CAPITÃO, SEM PROSELITISMO, NÓS DELEGADOS SABEMOS QUE NA MÉDIA OS OFICIAIS SÃO MAIS QUALIFICADOS PROFISSIONALMENTE 89

Dr Guerra, permita-me usar o espaço do Blog para debater com o colega Professor.
Caro Professor: não comente sobre o que talvez não conheça com a devida profundidade, para não resvalar no “lugar comum” de ataques pessoais, organizacionais e gratuitos.
Se conhecesse sobre a dedicação, desprendimento e profissionalismo das pessoas envolvidas na questão, sentiria vergonha dos ataques “infantis” postado pelo senhor.
Na área de segurança pública, que deve se ater a princípios científicos como nas demais áreas do conhecimento, muito necessário se faz a especialização.”Reciclagem” é termo não compatível com homens e mulheres compromissados como os elencados no excerto acima!
P.Ex.,pesquise junto à comunidade do bairro Ipiranga, área do 17º DP e junto aos membros e participantes do CONSEG quem é o Capitão de Polícia Militar Silas Bordini! Integro e inteligente, é uma pessoa dedicada ao extremo à Polícia Militar e à comunidade onde trabalha, como os demais Capitães que finalizaram essa árdua maratona de conhecimentos.
“Professor”; não pense que a PM de hoje é a de outrora onde conhecimentos técnico- científicos não estavam tão em voga…tenha a certeza de que há os vocacionados, os que estudam com vigor e que se dedicam EXCLUSIVAMENTE à causa pública e à Polícia! Querem colocar na “vala comum” os vícios e agruras da duas organizações, porém na realidade, o contingente da PM se faz diferente! Há desvios na PM, há, como em qualquer outro agrupamento humano, porém sua estrutura é ágil para extirpar o mau policial, o desvirtuado!
Por que será que os Sr Delegados de Polícia acharam despiciendo não mais participar do curso em conjunto com os Oficiais? Pode ser que “o ar de cumprimento do dever” ou a “dedicação exclusiva à Polícia incomode” alguns! Tenho absoluta certeza de que o curso em conjunto seria mais produtivo para ambas instituições, que numa sinergia poderiam “se conhecer melhor”. Tenho absoluta certeza de que os Sr Delegados de Polícia vocacionados gostariam de aprticipar do curso em conjunto, como no passado recente. Sei que alguns virão com a aquela “marretada” questão: “não participamos pois somos autoridades policiais, os mais cultos, os mais sabedores, os mais…mais…???” Mas a verdade é uma só, a PM com cerca de 94000 homens e mulheres só é a potência que é em organização e estrutura pois os Oficiais e Praças têm uma formação adequada e querendo ou não há comprometimento com a causa pública. O “status militar” concita o policial a bem servir!
Há padronização dos recursos e meios,p.ex; qual a cor oficial das viaturas da Civil?…vi dia desses uma patrimônio 20…( portanto aquisição recente) toda pintada de preto…não há padrão…(pequeno exemplo!).
Professor, antes de falar algo só prá desmerecer, só prá ser “engraçado”, procure saber quem são os Oficiais do Centro de Estudos, quem é seu Diretor!
Dr Guerra, de coração, digo e repito que admiro o Sr pois nunca foi o “mais do mesmo”! Fez HISTÓRIA por “botar o dedo nas feridas”! Particularmente sofri muito em dez anos ininterruptos trabalhando na ZLeste de SP, onde, INFELIZMENTE, os “problemas surgiam” a partir da apresentação de ocorrências nos Distritos Policiais!!! Enfrentar o crime é fácil, difícil é lidar com “autoridades” e policiais corruptos, vendidos, que coversam “de canto” ou “às portas fechadas com o ladrão”! É a minoria, porém existiam à época.
A partir do “Flit”, parece que se reverberou o “grito” dos que querem uma Polícia, seja civil ou militar, digna, escorreita, ética e que trabalhe para a comunidade de forma verdadeira.
Desculpe-me o desabafo, porém sempre “entrei” no espaço aqui dos Policiais Civis para defender a minha Polícia Militar, que por vezes é amaldiçoada, achicalhada, desnecessariamente! Sei que posso até ser respsonsabilizado um dia, sei lá, porém só “entro” prá defender algumas injustiças “verborágicas” contra a PM e seus membros. Quando um PM erra, não pense que a PM não toma providências! Pois toma! Todo mundo sabe disso!
Desculpe-me pelo desabafo, é difícil mas tentarei (não sei se consigo!) SOMENTE LER o “Blog” e não defender ou comentar quando o assunto passa a ser minha corporação ou os PMs do bem!
Muitas vezes os ataques gratuitos à PM soam como “dor de cotovelo, sabe!” Esse mesmo do “Professor” acima é…duvido que ele tenha inspiração, dedicação exclusiva e competência para concluir com galhardia o curso…lançado o desafio! Desculpe-me Dr Guerra…longe de ofender algum Policial Civil aqui, mesmo porque admiro vocês…lógico, os verdadeiros, honestos… Já cansei de ver bons serviços dos papa charlies, já cansei de apoiá-los em “quebradas” e também já fui muito apoiado! Tenho o maior orgulho quando vejo atuando Delegados de Polícia de “verdade”, que não fazem acordo, etc…que tratam bem os PMs, que são éticos e “fazem a verdade da justiça” porém são esquecidos nas friezas e falta de charme dos plantões sem estruturas…
Enfim, se o Sr achar por bem não divulgar, o Sr terá suas razões…O Sr e todos ai sabem quem sou, porém não conheço ninguém que posta por aqui!

 Abraço Dr.

____________________________

CAPITÃO:

Pessoalmente sentimos aquela espécie de inveja,   ou  melhor, uma sadia cobiça, em relação ao reconhecimento dado pelo Governo à qualificação do Oficialato. Merecida, acreditamos. Quanto ao título de MESTRADO, nada sei sobre os requisitos acadêmicos para tal titulação. Mas, considerando os cursos de mestrado e “mestres” que passei a conhecer de uns tempos para cá AFIRMO  –   mesmo que alguns voltem a nos chamar de alisador de oficial –  seis MESES NO BARRO BRANCO VALEM MAIS DO QUE  A MAIORIA DOS MESTRADOS E DOUTORADOS DESTE PAÍS…

Aliás, PURO MERCANTILISMO…

Pois a maioria dos atuais  doutores  são sofríveis; ainda que titulados pelas tradicionais PUC e USP.  

Assim, salvo abalizadas opiniões de mestres e doutores,  o título de MESTRE para os capitães é LEGAL E LEGÍTIMO.

Quanto à denominação “ciência de segurança e ordem pública”, penso não ser adequada. Posição de leigo, posto desconhecer os trabalhos acadêmicos realizados há décadas pela Polícia Militar.

Quanto ao Curso Superior de Polícia, posso informar que a maioria dos Delegados que realizavam o último curso foram contrários à decisão adotada pela cúpula da Polícia Civil. 

A DECISÃO ATENDEU AO INTERESSE DE QUEM PERDERIA MUITO DINHEIRO FREQUENTANDO E DEDICANDO-SE AO CURSO  SUPERIOR ATÉ NOVEMBRO OU DEZEMBRO DO CORRENTE…

ALÉM DA NECESSIDADE DE ACELERAR PROMOÇÕES…

ANTES DA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA DE MEMBROS DA CÚPULA QUE ABRIRÃO VAGA PARA SEUS APADRINHADOS.

O tempo poderá provar aquilo que agora escrevo…

A GRANDE MAIORIA DOS DELEGADOS MATRICULADOS NO ÚLTIMO CURSO SUPERIOR PROTESTOU  CONTRA A UNILATERAL QUEBRA DO CURSO INTEGRADO.

Por último, os oficiais da antiga Força Pública eram muito qualificados.  Já escrevi em antigos comentários sobre a cultura policial e geral de alguns coronéis que conheci; especialmente o Coronel Cotrim. Com a mudança de denominação e absorção de parcela dos membros da guarda civil,  bombeiros municipais e  antiga polícia rodoviária, o nível cultural pode ter sofrido prejuízos. Mas na média, ainda que contrariando outros entendimentos, POLICIAIS CIVIS JAMAIS FORAM SUPERIORES … 

ATUALMENTE  SOFREMOS DE UMA TERRÍVEL DOENÇA:  CRISE DE IDENTIDADE…

Não sabemos o que somos,  aquilo que queremos; tampouco a direção que devemos tomar.  

Finalizando: escrevi seriamente acerca do quadro de optantes  –  NÃO CONFUNDA COM OS ANTIGOS “OPITANTES (de opção e apito) DA ANTIGA GUARDA CIVIL…

Se nos fosse dado o direito de opção: EU MUDARIA SEM PENSAR E SEM MEDO DE SER MUITO MAIS FELIZ .

A Polícia Civil em nada contribuiu para o nosso crescimento   –   meu e  da imensa maioria –  como indivíduo,  profissional e intelectual.

Um Comentário

  1. “Nós delegados” coisa nenhuma! Fale em seu nome.

    Não me consta, doutor Guerra, que o senhor represente nenhum delegado de polícia que não seja o senhor mesmo, o que só lhe dá o direito de falar em seu próprio nome.

    Então, doutor Guerra, faça o favor de retirar o “nós delegados” e colocar “eu o delegado Guerra”, pelo menos até quando os seus processos administrativos lhe permitirem utilizar esse título.

    Curtir

  2. Digo nós Delegados, conforme conclusão durante curso na Academia de Polícia.

    Delegado de Polícia deve saber que é membro de uma carreira heterogênea, composta por pessoas oriundas de diversas profissões ou carreiras. O único elo é um diploma; de alguns falsos outros presenteados. Mais da metade da Carreira foi investigador, outra parcela escrivão, alguns ex-policiais militares, oficiais de justiça e certo número de advogados. A maioria apenas buscando uma renda um pouco melhor ou emprego estável. Amor, vocação, ideal : casos raros.

    Oficias, não são qualificados pelo vestibular da Fuvest ( que tem mutreta como qualquer outro ), mas por permanecerem juntos por quatro anos fortalecendo laços pessoais e funcionais. Contam com uma filosofia institucional, sabem aquilo que são e querem ser até a morte: oficiais da polícia militar. O Delegado , e praticamente todas as carreiras, se autoqualifica para o exercício das funções; de regra improvisando. A Polícia Militar forma seus profissionais, dando-lhes os meios para que se desenvolvam.
    Quanto ao título:
    Não é título é apenas a nossa atual ocupação profissional…Só isso: uma atividade.
    A diferença do Delegado demitido para o aposentado é apenas o holerite…AMBOS SÃO EX…NÃO SÃO MAIS…
    Desculpem-me aqueles que orgulhosamente dizem “delegado aposentado”, mas é realidade jurídica.

    Oficial diz: SOU CORONEL DA RESERVA…Pois conserva o posto; com a vitalicia garantia de usar fardamento e suas medalhas.

    De qualquer forma: EU , AINDA, DELEGADO ROBERTO CONDE GUERRA AFIRMO:

    Na média os oficiais são profissionalmente MUITO MELHOR QUALIFICADOS PARA AS SUAS MISSÕES…

    Embora não sejam tão inteligentes QUANTO DEVERIAM SER…

    Se fossem você não teria esse “TEU TÍTULO”..Essa carteirinha vermelha de papel…E o distintivo de lata da República…( risos ).

    De qualquer modo , como SEMPRE VALEMOS POR MUITOS DELEGADOS – desculpe-me a falta de modéstia – posso escrever NÓS DELEGADOS…

    Delpol, PA, parecer do Conselho, parecer administrativo não vale “porra alguma” – lembra do advogado Valente, primo do ex-delegado MALHEIROS MALHÃO – um carimbo e um risco e já era.

    Se Delegados fossem profissionalmente E JURIDICAMENTE QUALIFICADOS, não instaurariam PAs em nosso desfavor…
    Uma vez instaurados deveriam possuir a inteligência e profissionalismo para fazer valer os pareceres pela demissão.
    Para sua ciência: em dois já fui absolvido pelo meu governador…Só faltam mais sete absolvições, pelo menos enquanto não instaurarem outros.

    Curtir

  3. A menos que o senhor me indique alguma carreira que seja formada por uma pessoa apenas, todas as demais acredito são heterogêneas, já que compostas por várias pessoas, mas cada qual com sua opinião particular.

    Se o senhor se sente inferior aos oficiais da PM, fale apenas em seu nome e não em nome de seus colegas. E esse seu sentimento de inferioridade, levando em conta o nível de suas mensagens nesse blog, deve realmente refletir a realidade de sua particular condição.

    Quanto ao senhor valer por muitos, devo lhe dar razão, principalmente quando o assunto é verborragia e atitudes espalhafatosas.

    Termino por aqui, já que não tenho intenção nenhuma de ficar polemizando essas bobagens que o senhor escreve. Aliás, já me arrependi de ter-lhe dado atenção.

    Boa noite.

    Curtir

  4. DELPOL:

    As suas brilhantes considerações verdadeiramente demonstram toda a nossa, digo, minha ignorância…

    Sofro de complexo de inferioridade…Ah, como sofro!

    Bom domingo!

    Curtir

  5. SE a pm fosse isto que esta falando não existiria crimes no estado de sao paulo.
    Devargazinho estão abrindo a policia militar para todos os olhos.
    Conversar com oficial da pm., e tentar viver em outra realidade.
    Quanto ao controle da policia militar sobre a corrupção., se isto fosse verdade o romão gomes não estaria cheio.
    Não haveria corrupção ou “cagadas” de sempre….

    Curtir

  6. DR. GUERRA,

    NÃO DEIXE SUA MÁGOA E SEUS PROBLEMAS PESSOAIS COM SEUS COLEGAS DELEGADOS ENCOBRIR SUA RAZÃO.

    PRA QUE O ESTADO TEM QUE MANTER OFICIAIS DA PM? QUE VANTAGEM A EXISTENCIA DESSA CATEGORIA PROFISSIONAL TRAZ PARA A POPULAÇÃO E PARA O ESTADO?

    O CONTRIBUINTE É OBRIGADO A PAGAR SALÁRIO DE “DOTO”, ALOJAMENTO, FARDAMENTO E ALIMENTAÇÃO POR QUATRO ANOS PARA UM POLICIAL-ESTUDANTE, QUE DEPOIS DE FORMADO VAI PASSAR POUCO TEMPO NAS RUAS CUMPRINDO SUAS FUNÇOES DE POLICIAMENTO COMO TENENTE E LOGO DEPOIS COMO CAPITAO JÁ VAI PARA SERVIÇOS BUROCRATICOS DE ONDE NUNCA MAIS SAIRÁ ATE VIRAR CORONEL.

    PRA QUE ISSO NA POLICIA? PROCURE UM OFICIAL DA PM EM UMA VIATURA, PROCURE UM OFICIAL DA PM DURANTE A NOITE, PROCURE UM OFICIAL DA PM EM UMA BASE COMUNITARIA, PROCURE UM OFICIAL DA PM NAS RUAS. NÃO ACHA!!

    NAS NOITES E MADRUGADAS QUEM NA VERDADE COMANDA TODO O POLICIAMENTO, INCLUSIVE DA PM, ATENENDO OCORRENCIAS, ORIENTANDO OS PRAÇAS, SAO OS DELEGADOS, ENQUANTO OS OFICIAIS ESTAO DORMINDO EM SUAS CAMAS QUENTINHAS, LONGE DA POPULAÇÃO, DOS PERIGOS E DAS OCORRENCIAS.

    QUAL É A FUNCAO DO OFICIAL DA PM? EU MESMO NAO SEI. ELES NAO DELIBERAM OCORRENCIA, NAO ORIENTAM OS PRAÇAS NO MEIO DA NOITE, QUEM FAZ ISSO É O MAJURA, POR OUTRO LADO, NAO ESTÃO NO PATRULHANDO, NAO FICAM NOS BATALHOES Á NOITE, DIZEM ALGUNS QUE NAO TRABALHAM AS QUARTAS FEIRAS, NAS RUAS TB NAO ENCONTRAMOS OFICIAIS. PRA QUE SERVE OFICIAL ENTAO?

    MUITO MELHOR SE DESMILIARIZASSE A PM, AGREGASSE OS OFICIAIS DA PM NO EXERCITO E TRANSFERISSE TODOS OS PRAÇAS PARA A POLÍCIA CIVIL, SOB O COMANDO DOS DELEGADOS, COMO NA ANTIGA RADIO PATRULHA DA GUARDA CIVIL, ESSA SIM UMA TROPA UNIFORMIZADA RESPEITADA E QUERIDA PELA POPULAÇÃO.

    VEJA O CAOS QUE VIROU A PM DO RJ. ATÉ CAPITAO TA INDO PARA CADEIA PQ LIBEROU AUTOR DE LATROCINIO E FICOU COM O PRODUTO DE ROUBO, QUE NO CASO FOI UMA PORCARIA DE UM PAR DE TENIS E UM MOLETON DO TAL CODERNADOR NO AFROREGGAE.

    RESPEITO O SENHOR MAS AGORA O SENHOR FALOU UMA BOBAGEM SEM TAMANHO MESMO.

    Curtir

  7. RAMIRO:

    Eu não estou discutindo sobre a necessidade ou desnecessidade da PM e Oficiais. Tampouco a nossa razão está afetada pela total desprezo que tenho por parcela dos Delegados. Falo de qualificação profissional: a deles é desproporcionalmente maior do que a nossa. Oficial aprende a ser policial militar na Polícia Militar. Policial civil se vira, aprende – quando tem a sorte – com o companheiro. Ou paga cursos particulares. O Delegado não possui identidade. Para alguns é doutor com trabuco, para outros um burocrata que só atrapalha; para a população a autoridade que não resolve nada, só faz prender inocente.

    Ser melhor ou mais qualificado para a sua profissão, salvo engano, não significa ser melhor, mais útil que o profissional de outra. Eu sou contra unificação, pois acredito que os dois órgãos sejam indispensáveis.
    Verdade que boa parte da orientação e proteção aos praças é dada por bons Delegados plantonistas. Mas se a tropa durante as madrugadas ainda nos respeita , também é sinal que há um comando eficiente durante o dia.

    E o Delegado plantonista até pode contar com os Praças, mas , pelas plagas que trabalhei , jamais com uma ronda do Garra ou equipe do Goe da DIRETORIA.

    Ramiro, defenda os Delegados com lucidez. Somos cerca de 3000. Mas parcela não faz praticamente nada. Classe especial , salvo os cardeais , são titulares de mesas ( NASA )…Só carimbam papel. São mais de 100 que fazem expediente de 4 horas, quando fazem. Mais de 400 1a. classe – a maioria sexagenários – chegando as 13h30, saindo as 16h00. Uns 400 2a. classes quer por comissionamento , quer por carregarem o piano para o titular, também não fazem plantão. Centenas de 3a. classes e 4a. classes – apadrinhados – lotados em departamentos ou seccionais do interior, também não fazem plantão.

    Meu caro, como pode faltar delegado plantonista para o DECAP, se na Capital
    estão classificados a maioria?
    Nas cidades do interior: DELEGADO É SO POR TELEFONE…Aparecem apenas para assinar e fazer anotações no livro reclamando de não ter sido cientificado das ocorrências…Assina fulado de tal DELEGADO DE PLANTÃO…quando deveria constar fulano de tal DE PASSAGEM PELO PLANTÃO…
    Não podemos confundir uma tentativa de discutirmos problemas com seriedade e franqueza com ressentimentos ou bajulações. No Brasil todos os serviços públicos NÃO VALEM PRATICAMENTE NADA…Mas quem tem que pagar pela culpa de todos são as duas polícias…
    Ora, querer comparar a estrutura da PM com a nossa é besteira…O Capitão sabe que graves desvios não são punidos com tanta eficiência e rigor; também sabe que a corrupção se faz presente e bem atuante. Até pelo fato de o policial malandro não dar mole para o azar. Mas ele não pode escrever aqui, da mesma forma que nós teria que adotar um nome fictício. Ora, também não pode escrever que muitos oficiais fazem bico honestamente e nada relacionados com Polícia. Conheço até dono de Pet shop…Dono de doceria. Não dá para criar uma lei acabando com a PM, agregando oficiais ao exército; tampouco transferindo os praças para a Polícia Civil…E se fosse possível a maioria , depois de seis meses, estaria com saudades da PM e do seu Oficial…E o PM que quer ingressar na Civil , mesmo que encontre maior dificuldade, cedo ou tarde acaba aprovado.
    Vivemos em Estado de Direito, a lei não pode prejudicar direitos adquiridos.
    Caramba, o que aconteceria caso algum doido acabasse com o Oficialato e entregasse o corpo de bombeiros para os Delegados. O policiamento rodoviário. Cada Delegado “consoante o seu entendimento” e forma de trabalho…rs. Pois cada qual tem a sua opinião e o seu peculiar modo de “trabalhar”.

    Curtir

  8. Polícia “Militar”. Putzzz coisa de “América-Latrina”. Polícia é uma coisa Militarismo (hierarquia,disciplina e submissão cega) é outra.

    Curtir

  9. E agora como fica a questão de Nível Universitário para Tira? Os oficiais da pm se “equipararão” aos Tiras ou continuarão “equiparados” aos Drs Delegados? Quero só ver nos plantões…

    Curtir

  10. A PM NÃO TOMA UMA NOTA…ELA EFETIVAMENTE CORRE JUNTO COM O LADRÃO…TODO MUNDO SABE DISSO! PMS TRABALHAM PARA OS MAQUINEIROS (EX. PEROLA NEGRA), DÃO COBERTURA PARA ROUBOS A BANCOS, CAIXAS ELETRONICOS E PRATICAM A GRANDE MAIORIA DOS HOMICIDIOS, TOMAM DINHEIRO DAS BIQUEIRAS E FICAM COM AS DROGAS DEPOIS INTRUJAR NOS OUTROS ETC…OU EU TO ERRADO!!! TEM UM TENENTE DE SANTA ISABEL QUE METIA OS CANOS E ROUBA CARGAS, AI PRA NÃO SE FUDER CAGUETOU O ESQUEMA DE MAQUINAS NA PM, QUE DEU ATÉ CANA PARA UMA TENENTE CORONEL. QUE ACABER COM O CRIME ACABA COM A PM.

    Curtir

  11. DR. GUERRA:

    O PROBLEMA É QUE O SENHOR SÓ MOSTRA OS DEFEITOS DAQUILO QUE QUER CRITICAR E AS QUALIDADES DAQUILO QUE QUER DEFENDER. AÍ FICA DIFICIL CONVERSAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO COM SERIEDADE.

    FIZ VARIOS QUESTIONAMENTOS AO SENHOR QUE FORAM IGNORADOS, MAS PRA “DESCER A LENHA” NA PC O SENHOR NÃO ESQUECE DE NADA.

    VOU PERGUNTA DE NOVO:

    EU COMO CIDADÃO SOU OBRIGADO A PAGAR SALARIO PARA UM CIDADÃO FICAR ESTUDANDO POR QUATRO ANOS SEM ME PRESTAR NENHUM SERVIÇO?

    ALGUMA EMPRESA PRIVADA PAGA CASA, COMIDA, VESTUARIO, TRANSPORTE E SALARIO DE CHEFE PARA UM GAROTO DE 18 ANOS PASSAR QUATRO ANOS ESTUDANDO ÀS CUSTAS DA EMPRESA SEM TRABALHAR? SÓ SE FOR FILHO DO DONO, NÉ, E SE O DONO NAO TIVER SOCIOS.

    MAS AQUI EM TERRAS TUPINIQUINS NÓS CONTRIBUINTES SOMOS OBRIGADOS A BANCAR A ACADEMIA DO BARRO BRANCO E OUTRAS ACADEMIAS DE PM BRAZIL AFORA, COM MILHARES DE “ESTUDANTES-POLICIAIS”, A MAIORIA DE CLASSE MÉDIA E MÉDIA ALTA, QUE FICAM POR LONGOS ANOS ESTUDANDO E COMENDO ÀS NOSSAS CUSTAS, FAZENDO AULA DE NATAÇÃO E EQUITAÇÃO, PRATICANDO ESPORTES E AINDA POR CIMA RECEBENDO ALTOS SALARIOS, SEM NOS PRESTAR NENHUM SERVIÇO ENQUANTO ESTUDAM E AINDA POR CIMA CONTADO ESSE TEMPO COMO DE EFETIVO SERVIÇO PARA APOSENTADORIA.

    DEPOIS QUE SE FORMAM E VIRAM TENENTES TRABALHAM NO POLICIAMENTO POR NO MÁXIMO OITO OU DEZ ANOS ATÉ PASSAR PRA CAPITAO E DAI PRA FRENTE SÓ SERVIÇO BUROCRATICO ATRAS DE UM MESA, SOLENIDADE DISSO, SOLENIDADE DAQUILO E PATRULHAMENTO DENTRO DA VIATURA, NAS RUAS, BASES COMUNITARIAS QUE É BOM NADA.

    PRA QUE POLICIA TEM QUE TER BANDA DE MÚSICA? O POVO QUER SEGURANÇA OU QUER POLICIAL TOCANDO TROMBONE?

    ATÉ NA OKTOBERFEST A BANDA DA PM DE SP FOI SE APRESENTAR. E A OKTOBERFEST É UMA FESTA PRIVADA, DE OUTRO ESTADO E QUE SE PAGA INGRESSOS PARA ENTRAR. ALGUÉM JÁ VIU A BANDA DA PM SE APRESENTAR EM UMA FAVELA DE SP PRA POPULAÇÃO CARENTE COMO FEZ EM SANTA CATARINA NA OKTOBERFEST, QUE É FESTA DE CLASSE MEDIA E DE RICO?

    ISSO TUDO O SENHOR SE FAZ DE ESQUECIDO SÓ PRA DIZER QUE A PM É MELHOR QUE A PC, PQ O SENHOR TEM MAGOA DE SEUS COLEGAS DELEGADOS E QUE FAZER PIRRAÇA NO SEU BLOG.

    LOGICO QUE PODE SER CRIADA UMA LEI AGREGANDO OS OFICIAIS AO EXERCITO. NÃO FIZERAM ISSO COM A GUARDA CIVIL? NÃO ACABARAM COM A GUARDA CIVIL E MANDARAM OS GUARDAS CIVIS PARA A POLICIA CIVIL E PARA A PM? ONDE ESTAVAM OS “DIREITOS ADQUIRIDOS” DOS GUARDAS?

    SE A PM FOSSE ESSA MARAVILHA QUE O SENHOR PINTA O ROMÃO GOMES JÁ TINHA SE TRANSFORMADO EM UM PARQUE DE DIVERSÃO PARA A POPULAÇÃO DA CAPITAL POR FALTA DE UTILIDADE PARA A PM. MAS NÃO, TÁ CHEIO DE PM PRESO.

    SE A POLICIA CIVIL FOSSE TAO RUIM TAMBÉM COMO O SENHOR PINTA, NÃO VERIAMOS TANTOS PAPA MIKES PRESTANDO CONCURSO PRA POLICIA CIVIL, ATÉ PRA CARCEREIRO E AUXILIAR DE NECROPSIA, SÓ PRA SAIR DA PM.

    O SENHOR JÁ VIU O CONTRÁRIO, ALGUM INVESTIGADOR NA FILA DE CONCURSO DE SOLDADO DA PM? EU NÃO. MAS VAI NA ACADEPOL EM DIA DE CONCURSO PRA VER A QUANTIDADE DE PMS FAZENDO A PROVA DA CIVIL.

    SE NO INTERIOR O DELEGADO PUXA PLANTAO Á DISTANCIA É PORQUE O ESTADO OBRIGA ESSA SITUAÇÃO, COLOCANDO OS MAJURAS PARA RESPONDER POR DOIS OU TRES MUNICIPIOS. O SENHOR, COMO DELPOL, NÃO DEVE TER O DOM DA UBIQUIDADE PARA ESTAR EM VARIOS LUGARES AO MESMO TEMPO, NÉ? MAS PELO MENOS OS DELPOLS ASSUMEM RESPONSABILIDADES, TOMAM DECISÕES, ORIENTAM, ASSINAM, ATENDEM O PUBLICO E OS PROPRIOS PMS. E OS OFICIAIS DA PM, O QUE FAZEM ENQUANTO OS DELPOLS PRESTAM ATENDIMENTO POR “TELEFONE” DURANTE A MADRUGADA? DORMEM?

    TAMBÉM NÃO ESTOU COLOCANDO A CULPA NOS OFICIAIS, MAS NO SISTEMA QUE É ERRADO. OS OFICIAIS ESTAO NA DELES. SE O ESTADO PAGA AOS OFICIAIS SALARIO DE DELEGADO MAS NÃO LHE COBRA RESPONSABILIDADE, NEM LHE COLOCA PRA TRABALHAR NAS RUAS, FAZENDO POLICIAMENTO OSTENSIVO, ELES ESTAO NA DELES, FAZENDO AQUILO QUE O ESTADO MANDA. MAS NAO COMPARE, DOUTOR GUERRA, A RESPONSABILIDADE DE UM DELPOL COM O SERVIÇO DE UM OFICIAL, PQ NAÕ TEM COMPARAÇÃO. OFICIAL É UM SOLDADO GRADUADO SÓ ISSO. SE TROMBAR COM UM FLAGRANTE, O QUE É RARO, VAI APRESENTAR A “ZICA” PRO DELPOL SOLUCIONAR E SE A SOLUÇÃO FOR ERRADA VAI DIZER PRO JUIZ E PRO PROMOTOR QUE NÃO TEM NADA COM ISSO POIS “APRESENTOU OS FATOS PARA APRECIAÇÃO DA AUTORIDADE”. AI QUANDO A OCORRENCIA TA QUADRADA TODO OFICIAL LEMBRA QUE A AUTORIDADE POLICIAL É O DELEGADO E NÃO ELES, TIRANDO A REPONSABILIDADE DAS COSTAS. QUANDO O QRU É REDONDO, BONITO, CHOVE OFICIAL PARA DAR ENTREVISTA, MESMO QUE NEM TENHA PARTICIPADO DA “CANA”, MAS QDO A OCORRENCIA FICA QUADRADA, AI “AS PARTES FORAM APRESENTADAS PARA A AUTORIDADE DE PLANTÃO, QUE DETERMINOU ISSO OU AQUILO”. MUITO CÔMODO ISSO, NÉ?

    ENTAO, DOUTOR GUERRA, TODO MUNDO SABE QUAL A FUNÇAO DOS DELPOLS, MAS DOS OFICIAIS REALMENTE NINGUEM SABE AO CERTO. SÃO CHEFES DE POLICIA, MAS NÃO PODEM PRENDER NINGUÉM. SÃO COMANDANTES DA TROPA, MAS A TROPA TEM QUE APRESENTAR SEU SERVIÇO PARA O DELEGADO. SÃO “MESTRES E DOUTORES”, MAS O DELEGADO É QUEM ASSUME A RESPONSABILIDADES LEGAIS DAS SUAS OCORRENCIAS. PASSAM QUANTRO ANOS ESTUDANDO E SEGUNDO O SENHOR “FORTALECENDO OS LAÇOS” MAS QDO SE DEPARAM COM UM QRU NA RUA TEM DE FAZER O MESMO QUE O SOLDADO MANDA LISA E APRESENTAR TUDO PARA O DELPOL RESOLVER.

    SE O OFICIAL NÃO PODE PRENDER EM FLAGRANTE, SE QUEM DECIDE AS OCORRENCIAS DA PM É O DELPOL, SE É O DELPOL QUEM ORIENTA OS PRAÇAS, SE O DELPOL QUEM SOLICITA PERICIA NAS OCORRENCIAS DA PM, SE É O DELPOL QUEM TEM CONTATO COM A TROPA E COM O PUBLICO, SE TUDO SÓ TEM VALIDADE COM A ASSINATURA DO DELPOL, SE SÓ DELPOL É CONSIDERADO AUTORIDADE, ENTÃO ME DIGA, DOUTOR GUERRA, PARA QUE NÓS CONTRIBUINTES PAGAMOS SALARIOS A OFICIAIS DA PM?

    QUANTO AO CORPO DE BOMBEIROS, DOUTOR GUERRA, EM MUITOS ESTADOS NEM PERTENCEM À PM. NO RJ, SE O SENHOR NÃO SABE, O CORPO DE BOMBEIROS NÃO FAZ PARTE DA PM.

    LOGICO TAMBÉM QUE EXISTEM OTIMOS OFICIAIS QUE FAZEM BICO COMO DONO DE DOCERIA, DE PET CHOP, COMO TAMBÉM TEM OTIMOS DELPOLS QUE SAEM DO PLANTAO PARA DAR AULA EM FACULDADE, EM CURSINHO ETC.

    NÃO ESTOU FALANDO MAL DOS OFICIAIS, COMO DISSE, ELES FAZEM AQUILO QUE O ESTADO MANDA ELES FAZER, ESTADO NA DELES.

    NESSE DOMINGAO, DOUTOR GUERRA, O SENHOR ENCONTRARÁ CENTENAS DE DELEGADOS EM PLANTÕES, PODE SER ATÉ MESMO QUE O SENHOR SEJA UM DELES, ATENDENDO A POPULAÇÃO, OS PMS, TOMANDO DECISÕES DE ALTA RESPONSABILIDADE, QUE PODEM RESULTAR NAS PRISÕES DE PESSOAS. AGORA, VÁ EM UMA COMPANHIA DA PM, EM UM BATALHAÃO E PEÇA PARA SE ENTREVISTAR COM O OFICIAL DE PLANTÃO, PARA O SENHOR VER A RESPOSTA.

    NADA CONTRA OS OFICIAIS, QUE PODEM ATE SER MUITO UTEIS AO EXERCITO, AS FORÇAS ARMADAS, MAS PARA A POPULAÇÃO E PELOS ALTOS SALARIOS QUE RECEBEM APRESENTAM UMA RELAÇÃO CUSTO-BENEFICIO MUITO BAIXA PARA O BOLSO DO CONTRIBUINTE, QUE TEM DE BANCAR COM O DINHEIRO SUADO DE SEUS IMPOSTOS A SEGURANÇA PUBLICA DESSE PAÍS.

    Curtir

  12. Parabéns, Ramiro, por suas palavras.

    Gostei da sua análise quanto ao doutor Guerra fazer “pirraça” em seu blog, pois é isso mesmo que faz.

    Os seus recalques lhe fazem atacar a própria carreira, pois se sente excluído e rejeitado pelos seus pares. Com isso, a custa de galhofas, de escárnios, acha que está atingindo a classe dos delegados e se fazendo perceber, se achando “importante”. Quanta bobagem, Ramiro.

    Desdenha da sua carreira, mas não “larga o osso”.

    Se achasse a carreira de delegado de polícia tão ruim assim, será que teria permanecido tanto tempo como delegado?

    Por que será que não pediu exoneração já há muito tempo e foi demonstrar toda sua “capacidade” na Advocacia, na Magistratura, no Ministério Público ou em outra profissão qualquer?

    Mas não, Ramiro, como ele mesmo admitiu, está aí, aos trancos e barrancos, tentando se segurar para não ser demitido, com certeza sendo representado por bons advogados nos processos administrativos demissórios a que responde, tudo para não perder sua carteira vermelha de papel e seu brasão de lata da República.

    Ramiro, se o doutor Guerra nutre tanto desprezo pela carreira de delegado, como faz questão de alardear aos quatro ventos, por que faz tanta força para nela permanecer? Saberia responde?

    Não tenho nada pessoal contra o doutor Guerra e nunca tinha ouvido falar dele na Polícia, até o dia em que montou este blog, que chama de “jornal” (rs…), e começou a manifestar essas atitudes espalhafatosas em público, que não se harmonizam com a dignidade do cargo que ocupa, que requer o mínimo de controle emocional. Só considero uma atitude bem mesquinha do doutor Guerra ficar cuspindo no prato onde come. Se o doutor Guerra é alguém hoje, deve isso á centenária Polícia Civil, que lhe admitiu em seus quadros e lhe deu uma profissão digna. Até mesmo este blog só tem alguma audiência pelo fato dele ser delegado de polícia. O cargo que ocupa aliado às suas atitudes estravagantes é o que chama atenção e não o blogueiro em si.

    Um abraço.

    Curtir

  13. Dr.Guerra, me responda umass pergunta, e juro que não estou tentando ser hipocrita., e uma pergunta verdadeira.

    Qual o objetivo de seu blog?

    Porque o Sr. começou a denunciar colegas?

    Qual o impacto que o Sr. acha que esta causando na sociedade civil estes comentarios de corrupçÕ?

    O Sr. acha que esta colaborando com algum coisa em relaçao a corrupçao , ou so esta alertando que esta no equema que lendo aqui sabe o que estáo falando?

    Tem alguem por traz disto?

    Tem interesses politicos, algum Deputado etc?

    Tduo que se le aqui é verdade, e eu sei disso pois tenho 25 anos de decas, e muita coisa aqui , alias 99 por cento e verdade, se o Sr. tem acesso ao MP, porque náo leva as denuncias ate ele?, pois o senhor sabe que é tudo verdade, e aqui tem todas a provas , é so ir atras?

    me responda por favor

    Curtir

  14. Marcelo
    Objetivo do blog: revelar que a Polícia Civil é o orgão mais autoritário da estrutura governamental; gerida por uma filosofia mercantilista. O interesse coletivo é mera ideologia.

    Denunciei formalmente um Delegado em novembro de 2003 ( maquininha); um investigador em 2005 ( bicheiros ). Depois dois Delegados em autos endereçados ao ex-Delegado Geral ( Dr. Jordão ), acabando processado por calunia, difamação na esfera criminal; por denegrir a instituição e superiores na esfera administrativa; além de ser removido “compusloriamente” da minha região para Hortolândia. A hierarquia inverteu as posições, assim de posse de material revelador de determinadas condutas passamos a dar pubiclidade aquilo que ocorre internamente. O blog não foi criado para denúnicas, mas acabei dele fazendo uso com o fim de ser ouvido.

    Jamais busquei impacto, tampouco esperava repercussão além de pequeno circulo policial. Não acho; nem sei se estou colaborando para aumento ou dissimulação da corrupção.

    Não há; nunca houve retaguarda, suporte, estímulo ou proteção. Sou eu e os leitores com seus comentários.

    NÃO TENHO INTERESSES POLÍTICOS ELEITORAIS…NÃO MANTENHO; NUNCA MANTIVe QUAISQUER CONTATOS COM DEPUTADOS…

    NÃO TENHO NENHUM ACESSO AO MINISTÉRIO PÚBLICO…NÃO SOU AMIGO DE PROMOTORES; NEM DE MAGISTRADOS.
    ALIÁS, SOFRO PROCESSOS POR DENÚNCIAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO POR CRIMES CONTRA A HONRA DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO E POR DEIXAR DE LAVRAR UM FLAGRANTE DE PESSOA QUE TENTOU FURTAR PERFUMES DE UM MERCADO…
    NUNCA CONTRATEI ADVOGADOS…NÃO ME DEFENDO NOS PROCESSOS QUE A JUSTIÇA PROMOVE EM MEU DESFAVOR.

    Aliás, o mesmo Juiz que julgará o ex-seccional de Santos por improbidade administrativa, formação de quadrilha, etc, aceitou queixa-crime ajuizada em nosso desfavor.

    Curtir

  15. Caro Dr. Guerra,
    não esmoreça na luta por melhorar sua instituição. Pessoas como este Delpol, que vem com a velha cantilena da ‘centenária policia civil’ é daquela turma que deixou esta instituição chegar ao fundo do poço. E concordo com o Capitão posto que, atuando na área, mas sem pertencer à PC ou PM, vejo os militares com muito mais dedicação. E corrupção em muito menor nível.

    Curtir

  16. Também uma dúvida, Dr. Guerra:

    O senhor disse que não se defende em seus processos criminais e administrativos. Será um novo José Joaquim da Silva Xavier? Como operador do direito que é, sabe de sobejo que vai acabar revel em todos eles. A revelia não vai ajudá-lo, sabe disso.
    O senhor acha que mantendo o blog consegue uma sobrevida ou sabe que será mesmo demitido e mantém o jornal para utilizá-lo posteriormente, digamos, de forma profissional, explorando o fato que criou neste blog, de que foi levado a reboque de acontecimentos pre-determinados, ” carta marcadas” e não se defendeu ?

    Curtir

  17. DELPOL:

    Você nunca ouviu falar em mim, muito menos eu de você, né? Ora, para defender o seu título, carreira; a Instituição, o caro “colega” deveria imitar o Capitão Caldeira, mostrar a cara. Por certo ganharia créditos perante a cúpula, quem sabe uma promoção ou uma cadeira “rica”.

    Mas partindo do pressuposto de “o colega” ser, verdadeiramente, par de carreira, posso responder-lhe sabendo que me entenderá: NÃO LARGO O OSSO POIS SOU COMO 9 ENTRE 10 DELEGADOS DE POLÍCIA.

    Não pedi exoneração POIS ABRAÇEI ESTE EMPREGO POR SER O MAIS COMPATÍVEL COM A MINHA FORMAÇÃO MORAL E INTELECTUAL.

    DESPREZO TENHO POR PARCELA DA CARREIRA…ALIÁS, NÃO SOU O ÚNICO DELEGADO.
    Não desdenho do meu ofício, desdenho da afetação , da soberba cultivada por alguns luminares.

    Não devo nada para a Polícia Civil. Quem pagou pelos meus estudos foi meu pai. Fui aprovado sem pedir favores. Fiz “curso” de formação profissional de quarenta e poucos dias, julho a setembro de 1988, e fui trabalhar nas barrancas.

    A Centenária Polícia Civil deve ter aberto as portas ou as pernas para o “colega”, eu subi a rampa por minha conta.

    Aliás, a primeira coisa que aprendemos foi a infame piada: “rampa pois burro não sobe escada”.

    Deve ser por tal razão que pessoas como o colega ingressam pelos fundos…SÓ BURROS COMO EU INGRESSAM PELA RAMPA…

    A minha atividade como membro da Polícia Civil é digna, MAS CONQUISTA MINHA…

    Não ganhei nada da centenária polícia…Não fui admitido…FUI APROVADO. Ninguém me deu oportunidade, participei de uma competição pública.
    Aprovado, aceitei o cargo por que quis, sairei quando me demitirem ou se encontrar profissão compatível com a minha capacidade.
    NUNCA CONTRATEI ADVOGADOS…SOU REVEL OU CONFESSO…
    NÃO COONESTO PERSEGUIÇÃO…

    Curtir

  18. A pm desde seus centros academicos, é e sempre será de altissimo custo ao cidadão, jamais acabará, pois é extritamente necessaria ao Governo, afinal qual Policial Civil agridiria a população? a mando dele, qual Policial Civl acataria ordem de descer o cacete na pm? e quando forem a Reserva ainda custarão horrores pois serão angariados para prestarem serviços maçanetais em algum gabinete, e que fiquem por lá pois não vou bater continencias, tão pouco lamberei botas.

    Curtir

  19. ANÔNIMO:

    A revelia , em muitos casos, não é “deixa correr pra ver no que dá”, modernamente é tomada como um direito do acusado; jamais pode ser interpretada como embaraço. Tampouco, como teimosia. Não quero me colocar como um Tirandentes ou Ghandi.

    O blog não me dará sobrevida. Não tenho intenção de manter o blog depois de demitido, POIS NÃO PENSO E NEM QUERO SER DEMITIDO.

    Nada fiz para ser demitido. Tenho perfeito controle emocional, trabalho regularmente. Sou urbano, calmo e tenho a honra de conquistar a simpatia e confiança da maioria.

    Curtir

  20. Rodrigo:

    Neste feriadão tenho um sobrinho aluno que está trabalhando na Baixada Santista; cunhado Major trabalhando na Zona Leste.

    A proposta deste Blog, desde o incício deixamos muito claro, não é apontar as mazelas das carreiras alheias; salvo as suficientes para demonstrar hipocrisias. Quem aponta os defeitos alheios não conserta os seus; justifica-se nos seguintes termos: NÃO PRESTO E VOCÊ NÃO VALE NADA.

    Você quer que eu fale dos defeitos e da desnecessidade dos Oficiais e da PM, deles a única coisa que posso dizer é que são obrigados a mostrar produção; assim, rotineiramente, querem direcionar as ocorrências no sentido de que se acabe lavrando flagrante.

    MAS TAL DIRECIONAMENTO SEMPRE FOI MAIS VIOLENTO NA POLÍCIA CIVIL, POIS NAS ESPECIALIZADAS DELEGADO QUE NÃO COLABORA COM FLAGRANTES FORJADOS PARA MOSTRAR PRODUÇÃO TOMA BONDE.

    Delegado que não colabora com qualquer chefia leva bonde. Ora, se na própria casa fazem do Delegado marionete, os de fora seguem o exemplo. Afinal, o Titular, o Seccional para agradar o coronel sempre acabam tirando a razão do subordinado. Estou errado?

    Quem pode falar da PM com autoridade são aqueles que lá trabalharam. Eu não sou amante da PM, tampouco inimigo. Mas a título de exemplo: no meu ultimo plantão noturno, por volta das 4h00, da madrugada, um Oficial ( um primeiro tenente ), espontaneamente escoltou um preso em flagrante para outro município. Sem ter obrigação de fazer tal escolta de flagranciado para outra cidade. Espontaneamente! O Delegado possui responsabilidades e cobranças muito maiores do que um Oficial. Isso não se pode discutir. O Estado investe muito na formação dos Oficiais, enquanto que os policiais civis são obrigados a aprender fazendo ou pagando cursos. O policial é mão de obra gratuita, não custa nada. Como escrevi acima: fui aprovado e frequentei um curso de 45 dias; em seguida fui seer titular de um pequeno município. Qual a formação profissional que a Polícia Civil nos deu? É isso que eu tento explicar. Você pode ser formado pela USP, ser Mestre, ser Doutor; um excepcional Delegado. Mas você trouxe essa formação como bagagem , a Polícia Civil não lhe dá quase nada.
    E pouco melhorou com o aumento da carga o horária.

    Curtir

  21. A PM NÃO FUNCIONA PARA POBRE E A ATUAL PM AINDA MAIS É PARA “GENTE FINA” VER….
    NA PERIFERIA A MAIORIA CORRE COM OS CRIMINOSOS…

    Curtir

  22. oia ai dotô Guerra:
    Tomém num quero qui o sinhô seja dimitido nem qui acabe o frit.Saiba que tudo inso qui o sinhor tá rispondendo ai preces caras só faiz aumentá minha dimiração e respeito pro sinhor. Num sô niguém pra conseiá, mai num fica dando muito mio pros bode, dando trela pra marmanjo. Dexa esses cara catando lata. Ransca lasca preles tudo.

    Curtir

  23. Marcelo,

    Existem pessoas que se notabilizam pelo trabalho, outras pela cultura, uma parte por habilidades artísticas, uma parcela por qualidades pessoais, como a caridade, a bondade com o próximo.

    Já o doutor Guerra resolveu se notabilizar “pendurando uma melancia no pescoço” para chamar a atenção em torno de si mesmo. Lógico que estou falando no sentido figurado, onde este blog, que ele chama de jornal (kkkk…), é a melancia (rs…).

    Curtir

  24. DelPol,

    Já percebi que você é mesmo delegado. “Onde” é um advérbio de lugar e não foi corretamente utilizado em sua construtiva frase. Como a maioria ( 99,99%) dos delegados, você também não sabe quando empregar o advérbio “onde”.

    Curtir

  25. Dr.Guerra,

    Quem acompanha o seu blog rotineiramente,sabe que
    seu intuito sempre foi abrir um espaço onde nós policiais pudessemos discutir , questionar,refletir sobre a nossa carreira, que foi gradualmente sendo esmagada e ignorada.E PRINCIPALMENTE refletirmos sobre os motivos que nos trouxeram a este caos.Ainda que estes “motivos”,não fossem nobres,dignos e ou honrados.Acredito que nem mesmo o Sr. esperava que tantas pessoas de outras carreiras fizessem do blog leitura obrigatória,assim como o é para nós policiais civis, amigos ou “desafetos”, todos nos encontramos aqui.Puni-lo , por esta bola de neve, que foi se formando com tantas informações , me parece no mínimo perseguição gratuita, já que o ideal para todos seria termos uma policia unida,respeitada,digna e se possível querida por todos que dela necessitam.
    Realmente acho que o Sr. deve se defender nos processos, com a mesma garra com que escreve no blog.
    Abraços, concordo com o CaiPiraPor.

    Curtir

  26. Anônimo,

    O advérbio “onde” utilizado na minha mensagem realmente exprime lugar (o “blog” no lugar da “melancia”). Nada errado, meu amigo.

    Logo, você deve ser… Deixe eu ver… Bom, deixa pra lá.

    Curtir

  27. DELPOL:

    Vamos aprender empregar onde, aonde, em que, que…
    Pelo menos, depois da observação acima, vou cuspir no prato que como.

    Cidade Negra
    Onde você mora?

    Amor igual ao teu
    Eu nunca mais terei
    Amor que eu nunca vi igual
    Que eu nunca mais verei

    Amor que não se pede
    Amor que não se mede
    Que não se repete
    Amor que não se pede
    Amor que não se mede
    Que não se repete

    Você vai chegar em casa
    Eu quero abrir a porta
    Aonde você mora
    Aonde você foi morar
    Aonde foi

    Não quero estar de fora
    Aonde esta você
    Eu tive que ir embora

    Mesmo querendo ficar
    Agora eu sei
    Eu sei que eu fui embora
    Agora eu quero você
    De volta pra mim

    Amor igual ao teu
    Eu nunca mais terei

    Amor que eu nunca vi igual
    Que eu nunca mais verei

    Amor que não se pede
    Amor que não se mede
    Que não se repete
    Amor que não se pede
    Amor que não se mede
    Que não se repete
    Amor igual ao teu
    Eu nunca mais terei

    Amor que eu nunca vi igual
    Que eu nunca mais verei

    Curtir

  28. Doutor Guerra,

    Se o senhor soubesse utilizar o advérbio “onde”, não colocaria essa música como exemplo. Aliás, para o senhor ensinar advérbio, tem que primeiro aprender a utilizar pontuação em suas mensagens, que, na ordem dos livros de gramátiva, costuma vir antes do advérbio.

    Curtir

  29. DELPOL:

    Ora, você escreveu cuspir na Polícia Civil que me dá sustento; a quem devo o que sou

    ” Só considero uma atitude bem mesquinha do doutor Guerra ficar cuspindo no prato onde come. Se o doutor Guerra é alguém hoje, deve isso á centenária Polícia Civil, que lhe admitiu em seus quadros e lhe deu uma profissão digna. Até mesmo este blog só tem alguma audiência pelo fato dele ser delegado de polícia. O cargo que ocupa aliado às suas atitudes estravagantes é o que chama atenção e não o blogueiro em si.”

    É DELEGADO MESMO, DAQUELES QUE FAZEM ADENDO TENTANTO DISFARÇAR A CAGADA…rsrsrsrs.

    A emenda ficou pior que o soneto…Não seria mais fácil e honesto admitir que errou? Ninguém sabe quem tu é.

    Curtir

  30. DELPOL:

    Mas eu não sei, tanto que não emprego. Sou analfabeto funcional assumido, apenas decorei o vocabulário policial: embriaguez, sordidez, estupidez, cupidez, insensatez.

    E não fui eu quem lhe corrigiu. Mas música é mais para trazer alegria, uma declaração de amor.

    Curtir

  31. Guerra,
    Nao de atencao a estes tres trouxas. Quem sabe nao sao da Fazendaria, Meio Ambiente, onde mensalmente recebem um extra.
    Voce nao pode ser comparado a esse tipo de pessoas. Sua coragem e alvo de inveja de muitos. Quem aqui, alem de voce tem peito e coragem para nominar quem sao os ladroes da policia civil, como voce ja fez.
    O tal Delegado geral que recebeu suas denuncias ja aposentou sem nada fazer. Logo voce vera ele ao lado de um politico baitola desses que existe port ai.
    Falo uma coisa, voce trabalha 400 km londe de sua casa, se fode do plantao, mas te garanto esses bostas ai tem uma pouta inveja de sua coragem, honradez e hombridade.
    Seu Blog e tao bom que esses caras entram todos os dias, ora para ve se nao forao eles denunicados, ora para lerem seus artigos Dr Guerra, que demonstra seu profundo conhecimento do direito.
    Tenha certeza que nos operacionais, principalmente os honestos, os que sobrevivem com o salario, lhe tem muito respeito e admiracao. E o maior medo desses invejosos , como esse tal de DELPOL e que voce saia candidato a Deputado Estadual 2010 e consiga ser eleito.
    Tenho absoluta certeza, como 2 +2 sao 4, que sua candidatura sera para nos policiais uma mira na busca de justica dentro dessa policia civil .
    Qualquer dia desse irei ate Hortolandia para conhece-lo perssoalmente.
    Abracos

    Curtir

  32. DR. GUERRA:

    E AÍ DR. NÃO VAI RESPONDE MINHA ÚLTIMA MENSAGEM? TÔ ESPERANDO SUA RESPOSTA OU SERÁ QUE QUANDO FALAMOS COISAS QUE NÃO INTERESSAM AO SENHOR, O SENHOR TEM UMA CRISE DE ESQUECIMENTO REPENTINO? TODO MUNDO QUE TE ELOGIA É RESPONDIDO, MAS QUEM CONTESTA ALGUMA COISA QUE O SENHOR DEFENDE, O SENHOR PREFERE DEIXAR CAIR NO ESQUECIMENTO? O SENHOR TA PARECENDO CANDIDATO MESMO, DAQUELES QUE EM DEBATE FOGE DOS QUESTIONAMENTOS DOS ADVERSARIOS E COMEÇA A FALAR EM OUTRO ASSUNTO QDO A PERGUNTA NÃO LHE AGRADA. QUE DECEPÇÃO…

    Curtir

  33. DR GUERRA,

    PERMITA-ME UMA POSTAGEM, DIRECIONADA AOS – AO QUE TUDO INDICA – ASSÍDUOS (E ANONIMOS) LEITORES – DELPOL, MARCELO E RAMIRO:

    LONGE DE MIM, PRETENDER ALCANÇAR O NÍVEL DE INTELIGENCIA DE UM DELEGADO DE POLÍCIA, PORÉM, ABUSADA QUE SOU, PERGUNTO AOS SENHORES, SE CONSIDERAM O DR GUERRA UM IDIOTA E NÃO COMPACTUAM COM SUAS OPINIÕES, PORQUE ACOMPANHAM COM TANTA FIDELIDADE ESTE BLOG????

    QDO PASSEIO POR UM BLOG E PERCEBO QUE ELE NADA ME ACRESCENTARÁ, SIMPLEMENTE PASSO A IGNORÁ-LO. NÃO O VISITO MAIS…

    NÃO LHES PARECE SIMPLES????

    PENSEM NISSO!

    LHES GARANTO QUE, TODOS NÓS, SUPORTAREMOS SEM ESFORÇO, A AUSÊNCIA DOS SENHORES!!!

    Curtir

  34. DR GUERRA,

    QUANTO AO TÓPICO EM QUESTÃO, ME PERDOE, MAS TODOS NÓS, TIVEMOS EXCELENTES EXEMPLOS DOS “CONHECIMENTOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS” DA GLORIOSA PM, EM VÁRIAS OCASÍÕES, A MAIS MARCANTE DE QUE ME RECORDO, FOI QUANDO DO SEQUESTRO DA MENINA ELOÁ:

    1- ENCOSTAVAM COPOS NAS PAREDES E PORTAS, TENTANDO OUVIR O QUE ACONTECIA DENTRO DO CATIVEIRO;

    2- NENHUM DOS INTELIGENTÍSSIMOS OFICIAIS QUE ACOMPANHAVAM A OCORRÊNCIA, FOI CAPAZ DE CALCULAR A DISTÂNCIA ENTRE O SOLO E A JANELA DO CATIVEIRO;

    3- DEVOLVERAM UMA REFÉM – MENOR DE IDADE – AO SEQUESTRADOR;

    4- PARA DIZER AMÉM AO GOVERNADOR, INVENTARAM UM TIRO QUE NÃO ACONTECEU, PARA INVADIR O CATIVEIRO, O QUE CULMINOU NA MORTE DA MENINA ELOÁ E LESÕES NA REFÉM DEVOLVIDA;

    5- O OFICIAL MOR – RESPONSÁVEL PELA OPERAÇÃO – EM ENTREVISTA COLETIVA, DISSE QUE A DEVOLUÇÃO DA REFÉM AO SEQUESTRADOR FOI PERFEITAMENTE NATURAL E QUE, SE ELA FOSSE SUA FILHA, A TERIA AGIDO DA MESMA FORMA!!!!!!!!

    É A ESSE TIPO DE FORMAÇÃO QUE O SR SE REFERE DE FORMA TÃO ELOGIOSA??????

    O CAPITÃO DIZ QUE A PM SEMPRE TOMA PROVIDÊNCIAS, PARA AFASTAR UM POLICIAL QUE COMETE FALTA. COMO É QUE CONSIDERARAM AS INÚMERAS ASNEIRAS COMETIDAS NO REFERIDO SEQUESTRO COMO “NORMAIS”????? SÓ FORAM NORMAIS, PQ FIZERAM LÁ, O QUE A PM FAZ DE MELHOR:
    “DIZER – SIM, SENHOR!
    – NÃO, SENHOR!

    A PM, DE FATO, TEM UMA ORGANIZAÇÃO MUITÍSSIMO SUPERIOR A NOSSA. ASSIM COMO MUITO MAIS APOIO DO GOVERNO. PARA ELES NÃO FALTAM VIATURAS, NEM MATERIAL DE TRABALHO, NEM QUARTÉIS EM EXCELENTES CONDIÇÕES. ELES NUNCA DEIXARAM DE SE APOSENTAR COM 25/30 ANOS.

    PORÉM, NADA DISSO OS CAPACITA, PARA QUE FAÇAM O SEU TRABALHO, PELO MENOS AQUÍ NA MINHA ROÇA, FAZ TEMPO QUE NÃO VEMOS MAIS, VIATURAS EM PATRULHAMENTO OSTENSIVO!

    O ÚNICO “PATRULHAMENTO” QUE FAZEM, É PRÁ PRENDER UNS PÉS DE CHINELO – QUE SEMPRE LHES “FRANQUEIAM A ENTRADA EM SUAS CASAS” E LEVA-LOS PRA DELEGACIA PRA FAZER FLAGRANTE…

    É PRA ISSO QUE O OFICIALATO É TÃO MARAVILHOSAMENTE FORMADO????

    AH! QUASE IA ME ESQUCENDO, DO QUE ELES FAZEM MELHOR: BATER EM ESTUDANTE, EM OPERÁRIO E EM GREVISTA!!!

    Curtir

  35. Quando entrei na Polícia, há uns vinte e poucos anos atrás, fiquei bastante decepcionado já na Academia. Lá tinha uns sujeitos que já falavam que iam trabalhar no Departamento tal porque lá dava para “levantar uma nota”. Achei tudo aquilo muito ruim. Como que não havia alguém ali para pegar esses idiotas falando besteira e já botar na rua? Bom, se dependesse de me espelhar em alguém para querer essa atividade como profissão, tava ferrado, pois os exemplos que tive foram os piores. Corruptos, e os que não eram, verdadeiros duros. Eu não queria nem uma coisa nem outra, o que eu queria mesmo era “trabalhar” como um cara que conheci. Trabalhava um dia e ficava três em casa. Dava para levantar uma nota ralando esses outros dias de moleza. Foi o que fiz, até hoje. Nota mesmo a gente não levanta, ganha mais umas merrecas para não passar necessidade com esse salário de “merda”. Posso escrever aqui, que a Polícia Civil é um lugar onde da para defender uma porrada de teses, dissertações, doutorados, e o que mais tiver. É uma verdadeira “feira”. Aqui tem ricos, pobres, burros, ignorantes, ladrões, honestos, trouxas, trabalhadores, vagabundos, letrados, Doutores, e por ai afora. Também tem os peitudos e os covardes. Eu diria que tem muito covarde. Tem os malucos também. Puxa-sacos ? Esses tem bastante. Já fui funcionário de empresa privada, com muitos trabalhadores, mas com tanta diversidade como esta P.C., duvido que exista. Bom, as coisas que vi e com as quais convivi nesses anos, encheriam páginas se quisessem virar livro. Muitas histórias tristes, outras não. Amigos? Poucos. Quase ninguém convidaria para vir na minha casa. Ainda bem que existem esses em número de dedos de uma mão, não mais que isso. Lendo os comentários desse Blog, de uns e outros, posso verificar quantos demagogos aqui passam. O Delegado fundador desse espaço, Roberto Conde Guerra, eu colocaria-o, dentre esses que descrevi acima, como Peitudo. Merecedor de meu respeito. Um dia também quero conhecê-lo. Aprendi que é com as ações que a gente “julga” o carater de uma pessoa, não com as coisas que diz, mas como não convivo com o Delegado Guerra, não posso avaliar dessa forma. Falar, é fácil. O Senhor Delegado Guerra, é muito bom com a escrita. Dá para notar que teve uma boa formação. Tem muitos argumentos porque é inteligente, é culto. Pena que tão poucos Delegados nessa Polícia tenham suas qualidades, como as que observo aqui. Sabe que não depende desse emprego para sobreviver. Esta aqui, pelos motivos que expos. É um cargo “Público”, é concursado, assim como quem escreve aqui, não deve nada para ninguém, trabalha. Muitos que conheço nesta Polícia, não fazem é nada e pensam que esta lhes pertence. Assim como lhes pertencem as viaturas, alguns maçanetas, a Delegacia, o que mais possam achar. Estar aqui, agora, a escrever para quem queira ler, até no Japão, é um grande avanço. Quem sabe, com esse gesto do Delegado Guerra, de criar esse espaço, possamos daqui há alguns anos, ver alguma melhora nessas questões policiais. Vai precisar de alguns anos. Quantos? Não sei, quem sabe? Tem tanta tralha que ocupa vaga nesta, que vai precisar um bom tempo para que deem lugar para pessoas melhores, só assim. Ficará para outras gerações. Eu leio este Blog todas as vezes que ligo meu computador, ou seja, todos os dias. Escrevem muita besteira, mas tem muita coisa boa para se saber. Se eu fosse jornalista da área Policial, entraria também neste Blog todos os dias, è um bom lugar para se saber de algumas mazelas destes donos da Polícia Paulista. Abraços aos do bem e uma banana para os tolos.

    Curtir

  36. Anjo:

    O Oficialato possui maior qualificação profissional do que nós Delegados. Ou seja, o Estado lhes fornece, durante quatro anos, a formação acadêmica e prática para que eles executem funções específicas. Ponto! São capacitados pelo Estado para exercer uma tarefa peculiar do Estado que não pode ser ministrada por outra instituição que não a que lhes capacita. Não é formação completa, pois complementar ao ensino médio. A maioria dos aprovados conta com habilidades para o futuro ofício, possuindo educação formal mediana. Buscam – a maioria – preparo para o vestibular em cursinhos específicos e cursinhos como o Objetivo ( acredito que a maioria sempre fez Objetivo ).

    Tal formação, entretanto, em alguns casos serve apenas para acentuar a mediocridade de quem – tendo contado com formação de elite – posteriormente encosta o corpo ou busca carreira rápida fraudulentamente…

    Vou continuar

    Curtir

  37. Infelizmente essa eu não concordo com o Sr. Dr. Guerra. Não há realmente nada que justifique todos os gastos com bonequinhos a aspiras, nem com valinhos que sujam as ruas de SP. nem com os uniformes que são copiados dos franceses “são de griffe”.

    99% da acedemia da PM é para a lavagem cerebral do aluno a OF. Hierarquia e disciplina, disciplina e hierarquia, hierarquia e disciplina… Hinário dessa grossura OH! tem-se que apreder o hino até da Polinésia, tenha dó, ninguém merece e para que?
    A maioria dos coroné que dão aulas la de direito estão desatualizados e abra a boca pra dizer que estão errados. Certa vez disse que havia mudado certa Lei e ouvi o seguinte: O certo pode ser esse, mas na prova vai ser do jeito que ensinei, quem colocar certo, esta errado. O sr.Dr. acha isso correto? Tudo em nome da disciplina e hierarquia, que tornam as coisas erradas certas. Tem que ser pelego para aguentar isso.
    Bem, ai em baixo vai escrito o que um colega acha da PM.
    Abraços ao Sr.Dr. Guerra.
    Espero que seja postado.

    Bem vindos ao Blog dos Manos e Manas!!

    Seguidores

    Deputado Machado faz apelo ao Governador. QUE IRONIA!

    powered by

    A real situação dos reformados!

    powered by

    Queima do JUDAS RISADINHA!!! MUITO ENGRAÇADO. REREREREREER!!

    powered by

    PM SUBORDINADA À DELEGADO. QUE PIADA!

    powered by

    PM’S EM DELEGACIAS. CAOS!

    powered by

    Opinião de um deputado federal sobre salário de Militares

    powered by

    ARQUIVOS E FOTOS DE INTERESSE DE TODOS
    http://picasaweb.google.com.br/capitaomano
    Blogs Manos
    ABSMSE – ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DOS SERVIDORES MILITARES DE SERGIPE
    GESTORES E DIRETORES DA ABSMSE ESTARÃO AMANHÃ ÀS 6 H NO PROGRAMA JORNAL DA ILHA, DEFENDENDO A LAVRATURA DE TERMO CIRCUNSTANCIADO PELA POLÍCIA MILITAR.
    4 horas atrás Abordagem Policial
    Violência no Rio – Fotos
    8 horas atrás BLOG DA SEGURANÇA PÚBLICA
    Da série: campanhas publicitárias sobre trânsito que gostaríamos de ver – filme 5
    4 semanas atrás Wanderby
    Cálice (Gilberto Gil/Chico Buarque)
    5 semanas atrás Arquivo do blog
    ▼ 2009 (232)
    ► Outubro (10)
    POSSIBILIDADE DE CORREÇÕES DAS PRECIPITAÇÕES DA LE…
    Quem apagará o incêndio no Corpo de Bombeiros?
    A LOB: colóquio flácido para acalentar bovídeos?
    A origem do termo “Barnabé”
    O “por fora” e o “por dentro”!
    Mandado de Injunção = carga horária + hora extra. …
    O INÍCIO DO FIM DO DESVIO DE FUNÇÃO NAS DELEGACIAS…
    O que está acontecendo com o atual “alto escalão” …
    VAMOS FOCAR A CARGA HORÁRIA DE TRABALHO
    VAMOS ACIONAR A OAB NO COMBATE AO DESVIO DE FUNÇÃO…
    ► Setembro (18)
    Amanhã, DIA 01/10, 11 HORAS, Audiência da Persegui…
    O DESVIO DE FUNÇÃO DE MILITARES É ILEGAL. VEJAMOS …
    E agora, manos?
    TERMO CIRCUNSTANCIADO, PC E PM.
    MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO: SE BEBER NÃO DIRIJA
    EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO. POR QUE OS POLICIAIS CI…
    Presunção de inocência e promoção de militares est…
    A LUTA ENTRE AS ASSOCIAÇÕES MILITARES PELA SOBREVI…
    POSSÍVEL NULIDADE NOS CONSELHOS ESPECIAL E PERMANE…
    Carta de um leitor: Os batalhões, os filmes americ…
    QUEM É VIVO SEMPRE APARECE!
    Disciplinando a Justiça Militar
    Novidades de Brasília
    EDITORIAL: Por que o Capitão Mano incomoda tanto?
    Participação do leitor
    Queremos marcar passo?
    Casa de ferreiro, espeto de pau!
    A CULPA É REALMENTE SÓ NOSSA?
    ► Agosto (14)
    CAPITAO MANO O+
    Vejam a opinião de Lula sobre os policiais
    O CURSO DE DIREÇÃO DE VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA, O TC…
    QUASE 5 MILHÕES DE REAIS DEVERIAM SER INVESTIDOS N…
    O panoptismo da era digital
    VAMOS DEIXAR O HPM PEGAR UM FÔLEGO! VAMOS PENSAR U…
    HPM, SE CONSEGUIR RESPONDA AOS QUESTIONAMENTOS DO …
    DESCOMPLICANDO O HPM
    MARCOS CARDOSO EM: COMO USAR O JORNALISMO EM PROL …
    Os oficiais médicos seriam a nossa referência se n…
    O dilema das escalas de serviço
    IMORAIS 233 PM’s DESVIADOS SÓ NOS PRESÍDIOS. CLT N…
    A importância dos meios de comunicação para a mora…
    BLOG PAPA MIKE e Os Talentos Recuperados e Roubado…
    ▼ Julho (20)
    PARABÉNS SSP
    COMENTÁRIOS ÀS ALTERAÇÕES DA LEI DE REMUNERAÇÃO DO…
    Precisamos nos policiar!
    A auditoria Militar de Sergipe está espancando dur…
    200.000 VISITAS DO BLOG E O MILITAR POLÍTICO-INSTI…
    Sobre a CONSEG, a SSP e o sentimento de baixa-esti…
    O REI DOS ANIMAIS
    MAIS UMA VERGONHA INSTITUCIONAL. AINDA BEM QUE OS …
    Somente os oficiais médicos da polícia militar de …
    ATENÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA NA TV!!! ASSISTAM!!!
    CARTA DE UM MANO SOBRE O NOSSO DIREITO DE REUNIÃO
    ENTREVISTA DO CAPITÃO MANO AO CINFORM
    VOTAÇÃO DA LEI DE REMUNERAÇÃO E MUDANÇAS NA LOB
    A VINGANÇA DO CORONEL “PALITO”
    Marcado o dia “D” e mudanças no COE
    NOVOS RUMOS
    Blogs policiais e pesquisa científica
    Depois de realizada a última assembléia, na qu…
    CARTA DE UM SERGIPANO CONSCIENTE SOBRE A POLÍCIA, …
    MILITARISMO E NÃO À DISCRIMINAÇÃO. QUESTÕES QUE DE…
    ► Junho (36)
    ► Maio (29)
    ► Abril (24)
    ► Março (34)
    ► Fevereiro (24)
    ► Janeiro (23)
    Quem sou eu
    CAPITÃO MANO
    Brazil
    capitaomano@gmail.com
    Visualizar meu perfil completo
    sexta-feira, 3 de julho de 2009
    CARTA DE UM SERGIPANO CONSCIENTE SOBRE A POLÍCIA, O POVO, A JUSTIÇA E O ESTADO

    Cinco razões para detestar ser policial militar

    De um Sergipano consciente 24.06.2009

    Razão UM: Queria Deus que eu esteja errado! A pior parte de ser da polícia militar é o militarismo. Em parte porque esse traço sempre representou uma arma contra o próprio militar. O militar é contra tudo e todos, o que não o libera de ser contra si mesmo ou contra seus semelhantes. Nada mais contraditório do que servir ao Estado e tê-lo contra você. Em toda a História da humanidade, não há um único exemplo em que ‘o militar’ tenha agido e não tenha pecado de alguma forma, pelo excesso ou pela falta. A farda tem uma simbologia singularmente paradoxal. É um misto de controle ao outro e autocontrole. O protesto alheio é reprimido pela força policial em defesa do Estado, e este invalida as ações da polícia com base na Lei e contra a própria polícia, que é quem é responsável por fazê-la cumprir; talvez seja essa a razão de o militar não ter vez com o governo. E muito se ouve que o poste não pode fazer xixi no cachorro. E o militarismo amordaça o militar e dilui nele a democracia e – por vezes até – o trancafia atrás das grades como um meliante. O militar tem dois fardos a carregar, a hierarquia e a disciplina.

    Razão DOIS: o povo. A relação da polícia com o povo é como uma faca de dois gumes. Alguém sempre sai perdendo nesse embate. Em meio à população, há de tudo: pais de família, trabalhadores, homens de bem, pessoas de boa índole, estudantes, menores, grupos vulneráveis, doentes e incapazes, e os que reúnem um pouquinho de tudo. Ao que parece, só não tem bandido. Todos, na intenção de demonstrar sua indignação, gritam aos quatros cantos do mundo que não são isto, não são aquilo ou que são assim ou daquele jeito. À polícia cabe a ação. E, se ela não age, erra pois foi chamada para agir e, se não ia fazer nada, para que foi até lá(?); se age, erra também porque exagera. Se não ia dar flores, também não precisava ser grosseiro(!). É chamada para controlar. E quando controla, aparecem especialistas de todas as brechas para criticar. O povo está quase sempre contra, pois é do seu meio que provém toda a mazela da vivência humana. E, quem quer ser a mazela? Quem admite ser pai, mãe de uma ou ser a materialização da mazela? Quem quer ser a ‘pessoalização’ do que é ruim no meio social? Daí a se compreender o porquê da relação pífia entre polícia e sociedade…

    Razão TRÊS: a justiça. Povo, Estado e justiça estão sempre aliados contra a polícia. O judiciário é quase inócuo quando o assunto é o direito do policial nas situações-problema geradas pelo serviço. Não há apoio. Não é feito o mínimo para compreender que quem está em desvantagem no confronto armado contra o crime organizado é o agente, porque tem muito a perder e deve esperar o primeiro tiro (que pode ser fatal) para contra-atacar.

    O povo e o Estado vivem uma relação de amor e ódio. Um mendigando o que lhe é de direito e penando socialmente, e o outro se omitindo quanto ao cumprimento de suas obrigações, das leis que cria para ludibriar o cidadão, desconsiderando sua necessidade.

    O que dizer da Constituição? A justiça, assim como o Estado, depende da polícia para ter suas ações legitimadas; ações judiciais e estatais seriam validadas frente ao povo por quem, senão pela força policial? Porém, nem juiz nem governador veem isso, e – se veem – fingem não ver. Há muito, a polícia não tem o respeito da população, jamais teve do Estado, porque patrão não respeita empregado nem justiça nenhuma comunga com ela. É uma relação triangular contraditória e injusta e a corda sempre arrebenta do lado mais fraco; neste caso, de quem não pode se manifestar porque contraria o regimento.

    Razão QUATRO: Os Direitos Humanos. Policial militar é militar, não é humano. Quando começa a vida de militar ainda aluno-recruta, é tratado por bicho. Na intenção de recrudescer a ‘pessoa civil’ para torná-lo ‘um militar de verdade’, o treinamento beira a inconsequência desumana; são pressões psicológicas, situações de estresse físico, humilhações e outras torpezas, buscando preparar o recruta para a vida a pronto, para poder estar frente a frente com o perigo e não amarelar nem colar as placas. O que resulta disso tudo, em alguns casos, se vê pelas ruas e nos noticiários. O militar passa a não ser humano e a viver entre eles. Talvez seja por esse motivo que quando um deles é trucidado, faz-se o enterro, dá-se uma salva de tiros e se põe a farda em outro. Muitas vezes a morte de um agente passa em branco.

    O jornalismo não acha interessante relatar o fato de um qualquer fardado e a serviço do Estado (recebe para isso) ser assassinado, às vezes com requintes de crueldade, e os Direito Humanos jamais se manifestam. Entretanto, se morre um vagabundo, viciado, traficante, ladrão ou assassino, esse logo vira estudante, e o policial bandido fardado. Os Direitos Humanos se põem na defesa do ‘ser humano’, o povo julga a polícia e os juízes batem em seus birôs e proferem falas do alto de suas magistraturas impecavelmente incorruptíveis e condenam a instituição à desmoralização.

    Quinta e última razão (para não entristecer mais): a valorização. Quanto vale a vida de um juiz? A de um professor? Quanto vale a de um trabalhador da indústria petrolífera, que corre perigo constante de acidente? Quanto valem a saúde e a vida de quem trabalha com radiação e outros produtos químicos? Quanto vale a vida de um político, de um gerente de banco? E a de um policial militar? É certo que definir valor para a vida de quem quer que seja é impossível. É certo também que cada um tem sua parcela de colaboração na construção de uma sociedade justa e ambiente habitável. Mas, o que justifica um juiz ganhar infinitamente mais que um professor? A partir desse questionamento surgirão muitas respostas nas cabeças de todos, que se explicarão com base em fatores como formação, cargo, investimento e etc. Mas, o que justifica tal disparidade? Um juiz é graduado, é doutor, estuda muito e sua educação escolástica teve origem numa escola, reduto do professor, que também é graduado, doutor, estuda muito, lida na relação interpessoal com o alunado e forma cidadãos. O que o faz inferior? Por que um professor pós-doutor (e que forma juizes) não ganha metade do que um juiz?

    No juramento de formatura da polícia, o agente diz defender a sociedade ainda que com o sacrifício da própria vida. Quanto vale esse sacrifício? Um juiz se sacrificaria pelo salário que ganha? E os políticos, se tivessem que morrer em nome do benefício popular, assim o fariam? A valorização da força policial tem que começar na própria instituição, o comando tem que se ater a PESSOA do militar e não com o vinco da farda ou a cobertura. Isso é secundário. A valorização pelo estado e pela justiça é utópica, mas seria a ideal. O povo? Esse nunca vai valorizar quem o reprime. Se alguém invade sua privacidade, logo pensa na ajuda policial; a polícia – nesse instante – é tudo que ela mais precisava. Se protesta, e o governo convoca a polícia; aí o diabo vira anjo e os praças, diabos. E se tornam as mais repugnantes criaturas do mundo. Em suma, o serviço policial é em si contraditório e nunca se ajustarão as relações entre Estado, povo e polícia. A base da valorização do trabalhador é um bom salário, que faça valer o tempo e o esforço que dedica à prática laboral, no caso do policial, que faça valer o risco. Caso contrário, não é justo.

    O que consola é que a fé e a esperança são bases da existência humana. E, queira ou não, o militar é HUMANO, escondido atrás de uma farda (indumentária institucional apenas), mas é humano e também as traz em si, e são elas que os faz continuar, ainda que com todos os impedimentos. E tais virtudes fazem o militar crer que alguém, algum dia, vai ter uma luz e acordar para a sua situação e mudar tudo, para melhor. E ninguém mais vai ter razão para detestar ser da Briosa.
    Postado por CAPITÃO MANO às 06:26
    84 comentários:

    http://capitaomano.blogspot.com/2009/07/carta-de-um-sergipano-consciente-sobre.html?showComment=1256323992160#c4264414576978639564

    Curtir

  38. ANJO NR 13,

    Eu faço parte dos 99% que visitam este blog não pelo seu conteúdo, nem pela sua qualidade, mas movidos pela natural curiosidade, inerente a todo ser humano, de ver alguém se expondo em público de maneira tão espalhafatosa, como faz o doutor Guerra, principalmente quando esse “alguém” não é qualquer um, mas um delegado de polícia.

    É mais ou menos como aquele vídeo da Vanusa cantando o Hino Nacional, que se espalhou recentemente pelo YouTube. Recebe milhares de visitas diárias, não pela qualidade musical, mas pela situação inusitada.

    Venho aqui também na esperança de ver chegar o dia em que o doutor Guerra coloque a mão na consciência e perceba o papel que está fazendo, digno de risos.

    Fico pensando na quantidade de pessoas (das mais variadas profissões) que devem visitar este blog apenas para fazer chacotas, e me entristece, com toda sinceridade, pensar que um colega, delegado de polícia, pode estar sendo alvo de piadinhas e de zombarias.

    Mesmo não conhecendo o doutor Guerra pessoalmente, não quero vê-lo em situação vexatória e não desejo de forma nenhuma o seu mal. Se escrevo em tom de deboche, é para provocá-lo mesmo, para ver se ele percebe que, tirando uma dúzia de anônimos que talvez lhe admirem, o restante vem ao seu blog para dar uma boas risadas. O doutor Guerra me parece ser uma boa pessoa, mas exagera demais em suas atitudes. Mas se ele não me quer aqui, não tem problema nenhum, não escrevo mais nada.

    Curtir

  39. Como na época do caso Eloa foi escrito por mim: o Coronel deve ser da turma do curso superior daquele valoro$o Diretor, pois não sei qual dos dois é mais convincente…Também qual dos dois fica mais suado e com aquele tique nervoso…rs. Tique nervoso de quem não está muito do certo do que fala…Não é tique nervoso de NARIZ DEFEITUOSO como o mesmo diretor nos rende elogios…rs.

    Gosto do Capitão Caldeira, certa feita exagerou e se retratou. Mas vivemos ofendendo toda a PM, em razão daquele tipo de sacana que tem lá e tem aqui.

    Voltando a formação: qual a qualificação que a Polícia Civil , ao longo de um século , buscou proporcionar aos seus membros. Quase nada! Pois gostamos até de nomear “ad hoc” para tudo; quando expandimos o Garra em 89 – 90 , só aprovávamos policiais militares. Já vinham prontos, a desculpa.

    depois complemento

    Curtir

  40. DELPOL:

    Eu quero você aqui; sempre escrevendo. Não tenho preocupação quanto a ser considerado ridículo. Mas se estou sendo espalhafatoso – fato inegável – gostaria de receber direcionamento no sentido de como transmitir as mesmas mensagens de uma forma mais sóbria. Eu sou limitado; gostaria de manter um blog primado pela imparcialidade, seriedade do conteúdo, simplicidade e bom humor.

    Eu escrevo coisas que posteriormente acabo reprovando e me reprovando. Caso um leitor escrevesse : “guerra não ficou legal, é ofensivo, você está sendo injusto…você poderia abordar de outra forma” eu, imediatamente, consertaria.

    Toda critica é bem vinda; melhor ainda se nos instruirem no sentido de ser um espaço digno.

    Ora, não dá para ser ao mesmo tempo “jornalista”, redator, editor e dono de “Jornal”…Falência e cadeia certas.

    Mas há quem não goste e escreva nos chamando de 13.13, eu não me importo, mas também não me conserto.

    Um grande abraço; desculpe-me pelas eventuais ofensas.
    Ajude-nos a melhorar, pois não há nada oculto por trás do Blog; nenhum interesse pessoal ou material.
    Não há raiva ou rancor pela Carreira. Sou Delegado em razão de – desde uns 17 anos de idade – querer ser Delegado, inicialmente para ter um Munstang e um 38 cano curto; depois por descobrir que sem o Delegado o nosso mundo seria muito mais injusto. Eu nasci para fazer justiça no balcão do plantão.

    Curtir

  41. Ramiro: existe função pra Oficial sim: dirigir SAMU, Secretaria de Trânsito, sub-prefeituras da capital, Guardas Civis… Pois NA ATIVA, nada servem. Só pra desfilar as estrelinhas em solenidades com o Zé Chirico.

    Curtir

  42. Dr. Guerra Delegado serve pra INVENTAR UM MONTE DE BABOSEIRA, COMO POR EXEMPLO, UMA RONDA A CADA 15 DIAS, IGUAL TEM AQUI EM PIRACICABA, FUD..DO TODO MUNDO EM ESCALA EXTRA, PRA PEGAR UNS POBRE DIABO ART.733… E DIZER PRA IMPRENSA QUE FORAM PRESAS 30 PESSOAS NA OPERAÇÃO… SERIA COMPLEXO DE EX-PM?? (A 1.a Lavagem cerebral a gente nunca esquece??)

    Curtir

  43. DELPOL,

    POSSO LHE AFIANÇAR, QUE O SENHOR ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO!

    O DR GUERRA É, ATUALMENTE, UM DOS DELEGADOS MAIS RESPEITADOS DE SÃO PAULO!

    TENHO CONTATO COM ALGUNS POLICIAIS DE OUTROS ESTADOS, BEM COMO COM FEDERAIS E, SEU BLOG É LIDO E RESPEITADO POR TODOS.

    INCLUSIVE MUITOS, RESPEITADOS JORNALISTAS (OBVIAMENTE NÃO OS DO PIG), ACOMPANHAM O BLOG E ADMIRAM A CORAGEM DE SEU MODERADOR.

    ATÉ MESMO ALGUNS MEMBROS DO JUDICIÁRIO, QUE TEM VERDADEIRO HORROR DE DELEGADOS DE POLÍCIA, ACOMPANHAM O BLOG.

    ATÉ ENTENDO QUE OS DELEGADOS NÃO FIQUEM MUITO SATISFEITOS DE VER UM COLEGA ABRINDO A CAIXA PRETA DA CARREIRA, MAS, FAZER O QUE, SE HOUVESSE MAIS HONESTIDADE, UNIÃO, HOMBRIDADE E RESPEITO, ENTRE OS SEUS, ELE NÃO TERIA TANTO A DIZER, NÃO É MESMO?

    DE QQ FORMA, SE O SENHOR ACOMPANHA O BLOG, ESPERANDO QUE O DR GUERRA, PASSE A AGIR COMO A MAIORIA, E COMEÇE A DIZER AMÉM, A TODAS AS BARBARIDADES QUE ASSISTIMOS, DIÁRIAMENTE EM NOSSAS DELEGACIAS… ESQUEÇA… NÃO PERCA O SEU TEMPO… FARIA MELHOR, TENTANDO MELHORAR O NÍVEL DE SEUS COLEGAS E LUTANDO PARA QUE SUA CARREIRA APRENDESSE A RESPEITAR E SE FAZER RESPEITAR… ASSIM, O DR GUERRA FICARIA SEM MUNIÇÃO E OS DELEGADOS DE POLÍCIA ALCANÇARIAM O RECONHECIMENTO QUE ALMEJAM… JÁ SE, TUDO CONTINUAR COMO ESTÁ… SE PARA SER CADEIRANTE O DELEGADO TIVER, ANTES, QUE PROVAR SER BOM LADRÃO, PRÁ ENGORDAR AS BURRAS DOS POLÍTICOS DA VEZ… SE OS DELEGADOS CONTINUAREM CONSEGUINDO MANTER, SEUS MUITOS PROCESSOS, EM SEGREDO DE JUSTIÇA, PRÁ SE MANTEREM EM SUAS CADEIRAS E CONTINUAREM ROUBANDO O POVO… ENQUANTO OS DELEGADOS CONTINUAREM SEGURANDO LAUDOS DO IC, QUANDO ELES COMPROVARIAM A VERGONHOSA VENDA DE CARGOS, DENUNCIADA PELO PENA… ENQUANTO CONTINUAREM METENDO O PAU NO DR GUERRA E EMPURRANDO A SUJEIRA DOS CADEIRANTES DA PC PARA BAIXO DO TAPETE..

    ANTES DE SE ENVERGONHAR COM A ATITUDE DO DR GUERRA, O SENHOR DEVERIA SE ENVERGONHAR DE SEUS MUITOS COLEGAS, QUE POSSUEM UM PATRIMONIO, ABSOLUTAMENTE INCOMPATÍVEL, COM A FUNÇÃO QUE EXERCEM, O SENHOR NÃO ACHA?

    ENQUANTO A CÚPULA DA PC EXALAR O FEDOR, QUE TODOS CONHECEMOS, O DR GUERRA CONTINUARÁ LUTANDO PELA LIMPEZA DA PC E TODOS NÓS CONTINUAREMOS AO SEU LADO!

    Curtir

  44. DR: a Polícia Militar de SP foi criada em 1969-1970 a fim de ser um braço armado contra os grupos subversivos, estou correto? Portanto, após o advento da CF1988 e a gradativa democratização, A MILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA NO BR NÃO TEM MAIS RAZÃO DE SER, pois ocorre apenas em nações com regimes ditatoriais e repressivos. O SR. ME DECEPCIONOU COM ESSE POST! PELAMOR… A intenção foi ironizar a condição do Delegado?? É ISSO? Ok. todo mundo sabe que a PM é melhor aparelhada e tem curso até pra trocar a lãmpada com shortinho adidas azul justinho e camisa por dentro do shorts (kkk..)Ou curso pra bater continencia…rsrs… Mas, como o Sr. bem disse MESMO IMPROVISANDO A PC DÁ UM BANHO DE COMPETÊNCIA. REPITO: MESMO IMPROVISANDO!! QUE DIRÁ COM CONDIÇÕES E EQUIPAMENTOS!! A Polícia Militarizada deve acabar, são cargos de inúteis que ficam atrás de mesas, controlando o que já está controlado, serviço redundante e altamente dispendioso para o Estado (ou seja, nós, otários contribuintes). O regime é arcaico, idiota, altamente hierarquizado, inibindo eventuais talentos, que CAGAM DE MEDO DE, SUGERIR, CRIAR, ENFRENTAR OS SUPERIORES. ONDE JÁ SE VIU UM POLICIAL SER PRESO POR NÃO FAZER A BARBA??? ATÉ PRA DAR UMA TRANSADINHA O CARA TEM QUE PEDIR AUTORIZAÇÃO… Olha, vo te contar, não troco meu carguinho improvisado e minha mesa de caixa de “manzanas” pelo mais alto posto na PM… Não tenho vocação pra ser PauMandado… PRA TERMINAR E REFLETIR: TÁ CHEIO DE PM NOS CONCURSOS DA PC, MAS ALGUÉM JÁ VIU O INVERSO????

    Curtir

  45. ANJO!!! É CRARO QUE PATRULHAMENTO SIM, MUIÉ!! O patrulhamento E AS VIATURAS ESTÃO concentradas em grandes supermercados, padarias, farmácias… SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO TEM GRANA PRA COMPRAR NESSES LUGARES…

    Curtir

  46. Eu tô com uma leve intuição que o Dr. Guerra foi coxinha… A teoria da primeira lavagem cerebral NÃO FALHA!! kkk…

    Curtir

  47. A reflexão, penso eu, seja simples:

    1) Quem recebe mais atenção do governo do Estado: A Polícia Civil ou a PM? Por quê?

    2) Quem é mais valorizado perante o Estado: O delegado de Polícia ou o Oficial/PM? Por quê?

    3) Quem incorpora “tudo” aos vencimentos: o Policial Civil ou o Policial Militar? Por quê?

    4) Em qual instituição há uma diretriz institucional com feições que se repetem em todos os quadrantes do Estado: Na Polícia Civil ou na PM?

    Ora, reconhecer que o Oficial/PM recebe “muito mais” de sua instituição (PM) para o cumprimento de seu mister do que o delegado de Polícia não é ser contra ou a favor de quem quer que seja. É apenas divulgar uma verdade, um fato.

    Curtir

  48. tudo legal dr. GUERRA, estou gostando das respostas dadas para um monte de imbecies, embora eu tambem me considere um. é legal frequentar este blog pois alem de ler muitas coisas interressantes ficamos sabendo de alguns fatos a respeito de alguns colegas e vendo outros se3 tornarem caguetas porque não arrumaram um padrinho para acompanhar. em trnta anos de policia pouacas vezes eu vi umdelegado ou oficial de policia prender alguem, mas é só abrir a geladeira sai correndo para dar entrevista não sabe nem onde fica o local se conhece o nome porque esta no gelatorio do tira. gelatorio porque se não tiver o dedo amigo tambem não vae existir a cana, boa sorte a todos. avisa para o colega acima que bico não é função salario digno é que é emprego.

    Curtir

  49. Caro Dr. Guerra.

    Vejo os Oficiais PM como os Delpols classe especial; são, na verdade, como um câncer, cujas células doentes se alimentam das sadias, até matá-las e destruir todo o corpo.

    A questão, é que a morte geralmente é lenta e agonizante.

    Sugam o sangue da base para manterem-se em suas cadeiras, repletas de mordomias.

    Agora, se de fato quiser saber quem são os Oficiais PMS, pergunte aos cabos, soldados e sargentos.

    Talvez possa formar uma opinião mais abalizada.

    Curtir

  50. A VERDADE É FODA

    DÓI PRA CARALHO NOS PRURIDOS

    DE UMA CASTA

    QUE SÓ TEM A CASCA

    QUATRO ANOS NO GESSO

    VALEM MAIS DO QUE 08 MESES

    NO CHOCALHO…

    SHE LOVES YOU YEH YEH YEH

    SHE LOVES YOU YEH YEH YEH YEH…

    Curtir

  51. Dr.Gerra, o seu blog sempre foi admirado por uma grande gama de policiais, quer delegados como operacionais, porém, ao jogar este comentario que depoem armas á feroz concorrente, acaba transferindo para sí toda a repulsa que sentimos por oficiais, já que o propalado super preparo por Vsa. declarado é utilizado para pura e simplesmente desmoralizar a NOSSA POLÌCIA CIVIL, quando se reunem em seus clubes, cujas terras, conforme um membro da extinda GUARDA CIVIL, foram tomadas quando da tal unificação, ou engolição, para descobrirem modos de destruir-no. Cabendo salientar, que nem ao menos querem nos absorver em seu quadros, querem , àvidamente destruirnos, enterrando-nos sob seus seus podres coturnos. É certo que os oficiais tem mais tempo para exercitarem seus físicos e mentes, poís, nimguém sente falta dos mesmos, mas do Delegado de Policia, todos necessitam, basta verificar o pavor da população quando surgem planos em que não há presença do Delegado de Polícia não presente no plantão, agora se tivessemos a importância do oficial, com certeza teriamos meio expediente na quarta feira, entrenimentos em atividades atléticas na escola de educação física da pm, pasmem, direcionadas aos oficiais.Logo R. Dr. Guerra não atraia para sí o fogo amigo. Saudações e saúde

    Curtir

  52. Dr.Gerra, o seu blog sempre foi admirado por uma grande gama de policiais, quer delegados como operacionais, porém, ao jogar este comentário que depoem armas á feroz concorrente, acaba transferindo para sí toda a repulsa que sentimos por oficiais, já que o propalado super preparo declarado por Vsa. do é utilizado para pura e simplesmente desmoralizar a NOSSA POLÌCIA CIVIL, quando se reunem em seus clubes, cujas terras, conforme um membro da extinda GUARDA CIVIL, foram tomadas quando da tal unificação, ou engolição, procuram formulas e modos de destruir-nos. Cabendo salientar, que nem ao menos querem nos absorver em seu quadros, querem , àvidamente nos matar como instituição, enterrando-nos sob seus seus podres coturnos. É certo que os oficiais tem mais tempo para exercitarem seus físicos e mentes, poís, nimguém sente falta dos mesmos, mas do Delegado de Policia, todos necessitam, basta verificar o pavor da população quando surgem planos em que não há presença do Delegado de Polícia no plantão, agora se tivessemos a importância do oficial, com certeza teriamos meio expediente na quarta feira, entrenimentos em atividades atléticas na escola de educação física da pm, pasmem, direcionadas aos oficiais.Logo R. Dr. Guerra não atraia para sí o fogo amigo. Saudações e saúde

    Curtir

  53. gosto do blog para poder desabafar, e também saber de tudo o que esta acontecendo pelo nosso mundinho….
    Gosto também de ver os comentarios e opiniões dos ‘humanos” policiais, pois acredito que quem posta aqui – na sua maioria” é de policiais de verdade, pois os acharcadores da nossa instituição estão pouco se lascando com nossas opiniões, hoje, por exemplo, feriadão prolongado, estou tentando outra forma honesta de complementar o salario….quem tem $$$$ para viajar não vai ficar postando aqui né oras bolas….

    Curtir

  54. Não vou realizar desta vez, nenhuma crítica à PM ou a seus oficiais. Eles já estão cansados de saber, que a única Autoridade Policial é o Delegado e toda ocorrência deve obrigatoriamente passar pelas suas mãos.

    Curtir

  55. Referente ao comentário das…26/10/2009 em 2:51
    Ao DELPOL , eu conheci o homem do Mustang e eu sabia que ele usava um 38, e até uma 6,35 na perna direita, eu lembro, ele também queria CONSERTAR O MUNDO E O Guerra idem e que tal você qual é o seu propósito? Fazer média? Ou quer que perguntemos ao caipirapor? Pois aqui ao que parece é o mais qualificado para responder…
    Investigador Marco, Avenida Engenheiro George Corbisier,322 São Paulo – Capital

    Curtir

  56. DR. GUERA, O SENHOR RESPONDEU AO COLEGA , QUE RESUMINDO QUEM TEM FERROU FOI O DR. JORDÃO, ENFIM MINHA ULTIMA PERGUNTA:

    PORQUE O SENHOR NÃO LEU ALGUMAS DENUNCIAS QUE FIZEMOS A TEMPOS ATRAS, RELACIONADA A RECOLHA DE PROPRINA NA GALERIA PAGÉ, E AREA DA 25 DE MARÇO E BRAS, NAS LOJAS QUE DESMANCHAM MOTOS NO CENTRO, NAS BOATES DA AUGUSTA, E OUTRAS POR AI, DAS MAQUINAS E BINGOS QUE LOTAM O CENTRO DE SP, DO ESQUEMA DE DESAPROPRIAÇÃO DE PREDIOS NA OPERAÇÃO NOVA LUZ, ONDE DELEGADOS E FUNCIONARIOS DA PREFEITURA E ACESSORES, COMPRARAM PREDIOS A PREÇO DE BANANA, E NÃO LEVOU AO CONHECIMENTO DA CORRO, OU DO MP.

    TUDO QUE FOI FALADO POR NOS ERA VERDADE E AINDA É, ERAMOS 5 COLEGAS QUE DENUNCIAVAMOS, HOJE SO TEM 2, O RESTO PERDEU AS ESPERANÇAS E SE JUNTARAM A ELES EM DPPCS DA VIDA E DEICS DA VIDA, E POSSO TE FALAR QUE LEVANTARAM DE VIDA RAPIDÃO.

    NOMES JA FORAM DADOS DE TODOS OS RECOLAS DA EPOCA, QUE HOJE SÃO CHEFES DE SECCIONAIS ETC, OU TÃO NO DETRAN, FAZENDARIA ETC, E CHEIO MAIS MUITO CHEIO DE GRANA.

    SO ACHO ESQUISITO ISSO.

    TEMOS COMO CORRER ATRAS AINDA DE TUDO ISSOO.

    NOMES JA DEMOS AQUI.

    É SO PEGAR UNS NOMES DE EX CHEFES DO JORDÃO, ENTRE ELES SEU GERAL. E OUTROS QUE ERAM DA PA
    VER PRA ONDE FORAM E COMO ESTÃO DE GRANA

    ELE DEIXOU TODO SEUS AMIGOS RICOS O DR. JORDÃO

    E OLHA O QUE DEU

    TUDOS CAIRAM

    1 DP
    DIG
    DIRD
    DETRAN
    SECC CENTRO

    TUDO POR AGUA ABAIXO MAIS COM RIOS DE GRANA

    ESQUENTA O QUE ESFRIOU GUERRA

    Curtir

  57. Ola a todos que frequentam o blog do Dr. Guerra.
    Concordo com os argumentos do Capitão e do Dr. Guerra, discordo de outros postados aqui.
    Não exite coisa pior do que nós apresentarmos um flagrante no DP e o pessoal do plantão chamar o ladrão de canto para “acertar os detalhes do flagrante”(se ouver o flagrante de fato). Acredito eu a corrupção policial é fator preponderante para o crescimento da criminalidade que nós e principalmente a população vive no dia a dia.
    É verdade que o colega disse com relação aos PMs, na maiorias das vezes eles correm com os ladrões e traficantes, verdade, porém com uma diferença para com a nossa Policial Civil ( que apenas “faz o acerto” e cada um para o seu rumo), na PM se eles são descobertos vão todos para a rua e cana, não tem “corporativismo” com ladrões.
    Desculpa colega mais é claro que você não vê PC prestando para PM, na polícia civil temos várias regalias começando pelos horários, o proprio serviço e menos penoso, e o fato de sair do militarismos já é um otimo motivo para o migração.
    Esse negocio “SE a pm fosse isto que esta falando não existiria crimes no estado de sao paulo”.
    Desculpa mais uma vez. Está pensando como PM (rsrsrr). A polícia não pode está em todos os lugares ao mesmo tempo, e outra quem trabalha na rua sabe que é só a viatura virar a rua o ladrão cometer o delito.
    (nem vou comentar os crimes INVESTIGADOS DE FATOS NA PC).
    Sou defensor das injustiças, porque estou defendendo a PM no momento? primeiro de tudo porque qualquer um aqui PC ou PM, quando o bicho pegar na hora de folga vai ligar 190, não sei se é a melhor opção, porém vai ser a mais rápida, tenta esperar uma Vtr da PC.
    Desculpas os erros de Português DR. Guerra.
    abraços a todos.

    Curtir

  58. colega operacionalpol, não seja igenuo, vc sbe muito bem que a PC. e os praças da PM. estão no mesmo barco, ou seja, ferrados, por isso somos unidos quando o bicho pega. É só aparecer um oficial na ocorrência para o coitado do praça dançar rapidinho, logo, colega mude seu conceito. Agora se vc. é patrulheiro da PC. e ao apresentar uma ocorrência e o colega chamar o ladrão de canto, seja macho chama o polícia de lado e passa-lhe a descompostura e não ficar feito bichinha dizendo que se vê lesado por outro congenere. Se você precisar de ajuda na rua e ao discar 190, o qual respeito muito, e vir ao seu auxilio uma ronda oficial, e não um praça, pode ter certeza ele irá pedir o documento da sua arma patrimônio , exigira que vc prove de qual unidade pertence etc… Logo, deixe de acreditar em duende, ponha os pés no chão, quem ajuda policial civil é policial militar praça, poís, oficial quer mais que você se f…. Saudações e saúde

    Curtir

  59. OBRIGADO.

    POREM O ESQUEMA DA GALERIA PAGE AINDA CONTINUA ATE HOJE, E GRAÇAS A UNS IMBECIS DA CORREGEDORIA QUE NA HORA DA INVESTIGAÇÃO SE INDENTIFICAM PARA OS LOGISTAS E FALA QUE SÃO DA DOP, PERGUNTA SE TEM POLICIA PEGANDO PROPRINA LÁ,,

    LÓGICO QUE OS LOGISTAS FALAM QUE NÃO,, POR MEDO E POR ACHAR QUE É MELHOR PAGAR PRA 3 DO QUE TOMAR PAULADA DE 100.

    ABRAÇO

    CORRO TA CHEIA DE MORAL, MAIS PRECISAM APRENDER A TRABALHAR

    Curtir

  60. Bom dia a todos do blog. Dr Guerra, diariamente visito seu blog, bem como a vários com assuntos de ” polícia ” e parabenizo-lhe pelo blog e pela coragem de falar e se identificar. Sou PM da reserva da PMMG e ja trabalhei na divisa com SP, tendo contatos com a PC e PM paulista. Pela primeira vez deixo aqui meu comentário, apesar de visitar o blog diariamente, como ja disse anteriormente. Sobre o assunto alvo do comentário, prefiro assinar em baixo o que falou o ” operacionalpol ” com a devida permissão. Muito feliz o comentário. Vivemos uma realidade de duelo entre as polícias. A meu ver não ganhamos nada com isso, muito pelo contráraio, estamos somente nos afundando com nossos míseros salários e nossos governos ganhando com isso. E nosso principal cliente, o povo, so perdendo, além é claro de vários policiais sendo vitimados, o RJ que o diga. Espero um dia que tudo isso acabe e possamos ver as duas polícias unidas e fortes.

    Abraços a todos e desculpem por esar invadindo o espaço.

    Curtir

  61. MELHOR PARAR DE SE PREOCUPAR COM A PM, E OLHAR PARA O PROPRIO UMBIGO!
    SO PARA CONHECIMENTO
    Incrições para delegado do DF – salario R$13.000,00

    Previsão de concurso para delegado de SP – salario R$ 4.800,00

    E VCS PREOCUPADOS COM A PM?

    Curtir

  62. dr. guerra, se voce acha que os oficiais são mais bem preoparados, peça exoneração e ingresse naquele instituição. Me desculpe, vergonhoso seu pensamento. A PM é um bando de inccompetente, são sabem porra nehuma, apresentam no plantão só lixo e inventam flagrante para ganharem folga. Pasmem, mas o senhor me decepcionou.

    Curtir

  63. Depois dessa briga toda, acho que vou sair da civil e entrar como soldado temporário, rsssssssss.

    Curtir

  64. são paulo paga mal os delegados porque temos acorrentados no nosso pé a “gloriosa” pm……

    Curtir

  65. Gostaria de tecer algumas breves considerações acerca do assunto que sobressaiu no início do tema do tal “Capitão PM”, sobre eventuais semelhanças ou diferenças entre Delegados de Polícia e Oficiais da Polícia Militar.

    Ocorre que esse lamentável engano, ou melhor, engôdo, já se estabeleceu como uma verdade, apesar de ser um sofisma que embaraça ambas as Instituições Policiais Estaduais há tempos.

    A Polícia Civil e a Polícia Militar são órgãos distintos e divorciados de meios, métodos e objetivos; razões pelas quais qualquer tentativa de se abalizar comparações ou semelhanças entre os integrantes de seus quadros redunda em fracasso, absurdos e anomalias disfuncionais.

    Foi mais do que oportuno o bom senso dos senhores Delegados de Polícia Adjunto e Geral, em terminarem com essa patética e burlesca pseudo-integração entre os cursandos do Curso Superior da Academia de Polícia Civil e os futuros Coronéis do Barro Branco.

    Não há nenhum aproveitamento efetivo à segurança pública, sequer em prevenção ou apuração delituosa, que são os nortes distintos das duas Instituições.

    Excetuando-se as tais “amizades”(sic) entre os Coronéis e Delegados de Classe Especial, nada de útil justifica a mantença dessa hipócrita e dispendiosa “integração”, fruto de uma febre intelectulóide de mais um secretário de segurança pública despreparado e incompetente, do então nada saudoso governador Mário Covas.

    A Polícia Militar, com uma hierarquia e um organograma hoje ultrapassados em qualquer país democrático que se preze, ainda presta um serviço de contenção neste nosso país de imatura estabilidade política e social.

    Qualquer especialista em segurança pública conhece da necessidade de um policiamento ostensivo, ornado, fardado uniformizado ou paramentado que sirva como referência, inibidor,transmissor da sensação de manutenção da ordem pública ou mesmo da imposição da força bruta do Estado, em casos de conflitos públicos. Essa é a figura a ser exercida pela Polícia Militar, apesar de seu ranço ditatorial e de sua pernóstica bajulação servil aos governantes de plantão.

    Já o papel da Polícia Civil é sensivelmente mais unido ao Poder Judiciário, preocupado em sancionar os ilícitos penais perpetrados, submetendo seus autores ao legal jurisdicionamento previsto.

    Justamente aí percebe-se a total discepância de funções e objetivos entre os que chefiam as Instituições Policiais Civis e Militares.

    Por mero exemplo: De que utilidade prática adianta um Delegado de Polícia conhecr acerca das táticas e estratégias de contigência de contenção de uma turba ignara, na saída de uma partida de futebol onde facções rivais se enfrentam como duas tribos de selvagens?

    E qual a praticidade que um Oficial da Polícia Militar teria ao conhecer quais as tipificações legais que podem ser aplicadas ao caso específico, bem como as agravantes suscitadas e a participação ou não de inimputáveis e a necessidade de posteriores diligências investigativas para se obter indícios sobre a eventual formação de bando ou quadrilha desses arruaceiros?

    Na verdade, o interesse que hoje ambos teriam, é o de poderem criticar o serviço mal feito do outro, cada um se metendo na seara alheia, demonstrando com isso que tal integração na verdade, é uma total “desintegração dos trabalhos policiais ostensivos e investigativos.”

    Triste realidade de um sistema policial falido, oneroso e há muito superado, onde seus integrantes ficam perdidos entre disputas internas e acusações recíprocas, enquanto o crime desperta e evolui dia a dia para uma organização deletéria e doutrinária nunca antes acreditada como possível pelos “pseudosentendidos” em matéria de segurança pública.

    Na fatia que nos cabe nesse bolo mal assado, em visão estritamente pessoal, realmente há de se concordar que a atual posição dos Delegados de Polícia se encontra análoga ao de um caminhante perante uma bifurcação de sua trilha. Como operadores do Direito, muito mais útil e valiosa um Curso Superior para os futuros Classes Especiais junto com Promotores de jUstiça e Juízes de Direito, ou ainda Advogados e Procuradores de Esatdo, para conhecimento amiúde e aprimoramento da instrução criminal e processual, tanto do lado acusatório quanto absolutório, buscando o equilíbrio e a isenção na coleta de provas e indícios.

    Apesar de tal pretensão aparentar utópia, melhor utilidade teria a Administração Pública nesse sentido, do que forçar a mistura entre água e óleo com a nossa “co-irmã”, onde um sedizente Capitão demonstra desconhecer que existem setores operacionais na Polícia Civil ( GOE, GARRA, SOE,etc) que se utilizam de viaturas operacionais com caracterização diferenciada daquelas em uso rotineiro, justamente por questões de estrategia e operacionalização funcional, tal qual ocorre igualmente com a ROTA e o CHOQUE e as demais viaturas dos batalhões ordinários da grande São Paulo.

    Oxalá possam um dia, tantos os Delegados de Polícia dirigentes quanto os Oficiais comandantes terem em mente que a união constróe e fortalece, enquanto a discussão e intriga enfraquece e rompe com o que ambas as Instituições possuem de melhor. Apesar de terem rumos e alvos bem diversos, ainda fazem parte de um mesmo macro sistema de segurança, cujo aperfeiçoamento claramente não interessa aos governantes que se perpetuam no poder, quer estadual ou federal.

    Amplexos a todos.

    Curtir

  66. REUNIÃO ENTRE DELEGADOS OBRIGA CADA DELEGACIA APARTINHA DE AMANHA QUINTA FEIRA A FAZER 2 FLAGRANTES POR DPS.

    OU SEJA, SABEMOS ONDE TEM CRIME MAIS NUM FAZEMOS NADA SEM ALGUEM MANDAR

    PASSE PRA FRENTE

    QUE ABSURDO

    REUNIÃO PRA FAZER BOS PRA APARECER MAIS QUE A PM

    CONFIRME AO GENTE DE OTUROS DPS

    Curtir

  67. Lógico que estou falando no sentido figurado, onde este blog, que ele chama de jornal (kkkk…), é a melancia (rs…).

    Advérbios são palavras que indicam as circunstâncias em que os fatos acontecem. Podem indicar tempo, modo, afirmação (sim, realmente), negação (não, nunca), dúvida, intensidade, lugar, designação, interrogação, inclusão, exclusão, etc.
    Na sua construção ” onde” refere-se a ” sentido figurado” sendo portanto inadequada a utilização do advérbio. Melhor seria a colocação de um pronome relativo.

    Mas, como já me referi anteriormente, o DelPol aí é mesmo delegado de polícia. Além de não saber utilizar o advérbio ” onde” também acha que está sempre certo, sempre tem razão e sempre é superior.

    Continue nas alturas e se cruzar com algum avião da TAM, verifique se o seu transponder ( transmitter-responder ) está funcionando corretamente.

    Curtir

  68. É Dr. DEL POL. Acontece que o Sr. está redondamente enganado.

    O DR. GUERRA PÕE O NOME NO QUE ESCREVE.

    ASSINA SUAS IDÉIAS.

    CABE AO SR. CONCORDAR OU NÃO.

    AGORA, O SR. NÃO PODE NEGAR QUE O CARA É MACHO. O DR. GUERRA É MACHO, PORQUE ESCREVE O QUE PENSA E ASSINA EM BAIXO. E NÓS, QUE TIPO DE MACHO SOMOS, JÁ QUE ESCREVEMOS, MUITAS VEZES TALVEZ SÓ PRA ENCHER O SACO DOS OUTROS, RESPONDER AOS RESPONDÕES, BRIGAR COM QUEM NÃO CONHECEMOS E QUE TAMBÉM, COMO NÓS, NÃO QUER QUE CONHEÇAMOS, POR MEDO, ETC..

    TEM DE TIRAR O CHAPÉU PARA ESSE HOMEM DR. GUERRA!!!!

    Curtir

  69. DR. GUERRA É AUTÊNTICO, DESTEMIDO, VALENTE E CORRETO.

    POR ISSO NÃO SERVE MAIS PARA A POLÍCIA.

    DR. GUERRA, O SENHOR ESTÁ PASSANDO POR UM APRENDIZADO.

    NO FUTURO AS COISAS DEMONSTRARÃO AO SENHOR QUE ESTAVA

    CORRETO EM TUDO O QUE FEZ..

    PORTANTO, NÃO ESMOREÇA DR. GUERRA.

    Curtir

  70. OPERAÇÃO AMANHA PARA FLAGRANTE!
    SE NÃO FIZER OCORRERA O QUE?
    TO ESCALADO E NÃO TO NEM AI!
    SERVE PRA GASTAR DINHEIRO PUBLICO(GASOLINA) E FERRAR COM A VIDA DO POLICIAL QUE TEM QUE IR PRO BICO NO DIA SEGUINTE!
    QUE VENHAM MAIS CEM ANOS!

    Curtir

  71. aqui na norte foi confirmado, apartir das 12 horas de quinta feira pra sexta, todos os distrito tem que fazer 2 b.o.s.
    o colega tem razão

    uma vergonha.

    tudo armado temos que iformar o mp e a corro sobre esta ordem

    vamos monitorar os rdos

    12 horas de quinta pra sexta fazer 2 flagrantes

    que vergonha, é assim que a civil trabalha sobre pressão

    Curtir

  72. Guerra.

    Seu blog transformou-se em veículo para a voz de muitos que não tem oportunidade ou temem falar sobre Polícia, representa a indignação daqueles que não suportam pilantragens e é exemplo de coragem para implementar as reformas necessárias ao aprimoramento da Administração Policial Civil.

    Quem vive e pensa Polícia Civil não pode deixar de ler este blog, mesmo que não concorde com tudo.

    Não me preocupo em encontrar perfeita coerência em suas afirmações ou em suas posturas de vida (mesmo porque não o conheço) e defendo que todos nós anônimos precisamos tolerar seus eventuais excessos.. Não é razoável exigir completo comedimento de você, principalmente agora que vive em meio a essa tensão de ser réu e investigado em processos e procedimentos, ainda mais se tiver dependentes. Só o que você já fez com suas denúncias já significou mais do que muitos fizeram a vida toda na Administração Pública. A existência do seu Blog e a extensa participação deixa claro que há muita gente dentro da Polícia Civil que não aceita corrupção, que acredita no próprio trabalho e que não tem medo de trombar com qualquer marginal.

    Vale ainda um elogio por sua postura de tolerância, paciência e humildade ao diminuir o tom e a intensidade das palavras, em meio a diálogos ácidos, como no exemplo com o Del Pol, que por sua vez também compreendeu que, no fundo, estão do mesmo lado.

    Não é fácil, mas não deixe que te usem. Não é fácil, mas não caia na tentação das generalizações simplistas. Não é fácil, mas não vá se imolar como cordeiro, para a alegria dos pilantras.

    Pelo menos apele nos processos em que é revel, ouça o que diz o Caipirapor e sucesso na sua luta, que também é um pouco de todos nós.

    Curtir

  73. Obrigado a fazer produção apartir das 12 horas da quinta feira, todos os D.P.´s, entendi, isto aqui esta uma VERGONHA, tudo isso é medo de alguem perder a cadeira. Não tem outra explicação, alguem está comprando produção e a bola foi passada………se depender o Delegado do Plantão pode ficar sossegado………KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  74. Verba sigilosa sai das mãos da polícia

    Medida da SSP foi tomada após TCE cobrar explicações de gastos

    Bruno Tavares e Marcelo Godoy

    Depois de o Tribunal de Contas do Estado (TCE) questionar a prestação de contas de setores da Polícia Civil, o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, retirou da instituição o poder de distribuir a verba de operações policiais sigilosas. A partir de agora, quando precisar usar a verba, a polícia terá de pedi-la à secretaria, que manterá o dinheiro em conta vinculada ao gabinete.

    Em setembro, o conselheiro Eduardo Bittencourt Carvalho, do TCE, pediu explicações à Delegacia Geral de Polícia sobre os gastos do primeiro semestre dos Departamentos de Narcóticos e de Polícia da Macro São Paulo e da Delegacia Seccional de Jundiaí. A Delegacia Geral informou que os responsáveis iam esclarecer o que ocorrera. Até agora, a verba era distribuída pela Delegacia Geral aos departamentos da polícia.

    Em abril, o secretário já havia retirado de setores burocráticos da polícia, como a Academia da Polícia Civil, o direito sobre essa verba. Para usar o dinheiro, o diretor de departamento terá de pedir por escrito à secretaria e prestará contas do dinheiro.

    Estão excluídas da nova medida as Corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil e as seções operacionais e de inteligência da PM. Elas continuarão a receber e manusear diretamente a verba. O Estado havia revelado irregularidades no uso da verba e a suspeita de que R$ 3 milhões tenham sido desviados nas gestões de Saulo Abreu e Ronaldo Marzagão.

    Além disso, haveria falta de controle no uso desses recursos – os policiais sacavam o dinheiro e não precisavam esclarecer em que operações ele era gasto. Pela resolução, os policiais que usarem a verba terão 30 dias para prestar contas à secretaria em envelope lacrado, informando quanto gastou e em que operação.

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091028/not_imp457493,0.php

    Curtir

  75. PAULO:

    Obrigado por suas palavras e pela perfeita compreensão. Não é fácil despir-se das paixões em determinados assuntos. Por outro lado, em razão da interatividade ,ou seja, pela força de comentários fundamentados, acabei mudando de idéia sobre diversos pontos. Fato que só nos fez reforçar o pensamento de que na Polícia Civil não pode se adotar certas medidas sem ampla participação das carreiras policiais.

    Da utilidade imediata do seu comentário: TRAMITAM em nosso desfavor processos administrativo, civil e criminal em virtude de postagens pertinentes a episódio relacionado a aquisição de determinadas vestimentas. Em face das circustâncias inferimos que o negócio se deu com verba em dinheiro da tal conta para operações sigilosas. Dos desdobramentos em nosso desfavor até poderemos concordar que carregamos nos verbos, contudo – decorridos 22 meses do episódio – não nos conformamos em sermos indiciados como autor de CRIME CONTRA A SEGURANÇA NACIONAL por suposta revelação da VERBA RESERVADA – A CAIXA PRETA DA POLÍCIA CIVIL.

    Mas retornando à utilidade do seu comentário- QUE MUITO NOS HONRA – estava me preparando para ,uma vez mais , DESTILAR VENENO tendo como pano de fundo a notícia acima ,do Estadão, sobre a VERBA SIGILOSA. Assim, apenas repercutirei a notícia tentando manter a sobriedade, ainda que – pela nossa situação – com vontade de espocar garrafas de champanha e fogos.

    O absurdo, mais do que previsível , em vez de CONTROLE sobre os gestores dos departamentos, a SUPRESSÃO. De forma que, quando diante de uma necessidade premente, deverão praticamente esmolar o dinheiro para efetivação de uma diligência que poderá ser questão de vida ou morte .

    Minha gratidão!

    Curtir

  76. Ao Tira 13, Ricardo e Tira do Velho Prédio.

    Aqui no interior a mesma ordem:

    “Se virem, queremos “produtividade”, leia-se “holofotes””.

    Cúpula PC = câncer = sobrevivem às custas de células sadias (base).

    Curtir

  77. Concordo com as palavras do Paulo em relação a atuação do Dr. Roberto Conde Guerra. Nem todos pensam da mesma maneira e enxergam as coisas da mesma forma. Acho que o blog Dr. Roberto Conde Guerra, mostra as entranhas da nossa Polícia Civil e enfrentar o poder como ele enfrente não é facil.

    Curtir

Os comentários estão desativados.