ROTA COMANDO – O FILME DESVELA A HISTÓRICA ESPECIALIDADE DO BATALHÃO PAULISTA NO COMBATE EM FAVELAS E EXTERMÍNIO DE NORDESTINOS 24

 
 
 
 
"Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo".

"Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo".

Aproveitarei frase  do nosso companheiro FERNANDO  para  comentar o filme “baseado em fatos reais” do livro MATAR OU MORRER do deputado  “Capitão Conte Lopes”…

 

Emociona pela sinceridade malufista.

Além de fazer uma descarada propaganda da empresa de segurança “CONDOR”, demonstrando que proprietários de Toyota Okm podem  até deixar  de pagar o seguro, mas o serviço de rastreamento é imprescindível.  

Absurdamente, o filme revela com orgulho a participação daquele  batalhão  na GUERRA DE CANUDOS…

Revelando, explicitamente,  o porquê da virulência e  especialidade  no combate  em sítios adversos: FAVELAS. 

“Todas traçam, afinal, elíptica curva, fechada ao sul por um morro, o da Favela, em torno de larga planura ondeante onde se erigia o arraial de Canudos – e daí, para o norte, de novo se dispersam e decaem até acabarem em chapadas altas à borda do S. Francisco”

“As favelas, anônimas ainda na ciência – ignoradas dos sábios, conhecidas demais dos tabaréus – talvez um futuro gênero cauterium das leguminosas, têm, nas folhas de células alongadas em vilosidades, notáveis aprestos de condensação, absorção e defesa.”

Os Sertões, Euclides da Cunha

A narrativa de Euclides acabou,  acidentalmente, pela  eponímia do nome da planta ao morro em torno do qual situava-se o arraial de Canudos, estabelecendo a futura denominação FAVELA  para “assentamentos que carecem de direitos de propriedade, e constituem aglomerações de moradias de uma qualidade abaixo da média. Sofrem carências de infra-estrutura, serviços urbanos e equipamentos sociais e/ou estão situadas em áreas geologicamente inadequadas ou ambientalmente sensíveis”.

A PM – por sua vez – cultua a longeva tradição de combater  nas favelas . Tornou-se  especialidade do Batalhão Paulista .

Lembrando que os assentados de Canudos , na 4a. incursão militar,  foram dizimados mediante  emprego de querosene e dinamite; aqueles que sobreviveram foram degolados.

Parabéns para os gloriosos “rotarianos”.

Historicamente defensores  das  favelas ocupadas por insurretos  nordestinos.

De fato, emociona pela sinceridade malufista.

Terminarei empregando  as  palavras  preferidas  –  as mais proferidas durante o filme –   dos  rotarianos: CARALHO… LIXO!

 
 
 
ROTA - O BATALHÃO QUE DEFENDEU A REPÚBLICA EXTERMINANDO OS FAVELADOS DE CANUDOS

ROTA - O BATALHÃO QUE DEFENDEU A REPÚBLICA EXTERMINANDO OS FAVELADOS DE CANUDOS

Um Comentário

  1. Pingback: ROTA COMANDO – O FILME DESVELA A HISTÓRICA ESPECIALIDADE DO BATALHÃO PAULISTA NO COMBATE EM FAVELAS E EXTERMÍNIO DE NORDESTINOS | Blogosfera Policial

  2. A PRIMEIRA FAVELA ORIGINOU-SE ONDE HOJE SITUA-SE O MORRO DA PROVIDÊNCIA, NO BAIRRO DA SAÚDE, ÁREA PORTUÁRIA DO RIO.

    Curtir

  3. Fétido odor de um “revival” da velha OBAN (Operação Bandeirante). Os ingredientes aí estão:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u618815.shtml

    1 – Matéria obviamente paga, na imprensa, que dá ares de reportagem às propagandas governamentais veladas;

    2 – Proibição de veiculação de reportagem maculando a honra fardada “rotariana”, conquanto os fatos sejam verdadeiros;

    3 – Imputação de corrupção e mazelas apenas à polícia “CIVIL” (a “MILITAR” é o Olimpo);

    4 – Mancebia entre aparato de Segurança Pública e alto empre$ariado, mormente da FIE$P;

    5 – Conversão da Segurança Pública em segurança praticamente “privada” de personalidades valoro$a$ e grupos economicamente privilegiados;

    6 – Financiamentos ocultos e sigilosos, certamente vultosos, oriundos do alto empresariado, para combater algum tipo de incidência criminal que os ameaça (ontem, os subversivos ladrões de banco; hoje os ladrões de condomínio de luxo).

    Ora, registrar homicídio como “morte a esclarecer” e “encontro de cadáver” está longe de ter reduzido o número de pessoas – pobres – vítimas de tal crime.

    Ademais, após ler a reportagem do link acima, pergunto se também deverão ser enviados ao Gabinete do Sr. Pinto, em 48 horas, os documentos de investigação quando houver roubo em COHAB, por exemplo.

    Ou há condomínios que são “mais” condomínios do que outros???

    Esses “esforços concentrados”, “forças-tarefas” e teratologias que tais, ainda que fossem sinceras, nada mais seriam do que aquilo que são, ou seja, prova da incompetência da Secretaria de Segurança Pública, com ausência de qualquer plano instuticional de inteligência e ação.

    Age-se apenas no desespero. Não há uma necessária rotina de prevenção e repressão. Não há nada.

    O que há são apenas “surtos” de ações, em formas de onda, que, como toda onda, termina em espuma.

    Curtir

  4. Filme ruim, bem coxinha mesmo…….ainda bem que não paguei pra assistir………

    Curtir

  5. O Batalhão Paulista, comandado pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, contribuiu para o massacre de mais de vintel mil sertanejos no sertão baiano, em Canudos.
    “Essa revolta, ocorrida nos primeiros tempos da República, mostra o descaso dos governantes com relação aos grandes problemas sociais do Brasil. Assim como as greves, as revoltas que reivindicavam melhores condições de vida ( mais empregos, justiça social, liberdade, educação etc), foram tratadas como “casos de polícia” pelo governo republicano. A violência oficial foi usada, muitas vezes em exagero, na tentativa de calar aqueles que lutavam por direitos sociais e melhores condições de vida.”

    Curtir

  6. O presidente Washington Luís dizia expressamente que a “questão social” era “caso de polícia”. Dizia abertamente.

    Em um ponto, tiro o meu chapéu para os políticos da chamada “República Velha”: Não eram hipócritas. Já os de hoje continuam tratando a questão social como caso de polícia, mas dizendo o contrário.

    Curtir

  7. Eu fico pensando, os malacos devem estar vendo esta briga imbecil entre as polícias e agradecendo, continuem brigando assim, e os bandidos tomando as ruas, é por isso que estou pegando nojo da Civil, só sabem ficar criticando que trabalha, pois lá na Rota, tenho certeza que existem pais de família e homens de bem.

    Curtir

  8. MALACÃO!!
    NÃO PEGUE NOJO DA CIVIL! PEGUE NOJO DESSE SECRETÁRIO. SE ELE NÃO TIVESSE FEITO COMENTÁRIOS INVERICOS, NADA DISSO ESTARIA OCORRENDO! TODA INSTITUICAO TEM BONS E MAUS FUNCIONÁRIOS, MAS GENERALIZAR, ISSO COM CERTEZA ELE NÃO DEVIA TER FEITO. ALIAS, AINDA BEM QUE A CIVIL E INEPTA E LETARGICA, SENÃO TODA A POLICIA MILITAR ESTARIA PRESA, OU VOCÊ ACHA O QUE…OS PMs ESTÃO SIM ENVOLVIOS COM HOMICIDIOS, EXTORSÕES MEDIANTE SEQUESTRO, ROUBO A BANCOS, CAIXA ELETRONICOS, JOGOS DE AZAR, TRAFICO ETC… ENTÃO PENSE NISSO, NÃO TEM SANTO SÓ NÃO…TINHA UM COMENTÁRIO QUE ARMAS VINHAM EM VIATURAS DA ROTA PARA NÃO CHAMAREM A ATENÇÃO E ENTREGUES AOS LADROES NA HORA DO CRIME (ROUBOS) E OS RADIOS QUE SÃO MONITORADOS PELOS PROPRIOS PMs PARA DAR UM PANO NA HORA DA PEGADA…POIS É, SE CUIDA E CUIDADO COM A PM

    Curtir

  9. ô, DR GUERRA,

    NÃO TEM JEITO DE ESCAPAR O DEDO E EXCLUIR OS COMENTÁRIOS DESSE DEVOGADO DE PORTA DE CADEIA????

    SUJEITINHO REPUGNANTE…

    DEIXA ELE IR PASSEAR EM BLOGS DA PM…

    NOS POUPE!

    Curtir

  10. ANJO LOUCO, A SENHORITA TEM QUE CONVIVER COM A OPINIÃO ALHEIA, MESMO QUE SEJA CONTRÁRIA A SUA…ESSE ESPAÇO É DEMOCRÁTICO…NÃO É ISSO QUE AFIRMAS ROTINEIRAMENTE EM SEUS COMENTÁRIOS!

    SENÃO, SOLICITE AO DONO DO FLIT QUE PARA ACESSO SE USE SENHA. PARA RESTRIÇÃO AO SEU SEGMENTO!

    Curtir

  11. INFELIZENTE, ESTAMOS VENDO A ROTA TRANSFORMANDO-SE EM GUARDA PRETORIANA DO SERRAS, DEFENDENDO OS INTERESSES DAS CLASSES MAIS ABASTADAS, SECRETARIOS, EMPRESARIOS LIGADOS AO GOVERNO. COLOCAR 6 VTRS NA REGIÃO DOS JARDINS E MORUMBI, PARA COMBATER ROUBOS DE CONDOMINIOS, É PRIVATIZAR A SEGURANÇA PUBLICA, USAR VTRS, ARMAS E EFETIVOS PARA QUE PLAYBOYS POSSAM ANDAR DE FERRARIS, BMW, MERCEDES, AUDIS,ETC…É O CUMULO DO ABSURDO. PARABENS SECRETARIO PINTO EX OFICIAL DA PMESP.
    ANTIGAMENTE A META DA ROTA ERA PATRULHAR A PERIFERIA PARA DAR SEGURANÇA A POPULAÇÃO POBRE, AGINDO ATÉ COMO ASSISTENCIA SOCIAL,REALIZANDO PARTOS, CONDUZINDO ENFERMOS AOS PS E HOSPITAIS DURANTE AS MADRUGADAS ONDE NÃO HAVIA TRANSPORTE PUBLICO. É MAS OS TEMPOS MUDARAM O NEGOCIO AGORA E DEFENDER A CLASSE DE QUEM ESTA NO PODER. AVE SERRAS OS QUE VÃO MORRER POR UMA COXINHA TE SAUDAM!

    Curtir

  12. Senhores não difamem os bons homens deste país, afinal
    amanhã nos livraremos dos comunas,e das comunas,e meu
    respeitoso primo,por oferenda, reforçará as tropascontra a gentalha,e pedagiará ainda mais as praças comuns por onde trafegam vossas imundas carroças.

    Curtir

  13. POLICIAIS CIVIS, NÃO SEJAM INOCENTES ÚTEIS E NEM MASSA DE MANOBRA. NÃO VOTEM EM MILICO, ELES NÃO TEM A MESMA HONRA QUE CIDADÃOS CIVIS. sOMENTE A HONRA MILITAR.
    dEIXEM DE SER IDIOTAS SÓ ESTÃO FALANDO EM FAMÍLIA POLICIAL POQUE QUEREM SEU VOTO, MAS JAMAIS SERÃO A FAMÍLIA DELES. jÁ PERCEBERAM QUE NOSSO MOVIMENTO INTERNO SE FORTALECEU, QUE OS POLICIAIS CIVIS ESTÃO ACORDANDO E DESPERTENDO PARA A RECONQUISTA DA AUTO ESTIMA E PELA BUSCA DA VALORIZAÇÃO E POR ISSO SURGEM COM ESSE PAPO DE FAMÍLIA POLICIAL. jÁ PERCEBERAM QUE VAMOS CONQUISTAR DIREITOS ATRAVÉS DE NOS LUTA E ESTÃO TENTANDO NOS ENGANAR. PM NÃO GOSTA DE POLICIAL CIVIL, NÃO GOSTA DE GCM E SÓ GOSTAM DE QUEM PODEM TIRAR PROVEITO.DEIXEM DE SER BURROS.UM DIA CADA UM DE VOC~ES SERÃO VITIMA DE UM DELES. A HONRA DE HOMENS DE FARDA NÃO É IGUAL A NOSSA E ESTA DEVEMOS RESGATAR DENTRO DA NOSSA INSTITUIÇÃO.A PM SEMPRE INTERFERIU EM TODAS AS CONQUISTAS QUE TENTAMOS OBTER, AGORA FALAM EM FAMÍLIA POLICIAL. REPITO DEIXEM DE SER BURROS.

    cabelo3010

    02/10/2010 em 20:13

    Curtir

  14. A pouco “gloriosa” Polícia Militar, tem todos os defeitos da Polícia Civil e vários outros.
    Querem se passar por impolutos, e, no melhor estilo dos canalhas, são moralistas.
    Além de subservientes e desprovidos de dignidade, verdadeiros cães adestrados.

    Curtir

  15. Malacão coxinha, gosta de policinha que zoa pobre né amante da gestapo, pobre da nojo né seu nazista, mata que é facil ne seu criador de neto valentão mais quando a filha fica prenha leva ela na cruz azul né, coxinha guinu, anda em bando gosta de pagar de funcionário na porta da delegacia, paga sapo pra bacana, quem sabe sai um biquinho né, lixo,lixo

    Curtir

  16. VAMOS FALAR DA ROTA ENTÃO NÉ???? ENTÃO DEIXA EU FALAR O QUE É ESSA TAL DE ROTA……E POSSO FALAR PORQUE JÁ TRABALHEI LÁ E SEI O QUE ELES FAZEM……
    ELES TÊM UM SERVIÇO RESERVADO MUITO BOM, ISSO É VERDADE. UM SERVIÇO QUE CONTA COM MUITOS INFORMANTES, VICIADOS E ÁVIDOS POR UM 38 APREENDIDO NAS RUAS PELOS VALOROSOS POLICIAIS ROTARIANOS (ECA)…ESSES INFORMANTES, MARGINAIS, QUE INDICAM ONDE ENCONTRAR ELEMENTOS PROCURADOS E ARMADOS….E AI A “EQUIPE” CHEGA, NORMALMENTE NA CALAA DA NOITE E O RESTO TODO MUNDO JÁ SABE….”TROCA DE TIROS”…..DA PRA CONTAR NOS DEDOS AS VEZES EM QUE TEVE REALMENTE TROCA DE TIROS….SÓ OTARIO PRA ACREDITAR. ALIAS OTARIOS NAO FALTAM, POIS ATE HOJE ACREDITAM QUE O COMANDANTE DELES, O TELHADA, VIROU ALVO DE ATENTADO, E QUE UM TROUXA TERIA DISPARO CONTRA O PREDIO DELES NA AV. TIRADENTES. E TEM MAIS OTARIOS AINDA QUE ACREDITA QUE AQUELE MALA QUE MATARAM NA ZONA LESTE TERIA SIDO O AUTOR DOS DISPAROS CONTRA O CARRO DO CORONEL TELHADA…..PORRA É DEMAIS ISSO HEM?????
    ESSE SECRETÁRIO, QUE JA FOI PM, DEFENDE OS COXINHAS SIM PORQUE FOI UM DELES….DESDE QUANDO UMA VIATURA DA ROTA FEZ PARTO EM PERIFERIA???? ELES QUANDO SE DEPARAM COM ESSA SITUAÇÃO CHAMAM OS “FURA-BUMBOS” DA ÁREA…..E ESSE CAPITÃO-DEPUTADO CHAMADO CONTE LOPES???? ISSO SÓ CONTA HISTORIA DOS OUTROS……SO SABE FALAR DO “CASO TÁBATA”…ELE SÓ NAO FALA QUE MATOU TROUXA NAQUELA HISTORIA…..

    Curtir

  17. Sr Mohamed-mohamed: será que o senhor não se enganou e quis se referir ao GOE/GER/GARRA?…

    Curtir

  18. CAP PM,
    estamos esperando. Explique-nos porque invadiram a Assembçéia Legislativa de São Paulo e o Congresso Nacional, não para lutarem por direitos de sua Corporação militar, mas para impedir que os policiais Civis obtivessem direitos que estavam pleiteando e que em nada prejudicaria qualquer direitos doe policiais militares. Seu silencio aumenta nossa curiosidade Cap PM. Tenha coragem.

    Curtir

  19. Estou muito cansado, trabalhei muito o dia todo, não sobrou tempo nem para almoçar, fiz o meu melhor, cumpri com minhas obrigações de Policial Civil; Agora, ás 23:00 horas, sentei defronte ao meu computador para navegar na internet um pouquinho, só para relaxar , fiz um breve passeio pelas notícias do dia, mas não podia deixar de dar uma olhadinha no que rola no FliT PARALISANTE—ao invéz de relaxar, fiquei muito mais aborrecido ainda, como se não bastasse as agruras do dia de um Policial mal remunerado que trabalha em péssimas condições de equipamentos e pessoal, ainda tenho que ficar aborrecido com tamanhas safadezas que ocorre no mundo policial no estado de São Paulo envolvendo a Polícia Militar e outras autoridades; Esperava que as notícias fossem sobre o reajuste salarial e reestruturação das carreiras na polícia Civil, porém o que vejo? pm pm pm pm pm e pm…..pqp…será que somos pms? Esperava no mínimo alguma notícia sobre o salário, mas, nem os sindicatos ou associações falam no assunto, sumiram , escafederam. As vezes fico pensando cá com meus botões….será que somos poucos os Policiais Civis interessados no assunto? será que vamos vencer? qual seria o norte para tudo isso? quem está interessado em uma Polícia Civil de boa qualidade de fato? será que vale a pena eu continuar trabalhando bastante? devo mesmo obedecer as normas e ser fiel nas minhas atribuições? quando será que esse pesadelo vai acabar? quando será que eu vou poder quitar minhas dividas com o banco? Otras vezes me pergunto….porque eu ainda estou nessa porra de polícia?

    Curtir

  20. Após esse desbafo, após essa reflexão, eu vou consertar minha cama que esta com o estrado quebrado e depois vou tentar dormir umas duas horinhas, isso se eu conseguir e, não tiver dentre essas duas horinhas um daqueles malditos pesadelos costumeiros de troca de tiros, socorrendo colegas baleados ou mortos e também os desgraçados dos bandidos baleados ou mortos. Meu, espero que esses malditos políticos que negam um salário digno para nós Policiais Civis, que eles queimem no inferno muito em breve!!!

    Curtir

  21. ANTONIO FERREIRA PINTO, O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DE SP, DEVE APURAR COM RIGOR A SI PRÓPRIO, POIS DEIXA A SOCIEDADE DESPOLICIADA, A RAZÃO NÃO SABEMOS, PODEMOS IMAGINAR MIL COISAS….MAS QUE FALTA POLICIAMENTO PREVENTIVO…ISSO FALTA MESMO E NINGUÉM PODE NEGAR….. OS CRIMINOSOS AGRADECEM A LETARGIA E INÉRCIA DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO SR. GERALDO ALCKIMIM!!!!!

    Grupo que roubou banco em SP pode ter sido ajudado, diz secretário
    Para titular da Segurança Pública, hipótese é de informação privilegiada.
    Ladrões abriram 170 cofres de clientes no dia 27 de agosto, na Av. Paulista.
    Do G1 SP
    imprimir
    Ao comentar pela primeira vez sobre o roubo de cofres particulares de um banco na Avenida Paulista, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, considerou nesta quarta-feira (7) a atitude dos ladrões “ousada” e disse acreditar que eles podem ter recebido informações privilegiadas sobre a agência. De acordo com a polícia, 170 cofres foram violados e os criminosos ficaram dez horas no banco, entre os dias 27 e 28 de agosto, um fim de semana. Só oito dias depois o caso veio à tona.
    saiba mais
    Ladrões levam dez horas para roubar banco na Avenida Paulista
    Cliente diz que não foi avisado por banco sobre roubo de cofres
    “Percebe-se que houve uma ação bem planejada e deve ter, inclusive, a participação de pessoas ligadas à própria agência bancária ou ao sistema de segurança privada”, informou Ferreira Pinto, ao término do desfile cívico de 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, no Anhembi, Zona Norte da capital.
    O banco invadido foi o Itaú. Segundo o boletim de ocorrência registrado no 78º DP (Jardins), a ação começou dia 27 de agosto, um sábado, às 23h50, e só terminou domingo de manhã. Ainda de acordo com a polícia, o alarme estava desligado e os ladrões desligaram o botão de pânico, que poderia ser usado pelo vigilante para alertar a segurança. Dentro dos cofres, havia dinheiro e objetos de valor, como relógios e joias.
    O caso, mesmo aberto no 78º DP, será investigado pela 5ª Delegacia de Roubo a Bancos do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic), que abriu o inquérito apenas no início desta semana. Ferreira Pinto informou que vai apurar a demora na transferência da ocorrência para a delegacia especializada.
    “Vamos apurar detalhadamente por que se demorou muito. Houve um hiato entre a comunicação do 78 e o início da investigação pela 5ª Delegacia de Roubo a Banco. Alguém vai ser responsável por isso.” Ele eximiu o Itaú de responsabilidades em supostamente abafar o caso. “Não teve participação do banco com relação a essa omissão. Ela realmente existiu. Vamos apurar e apontar os responsáveis.” A direção do banco Itaú disse que não vai falar sobre o roubo porque os dados são sigilosos.

    Curtir

  22. Oh Ferreira, mete o Pinto nesse lixo da PC, essa estrutura falida, tem alguns profissionais bons, mas se perdem no meio de tantos vagabundos.

    Curtir

Os comentários estão desativados.