Não basta só mudar o nome da PM: “O que tem de mudar é o caráter do policial, que não pode agir como um soldado em guerra” 32

04/02/2010 at 10:01 – by JOW

‘Não basta só mudar o nome da PM’

Especialistas cobram alteração na conduta e desmilitarização da estrutura e do treinamento da corporação

Filipe Vilicic

Há um consenso entre especialistas em segurança pública: só mudar o nome da Polícia Militar não basta para transformar o perfil da corporação. “A proposta de voltar a chamar de Força Pública é limitada”, afirma o juiz Sérgio Mazina, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). A edição de ontem do Estado antecipou o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do governador José Serra (PSDB), publicado no Diário Oficial. “Há questões mais importantes a serem discutidas, como a integração das Polícias Civil e Militar no combate à criminalidade.”

O problema apontado por Mazina foi destacado também por outros estudiosos como importante elemento para o crescimento da criminalidade em São Paulo. Fato apontado em estatísticas da violência também antecipadas pelo Estado, na edição de terça-feira. Os dados revelaram, por exemplo, um aumento de 18% nos roubos nas cidades paulistas entre 2008 e 2009, quando ocorreram 257 mil casos desse crime.

O diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Denis Mizne, está entre aqueles que apoiam a mudança de nome. “É uma atitude simbólica que representa muito em uma corporação cheia de simbolismos”, afirma. “O nome Força Pública ajuda a consolidar o empenho que ocorre há cerca de 15 anos de aproximar a corporação da população e reprimir abusos e ações violentas de policiais.”

Mizne, porém, diz acreditar que a troca não terá sentido se não for feita também uma desmilitarização da PM. “É preciso eliminar esse conceito da polícia”, defende. “Afinal, um militar é treinado para matar um inimigo. Algo muito diferente do trabalho de um policial, que defende o cidadão e deve preservar direitos até do criminoso.”

O coronel da reserva José Vicente da Silva Filho considera prejudicial a mudança. “O nome Força Pública confundirá as pessoas”, diz. “Isso porque o termo “polícia” é universal e mesmo um estrangeiro o identifica.” O presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado, o coronel da reserva Luiz Carlos dos Santos, também discorda da alteração. “Chamar de Força Pública é apenas uma louvação ao passado da corporação”, diz. “Não vale os custos para trocar documentos e identificações de viaturas e uniformes. Será um gasto desnecessário.”

O coronel Silva Filho acrescenta que a alteração não traz vantagens para a população. “Só é de interesse interno da corporação, que quer exaltar um bom serviço, e uma manobra política para retirar um nome que remete à ditadura militar”, argumenta.

“O que tem de mudar é o caráter do policial, que não pode agir como um soldado em guerra”, afirma Maurício Campos, da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência. “Mas concordo que chamar de Força Pública, apesar de ser uma medida superficial, é melhor. Ao menos tira o militar do termo e pode ser uma forma de pressionar o governo federal a mudar a estrutura da polícia.”

Para Paula Miraglia, diretora executiva do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente, o nome PM não traz conotações ruins. “Toda democracia precisa de controle social, uma polícia”, afirma. “O ponto é que há assuntos mais importantes a serem tratados.” Ela cita a necessidade de controle externo eficaz e revisão do treinamento.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100204/not_imp506046,0.php

Um Comentário

  1. Bom, vejamos essa mudança pelo lado econômico. Se vai mudar o nome, vai mudar tudo onde vai escrito o nome: fardamento, viaturas, papéis timbrados, pinturas dos quartéis, cias, bases, documentos, ou seja, vai gerar uma fortuna em despesas.
    E vocês sabem quem paga a conta da mudança do fardamento dos praças? Os próprios praças, descontado diretamente do contra-cheque. Mais uma para deixar o polícia descontente com a situação.
    E as gráficas? Já estão contabilizando os lucros, pois sabem o tamanho do gigante burocrático que é a PM de São Paulo.
    Ou seja, será uma mudança de proporções colossais, mas que irá beneficiar a poucos.
    E viva o Brasil!

    Curtir

  2. Acho que voltar ao passado é ruim, porque não colocar apenas o nome “polícia” ao invés desse nome proposto?
    Porque também não integrar as polícias civil e militar tornando-as uma só entidade?
    Isso é balela de ano eleitoral.

    Curtir

  3. O que tem que ocorrer é a desmilitarizacao … nao aguento mais ter que aguentar aquele major bafento e bebado falando na minha cabeca todo servico ! O cara mala vem toda vez com essa conversa mole de medo de perder o comando da cia.
    A Pm tem que ser mandada pelos pracas ! Viva os pracas da FP ! Abaixo o oficialato !

    Curtir

  4. Qual a função Jurídica de um oficial da PM?? Zero. Aliás o que eles fazem a não ser governar o ócio???

    Curtir

  5. O Quartel do 1°Batalhão de Choque Tobias de Aguiar é uma cópia fiel do quartel da Legião Estrangeira Francesa em “Marselha”, na França. A legião serviu de inspiração para a força pública, e possui um RI duríssimo. A filosofia destes loucos é “matar e viver sem razão”. Oficial é adestrador, praça é cadela sarnenta.
    Esta é a filosofia interna corporis que informa a construção destes servidores públicos que nos tutelam.
    Governo estúpido, flexibilize o RI, mude a hierarquia militar para a civil, continue com as patentes, mas como se fosse um paralelo dos níveis hierárquicos civis (ramo uniformizado). Militar foi feito pra guerra, não é justo praça pedir autorização para se casar e se retirar da fila ou do banco do coletivo para dar lugar ao superior. Esta é a filosofia de quem nos tutela. É de dar medo!

    Curtir

  6. Vejo nas sugestões acima, de que os mais antigos que estudavam nos anos 60, e ainda conhecedores da antiga F.P., avaliou antes o conceito da ex´F.P., pela sociedade Paulista de então, também pode ser analizado hoje, os arts. 24, 42 e 144, da C.F. e ainda os D.Ls. 317/67, 667/69, 1.072/69 e Dec 88.777/83 – R-200, diga-me uma coisa, Ser o policial treinada para ser policial, em suas funções de polícia, ele será julgado pelo TJM, e ainda em cometer infrações disciplinares, são punidos pelo RDPM só mudando o nome de F.P., como ocorreu com a ex-G.C., que agia nas funções policiais civís Dec 44.006/64 e uniformizadas, passou a serem enquadrados confor o Dec Lei 222/70, que mandou aplicar o Regulamento da Ex-F.P., isto por ter sido esta extinta pelo famigerado Dec Lei 217/70, e incorporada a PM, onde perdeu os cidadãos por não terem mais um orientador, o Estado e os próprios G.C.s, perdendo seus direitos de carreira única e os agradecimentos daquela sociedade Paulista de então. Pedro Baiano72a. – Mongaguá SP.

    Curtir

  7. Ops, meu amigo sgto PM Bombeiro manda avisar: pra se casar não precisa pedir autorização, mas é necessário comunicar.

    Curtir

  8. Zé Francisco, o seu amigo Sgt PM Boimbeiro, é pós 70, 09-04-1970, antes desta data na F.P. era e permaneceu por muito tempo que tinha que pedir autorização para se casar e tem outros pormenores sobre a 1a. noite. Abraços Pedro Baiano 72a – Mongagfuá SP., obs. caso contrário enfrentava o Dec 13.657/43 – R-2-PM -0 Reg. Disciplinar. e ainda o Guia de trânsito quando em gozo regulamentar de afastamentos. Okei pt

    Curtir

  9. mais devemos a situação dos optantes, do que foram para a pc e pm. quem foi para a pm aposentou como oficial e na pc…

    Curtir

  10. Sim Manoel, não foi e não é assim de ir à Oficial, para aclarar quem era 1ª Classe em diante (Sgt) ref 32, por ficar por mais de 17 anos na mesma Graduação sem promoção, na (PM) que, na G.C. assegurava esta promoção por contar mais de 2 anos na mesma graduação, pois na G.C. crescia e se obdecia o fim social, crescia a ¨Cabeça¨o circulos de Inspetores, o círculo de Graduados e o círculo de G.Cs., e na FP, era o contrário, crecia a Cabeça (Oficiais) a barriga ficava paralisada os Sgts e Sub Ten PM, e cresscia as pernas as Praças (Cabos e Sds.) Enquanto aos optantes, ( ex-GCs.) estes contaram o tempo de serviço e atingiram até a Classe especial, promoções estas devido não haver carreira única na P.C. e que é, até a presente data assim, mesmo sendo capacitado pelo conhecimentos que estes policiais tem, quer em suas funções e quer intelectualmente, possuidores de Nivel Superior, não pode adentrar ao Circulo dos Delegados, isto porque não se valorisa a capacidade destes policiais. Pois é preciso fazer para dizer que sabe fazer. Pois é duro, fazer, saber fazer e ser subordinado a um outro que depois de tudo pronto, sabe assinar. Pedro Baiano72a – Mongaguá SP

    Curtir

  11. SAI AS DUAS DA MATINA E PROCURA UM OFICIAL DA PM TRABALHANDO,NÂO VAI ACHAR, DELEGADO DE PLANTÃO , SÓ NA CAPITAL EU ACHO 93 DELES, PRA QUE SERVE OFICIAL DA PM?????????

    Curtir

  12. ACADEMIA DO BARRO BRANCO, OUTRA PIADA SE A POPULAÇÃO SOUBESSE…ELES FICAM LÁ CINCO ANOS APRENDENDO ESGRIMA ,,EQUITAÇÃO BONS MODOS A MESA, QUANDO SE FORMAN, POUCO RETRIBUEM A SOCIEDADE POIS LOGO VÃO PARA DENTRO DE UM BATALHÃO ,COMPANIA, CARGOS ADM.,OU SEJA DINHEIRO DO ESTADO DESPERDIÇADO!!PRA QUE SERVEM OFICIAIS DA PM????????????PENSEM..

    Curtir

  13. A IRONIA É Q APESAR DA LATENTE INCOMPETENCIA DA PM,(INDICES CRIMINAIS SUBINDO ),A MESMA TOMA CONTA CADA VEZ MAIS DO NOSSO ESPAÇO SOB A BATUTA DE NOSSO SSP PM.PINTO NOS ELEGEU COMO SEUS INIMIGOS,ESTA NA HORA SENHORES DELEGADOS DE ELEGERMOS OS NÓSSOS…ACÓRDEM!!!

    Curtir

  14. PRA FINALIZAR ,OU VC É UM SOLDADO OU É UM POLICIAL,SOLDADOS AGEM SOB COMANDO ,POLICIAIS TEM AUTONOMIA DE AÇÃO .AUTORIDADE CONSTITUIDA SÃO VCS DELEGADOS ,OFICIAIS (TENENTES CAPITÃES CORONÉIS ETC), SÃO POLICIAIS ,SERÁ???????KKKKKKKKKK

    Curtir

  15. INDICES DE CRIMINALIDADE SUBINDO DE MANEIRA ALARMANTE, PORQUE SERÁ?????FALHA NO POLICIAMENTO PREVENTIVO,PENA QUE A POPULAÇÃO NÃO SABE O Q É ISSO…

    Curtir

  16. Falou tudo Cesare. Enquanto existir esse 10 mil oficiais, as duas policiais ficarão a ver navios em termos salariais. Tirando alguns tenentes que realmente trabalham, os outros…..

    Curtir

  17. O PRIMEIRO COMENTÁRIO DIZ TUDO!!!

    NA VERDADE O QUE IRÁ MUDAR COM A MUDANÇA DE NOME DA PM PARA FP?
    APENAS O NOME! CORRETO? E QUANTO ISSO NÃO CUSTARÁ EM TERMOS DE DINHEIRO?
    E QUANTA GRANA NÃO DEVERÁ ROLAR NOS “POR FORA” PARA QUE SE FAÇA ESSA MUDANÇA?
    E QUANTOS NÃO IRÃO SE BENEFICIAR DESSA FALCATRUA?
    RESUMINDO OS COMENTÁRIOS DOS DEMAIS COLEGAS, O QUE PRECISARIA ACONTECER É A DESMILITARIZAÇÃO DO CÉREBRO DOS PMs!
    O CANTOR E HUMORISTA “JUCA CHAVES” JÁ COMPAROU OS OFICIAIS AO CRUSTÁCEO “CAMARÃO” E SABEM POR QUÊ?
    “VIVEM NAS COSTAS DO BRASIL E TEM MERDA NA CABEÇA!”SIC…
    MUDAR O NOME NÃO BASTA E NÃO RESOLVE!
    É APENAS MAIS UMA FORMA DE FAZER O POVO GASTAR.
    AFINAL, QUEM PAGA A CONTA?
    É COMO O TAL DE CONTROLAR QUE TEM COMO PANO DE FACHADA, A PRETENSA FINALIDADE DE MELHORAR A QUALIDADE DO AR DE SÃO PAULO!
    NO INÍCIO ERAM SÓ OS VEÍCULOS A DIESEL E DEVOLVIAM O DINHEIRO.
    NA SEGUNDA VEZ, ERAM OS VEÍCULOS A DIESEL E OS FABRICADOS À PARTIR DE 2.003 E DEVOLVIAM O DINHEIRO!
    AGORA, JÁ SÃO TODOS OS VEÍCULOS E NÃO SE DEVOLVE MAIS O DINHEIRO!
    ALGUÉM ACREDITA SÉRIAMENTE QUE É PARA MELHORAR O AR QUE RESPIRAMOS?
    IMAGINEM UMA FROTA DE 6 MILHÕES DE VEÍCULOS PAGANDO CERCA DE 60 REAIS CADA UM.
    DÁ UMA GRANINHA NÉ?
    ELES VÃO ACOSTUMANDO A POPULAÇÃO DEVAGARINHO E QUANDO O POVO PERCEBE JÁ FOI ESTUPRADO!
    MAS, JÁ TIVEMOS UMA PREFEITA QUE NÃO CONVÉM NEM CITAR O NOME, E QUE DISSE AO POVO: “RELAXA E GOZA”!!!
    LEMBRAM-SE?
    ESSA HISTÓRIA DE MUDAR O NOME DA PM É SÓ MAIS UMA PARA ARROMBAR OS COFRES PÚBLICOS SEM QUE O POVÃO PERCEBA!
    O POVO AINDA É BOBO MAS, ESTÁ DESPERTANDO AOS POUCOS!
    NÃO ADIANTA MUDAR O NOME, TEM QUE MUDAR A MENTALIDADE, O REGIME, PARA QUE A FARDA DEIXE DE SER UMA JAULA ONDE SÓ CABE UM ANIMAL IRRACIONAL QUE ATENDE APENAS A COMANDOS SEM TER O DIREITO DE PENSAR OU QUESTIONAR!
    O FLIT ESTÁ ACABANDO MAS, HAVERÁ OUTRO EM OUTRO LUGAR E CONTINUAREMOS METENDO BRONCA!
    AS ELEIÇÕES ESTÃO AÍ!
    VAMOS DAR-LHES O TROCO!
    AGUARDEM!!!

    Curtir

  18. E melhor colocar Policia Municipal,nas Gcms logo! do que gastar dinheiro com cachorro morto !!!! Policia é de carater Civil o resto é enganação !!! já chega os Militares do Exercito…

    Curtir

  19. Não Vai mudar nada… Deveria aumentar o salário e melhorar as condições de trabalho…
    E para os que dizem “é um passo para retirar os resquicios do militarismo, e tornar a Polícia mais comunitária…”.Enquanto os marginais estão cada vez mais violentos,sem respeito e “medo” das autoridades, eles devem adorar toda essa conversa….

    Curtir

  20. Respondendo para o Cesare. De madrugada vc encontra 93 delegados DORMINDO nas delegacias, dando “chá de cadeira” nos PMs. Isso quando se apresenta um tráfico e ele faz porte, quando faz. Coisas misteriosas………

    Curtir

  21. Tiagofaz,por longo tempo aquardei sua manifestação, voce continua o mesmo, continua lambendo as botas daqueles que te pisam. E ainda por cima ainda não higienizou sua cara, continua o mesmo, desprovido de cultura. E lógico, continua emitindo opiniões IDIOTAS, reitero meus conselhos anteriores (lembra da sua opinião sobre a morte do ¨Charlie¨); 1) vá se aprimorar na arte da manipulação veterinaria genital, no Regimento nove de Julho,2) e pare de escrever no blog, enquanto tiver a mesma mente limitada,3) MEIA VOLTA …VOLVER, e nunca mais volte. Agora basta apenas seu defensor se manifestar, para a acalorada discussão recomeçar, Venham

    Curtir

  22. meus amigos, ainda ontem uma senhora que localizou por conta própria seu automóvel furtado.. em uma rua de São Bernardo do Campo, sem saber o que fazer ao certo tomou posse e foi ao 4º DP no Riacho Grande, e lá descobiu que (já próximo as 19 horas/ o DP fecha à noite) não era aquele o local certo, e sim o 3º DP… para a surpresa da mulher, ocorreu que um “policial” orientou a sair do DP e ligar para a PM… voc~es acreditam nisso…depois a reclamação geral de que se está perdendo espaço pra PM par Federal.. pro MP…assim não dá meu irmão é funcionáro público puro e simples e não “policial” esse camarada… e tenho certeza que o mesmo ocorre em várias outras regiões do Estado.

    Curtir

  23. É necessária a reformulação primeiro do Código Penal que é de 1940. Leis reais para garantir a proteção do povo e não das classes dominantes. Segubdo investir no sistema penitenciário, trabalho e estudo resultado sosiabilização do detento. Terceiro uma polícia unificada, Polícia Paulista, uma só com suas celulas uniformizadas e investigativas, uma Polícia bem equipada, com salário digno e um Policial valorizado, orgulhoso na profissão e tranquilo com sua família. Temos que acordar e mudar urgente ou vamos pagar o preço, alías já estamos pagando. Infelismente hoje resumo a situação nisto: Querem uma polícia da Inglaterra no Brasil (Culta educada) mas, com resquícios de Ditadura Militar, com um Equipamento do Haiti, com um salário de Uganda da África, com um público da Etiópia também àfrica para se trabalhar. ACORDA MEU POVO !!!!

    Curtir

  24. caro cesare, com certeza tamnho desprezo que tens, e nutre pelos oficiais da distinta Academia Barro Branco, é oriunda de algum trauma que algum jovem oficial deve ter lhe causado…chifre só doi quando nasce, mais o seu está doendo até agora.

    Curtir

  25. polícia de qualidade, de primeiro mundo, se faz investindo muito dinheiro. vide Policia Federal, hoje é uma polícia de primeiro mundo num país de população de terceiro mundo onde a falta de educação é generalizada, vai desde do favelado até o juiz de direito que acha que está certo mesmo tendo mutilado uma criança…que país é esse? alguém lembra desse caso?

    Curtir

  26. façamos um exame de consciência… a Polícia, o Congresso Nacional, o Detran…são coisas abstratas…são instituições, órgãos públicos. quem faz as instituições são os homens que dela fazem parte. Homens são extraídos da sociedade. Perceberam? a sociedade é formada pelo tecido social cuja célula fundemental é a família. Perceberam? Então, ou nós passamos a assumir a responsabilidade que nos cabe de educar nossos filhos pautados na ética, respeitando o próximo, com valores de família e patriotismo sendo ressaltados a todo instante ou então passemos a recrutar nossos policiais na França, Alemanha, Suíça onde nós exaltamos e reconhecemos o valor ético e moral existente naqueles povos.

    Curtir

  27. visão antropológica e sociológica dos males que afligem as nossas instituições…será que é muita erudição para este público que está lendo e escrevendo agora neste espaço? estarei eu deitando pérolas aos porcos? se um, apenas um leitor ou uma leitora perceber a profundidade do problema do qual eu fiz alguns comentários a cima, eu me darei por satisfeito.

    Curtir

  28. Polícia Federal… deveria ser objeto de estudo…uma flor nascida em meio ao lodo de um sociedade carregada de mazelas, recalques e revanchismos. Digo isso porque desvios de conduta há sim na PF porém com índices comparáveis aos de polícias de países desenvolvidos. E ainda, a PF lava roupa em casa, ou seja não expõe a dignidade da instituição por conta de uns e outros que a maculam com desvios de conduta. Com uma corregedoria competente faz o que tem que ser feito preservando a instituição e punindo quem tem que ser punido.

    Curtir

  29. alguém por favor pode dizer se eu estou errado com relação à PF? se eu estiver corrijam-me agora.

    Curtir

Os comentários estão desativados.