Jefferson Kravchychyn: “Como todo mundo tem um advogado ou bacharel em direito na família, ou conhecido, qualquer coisa é motivo para entrar na Justiça”…BRILHANTE EXEMPLO DE ARGUMENTAÇÃO “JURÍDICA” 3

Brasil tem mais faculdades de Direito do que todo o mundo

 

O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo, juntos. Existem 1.240 cursos para a formação de advogados em território nacional enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades. Os números foram informados por Jefferson Kravchychyn, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Temos 1.240 faculdades de direito. No restante do mundo, incluindo China, Estados Unidos, Europa e África, temos 1.100 cursos, segundo os últimos dados que tivemos acesso”, disse o conselheiro do CNJ.

Segundo ele, sem o exame de ordem, prova obrigatória para o ingresso no mercado jurídico, o número de advogados no País –que está próximo dos 800 mil— seria muito maior.

“Se não tivéssemos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teríamos um número maior de advogados do que todo o mundo. Temos um estoque de mais de 3 milhões de bacharéis que não estão inscritos na ordem”, afirmou Kravchychyn.

Má qualidade

Na opinião do conselheiro do CNJ, as faculdades de Direito no Brasil deixam a desejar. “Temos mais de 4 milhões de estudantes que estudam em faculdades que não ensinam mediação, arbitragem, conciliação. Ou seja, temos um espírito litigioso. Tudo eu quero litigar [discutir]. Isso é da formação da própria faculdade”, comentou o conselheiro, que citou, ainda, o perfil do brasileiro que entra com ações na Justiça.

“Não quero criticar o advogado, mesmo porque sou um. Mas precisamos mudar a consciência social sobre brigas no judiciário. Como todo mundo tem um advogado ou bacharel em direito na família, ou conhecido, qualquer coisa é motivo para entrar na Justiça”, finalizou.

Um Comentário

  1. Por certo,ele gostaria que todos engolissem os problemas,
    os aceitassem,e só reservariam esse direito,aos endinheirados .
    Se existem tantas faculdades é porque interessa, se o ensino é precário, denuncie.
    Mas só quer tecer críticas,e nada a acrescentar,vá trabalhar.

    Curtir

  2. Meus pais não são endinheirados, mas graças a Deus e a eles pude me formar e passar no exame de ordem unificado. E o conteudo da reportagem é verdadeira, pois se eu dependesse apenas da faculdade não teria passado no exame e olha que eu estudei entre as melhores universidade do meu Estado, imagine a pior. E meus colegas que sempre estudavam, faziam seus trabalhos etc passaram no exame, mas aqueles que só queriam sabe de farra, festas,colar nas provas etc não conseguiram passar ainda. Concordo que o valor da inscrição do exame deve ser mais barato, pois o preço é alto. Mas o exame de ordem é um mal necessário, infelizmente.

    Curtir

  3. A declaração de direitos humanos de São José da Costa Rica, do qual o Brasil é signatário, estabelece que qualquer um tem direito de defender-se, sem necessidade de advogado. No Brasil, essa declaração tem força constitucional, tendo sido aprovada por 2/3 do congresso em votações separadas. Assim, quando se exige que eu contrate um advogado para defender-me, estão desrespeitando meus direitos humanos, tanto quanto se me torturassem.

    Respeitando os direitos humanos do cidadão, e garantindo nosso jus postulandi, só exerceriam a profissão de advogado quem realmente fosse competente. Melhor do que um exame seria acabar com essa reserva de mercado que desrespeita os direitos humanos do cidadão.

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com