Pública aí Dr. Guerra.
Agencia Estado, Atualizado: 15/8/2010 8:15
Perícia criminal no País é extremamente precária
Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo em todo o País constatou que a perícia criminal – salvo raríssimas exceções – é tão precária que beira a indigência. A polícia não tem a parafernália tecnológica da ficção do seriado de TV CSI, nem possui o estritamente necessário. Não há maletas para perícia de local de crime, câmaras frias decentes para conservação de corpos, reagente químico ou laboratório para os exames mais elementares.
Em todo o País, existem apenas 60 Institutos de Criminalística e de Medicina Legal (ICs e IMLs) para examinar causas de mortes e produzir provas criminais. Para atender aos 5.560 municípios, seriam necessárias 360 unidades desse tipo, ou seis vezes mais, uma média de um instituto para cada 15 municípios. Existem pouco mais de 12 mil peritos para atender a todos os Estados nas 32 especialidades de perícia criminal adotadas no País. A correlação recomendada por organismos internacionais é de 1 perito para cada 5 mil habitantes. Para todo o território, seriam necessários 38 mil profissionais, o triplo do quadro atual.
Em alguns Estados, as velhas geladeiras dos IMLs estavam quebradas, produzindo mau cheiro e cenas degradantes. Há locais em que, nos acidentes de trânsito, os corpos das vítimas ficam até dez horas na estrada à espera de remoção. Por falta de câmaras frias, pessoas são sepultadas às pressas, sem autópsia, e só depois exumadas para conclusão de exames que vão detectar se a morte derivou de crime, acidente ou causas naturais.
A reportagem do Estado enviou nas últimas duas semanas às 27 unidades da federação um questionário perguntando se as polícias tinham ao menos os itens essenciais para a realização de perícias criminais: a maleta com kit de varredura de locais de crime (notebook, GPS, trena a laser, máquina fotográfica digital, etc), exame de DNA, exame de balística (com microcomparador), câmaras frias (para preservação de corpos), cromatógrafos gasosos, luz forense, laboratório de fonética, reagente químico e luminol. Sem eles, é impossível produzir prova científica cabal para esclarecimento de crimes.
Na média nacional, a perícia criminal brasileira foi reprovada porque apenas 37% das respostas foram positivas. De um total de 207 itens – 9 para cada um dos 23 Estados que responderam ao questionário -, só 78 foram assinalados “sim”. Os 63% restantes responderam “não” (45%) e “parcialmente” (84%). Em muitos casos, parcialmente é quase nada.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Conte uma nova, quantos peritos posssuem laudos atrasados.
CurtirCurtir
Como é que é?
Então a nossa “terceira” Polícia (rsrsrs) não deu muito certo?
Falando sério: já ouvi peritos dizerem que antes dessa criação inconstitucional do (des)governo Covas, eram felizes e não sabiam…
CurtirCurtir
Acho que o pessoal do Estado está assistindo muito CSI:
“maleta com kit de varredura de locais de crime (notebook, GPS, trena a laser, máquina fotográfica digital, etc), exame de DNA, exame de balística (com microcomparador), câmaras frias (para preservação de corpos), cromatógrafos gasosos, luz forense, laboratório de fonética, reagente químico e luminol. Sem eles, é impossível produzir prova científica cabal para esclarecimento de crimes.” só rindo para não chorar, falta até o básico o que dirá tudo isso.
CurtirCurtir
O Dr. SÉRGIO ROQUE sempre esteve presente em nossas mobilizações, tanto na Assembléia Legislativa, em São Paulo, como no Congresso Nacional, em Brasília, incentivando e apoiando – inclusive custeando despesas de viagens e de hospedagem. Merece, pois, respeito, apoio e o reconhecimento da Classe.
CurtirCurtir
E TEM GENTE QUE DIZ QUE O BRASIL E O BRASILEIRO É MELHOR DO QUE OS ESTADOS UNIDOS, DO QUE PAISES DA EUROPA.
QUEM DIZ ISSO NÃO CONHECE A REALIDADE LÁ FORA.
EXISTE UM MITO QUE O BRASILEIRO ACREDITA, DE NÓS NO RESTO DO MUNDO SOMOS MUITO QUERIDOS…..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK………QUEM INVENTOU TAMANHA MENTIRA????……
ESSE PAIS LONGE ESTÁ DE SER DESONVOLVIDO, QUIÇÁ PAIS EMERGENTE OU EM DESENVOLVIMENTO.
SE O JUDICIÁRIO JÁ É UMA MERDA IMAGINA A SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA????
CONTA OUTRA ESSA É VELHA!!!!
UM ABRAÇO A TODOS…
CurtirCurtir
O nosso CSI/Tabajara, não consegue nem dar conta dos pedidos de DNA feito pelo judiciário com objetivo de confirmar paternidade, para efeitos de pensão alimentícia, o que dizer de local de crime e análise de substâncias, sem contar aqueles laudos feitos sob encomenda, vide o caso da linha 4 do metrô, não apontou culpados,para alívio dos tucanalhas, os promotores estão denunciando os CSI/tabajara por falsa perícia.
A análise de drogas de ser mais ou menos assim:
O CSI/Tabajara pega o bagulho, vai até o banheiro faz uso da droga, volta doidão e profetiza, nossaaaaa essa é da boa é pura, ou volta nervosa esta b… Misturada com folha de chuchu, ou ainda esta eu conheço das antigas vem da região Sul do Paraguai, assim por diante muito confiável os laudos do CSI/Tabajara,rsrsrsrs
Agora não quero nem ver quando fizerem reportagem comparando os operacionais da Polícia Civil/Super Tabajara, com Jack Bauer do seriado 24 horas, ai sim será muito mais muito mais parecido com realidade dos tiras, principalmente do plantão daqui da operosa, “POLIÇA CIVIL”, pegar o cara, o suspeito ou indiciado, e trabalhar a mente dele sem dar um tapa no cara e este confessa que é ou autor de diversos delitos, para deleite da “otoridade” e jornalistas de plantão do tipo Datena e Cia, ou conter uma rebelião de presos sem dar nenhum tiro, só oferecendo bolacha água e sal para os preso e cigarro Derby, para alívio da secretaria de segurança, e fica sem fazer refeições por dias no encalço de facínoras. Tudo graças aos ensinamentos que dos mestres do universo que ministram aulas na Super Academia/Tabajara Máster.
CurtirCurtir
puxei uma pequena cordinha em 88quando ainda era o antigo DEPC. foi quando foi colocada as geladeiras nas bases do MELE os caminhões não entravam no necroterio tinha que se descarregar na rua,tinha um japa que ficava berrando com meio mundo,tudo errado naquela epoca,imagine agora,tudo produto FALSIER, das ORG.TABAJARA, precinho la embaixo todo mundo querendo tirar vantagens em tudo, em suma continua a mesma merda, so tiraram os majuras de la o resto é igual.
SE NÃO FOR USADO O BOM E CONHECIDO PAULIGRAFO,MULHER TRAIDA, E LADRÃO QUE LEVOU BANHO, A CIENTIFICA,A INTELIGENTA,SO VAE É LEVANTAR PAU DE TARADO E OLHE LA
O RESTANTE É CONVERSA FIADA,NÃO TRABALHE DIREITO COM OS DEDOS AMIGOS QUE VOCE TEM, SENÃO VOCE NÃO TERA INFORMAÇÕES.
PELO MENOS VAMOS VOTAR CERTO.
VAMOS BOTAR PRA CORRER ESSE TAL DE PSDB/DEM.
MERCADANTE EM SÃO PAULO DILMA EM BRASILIA
CurtirCurtir
É e depois que o “Rambo” fala lá fora que aqui o povo apanha e ainda agradece e oferece um macaco, aparece um monte de falso moralista indignado. Brasileiro não se dá valor, bem que Nelson Rodrigues dizia: “Brasileiro tem síndrome do vira latas”, enaltece todas as merdas que vêm de fora e depois, quando é criticado, resmunga.
CurtirCurtir