EIXO DO MAL NA ROTA: PM MATANDO PM 12

2010/06/02 at 15:06 – O MASKARA

Promotoria e Corregedoria investigam “eixo do mal” na PM de SP; três são presos

ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO

O Ministério Público Estadual e a Corregedoria da Polícia Militar investigam a existência de um grupo criminoso chamado de “eixo do mal” da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), espécie de tropa de elite da PM paulista. Por volta das 12h desta quarta-feira, Renata Gomes de Oliveira Franco, o policial militar Deoclécio Onofre Souza e Lucio Flávio Moreira Santos, os três acusados de ligação com o grupo foram presos temporariamente –por 30 dias.

Eles são acusados pela Promotoria e Corregedoria da PM de matar o soldado da Rota Emerson Barbosa da Silva Santos, 32, marido de Renata. O soldado Santos foi encontrado morto em Louveira (71 km de SP), em setembro de 2006.

O PM Onofre Souza foi preso hoje dentro do 15º Batalhão, em Guarulhos (Grande São Paulo). Ele trabalhava na Rota até 2006, era vizinho e amigo do PM assassinado.

O “eixo do mal” tem cerca de dez PMs e é suspeito de praticar crimes como roubo de carga e homicídios. Hoje, a maior parte dos PMs suspeitos está fora da Rota e trabalha na região norte da Grande São Paulo.

Pelo que descobriram a Promotoria e a Corregedoria da PM, o soldado Santos era integrante do “eixo do mal” da Rota e brigou com PMs do grupo, que usava as técnicas militares aprendidas na Rota para praticar crimes.

Dentro da Corregedoria da PM, as conclusões de que o soldado Santos foi assassinado por outros PMs foram feitas por um setor especializado em investigar mortes de policiais militares conhecido como “PM Vítima”.

Cartão de felicitação

O corpo carbonizado do soldado Santos foi encontrado em uma área rural de Louveira. Ele estava dentro do carro do policial, um Astra.

Perto do veículo, o setor “PM Vítima” encontrou um cartão de felicitações endereçado ao soldado Santos e, segundo os investigadores, ele era “oriundo do 1ºBPChq”, sigla da PM para a Rota.

A investigação aponta que o soldado Santos não foi morto em Louveira, mas, sim, dentro de sua casa, em Guarulhos (Grande SP).

Depois de ser morto a tiros, o corpo do PM foi levado em uma van, que era escoltada por alguém que dirigia o carro do PM. Em Louveira, o cadáver foi colocado no veículo e queimado.

Zona norte de São Paulo

Após a morte do soldado Santos, alguns dos PMs suspeitos de integrar o “eixo do mal” da Rota foram transferidos para o 18º Batalhão da PM, na zona norte de SP.

Mais tarde, esses mesmos PMs foram investigados sob suspeita de participar do atentado a tiros que matou em janeiro de 2008 o coronel José Hermínio Rodrigues.

Uma das hipóteses para a morte de Rodrigues, comandante da PM na zona norte, é a de que ele combatia PMs do 18º Batalhão que formaram um grupo de extermínio.

A reportagem não conseguiu localizar os advogados de defesa do PM Onofre Souza, de Renata Franco e de Lúcio Santos.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/744525-promotoria-e-corregedoria-investigam-eixo-do-mal-na-pm-de-sp-tres-sao-presos.shtml

Um Comentário

  1. E o IP da policia civil o que fala, porque se não vai ter gente batendo cabeça, com a possivel absolvição dos acusados.

    Curtir

  2. INFELIZMENTE NÃO STEVE !, LIXO TEM EM TODO LUGAR , ME ADMIRA EM VEZ DE PORÉM NO ROMÃO , MANDAREM ESSA LIXAIADA AQUI PRO 18 !!! PRA CONTAMINAR OS QUE TRABALHAM CERTO !

    Curtir

  3. como bem disseram o mal esta em todo lugar e os conponentets da ROTA veem do seio da tropa,que por sua vez é composta por pessoas de nossa sociedade,o que me alegra é que nossos comandantes não compactuam com ações que agridam a LEI,EM QUALQUER BATALHÃO,se houver ações contrarias a lei sera apurado e se houver culpados sofrerão os rigores da lei.parabéns POLICIA MILITAR,que não acoberta erros de ninguem, e eu que amo a ROTA sei distinguir o que é de ROTA e o que é da ROTA,com certeza se estes policiais forem realmente culpados,não são policiais de ROTA.

    Curtir

  4. gente calma! também sou a favor de colocar os lixos na cadeia, porém o sargento que está preso é inocente e já esta sendo provado isso, em primeiro lugar ele nunca foi e nunca trabalhou na rota esta havendo um engano e injustiça, em breve a sociedade vai saber quem realmente é o sargento da rota que ajudou a matar o policial, as provas já esta no ministerio publico.

    Curtir

  5. ese careca tem cara de mal e ese edsom tanbem deve comer cochinha com coca cola,mas tenho serteza da inocensia do pm poque atraz daquele olhar se escomde um ursinho de pelucia………

    Curtir

  6. trabalhei minha vida toda ,na PM agora reformado Sgt fico indiguinado a cada dia ver estas noticias que so veen manchar nossa reputaçao trabalhamos muito no passado para hoge ver toda essa caca que GRANDE numero do efetivo vem emporcalhando nosso nome …ta louco que nogeira penso em ate em disistir de me apresentar como PM a sociedade

    Curtir

Os comentários estão desativados.