15/08/09 – 15h39 – Atualizado em 15/08/09 – 17h13
Investigadores são presos acusados de extorquir dinheiro de grupo de Abadia
Policiais trabalhavam em delegacias de SP e de Diadema.
Outros três policiais suspeitos seguem foragidos, segundo delegado.
Marcelo Mora Do G1, em São Paulo
Policiais foram presos acusados de extorquir dinheiro de grupo do traficante Juan Carlos Abadia .
Dois investigadores foram presos neste sábado (15) pela Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo acusados de extorquir dinheiro de integrantes da quadrilha do traficante colombiano Juan Carlos Abadia, preso em 2007 no interior de São Paulo. Segundo o titular da Divisão de Crimes Funcionais da Corregedoria, Paulo Caetano Filho, foram expedidos nesta sexta-feira (14) seis mandados de busca e prisão, sendo que dois desses mandados eram para um único policial.
Desta forma, outros três policiais suspeitos ainda estão foragidos. De acordo com Caetano Filho, foram instaurados quatro inquéritos na Corregedoria para apurar o envolvimento de policiais nos crimes de extorsão, extorsão mediante sequestro e formação de quadrilha.
Os fatos só vieram à tona após a prisão de Abadia (em agosto de 2007). As investigações começaram no dia 16 de agosto de 2007, mas os fatos são referentes ao primeiro de 2006. Todos os policiais que estiveram envolvidos, independentemente da classe, estão sendo investigados. Os maus policiais serão expurgados”, disse Caetano Filho, durante entrevista coletiva na tarde deste sábado.
Abadia foi extraditado para os Estados Unidos na madrugada de 22 de agosto de 2008. Ele foi retirado do Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e será levado para uma unidade prisional nos Estados Unidos. No Brasil, o traficante colombiano foi acusado de lavagem de dinheiro, uso de documento falso, formação de quadrilha e corrupção ativa.
________________________
15/08/2009 – 16h11
Polícia Civil prende dois investigadores acusados de extorsão no caso Abadía
GUILHERME REED
Colaboração para a Folha Online
A Corregedoria da Polícia Civil de são Paulo anunciou neste sábado que dois policiais civis foram presos na sexta-feira (14) acusados de participarem de um esquema de extorsão a pessoas próximas ao traficante colombiano Juan Carlos Ramírez Abadía, preso nos Estados Unidos.
De acordo com Caetano Paulo Filho, delegado da Divisão de Crimes Funcionais da Polícia Civil, havia mandado de prisão para outros três policiais da corporação, mas eles não foram encontrados pela polícia em seus endereços e já são considerados foragidos.
Christian Renner de Godoi e Thiago Luís Bandeira, ambos de 33 anos, eram investigadores e trabalhavam, respectivamente, na 41º DP (Vila Rica) e na Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo) de Santo André (Grande São Paulo).
Segundo o delegado Paulo Filho, no primeiro semestre de 2006, Godoi e Bandeira extorquiram cerca de R$ 400 mil de um laranja –acusado de lavagem de dinheiro– e de um motorista de Abadía. Uma caminhonete e uma moto também teriam sido objeto de extorsão.
Os acusados afirmam que não tiveram participação no esquema de extorsão.
Até o momento, 20 pessoas foram indiciadas por extorsão, extorsão mediante sequestro e formação de quadrilha. Dentre elas, 17 são policiais e 3 são pessoas que se passavam por policiais que, na linguagem da polícia, recebem o nome de “gansos”. O delegado afirmou que, quase 36 pessoas estão sendo investigadas ou já foram indiciadas
Ao menos 20 pessoas já foram indiciadas nos inquéritos, sendo 17 policiais e três supostos informantes da polícia, os chamados “gansos”.
Segundo Caetano Filho, um dos investigadores presos é acusado de sequestrar o piloto de Abadia e exigir uma moto como resgate. O outro policial preso é acusado de extorquir dinheiro de um “laranja” que fazia lavagem de dinheiro para o traficante. Além de R$ 400 mil em espécie, ele ainda exigiu um carro. Na época, um trabalhava no 41º Distrito Policial, na Vila Rica, na Zona Sul de São Paulo, e o outro em Diadema, no ABC.
O delegado divisionário disse que os policiais negaram os crimes ao serem presos. Os policiais suspeitos ficarão detidos na carcerageram da própria Corregedoria.
Espero apuração justa… mas mudando de ssunto:
Assunto: Escola Pública -IDÉIA SENSACIONAL!!! REPASSEM!!!
>
> Projeto obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas.
> Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque.
> Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito
> (vereador, prefeito, Deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na
> escola pública. As conseqüências seriam as melhores possíveis..
> Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola
> pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das
> implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.
>
> SE VOCÊ CONCORDA COM A IDÉIA DO SENADOR, DIVULGUE ESSA MENSAGEM.
>
> Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país. O projeto PASSARÁ, SE
> HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.
>
> http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166
>
> PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007
> Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus
> filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
CurtirCurtir
Será que passa tal projeto? Deveriam estender aos netos e bisnetos, será que Montanha colocaria seus entes queridos em escola publica, qual seria alegação em contrário. Montanha: “sinto muito mas não dá a escola é muito ruim”, hahahahahaah… Agora o resto do povo pode matricular que a rede estadual é a melhor escola do mundo…
CurtirCurtir
Olá, Conde!!! Agora só falta a corregedoria esclarecer a fuga do Paulo Reinon do CDP-Belém II. Policiais atuaram na fuga do comparsa do Abadia. Ahhh…..sim…só vai esclarecer se a GLOBO ficar sabendo….e se for matéria de capa……entendi!!!!
CurtirCurtir
Falta prender os Delegados os quais estão sendo processados ha anos
CurtirCurtir
Pingback: A CORREGEDORIA MOSTRA SERVIÇO NO CASO ABADIA | Blogosfera Policial
CANA NA MARGINÁLIA !!
CurtirCurtir
Um dos fatores do meu salário ser uma “mercadoria”: Colegas bandidos com futuro financeiro garantido…
CurtirCurtir
E OS DELEGADOS DA EPOCA, IVANEY, PORRIO, CARREL, CADE ELES, POR SINAL ESTA SEMANA VIRAM O TAL IVANEY ANDANDO DE JAGUAR PELAS RUAS DE SP, GOSADO NÉ?
E O CASO DAS MAQUINAS DE CAÇA NIQUEL, ENVIOLVENDO ATE O EX DELEGADO GERAL E SEUS ACESSORES, CHINA JURANDIR DESGUALDO, ? O QUE DEU, E O TAL ADVOGADO DAS MAQUINAS JAMIL SOCKER QUE FIM DEU?
E O CARA QUE TA PRESO E FALAOU TUDO EM DELAÇÃO PREMIADA, CADE ELE, CADE O PENA QUE TINHA ANUNCIADO TUDO ISSO ANTES, E NADA FOI APURADO?
PORQUE SO PEGAM QUANDO A GLOBO FALA?
COO COMEÇAR ESCREVER PRA GLOBO.
CADE AS DENUNCIAS CORRO?
PORQUE NIGNUEM PRENDE O TAL CARCEREIRO QUE ARRECADA PAR SECCIONAL CENTRO PROPRINA NA GALERIA PAGE E SHOP 25? QUE JA TEM ATE PROVA DE QTO SE ARRECADA TRIMESTRALMENTE.
E O LANCE DAS MOTOS NO CENTRO, PORQUE NÁO PRENDEM OS TIRAS DA DIVECAR QUE SEMPREA ASSINAVAM OS LIVROS EM TROCA DE GRANA.
A BOCA DAS MOTOS SEMPRE EXISTIU, E É IMPOSSIVEL TODOS OS LIVROS ASSINADOS E NAD VSTOS PELOS TIRAAS DA DIVECAR.
MEU AMIGO E IRMÃO GUERRA
TA TUDO ACABADO
VIVA A CORRUPÇÃO
CurtirCurtir
Viva!
CurtirCurtir