20/DEZ – A OPINIÃO DO PRESIDENTE DA AOPM NO JORNAL DA TARDE 22

A luta pelo aumento salarial
Luiz Carlos dos Santos
O aumento salarial conferido à polícia paulista de 6,5% este ano e de 6,5% em 2009 pelo governo do Estado não reflete a defasagem salarial ocorrida durante todo o período que o PSDB permanece no governo, isto é, há 14 anos.
Nesse período, o não acompanhamento, por parte do governo, da atualização dos índices inflacionários oficiais foi marcante e gerou grande desproporção entre a recomposição dos salários e a realidade do aumento do custo de vida. Uma justa reposição deveria ser, se não igual, pelo menos próxima ao porcentual alcançado pelos índices inflacionários. Nada mais que o justo reconhecimento do valor do policial, um profissional que derruba os índices de criminalidade no Estado a favor da política de segurança pública do que o governo tanto se vangloria.
Falar sobre a exposição do policial ao crescente e descomunal confronto com o aparato das organizações criminosas, a cada dia mais violentas, torna-se desnecessário pela divulgação diária por toda a imprensa, da mais séria a mais espetaculosa, dos perigos e das conseqüências que o exercício da profissão impõe. Só os governantes não vêem isso?
A Polícia Civil embrenhou-se na busca de uma política salarial justa através de uma greve legítima que pressionou as autoridades governamentais e legislativas que mantiveram o porcentual estipulado pelo governo, apenas antecipando o primeiro reajuste de 6,5% para o mês de novembro, o que ainda deixa muito a desejar em termos de uma política salarial coerente.
A Polícia Militar (PM), impedida constitucionalmente de promover greve, foi na esteira do aumento concedido à Polícia Civil, mas também não está satisfeita com os índices porcentuais aprovados pelo governo.
Com tudo isso, o posicionamento e a obrigatoriedade de obediência à lei pela Polícia Militar quase levou a resultados indesejados na contenção dos grevistas da Polícia Civil, à vista de a PM ter que defender o patrimônio e as autoridades.
O pânico e a insegurança que campeiam a sociedade têm em muito a ver com a falta de sensibilidade do governo nessa questão, pois quem paga o elevado preço por essa irresponsabilidade é a população paulista.
O governo poderia, no início do ano de 2009, colocar em pauta a implantação do pagamento dos vencimentos na forma de subsídio, cuja modalidade extinguiria as gratificações e, se sustentada na qualificação profissional, motivaria os integrantes da polícia a se prepararem melhor para o exercício da função.
Qualquer alteração para estabelecer um salário justo também deverá passar pelo aumento do valor do teto do Estado.
Seria inteligente o governo reconhecer e adotar, nesses dois anos restantes, uma política salarial justa e compatível com o trabalho da polícia, de tal forma que o reflexo atinja a sociedade de maneira a proporcionar a segurança desejável.
Fonte: Jornal da Tarde, 20 de dezembro de 2008. 2A

Um Comentário

  1. “Defender o patrimônio e as autoridades.” Qual patrimônio foi colocado em perigo? E qual deles, que estava dentro do Palhaço do Desgoverno, pode ser considerado “autoridade”? Este vaselina coxinha, para variar, está fazendo seu marketing na boa, tentando justificar o imobilismo, inconformismo e acomodação de sua “puliça”. Confirmou mais uma vez um dos epíteto mais populares:
    PM = PESO MORTO.
    Também ele é “oficiar” e deve ter suas mordomias de lei e extra.
    Como diria Vicente Matheus, “não adianta chorar sob o leite degolado”.

    Curtir

  2. Colega Guerra, volta a trabalhar no expediente, vc ira nos ajudar, tira seu plantao a distancia ou virtual como prefere dizer, como todos os outros colegas, isso no interior é normal. Hortolandia esta com falta de Delegado de Polícia.

    Curtir

  3. =quase=(??) levou a resultados indesejados (??) COMO ASSIM “QUASE” SEU ASPONE DE MERDA? ENTÃO QUER DIZER QUE OS RESULTADOS FORAM
    “DESEJADOS”??? PORRADA E GÁS NA CARA FOI DESEJADO? DEFENDER PATRIMONIO E AUTORIDADE?? VCS ACHAM QUE IRÍAMOS INVADIR A PORRA DO PALÁCIO E SEQUESTRAR O ANTICRISTO?? FRANCAMENTE!!! TEM QUE SER PM=(PENSAMENTO MINUSCULO) MESMO!

    Curtir

  4. ele tá doidão coitado..ainda acredita em papai noel….rsrs
    se até confronto teve e nada adiantou…acredita que em dois anos teremos o que merecemos ??? só rindo..pra não chorar !!

    Curtir

  5. Só um “baba-ovo de Chirico” disfarçado de bom samaritano como esse Coxobus Oficialicus pode acreditar que “seria inteligente o governo reconhecer e adotar, nesses dois anos restantes, uma política salarial justa e compatível com o trabalho da polícia”… AI AI AI !! “SERIA INTELIGENTE”…KKKK COMO SE O PSDB ESTIVESSE PREOCUPADO EM USAR A INTELIGENCIA…! OS CARAS QUEREM TOMAR O GOVERNO FEDERAL DE NOVO SUA ANTA, PRA PERPETUAR A SAGA DE ROUBALHEIRA, PRIVATIZAÇÕES, FUSÕES E O CARALHO.. QUE SANTA INOCENCIA…. NUM TEM O QUE FALAR FICA QUETO..VAI PASSAR REVISTA NA TROPA PRA VER SE A FRANJINHA DOS RECRUTA TÃO COMPRIDA VAI!

    Curtir

  6. caros policiais civis , muito cara de pau o dito pela aopm, só que tem uma coisa e isso ninguem pode negar,eles são unidos demais, as associações com os chefes da p.militar se reunem, trocam ideias , e agora demonstraram uma coragem fora de serie, pelo que entendi todos os comandantes (não as associações) se uniram em prol para derrubarem a ja nati morta pec 549 , enquanto na pc pelo menos de são paulo a situação fica como aquela musica”não estou nem ai, não estou nem ai”

    Curtir

  7. Não diga asneiras. Desde maio de 2008 muitos Delegados de Polícia,principalmente de São Paulo-SP, se deslocam para Brasília com o objetivo de acompanhar a tramitação da PEC 549. Você certamente deve ter ficado sentado,preocupadíssimo, e torcendo. Mais ou menos o que a Polícia Marketeira fez durante nossa greve.

    Curtir

  8. Alguém poderia postar o rap do coxinha, de autoria do rapper Mondrongo?Li comentários mas não o localizei.

    Curtir

  9. Alguém leu a parte que eles reclamam do T E T O salarial? Pra quem não sabe, o teto é o salário do governador, ou seja, eles estão reclamando PORQUE O SALARIO DELES É MAIOR QUE O DO GOVERNADOR!!!!!

    Curtir

  10. desculpa-me anonimo das 21,54 do dia 21 mas não acho que falei asneiras , por acaso voce recebeu se for delegado alguma orientação ou mensagem de superiores para fortalecer as “pressões em Brasilia no sentido da aprovação da pec? por acaso voce soube que o chefes da policia civil de são paulo estiveram em brasilia pedindo apoio ? por acaso voce participou de alguma reunião das associaçoes e sindicatos dos del.pol de são paulo para traçar alguma estratégia ? o maximo que vimos foi um bla bla bla muito acanhado nos sites da adepol e sindpesp e como voce disse alguns abnegados que estão acompanhando por conta propria o andamento da pec portanto reafirmo meu comentario.

    Curtir

  11. Corrupção é bom para qualquer Governo.
    A situação em que as polícias encontram-se em São Paulo é muito cômoda para o atual governo ou para qualquer outro. Funcionários insatisfeitos teremos em qualquer esfera do governo, basta visitar blogs especializados na área de segurança pública. Acreditar que, a título de exemplo, policiais federais estão felizes, é ilusório, pois no site da FENAPEF há críticas severas até mesmo contra o Delegado Protógenes. Eles também reclamam de salários e melhores condições de trabalho. Mas quando é iniciado um concurso público para a área de Segurança Pública, lota-se um Morumbi de tantos candidatos. Assim, para cada insatisfeito há dezenas na fila para candidatarem-se ao cargo Outra questão. Com o salário na atual condição é natural que alguns irão aceitar suborno, e aqui não entro no mérito das razões da corrupção, pois para a maioria das pessoas, corrupção é aceitar dinheiro, mas ela veste-se de várias maneiras, até uma simples ordem de serviço pode esconder uma finalidade reprovável, onde até mesmo o executor e a autoridade desconhecem, mas servirá para alimentar finalidades escusas. Uma licitação, por mais lícita que seja, atendendo aos princípios norteadores da administração pública contemplará em várias oportunidades, grupos interessados na captação de recursos para fins pessoais ou colegiados. Dessa forma, em nossa instituição nos encontraremos sempre com condutas proibitivas, praticados por nossos pares contra a administração em geral e quando o governo noticia a demissão de inúmeros servidores por tais comportamentos, gera na população que compõe a grande massa, a sensação de eficiência, quando o inverso é verdadeiro. O Estado, através de suas políticas contrata mal, paga mal, não apresenta planos de carreira para funcionários e o resultado é um péssimo, sofrível e contraproducente esforço no atendimento ao cidadão, este sim, destinatário da atividade estatal. Utiliza-se a mídia para promover o governo, paga-se por propaganda nos grandes veículos de comunicação e estes por sua vez, aceitam as condições impostas, não mostram a realidade de cada Estado, a maneira errada na condução da coisa pública. A legislação processual é débil e é de conhecimento de todos que com advogados caros é possível protelar um decreto condenatório até seu perecimento pelo decurso do tempo. Funcionários de altos escalões engendram grandes esforços na captação ilícita de recursos. Uns poucos são descobertos e protegem todo o esquema. Advogados são contratos e tudo termina bem. De um lado o Governo que anuncia ter desmontado um grande esquema de corrupção. De outro a população acreditando cegamente estar protegida. Somente maus políticos ganham com isso. Chega um ponto em que novos candidatos apresentam dicursso contra esse mal. Por uns tempos resolve-se tudo, mas cria-se outra forma de alcançar o dinheiro público. Ninguém sabe quando essa cadeia improdutiva terá fim.

    Curtir

  12. SE A PF TÁ INSATISFEITA COM SALÁRIO DE 8 PAUS IMAGINA NÓIS!! SEM 15-30!! SEM VALE-COXINHA! SÓ BICO!!!

    Curtir

  13. É uma puta hipocrisia…
    Tem mala pra caralho que fala que tomou sutil congesta e na verdade nunca foi constrangido, e pau na bunda dos policiais civis…
    Enquanto os coxinhas descem o sarrafo nos policiais civis, covardias e abusos nas quebradas e ninguém faz nada… Mesmo com corpo de delito e papeleta, nunca dá nada!
    Cadê a isonomia das corregedorias e dos deuslegados que nada fazem?
    São diversas as narrativas de policiais sendo devorados por coxinhas, sofrendo todos os tipos de constrangimentos e ninguém faz nada, contra os coxinhas!
    Os delegados que abraçam e arredondam tudo para os meganhas estão alvejando os próprios pés… Os coxinhas estão nos engolindo, tem até polícia que bate continência, já vi majura prestando continência!
    Marcha soldado cabeça de papel, senão marchar direito vai preso pro quartel…
    Acredito que a corró quando não é isonômica e nem imparcial, sendo totalmente passional, como alguns colegas que são a corró e não dá corró. Eles não prevaricam e não cometem abusos?
    Devo esclarecer que em um entreveiro que tive no passado, com os coxinhas, os policiais do Dop me trataram com a maior decência e respeito, colocando os coxinhas no lugar deles, enquanto um certo majura que deu um tiro nas costas de um pipoqueiro só faltou lamber as botas dos pms. Deve ter ganho um pmzito para alfinetar na lapela de seu paletó!
    Vamos ser mais sérios e prestigiar nossas carreiras e sermos justos com nossa raça policial civil! Tenhamos vergonha na cara!

    Curtir

  14. Balela do moço. Não me lembro em que época, acho que em um dos dois governos do Geraldo Alckimin, eles queriam aumento. Então mulheres de policiais militares se deslocaram para a frente dos quartéis e impediram algumas viaturas de sair. Na ocasião a imprensa divulgou que elas pertenceriam a uma associação de mulheres de policiais militares. Creio ter sido na época em que o ticket “alimentaNÃO” (é “NÃO” mesmo) foi reajustado. A PM demonstrou, sem greve, o descontentamento da época. Perguntar não ofende. Porque não o fizeram novamente este ano?. A resposta vocês já sabem. Depois que a onça tá morta, todo mundo matou um pouco.

    Curtir

  15. A PEDIDO DO 22:17 AÍ VAI :
    MONDRONGO IS IN THA HOUSE,DAWG.
    Eu sou polícia, sou valentão
    Eu uso farda, cassetete e tresoitão
    Durmo na barca, não tem perdão
    Pois o meu bico é que é o meu patrão
    Tem ocorrência? Não vou lá não
    Posso topar com um grande bandidão
    E nas padoca, sou ligadão
    Lá tem coxinha, minha grande refeição
    E para resto, eu digo não
    sô otoridade e só adianto o meu pão
    YO

    Curtir

  16. Há oficiais que recebem mais de R$ 30 mil/mês. Quem disse isso foi o deputado Major Olímpio em uma pakestra no Litoral Paulista. A maioria dos oficiais tem verba de representação, de gabinete, de comando, incorporações, etc. O contra-cheque de um faz inveja a qualquer governador (no que a lei). Em um discurso na tribuna da Assembléia Legislativa, o deputado Olímpio afirmou que os comandantes da PM venderam a tropa (de burros e ignorantes ao extremo) por um carro Santana velho, uma garrafa com café e cargos de quinto escalão, na reforma, nas prefeituras municipais. Infelizmente, os ex-coxinhas (perderam os ticktes de R$ 90 com os R$ 60 paus do aumento de 6,5%) não enxergam um palmo à frente do nariz.
    É muito difícil esse bando de bobocas retirar a viseira.

    Curtir

  17. Não raro, vê-se oficiais da reserva assumindo cargos nas prefeituras dos municípios paulistas engajados no clube dos espertos do PSDB, DEM, PPS e PMDB.(aspones, porque fez parte do acordo para sabotar a greve da Polícia Civil) . O ex-coxinha não enxerga e não percebe. Não lê e não ouve. Como disse alguém acima: PM = peso morto.
    Vade retro!

    Curtir

  18. Ô das 11:18, realmente havia “chefes da polícia civil” em Brasília, em especial alguns dos cardeais de São Paulo. Todavia, quando surgiu no Salão Verde do Congresso a magna e avassaladora figura do Vampiro Anêmico, eles deram no pé. Todos ficaram “anus in digitus” por causa de suas cadeiras.
    Eu sei porque estava lá (10/12/08, por volta de 17:30 horas) e assisti, de camarote, a fuga dos galinhas.

    Curtir

  19. eu aconselho a 3 chacinas,
    a 1ª no palácio,
    a 2ª na assembleia,
    e 3ª na camara,
    o Obama faz favor pra nois manda umas tres bomba atomica, quem sabe de jeito nessa praça nossa, dada aos abutres, que aqui ninguem tá nem aí, quero só meu jotinha 15/trintinha, só faze festinha, alegria do Governador, é o jota do Doutor, Deputado só da a mão pra receber mensalão, no Detran jorra dinheiro vai eleger nosferratus Presidente e ainda sobra pra muita gente, filhos herdeiros das cadeiras reinantes, viva o imperialismo nesta monarquia de sangue, seu sangue meu sangue nosso sangue, deles só gargalhadas abutres Reinantes, vou me embora enquanto é hora porque meu filho chora, chora o que parou e viu a pedra no caminho, maldito Drumont, maldita pedra, maldito caminho, chora quem vê, quem viu o triste fim de uma história sem fim, mate-nos Nosferatus, pois minha alma é livre mas meu corpo é escravo, DITADOR MALDITO, VERÁS SUAS ENTRANHAS RETORCEREM SOBRE SUAS MALDADES, QUE NESTE NATAL PESEM TODOS OS SEUS PECADOS, QUE NUNCA MAIS SEUS OLHOS SE FECHEM, QUE SUA CABEÇA INCHE CADA DIA MAIS, QUE EVACUES SUAS VICERAS, QUE SUA DECENDENCIA E SEUS CORRELIGIONARIOS QUE SUAS HORDAS, LHE SIGAM RUMO AO INFERNO, UM ANO NOVO COM MUITAS GREVES REIVINDICAÇÕES E GUERRAS EM SEU PALACIO, QUE TODOS SEUS PROJETOS SE DESABEM E SE TRANSFORMEM EM PROCESSOS E DESILUSÕES, EM FIM, TUDO QUE FIZESTE AO TEU POVO E A TEUS SERVIDORES QUE SE DUPLIQUEM EM VOSSA MISERAVEL VIDA.

    Curtir

Os comentários estão desativados.