NOVIDADE: Destinados à investigação, carros descaracterizados estariam sendo usados para fins particulares 20

2010/05/10 at 23:13 –  CARLOS

Maio 9, 2010 – 03:33   VALE NEWS
Corregedoria apura uso ilegal de viatura no Vale

Destinados à investigação, carros descaracterizados estariam sendo usados para fins particulares

GUILHERMO CODAZZI E PEDRO AUGUSTO ALMEIDA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A Corregedoria da Polícia Civil investiga cinco delegados e policiais civis do Vale do Paraíba por uso para fins particulares de viaturas descaracterizadas, aquelas que não têm as cores ou brasão da corporação e são destinadas para investigações.
Os carros, de acordo com as denúncias, ao invés de serem empregados no combate ao crime seriam usados irregularmente, chegando a ‘dormir’ na casa dos policiais. Os cinco investigados seriam policiais civis de Jacareí e São José dos Campos.
Ilegal, a prática está sendo apurada pela Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil na região, com sede em São José, de acordo com nota da Secretaria da Segurança Pública do Estado encaminhada à reportagem do O Vale.
Entre os investigados estão dois delegados assistentes das seccionais de Jacareí e São José, que negam qualquer irregularidade. Cabe às delegacias seccionais a fiscalização do uso de sua frota.
Se confirmadas as denúncias, os delegados e investigadores envolvidos poderão ser advertidos ou suspensos, de acordo com informações do governo estadual.
“Não uso a viatura para serviços pessoais como compras, entre outros. Isso não. O que acontece é que como trabalho em diversas delegacias, ocorre de eu ir para a casa com o veículo para almoçar, tomar banho e em seguida me dirigir para a outra delegacia”, justificou o delegado Tális Prado Pinto, que atua como assistente da Delegacia Seccional de Jacareí e titular do 5º DP (Distrito Policial) do município.
No primeiro trimestre de 2010, de acordo com o governo do Estado, o Vale do Paraíba foi a região mais violenta do interior de São Paulo, com 103 pessoas assassinadas, contra 87 no mesmo período em 2009 (a Baixada Santista, vice-líder, teve 86 vítimas no início de 2010). Em média, de cada 10 crimes registrados no Vale, um é solucionado pela Polícia Civil.

Viaturas. Os veículos descaracterizados, de acordo com a direção do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), unidade máxima da Polícia Civil na região, são imprescindíveis para o trabalho de investigação. Eles são usados no acompanhamento de suspeitos, para fazer fotos e filmagens, por exemplo.
As viaturas caracterizadas, por sua vez, são utilizados em rondas preventivas, e no caso do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), também ostensivas. A fiscalização do uso dos carros da Polícia Civil, de acordo com o departamento, é feita pelas delegacias seccionais do Vale e Litoral Norte (Cruzeiro, Gua ratinguetá, Jacareí, São José, São Sebastião e Taubaté).

Polícia. “As viaturas descaracterizadas são imprescindíveis ao trabalho de investigação, de inteligência, cada delegacia seccional, como unidade gestora, fiscaliza sua frota, assim como a Corregedoria”, disse o delegado assistente do departamento, Edilzo Correia Lima.
O Deinter-1 não informou o número de viaturas descaracterizadas no Vale.
“Toda denúncia precisa ser apurada, para verificar se ela é verdadeira ou não. Às vezes, o delegado está de sobreaviso e vai de uma delegacia para outra, para o plantão. Para casa ele não pode ir”, afirmou.

Análise. Para o cientista político José Maurício Cardoso Rêgo, professor do Departamento de Comunicação Social da Unitau (Universidade de Taubaté), se confirmadas as denúncias, o caso mostra o desvirtuamento da função pública praticado por quem deveria ter conduta exemplar.
“Não é uma relação entre o público e o privado e sim entre o público e a bandidagem, os agentes públicos deveriam dar exemplo, não pode agir dessa forma indevida”, disse.

———————————–

Escreva seu comentário

Seu nome
Verificação
Escreva o código abaixo no campo de texto. Clique sobre o mesmo para tentar outro.

PREFEITOS,VEREADORES,OFICIAIS DA PM VÃO EMBORA COM MOTORISTAS,O QUE QUE TEM ISSO GENTE.SERÁ QUE NÃO TEM ALGO PARA CUIDAREM NÃO??FICA ESSA PERGUNTA.
Comentado por VANDERLEI, 10/05/2010 23:07

É,na realidade,tem mais delegados e chefe de investigadores que utilizam viaturas para irem para casa,inclusive moram em outras cidades,né Paulinho,vc mora em são Paulo e é chefe dos tiras da Seccional de SJCAMPOS,quanto de gasolina o Estado não gasta com vc né,e seus pupilos,será que agora vão parar de irem embora de vtr descaracterizadas para casa e supermercados,levar crianças para escola,etc..etc..vamos ver se o DD Secretário da Segurança vai tomar alguma providencia de verdasde.Aguardem.
Comentado por Luiz A.C.Castro, 10/05/2010 23:01

Eu ja fui até pro Estancia Nativa de Viatura (…), mas nada ve isso…ele é meu amigos desde criança…e outra (…) viv no Enexo da nene.. Abraço
Comentado por Carlos Alberti, 10/05/2010 22:23

Isso sem falar nas escolas onde os policiais usam os proprios carros caracterizados paa levarem seus filhos, me indago se neste trajeto, ocorrer uma situação que necessite do apoio desta viatura, o policial ira atender a ocorrencia com seus filhos ou deixara a população sem atendimento.
Comentado por Luiz, 10/05/2010 14:16

SE A VIATURA NAO FOR USADA PARA ASSOCIAÇAO AO TRAFICO OU RECEBIMENTO DE PROPINA QUE MAL TEM , DEIXA OS MENINOS QUIETOS POIS ´´SAO ELES QUE NOS PROTEGEM“..
Comentado por JULIANO, 10/05/2010 13:02

EM JACAREI TEM DELEGADO QUE FAZ DE USO COMO SE FOSSE CARRO PARTICULAR ATE A CORREGEDORIA JA PEGOU ESSE CARRO DE MADRUGADA NA CASA DESSE DELEGADO SO QUE ELE NAO ESTAVA ALMOÇANDO OU TROCANDO DE ROUPA ESTAVA DORMINDO ESSA CIDADE E TERRA DE NINGUEM JA FOI PEGO VIATURA ATE NO MOTEL … (TRECHO DO COMENTÁRIO RETIRADO PELA ADMIONSITRAÇÃO DO SITE)
Comentado por marceloberty, 10/05/2010 22:23

VCS NAO VIRAO NADA AINDA….. (COMENTÁRIO RETIRADO PELA ADMINISTRAÇÃO DO SITE)
Comentado por BRODER, 10/05/2010 22:23

nao vejo nada de arbitrario, se politicos, assessores e ate secretarias gosam destes privilegios………
Comentado por joao b alves, 10/05/2010 11:23

http://www.valenews.com.br/policial/8433-corregedoria-apura-uso-ilegal-de-viatura-no-vale.html

Um Comentário

  1. Dr.Sidney Dorce,assistente da Seccional de SJCampos é o outro delegado investigado pela cocó.E agora doutor Sidney,só vc e seus pupys podem uzar vtrs descaracterizadas,acha que isso ficaria asiim??E agora…responda pelos seus atos,cuidado,vc está no estágio probatório….espero que o DD Secretário da Segurança dê um geito nisso.Aliás,bonde agora vc não vai mais poder tomar um qualquer…QSJ…nem vc nem o Paulinho(chefe dos tiras da seccional),pois o ilustre DGP criou a portaria 22.Agora sim.

    Curtir

  2. Aconteceu, gente. Faz um tempinho, tava numa delpol, entregararam duas viaturas descaracterizadas, zero km. Era um um Corsa e um Gol, brilhando de novo. O titular pegou o Corsa, para uso particular, e só o entregou quando o carro esta com 70 mil km rodados. Fiz questão de conferir o km. Ia para a praia, para a chácara… E o Gol? Ficou para o chefinho e apaniguados, que também só o repassou para a tiragem quando já tava um bagaço. Ah, o combustível era do Estado, não, minto, da prefeitura. Aliás, nos pequenos municípios, só o olerite e a arma do policial são do Estado.

    Noutras delpols,essas “viaturas descaracterizadas” são meros carros particulares. Eu vi.

    Fiquei pensando: é possível? É…

    P.S.: E eu, bobo, indo e voltando de ônibus, que nem carro tinha.

    Curtir

  3. E isso lá é novidade Dr.??? Desde que a polícia existe, existe isso e com a verba de combustível, é claro. Trabalhei numa cidade onde a “Otoridade” (quem se vale disso é Otoridade), foi fotografada colocando compras de supermercado no porta-malas, foi fotografado colocando cadeiras e esteira pra ir com a familia pra praia…e daí??? Recebeu aquele aviso (em off) pra não repetir mais pq tinha gente “caguetando”. E só. Eita Golzinho branco com placas frias e gasosa de graça… :-))))

    Curtir

  4. trafegar de viatura descaracterizada ou não é o de menos…quero salário justo….e se isso fosse um problema estávamos bem….mas tanta coisa a se mudar

    Curtir

  5. Dr.Guerra.

    O diario de Mogi noticiou que um policial civil esta sendo investigado no caso dos carros apreendidos em Mogi das Cruzes, vindos do Paraguai, olha se nãó é ele, Escrivão Madureira, tanto ficou “caguetando” os outros e agora sendo investigado,kkkkkkk, arrepia ele Dr Gerra, ele ta fazendo muita arte,tomadas e tomadas de grana.

    Curtir

  6. CARACA…………DESCOBRIRAM O BRASIL!!!!!!!!!!!!!

    NÃO SABIAM NEM DISSO….ISSO É FATO HÁ MUITO TEMPO…

    O FODA É DEIXAR VTR COM QUEM NÃO TRABALHA. MAÇANETA…

    QUEM TRABALHA AINDA VAI….

    Curtir

  7. Em Campos do Jordão então, vocês não viram nada. Lá neguinho não leva os presos que tem que descer pro centro de triagem, porque tem que usar as VTR para levar as crianças na escola, buscar mulher no emprego. Fora a farra do combustível. Eu fui lá uma vez e tive que ficar esperando pelo chefe dos tiras que tinha ido dar um cochilo em casa! metade dos caras não mora lá e usam VTR para ir e voltar pra casa.

    Curtir

  8. Edu:

    Trabalhei numa cidade que a pobre “otoridade” antes do Golzinho empregava um Fusquinha.

    Uma pequena economia de 250 litros de combustível por mês, contando o carro da família.

    Curtir

  9. AQUI NA TERRINHA DO GUERRINHA, BAIXADA SANTISTA, ENTÃO É UMA FESTA…PARA NÃO DIZER UM CARNAVAL.
    O SECCIONAL ESCREVEU AINDA QUE SE ALGUM FUNCIONÁRIO LEVAR O VEÍCULO OFICIAL PARA SUA CASA QUE ELE ESTACIONE EM LOCAL SEGURO. NÃO ACREDITEI!
    DAQUI A POUCO O SUJEITO VAI FALAR QUE HOMICÍDIO É UM DIREITO DE TODO CIDADÃO.
    É UMA FESTA… LOMBARDI PÕE A MÚSICA… RITMO DE FESTA!

    Curtir

  10. NOSSA…COMO SE A POLICIA CIVIL TIVESSE SE AFUNDANDO PQ TAO USANDO VIATURA PRA IR PRA CASA…..PUTA QUE PARIU..TEM UM MONTE DE GENTE FAZENDO COISAS BEM PIOR….OH FALTA DO QUE FAZER…QUEM DERA NOSSOS PROBLEMAS FOSSEM ESSES…

    Curtir

  11. Concordo com o dr plantonista. Há muitas coisas gravíssimas a serem apuradas e pegar no pé do uso de vtr… ainda mais no interior, onde delegado responde por mais de um município. Uma coisa é guardar em casa e outra é utilizá-la para fins particulares, fora do horário de expediente e nos finais de semana, aí sim é prá foder mesmo. Às vezes, está mais bem guardada em casa, mas a responsabilidade sobre o patrimonio tem que ser do policial que estiver com o veículo.

    Curtir

  12. tem policial vendendo drogas?

    tem policial realizando sequestro de traficante ?

    tem policial com maquinas caça niqueis ?

    tem policial extorquindo comerciantes?

    tem Detran e ciretran ?

    tem portes de armas ?

    tem produtos controlados ?

    viatura é brincadeira de criança

    Curtir

  13. Não uso viatura pra nada além do serviço ( moro perto e tenho um “pois é”) mas não vejo nada demais na maioria dos “tipos de uso ” exemplos : ir pra casa após um flagrante e não ter mais condução , ir comer ( ou também temos que ir a pé ?, no shoping inclusive afinal tem restaurantes lá , vários colegas não querem entrar em shoping com viatura com medo de falarem que estão fazendo compras !!!!??? p… terrorismo do c…..) não pode é o cara usar a viatura como carro particular mesmo ( só ele usa e para todos fins que ele quiser ) aí não pode . No meu entendimento viatura caracterizada é pra carregar ladrão e apoio pra alguma cana e nada mais e a descaracterizada só deveria ser usada pelo setor de investigação , e pra resolver o problema é só fazer carga da viatura , fulano usa e conserva , MAS só viatura CARACTERIZADA , imaginem quanta viatura na rua dando mais segurança , vamos imitar o que é bom dos EUA , lá é assim o policial é incentivado a levar a viatura pra casa e fazer oque quiser , compras passeios .PORQUE ???? por que eles são espertos , mais viatura nas ruas mais segurança , quem tem o poder de decisão poderia pensar nisto , afinal viatura é só mais umm instrumento de trabalho e nada mais , eu não gostaria pra mim ( como lá aqui teria que ser opcional obviamente ) mas vários colegas fariam isso e com certeza seriam bem melhor cuidadas em comparação as outras.

    Curtir

  14. Não acredito nisso, é tudo mentira, “poliça civil”, não tem essa de uso indevido de vtr, eu sou prova viva disso pois já vi muitas vezes, vtrs Idea, Corsa, Astras e afins,sempre descaracterizadas e novas da preferência e da própria corregedoria sendo utilizada só e somente só por Drs,que chegam lá pelas bandas da corregedoria o mais cedo possível, tipo assim,as 11:00Hs da manhã, depois de passarem a noite toda em deligências policias e campanas intermináveis, que só vão em casa tomar um banho e se barbear e voltar o mais rápido possível para o batente a labuta em prol da sociedade bandeirante, são tão dedicados esses delegados que fazem deligências todos os dias e noites inclusive finais de semana.
    O que mais me espanta é que estes chegam sempre interios fisicamente, ao contrário de mim, que quando puxo plantão noturno fico um bagaço, mas deve ser porque não sou Dr, deve ser, não é?
    É muita injustiça que estão fazendo com os coitadinhos lá pelas bandas alta casa censora fazendo os Drs trabalharem tanto, em tempo, só de vez enquando eles vão dar aulas na academia com as respectivas vtrs, mas só de vez enquando.
    rsrsrsrs, fala sério não vai dar em nada.

    Curtir

  15. Gostaria de Saber o que a LEI diz sobre a abordagem destes policias com viaturas descaracterizadas, na semana passada fui abaorado por um deste… Cara fiquei com medo de assalto. e ai se eu nao para o que o policial ai fazer. Temos até bandidos disfaçados de policia. Alguem sabe me responder isso?

    Curtir

  16. DR josé Machado , delegado de polícia de paraibuna usa uma viatura descarecterizada como carro particular dele , a viatura fica sempre na casa dele , ninguem tomou providẽncia até hoje

    Curtir

Os comentários estão desativados.