Geral – Repórteres sem Fronteiras condena atentado contra João Alckmin

Repórteres sem Fronteiras condena atentado contra João Alckmin

Organização pede às autoridades brasileiras rápido esclarecimento sobre o caso

A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) condenou nesta segunda-feira o atentado realizado na última quinta-feira contra o radialista João Alckmin, primo do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, e pediu às autoridades brasileiras que esclareçam rapidamente os responsáveis pelo ataque. O radialista não corre perigo de morte, apesar dos tiros que recebeu no pescoço, no braço e nas costas.

A RSF também lembrou que apesar dos claros progressos em matéria de liberdade de imprensa, o Brasil segue registrando agressões violentas e assassinatos de jornalistas, que muitas vezes podem envolver policiais. A organização sugeriu que o atentado contra Alckmin, em São José dos Campos, interior paulista, poderia estar relacionado com as investigações do jornalista sobre a máfia do jogo que atua na região.

Ele atua na Rádio Piratininga, fez diversas acusações contra a máfia dos caça-níqueis e o possível envolvimento de alguns policiais. A filha do jornalista afirmou que seu pai tinha recebido dezenas de ameaças anônimas por telefone e cartas.