“Bico oficial” é “menos ruim” que o clandestino 25

“Bico” é paliativo para salário baixo, afirmam especialistas

Eles defendem revisão em carga horária, condições de trabalho e salários

Extra pode afetar serviço, afirma coronel; para professor, “bico oficial” é “menos ruim” que o clandestino

DE SÃO PAULO

Especialistas em segurança pública encaram de formas diferentes o “bico oficial” da Polícia Militar, mas são unânimes em apontar uma necessidade de uma melhora dos salários.
Ligados à PM, o coronel da reserva José Vicente da Silva e o deputado Major Olímpio (PDT) fazem duras críticas à medida adotada pelo Estado.
O primeiro afirma que é um “realismo estúpido” tornar o “bico oficial” com o argumento de que isso é melhor do que o policial fazer trabalhos clandestinos.
“Eu prefiro não entrar nesse realismo estúpido e considerar que é necessário fazer uma revisão urgente da carga de horário, das condições de trabalho e dos salários.”
Para ele, o serviço do policial é estressante e essa carga extra poderá prejudicar a qualidade do serviço oferecido à população. “No horário de folga, ele precisa descansar e conviver com a família.”
Olímpio, por sua vez, diz que esse convênio consolida a “omissão” do Estado em remunerar bem os policiais. “Agora que irão congelar de vez o piso do policial.”
O professor Ignacio Cano, membro do Laboratório de Análise da Violência da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), diz que o bico oficial é “menos ruim” do que o bico irregular.
“É melhor você regularizar uma situação do que fingir que ela não existe e tolerá-la. Essas coisas acabam evitando que a gente encare o problema de forma mais global, e discuta a segurança pública como um todo”, disse.
“O ideal seria que o policial trabalhasse oito horas por dia para segurança pública, dedicando-se integralmente, e recebesse um bom salário para isso”, afirmou.
Já Luís Flávio Sapori, professor da PUC-MG e coordenador do Instituto Minas Pela Paz, diz considerar “uma medida inteligência e prática” de atacar frontalmente um problema. “O bico é uma prática difícil de controlar.”
Ele diz, porém, que o valor pago deveria ser melhor. “Precisar ser compensatório o suficiente para desestimular o bico, para que não queira fazer bicos adicionais. Desestimular completamente.”
(ROGÉRIO PAGNAN)

Um Comentário

  1. Na verdade ao se colocar os PMs para fazerem bico na região da 25 de março e adjacencias querem cabar com a vigorante REPRESSÃO exercida pela Polícia Civil através dos policias do DEIC e da 1ª Seccional que lá combatem a pirataria, a sonegação fiscal, a corrupção ativa e a imigração ilegal.

    Curtir

  2. Quis dizer corrupção passiva e também o combate exercido contra o contrabando a prevaricação a condescencdência criminosa e a advocacia administrativa.

    Curtir

  3. CARACA, SER PRAÇA DA PM É FODA:

    1 – ENGOLE SAPO DE OFICIAL FILHO DE PAPAI

    2 – ENGOLE SAPO DE DELEGADO ALIENADO

    3 – ENGOLE SAPO DE BANDIDO

    4 – ENGOLE SAPO DE MADAME VITIMA

    5 – ENGOLE O SALÁRIO DE FOME DADO PELA CLIENTELA, A SOCIEDADE BANDIDA

    6 – ENGOLE SAPO NA FOLGA, PRA COMPLETAR A RENDA FAMILIAR DEIXA DE FICAR COM A FAMILIA

    7 – ENGOLE SAPO DA FAMILIA QUE QUERIA SER LEVADA PARA PASSEAR NA HORA DA FOLGA, QUER DIZER, DO BICO

    8 – E, NA MAIOR CARA DE PAU, TEM QUE ENGOLIR ESSA CANALHICE DESGRAÇADA CHAMADA LEGALIZAÇÃO DO BICO, QUE NADA MAIS É DO QUE A CONSAGRAÇÃO LEGAL DA INCOMPETÊNCIA DO ESTADO DE FORNECER O MÍNIMO DIGNO PARA O SEU FUNCIONÁRIO MAIS SACRIFICADO, QUE É O PRAÇA DA PM;

    ENQUANTO ISSO, NO BLOG DO BACALHAU, SE PODE LER QUE A ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES FEDERAIS ENTRARAM COM LIMINAR NO SUPREMO PARA LHES SEREM GARANTIDOS OS PAGAMENTOS DE AUXILIO MORADIA! A LIMINAR PERDERAM, MAS O MÉRITO, POR BAIXO DOS PANOS, GANHARÃO…

    ESSA SOCIEDADE BRASILEIRA É TÃO CHIFRIM, QUE AINDA VÃO INSTITUIR A “POLÍCIA VOLUNTÁRIA”, QUE SERÁ A SUBSTITUTA DO ATUAL MODELO, QUE SERÁ MOLDADA DO MESMO MODO COMO A FUNÇÃO DE MESÁRIO DE ELEIÇÃO: HONORIFICAMENTE. SÓ TEM CANALHA NESTE PAÍS…

    Curtir

  4. É Phermentum: lembra quando você “deu um pito”(?) em um Policial que queria tomar um lanche às duas da tarde na padaria defronte à delegacia em que estava de plantão? Aquela “alienação” foi “phoda”! Por que então preocupar-se com os Militares Estaduais agora? Melhor seria verificar-se as más condições de trabalho dos bravos Policiais Civis…recomendo-lhe leitura de “post” de LUIZINHO PIU sobre as agruras das três equipes do DP em que ele atua…..(média de 14 BOs por dia de serviço para investigar….)
    Em outros aspectos de seu texto acima, há de fato que se concordar com alguns deles…

    Curtir

  5. Se os pms estiverem fazendo bico e eu for assaltado, eles vão largar o bico pra me conduzir ao D.P.? Ou vão cuidar apenas dos monumentos da prefeitura e vão prevaricar? Qual vai ser esta função de “bico” dos pms para a prefeitura?

    Curtir

  6. Oficializado o TRABALHO ESCRAVO.
    E aí Cap.PM,seus homens não merecem aumento?
    Ou devem ser gratos por terem sequer direito à folga?
    Quem aguenta tudo isso?
    Saia do muro e defenda a dignidade de seus homens a um salário compatível com a periculosidade e insalubridade, vá lá para seus blogs externar seus comentários em favor deles, grande coisa vir aqui, e defende-los, de quem? De nós? Mas do governo você não tem coragem?
    Por omissão de vocês, eles sucumbem diariamente nos bicos, vocês não têm consciência, nem respeito por eles, só fingem,e bem longe de suas” plagas”..

    Curtir

  7. Esse falido desgoverno paulista quer esquivar-se de suas obrigações, de pagar vencimentos decentes aos seus policiais e joga a conta nos municípios que, se quiserem, fazem ou farão “convênio”.

    Fácil assim, empurrar a conta para os outros…

    Esquece-se que folga foi feita para se descansar, ter tempo com a família e tentar se recuperar do estresse do trabalho policial.

    Sacrifica-se assim a higidêz mental dos milicianos que, certamente, vão engrossar o índice de brutalidade e violência que uma minoria pratica e que, infelizmente, mancha toda a PM paulista.

    E os pobres (literalmente) policiais civis que não tem esse tipo de convênio? Vão continuar nos “bicos” ilegais e na insegurança perene que nos assola há mais de 20 anos.

    Quase uma geração inteira de policiais recebendo uma miséria de vencimentos e vendo só a escuridão à sua frente.

    Claro que isso JAMAIS justifica, mas explica, perfeitamente, como a tentação da corrupção é grande para muitos.

    Quem sabe o desgoverno de São Paulo também não queira implementar o bico noturno conveniado? Já que folga é só para “vagabundos”, para quê dormir à noite???

    Até quando vão pisar em cima de nós?

    Curtir

  8. CAP. PM,

    Já está na hora de vc ser promovido.

    Quem sabe quando chegar a Tenente-Coronel,possa ter influência no desgoverno para tratar os policiais com mais respeito à sua dignidade humana?

    Lamento que vc, como a esmagadora maioria dos oficiais da PM, só tenha olhos para o próprio umbigo.

    O seu “bico” com certeza, está bem garantido.

    Curtir

  9. Buraco Negro: vocês devem entender que não somos inimigos, em que pese por vezes haver pontos de vista divergentes…aceitem as divergências com respeito e normalidade, pela liberdade de expressão!…A “velha fórmula de rixas”, durante décadas, nada trouxe de benefícios, nem para a Civil, nem para a Militar; é fruto da época de Força Pública, Guarda Civil; fruto de épocas conturbadas de há mais de 40 anos……Mudemos amigo, estamos em 2010! Ademais, sejam felizes vocês da Civil pela “honra” (democrática) de terem um “blog” para debates das agruras do dia a dia das instituições; valorizem o “blog” e não causem repulsa a membros de outras instituições!
    ***Em resposta digo: Posso assegurar a você que os Oficiais “brigam” pela tropa, dentro do possível legalmente. Aliás coisas que não vemos em outras instituições, havendo divisão entre operacionais e demais carreiras, meio que “torre de babel”!
    A atividade delegada foi uma conquista, (desculpe-me Dr Guerra, pela divergência, sei que o Sr entenderá)…Em Mogi, inúmeros Soldados perguntam se não será estendida para a cidade…Estão ansiosos e parece que o Prefeito está sinalizando a favor para se iniciar estudos sobre o caso….

    Vejam: O PM e o Policial Civil ganham praticamente a mesma coisa do governo (no hollerith), ganham muito menos do que suas importâncias sociais, é claro!! O ideal seria aumento substancial nos salários dos ativos e inativos, porém somos mais de 140.000 e qualquer aumento traria efeitos “cascatas” que iriam ferir a Legislação a que se submete o Chefe do Executivo….Sejamos realistas!!!!! (O Delegado de Polícia, por exemplo, teria de ter seus vencimentos alçados aos colegas de outros Estados, pois sem dúvida o cargo é árduo e de enorme responsabilidade…não há dúvidas, ainda mais em SP!!!!! Mas hoje seria possível??)
    Quanto a tal atividade, não que seja a panacéia para a resolução de problemas econômicos dos Policiais, porém dos “males o menor”!
    O “pai de família” e policial, de qualquer forma, vai procurar melhorar as condições de sua família…(Vocês expõem, inclusive, alguns casos de pessoas que se utilizam da “carteira” de maneira escusa e traidora…(corruptos)).
    Na “atividade delegada”, além do atendimento ao bem comum com o aumento pontual da Polícia Ostensiva e a consequente queda de crimes, principalmente os crimes patrimoniais, os Policiais estão “cobertos”, estão em serviço e com “apoio imediato”; representam o Estado!Se se fizer uma pesquisa nas imediações da Rua 25 de Março, ver-se-á que a aprovação dos cidadãos será maciça…
    ***Caro “Buraco Negro”: isso os Oficiais conseguiram, conquistaram para seus Soldados… (leia-se: com anuência do festejado atual Comandante Geral, que é muito querido pelos Praças!!!)
    “Bico” fariam de qualquer jeito para complementar a renda, (os honestos), então que seja de uma forma melhor, mais segura, com apoio…
    Melhor estar trabalhando com orgulho,em prol da população, do que na hora de folga “fazer besteira”, unir-se a marginais, etc….coisas que vemos bastante, principalmente com relação àqueles que “não fazem bico”…(***PM geralmente faz “bico”!!!!)

    A propósito, caro “Buraco”: os bons e honestos operacionais, que são a maioria da Civil, se tivessem a oportunidade que os Oficiais conseguiram para a tropa da Capital, aceitariam com orgulho trabalhar na atividade delegada ou coisa parecida, pois pelo menos estariam “recebendo” honestamente….Quantos de nós não ultrapassamos o horário e nem a “hora extra” fizemos jus??? (outro caso a se pensar)
    *** Obs: a atividade é de espontânea adesão…
    *** Obs: Não sou “RP” da PM conforme um colega da Civil expôs, pois não tenho capacidade para tal, porém aqui entro para defender minha Corporação e dissolver injustiças que sempre vi contra os PMs….(inclusive vi muita injustiça contra PMs dentro de delegacias de policia da zona leste da capital e a defesa pontual é uma forma de mudar-se o estado de coisas…)
    Dr Guerra, um abraço e aceite uma sugestão sigela, porém honesta: escreva um livro sobre suas experiências como proprietário do “blog” policial FLIT PARALISANTE e de suas experiências como Delegado de Polícia…imagine o sucesso!!

    Curtir

  10. A valorização do material humano no DESgoverno do psdb de SP é algo que me comove ;)

    Curtir

  11. SANGUE AZUL É SANGUE AZUL.
    SE OS OFICIAIS SOUBESSEM O QUE OS PRAÇAS PENSAM E FALAM DELES.

    CAP PM,
    GOSTARIA QUE O SENHOR COMENTASSE SOBRE OS BICOS DOS OFICIAIS, NÃO SÃO TODOS, QUE OFICIALMENTE E COM A APARÊNCIA DE PROTEÇÃO À SOCIEDADE DESIGUINAM SERVIÇOS,CURIOSAMENTE PARA LUGARES ONDE DETÉM O MANDO DE BICOS, OU SEJA , USAM A PRÓPRIA INSTITUIÇÃO E OS PRÓPRIOS PRAÇAS, SEM NADA LHES PAGAR,PARA DAR PROTEÇÃO A REGIÃO ONDE É O MANDANTE DO BICO QUE SÓ ENCHE SEU BOLSO.

    APROVEITANDO A OPORTUNIDADE,JÁ SE LEMBROU DOS PROTESTOS DOS PMs, COMANDADOS POR SEUS COLEGAS OFICIAIS CONTRA NOSSAS REIVINDICAÇÕES JUNTO AOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL?

    Curtir

  12. Cap.Pm,

    Evidente que a adesão será maciça , dado o irrelevante salário.Mas pergunto se existe a possibilidade de parcerias para que possam receber mais,me parece correto que dos sessenta mil aquartelados apenas 20.000 estejam como operacionais.Assim se todos fossem às ruas além de não sacrificar ninguém,todos teriam folgas e poderiam “trabalhar” e “descansar” e cumprindo a CF ,que entre outras coisas salienta o Direito a descanso e lazer.
    O que vocês conseguiram,ao longo dos anos na instituição,ressalto muitos que deixaram a PM, e por concurso , figuram em nossos quadros,conseguiram ter entre os seus o maior nr de suicídios já visto, apenas na última década.Nada tenho contra nenhum policial PM.
    Pelo contrário,em meu comentário,me referi ao descaso dos superiores para com eles, assim concordando com o Phermenthum .
    E por último, creio que o Sr.poderia ter a lisura de evitar dar sugestões, a qualquer um neste espaço,já que é de bom tom : insurgir se convidado.
    No mais, felicidades na carreira.E quando refere aos PMs, quer dizer a” meus colegas de farda”, ou prefere meus subordinados?.

    Curtir

  13. Compareço diariamente ao meu serviço, guiando meu próprio veículo particular.

    Não canso de avistar viaturas oficiais caracterizadas da PM, com um ordenança guiando, para levar um oficial só, muitas vezes sonolento ou falando em altos brados no celular, de sua residência ao trabalho.

    Sei disso pois conheço vários deles que habitam um seleto bairro aqui na minha região. Vão e voltam de viatura, algumas vezes descaracterizadas, do trabalho para casa.

    Só o que economizam de combustível e manutenção do próprio veículo, já representa considerável auferimento econômico.

    No entanto, basta um desses milicianos desconfiarem que um Delegado de Polícia ou outro policial civil “operacional” use uma viatura descaracterizada para algo semelhante que, covardemente, fotografam o veículo e expõe o infeliz à sanha pública pela mídia, onde possuem mancomunados.

    E as quartas-feiras, no Estado Maior?

    Agradavelmente dedicadas ao condicionamento físico e mental, quando os oficiais se confraternizam em disputas de bola, natação e assemelhados?

    Sabiam que os chuveiros para o banho, após as pelejas, são divididos por patente?

    Pois é.

    Até a patente de Capitão, é um vestiário. De major para cima é outro…

    Coronéis então, possuem toda a sorte de regalias, inclusive suite completa e alimentação perene, servida por subordinados.

    Nem estou tão crítica assim, acho que eles fazem por merecer. Afinal, ainda que se maldigam internamente, é raríssimo conhecer alguma crítica ou mazela vazada do oficialato. Eles se protegem. Nisso estão de parabéns, posto que sempre a PM foi mais organizada que a Polícia Civil. Muito mais.

    O problema é que interferem na Instituição Policial Civil a toda e qualquer hora, com medo de perderem tais regalias.

    Tanto na PM quanto na Polícia Civil, o vulgar e pejorativo adjetivo de “Cagueta” são deploráveis…

    No entanto, a PM assim se comporta.

    Curtir

  14. Ao Sr. Cap PM :

    Vossa Senhoria ao citar a legislação de responsabilidade fiscal a quem submete-se o Sr.Governador , comporta-se como fiel escudeiro do mesmo . Saiba o senhor que há margem dentro do orçamento do Estado para aumento salarial sim .
    Isso foi demonstrado desde a época da Greve . Greve da Polícia Civil.
    Greve que os senhores ajudaram a reprimir . Devolveram o parco aumento que graças a GREVE DA POLÍCIA CIVIL OBTIVERAM ? Pois se comportaram como escravos do ditador , então se tivessem um pouco de brio devolveriam o diminuto aumento ao erário .
    Eu sei que Vossa Senhoria irá evocar a CF e o RDPM . Desde quando a lei impede o ser humano de ter consciência ? de pensar ? No dia 16/10/2008 era só deixar passar … Senhor, sei que a lei impede paralisações .
    Mas os estômagos de todas as familias dos policiais a exigem !
    Vossa Senhoria , em sua explanação sobre a “Atividade Delegada” a defende. Isso só prova o massacre a que são submetidos os policiais nesse Estado .
    Bico é humilhante seja “oficial” ou não . Faço bico também na iniciativa privada .

    O Estado tem o dever de pagar bons salários . Há condições e todos sabem disso .
    Sobre o policial estar “coberto” , achei engraçada a vossa observação : Recebo uma vantagem pecuniária chamada Regime Especial de Trabalho Policial que me coloca à disposição da Admnistração Pública 24 horas por dia . Sou policial 24 hora por dia , simplesmente .
    Imagine a seguinte situação : Eu vejo um crime ser cometido e não faço nada … Digo : Estou de folga !!! Um pequeno Processo Admnistrativo com certeza será instaurado na Rua da (Des) Consolação,2333 .
    Pelo menos é o que aprendi no meu Curso de Formação Técnico Profissional na Academia de Polícia.
    Eu vi certa vez como os Oficiais tratam os praças , precisei “peitar” um Asp Of PM dizendo que eu cheguei primeiro na ocorrência . Ele queria acionar o Corregedoria PM para dois praças que queriam entrar armados em um banco .
    Exarei voz de prisão ao gerente e ao vigilante que impediram os dois policiais de ingressarem armados no interior do recinto .
    Voz de prisão que foi ratificada pela Autoriade Policial .
    Sim , nós somos ” A Torre de Babel” como Vossa Senhoria jocosamente se refere á Polícia Civil .
    Torre de Babel sim , porém com o pensamento livre !!!!

    Curtir

  15. Caro Eduardo: bem colocadas suas palavras, mas necessário se faz alguns outros raciocínios.

    Se realmente há margem para o aumento dentro do orçamento, cabe aos órgãos representantes dos Policiais usar de “pressão democrática” e/ou “política”, através de Deputados e outros agentes políticos eleitos com a força do voto para “conscientizar” o governo sobre a necessidade real de melhores salários. Elegemos um Deputado Estadual que nos últimos quatro anos brigou diariamente….porém o combate é longo e ele precisa de reforço!
    O “flit”, p.ex., é instrumento forte de pressão e trabalhou de forma demcrática do ponto de vista de debater idéias e protestar, empunhando uma bandeira política de mudança de “status quo”! Acredito que saiu muito fortalecido após essas eleições, pois “plantou sementes” de politização na classe policial, geralmente encapsulada em problemas pontuais e próximos!
    Porém na democracia há a vontade da maioria e os eleitos o foram por vontade popular dentro das regras do jogo democrático; tudo o que for diferente é “golpismo” e antidemocrático; na marra e na força nada se consegue, que não tenha um preço alto demais! Aliás qualquer “forçada de barra” é perigosa e pode extrapolar para tragédias….policiais armados e em greve, etc…(Obs: meu ponto de vista pessoal, OK)

    Surge outra questão: é de se raciocinar se somos articulados do ponto de vista político para eleger representantes da classe policial, ou simpáticos a ela, ou preferimos ficar na mesmice de ataques entre nós, classes policiais, tipo PM x PC. A “divisão” é o primeiro marco para o enfraquecimento, isso é que muitos não levam em conta!

    Quanto a ser “escudeiro” do Governador, devemos também considerar um aspecto muito importante!
    No Brasil (ainda) há democracia e o voto direto foi reconquistado a partir de 82 com esforço da sociedade civil. Portanto a figura do Governador ou qualquer outra autoridade “constituída”, queiramos ou não, advém da vontade popular, que é suprema e deve ser respeitada!
    Independente de cores partidárias, a maioria elegeu quem lá está de acordo com regras democráticas; portanto a defesa da “autoridade constituída” é dever das forças policiais, queiramos ou não! É clara esta questão no Direito Constitucional.

    O assunto é longo, sério e premente! (a força e politização da classe policial no Brasil). Pena que alguns ainda resvalam para ataques pessoais, não aceitando o debate de ideias mas sim a rasteirice dos preconceitos baratos! Acordemos, todos!

    Curtir

  16. Senhores lembrem-se do ditado”Para os amigos do Rei A Lei, para os outros o rigor da Lei”. Este Oficial legalista só está querendo ser “amigo do Rei”, então pra quê da atenção a uma sandice destas. E quanto a devolver o aumento conquistado por nós, isso é mais que justo, pois a maioria dos “Robocops” que eu conheço, não fizeram nada pra ajudar o movimento e ainda tiraram uma “casquinha” dos companheiros feridos naquela vergonhosa ação dos seus pares.

    Curtir

  17. Sr Heliton Amaral: nada a ver com “ser amigo do rei”…Não tente desqualificar os argumentos!
    Com sua incisão de raciocínio, seria muito interessante se trouxesse argumentos sólidos confrontando com os argumentos ditos “legalistas”….qual sua estratégia, que não a dita “legalista”? Seria plausível?….seria exequível? Exponha, colega!

    Curtir

  18. CAP PM,
    SEUS ARGUMENTOS PARA REBATER OS DO EDUARDO TROUXA SÃO CONTRADITÓRIOS AOS QUE DEFENDEU NO CASO DE MINAS GERAIS, ONDE NÃO OBSERVAR NOSRMAS PROCESSUAIS EM RELAÇÃO À PERSECUÇÃO PENAL FORAM ADMITIDAS EXPRESSAMENTE PELO SENHOR.
    AQUI O SENHOR DEFENDE A LEGALIDADE, POIS ESTA LHE CONVÉM.
    CAP PM SUGIRO, SE NÃO O FEZ, QUE ESTUDE DIREITO ADEQUADAMENTE PARA ASSIMILAR QUE A OBEDIÊNCIA À LEI E A SUA APLICAÇÃO,INDEPENDE DE CIRCUSTÂNCIAS,EXCETO AS PERMITIDAS PELA PRÓPRIA LEI.

    SE CONTINUAREM COM ESSE PENSAMENTO JAMAIS DEIXARÃO DE SER O QUE SÃO, SALVO UMA DITADURA. DIGO ISSO COM RESERVAS PORQUE CREIO QUE NEM O EXÉRCITO BRASILEIRO CONFIA EM VOCÊS.
    LEGISLAÇÃO, CAP PM, SOMENTE A LEGISLAÇÃO PERMITE A CONVIVÊNCIA SOCIAL. E VOCÊS, ORA A OBSERVAM, ORA NÃO A OBSERVAM, SE ENTENDEREM QUE A SOCIEDADE ESTARIA MELHOR AMPARADA COM A NÃO OBSERVÂNCIA.
    TENHO ACOMPANHADO SEUS COMENTÁRIOS, QUE LIDOS ISOLADAMENTE, FARIAM UM DESAVISADO A CRER NA SUA SINCERIDADE, NO CONJUNTO ISSO NÃO SE VERIFICA. PALAVRAS E IDÉIAS SÃO TRAIÇOIRAS E AS VEZES SE VOLTAM CONTRA QUEM AS PROFERE. AS VEZES O CONTEXTO NOS SALVAM, OUTRAS NOS CONDENAM.
    NÃO ENTENDA MINHAS PALASVRAS COMO OFENSAS.ASSIM COMO DEFENDE SUA INSTITUIÇÃO EU DEFENDO A MINHA, MESMO QUE ME ENVERGONHE DE,PUBLICAMENTE A DESNUDE PARA TENTAR FORÇAR-LHE A TROCAR DE ROUPAS. PORQUE DESEJO SUA MELHORA. LOUVO SUA PERSISTÊNCIA EM CONTINUAR NESSE BLOG. LHE DIGO COM TODA SINCERIDADE, NUNCA OUVI DE UM SÓ DELEGADO INSTRUTOR, QUALQUER OFENSA EM SALA DE AULA CONTRA SUA INSTITUIÇÃO, MAS SEMPRE SOUBE DE COMENTÁRIOS DESAIROSOS CONTRA A NOSSA.
    VAMOS Á LUTA.

    Curtir

  19. Este bico “oficial” é inconstitucional, KD o MP ????
    Lógico que não farão nada, já viram quantos membros do parquet fazem bico na prefeitura do kussab, sem falar nos “coronés”.
    E agora o picolé de chuchu vai amplia-lo para todo o estado, fará convênios com as demais prefeituras, é o fim das GM.
    Quem sabe este processo acabe sendo um tiro nos pés deles, sim, quem sabe não acabem municipalizando a PM.

    Curtir

  20. Bico oficial, corresponderia a “hora extra”,na iniciativa privada,assim,todos que fizerem hora extra devem receber em dobro,e com adicional noturno.
    Mais uma ação do PSDB contra a constituição do Brasil,
    alias só aqui a lei estadual se sobrepõe à carta magna.
    Se o cap.PM,fosse um defensor de sua classe,ao invés de defender essas ações paliativas do governo paulista,tomaria frente e entraria com uma ação de visando o pagando no valor exato e não essa esmola.
    Quanto o fim da Gm,era de se esperar,mas vão dar um jeito de aproveitar o efetivo,rsss

    Curtir

  21. Além do que os PMs se esquecem que quando passarem pra reserva só receberão 01 salário, mas os oficiais terão cargos muito bem remunerados nas prefeituras, como pagamento de segurar a tropa adestrada, cordeira, ops, ordeira e tratada como “lixo”, sem direito a lazer, momento com a família, tempo para a família e para o lar, terão com certeza lares destruídos e suas esposas atacadas pelos “zorros”, é, o praça trabalha, trabalha, trabalha, tá sempre na merda, enquanto o oficialato “sangue azul” se dá muito bem. Na PM ainda estão no regime feudal.

    Curtir

  22. Caro Cap Pm por acaso v.sa. assistiu ao filme Tropa de Elite 2?
    É de seu conhecimento que após matéria da revista Veja, determinados oficias da PM, querem assumir que o primeiro super herói brasileiro o fictício Ten Cel NASCIMENTO. só é heroi por ser inspirado na ELITE DE SANGUE AZUL( OFICIAIS)?
    Mas que o Coronel Pm FÁBIO (o fanfarrão e chegado a famosa frase; (AGORA É FIFTH, FIFTH) e o também Coronel Pm FORMOSO (Cmt geral da Pm), bem com o Maj Pm ROCHA, é uma afronta aos princípios da milícia de Tobias, por retratar uma mentira deslavada de que oficias da Pm são corruptos?
    Que a verdadeira posição do oficialato quanto aos praças, é que todo e qualquer erro cometido por um oficial é porque o mesmo foi induzido ao erro por seus subordinados, diga-se de passagem é uma tese de defesa muito usada na justiça militar para absolver seus pares(oficiais)?
    POR FAVOR RESPONDA-ME?

    Curtir

Os comentários estão desativados.