26/10/2010 14h07 – Atualizado em 26/10/2010 14h07
Governo de SP diz que vai suspender processo de licitação do Metrô
Medida foi tomada após denúncia de jornal de irregularidade no processo.
‘Folha de S. Paulo’ diz ter registrado vencedores 6 meses antes de resultado.
Do G1 SP
Governador de SP mandou suspender processo(Foto: Juliana Cardilli/G1)
O governador de São Paulo, Alberto Goldman, disse no início da tarde desta terça-feira (26) que mandou suspender o andamento do processo de licitação dos lotes 3 a 8 da Linha 5 do Metrô. Ele afirmou ainda ter determinado que a Secretaria da Casa Civil peça ao Ministério Público de São Paulo uma investigação sobre a antecipação do resultado de licitações para a ampliação da linha. A denúncia foi publicada nesta terça pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Ainda de acordo com o governador, a Corregedoria do Estado também fará um trabalho interno de investigação, e o andamento das licitações foi suspenso.
Reportagem desta terça-ferira (26) da “Folha de S.Paulo” afirma que o jornal antecipou em seis meses o resultado da disputa. O resultado da licitação só foi divulgada na última quinta-feira (21), mas o jornal afirma que havia registrado em cartório e publicado na internet em abril quem seriam os vencedores do processo.
Segundo a reportagem da “Folha de S.Paulo”, os sete lotes da Linha 5-Lilás custarão ao estado de São Paulo R$ 4,04 bilhões. A Linha 5 ligará o Largo 13 à Chácara Klabin. São 20 km de trilhos passando pelas linhas 1-Azul e 2-Verde.
“Mandei suspender o andamento do processamento da licitação. Nós assinamos os contratos na semana passada, mas as empresas ainda não receberam ordem de serviço, então nós paralisamos o andamento dessas licitações e, portanto, paralisamos o andamento de qualquer obra. Não havia sido iniciada nenhuma obra, nenhum tostão foi gasto até agora. De qualquer forma, nós paralisamos até que tudo isso possa ser esclarecido”, disse o governador no Palácio dos Bandeirantes.
A assessoria do Ministério Público verificava, no início desta tarde, se algum promotor irá instaurar um inquérito civil público para apurar o caso.
Presidente do Metrô nega irregularidades
Em entrevista ao G1, o presidente do Metrô de São Paulo, José Jorge Fagali, negou nesta manhã (26) que tenha havido qualquer irregularidade na licitação e disse que o caso não será investigado internamente.
“O Metrô desconhece qualquer irregularidade nessa licitação da Linha 5. Foi aberta a primeira fase de qualificação, que foram tecnicamente pré-qualificadas todas as empresas que têm condições de participar esses oito lotes. Dois desses [lotes] são túneis feitos através do “shield” [tatuzão]. Após essa fase, nós abrimos os pedidos de proposta para os consórcios pré-qualificados apresentarem as propostas de preços”, disse Fagali em entrevista por telefone ao G1.
Segundo ele, ao abrir as propostas do lote 2 foi verificado um preço 30% acima do orçamento. O Metrô, então, cancelou o processo e reiniciou a tomada de preços para os lotes de 2 a 8, conforme previsto em edital.
“Não temos conhecimento de qualquer irregularidade dentro do nosso edital. Ele está perfeito, foi aprovado pelo Tribunal de Contas. Não temos conhecimento de qualquer acerto que o mercado externo possa fazer”, reforçou Fagali.
O presidente do Metrô, entretanto, disse que não será feita qualquer investigação interna sobre o caso. “Estamos nos colocando à disposição para qualquer investigação. Estamos à disposição até por que não temos que investigar algo que aconteceu fora do Metrô (…) Se houve algum acordo externo é externo e o Metrô não tem conhecimento”, disse.
Consórcios
O G1 entrou em contato com os consórcios de empresas envolvidos na licitação. O consórcio Mendes Junior disse que não vai se pronunciar sobre o assunto.
O Consórcio Odebrecht/OAS/Queiroz Galvão afirmou que soube do resultado no dia 24 de setembro de 2010, e que nenhum acordo foi realizado. O grupo informa que, desde o início do processo, concentrou seu foco no lote 7, que permitiria aproveitar o “tatuzão”, equipamento que apenas dois consórcios estavam qualificados para usar e que deve ser utilizado nos trechos 3 e 7.
“Segundo as regras da licitação, nenhum consórcio poderia conquistar mais do que um lote, a probabilidade do Consórcio ficar responsável pelo lote 7 era muito grande, dependendo apenas da proposta de preço, o que também atendeu às expectativas do cliente”, afirmou o consórcio em nota.
Procurado pelo G1, o Consórcio Andrade Gutierrez/Camargo Correa também informou, en nota, que “tomou conhecimento do resultado da licitação quando os ganhadores foram divulgados pelo Metrô em sessão pública”.
O G1 aguarda retorno dos outros consórcios envolvidos: Constran/Construcap, Galvão Serveng, Heleno Fonseca/Triunfo, Carioca/Cetenco ee CR. Almeida/Consbem
PSDB..partido do trololó…explica ai vai Goldman..ou o rabinho tá no meio das pernas de vergonha…..atira pedra , atira
CurtirCurtir
Ora, foi só um exercício de clarividência do repórter mais afoito. Manipulação em licitações, izto nom ecziste na terra de Andrade.
CurtirCurtir
Taí,Escravona,
`Contra o “minino bunitinho” tudo é mesmo trololó…
::
CurtirCurtir
O cloaca news,posta umas pérolas do senador Aloysio,
são todos da mesma orla..
CurtirCurtir
Conversa afiada:
” Fortes: turma do serra desvia mais de 400 milhões em
São Paulo”
E sabem de onde??? Do SUS.
CurtirCurtir
Coming up…
CurtirCurtir
Segundo os auditores Alckimin terá que prestar contas do sumiço do dinheiro,será?????
CurtirCurtir
Temos vários blogs,denunciando o que o PIG, na operação”ABAFA”,tentou esconder.
Não bastasse as dezenas de CPIs, que nunca foram para frente,sendo que a maioria delas envolve tucanos-dem.
Agora,denúncias sobre a filha de Serra, e a lavagem de dinheiro.Também ,o “empreguismo” das filhas de Paulo Preto, uma dentro do Palácio,outra defendendo as empreiteiras contra os interesses do estado de S.P.
A Soninha,na sub-prefeitura da Lapa, e suas duas filhas lá “empregadas”.Agora ,as licitações pré anunciadas,e também o rombo de 400 milhões dos cofres
de São Paulo.
Espero sinceramente,que os veículos de comunicações
desistam de apoiar estes,que afundaram SP,e certamente
detonaram com nosso país.
DILMA-DILMA- decorem esse nome e façam-na vencer.
CurtirCurtir
Duvido que aqui em São Paulo tenha licitação dirigida, ainda mais na modalidade de obras públicas.
Duvido da autenticidade do vídeo feito pelo jornalista da Folha seis meses atrás já sabendo quais seriam as empreiteiras vencedoras.
Isso é factóide criado em véspera de eleição.
Depois quando surgem crateras tipo “linha amarela” ninguém sabe o porquê.Como diz o Serra, isso é bobagem.
CurtirCurtir
FICARIA MUITO FELIZ SE O GOV.COLDMAN FOSSE PRESO E FIZESSE ACORDO DE DELAÇÃO PREMIADA, ENTREGANDO O SERRA E O ALQUIMINHO.
OS MODERNOS ALI BABÁS, SUBTRAEM FORTUNAS SEM SACAR ESPADAS OU ARMAS.
CurtirCurtir
SE FOSSE NO JAPÃO JA TINHA MINISTRO E SECRETARIOS SE SUICIDANDO DE VERGONHA, AQUI ESTÃO DANDO RISADA
CurtirCurtir
Ele é o “Laranja”, igual ao Claudio Lembo.
CurtirCurtir
já não aguento mais ver a cara de maracujá esquecido na gaveta do vampirão serra na televisão, inventando frases como o trololo, o tro dele não sei, mas o lolo, esse vai levar uma botinada no dia 31
CurtirCurtir
pinoquio alckimin, o ligeiro, arruma os 400 milhões rapidinhoé só fazer os departamentos trabalhar 24 horas, também vai fazer correria na daslu, na gocil onde é acionista e no principal arrecadador do governo,o PCC do marcola
CurtirCurtir
Pingback: Tweets that mention MARACUTAIA NO METRÔ DE SÃO PAULO « JORNAL FLIT PARALISANTE -- Topsy.com
ESTRAGARAM O NEGÓCIO DO PAULO PRETO, APOSTO QUE A CÚPULA DO PSDB VAI COLOCAR A CULPA NELE.
CurtirCurtir
Dilma abre 17% de diferença para o Vampiro desgraçado.
CurtirCurtir
E se colocar esse Paulo Preto no varal será que não dá uma clareada ?
Engraçado, não ouvi ninguem dizer que o MP iria destacar dois promotores para acompanhar o caso.
CurtirCurtir
E POR FALAR EM METRÔ….JÁ APURARAM AQUELE CASO DA CRATERA, DOS 1.5000.000,00 QUE SERVIU ATÉ PRA COMPRAR IMÓVEL NA PRAIA ???
E O LAUDO IMPRESTÁVEL ???
CADÊ O PERITO ??
JÁ INVESTIU NA BOLSA ?
OU COMPROU IMÓVEL TAMBÉM ??
CurtirCurtir
Quando perguntaram ao nosso homem de ouro o porquê de Paulo Preto ter sido demitido dois dias depois da inauguração do roubanel e ele respondeu que isso era problema dele, que não tinha que explicar nada pra ninguém. Imagine se ele vai explicar como a licitação já estava ganha há seis meses.
E aí promotores de justiça, CADÊ VOCÊS??? CADÊ A FISCALIZAÇÃO NO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO?? Vocês são dissimulados como a pm, mas um dia a máscara de vocês vai cair, eu tenho certeza disso e peço a Deus para estar vivo para ver…
CurtirCurtir
promotores, o rombo no SUS é de quatrocentos milhões. QUATROCENTOS MILHÕES. E vocês estão igual ao Lula, não viram nada e não sabiam de nada. Muita competência.
CurtirCurtir