cerca de cem pessoas foram indiciadas pela Operação Tormenta por fraudes em concursos públicos. –além da segunda fase da OAB, também foram alteradas as provas de concursos da Polícia Federal, da Receita Federal, da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e da Anac (Agência Brasileira de Aviação Civil).

Segundo a polícia, o grupo atuava em todo o país fazendo o aliciamento de pessoas com acesso prévio às questões da prova. Depois, a quadrilha fazia o repasse das respostas por ponto eletrônico durante a prova ou indicava uma pessoa mais preparada para fazer o exame no lugar do cliente.


Um Comentário

  1. LULA GOVERNADOR SP 2014
    LULA GOVERNADOR SP 2014
    LULA GOVERNADOR SP 2014
    LULA GOVERNADOR SP 2014
    LULA GOVERNADOR SP 2014
    LULA GOVERNADOR SP 2014
    LULA GOVERNADOR SP 2014
    LULA GOVERNADOR SP 2014
    LULA GOVERNADOR SP 2014
    LULA GOVERNADOR SP 2014
    ihhh ritado
    28/01/2011 em 12:25

    Curtir

  2. ACREDITO QUE SERIA EXTREMAMENTE ELEGANTE A OAB COMO QUALQUER ENTIDADE DE CLASSE DEFENDER SEUS ASSOCIADOS QUANDO NECESSÁRIO E NÃO AUFERIR ALTOS VALORES E DIGA-SE BEM ALTOS VALORES COM ESTES CONCURSOS PARA AUTORIZAR O jus postulandi … ISTO É CONVERSA. VOCÊ ESTÁ FORMADO? BEM OU MAL.. VAI TRABALHAR E SEJA RESPONSABILIZADO CIVIL, ADMINISTRATIVA E CRIMINALMENTE, CASO COMETA ABUSOS… A DISPUTA ENTRE OS PROFISSIONAIS NÃO É MEDIDA PELA SUA PASSAGEM NESTE CONCURSO, POIS TEM MUITOS COM OAB ATRÁS DE BALÇÕES ATENDENDO O PÚBLICO, MAS É MEDIDA PELO SEU GRAU DE ESFORÇO, ATUALIZAÇÃO, COMPETITIVIDADE NO MERCADO…. NÃO É ASSIM EM OUTRAS ÁREAS? MEDICINA? ENGENHARIA? QUAL É O SEU CRITÉRIO PARA CONTRATAR UM BOM CONTÁBIL? GERALMENTE QUANDO SE É BOM NAQUILO QUE FAZ, SUA FAMA O PRECEDE !!! VAMOS ACABAR COM ESTA BABAQUICE… QUE VENÇA NO MERCADO O MELHOR !
    ABRAÇOS A TODOS

    Curtir

  3. Cavalcante disse ainda que não há chance do concurso ser anulado, porque a fraude teria sido localizada, beneficiando determinadas pessoas sem atingir todo o exame. “Seria impossível agora, depois de já ter feito compromisso de mais de 60 mil candidatos, anular esses exames.” Ainda não se sabe, no entanto, quais Estados foram afetados pelas irregularidades.

    Eu quero o Dr. Cavalcante como SSP!

    Curtir

  4. Eu me esforço más não consigo entender a razão pela qual somente a OAB exige aprovação dos candidatos para o exercício da advocacia. Que o trabalho do advogado é de suma importância na defesa de direitos e manutenção do Estado de Direito, ninguém duvida ou questiona. Más será que é mais importante que o trabalho do Cirurgião que abre o seu peito e opera seu coração? Ou do neurocirurgião,ou do Engenheiro que constroi pontes e edifício e cuja falha ou incompetência colocaria em risco a vida de milhares de pessoas?? Mais importante que o trabalho do Psicólogo Psiquiatra, Economistas?????Então por que do exame que comprovadamente sempre esteve envolto em fraudes que sempre beneficiaram aqueles que puderam pagar pelos gabaritos ou terem acesso a informações privilegiadas da prova? Deixemos o mercado, como em todas as profissões regulamentar e escolher o profissional. N o mercado de trabalho, somente os mais bem preparados sobreviverão. Alguém se lembra do engenheiro que virou suco?????

    Curtir

  5. virou quase uma regra, todo concurso ou prova de grande relevancia como ENEM OAB CONCURSOS DA PF e outros é um prato cheio, um belo alvo para verdadeiras quadrilhas que enriquecem com isso. Como já ficou provado, as técnicas vão desde tentar infiltrar membros da quadrilha, aliciar ou subornar quem tem acesso as provas, computadores ou sistemas, usar sistema de rádio para microponto e algum cranio sopra as respostas… a velha malandragem, aliada a tecnologia de hoje, torna difícil blindar as grandes provas e concursos.

    Curtir

  6. ILMO DR GUERRA…abra um tópico falando da “QUASE” certa greve de março…absss

    Curtir

  7. FTP Gabriel

    só pra constar, o Ophir é o maior estelionatário que já existiu, a OAB não é fiscalizada por ninguém e quer meter o bedelho em tudo… e outra, não esqueçam, 26 milhões por exame de ordem, sem prestar contas, sem pagar tributos… pra onde vai esse dindin? pro meu bolso que não é…

    Curtir

  8. O MPF/SP ajuizou hoje a 6ª Ação Civil Pública contra a correção do Exame de Ordem 2010.2.
    Ceará, Distrito Federal, Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro e agora, São Paulo, são as unidades da Federação onde o Ministério Público Federal questiona os critérios de correção usados pela FGV nas provas subjetivas do Exame de Ordem 2010.2.

    ???

    Sou a favor de um exame de ordem sim, ainda assim, há muita coisa obscura, ambígua, duvidosa e contraditória. A entidade parafiscal não precisa demonstrar o quanto é competente em se defender, muito menos o MP carece escancarar como é competente em condenar, o “imbróglio” não precisaria de liminares “cheetos” locais e suas cassações “cheetos” nos TRFs, tudo desaguando no STF que, vai decidir em Repercussão Geral casos diferentes, de tantos que são; onde haverá alguém privilegiado sem guarida e alguém prejudicado sem merecer. Voltemos, todos citados, todas as pessoas capazes podem promover simplesmente a:
    JUSTIÇA!!!
    ***com louvor singular se começar no quintal da própria consciência.

    “… A omissão mais escandalosa de um juiz foi, sem dúvida, a de Pilatos. Quantas vezes afirmou que nenhuma culpa achava naquele Homem? Por tal razão, sem coragem para absolvê-lo, cometeu ao Príncipe dos Sacerdotes para que eles o julgassem. Tudo era temor, escrúpulo de não ser ele o que julgasse a causa de Cristo. Afirmou diante de todos, lavando as mãos com um pouco de água, não ter ele parte alguma nas coisas daquele justo…” (Oração de posse do Juiz Américo Lacombe no cargo de Presidente do Tribunal Regional Federal da 3a Região).

    No aguardo.

    Curtir

  9. O exame de ordem é o concurso público mais caro do pais, com a menor média de aprovação….depois que a OAB descobriu que o exame serve para arrecadar fundos, virou isso..espero que o bom senso prevaleça e o SUPREMO reconheça a inconstitucionalidade dessa vergonha chamada exame de ordem.

    Curtir

  10. Por isso que quando falam aqui que na PC deveriam contratar uma instituição de fora para a realização dos concursos digo que não resolve em nada. Se bobear é capaz de piorar… claro que não estou entrando no mérito do que tanto se fala da prova oral que é um caso a parte.
    Mas na elaboração de provas escritas ainda confio mais na Acadepol do que numa empresa de fora.

    Curtir

  11. Piano Pesado

    Justamente! com esse currículo, ele está mais pra SSP do que pra presidente da Ordem

    Curtir

  12. O grande equívoco é o de que aplicam os exames de suficiência à pessoa física (graduados) e não à pessoa jurídica (universidades)!

    Curtir

  13. a oab só faz exame por dois motivos:
    pra uns poderem se achar com a carteirinha (tem uns que compram até uma carteira de couro vermelha com brasão da republica)

    pra que os advogados velhos picaretas boicotem a concorrencia, afinal a cada 6 meses se formam uns 38274965938694900 novos bachareis em direito. e aí sem oab eles põe os caras pra trabalhar pra eles em estagio não remunerado (ou mal remunerado).

    EXISTEM UNS QUE SE SALVAM, MAS EU TENHO NOJO DE ADVOGADO, EITA RACINHA MALDITA, METIDA E PICARETA!

    Curtir

  14. DR. GUERRA, VAMOS LANÇAR UM NOVO DESAFIO !!

    QUE TODOS OS ADVOGADOS JÁ ATUANTES NO MERCADO, TENHAM QUE PASSAR NESTES “EXAMES DA OAB”… QUAL SERÁ O ÍNDICE DE APROVAÇÃO?
    ISTO TEM QUE ACABAR !!! O MERCADO DE TRABALHO É O MAIOR E MAIS PRECISO MEDIDOR DA CAPACIDADE PROFISSIONAL.
    ABRAÇOS

    Curtir

Os comentários estão desativados.