Os profissionais da Polícia Civil, devem repensar em muito suas atitudes …. seja em relação ao atendimento de uma Delegacia, seja no trabalho de investigação e de apuração dos crimes …seja na forma de como se “apurar” nos inquéritos policiais.
Fico aqui perguntando …. vocês que hoje trabalham numa Delegacia, por acaso tiveram alguma experiência de amigos ou parentes, que foram em outras unidades policiais e que foram mal atendidos …. me respondam …. acho que sim … se eu acertei não é porque foi um chute … é porque é a realidade policial de Sp.
Agora se coloquem na pele desses parentes ou amigos que foram maltratados no atendimento a público …. o que eles fizeram para serem menosprezados e mal atendidos ????
Outra coisa …. o ESCRIVÃO tem a fama de dizer que o “meu inquérito”….. SEU NADA …. é da POLICIA CIVIL e quem tem obrigação funcional de dar “cabo” a investigação nos autos é o DELEGADO …. o ESCRIVÃO só escreve …. relata em termos nos autos … o INVESTIGADOR investiga …traz elementos de prova e de indícios e o DELEGADO determina o que se fazer …agora parem … pergunto. VOCês já tinham pensado assim …
Se não, é porque você é mais um daqueles que se contaminou com o serviço …. a OBRIGAÇÃO do INQUÉRITO POLICIAL primeiramente é do DELEGADO ….
Por fim, a SOCIEDADE clama por JUSTIÇA …. e a POLICIA como inicio de tudo na área criminal, é onde tudo começa …. se um INQUERITO ou mesmo um TERMO CIRCUNSTANCIADO começa errado, o resultado fatalmente será a IMPUNIDADE …. outra coisa …. como as partes são TRATADAS com menosprezo …. sem aquela dignmidade que uma pessoa merece …. me pergunto … porque tudo isso ???? será que é porque não rolou $$$$ nada ainda ????
è …. a verdade é dura e dói .. mas tem que ser falada …..
Agora o mais incrível é que ainda existe lugares e pessoas dentro da POLICIA que não se deixaram contaminar com essa arrogãncia e bestialidade …. ainda tratam pessoas com urbanidade e presteza ….. são poucos os profissionais … mas ainda existem ….
Ah…detalhe … fica pior ainda quando você é mal atendido e menosprezado por pessoas que sequer são policiais … os ditos “gansos” … ou melhor …. “os bate pau” ou “ad hoc” …. isso sim … a coisa fica mais indigesta …..
________________________________________
Digo-lhe com tristeza, mas aqueles que não se deixaram contaminar pela arrogância, bestialidade ou indiferença glacial pelo infortúnio alheio, agora iniciam a jornada de trabalho pensando no momento mais feliz…
Na boa hora de ir embora!
Manter o espírito público, antes mero dever funcional, de sacrifício pessoal transformou-se em imolação moral e corporal.
Trabalhar com comprometimento – absurdamente – é autoflagelação.
Por tal verifica-se a aversão aos plantões policiais, aos cartórios dos Distritos, aversão ao secretariado e presidência de inquéritos; em contrapartida a busca insana, frenética por “especialidades”…
Longe, muito longe do balcão de atendimento ao povo.
Bamo vê: eu qui baxo a porcaria, eu qui austuo, eu qui timo as testemunha, eu qui escuito a vítima, eu qui junto os laudo, eu qui baxo as orde de serviço, eu qui cumpro as orde di serviço, eu qui digito as orde de serviço pro tira só assiná, eu qui fraço o despacho pro diciamento, eu qui dicio os diciado, eu qui detenfico os qui num tem regê, eu qui sujo dedão de timta, eu qui faço os relatoro eu qui mando pro foro, eu qui levo pro foro. Si teve cota sô eu qui cumpro. O homê só assinô e as veiz carteia a marra pra assiná pruque farto umas virgula fora di lugá. E no finar das conta, o inquereto é do delegado. então assuma e segure as ponta. Ransquei lasca. sô.
CurtirCurtir
EQUEM TEM QUE TROCAR TIRO COM O MALA E DEPOIS E
SE EXPLICAR COM OMERITISSIMO QUEM É. O MAJURA.EU GARANTO QUE NÃO.
S
O SE HOUVER FUMAÇA,E TEM QUE SER MUITA
CurtirCurtir
Olha, para começo de conversa atender bem depende de motivação pessoal, normalmente quem atende o público é o policial que vive de salário e faz bicos, e quem vive de salário, honestamente, é ameaçado por mínimas coisas burocráticas que possam ser mal feitas ou não feitas,e ainda quem vive de salário fica atrás do BO. Alguém já viu os bandidões da polícia fazendo BOs? portanto é um grave problema com a culpa amplamente dividida, não se pode condenar apenas o atendente por um mal atendimento. Eu já fui mal atendido e lembrei de todas as mazelas que o “datilógrafo” do BO passa, então relevei e deixei de lado. Mudanças? Nem pensar.
CurtirCurtir
MUDANÇAS SIM
ninguem merece ser mal atendido, quando a pessoa entra num DP quer ter pelo menos um atendimento decente não importa qual seja asituação que ele esta passando.
O sistema é que impede o atendimento por varios motivos, sem motivação, por ter levado o famoso bonde,pelo excesso de trabalho pela depressão causada pelo proprio sistema e por fim o estress pois o plantonista não consegue passar um fim de semana com a sua propria familia.
Ai desestrutura tudo o PC. passa a ser para roio da população.
SE FEZ EXAGEROU
SE NÃO FEZ FOI OMISSO.
P.S.D.B. NUNCA MAIS
CurtirCurtir
Realmente existe motivos e mais motivos para que o policial queira se justificar de um mal atendimento ou por ter tratado uma pessoa com menosprezo … mas onservemos …. se for assim, tudo está ferrado e não tem solução …. imagino que o começo deve ser o policial HONESTO demonstrar a população o porque de ser chamado SERVIDOR PÚBLICO …. Deve ele mostrar que é honstesto .. competente no seu serviço … e caso haja problemas da instituição que o IMPEÇA de prestar um bom serviço …. deixar claro para a POPULAÇÃO e orientar essas pessoas a procurarem a CHEFIA SUPERIOR e pedir providências para que haja melhoras … seja no aumento de pessoal … melhor nos equipamentos e materiais …no prédio … vejamos … O SERVIDOR PÚBLICO inteligente coloca a POPULAÇÃO contra o SISTEMA … e indica os caminhos que o cidadão possa procurar para reivindicar as melhorias … falo isso pois NUNCA vi um POLICIAL CIVIL mostrar ao cidadão que o PROBLEMA que existe não é por causa dele (policial), mas por causa de uma gestão falida …. (PSDB) ….
Õ POLICIAL tem que deixar de ser VIDRAÇÃo e apontar o local onde o cidadão possa buscar melhorias .. seja com O DGP, DEINTER … SECCIONAL e tudo mais …
Não vejo nenhuma irregularidade no caso do POLICIAL deixar claro ao popular os motivos de tanta precariewdade no serviço … principalmente dos PLANTÕES POLICIAIS …
Veja um exemplo … em HORTOLANDIA … até pouco tempo o PLANTÃO era uma exploração extrema do servidor …. escalas degastantes e sem o respeito a carga horária ……HOJE está mais adequado a realidade e a necessidade… não está MIL MARAVILHAS mais melhorou um pouco … pode ficar ainda melhor ….. portanto, o policial INTELIGENTE mostra a população que ele não faz mais, não porque ele não quer, mas porque ele não tem estrutura …. e assim que as coisas um dia mudam ….
CurtirCurtir
E quanto ao comentário acima, TA BRINCANDO, parto do pre suposto de que cada um responde por seus atos … se você atirou … tem que asumir isso e mostrar a VERDADE … por esse lhe digo …. MENTIR é PIOR …. na frente do HOMEM DA CAPA PRETA (MM) …. você pode até contar estporias (isso mesmo —estórias), pois se for VERDAEIRO e FALAR A VERDADE, as coisas sempre caminham para o lado CERTO, agora, querer ficar mentindo, inventar estórias e tudo mais, aí, a coisa fica preta e depois que há mentira tudo fica mais comp´licado … pelo simples fato …FALTAR COM A VERDADE …. talvez o POLICIAL, no seu dia a dia não pensa muito nesse detalhe … mas FALTAR COM A VERDADE é um fato tão grave que lhe pode causa tantos problemas, como levá-lo inclusive à prisão ….
Portanto, esse negócio de querer empurrar DELEGADO para abraçar o “problema”, não tem nem lógica … você deve sim, sempre participar a AUTORIDADE policial de suas atividades e diligências … na DÚVIDA.. não faça nada … antes pergunte ao DELEGADO … e detalhe … sempre esteja alicerçado em um documento de investigação, porque é muito comum ENTREEVERO que nada tem haver com o ttabalho POLICIAL e depois quer ” esquentar um B.O.”… isso me chjeira coisa de P.M…. que faz as “ca]gadas” na rua e depois quer vir no Dp para “esquentar” a ocorrência… e ali já quer fazer a sua ” defesa” com mentiras ….
Acho que falei um pouco … mas quis ser um pouco claro ….
.
.DetaLHE … NÃO CONHEÇO NENHUM POLICIAL CIVIL QUE FOI condenado e preso por ter trocado tiro … matado algum meliante …. ou seja, estava fazendo o seu trabalho com dignidade ….. agora, me pergunte se vi casos de “mentirar” que levaram em cadeia, vi e muitas…rsssss
CurtirCurtir
CIDADÃO:
Nenhuma correção ao seu comentário. Lembrando da regra de ouro: TRATE SEU SEMELHANTE CONFORME GOSTARIA FOSSE TRATADO.
E por pior as condições de trabalho nunca RECLAME na presença da faxineira ou funcionários terceirizados da sua Unidade. Quem ganha R$ 400,00 por mês ( quando empregado ), fica ofendido com quem reclama da vida por ser policial e ganhar “apenas” R$ 2.000,00.
Atentando para o trunfo do governo: HÁ MILHARES DE PESSOAS TÃO OU MAIS CAPAZES DO QUE EU; SONHANDO PELA MESMA LUZ AO SOL.
O meu ganho pode não ser compatível com a missão, mas ao reivindicar melhorias nunca esqueçamos daqueles que recebem muito menos e, talvez, trabalhem muito mais. Delegados mereceriam aumentos na ordem de 70% A 100%, conforme as efetivas atribuições exercidas. Mas há carreiras que, no mínimo, fazem por merecer valorização na ordem de 200%. Vamos olhar para quem está na frente e para quem está ao lado, mas sem esquecer jamais quem está muito atrás de nós.
Aliás, inconcebível para a maioria da população brasileira aceitar como justa uma greve de policiais. Para a grande maioria: QUALQUER POLICIAL É AFORTUNADO. Para o povo honesto morador nas periferias e nas favelas: SOLDADO É RICO; DELEGADO É UM REI!
CurtirCurtir
Cidadão:
Em que país vc vive? Talvez na Chuiça… Teorias são muitos bonitas, mas a realidade é sombria. Agir do modo que vc sugere leva o policial a poder responder mais de mais duzia de inciso da LC 207/79. Deve conhecer os artigo 62 e 63. E o 44, I, II e III ?
Mas numa coisa tem razão. O contribuinte deve ser bem atendido por que se foi por seus próprio meios até uma delegacia ( lugar repugnante para quem não trabalha lá ) foi por que necessitava de ajuda ou orientação.
Mas ocorre que a ação que o contribuinte deseja não é a que a delegacia dispõe. E daí surge o embate entre o servidor ( aquele sujeito mal humorado que está atrás do balcão ) e o contribuinte ( aquele sujeito certinho que paga seus impostos e o salário do servidor). Geralmente o entrevero gira em torno da confecção de um boletim de ocorrência. Mais ainda, de providências que não podem ser tomadas por um plantão.
O contribuinte sempre tem razão, eu concordo, pois afinal é o objetivo do serviço público atender a população. Ocorre que a administração, isto é, o Estado como patrão não considerada em seus planejamentos as reações naturais do pessoal envolvido .
Faz-se planos para isto e aquilo e não se leva em conta que o pessoal a ser empregado no planejamento é o mesmo que não deu certo no anterior. Desprezando os anseios e as reações do pessoal, vendo a massa trabalhadora como peões a serem disposto num tabuleiro, nenhuma mudança surtirá efeito.
E mudando de assunto, eu conheço policiais que foram condenados por troca de tiros em ocasiões em que o MM julgou ter havido excesso na resposta. E também casos que foram condenados por que um terceiro foi atingido durante o entrevero. Se voce não é policial, ou se é policial e nunca trocou tiros, não sabe o que está falando. A situação real é uma. Dois anos depois, um promotor, numa sala confortável, com seu ar condicionado ligado pode entender que a coisa não foi bem assim como estava descrito no IP.
CurtirCurtir
toda ação tem uma reação.
q operario quer ganhar bem, ele ganha de acordo com o faz,só que poucos querem fazer o serviço do policial,que não tem certeza que vae voltar para casa por um motivoou outro, que não tem um final de semana, um feriado ou dia festivo qualquer,nem ferias as vezes não consegue ter tranquilidade porque não sabe o que tem atraz de uma porta ou numa esquina e ainda é obrigado a ver e ouvir os entendidos falarem um monte de asneira.
O QUE É O POLICIAL.
lixeiro da sociedade quando a população precisa ele tem que esta a desposição para retirar olixo que esta na porta não importa a que preço e as vezes o custo é caro podendo ser a propria vida.
é o braço armado do estado para as garantias do cidadão e no final como ele é tratado, se não faz é omisso se exagera poucos sabem como termina é so pinto.
O POLICIAL TEM HORA PARA COMECAR O TRABALHO,MAS NÃO SABE A HORA QUE VAE SAIR
no fim todos reclamam do policial, mais sem ele não existe justiça, porque ele é a visão da JUSTIÇA.
P.S.D.B NUNCA MAIS
CurtirCurtir
CIDADÃO
passe um dia em alguma delegacia da periferia ai talvez voce valorize um pouco mais o policial.
NADA É FEITO SEM O CONHECIMENTO DA AUTORIDADE.
chefe e delegado é tudo pai de santo,conhece de tudo
sabe tudo
CurtirCurtir
Creio que dar bom atendimento é OBRIGAÇÃO do funcionário público. Ganhamos mal? Sim, muito.
Mas ninguém foi nos arrancou a laço de nossas casas para ser funcionários públicos, mais precisamente policiais. Tem muita coisa errada. Mas é nossa obrigação atendermos bem a população independentemente do quando “ganhamos”. Devemos brigar dentro da instituição para as coisas melhorarem. Essa briga é nossa.
A sociedade, o cidadão deve ser tratado com respeito. Eu não gostaria de ser mal atendida ou ter um parente, um amigo meu sendo mal atendido em um DP.
Se prestou concurso para trabalhar, tem que trabalhar direito. Pelo menos com educação que eu acredito todos nós tenhamos.
Vamos brigar sim. Mas com os nossos gestores e não com o nosso público.
CurtirCurtir
Creio que dar bom atendimento é OBRIGAÇÃO do funcionário público. Ganhamos mal? Sim, muito.
Mas ninguém nos arrancou a laço de nossas casas para prestarmos concurso para sermos funcionários públicos, mais precisamente policiais. Tem muita coisa errada. Mas é nossa obrigação atendermos bem a população independentemente do quando “ganhamos”. Devemos brigar dentro da instituição para as coisas melhorarem. Essa briga é nossa.
A sociedade, o cidadão deve ser tratado com respeito. Eu não gostaria de ser mal atendida ou ter um parente, um amigo meu sendo mal atendido em um DP.
Se prestou concurso para trabalhar, tem que trabalhar direito. Pelo menos com educação que eu acredito todos nós tenhamos.
Vamos brigar sim. Mas com os nossos gestores e não com o nosso público.
CurtirCurtir
ops…”do quanto ganharmos”…
CurtirCurtir
Todos que teceram seus comentários tem parcela de razão, não que o meu comentário esteja com a totalidade dela, mas não esqueçamos que o policial civil é proveniente da população, que é em sua maioria desprovida de educação adequada, saúde debilitada e culturalmente brasileiros (leia-se: adeptos a lei de Gerson). Temos que tentar superar esses valores intrínsecos e fazer o melhor que pudermos para o público, já que somos, latu sensu, funcionários PUBLICOS!
E digo, como superar se nem ao menos temos a dignidade básica, funcional e pessoal (salário e respeito)!
Mudanças radicais terão que ser realizadas na nossa PC, caso contrário o quadro pintado sempre será o memso e as nossas palvras tornar-se-ão apenas figuras ao vento!
CurtirCurtir
Realmente o comentária acima confirma que todos os comentários teem a sua parcela de verdade …. mas o problema é que muitos servidores públicos demoram abrir o olho e ver o que está a sua volta e qual é a sua missão nesta sociedade.
Oras, ser funcionário público é uma abnegação que poucos tem …. não é facil … atender pessoas mal educadas e sem o mínimo d einstrução … mas foi essa a profissão que escolhemos … então devemos sim, sermos abnegados e lutadores a cada dia … mesmo não sendo reconhecidos pelo GOVERNO atual …. que menospreza o servidor …. ah …detalhe …. o colega do post “anonimo das 17/02/2010 em 10:27”, não sabe … mas fui policial civil e sei do que você está falando ….. e drtalhe … não precisa ir em uma delegacia de periferia … a grande maioria está sucateada e os atendentes estressados …. retifico realmente a posição anterior, e sei que o servidor se agir assim sofrerá pela maldita Lei compl 207/79 punições … a primeira que vislumbro é “agir com deslealdade a instituição” … “fazer comentários depreciativos a instituição”, e aí vai a fora … você tem razão em dizer que o servidor poderá sofrer punições … mas veja … tem outras formas de “orientar” a população sem se expor ….
Por ter sido policial civil, sei das mazelas da carreia …. gostava do que fazia, mas vi que “a instiuição POLICIA CIVIL” não merecia ter um servidor do meu tipo, pois apesar de “dar o suor” e vestir a camisa … nunca fui reconehcido … e como eu, muitos outros servidores policiais ainda estão na carreira… e só não saem da POLICIA CIVIL porque possuem família e NÃO possuem um emprego a vista … pois apesar de ser ruim, onde estão … ainda recebem o “pão de cada dia” ….
Digo isso porque é muito difícil ficar desempregado.
Faço a seguinte indagação …. quantos colegas você conhece que estão nesta situação … desesperados por não aguentarem mais …. estão estressados … desesperados para arrumar outro emprego público, ou até ir para outro órgão do estado, cedido.
Eo que me deixa mais agustiado e revoltadoé ver que a cúpula não está preocupada com a base policial … os detentores de cargos de confiança ….TITULARES … SECCIONAIS … DIRETORES …. DEGEADO GERAL … SECRETÁRIO não estão se preocupando com os problemas. Porque temem perder a maçanetagem … as cadeiras …. ledo engano e pensamento torpe destes CADEIRANTES….. porque a cada dia a POLICIA CIVIL perde espaço … ESTÁ sendo engolida pelo sistema BUROCRÁTICO do ESTADO…. e tem muita gente gostando disso … por exemplo …os OFICIAIS da GLORIOSA PM …. porque se acham melhores do que todos …acham que possuem SANGUE AZUL …e estão acima da lei … e tudo mais.
CurtirCurtir
O caipirapor entendo a sua revolta bichim. Eu sou Delegado e graças aos escrivães aprendi a trabalhar. É com muita humildade que digo isso. Para sua ciência, eu baixo minhas portarias, eu faço os meus relatórios e os despachos dos escrivães que trabalham comigo, expeço as Cartas Precatórias, faço as minhas notificações nos BOS, faço as requisições, faço o corpo dos flagrantes por vontado própria, assim como vários Delegados que conheço o fazem. Afinal é aquele velho dilema, quando resolvemos pautar todas nossas audiências devido as reclamações dos escrivães, todo mundo acaba tirando o corpo fora. O Delegado porque vai ter que ditar todos os procedimentos para os escrivães; e o Escrivães que vão ter o Delegado toda hora no seu pé. Ai todos chegam a conclusão que nenhum dos dois vai ter liberdade e tudo fica como antes no quartel de Abrantes. Nós não temos estrutura para implantar esse tipo de procedimento, a não ser nos casos de interrogatório dos indiciados devido a presença dos Advogados. Os DPS e Delegacias são dinâmicos e todo hora tem partes procurando o Delegado. Essa sistemática somente funcionária em um DP, com dois ou três Delegados e com vários funcionários. É sempre assim. Um abraço bichim.
CurtirCurtir
vai no forum João Mendes Junior para ver o pessimo atendimento nos advogados estes ainda sorriem vão aos forums da vida a Policia Atende melhor
CurtirCurtir
Atender bem ao público não é difícil, o complicado é comparar nosso salário a qualquer atendente do judiciário ser tão valorizado, recebendo cerca de R$3.500,00, só para protocolar.
Até quando vamos receber o PIOR SALÁRIO DO BRASIL(PSDB)?
MUDANÇAS URGENTE JÁ,VALORIZAÇÃO, CHEGA DE MICHARIA!!
Resposta nas urnas,só depende de nós.
CurtirCurtir
Caro revolucionário ….
Primeiramente acho que o salário não tem nada relacionado ao atendimento …. se fosse assim, você estaria justificando todos que ganham míseros salários na inciiativa privada e pública, a serem mal educados e atenderem a população com desprezo e Arrogância.
Acho que o Sr. esteja enganado …. o padrão do salario do escrevente judiciário de SP é em torno de R$ 2.600,00 …. não temos penduricalhos no salário …. com talvez tenta fazer crer ….. e detalhe …. a categoria ainda reivindica 14% que está atrasado a dois anos …pois tem dois anos que a categoria não recebe aumento …. muito diferente do escrevente federal que recebe cerca de 4.800,00 a 7.000,00
Ademais, existe ainda os auxiliares que recebem bem menos, em torno de uns 1.800,00 …..
Outro detalhe …. o servidor que está ali protocolando … não faz esse serviço o dia inteiro … e mesmo que fizesse, é o serviço que lhe foi atribuído …. diferente, com certeza, da POLICIA CIVIL, onde muitos saem de manhã … pegam viaturas…. e só retornam a tarde …. fazendo o quê … com certeza muitas vezes nada relativo ao serviço …. vc sabe disso com certeza ….
Por fim, não temos como comparar uma instituição com a outra …. são atribuições muito distintas …. e quanto ao salário da carreira policial, acho que vcs devem sim procurar melhoras … pois é aviltante o salário de um policial civil de são paulo …. vão a luta e busquem seus direitos ….
CurtirCurtir
Boa tarde ESCREVENTE…
Com certeza bom atendimento é obrigação do servidor público, caso contrário, deveria existir rigorosas punições(administrativas),reciclagem para os mal educados e arrogantes, ou seja, despreparados. Penso que nossos familiares, colegas um dia precisarão ir a uma Delegacia, devendo ser bem atendidos ou pelo menos orienta-los se necessário.
O que precisamos é ser valorizados, fiz a comparação de salário – baseado em comentário de um colega de faculdade.
Em fim, parece-me que o Governo de São Paulo não é bom Administrador, um funcionário bem remunerado,tendo um ambiente de trabalho adequado, equipamentos necessários, policiais bem preparados seria essencial para imagem da Polícia Civil e bom funcionamento da “Polícia Judiciária”.
CurtirCurtir
Caro revoluciobário….
Talvez ainda não pensamos … mas será que o GOVERNO quer uma POLICIA atuante …. vc sabe … descobrir as maracutaias das licitações… desvios de verbas púbçicas …etc… tudo isso incomoda a eles …
Portanto, eles pensam que quanto mais acabar e afundar com a policia, melhor para eles … que nada é descoberto … isso é uma estratégia de GOVERNO CORRUPTO ….
Realmente … ter uma policia estruturada com certeza incomoda muitos, principalmente aqueles que tem telhado de “vidro” …rssss
Mas os policiais devem sim, ir a luta e reinvindicar melhorias no trabalho …. e salário digno a profissão ….
CurtirCurtir