Qual a necessidade de ter algemado o coronel Santana ou de o delegado ter obrigado o coronel a chamá- lo de senhor, no momento da prisão? 7

Presidente da Associação de Oficiais da PM crítica ação da Polícia Civil
Marcelo Brandão / Redação CORREIO | Fotos: Antonio Queirós/CORREIO

Presidente da Associação de Oficiais da Polícia Militar, o major Sílvio Marcelo de Carvalho Correia condena a ação da Polícia Civil no caso do esquema de corrupção na PM, em que três oficiais e oito civis são acusados.


Major Como a associação se posiciona em relação às denúncias de corrupção dentro da PM?
A associação tem dois posicionamentos. Primeiro, é de total apoio ao governador do estado para apurar qualquer fato ilícito ocorrendo dentro da instituição. Nós não apoiamos que se proteja ninguém que esteja praticando ato ilícito dentro da instituição, seja quem for, desde o soldado até comandante geral. O nosso segundo posicionamento é apoiar totalmente o coronel Santana, que é nosso associado, para ele se defender, inclusive fornecendo o advogado da associação.

A associação concorda com as ações da Secretaria de Segurança nesse caso?
Nós não coadunamos com a postura adotada na ação da Polícia Civil no caso. Não havia necessidade nenhuma de uso de algema para uma pessoa que não iria reagir, que não estava armada.Uma pessoa pública. Qual a necessidade de ter algemado o coronel Santana ou de o delegado ter obrigado o coronel a chamá- lo de senhor, no momento da prisão? Por que não foram chamados oficiais da PM para acompanhá-lo? Por que só algemaram o coronel Santana e não algemaram os outros dois coronéis acusados? Sobre a prisão, não questionamos a decisão judicial, principalmente se houver necessidade. Mas a própria natureza do crime de corrupção dispensa a prisão, porque as provas são materiais e já tinham sido colhidas. A única função das prisões foi interrogar os acusados, e eu posso garantir que eles prestariam depoimento espontaneamente, com uma simples determinação do comandante da PM.

O major condena a postura delegado, de ter algemado o coronel e o abrigado a chamá-lo de senhor?
O coronel Santana chamou ele pelo nome porque o conhecia e o delegado mandou que Jorge Santana o chamasse de senhor. Foi um ato imaturo, de um profissional imaturo.

O senhor acredita na inocência do coronel Santana e na dos outros coronéis?
Eu não tive acesso ao inquérito, então não posso emitir opinião sobre os fatos. Se a Justiça decretou as prisões, acreditamos que exista algum indício. Mas o coronel tem 38 anos de carreira na Polícia Militar sem nenhuma mácula. Ele é um símbolo de honestidade dentro da corporação.

Esses fatos podem reacender indisposições entre a Polícia Militar e a Polícia Civil?
Os ânimos estão acirrados, eu não vou dizer que não estão. Desde os soldados até os coronéis, todos estão indignados com essa série de fatos que estão ocorrendo. O governo tem que voltar a investir na integração da polícia. O governo não pode querer dar aumento diferenciado para o delegado e o oficial da PM, dizer que agente é nível superior e soldado é nível inferior, porque os serviços das duas instituições se completam.

Pode acontecer na Bahia um confronto entre as duas corporações, como ocorreu em São Paulo, recentemente?
Acho que qualquer conflito que venha ocorrer entre a Polícia Civil e Polícia Militar está hoje na mão do governador, para que ele evite qualquer ti po de conflito.

Como os oficiais da PM estão reagindo em relação a essa situação?
Ocorreu uma reunião entre o comandante geral e todos os coronéis da Polícia Militar, o chefe da Casa Militar, na sexta- feira, nos Aflitos, para discutir os fatos com a cúpula da corporação. Dentro dessa reunião, os coronéis cobraram o posicionamento da corporação em relação a esse tipo de conduta da Polícia Civil com a Polícia Militar. Os coronéis com certeza cobraram do comandante geral na reunião, e ele deve estar levando esses questionamentos ao governador e ao secretário de Segurança. Mas eu não acredito em retaliação dos policiais militares em relação à Polícia Civil. Depois da prisão dos coronéis, a Polícia Militar já realizou várias prisões e ações em conjunto com a Civil.

Existem boatos correndo nos bastidores de que a prisão do coronel Jorge Santana seria para barrar a pré-candidatura dele a deputado federal pelo PMDB. O senhor tem ouvido esse tipo de comentário?
A corporação toda comenta que o coronel Santana rejeitou um convite para sair como deputado federal pelo PT e estava se filiando ao PMDB através do convite de Genebaldo Correia, do partido de Geddel Vieira Lima, de oposição dura ao governador Jaques Wagner. Levantou a suspeita de que foi uma vingança contra o coronel por ele não ter se lançado pelo partido do governo.

(Entrevista publicada na edição impressa do CORREIO de 12 março de 2009)

____________________________________

Por que só algemaram o coronel Santana e não algemaram os outros dois coronéis acusados?

Ora, Major! A resposta parece evidente: o coronel Santana foi o único que “folgou”.

Mas aqui em São Paulo a PM, além de algemar,  por várias vezes baleou, esbofeteou e, até, pisoteou sobre Delegados. 

Um Comentário

  1. Os coxinhas foram querer mexer com aquilo que eles não tem inteligencia para fazer, olha no que está dando.
    Agora está faltando os cardeais da Policia Civil começarem a entrar em cana pelos mesmos motivos para passarmos a acreditar em mudanças.

    ………………………………………………

    Presa tenente-coronel suspeita de arrecadação de propina

    14 de março de 2009 • 20h39 • atualizado às 20h39

    A Polícia Militar (PM) comunicou que prendeu neste sábado a tenente-coronel Elizabete Soliman, suspeita de envolvimento no esquema de arrecadação de propina em Guarulhos, na Grande São Paulo.

    Elizabete foi encaminhada ao Presídio Militar Romão Gomes. De acordo com a PM, ela faria parte da máfia do caça-níquel, que cobrava propina a donos de máquinas caça-níqueis e peruas clandestinas.
    Redação Terra

    Curtir

  2. Eles poderiam aproveitar quando fazem o CSP integrado e aprender com alguns dos delegados “vendidos” como se conduzem as máfias.
    A ten cel esqueceu de dar a parte da SSP.

    Curtir

  3. boa noite, queria resaltar aqui no site, qUE eu sou funcionario adm do disc denuncia, e conheço a pm presa. porem, o que eu não acho justo, é somente ela ir pra cadeia, e o resto ficar ai, ainda arrecadando proprina. vejams o porque da minha indginação:

    GOSTARIA QUE TODOS AQUI PEDISSEM EXPLICAÇÕES NAS DELEGACIAS SECCIONAIS, O PORQUE DE MAIS DE 400 DENUNCIAS NOS CHEGAM POR DIA, E VARIAS DELAS COM DENUNCIAS DE MAUQINAS DE CAÇA NIQUEL. E TODOS OS RELATORIOS ENVIADOS VIA INTERNET PARA A GENTE SÃO NEGATIVOS, POIS JA TEM GENTE AQUI INDO NOS LOCAIS PROXIMOS DAQUI, PRINCIPALMENTE NA AREA DO 77 DP E 4 DP, E VERIFICAM QUE REALMENTE AS MAQUINAS ESTÃO LÁ, E OS RELATORIOS VOLTAM COMO SE NÃO ESTIVESSEM.
    OUTRO EXEMPLO SÃO AS BOATES, TEM UMA DELAS QUE TEM MAIS DE 70 DENUNCIAS E OS RELATORIOS SEMPRE VOLTAM FALANDO QUE TEM INQUERITOS, POREM ELAS PERMANECEM ABERTAS, EX. ADRADAS 69, RUA AUGUSTA 400, LOVE HISTORY, FREDDON, VAGÃO ETC.

    SE FORMOS VER POR ESSE LADO JA ESTA CARACTERIZADO QUE A POLICIA CIVIL RECEBE PROPRINA DESTES ESTABELICIMENTOS. POREM TODOS FECHAM OS OLHOS PRA ISSO , E VÃO PRENDER A POLICIAL MILITAR. POIS TIRA O FOCO DAS DENUNCIAS DE OUTROS POLICIAIS CIVIS, ENTENDERAM.

    ENTÃO, ESTAMOS NOS AQUI DO D.D, NOS UNINDO PARA TENTAR DAR NOSSA PARCELA DE AJUDA NESSE CASO, E VAMOS COMEÇAR A PARTIR DE HOJE EM LAN HOUSES DA CIDADE, PASSAR OS ENDEREÇOS DAS DENUNCIAS QUE NOS CEHGAM, E VCS AI DO BLOG, VÃO ATE O LOCAL E CONFIRMAM SE É VERIDICO OU NÃO, POREM SOMENTE AS CASA DE PROSTITUIÇÃO, QUE SÃO MAIORES NAS AREAS DO 9 DP, 4 DP, 78 DP ETC ETC JA É ASSUSTADOR, E O RESTO DE MAQUINAS SÃO INFELISMENTE TODOS OS DISTRITOS MAIS TODOS MESMOS. É O LIDER DE DENUNCIAS.

    SE QUEREM MESMO ACABAR COM A CORRUPÇÃO É SO FAZER UMA PESQUINA NAS DENUNCIAS DE MAQUINAS E CASA DE PROSTITUIÇÃO AQUI NO SETOR, AI FICA MUITO MAIS MUITO FACIL MESMO

    Curtir

  4. OS SECCIONAIS E SEUS ENCARREGADOS, TÊM QUE IR PRÁ CADEIA. ESSE NEGÓCIO DE MAQUININHA É UM CÂNCER. TODAVIA, DELEGADO GERAL, SECRETÁRIO, DIRETORES ET CATERVA, TÊM QUE SENTIR O CÚ ARDER TAMBÉM. NO MÍNIMO, POR OMISSÃO; ISSO PORQUE SOU TROUXA.

    Curtir

  5. Agora que caiu a casa da oficial coxinha ficou mais fácil apreender as máquinas, basta ligar 190, passar o endereço e dizer: se não vierem apreender vou ligar na corregedoria e passar dia e horário que fiz a denúncia pra VCs, rapidinho eles mandam uma vtr no local. Já fiz isso várias vezes, pena que não tenho tempo se não faria muito mais, pra coxinha falou em corró eles se cagam…experimene além de ajudar a combater a maldita corrupção você ainda vai se divertir…e não se iludam o buraco é mais em cima, lá em cima, está alastrada no brasil inteiro, financiando a campanha de vários políticos corruptos, entendeu porque esta máfia é forte…a polícia é café pequeno, viu disque-denúncia, a grana da corrupção supedaneia a eleição de …..( não posso completar se não vou ser censurado), além do que estão se esquecendo das esptaculares apreensões da PF, bateram em cima vários meses, o que será que aconteceu que a PF não liga mais pra máfia dos caça-níqueis????$$$$$$.

    Curtir

Os comentários estão desativados.