Delegada que investigou pedofilia em Catanduva, SP, é punida por falha na investigação
SÃO PAULO – A corregedoria da Polícia Civil decidiu punir uma das delegadas que investigaram casos de pedofilia em Catanduva, a 379 quilômetros de São Paulo. A sindicância realizada concluiu que Rosana da Silva Vanni não agiu de má fé, mas cometeu falha durante a apuração.
O caso está sob sigilo e não foi divulgado que tipo de punição ela pode sofrer. A delegada continua trabalhando normalmente. Já a delegada titular da delegacia da mulher, Maria Cecilia foi absolvida das acusações.
Os erros teriam ocorrido durante a apuração das denúncias envolvendo o borracheiro José Barra Nova de Mello, acusado pela polícia de aliciar menores, e o sobrinho dele William Melo de Souza.
Nesta semana, o Tribunal de Justiça absolveu William em um dos processos. Mas ele vai continuar preso porque responde a outras acusações de pedofilia. Os dois estão no Centro de Detenção Provisória de Rio Preto
Esqueci deste caso, falha, nova modalidade,quantas vezes
o Sr.falhou?
Desculpe a nossa falha,plin.plin.
CurtirCurtir
Não me lembro, mesmo, alguém poderia,por favor, acender a luz!
CurtirCurtir
Agora nesse extamo momento está passando na Tv Bandeirantes aquele programa Polícia24hrs , mostrando 2 PM um Soldado e um Sargento abordando um veículo com problemas na documentacão , porem o que me chama atenção é que os PMs estão usando uma vtr do Detran caracterizada nas cores do Detran. Ou seja se eles dominam já as vtrs assim ,alguma dúvida que eles não vão mandar no Detran assim que a PC sair?
CurtirCurtir
todos os inquéritos, até os realizados na corregedoria possuem falhas e agora todo mundo será punido. pensei que o promotor tinha poderes para denunciar, solicitar cota e arquivamento, mesmo que tenha falha pra que serve a cota ministerial
CurtirCurtir
Falhas na investigação? Mais uma vez clamo: ADPESP, SINDPESP cadê vocês pelo amor de DEUS?
Se rolar mesmo punição por falhas na investigação, todos nós sabemos que qualquer IP vai ter algum motivo pra gerar punição…era só o que faltava…falha no processo não rende punição…mas na investigação rende..
O último que postar apaque a luz antes de sair…porque isso aqui já acabou mesmo.
CurtirCurtir
A delegada não fez nada de mais. Só avisou o advogado de defesa que a polícia faria uma diligência na casa de um dos suspeitos par apreender um CPU. No dia da busca não foi encontrado nenhum CPU. Só isso. Maldade das pessoas….
CurtirCurtir
NESTE CASO AS VÍTIMAS FORAM VÍTIMAS DUAS VEZES (PERTO DE 23 NO TOTAL E TODAS POBRES DE FAMÍLIAS HUMILDES). DE QUE EU ME LEMBRE SÓ ESTÃO PRESOS O BORRACHEIRO E SEU SOBRINHO JÁ AQUELE JOVEM MÉDICO E O EMPRESÁRIO QUE TEM LASTRO FINANCEIRO CONTINUAM LIVRES E SOLTOS COM A AJUDA DE UM INQUÉRITO POLICIAL MAL FEITO, QUERO DIZER COM FALHA.
ISSO NUNCA OCORRE NA POLÍCIA CIVIL, NÓS SOMOS PROBOS E IMPARCIAIS MAS SE VOCE TIVER DINHEIRO PODE DECLARAR O QUE QUISER. DÁ LICENÇA!
CurtirCurtir
Na condição de Delegado de Policia,cada vez mais fico estarrecido com as notícias que caminham,sempre inserindo a Polícia Civil,id est,Judiciária,braço do Judiciário na Segurança Pública,queiram ou não queiram,à margem de sua real importância no sistema jurídico-policial brasileiro,dando-se mais evidência à PM,que tão-somente exercita a função preventiva,e tem a obrigação de auxiliar a Polícia Judiciária naquilo que fôr necessário no seu diuturno mister.Outrossim,é evidente uma vontade premente de desmoralizar a Polícia Civil,filtrando tudo que lhe diz respeito,no sentido de só apontar falhas,erros,omissões,como crítica destrutiva,que não engrandece ninguém,mas aproveita àqueles que tem interesse mórbido em só criticar e não apontar soluções altaneiras e imediatas no bom sentido corretivo do termo.Aliás,os Delegados de Polícia,deveriam proteger a Instituição,que está sofrendo ventos destruidores oriundos de uma verdadeira CB governamental,que só quer alicerçar a discórdia e o lema,QUANTO PIOR MELHOR,dando margem a que as demais Instituições,usem esta seara da bagunça em interesse próprio e tendencioso à destruição do que aí está.POLICIAIS,FIQUEM ALERTAS E VIGILANTES,e PAREM DE DAR UMA IMPORTÃNCIA MAIOR À PM,CUJA DIMENSÃO NÃO É TÃO GRANDE QUANTO SE PENSA,se tudo fôsse levado a sério em têrmos constitucionais,a UNIFICAÇÃO JÁ DE MUITO TERIA SE CRISTALIZADO PARA O BEM DA SOCIEDADE BRASILEIRA E PARA OS PROFISSIONAIS TAMBÉM,só no nosso País,e em 2 ou 3 países da America Latina é que encontramos este monstro de duas cabeças,a preventiva querendo engolir a repressiva,sendo esta de importância maior do que a outra,pelos efeitos advindos da aplicação legal aos faltosos na convivência social.Este fato que envolve a Delegada,é pífio,quem não erra,o ser humano é RELATIVO,ABSOLUTO SÓ O CRIADOR,a Corregepol quer ficar no spot da midia,muito barulho por coisa alguma e sem a importância que o caso requer.No Direito pátrio,quem não estiver satisfeito tem a saída recursal,tanto que,na evolução inquisitorial em sede do inquérito,o MP atua tb,solicitando,requerendo,participando do ato investigatório em si,tanto que,a decisão final do Judiciário em ABSOLVIÇÃO OU CONDENAÇÃO,tudo é fruto das mãos solidárias entre a Autoridade Policial,Promotor,ultimada nas mãos do Juiz,tudo o que estamos assistindo e que está na midia,é fruto de ALEIVOSIAS,que tem um único objetivo,MACULAR A POLÍCIA CIVIL,DESMORALIZANDO-A PUBLICAMENTE E COM O LAMENTÁVEL APOIO DE ALGUNS DELEGADOS QUE TINHAM O DEVER DE PROTEGê-LA EM ALTO E BOM SOM CONTRA OS ABUTRES DA DESGRAÇA E NADA FAZEM.FIQUEM ALERTOS POLICIAIS,AGRIDAM MENOS NESTE BLOG,FALEM MENOS DA OUTRA CORPORAÇÃO QUE SE PROTEGE MUITO BEM,E MELHOR DO QUE NÓS,e assim,vcs não terão que olhar para o lado ou se esconderem no ma nto da vergonha e insensatez.Obrigado.
CurtirCurtir
Wagner,
Lembrei do caso,uma indecência ,vergonhoso.
E pior em se tratando de um assunto tão sério e traumatizante para as vítimas e familiares.
Que fique na consciência deles.
CurtirCurtir
então deve ter levado algun$$$$$$
CurtirCurtir
Para chassidefusca
Acho que a seu conceito de vias de fato esta meio ultrapassado, ou melhor, esta abrangendo mais atos ilícito do que o tipo penal preve.
Acho que coronhada não deve se enquadrar ao tipo jueídico apresentado por VSª
CurtirCurtir
Parece que, salvo engano, nesse caso de pedofilia em Catanduva havia alguns phuderosos: médico, empresário… Não foram indiciados? Só os borracheiros? Essa Justiça brasileira é de mentirinha.
CurtirCurtir
Para o Sr. Dr. Fausto de Souza Nascimento
Boa noite.
Só me esclarece, se puder, por qual motivo envolveu e teceu comentários sobre a PM em seu post acima. O que ela tem a ver com a matéria publicada?
E um último comentário: A PM tem obrigação e assim o faz, com muito orgulho e dedicação, de auxiliar quem quer que seja, qualquer um do povo, do mais miserável mendigo até as pessoas com mais poder aquisitivo, e também auxilia, presta poio, faz constatação, legitimação, e tudo aquilo que, apesar de boa parte sere de obrigação da PC fazer, a PM faz de bom gosto.
Aliás, este é um dos motivos pelo qual a PM vai elaborar alguns dos BOs da PC, por que faz, acontece, faz, sem reclamar, sem maltratar o cidadão.
CurtirCurtir
Sã décadas de desinteresse em tocar o Inquérito Policial com agilidade, responsabilidade e honestidade.
É muito dificil mudar as tradições negativas e culturas nocivas de desprezo pelo serviço de inteligência policial…
Independente de tudo… salário justo é fundamental!
É o epicentro de tudo!
CurtirCurtir
“tudo é fruto das mãos solidárias entre a Autoridade Policial,Promotor,ultimada nas mãos do Juiz”
______________________________________________________
Aí, dotô: Faltou a mão do FDP do escriba aí… (rs)
CurtirCurtir
É porisso que dá merda no I.P., né? Tem muita AP que deixa o IP na mão desse “puliça” menos preparado, NÃO COMPARECE no local do crime, etc, etc, etc….
CurtirCurtir
Hoje a população tem internet. Não está fácil enganar mais ninguém…
CurtirCurtir
EU ME LEMBRO MUITO BEM DO SECRETÁRIO PINTO FALANDO QUE IRIA PRIORIZAR O SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA POLICIAL E LOGO DEPOIS UM MONTE DE OPERAÇÃO EM QUE NOS FAZIAMOS SERVIÇO DE DE P.M. NAS RUAS…
QUANTA HIPOCRESIA!
Achar que vai reduzir os furtos e roubos colocando neguinho de distrito e especializada pra ficar fazendo ronda…que ridículo…que esculacho…tipica coisa de policia que com o tempo e apoio dos padrinhos saiu das ruas e virou maçaneta poderoso.
Porra pega o Infocrim mapea a área e o horário onde estão ocorrendo os crimes e avisem a PM! Se comuniquem! Mandem oficio pra Secretaria de Segurança de SP! Tem medo né!
A nossa função é de polícia judiciária é de quebrar a quadrilha inteira do cara que rouba e furta como de quem compra o carro e suas peças…Com quebra de sigilo telefônico… campana… câmera escondida..policiais civis infiltrados…reconhecimento fotográfico por parte das vitimas dos suspeitos que a investigação levantou!
Enquanto continuar sendo uma policia política com baixos salários sempre teremos Delegados falhando eternamente na condução dos inquéritos(seja finalizando-o rápido demais com um relatório medíocre como protelando eternamente desnecessariamente!)
Os Advogados de Defesa adoram a polícia civil de São Paulo!
É com certa tristeza que vi dois delegados de polícia bons como Dr. Conde e o Dr. Fausto quebrando o pau em um post anterior por causa de um péssimo Delegado de Polícia(o histórico do cara é muito grande meu… é bisonho o cara tem sangue ruim mesmo vai tarde Dr. Damásio)!
CurtirCurtir
DR.FAUSTO
-A POLÍCIA CIVIL ESTÁ PASSANDO POR UM VERDADEIRO DESMONTE, CONSIDERANDO QUE SEUS MAIORES INIMIGOS HOJE ESTÃO DANDO AS CARTAS.
O PODER É VOLÁTIL, MAS ENQUANTO EXISTIR ATROPELA QUALQUER UM, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE NÃO TEM PADRINHOS.
-A CORREGDORIA COMO DEPARTAMENTO, NUNCA FOI INIMIGO DA POLÍCIA, MAS INFELIZMENTE AQUELA QUE HOJE OCUPA A TITULARIDADE, FEZ DO CARGO UM ARRIMO PARA VINGANÇAS PESSOAIS OU FAVORECIMENTOS
PARTICULARES, COMO POR EXEMPLO, TRANSFORMAR O DEPARTAMENTO EM CABIDE DE EMPREGO DE PARENTES DE PROMOTORES E RECÉM SAIDOS DO ÚLTIMO CONCURSO.
SÃO PESSOAS QUE NÃO TÊM A MÍNIMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA POLICIAL, CUJA VISÃO É MAIS MÍOPE QUE UM CÍCLOPE.
-A POLÍCIA CIVIL HOJE, ESTÁ NAS MÃOS DESTE TIPO DE PROFISSIONAL.
-NOSSO SEGUNDO INIMIGO É O SECRETÁRIO…ORIUNDO DO MP E DO REGIME DISCIPLINAR MILITAR, VÊ EM TODOS CIVIS, MEROS SOLDADOS DE UMA TROPA INDISCIPLINADA.
SUA ÚNICA META É A DEMISSÃO DE POLICIAIS, CORROBORANDO O ÓDIO E RANCOR QUE A CORREGEDORA TEM DE TODA A POLÍCIA CIVIL.
-A CORREGEDORA E A SSP ALIMENTAM A MÍDIA COM INFORMAÇÕES TIRADAS DE INQUÉRITOS POLICIAIS QUE TRAMITAM EM SEGREDO DE JUSTIÇA, CUJOS FATOS, MUITAS VEZES NEM OS ADVOGADOS DAS PARTES TOMARAM PLENO CONHECIMENTO.
-A VAIDADE DOS HOLOFOTES SUPERA ATÉ MESMO A LEI, PORÉM, MOMENTANEAMENTE, POIS JÁ EXISTEM ALGUNS AJUIZAMENTOS SOBRE FRAUDES PROCESSUAIS OCORRIDAS NOS INQUÉRITOS INSTAURADOS PELA CORREGEDORIA, ALÉM DO DESCRÉDITO JUNTO AO PODER JUDICIÁRIO.
O GOVERNO PASSA, OS INIMIGOS VÃO EMBORA, MAS AS AÇÕES NÃO SERÃO JOGADAS NO LIXO,MAS SIM, TODAS JULGADAS, CONCORDA ?
-O QUE NOS CAUSA PRAZER EM TODO ESTE CIRCO ARMADO PARA DENEGRIR A POLÍCIA, É QUE AS PARTES ENVOLVIDAS ESTÃO TODAS RICAS, PORTANTO, TERÃO COMO GARANTIR AS INDENIZAÇÕES NA ÁREA CÍVEL.
-ACREDITO QUE TODOS AQUELES QUE ESTÃO CONTRIBUINDO PARA JOGAR NA LAMA A POLÍCIA CIVIL PAULISTA,SIMPLESMENTE NÃO TÊM JUIZO NA CABEÇA, POIS O QUE FIZERAM EM TÃO POUCO TEMPO,LEVAREMOS ANOS E ANOS PARA O RESGATE!
-HOJE SOMOS TODOS VILÕES DE UM FILME FEITO SÓ DE MOCINHOS BEM BARBEADOS, CHEIRANDO A PERFUME DE GRIFE, CABELINHO COM GEL E RELÓGIO MONT BLANC NO PUNHO, QUE PENSAM QUE OS DEMAIS SÃO SUJOS, MAL CHEIROSOS,DOENTES, VELHOS, ULTRAPASSADOS E ACIMA DE TUDO, CORRUPTOS.
ÁS VEZES PENSO QUE DETERMINADAS PESSOAS NÃO TÊM UMA FAMÍLIA,OU QUALQUER TIPO DE COMPROMETIMENTO AFETIVO,AMIGOS, POIS SE OS TIVESSEM SABERIAM O ESTRAGO QUE ESTÃO FAZENDO NA VIDA DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA.
-O TEMPO DEIXOU DE SER HIERARQUIA, A HONRA PODE SER JOGADA NA LAMA,TUDO O QUE SE DEDICOU Á POLÍCIA NÃO MAIS INTERESSA, POIS AGORA VALE A ESTATÍSICA E META DO FALECIDO COVAS : DEMITIR 500 POLICIAIS POR ANO.
E DESTA FORMA LIVRA-SE O ESTADO DE PAGAR SALÁRIO DIFERENCIADO AOS MAIS ANTIGOS, ALÉM DE PODER CONTAR COM A CONTRIBUIÇAO DOS MAIS JOVENS QUE ESTÃO SENDO USADOS DESCARADAMENTE PARA A DERROCADA DA POLÍCIA.
COITADOS DESSES JOVENS MANUSEAVEIS, TENHO PENA DO FUTURO DELES NA POLÍCIA , ESQUECEM-SE QUE QUATRO ANOS PASSAM RÁPIDO.
-O SUBTERFÚGIO DE SE COMISSIONAR DELEGADOS DE SEGUNDA CLASSE PARA AS TITULARIDADE DE DISTRITOS E AQUELES DE PRIMEIRA PARA AS SECCIONAIS É UM JOGO MUITO INTELIGENTE, PORÉM MAQUIAVÉLICO.
NÃO VOU AQUI ENTRAR EM DETALHES, POIS QUEM É POLÍCIA DE VERDADE SABE DO QUE ESTOU FALANDO.
-POR HOJE É SÓ !
CurtirCurtir
Fausto:
Eu amo meu trabalho, mas abomino todo e qualquer prurido classista. Ora, digno colega, o policiamento preventivo é infinitamente mais importante e mais difícil do que a investigação e repressão.
Segundo nosso pessoal modo de ver as coisas: a atividade de polícia judciária é a auxiliar da atividade de polícia preventiva. Esta mais importante, aquela sempre secundária. Como ser um Bombeiro que salva vidas é muito mais importante que um policial que é obrigado a tirar vidas, quem tem o dever de impedir crimes é muito mais importante do que aquele que possui o dever de esclarecer. Digo importância em sentido transcendental, não quero dizer que um profissional valha mais que o outro. Na vida real, quero uma Polícia que não deixe que mal aconteça aos meus filhos. Não quero saber da eficiência de Polícia que me apresente o criminoso que fez mal a eles.
Quanto a críticas e acusações muitas vezes falsas ao órgão policial civil, só posso concluir o seguinte: NUNCA BUSCAMOS EXTRAIR ALGO DE ÚTIL DESSAS CRÍTICAS E DOS ESCÂNDALOS.
E basta de ser politicamente correto quando nos referimos a determinadas classes. Ora, entre políticos A MAIORIA É DESONESTA.
Ladrão só nomeia gente honesta para altos cargos se for para servir de Rainha da Inglaterra. Logo onde político reina, policial é ladrão. A politicalha sempre abusou e se lambusou nas Polícias.
CurtirCurtir
“Pimenta” vai lá pro teu blog vai!
É muita cara de pau… Vc escolheu ser militar não tem direito a mesma liberdade de expressão que nós.
Problema seu se não conseguiu passar pra cá…
Aguente os limites estabelecidos por sua corporação que vc diz de forma tão orgulhosa.
NÃO VENHA PRA CÁ FALAR MAL DA POLÍCIA CIVIL SEU VERME NÃO VIVE O NOSSO DIA A DIA!
VOLTA PRO QUARTEL SOLDADO DE PAPEL!
VCs MAIS DO QUE NINGUÉM SÃO REIS DO ABUSO DE AUTORIDADE!
SÃO ESPECIALIZADOS EM APRESENTAR OCORRÊNCIAS QUADRADAS E COMPLICADAS!
EU ATÉ ELOGIEI O DR. MARCOS MAS PENSANDO MELHOR VI QUE VAI SER UM TREMENDO DESASTRE ESSA HISTÓRIA DE VCS FAZEREM BO SIMPLES! KKK…
A CIVIL VAI TER QUE MANDAR OFICIO TODA HORA PRA CORRÓ DE VCS OU PARA vc mesmo para QUE EXPLIQUEM O OCORRIDO!
CurtirCurtir
Reis do abuso e da destruição de locais de crime. Aliás, se o trabalho policial fosse levado a sério, deveria sobrar “piça” tanto para a PM como para a PC, quando um local de crime fosse prejudicado intencionalmente.
Para a PM, porque não “preservam” nada. Querem fazer o trabalho da PC e do IC, tudo de uma vez só, sem CAPACITAÇÃO…
Para a PC, simplesmente porque não cumprem o Código de Processo Penal. De que adianta serem bacharéis em direito se não cumprem o próprio código??? Quem está errado? O código ou a pessoa?
É porisso que ninguém leva a sério o nosso serviço. Uma polícia quer ser melhor que a outra, quando na verdade as duas fazem no dia-a-dia várias MERDAS…
Acho que o serviço do IC deveria ser mais prestigiado, tanto pela PM como pela PC, além obviamente da própria administração…
Obs.: Não sou perito e não trabalho no IC.
CurtirCurtir
GUERRA,eu lhe pergunto,o correto e bem avançado sistema policial,não demandaria ter um COMANDO ÚNICO,como o é nos países altamente avançados,o Preventivo e o Repressivo unidos em uma só voz de comando e direção.Duas corporações competindo entre si e o preventivo querer invadir o terreno do repressivo,com o devido respaldo governamental,é um tiro no pé.Na realidade duas grandes corporações que não se entdem e não buscam a harmonia em sua vida funcional,sendo certo que,a POLÍCIA JUDICIÁRIA É A LONGA MANUS DO PODER JUDICIÁRIO,tanto que,em tempos de antanho,o magistrado exercia a função do Delegado em terreno imperial,só mais tarde houve a delegação de funções ao dito hoje cargo de DELEGADO DE POLÍCIA.Devida vênia,discordo de vc Guerra,no tocante a importância da repressiva em relação a preventiva,o que eu quis dizer é que o supedâneoo de ações exerciddas pela Polícia Judiciária é mais elitizada e uma consideração maior segundo a carta Constitucional,compêndios jurídicos,legislação e a própria historicidade sócio-política da Instituição policial como um todo funcional,adentrando nos países alienígenas,vejamos a importância e o desenrolar das ações sempre envolvendo a Polícia Judiciária,tão-somente que,lá o nosso papel é exercido pelo PARQUET.obrigado.
CurtirCurtir
Dr. FAUSTO e Dr. GUERRA:
Eu nem tenho mais buscado abordar aspectos que dependam de mudanças legislativas de ordem constitucional ou no âmbito do legislativo federal, como o seria a unificação das polícias.
Eu já me contentaria muito com a mera questão gerencial, pois estou absolutamente convencido de que apenas por ela é possível saltarmos de escala, digamos de 2 para 6 ou 7 em termos de eficiência, de qualidade, de resultado e de respeitabilidade.
Pois imperam vícios e mazelas que transcendem as gestões de governos, de secretários de segurança pública, de DGPs e de Comandante Geral, portanto no âmbito de ambas polícias, os quais, se enfrentados e razoavelmente trabalhados, podem, num curto espaço de dois ou três anos mudar muita a feição da nossas instituições policiais perante a sociedade.
E aí, preciso concordar com o Dr. Guerra, que parte deles tem origem e causa nos nossos políticos, posto que são dos vícios e da forma com que eles usam e manipulam as polícias que decorrem praticamente todas as demais excrecências que presenciamos no cotiano.
Quando olho a gestão do atual Secretário de Segurança, que a acho ainda melhor que a de seus antecessores, não consigo excluí-lo de grande responsabilidade nessa questão. Afinal, ele já se acha nesse cargo acerca de talvez um ano e não atacou temas que lhe incumbiam ter enfrentado desde seu primeiro dia no cargo.
E, ao contrário, me parece que ele ainda substitui esse seu indeclinável dever, ocultando-o aos olhos do povo e até do observador menos atento, com uma forma de prepotência e com a imagem de pulso de ferro, como foram de marketing pessoal.
E o começo de tudo isso deve se dar com a abolição do que chamo de forma capataz de gestão para o modelo legal de gestão, que faz toda a diferença.
CurtirCurtir
Dr. Fauto:: a polícia tem um comando único os países avançados? Bem, nos Estados Unidos, há mais de cem instituições policiais. E cada Estado é independente nas questões policiais, tanto que cada Estado escolhe se quer ou não pena capital (37 Estados americanos têm pena capital). Somente o FBI, que atua em todo o território americano, e a Cia, que age no exterior, são soberanos em suas atuações. Até meras cidades têm suas policiais exclusivas (como se fossem nossas guardas municipais, mas com real poder de polícia). Há até agentes com poder de policia (andam armados) para multar, fazer apreensões e prender donos de animais domésticos maltrados.
Agora, o sistema informatizado é uma maravilha – está tudo conectado 24h e qualquer uma dessas instituições acessa dados de todas as outras instituições.
Eu vi o que aconteceu com uma “integração” ocorrida aqui, em 1970, com a PM e a antiga Guarda Civil Estadual. Foi um massacre – a PM tomo conta de tudou e aposentou todos os guardas, depois de tê-los humilhados em seus quartéis. Eu vi, eu estava lá.
E a Guarda Civil Estadual era, sem exageros, uma verdadeira guarda suiça – educada, bem informada (era famosa por dar informações precisas aos cidadãos). No trânsito, usava até luvas brancas para sinalizar aos motoristas.
Mas essa guarda suíça foi massacrada com a “unificação”.
Me diga uma coisa, dr. Guerra: como vai ser a unificação da PM com a PC, em sua opinião? Uma é um exército fardado, que tem de soldado a coronel (só falta general). A outra é uma instituição civil (como o Judicíario). Quem vai tirar e quem vai por a farda?
O chefe dessa polícia “unificada” vai ser coronel ou delegado? Ou um corogado? Já, na minha opinião, se houver unificação, deve ser assim: a PM com o Éxército (da qual já é tropa auxiliar, segundo a Constituição), e a PC com o Judiciário com a Polícia Federal.
CurtirCurtir
PIMENTA.
GOSTARIA QUE VC EXPLICASSE EM MAIS ARGUMENTOS A SUA FRASE ONDE VC DIZ “QUE A PM NÃO MALTRATA O CIDADÃO”, POIS OS DIVERSOS FATOS QUE EU SEI E PRESENCIEI NAS RUAS E DELEGACIAS EM QUE TRABALHEI MOSTRAM FATOS DIFERENTES SOBRE OS QUAIS VC DICORREU.
CONCORDO QUE NEM TODO PM É GROSSEIRO, MAL- EDUCADO, ARBITRÁRIO MESMO(QUANDO NÃO BANDIDO COMUM OU PSICOPATA), ENTÃO,ACHO QUE VC DEVERIA PENSAR DUAS VEZES ANTES DE ESCREVER ASNEIRAS QUE ATIGEM À TODOS OS PCs, POIS EU MESMO NÃO MALTRATO CIDADÃO(SE VC QUISER SABER TENHO COMO PROVAR, POI TRABALHEI EM VÁRIAS CIDADES E TENHO AMIGOS EM TODAS ELAS), NÃO ROUBO CAIXA ELETRONICO, NÃO FAÇO PISTOLAGEM(GRUPO DE EXTERMINIO DE BIQUEIRAS CONCORRENTES), NÃ ALTERO LOCAL DE CRIME, NÃO APRESENTO OCORRÊNCIA QUADRADA, NÃO USURPO FUNÇÃO DE NINGUEM E NÃO SAIO DIZENDO QUE SOU UMA VIRGEM FORÇADA A VIVER DENTRO DE UM PROSTIBULO. SE VC NÃO CONHEÇE GENTE COM O PERFIL PARECIDO COM O QUE EU CITEI NA S SEGUNDA PARTE DO PARAGRAFO, É MELHOR VC MUDAR DE AMBIENTE, OU REVER SEUS CONCEITOS, POIS CONHEÇO MUITO MALA NA PM E NA PC, MAIS ELES SÃO A MINORIA, POIS A MAIORIA DOS QUE CONHEÇO E E TENHO AMIZADE SÃO HOMENS DIGNOS. BALA NELES!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Retificação: quando disse dr. Guerra, me referia ao dr. Fausto.
CurtirCurtir
Caros colegas policiais. Tenho 22 anos de PC e nunca assisti uma situação igual a que estamos passando agora. Nunca vi uma Administração como esta (PSDB) que parece ter prazer em jogar-nos na lama prejudicando assim quem mais precisa que é o cidadão.
Melhores salários e condições de trabalho podem esquecer, pois para os governantes não é necessário. Alguém já viu amigo de medalhão esperar no DP. Já presenciei casos onde veio a ordem de que fulano deveria ser recebido pelo Titular com vaga reservada para estacionar o veículo. Já vi caso de parar flagrante porque fulano não podia esperar e a ordem era de cima. Situações onde a testemunha escolhe a data e o horário para depor e outras onde a equipe vai até a casa da vítima colher os dados e volta com o BO pronto (espécie de BO delivery). Com este tipo de postura os detentores do poder têm a certeza de que não servimos para nada.
Outra prova de que não há interesse em modernizar a polícia civil é a diferença entre nossa estrutura e a estrutura do Corpo de Bombeiros. Para eles não falta verba e seus equipamentos são modernos porque o ricaço não pode ter uma ambulância andando atrás do seu filho na volta da balada, de sua esposa, dele mesmo. Então como sabem que podem precisar do serviço investem para que possam ter o atendimento adequado. Já não fazem o mesmo com a saúde pública, por exemplo, pois seus caríssimos planos de saúde permitem o acesso aos melhores hospitais, mas o resgate deve levá-los até lá em situações de emergência e o resgate deve garantir que cheguem com vida.
Se você acha que estou exagerando tente por exemplo abrir talão no CEPOL. Estive lá pessoalmente visitando amigos e vi que estão jogados às traças. Um policial atendendo até três cabines de rádio sem rendição para ir ao banheiro (e é meia hora de almoço). É um verdadeiro depósito de policiais. Se você esta se perguntando porque não melhora eu lhe digo. Não melhora e não vai melhorar porque o cliente do CEPOL é o policial que não tem qualquer importância para os governantes, mas também porque sabem que “damos um jeito” quando necessário.
Precisamos dar início a um movimento de união em prol de toda a categoria. Não precisamos fazer greve, brigar com a PM, mas na verdade precisamos dar início a uma “Operação Padrão”, ou seja, vamos seguir à risca o CPP. Chega de quebrar galho, fazer mais do que deve, e para alguns só correr atrás de QSJ, porque estes devem se lembrar que nem todos ficam milionários, mas todos se aposentam.
Com esta postura o povo vai sofrer no começo, mas pelo menos vai saber a real situação da PC paulista. Precisamos expor nossas condições de trabalho e os reais números da criminalidade à população (pois quando chutamos uma ocorrência estamos ajudando o Governo a manter os índices em um patamar “aceitável”) que é a única capaz de nos ajudar e levar o Governo a promover as mudanças necessárias.
Sozinhos não vamos mudar nada porque nem investigar os que nos comandam podemos (o que iria os deixar alertas pelo menos). Mas também somos burros porque quando um familiar ou amigo de um figurão faz uma merda sempre atendemos a ordem para arredondar tudo.
Precisamos também parar com esta rivalidade entre cargos e carreiras. Isto só nos separa e da mais poder para os governantes. Devemos lutar por um órgão representativo único para todas as carreiras. Não dá para melhorar com delegado brigando porque tiraram o elevador privativo no Palácio da Polícia e dizendo que agora terá que subir com todo o resto. Este posicionamento só faz surgir um pensamento de mediocridade sobre os integrantes da carreira e cria rivalidade entre todos como quer o Governo.
Devemos acordar e parar de achar que um DGP vai vestir nossa camisa, empunhar nossa bandeira e brigar por nós frente o SSP e o Governo. Isto nunca vai ocorrer. Este DGP que temos agora somente foi colocado no cargo para usar sua imagem de “polícia operacional” evitando assim greves e manifestações (segurar a tropa). Chega do policial ficar acreditando que uma pessoa é capaz de mudar nossa situação. Quantos já sentaram lá e a situação só piora.
Somente nós com o apoio da população (não dos duzentos e cinqüenta sindicatos) podemos mudar a situação e pelo menos garantir um futuro melhor aos colegas mais novos de PC (ou nenhum policial tem familiares mais jovens que seguiram seus passos).
POR UMA POLÍCIA CIVIL À ALTURA DOS POLICIAIS CIVIL
CurtirCurtir
e essas reforminhas da lei processual são só pra inglês ver. enquanto não houver uma reformona…necas de pitibiribas
CurtirCurtir
PIMENTA: “a PM vai elaborar alguns dos BOs da PC, por que faz, acontece, faz, sem reclamar, sem maltratar o cidadão. A PM NÃO MALTRATA O CIDADÃO??? NEM O MAIS POBRE?? Tu é um fanfarrão!!! kiakiakiakia!!
CurtirCurtir
É ISSO AI Kojack! SE VAI TER UNIFICAÇÃO EU QUERO COM A PF! SOU VEGETARIANO, NÃO COMO COXINHA.
CurtirCurtir
PIMENTA: não cnsegui entender nada, a máteria acima está se referindo a vias de fato, está com problemas psiquiátricos, mudou o ordenamento jurídico com relação a vias de fato. cai fora meu.
CurtirCurtir
pimenta se soubesse que vc é coxinha, nem satisfação eu te daria, vá engraxar suas botas, fazer a barba dia sim dia não, cuidado com os pêlos do nariz fora do padrão. fica me enchendo o saco, mas quanto tiver que trocar tiro com favelado, pobre e preto, não vai pensar duas vezes para derruba-lo pois vc como coxinha já tem conceito formado com relação a esses deficientes morais que moram em favelas.
CurtirCurtir
Para chassidefusca
Você é um pobre coitado. Essas coisas que vc falou de higiene pessoal, como fazer a barba, aparar os pêlos do nariz e engraxar os calçados são normais para qualquer pessoa que tenha o mínimo de educação, auto estima e aseio pessoal, não precisa ser militar seu imbecíl. Isso é o mínimo que as pessoas de boa educação fazem para viver em sociedade. Ninguém é obrigado a aguentar pessoas barbudas e com pêlos do nariz para fora, parecendo um homem da caverna.
Vocês se orgulham de ser PC para poder andar igual a um mulambo, igual a um mendigo, um sub humano. Falou senho rip, senhor bicho grilo, deve fazer bico de vender chveiros no centro da cidade. Sabia que tomar banho, fazer a barba, trocar de roupa, fazer exercícios físicos para manter não só a boa aparência mas a saúde física e mental é indicado a todos, não só para os militares?
Será que a sua senhora pensa a mesma coisa sobre os seus pelos por fazer, saindo do nariz?
Chegue em casa e pergunte a ela ou pergunte pro seu bofe.
CurtirCurtir
Pimenta:
Qual o total de “trouxas” (para vcs meganhas) executados desarmados, algemados, no meio do mato, sem motivo legal nem moral pela corporação PM/Força Pública (até vcs querem trocar de nome…)?
Responda e justifique.
Enquanto pesquisa, fica no gelo.
CurtirCurtir
que maldade, a delegada só fez o seguinte: ELA SÓ NÃO PRENDEU OS PEDÓFELOS COM INFLUENCIA NA SOCIEDADE LOCAL, MUITOS DELES, AMIGOS DE SUA FAMÍLIA E ESPOSO, O MÉDICO PEDÓFELO NÃO FOI ENCONTRADO NO DIA, E , OS OUTROS, FORAM AVISADOS POR ELA E SEUS PARES DA DELPOL, SÓ ISSO, QUAL O PROBLEMA. HÁ, ELA PRENDEU O BORRACHEIRO E SEU SOBRINHO, ESTES POBRES DE TUDO, POREM PEDÓFELOS. TENTOU PRENDER O POBRE E DEIXAR OS SOCIAVEIS NA ENCOLHA, SE FUFU DIREITINHO, IMATURA, INGÊNUA E INFANTIU, EM ACHAR QUE NINGUÉM PERCEBERIA, A SE ELA ABRIR A BOCA E ARRASTAR OS OUITROS.
É UMA VERGONHA
CurtirCurtir
KOJACK:
A unificação imposta pelos DITADORES MILITARES, danificaram gravemente a segurança pública. Na verdade, o Exército se apossou dos órgãos policiais impondo sua doutrina de corrupção, violência, descrespeito ao DIREITO. A PM foi fortalecida, pois recebeu toda a excelente estrutura da Guarda Civil. A Polícia Civil perdeu a Rádio Patrulha, ou seja o serviço típico de policiamento juridiário que é dar atendimento aos casos de crimes consumados ou em andamento. Como deixou de atender as ocorrências, os trabalhos de investigação, na grande maioria dos crimes, foram suprimidos ou deslocados para outras etapas distantes do tempo e local dos acontecimentos. Lembro que, no incío da década 70, ainda criança, verificava o comparecimento de policiais civis em todos os locais de furto mediante arrombamento. Ou seja, a vítima comparecia ao DP e ficava cientificada de que não poderia modificar o local até que por lá chegasse a equipe de Ronda e IC. A parte sofria com a longa espera, mas que a Polícia Civila comparecia ao local era fato. Obvaimente, ainda que o furto não fosse suficientemente esclarecido, o efeito preventivo pela presença da Polícia sempre foi positivo.
Ao longo dos anos, a prevenção efetuada pela PM se mostra cada vez mais sofrível. A investigação por parte da PC praticamente deixou de existir, salvo para os casos de maior repercusão. A PM mostra serviço por meio de atos de repressão, ou seja, por meio das estatiscas de prisões em flagrante, prisões de condenados. Na verdade, avaliando-se as duas polícias pela grande quantidade de crimes efetivamente registrados, verificamos QUE AS DUAS NÃO VALEM NADA.
Verdade, para mim as duas polícias não prestam para os fins a que se destinam. A PC e PM , ao longo dos anos, foram dirigidas por meros estelionatários. A diferença é que a PM vende, como bons serviços, aquilo que na verdade atesta a sua falta de vocação para a prevenção criminal. A PC , nos últimos 5 anos, nem sequer consegue vender um falsa imagem de eficiência.
Enfim, o Estado deve criar uma nova Polícia que absorva o policiaimento preventivo, investigativo, pericial e judiciário. Deveria congelar a criação de cargos e os vencimentos dos que aqui estão, oferecendo melhores condições de trabalho para quem optar pela POLÍCIA única.
A PM não presta. A PC não presta. Como seus membros são melhores do que as respectivas instituições, podem inaugurar uma verdadeira Instituição Policial inigualável.
Mas, considerando-se os imbecis apegados a interesses inconfessáveis, a tradições inúteis, a UNIFICAÇÃO É UTÓPICA.
Lembrando: unificar os policiais não é assimilar. Na assimilação o supostamente mais forte não absorve o mais fraco; este passa a fingir aderência àquele.
CurtirCurtir
‘Kojac’ uma das coisas que mais me assusta é o fato de não haver uma troca de informações criminais entre os Estados da Federação Brasileira.
É um absurdo o sujeito mata vai pra outro Estado e nunca mais é pego na esmagadora maioria das vezes.
O Infoseg além de ser extremamente burocrático de ser acessado o seu banco de dados demora muito a ser atualizado e também não existe uma cultura policial de acessá-lo tanto aqui como emoutros Estados.
É por essas e outras que de vez em quando aparecem uns MEGA SERIAL KILLERS NO BRASIL.
A integração nacional das policias seria um ‘tirambaço’ nos criminosos.
CurtirCurtir
Plenamente de acordo com Dr Guerra, Só teremos uma polícia verdadeira quando for desvinculada de política, com direção ativa e capaz, com reconhecimento dos serviços prestados e promoções merecidas. Há necessidade urgente de criar-se uma Polícia única, bem estruturada e com vencimentos dignos. Estamos ainda muito atrasados em comparação com países de primeiro mundo.
CurtirCurtir
… Mas, considerando-se os imbecis apegados a interesses inconfessáveis, a tradições inúteis, a UNIFICAÇÃO É UTÓPICA.
…
Poxa, que síntese do Vade-mécum da Segurança Pública. Se não fosse tão verdadeiro seria cômico.
CurtirCurtir
“A PM NÃO MALTRATA A POPULAÇÃO” ela MATA a população. Ouvi da boca da Diretora do Núcleo de Balistica do IC, corroborado por um colega da Homicidio, que ao menos 40% dos homicidios do Estado são praticados por PM´s. E esse cidadão acima vem dizer que a PM não maltrata a população.
O problema endemico da PM que possui em seus quadros uma grande quantidade de assassinos que se autodenominam “justiceiros” é infinatamente pior que o pior que os problemas da PC ou de qualquer outro orgão do governo. Enquanto a PM for conivente com isso, por favor, não me venham com hipocrisias como: A PM NÃO MALTRATA A POPULAÇÃO.
CurtirCurtir
Engraçado há alguns anos, um investigador (Xuxa) que salvo engano trabalhava no DEIC, passou informações a um empresario que alguns de seus telefones estavam grampeados pela policia federal (Operação Temis), e como punição foi pedida sua demissão, creio que esta bel. praticou um ato igual se não mais grave, mas pelo fato de ser Delegada noventa dias, cade a equidade?
CurtirCurtir
A PC só será uma instituição de prestígio e de nobre valor quando ocorrer uma valorização ao trabalho policial, salário digno como o da Federal, um bom plano de carreira, uma reestruturação e um plano assistencial familiar!
CurtirCurtir
pimenta cabeça seca, vc é burro ou treina pra ser, seu imbecil, sabe muito bem que esse militarismo medieval te obriga a fazer tudo, se disserem que vc tem que ficar uma semana no meio do mato vigiando sem terras, terá que faze-lo, vai trazer sua cueca freiada de bicicleta pra casa, sabe porque: oficiais mandam, desmandam, humilham e te ferra quando eles acham que devem te ferrar, pois é um simples cabeça seca, que não pensa, logo não existe pra eles. a sua teria que só vc toma banho e faz a barba não serve para a sociedade civilizada, a qual não esta escravizada pelo militarismo medieval, eu mesmo faço minha barba uma vez por semana, porque eu decidi assim, agora vc não, vc foi o militarismo que decidiu que deverá ser um dia sim outro não, tudo que vc dizer saiba que é o militarismo que já determinou o que vc pode dizer. entendeu agora cabeça seca.
CurtirCurtir
Estamos nessa situação por culpa única e exclusiva dos DELEGADOS DE POLÍCIA,diretores corruptos,seccionais corruptos e titulares corruptos,todos apegados às suas cadeiras fazendo qualquer tipo de acordo com o diabo, vendendo suas almas para se manterem nas cadeiras,e os que estão de fora,alertas como abutres a espera de uma chance de retornar à cadeira.Tem tempo e não se aposentam, não querem largar o osso.Enquanto esse entulho não morrer ficaremos nessa situação.E o pior é que os novos quando chegam ao comando se mostram tão corruptos e despresíveis quanto os velhos.
CurtirCurtir