Mário Covas foi governador do Estado de São Paulo entre 1994 a 2001
Santos, 21/04/1930
São Paulo, 06/03/2001
Ainda morando em Santos, com 16 anos, conheceu Florinda Gomes, a Lila, durante uma partida de basquete, com quem se casou em 1947 e se tornou a sua grande companheira. Nesta época, interessava-se por política e esportes, dedicando-se especialmente ao tênis e ao futebol, sendo um torcedor fanático do Santos Futebol Clube. Junto com Lila, Covas teve três filhos: Renata, Mário e Silvia, que morreu em 1975, devido a um acidente de moto no Réveillon.
Em 1947, foi estudar química industrial na Escola Técnica Bandeirantes, na capital paulista. No terceiro ano do curso, prestou vestibular para Engenharia Civil, formando-se pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, turma de 1955. Neste período, teve intensa militância na política estudantil da década de 50, sendo vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), em São Paulo. Formado, prestou concurso público na Prefeitura de Santos, onde trabalhou como engenheiro até 1962.
Em 1961, com o apoio de Jânio Quadros, disputou a eleição para a prefeitura de Santos pelo Partido Social Trabalhista (PST), onde obteve 22.369 votos, ficando em segundo lugar. No ano seguinte, foi eleito deputado federal com 31.100 votos, sendo escolhido vice-líder do PST na Câmara. Em 1964, com a eleição indireta de Castelo Branco para Presidência, Covas, em protesto, votou no marechal Juarez Távora, que não concorria ao cargo. Neste mesmo ano, tornou-se líder do PST.
Filiação ao MDB
Com a extinção do pluripartidarismo, devido ao Ato Institucional 2, Covas filiou-se ao MDB, partido pelo qual foi reeleito deputado em 1966, tornando-se líder da sigla na Câmara. Em 1969, devido a promulgação do Ato Institucional 5, Mário Covas foi destituído do seu cargo e teve seus direitos políticos suspensos por dez anos. Além disso, no mesmo ano, passou dez dias preso em um Quartel da Aeronáutica, em São Paulo. Durante o período da cassação, trabalhou com engenheiro, mas continuou seus contatos com a vida política do país.
Com a retomada de seus direitos políticos, Mário Covas foi eleito diretor regional do MDB e, no mesmo ano, com a extinção do bipartidarismo, filiou-se ao PMDB, sendo eleito deputado federal, em 1982, com mais de 300 mil votos. Indicado pelo governador Franco Montoro, assumiu a Prefeitura de São Paulo em 1983, onde ficou até 1985.
Após sair da prefeitura, foi eleito senador, em 1986, com 7,7 milhões de votos, a maior votação da história do Brasil na época, tornando-se líder do seu partido na Assembléia Nacional Constituinte. Em junho de 1988, Mario Covas foi um dos fundadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) e, alguns meses depois, seu presidente nacional.
No ano seguinte, foi candidato a presidente da República, obtendo o quarto lugar. Em 1990, perdeu a eleição para governador de São Paulo, ficando em terceiro lugar. Quatro anos depois, foi eleito governador do Estado de São Paulo com 8,6 milhões de votos, sendo reeleito em 1998.
Durante este período, Mário Covas conviveu com vários problemas de saúde. Em 1986, sofreu um infarto, o que o levou a uma angioplastia e a colocação de duas pontes de safena e uma mamária um ano depois. Em 1993, foi submetido a uma cirurgia para retirada da vesícula biliar e, nos anos seguintes, foi internado duas vezes por causa de crises de erisipela nas pernas.
Em 1998, após a retirada de um tumor benigno na próstata, os médicos detectaram um câncer de bexiga, que foi retirada para iniciar um tratamento quimioterápico. Dois anos depois, foi descoberto um novo tumor maligno entre a nova bexiga e o reto. No dia 24 de outubro, Covas adiou sua internação para a noite do dia 29, data da eleição para a Prefeitura de São Paulo, para confirmar publicamente seu voto em Marta Suplicy (PT), no segundo turno.
Mesmo doente e se submetendo a vários tratamentos, Covas continuou as suas atividades como político atuante. Em 2000, ao ser perguntado se iria descansar após sair de uma internação no Instituto do Coração (Incor), Covas disse: “Eu vou trabalhar, pois trabalhar não mata ninguém. Só hoje tenho cinco reuniões agendadas.”
Em 6 de março de 2001, Mário Covas morreu de falência múltipla dos órgãos por volta das 5h30, no Incor, em São Paulo. O seu velório foi acompanhado por milhares de pessoas, sendo sepultado no Cemitério do Paquetá, em Santos. ( Biografia: UOL EDUCAÇÃO )
___________________________________________
Pouca gente lembrou.

Que arda no fogo do inferno pela eternidade
CurtirCurtir
com ele começou a derrocada da PC…cruz credo !!
CurtirCurtir
Tão com saudades deste lixo?
Simples, desenterra a merda toda e leva pra casa!
Foi tarde!
CurtirCurtir
Saudoso! não sinto saudade nenhuma, pelo contrário gostaría que não me lembrassem que ele existiu.
CurtirCurtir
Votei nesse cara umas três vezes antes de ser da PC., e ele foi o nosso algoz. Se arrependimento matasse.
CurtirCurtir
Ele tem que ser lembrado como o governador que criou o PCC, quando havia rumores que os bandidos presos estavam se organizando, esta fera dizia que era delírio da mídia, era a teoria da conspiração, esta ai o delírio, botando para f…. todos os dias nas ruas do estado, esse era o cara, o grande gestor,o mâximo, o experte em adminsitração que iria colocar o esatdo nos exixos, iria trocar o pneu do carro em movimento,e deixou péssimos salários,grafificações não incorporáveis e bônus, não pagamento de precatórios, vale refeição de $ 4,00,entre outras mancadas homéricas, realamente fez grandes obras só que de b….e m….que esteja queimando no inferno.
CurtirCurtir
Ele tem que ser lembrado como o governador que criou o PCC, quando havia rumores que os bandidos presos estavam se organizando, esta fera dizia que era delírio da mídia, era a teoria da conspiração, esta ai o delírio, botando para f…. todos os dias nas ruas do Estado, esse era o cara, o grande gestor,o mâximo, o experte em adminsitração que iria colocar o Estado nos eixos, iria trocar o pneu do carro em movimento,e deixou péssimos salários,grafificações não incorporáveis e bônus, não pagamento de precatórios, vale refeição de $ 4,00,entre outras mancadas homéricas, realamente fez grandes obras só que de b….e m….que esteja queimando no inferno.
CurtirCurtir
Covas conduziu o desmonte do estado, as privatarias, pedágios, sucateamento do serviço público através de arroxo salarial dos servidores. Dizem que seu filho trabalhou bastante ao lado de Alckimim durante estes proce$$os de concessões e privatizações. Desta turma só se salva o saudoso Franco Montoro.
Covas seguiu a cartilha econômica neoliberal que favorece a concentração de renda e a opressão dos mais pobres. Não teve a grandeza de Dilma, Gabeira, Aloisio Nunes e outros de não guardar ressentimento em relação ao período de chumbo. Os policiais da era Covas, mesmo tendo a imensa maioria que não atuou na repressão, sofreram discriminação e preconceito.
Alguns pontos +: Atuou contra a ditadura e apoiou o PT no segundo turno. No mais, que Deus o tenha.
CurtirCurtir
ESSE DESGRAÇADO DEMOROU TANTO PARA MORRER POIS SATANÁS TINHA MEDO QUE ELE TOMASSE SEU POSTO LÁ NO INFERNO. MAS COMO ERA DADO A “ACORDOS” DEIXOU SEU RABO DE ESCORPIÃO DEMONIO COM DUAS PONTAS AQUI EM CIMA DA TERRA, QUE SÃO ALKIMIN E SERRA. PONTAS VENENOSAS E VINGATIVAS. LÁ EM BAIXO DEVE ESTAR PREPARANDO A CHEGADA DE FHC E TODA A CORJA DO PSDB (COITADO DE SATANÁS)
CurtirCurtir
foi esse lixo que comecou a politica de levar o funcionalismo no fundo do poço…coitado do diabo, aguentar esse traste….
CurtirCurtir
Realmente esse cara tem que ser lembrado é como o primeiro que começou a acabar com a PC de SP…. Um lixo.
Um verdadeiro BOSTA na minha opinião….
CurtirCurtir
Saudoso??? Esse traste foi quem iniciou as escavações do nosso poço… Bateu a cabeça Dr. Guerra??
CurtirCurtir
Grande Governador, deu fim no Banespa, deixou o filho Zuzinha milionario, bem antes do Lulinha….pedagiou o Estado de São Paulo, fez a guerra fiscal, perdemos a montadora FORD para Bahia, entre outras empresas. Mas a Justiça esta sendo feita …………QUE ELE ARDA NO FOGO ETERNO DOS QUINTOS DOS INFERNOS, E QUE O ACOMPANHE GOLDMAN, ALKIMIN, E FHC E O SERRA, O MAIS RAPIDO POSSIVEL
CurtirCurtir
Um dos criadores do saco de maldades. Eu vi a minha viola em caco. Cheguei na rapa do tacho, se não fosse a minha Brasília amarela, eu tava na roça, andando a pé.
CurtirCurtir
Alô, alô, Guerra.
Fiquem atentos por aí.
Fonte: A Voz de Hortolândia
23/04/2010 – 23:34
São Paulo em guerra: Hortolândia tem noite violenta
Carro da polícia é alvejada por metralhadora
Uma viatura da policia militar foi alvejada por balas de calibre ponto 45 contra uma viatura da Polícia Militar. O policial que dirigia perdeu o controle e bateu a viatura em um poste de energia elétrica, na Vila Real, em Hortolândia, ontem de madrugada. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o boletim de ocorrência, no início da madrugada, policiais militares avistaram um Astra preto sem placa. Ao se aproximarem para a abordagem, os suspeitos fugiram em alta velocidade. Um dos ocupantes, segundo os policiais, deu tiros de metralhadora contra a viatura.
O policial fez uma manobra para evitar que fossem atingidos, mas perdeu o controle e bateu em um poste. Os disparos não acertaram a viatura.
Três munições de calibre ponto 45 – de uso exclusivo das Forças Armadas – que teriam sido usadas pelos suspeitos foram apreendidas e serão periciadas.
A viatura, com danos na lateral esquerda, foi recolhida na sede da 4ª Companhia da Polícia Militar, no Jardim Amanda, em Hortolândia.
O capitão Luiz Horácio Raposo Borges de Moraes, do Setor de Relações Públicas, do 48º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior) de Sumaré, descartou a possilidade de ser mais um ataque do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção que age dentro e fora dos presídios.
Outro caso de ataque a policiais em Hortolândia
Um policial militar e a namorada foram baleados em uma troca de tiros que aconteceu ontem de madrugada, no Jardim Everest, em Hortolândia. Dois suspeitos que tentaram render o policial foram baleados, segundo testemunhas.
A polícia apura se os acusados tentaram roubar a vítima e reagiram a tiros ao descobrir que era policial, ou teriam se aproximado e atirado, pois R. usava uma camiseta preta da Polícia Militar com a inscrição Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas).
Até ontem, o policial continuava internado em coma induzido e seu estado de saúde era grave.
A abordagem ao policial aconteceu por volta das 23h. Os dois ocupavam uma motocicleta Tornado, quando dois homens em uma Honda CG 150 preta se aproximaram e houve a troca de tiros. Os suspeitos fugiram sem levar nada.
Testemunhas relataram à polícia que não tinham certeza se os suspeitos haviam sido atingidos pelos disparos.
O policial e a recepcionista foram socorridos por ambulâncias até o Hospital e Maternidade Governador Mário Covas, mas em decorrência dos ferimentos foram transferidos ao Hospital Estadual Dr. Leandro Franceschini, em Sumaré. Ele foi atingido nas costas, mas a bala atravessou o corpo, e a jovem atingida nas costas e no braço. A pistola ponto 40 usada pelo policial foi apreendida e passará por períci
Autor: nnostradamus@ig.com.br – Categoria(s): Sem categoria
CurtirCurtir
QUE SUA ALMA
CurtirCurtir
Caríssimo Zé Francisco,
Mais uma vez me vejo digladiando com V. Sa, desculpe, mas não posso deixar que maltratem a nossa língua-mãe.
Acho que seu problema não é tanto o português, mas particularmente com a letra “X”, arrocho é com CH e não com X.
Uma dica, caso não esteja familiarizado com a palavra, procure sinônimos mais fáceis, no caso poderia usar “aperto” salarial, ao invés de arrocho com X.
Escrevendo assim, meu salário fica ainda mais arrochado do que já é.
CurtirCurtir
Juro que não entendo porque os santistas o consideram santo.
Nunca fez absolutamente nada pela cidade.
Era daqueles engenheiros que ficava lendo o jornal o dia inteiro quando trabalhava na Prefeitura de Santos.
Os pais dele passaram fome para que ele se formasse na Politécnica.
Quando foi eleito Deputado Estadual por Santos, abandonou tudo e foi ser prefeito da Capital-SP, nomeado pelos militares…
Agora a família recebe indenização por anistia. (Anistia de que?)
Ele foi para o túmulo sabendo que NUNCA votei nele. Fomos vizinhos na Guaibê/Guaiaó.
CurtirCurtir
atenção galera policial
o serra está no mesmo caminho…é só aguardar, não chega até junho, não vai ver o final da copa… ele está dodói, com o mesmo dodói do mário buraco
CurtirCurtir
A única coisa de que tenho saudade é dos 100% (cem por cento) do R.E.T.P. que esse filho da puta me tirou…
CurtirCurtir
o chuchu tirou meu direito de defesa com a via rápida e o serra meus 11% (onze por cento) de aposentadoria, além de acabarem com a aposentadoria integral e com promoção para classe imediata quando da aposentaria. PUTA QUE PARIU, FIZ CONCURSO PRA OUTRA POLÍCIA.
CurtirCurtir
Quando jovem acreditava que o PSDB éra o único jeito de fazer politica, hoje como policial acredito que a Melhor parte do governo Covas foi morrer de cançer, VIVA O GRANDE GOVERNADOR ANDRÉ FRANCO MONTORO o único que mereçe respeito.
CurtirCurtir
tomara que prestes contas ao criador porque aqui na terra não prestou
CurtirCurtir
Ladrão FDP, que se encontre o mais breve possível no inferno com esta corja do PSDB.
CurtirCurtir
ESSE TAL DE TROCA-TROCA QUANDO É CRIANÇA SO FO….
PSDB/DEM NUNCA MAIS
CurtirCurtir
gozado uma coisa , oque este cidadão fez por SAMPA,
aqui é banheiro m.covas, rua m.covas,viaduto m.covas,ponte m.covas, rodoanel m.covas,rodovia m.covas,pra tudo que é lado que a pessoa se vira ve esse nome,porque não muda logo o nome para ESTADO M.COVAS,sem ser a participação na politica bem mal explicada na epoca deputado federal,nada fez,secretario dos transportes tambem não fez nada,prefeito de sampa ficou em brancas nuvens,senador,governador,o que este cidadão fez, pelo que sei só teve umemprego na prefeitura de SANTOS por concurso,e depois so politica.
agora o que ele fez por SAMPA fudeu bem a populaçãoem beneficio proprio, depois O DIABO FEZ A RECOLHA DELE
E ELE SÓ ESTA LA QUEIMANDO NO FOGO DO INFERNO,AGUARDANDO OS SEUS DOIS DISCIPULOS.
voces sabem quem são.
PSDB/DEM NUNCA MAIS [em outubro,voto consciente]
CurtirCurtir
E EU JÁ VOTEI NESTE MERDA………………….
CurtirCurtir
Mário Covas levou a Polícia Paulista pra Cova.
Foi um grande FDP.
CurtirCurtir
Ô GUERRA, FALA A VERDADE. VOCÊ POSTOU ESSE NEGÓCIO DO COVAS SÓ PRA VER QUEM ERA MAIS CRIATIVO EXECRANDO-O…
CurtirCurtir
Num pensei que iria falar isso, mas estou com dó do capeta, acho que nem ele merece esse mequetrefe do covas.
CurtirCurtir
ta com peninha. leva seus ossos para sua casa. ou estão algum familiar deste inergumíno.
CurtirCurtir
ESSE MALDITO ERA MAÇOM
NA DATA DE SUA IDA PRO INFERNO QUE MUITOS IRMÃOS DIZEM SER PRO ORIENTE ETERNO, TODAS AS LOJAS MAÇONICAS, POR DETERMINAÇÃO DO GRANDE ORIENTE, FIZERAM UM MINUTO DE SILÊNCIO ANTES DO INÍCIO DOS TRABALHOS EM HOMENAGEM AO IRMÃO MÁRIO COVAS.
EU NO MEU CANTINHO, EM SILÊNCIO, DIZIA EM VOZ BAIXA: F…-SE, F…-SE, F…-SE!!!
É O MÍNIMO QUE EU PODERIA DESEJAR A UM CARA QUE ACABOU COM NOSSA POLÍCIA, QUE DEIXOU OS SALÁRIOS NA M…. QUE ESTÃO, NOS PAGANDO POR GRATIFICAÇÕES, NUNCA NEGOCIANDO CONOSCO E CRIANDO O PCC (PRONTO PRÁ CAIR EM CANA).
E QUANTO AO FATO DE SER CHAMADO DE IRMÃO, NÓS NÃO PODEMOS ESCOLHE-LOS. MAS, PODEMOS EVITÁ-LOS E ATÉ ODIÁ-LOS.
QUANDO ME DIZEM QUE UM CARA DESSES ERA MEU IRMÃO EU RESPONDO: “MINHA MÃE CANTA MAS, NÃO BOTA OVOS”!
SAUDOSO?
ELE É O LEGADO DESSE PARTIDO MALDITO QUE HÁ 16 ANOS ESTÁ AÍ NOS MATANDO DE FOME!
CurtirCurtir
Nada contra sua pessoa, agora espírito. Tinha lá suas qualidades, o que é inegável. Mas desejo, sinceramente, que, com autorização do Altíssimo, possa voltar um dia à Terra encarnado num servidor da área da segurança pública, que viva UNICAMENTE de seus rendimentos, e que não tenha pais ricos. Espero que sinta na pele o que proporcionou aos policiais civis decentes de São Paulo, os mesmos que nada tinham com os canalhas que o haviam torturado e ficado de joelhos para o generalato da ditabranda.
CurtirCurtir
oi
CurtirCurtir
KKKKKKKK,~ESPANHOL falou e disse,q esse lixo arda NO FOGO DO INFÉRNO!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Falou tudo espanhol. Estamos pagando o pato pelos outros.
CurtirCurtir
Eu fiz acadepol com ele como governador: 36 tiros de 38, aulas de ikebana, taichi, alvo “DH” (tronco e cabeça na cor vermelha, reprovado se acertar. Só podia certar braços e pernas), Lanceloti encostando em todas ocorrências com menores….
CurtirCurtir
Caríssimo “o q eu to fazendo aqui”: Muito obrigado pelas correções. Peço, por gentileza, que você dê umas aulinhas também para o pior rsrs.
Ademais, li estes dias sobre a ditadura das correções no mundo virtual. Ao final, o articulista conclui que isso acontece com gente mal resolvida, entende? rsrsrs.
CurtirCurtir
Em tempo: no meu 1° comentário onde se lê Chumbo, escreve-se xumbo, ou plumbum kkkkk.
CurtirCurtir
TORTURADO? ONDE?
QUANDO EU INGRESSEI NA POLÍCIA, CONHECÍ UM TIRA DA ANTIGA QUE TRABALHOU NO D.O.P.S. “SANTÃO” QUE JÁ ESTAVA SE APOSENTANDO.
ELE DIZIA RINDO QUE DEU “BICO NA BUNDA” DO MÁRIO COVAS. SEMPRE DIZIA: “LUIZINHO, ESSES BUNDA-MOLE ERA TUDO PAPELEIRO. OS BOM, NÓIS MATAMO TUDO”! SIC…
O SANTÃO ERA UMA LENDA VIVA. EU ERA CALÇA BRANCA E NÃO ENTENDIA DIREITO O QUE SIGNIFICAVA PAPELEIRO. COM O TEMPO OS COLEGAS DA ANTIGA FORAM ME EXPLICANDO QUE “PAPELEIRO” ERA O CARA QUE SÓ MEXIA COM PAPEL E NÃO IA PARA A LINHA DE FRENTE.
AÍ, QUANDO A ÁGUA BATEU NA BUNDA, OS CARAS QUE ERAM DE FAMÍLIA MAIS ABASTADA E TINHAM UM DINHEIRINHO, SE AUTO-EXILAVAM PRÁ NÃO ENTRAR NO PORRETE.
DEPOIS DA ANISTIA, VOLTARAM COM UMA PUTA CARA DE PAU DIZENDO QUE LUTARAM CONTRA A DITADURA E QUE FORAM TORTURADOS.
TEM ATÉ INDENIZAÇÃO PRÁ ESSES PILANTRAS!
DENTRE OS NOMES QUE O “SANTÃO” FALAVA INCLUA-SE: SERRA, FHC, ENTRE OUTROS.
NÃO POSSO AFIRMAR COM VEEMÊNCIA A VERACIDADE DAS DECLARAÇÕES DO “SANTÃO” QUE DEUS O TENHA! MAS, HÁ DE SE CONVIR QUE REALMENTE, OS QUE MAIS SE DESTACARAM, OU ACABARAM MORTOS E TIVERAM SUA CARA ESCRACHADA NOS JORNAIS COMO TERRORISTAS, OU ACABARAM DESAPARECENDO NA VALA COMUM DE PERUS.
OS “PAPELEIROS” ESTÃO AÍ ENCHENDO AS BURRAS, LUDIBRIANDO O POVO E ODIANDO E MASSACRANDO A POLÍCIA!
CurtirCurtir
Você tá certinho Luizinho Piu, tamos pagando o pato.
CurtirCurtir
Não posso desejar a mesma doença ao Serra.
Mas posso odia-lo todos os dias.
Isso me faria mal e ficaria doente.
Vamos votar não na DILeMA, mas contra o serra.
Aquela foto na revista, com ele de cabelo comprido ficou o maxxxxxxxxximo.
CurtirCurtir