POLICIAIS CIVIS E MILITARES DE GUARULHOS CONDENADOS COMO INTEGRANTES DE MÁFIA DE JOGO 27

11/10/2010 – 07h29

11 policiais são condenados por explorar caça-níqueis em SP

JOW E ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO

A Justiça condenou à prisão um grupo de 22 pessoas, 11 delas policiais civis e militares, acusadas de integrar a máfia que explorava máquinas caça-níqueis em Guarulhos (Grande São Paulo), segunda maior cidade paulista.

As penas de prisão foram aplicadas pelo juiz Clávio Kenji Adati, da 5ª Vara Criminal de Guarulhos, e variam de seis a 25 anos. Os réus podem recorrer.

A maior parte dos condenados está presa há um ano, quando o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público Estadual, e a Corregedoria da Polícia Civil fizeram uma operação contra o esquema.

Os policiais civis (oito) e militares (três, um deles da reserva) foram considerados culpados da acusação de cobrar propina para avisar donos de máquinas caça-níqueis sobre operações policiais em Guarulhos e, com isso, evitar apreensões e prejuízos ao jogo ilegal.

À época da chamada operação 11 de Setembro, que terminou com a prisão dos policiais acusados, em 2009, a Secretaria da Segurança Pública a tratou “como a maior operação da Corregedoria da Polícia Civil”.

A investigação sobre a máfia do jogo ilegal começou em dezembro de 2008, quando um montador de caça-níqueis resolveu denunciar o esquema por ter sido ameaçado de morte pelos donos das máquinas.

À Promotoria o montador apresentou uma radiografia detalhada sobre quem pagava e quem recebia propina para permitir o jogo ilegal.

A partir de endereços e telefones, escutas telefônicas autorizadas pela Justiça identificaram quem fazia parte da corrupção.

A estimativa de investigadores que atuaram contra a máfia dos caça-níqueis é que o esquema rendia aproximadamente R$ 150 mil semanais aos donos das cerca de 600 máquinas de Guarulhos.

POLICIAIS

Os policiais civis condenados são: Célio Ernesto Gatti (que teve a pena mais alta, 25 anos), José Orlando Souza, Marcos Viana Costa, Alex Estevam de Morais, Cleber de Castro, Antonio de Matos Tavares, Maurício Freitas Rocha e Carlos Roberto Ribeiro.

Os PMs: Ivaldo Batista da Silva (da reserva), o cabo Fabiano de Almeida Silva e Antonio César Correa.

Acusado de chefiar a máfia, Roberto de Assis Neto Filho foi condenado a 21 anos de prisão e está foragido.

Os advogados de defesa dos 11 policiais e de Neto Filho foram procurados pela reportagem ao longo de sábado e domingo, mas não foram localizados.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/812876-11-policiais-sao-condenados-por-explorar-caca-niqueis-em-sp.shtml

E O EX-SECCIONAL DE GUARULHOS JURANDIR CORREIA SANTANA? E OS TITULARES DOS DISTRITOS?

Um Comentário

  1. Acorda Ministério Público tem coisas tão ou mais graves que isso aí rolando pelo universo policial civil de sp!

    Queridos promotores de justiça vamos se preocupar menos em dar aulas nas faculdades a noite e finais de semana em cursinhos preparatórios e defender mais os interesses individuais e sociais indisponiveis dos cidadãos deste Estado como a probidade da Administração Pública na esfera policial.

    Curtir

  2. Caramante;
    Está devendo a entrevista com a prefeita de Cubatão que disse que precisava pagar para ter policiais na operação verão.

    Curtir

  3. Essa reportagem foi a denúncia que levou o Ministério Público a investigar e prender todo mundo em Guarulhos.

    Curtir

  4. O que nos deixa estarrecido, como diria a saudosa Elis Regina, é que ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais.Cadê chefe de investigador, delegados titulares de distritos, delegado seccional, oficial da PM? Quer que eu acredite que rolava essa roubalheira e quem comandava e dirigia a polícia no município não sabia de nada? Engana que eu gosto. Cadê o Jonhy Rock, o Jura? Procura no apê de luxo e na fazenda que vocês acham.

    Curtir

  5. Como sempre bois de piranha pagam, e os mandantes ficam ilesos.Viva São Paulo,o Estado de homens sérios, comprometidos,e de respeito!!!!!
    Quem em sã consciência,votaria em pessoas “capazes” de tudo, tudo mesmo,para assumir o poder?
    Taí a resposta,eles…..

    Curtir

  6. Os chefões somente escaparam porque os próprios condenados garantiram a impunidades deles. Somente a fada madrinha acredita que esquemas dessa magnitude não tenha conivência, complecencia/tolerência ou incentivo de escalões superiores, de modo a permitir a contínua prática de delitos com tanta liberdade.
    Ninguém que faça parte do macro sistema de segurança pública acredita que os detentores de poder do alto escalão desconheciam tais fatos e muito menos ainda que nada recebiam. Todo esquema que envolve dinheiro não fica em segredo e nem todo dinheiro fica somente nas mãos do autor direto do delito,a grande parte dos que foram condenados.
    Ser ladrão policial/policial ladrão implica abrir mão de parte do que obtém da corrupção, entregando-a a seus superiores para que continue a agir.
    Na polícia todos sabem quem são os ladrões, mesmo que estes se finjam de bobos, porque a lingu do policial desonesto não cabe dentro da boca e precisa brandir aos ventos os seus feitos e na ordem das coisas se vangloriar da proteção de fulano.
    Tais condutas visam garantir aos aos demais participantes de esquemas ou não participantes, que está protegido.
    É verdade que alguns alardeiam falsas proteções para que possam agir livremente e sem concorrência,mas nesse caso agem por conta e risco.
    Ninguém fica tanto tempo fazendo esquemas de corrupção sem proteção.
    Os chefes se locupletam garantindo a corrupção fingindo que não estão sabendo, mas recebendo.
    Dizer um promotor ou juiz que os chefes não
    caíram no grampo e por isso não figurarão como réus é perpetuar a corrupção trocando apenas as mulas policiais.
    É isso que são parte dos condenados, mulas dos verdadeiros chefes da corrupção policial, que não aparecem quando vão presos.QUE NOJO.

    Curtir

  7. Continuando,
    que isso sirva de exemplo para atuais e futuros ladrões da polícia. Roubem bastante, protejam seus chefes, dêem parte do que roubaram de outros desnestos para seus chefes desonestos e depois fiquem presos por bons anos, sem ver o crescimento de seus filhos, abandonando suas famílias enquanto seus chefes estarão alegremente gastando, sem nenhum pudor, o que vocês roubaram e com certeza metendo o pau em vocês, chamando-os de corruptos.
    Fiquem aí tomando no rabo, presos enquanto seus chefes estão sossegados recebendo de outros trouxas que entrram em seus lugares.

    Curtir

  8. Isso tudo é da época do joão rockin roollo hoji sexual de mugim. Ele é igual a poupança bamerindos, continua numa boa. Podre, podre de rico e cheio de fazenda. E a meia duzia de gato pingado, peixinho, tá na cadeia segurando a onda do jãozinho e do saynha. Bem feito seus trouxas arrecada para os tubarões e ganhe um belo uniforme listrado com direito a quentinha na prisão, enquanto os tubarões usam ternos italianos, comem caviar e camarão num belo hotel de luxo. Bando de manés, tem que dar uma de Pena vai para a cadeia mais leva todo mundo atrás.

    Curtir

  9. CONTAM QUE CAGUETO TODO MUNDO PRA LIVRAR O DELE DA RETA,
    ASSIM,, HOJE CUIDA DE SEU LATIFÚNDIIOS POR EXEMPLO

    ARARAQUARA, DUAS FAZENDAS DE CANA E CITRICOS COM INDUSTRIA DE CÍTRICOS E TUDO O MAIS,

    USINA DE ACUCAR E ALCOOL NÃO SEI AONDE MAIS TEM

    OUTRO LATIFUNDIO, A SEXUALANAL DE MOGI DAIS CRUIS

    OUTRO DIA RIPÔ UM DELEGADO DA DISE PORQUE OS TIRAS TÃO RENDENDO MUITO PRO CHEFE MERIS E PRA ELE JOÃO ROCCO AND ROLLO DA AMÉRICA.

    E O DELEGADO QUIS TIRAR O CHEFE DOS TIRAS DA DISE

    UM QUE TÁ COM O PÉ NA RUA CONHECIDO COMO KUIK, MAS
    ELE É QUE FOI TIRADO, PORQUE A DISE RENDE 50 POR MES PRO ROCK AND ROLLO E PRO MELIS

    Curtir

  10. O QUE DIZEM LA´EM MOGI DAIS CRUIS É QUE O JOÃO ROCK DA AMÉRICA

    CAGUETÔ OS CARA LÁ DE GUARULHOS PARA O GAERCO

    DANDO UMA DE HONESTO
    ASSIM SE LLIVRO DA CANA, DO TIPO ASSIM: NA HORA DO APERTO, EU DIGO EU NÃO CONHEÇO ESSES CARAS AÍ NÃO HEIN DOTOR PROMMOTOR, NÃO TENHO NADA A VER COM ELES NÃO, SE APRONTARAM PODE PRENDER QUE EU ATÉ AJUDO A PRENDER. É ASSIM QUE ELE FUNCIONA E SAI NA BOA COMO SE NADA TIVESSE HAVER COM O CASO. ESS

    ESSE É O DR. JOÃO ROCK AND ROLLO DA AMÉRICA SEXOANAL DE MUJIN DAIS CRUIZ

    Curtir

  11. o sexual de mugim é amigo dos promotores do gaerco estão sempre almoçando juntos vc acha que vai sobrar alguma coisa para o rock? nunca, ele é muito esperto. o que me deixa triste é saber que ele é amigo do kasé, que repassa todos os trampos para ele, e ninguem faz nada. o DIRETOR podia pelo menos fazer alguma coisa para não dar tão na cara assim ou a corregedora que sabe muito bem dos esquemas de mogi e como tudo funciona e não faz nada.tudo farinha do mesmo saco.

    Curtir

  12. Mogi é a terra do caqui… Se existe o cú do mundo… O cú do mundo é aqui… Porisso so vem merda para essa cidade.

    Curtir

  13. O ROQUE JÁ SE DIZ NOVO DIRETOR DO DEMACRO DEPOIS QUE O GERALDINHO GANHOU AS ELEIÇÕES. O CARNEIRINHO QUE SE CUIDE, VAI VIRAR CHURRASCO LOGO LOGO. QUEM CONFIA EM COBRA ACABA PICADO. O BIBIDADALALA QUE O DIGA, TOMOU A MAIOR RASTEIRA DO DITO AMIGO ROQUINHO.

    Curtir

  14. O Roque era o espião do Geraldo, na campanha do Mercadante. Se isso for verdade, não da para confiar em mais ninguem nessa polícia.

    Curtir

  15. eu entendo bem isso aqui no bairro onde morro e assim as crianças nao sabem ler tem mulheres no trafico e a policia so vem aqui pra pegar dinheiro principalmente o arcajo a policia nao prende ninguem do moinho,da favela do chapa porque sera os caras tem ate comercio fora e dentro da favela

    Curtir

Os comentários estão desativados.