Demissão de comissionados desfalca a polícia
Prefeitura de Hortolândia está cumprindo determinação judicial e demitirá funcionários cedidos a DPs
Cristiani Azanha – Hortolândia
Delegado Peterson confirma que demissões vão atrapalhar trabalho
A demissão de 30 funcionários cedidos pela Prefeitura de Hortolândia à delegacia do município, atendendo determinação judicial, vai reduzir em 37,5% o número de funcionários que atuam em delegacias, distritos policiais e Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). O TodoDia apurou que Hortolândia tem no quadro da Polícia Civil 80 pessoas, sendo 35 pertencentes à corporação e 45 servidores municipais. Dos servidores, 15 são concursados e devem ser mantidos na delegacia.
Segundo informações da assessoria de imprensa da administração, as demissões de servidores comissionados fazem parte de um acordo firmado entre a prefeitura e o Ministério Público, cuja finalidade é regularizar esse tipo de contratação. O prazo estipulado é até o dia 28. Com a reforma administrativa, a prefeitura extinguiu no total 256 cargos de assessores comissionados.
O delegado de Hortolândia, Peterson Tadeu de Melo, disse que tem feito solicitações junto ao prefeito Ângelo Perugini (PT) ressaltando os problemas que acarretariam a ausência dos servidores municipais que atuam nos estabelecimentos policiais, classificados como escrivães ah-doc. “São funcionários que estão acostumados à rotina nos estabelecimentos policiais e com certeza farão muita falta”, comentou.
SECRETARIA
A SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) informou, através da assessoria de imprensa, que o delegado seccional de Americana, João José Dutra, prometeu empenho na tentativa de manter os funcionários. A secretaria não respondeu ao questionamento sobre a possibilidade de envio de mais funcionários do Estado para suprir o déficit no efetivo da corporação.
Ainda de acordo com a assessoria, a Prefeitura de Hortolândia pretende manter o histórico de contribuição para serviços prestados por órgãos estaduais e federais.
Entre delegacias de polícia, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Fórum são cerca de 100 servidores municipais cedidos, mas não há definições sobre futuras contratações para cargos de assessores.
A deputada estadual Ana Perugini (PT) informou que tem relatado ao secretário da SSP, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, o quanto Hortolândia ajuda na prestação de serviço, que é de responsabilidade do governo do Estado. Além disso, solicitou ao Estado, por meio do comando da polícia, o aumento de efetivo, de modo a atender às necessidades da população do município.
Arquivo/TodoDia Imagem
É uma vergonha o que a Administração pública faz com Hortolândia.
Nós policiais civis em Hortolândia estamos sendo escravizados enquanto em outras cidades sobram funcionários.
A violência aqui em nossa cidade é grande, assim como a falta de policiais civis, e se não fossem os funcionários da prefeitura (Gansos) nossas delegacias já teriam afundado de vez.
Aqui em Hortolândia não tem como Investigar nada, os inquéritos policiais não andam, se arrastam, tudo aqui é faz de conta.
Os policiais estão cansados e com razão, não somos escravos.
É impossível nos policiais de Hortolândia trabalhar, estamos cansados, arrebentados, desacreditados.
Aqui acontece de tudo. Investigador trabalha sozinho na viatura, porque não tem parceiro. Escrivão faz flagrante sozinho no plantão porque os Delegados não vão no plantão. Até parece que estamos brincando de polícia.
A falta de funcionário obrigada a gente a trabalhar como escravos. Além de trabalharmos semanalmente das 09:00 as 18:00 horas, concorremos ainda a uma escala de plantão, prá Escrivão dá cerca de 05 a 06 plantões no mês, os demais policiais como Investigador, carcereiros e Agentes Policiais concorrem também a escala de plantões de reforço semanal, sem falar nas escalas de escolta e hospital quando tem preso.
O plantão aqui em Hortolândia começa as 18:00 Horas e termina as 09:00 horas do dia seguinte.
Pior ainda é que o policial escalado para o plantão tem que ficar até as 15:30 horas na Delegacia, e ai vai pra casa tomar banho e voltar as 18:00 horas pra ficar até o dia seguinte as 09:00 horas.
Veja que o policia já trabalhou das 09 as 15 horas, o que dá 06:30 horas, e ainda vai trabalhar das 18 as 09 da manhã, que dá mais 15 horas de plantão.
Os plantões são carregados, aqui nem de longe é interior, mas a administração fecha os olhos e trata a violência como de cidade pequena. Tem plantão que dá 03 flagrante e os dois plantonistas fazem tudo sozinho, e só tem um dia de descanso.
Engraçado que em Campinas e São Paulo eles trabalham menos, já que lá tem Equipes, muito mais policiais, e ganham bem mais que nós de Hortolândia.
Fica aqui nosso protesto, porque sei que cada colega gostaria de falar isso para a Administração mas tem medo de ser perseguido.
O sindicado poderia lutar por nós, sei lá, mandado de segurança, mas parece que isso não interessa a eles.
CurtirCurtir
Policial Indignado:
Aqui em Rio Claro nosso horário de expediente é das 08 ás 14:00 e das 14:00 as 20:00. E tem equipes de plantão. Você ai de Hortolândia poderiam entrar com um “Mandado de Segurança”, que absurdo, ser obrigado a trabalhar no dia em que está de plantão a noite. E os Delegados, não trabalham porque no plantão????
CurtirCurtir
Os Delegados fazem plantão sim!
Todas as noites!
Ficam na minha “fazendinha”; cuidando das minhas meninas.
Mas o problema das autoridades não é a minha fazendinha ou as meninas.
O problema deles é a “3 Fazendas”.
E vamos acabar com o fiado e meia foda . Delegado irá pagar pelos comes e bebes. Aliás, bebem e não comem ninguém.
CurtirCurtir
Quando os Escrivães passarem a não registrar nada (BO, TC, Flagrante, etc.) sem a presença FÍSICA do Delegado.
Quando os Investigadores passarem a não fazer nada sem que haja determinação POR ESCRITO do Delegado.
Quando os Carcereiros, Agentepols, Optels, etc. passarem a cumprir suas funções, baseados apenas em determinações POR ESCRITO do Delegado.
Quando ……..
Quando ……………
Quando ……………….
Quando ………………….. os próprios Delegados, passarem a cumprir estritamente com suas funções ao invés de deixarem a cargo dos demais agentes da Autoridade ………………….. aí, talvez, a Polícia Civil do Estado de São Paulo volte a ter a importância e o status de melhor do País e, aí passaremos a conquistar nossas reivindicações.
O respeito não se impõe, se conquista.
Ps.: apenas para rememorar aos Delegados e demais agentes da Autoridade Policial, o Auto de Prisão em Flagrante, a Portaria e o Relatório Final do Inquérito Policial, dentre outros atos, SÃO PRIVATIVOS DA AUTORIDADE POLICIAL e por ELAS devem ser confeccionados e elaborados, FISICA E INTELECTUALMENTE.
CurtirCurtir
As Prefeituras que não são do PSDB, deveriam recolher todos seus funcionários que prestam serviços para o Governo do PSDB, sendo assim , muitas Deelegacias seriam fechadas, e se bobiarem, fecharemos a polícia civil do psdb… Os policiais tem mais é que ir aos meios de imprensa e denunciar a calamidade em que se encontra a Segurança Pública, o PSDB acabou com a PC, só não acaba com o PCC….
CurtirCurtir
CARO AMIGO POLICIAL INDIGNADO, VOCÊ SÓ SE ESQUECEU DE UM DETALHE: DEPOIS DE TUDO ISSO QUE VOCÊ COLOCOU NO FINAL DO ANO NÓS SOMOS PRESENTEADOS COM UMA BELA ESCALA DE OPERAÇÃO-VERÃO NO LITORAL. MAS ATÉ AÍ TUDO BEM, NÉ! AS DIÁRIAS SÃO PAGAS ANTECIPADAMENTE E NA ÍNTEGRA, VOCÊ VAI COM DINHEIRO NO BOLSO TRABALHAR; É BEM TRATADO. A REALIDADE DE VOCÊS AÍ É A MESMA QUE A NOSSA NA REGIÃO OESTE DO ESTADO. OS FDP NOS TRATAM COMO CAIPIRAS, ALEGANDO QUE NO INTERIOR NÃO TEM VIOLÊNCIA, SÓ QUE SE ESQUECEM QUE A MAIORIA DOS PRESÍDIOS ESTÃO NO INTERIOR DO ESTADO. NA CIDADE DE ASSIS, NO PRÓXIMO DIA 3, O COMÉRCIO IRÁ FECHAR NA PARTE DA MANHÃ COMO FORMA DE PROTESTO PELOS ALTOS ÍNDICES DE ROUBOS OCORRIDOS, PRINCIPALMENTE, NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE. É ISSO AÍ. E ELES AINDA ACHAM QUE SÓ EM SP QUE TEM CRIME.
CurtirCurtir
oras, oras… “nosso” governador não disse q o plano piloto do deinter9 era o ideal para se aplicar no estado todo? pois então… tiram-se os gansos das delegacias e elas automaticamente fecham e assim ele cumpre o intento de reduzir os distritos policiais !
pq a administração municipal é a que sustenta o q o estado deveria ! e eu não sou a favor disto! delegacia é lugar de policia trabalhando e não gansos pagando pau de policia! mas isto é uma utopia, uma vez q o estado com a politica de segurança que prega, jamais suprirá a defasagem de policiais x crimes cometidos, e isto sem citar a falta de recurso material também, que se não fossem as prefeituras, o basico do basico – papel higienico por exemplo – não haveria .
no caso de Hortolandia, o MP esta correto em sua determinação, mas pelo descaso q o estado tem conosco mais uma vez quem pagara o pato será a população e nós policiais civis …
CurtirCurtir
Cara população Hortolandense:
1-) Vocês já se perguntaram porque nenhum crime é esclarecido em Hortolândia??
2-) Vocês já se perguntaram porque levam cerca de 03 horas ou mais para registrar uma ocorrência no plantão policial??
3-) Vocês já se perguntaram porque após tomarem uma “canseira” para fazer a ocorrência ainda vão pra casa sem levar a cópia do boletim de ocorrência, e se tiverem sorte conseguiram pegar a cópia com 03 ou 04 dias depois???
4-) Vocês já se perguntaram porque não conseguem falar com o Delegado no plantão??
5-) Vocês já se perguntaram porque levam quase um ano para serem intimados??
6-) Vocês já se perguntaram porque não tem água para beber nas Delegacias??
7-) Vocês já se perguntaram porque o atendimento nas Delegacias é tão péssimo e os policias civis mal humorados??
Se vocês nunca fizeram essas perguntas, se vocês nunca pararam para refletir sobre isso, tá na hora de cobrar seus direitos junto ao Governador Serra. Nossa cidade tem uma grande arrecadação e não merece ser humilhada.
Apenas com uma polícia forte é que conseguiremos combater a violência e trazer a tranquilidade no município
CurtirCurtir
Povo de Hortolândia:
1-) Vocês já se perguntaram porque nenhum crime é esclarecido em Hortolândia??
2-) Vocês já se perguntaram porque levam cerca de 03 horas ou mais para registrar uma ocorrência no plantão policial??
3-) Vocês já se perguntaram porque após tomarem uma “canseira” para fazer a ocorrência ainda vão pra casa sem levar a cópia do boletim de ocorrência, e se tiverem sorte conseguiram pegar a cópia com 03 ou 04 dias depois???
4-) Vocês já se perguntaram porque não conseguem falar com o Delegado no plantão??
5-) Vocês já se perguntaram porque levam quase um ano para serem intimados??
6-) Vocês já se perguntaram porque não tem água para beber nas Delegacias??
7-) Vocês já se perguntaram porque o atendimento nas Delegacias é tão péssimo e os policias civis mal humorados??
Se vocês nunca fizeram essas perguntas, se vocês nunca pararam para refletir sobre isso, tá na hora de cobrar seus direitos junto ao Governador Serra. Nossa cidade tem uma grande arrecadação e não merece ser humilhada.
Apenas com uma polícia forte é que conseguiremos combater a violência e trazer a tranquilidade no município
CurtirCurtir
Pelo que podemos perceber a falta de efetivo na polícia civil é crítica em HOrtolândia e muitas outras cidades, hoje temos verdadeiros heróis que carregam nas costas delegacias de polícia inteiras, está certo que apenas fazendo papéis inúteis. São inúteis porque ninguém vai para a cadeia, porque ninguém apura coisa alguma e porque depois só acumula espaço para arquivo de algo que não prestaria para mais nada senão lançar ao fogo.
Boletim de ocorrência são produzidos aos milhares, todos sem uso algum…poderiam ter utilidade se houvessem policiais para cuidar de cada um deles…de resto é apenas golpe na praça de uma polícia falida dizendo-se pronta a resolver o problema do indivíduo.
Ahhh que idiotice receber a vítima e ter de ficar contando histórias para ela, tais como: “pode deixar que veremos isso” ou “fique tranquilo porque estamos intimando todo mundo”. Mentiras e bobagens…baseadas no marketing fajuto.
Sem policiais a Polícia Civil precisa ser enxugada rápido e urgente, fechar delegacias urgente…essa medida é para ontem…senão o limite do ser humano será atingido e muitos vão parar nos hospitais (tbm falidos por sinal).
CurtirCurtir
A PC está caminhando as pressas para sua aniquilação, os delegados insistem em não passar adiante o problema da falta de efetivo, da desestrutura salarial entre AOL diferenciado, enfim, o caos aumenta e a insatisfação cresce assustadoramente. Fechar delegacias é apenas uma das inúmeras soluções que precisam ser tomadas, parar de atender ocorrências absurdas para saciar vontades de membros da OAB, que tem preguiça de peticionar e querem o Bo famigerado para começarem a sua petição pobre de liguagem.
Policiais civil hoje são na verdade um grupo de cartorários…carimbos, chancelas, assinaturas, impressões….papel papel e algemas só para escoltar presos dos despreparados militares…
assim segue nossa vida na segurança publica.
CurtirCurtir
a grande questão É QUE OS CARGOS comissionados de DELEGADO TITULAR, SECCIONAL, E DIRETOR DE DEPARTAMENTO, são dispensáveis por uma simples canetada….
se “cagar” fora do “pinmico”, a coisa acontece mesmo …perde o cargo e vão tirar plantão mesmo …. não tem choro não …
.
Portanto, a ADMINISTRAÇÃO quer pessoas “chefes e superiores” que NÃO RECLAMEM DE NADA ….
. Não haverá portanto CHEFE que compre a briga não ….
A polícia Civil está nesse caos e desacreditada sim, simplesmente porque os que comandam esta Instituição não estão preocupados com o povo … o problema deles é.
ESTATÍSTICA,
FAZER MÉDIA PARA O GOVERNADOR,
AJUDAR O FUNDO SOCIAL COM DOAÇÕPES QUE SÓ “DEUS” SABE DE ONDE VEM …. QUEM É DA ÁREA SABE DO QUE ESTOU FALANDO … (SECCIONAIS E TITULARES compraram caminhões de cobertores só para fazer uma média com a ” primeira dama” ….
E tudo isso que esles se preocupam …. algumas excessões existem … mas é raridade.
CurtirCurtir
decap = 4 equipes = 1 escrivão
CurtirCurtir