A Fina Linha (ou o Abismo) entre Exortação e Desrespeito…O delegado aposentado Francisco Paula Leão ataca o Dr. NICO – nosso Secretário de Segurança – de forma vil e covarde 12

O SILÊNCIO ENSURDECEDOR

O Delegado Nico nunca representou a maioria dos Delegados de Polícia — nem quando ocupou cargos de comando na Polícia Civil, e muito menos como Secretário Adjunto.
Chegou onde chegou graças ao seu esforço, e apoio político, do qual sempre soube se servir.
Quando a categoria precisou de voz, você se calou, foi assim no episódio dos aumentos salariais, quando tivemos diferença a menor em relação aos Oficiais PM.
E agora, diante da LOP e da possibilidade de mudança de vencimentos para o regime de subsídios (um perigo), o silêncio se repete.
Vai ficar “mudo”?
Secretario Nico, convoque os Presidentes da ADPESP e do Sindicato, e outras Associações e conte a eles, para que transmitam aos filiados, o que está ocorrendo e em que pontos se encontram as negociações com o Governador e com os Deputados Estaduais.
Mostre a todos, inclusive à Polícia Militar, a inteligência, a articulação, a coragem e o classismo que todos esperamos de um colega Delegado de Polícia.
Não vá terminar sua gestao sem mostrar antes a que veio, depois de um jejum de mais de 60 anos sem que um Delegado comandasse a Segurança Pública.
Bota para quebrar, Nico!
Você não precisa do cargo na Secretaria de Segurança Pública.
Construiu com esforço um comércio sólido de pizzarias e não depende do Estado.
Mostra sua cara! Sempre esteve aí, agora é hora de mostrar se é de fato um dos nossos ou apenas mais um que se senta na “cadeira” e se esquece da sua origem.
A categoria não esquece quem se cala quando mais precisa falar.

Francisco Leão
Delegado de Polícia Classe Especial


O manifesto acima de um senhor que se vangloria de ter sido “boina azul ” – embora sem a coragem de um Carlos Lamarca –  depois membro da Força Pública , da PM e concursado como delegado de polícia e membro da “academia de letras dos delegados de polícia – cadeira 17. 

Diga-se, não sei que academia é essa; tampouco que boas obras  esse delegado aposentado escreveu .

Observo , por vezes , que ele gosta de visitar a Argentina – a terra do meu saudoso pai –  e , particularmente , penso que ele não deveria sujar as nossas calçadas com os seus sapatos …E muito pior: com as suas palavras!

Quanto ao texto, não há ninguém no mundo que já tenha criticado o NICO , tanto quanto nós.

Mas – várias vezes – elogiei merecidamente, lembrando que ele foi o único delegado que deu a cara a tapa para evitar uma tragédia no embate  na greve …

E o critico quase toda semana , mas nunca covardemente!

Nunca na escama…

E  somos do “Peixe”!

Frases como “Quando a categoria precisou de voz, você se calou” “o silêncio se repete” não são apenas críticas; são acusações públicas de covardia e omissão.

Quando ele se calou para a classe ?

Tal mentira , é uma tentativa de envergonhar o destinatário perante seus pares.

É um ataque à identidade profissional de Nico, sugerindo que ele é um traidor de classe, um “vendido”.

E isto , vai muito além da crítica a uma gestão.

E mencionar que ele “construiu com esforço um comércio sólido de pizzarias e não depende do Estado” é ambiguidade perversa . 

Serve para desqualificá-lo, insinuando que seu compromisso não é integral.

É uma exposição que pode ser lida como invasiva e desrespeitosa.

E já cometi esse erro, confesso!

Leão , tem quem escolha ficar – paralelamente ao cargo – praticando esportes e namorando moças – ou mesmo tocar guitarra na praia – né?

Qual o demérito de instituir um empreendimento – familiar – sólido ?

O seu  texto de Leão, sem dentes , é justamente ofensivo nas passagens  em que o tom se aproxima do insulto e do “desmascaramento pessoal”.

Questionando  a integridade de Nico enquanto delegado ; insinuando que a origem e o compromisso de classe foram esquecidos é fala covarde!

O que você fez no seu tempo?

Essa sua retórica , embora emocionalmente embalada  num contexto de frustração coletiva, fere a dialética republicana da crítica pública…

E você é fruto da ditadura militar…Golpista convicto!

Lembre-se : a crítica deve visar o ato de gestão, não o caráter da pessoa.

Para encerrar, você Leão – pelo que escreve – nunca mereceu ser delegado de polícia !

É um inimigo da democracia .

Um Comentário

  1. Francisco Leão (ex-delegado de Polícia de classe especial, ou, como queira, delegado de Polícia de classe especial aposentado), confesso, nos meus quase 50 anos de atividade profissional na área do direito, NUNCA OUVI FALAR! Nem bem, nem mal! Por outro lado, apesar de ter conversado com o Dr. Nico uma única vez, por telefone, em seus tempos de GUERRA, tenho por ele respeito e admiração, pelo que vejo e ouço a respeito dele. Na atualidade, exerce cargo de gestão de política governamental e, portanto, não deve nem convém que seja a “voz” que desconhecido Leão (?) “exige” que ele seja. Obviamente, muito mais e melhor o Dr. Nico fará pela categoria conscientizando o governador, nas reuniões de secretariado, sobre o real e importante papel dos integrantes das Polícias, em particular a Polícia Civil. E falando sobre o Dr. Nico, nos meus tempos de ginásio e colegial (atualmente ensino fundamental Ii e ensino médio), estudei na Escola Estadual Prof. Luiz Gonzaga Righini, área do 40. DP, cujo secretário da escola era o Sr. Osvaldo e um de seus filhos o “Osvaldinho” Gonçalves que posteriormente, soube, tornou-se investigador de Policial. Talvez o atual é conhecido Dr. Nico seja o mesmo “Osvaldinho” Gonçalves, filho do Sr. Osvaldo. O Flit não só é cultura como também memórias!!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Dr. Tovani , certamente ! E duvido que filho de secretário de escola seja vagabundo …Muita inveja e falta de consciência de classe …Quanto ao Leão , já fiz elogio: boina azul só o Carlos Lamarca …O resto é resto!

      Curtir

    • Zé Tonto , na parte que pode me tocar afirmo que não puxo o saco de ninguém , especialmente do NICO . Mas entre um PM ou um MP , sou mais ele . Quanto eu ser ou não ser bosta é irrelevante . Só afirmo que quem se calou durante a carreira não tem moral para ser leão de teclado depois de aposentado . Ainda mais em grupelho fechado . Se o autor queria mesmo ser lido pelo NICO , agora pode ter 99% de certeza .

      Curtir

      • Dr. Guerra só não entendi a referência a boina azul, corregedoria da PM, eu mesmo tive uma passagem, rápida pela nossa corregedoria, se ver nos meus posts sou um crítico, ácido, da alta casa censora! Kkkk .

        E parafraseando o personagem Cap Nascimento, eles da nossa corregedoria; “Nunca serão!”.

        E aproveitando também sou crítico do Nico, por tudo que ele nunca fez pela instituição e muito pelo que fez para a sua rede de pizzaria quando delegado!

        Me repetindo já fiz um post do uso de VTR, por ele ao volante, para visitar a sua loja na Rua Américo Brasiliense, no horário de expediente em São Bernardo do Campo!

        E como um colega, acima, já mencionou o Leão do teclado não está errado!

        Se for assim eu também sou, com a diferença que agora preste a completar 6(seis) anos de aposentadoria estou mais chato que de costume!

        No mais feliz 2026, para todos ou “tudes”, segundo a cultura WOKE!

        Curtir

        • Boina Azul da ONU ! Tired , você e muitos outros têm todo o direito de criticar o NICO . Mas quem passou os últimos três anos elogiando o Tarcísio e o Derrete ou fica quieto ou que faça outro tipo de manifestação . Essa aí pegou tão mal que revoltou outros membros do grupo.

          Curtir

          • Putz. Dr. Guerra nem me passou pela cabeça a ONU!

            No mais temos mais é que esculachar, Tarcísio, Derrite e toda essa galera, FDP, que nunca fizeram absolutamente nada pela instituição Polícia Civil, quando na ativa! 👏

            Curtido por 1 pessoa

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com