QUEM TOMA CONTA, DÁ CONTA! 7

Delegado de bairro terá de cuidar de caça-níquel

Portaria responsabiliza titulares dos DPs; quem ignorar ou facilitar o jogo será processado

Uma portaria do delegado-geral, Domingos de Paulo Neto, responsabiliza os delegados titulares de delegacias de bairros pelo combate às máquinas caça-níqueis em São Paulo. Quem fizer vistas grossas ou deixar as máquinas apreendidas sob a guarda de comerciantes contraventores será responsabilizado por ato de improbidade administrativa. A medida do delegado-geral ocorre uma semana após a Corregedoria da Polícia Civil indiciar por formação de quadrilha e corrupção dois delegados – um dos quais pertenceu à cúpula da Polícia Civil – e quatro investigadores que teriam montado esquema de arrecadação de propina da máfia dos caça-níqueis.

Denúncias recebidas pela corregedoria apontam ainda que o pagamento de propina da jogatina ocorreria em diversas regiões do Estado, até mesmo na capital. Além disso, nos últimos meses a Polícia Militar intensificou o combate às máquinas. Entre 25 de junho e 1º de julho, apenas dois batalhões da PM em São Paulo – o 11º e o 12º – apreenderam 130 máquinas em funcionamento. Ao todo, 28 acusados de explorar e jogar nas máquinas foram detidos pelos militares e conduzidos ao 5º Distrito Policial (Liberdade) e ao 36º DP (Paraíso). Uma das apreensões ocorreu na Avenida Paulista, onde PMs encontraram 63 máquinas.

Em sua portaria, o delegado-geral admite que a “deturpação das ideias a respeito do jogo de azar tem ocasionado graves danos à sociedade e lucros astronômicos a organizações ou indivíduos suspeitos e até mesmo a organizações criminosas”. Ele ainda afirmou que “jamais” as máquinas apreendidas devem ser colocadas sob a guarda do contraventor. A partir de 2007, sob a desculpa de que a polícia não teria depósitos para guardar as máquinas apreendidas, vários delegados passaram a deixar os caça-níqueis lacrados, sob a guarda dos comerciantes que exploravam as máquinas. Para tanto, colavam apenas um papel a título de lacre na lateral da máquina, o que não impedia, segundo denúncias, que os caça-níqueis voltassem a ser utilizados pela máfia do jogo.

Até mesmo um selo foi instituído pelos policiais corruptos parta identificar as máquinas que pagavam propina. A máquina que não tivesse o selo era apreendida. Um investigador-chefe de uma Seccional podia receber até R$ 30 mil por mês só para fazer vistas grossas ao jogo ilegal, conforme depoimento dado por um delegado à corregedoria.

Pela portaria do delegado-geral, publicada ontem no Diário Oficial, os titulares de distritos terão de coordenar os agentes para investigar e apreender as máquinas e devem assegurar o êxito do trabalho. Devem ainda procurar fazer a doação das máquinas apreendidas para programas de inclusão digital. Será feita estatística mensal sobre apreensões em cada região do Estado e a corregedoria terá como prioridade a fiscalização da atuação dos delegados titulares dos distritos contra a máfia do jogo.

Um Comentário

  1. É isso aí, tira tem que tá na rua e o que for crime, cana, não só maquininha, também deveria responsabilizar o DELEGADO TITULAR quanto a prevericação da pirataria, postos de combustíveis, lojas de compra e venda de ouro, tickets, vale transportes etc, só assim teriam moral pra exigir um salário compatível, isto, estamos falando nas coisas pequenas, mas também as coisas grandes da cúpula tem que ter a mesma cobrança, só assim, seríamos valorizados e quem completasse o tempo de serviço aposentaria numa boa, pois teria um bom salário e o mesmo não diminuiria como acontece hoje, essa velharada gaga classe especial, na sua maioria incompetente e ultrapassada, não sabem nem fazer um B.O no RDO, aposentem, a Polícia está em outros tempos, está aos poucos acabando os acertos, a jogatina, as maracutaias com entorpecente apreendido etc., agora ou vai ou racha.

    Curtir

  2. Ledo engano da matéria.. O “Delegado de Bairro”, quer dizer, a Autoridade Policial em plantão, não vai cuidar de caça-níquel. Quem cuida de caça-níquel é a chefia dos investigadores sob ordem do Delegado Titular evidentemente. Sempre prestando contas no fim do mês.. Kkkkkk !!!

    Curtir

  3. Pingback: QUEM TOMA CONTA, DÁ CONTA! | Blogosfera Policial

  4. TUDO BEM ACABAR COM AS MAQUINAS, EU ATE SOU A FAVOR, MAIS QUE VAI ARRUMAR AS VIATURAS, A DELEGACIA, ENFIM OSTUDO, POIS TODOS NOS POLICIAIS SABEMOS QUE ATE HOJE QUEM TEM BANCADO A DELEGACIA E O JOGO, POIS SE ACHAM QUE ESTOU ERRADO COLOQUEM AQUI UM TOPICO PEDINDO NOTAS FISCAIS DE MANUTENÇAO DE VTR NOS ULTIMS 4 ANOS.

    SE NO 20 DP E NO 38 DP TIVER UMA NOTA EU RASGO MINHA CARTEIRA

    E AGORA A SECCIONAL NORTE, QUE TINHA QUE ARRECADAR 400, VAI FAZER COMO?

    PRENDER TUDO?

    ACHO DIFICIL, PRA MIM SO ESTAO FAZENDO ISSO PRA VALORIZAR, JA QUE O DECAP PERDEU O AS DELEGACIA DE PESO$$$$$$$ MEIO AMB. DOSAT. ETC.

    COM A CRIAÇAO DO NOVO DEPARTAMENTO DPCC, MUITA COISA VAI MUDAR NO DECAP, POIS SO SOBROU AS MAQUINAS E A PAGE, PRO CENTRO E PRA DIG, E SE ISSO CABAR ACABA A POLICIA E AS VIATURAS.

    PRA QUEM NUM SABE ATE O CAFE VEM DO JOGO, A CANETA, O PAPEL HIGIENICO.

    TUDO VEM DAS MQUINAS E SABEMOS DISSO.

    AGORA ESTORQUIRAM OS CARA S VIDA TODA, AGOPRA VÁO ACABAR COM ELE

    VAI SER UMA DROGA, POIS VAO LEVANTAR OS INQUERITOS NA CORRO DO DR. JAMIL E AI A MERDA TA FEITA.

    HOJE TEMOS MAIS DE 600 POLICIAS ENVOLVIDOS COM MAQUINAS, SEJAM COMO RECOLHAS, OU COMO SOCIOS, OU POR TER QUE FAZER VISTA GROSSA, PRA NÁO SE INDISPOR COM A CHEFIA.

    CUIDADO COM AS MEDIDAS, PODE APARECER COISAS QUE ACABEM COM A POLICIA

    Curtir

  5. OBS. SEGUNDO A MATERIA UMA SECCIONAL TERIA RECEBIDO 30 MIL POR MES, TA ERRADO 30 MIL RECEBE O 9 DP, O 38 DP, O 39 DP, A SECCIONAL RECEBE ENTRE MAQUINAS BIXO, BOATES DESMANCHES E GALPOES DE MOAMBA 300 MIL OK?

    FAVOR CORRIGIR A MATERIA.

    OBRIGADO

    Curtir

  6. Alguns ja tomam conta mesmo, afinal o ponto é deles. o olho do dono é que engorda o gado.

    Curtir

  7. Vão botar a corró correr atras de maquininha ? Diz uma lenda que num certo lugar um certo nome está numa certa agenda de um certo canino apreendida por um certo majura que achou numa certa operação e mandou pruma certa corró onde trabalha um certo tira e vai por ai afora…….

    Curtir

Os comentários estão desativados.