Intimidade com o Abismo – Viver e Morrer Cinematograficamente 28

Praia Grande, uma nova Vegas tropical, com seus coronéis ,  xerifes ,  camarilha improvável , negociatas, traficantes de luxo e velhos caçadores de editais .

Ali, a morte nunca chega sozinha, vem com show pirotécnico e nota de rodapé filosófica.

Até quando se mata em família por conta de uma surubada entre cunhados !

Ruy?

Não fez por menos: morreu em grande cena, depois de viver no eterno papel de protagonista desconfiado, sempre entre um whisky com gelo,  uma mão no acelerador de uma Harley ou Ducati e um 38 no coldre de canela .

Canonizá-lo?

Jamais.

Mas quem não sentir inveja de um enterro com direito a capítulo final escrito em formato de blockbuster policial simplesmente nunca entendeu nada do submundo brasileiro.

Não, não se trata de escarnecer da morte de ninguém , pelo menos se o objetivo é manter o CPF ativo e o nome fora da boca de pistolagem anônima, mas muito profissional.

Lembrem da encrenca de quem ousou menosprezar o assassinato de Charlie Kirk: o destino não perdoa quem ri da desgraça alheia.

Mas não é preciso lançar lágrimas de crocodilo como muitos estão chorando!

Só que o caso do Ruy Ferraz Fontes é coisa de outro nível.

Aqui, não teve covardia: foi cinema puro, digno de roteiro do Scorsese, com De Niro, Pacino e um SUV preta entrando em cena com “requintes de tecnicidade” e sangue frio digno dos grandes clássicos do banditismo tropical.

Ao contrário do que o governador carioca apressou em berrar para as câmeras, Ferraz não foi só vítima …Foi protagonista, morreu com direito a perseguição, capotamento, desembarque tático e execução sincronizada.  

O  Ferraz não foi morto covardemente!

Ele foi morto cinematograficamente…

E com direito o requinte de uma aula de “fogo contra fogo em um dia de treinamento” digna das melhores academias policiais ou dos melhores clubes táticos desse pessoal americanista e extremista.

Quem nunca sonhou em um fim mais digno, aqueles “do bom e do melhor” que a vida oferece só para quem também sabe bater cartão nas esquinas do poder e nos meandros do erário?

E antes que algum moralista da FEBRABAM ou do DEIC  enfie o dedo na tela: não é deboche ou demonização !

Sim, Ruy continuava  xerife na PMPG , patrão da cidade mais próspera do litoral paulista, e circulava entre políticos , empresários, banqueiros  de fintech, traficantes e construtoras com a desenvoltura de quem entende que, nesse país, o crime às vezes é só questão de perspectiva .

Grampeava até Secretário de Segurança , investigava ladrão, fechava acordos de não persecução policial, servia aos banqueiros  e ainda faturava o salário do mês ; genialidade que não se aprende na Academia de Polícia, só nos bastidores da vida urbana.

E no DEIC  se um larápio se fizesse difícil, bastava um telefonema de alguém da repartição : “Sua mãe, esposa ou irmão estão esperando  por um advogado para uma troca de ideias!”

E não chamem a isso de sequestro!

É apenas um dos métodos pouco ortodoxos de investigação policial!

E que não constam de nenhum manual de teoria e prática investigativa dos professores Coriolano Cobra , Luiz Carlos Rocha e Dr. Marchi de Queiroz …

Aos quais rendo homenagens!

Inteligência pura; só quem tem uma boa quantidade de neurônios delinquentes no cérebro sabe que para ser  policial, homem do poder, ou bandido legítimo, é preciso pensar como o inimigo.

Eu invejo e elogio!

Investigar essa morte?

Mais fácil achar quem consegue cruzar a orla da Praia Grande sem tropeçar em uma licitação suspeita, um cargo comissionado “de confiança”  ou meia dúzia de gangsters  vitaminados por contratos públicos de saúde, transporte e obras públicas .

Sem esquecer de obras civis ao preço de R$ 20.000,00 o metro quadrado , lavadas à perfeição.

No fim das contas, Ruy morreu como viveu protagonizando o papel principal .

Tenho empatia sim !

Não levem flores ; deixem admiração, talvez inveja.

Afinal, morrer bem é privilégio de poucos nessa selva, e não cabe a mim rir , chorar , santificar ou satanizar.

Romantizo !

Me coloco no lugar dele e sinto uma ligeira inveja . 

Para despachar  o Gonzo Flit Paralisante basta contratar uma trombadinha de 1m50 armada de canivete.

E não deixo pensão para viúva rica  ; nem patrimônio para filhos.

Portanto há que se celebrar a gente que morre bem na fita…

Até no assassinato!


PS – E ainda lembro da famosa frase do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas” : Ou você morre como herói, ou vive o suficiente para se tornar o vilão!

Ninguém quer comemorar morte, nem canonizar corrupto: mas que inveja daquele que conseguiu pular do trem antes de o roteiro o transformar no inimigo número um da sua própria moralidade.

Prove que estou errado, ou torça para morrer herói porque quem sobrevive demais vira lenda de podcast ou caso de polícia.

Flit Paralisante, amigo: a única bomba capaz de tocar o terror na mosca e no justiceiro ao mesmo tempo!

Um Comentário

  1. O texto e de uma profundidade intelectual digina de Eisten , uma mente que brilha. Mais eu que nem de longe posso aranhar qualquer coisa parecida devo me expressar no simples e rustico . ” ACERTO DE CONTS ENTRE IGUAIS “.

    Curtir

    • isso é coisa política o orçamento dessa prefeitura é de 2,3 BILHÕES, entenderam?? se alguém chegar lá e quiser fazer igual alguns fazem aqui na delegacia geral,, colocar tudo no bolso sozinho não dividir o bolo, tektektek kkkkk, lá tem máfia aqui só tem covarde.

      Curtir

    • isso é coisa política o orçamento dessa prefeitura é de 2,3 BILHÕES, entenderam?? se alguém chegar lá e quiser fazer igual alguns fazem aqui na delegacia geral,, colocar tudo no bolso sozinho não dividir o bolo, tektektek kkkkk, lá tem máfia aqui só tem covarde.

      Curtir

  2. Só digo uma coisa! A Folha de São Paulo, UOL, Estadão, a grande imprensa no geral está perdendo a oportunidade de ter mais um gigante do jornalismo brasileiro em seu quadro de profissionais de comunicação. Lembrando que para ser jornalista não é obrigatorio diploma é preciso conhecimento. Os textos do Dr. Guerra são nitidamente academicos, eu confesso humildemente que não tenho conhecimento e nem condições para escrever nem a metade do que o Dr. Guerra escreve. Já venho notando há tempos que seus textos são dignos de serem publicados em qualquer site grande como Uol, Globo, Folha, Veja etc. Inclusive são melhores que os textos do Josmar Jozino. Bem que o UOL poderia contratar o Dr. Guerra para que ele tivesse uma coluna sobre justiça, política e polícia no UOL. Eu seria um assinante. Fica a dica #UOL.

    Curtir

  3. Retorno cá depois de um outro tempo a constatar que, do texto, não há considerar ofensa ou falta de empatia. Faltou apenas uma trilha sonora, tipo: Cavalleria Rusticana.

    “Lembrem da encrenca de quem ousou menosprezar o assassinato de Charlie Kirk: o destino não perdoa quem ri da desgraça alheia.” Eu só não tenho peninha porque um dos encrenqueiros, ainda assim, tem Buenas Ideias para trocar.

    Quanto a última cena do certame, com a morte do Dr. Ruy – qual lamentamos profundamente e desejamos rápida apuração -, é com muito pesar que se considere como cláusula editalícia implícita, senão Poder do Príncipe estatal.

    PS: o autor, sabemos, ainda é um Delegado, não tirante àquelas navalhas. Sempre as Navalhas.

    Curtido por 1 pessoa

    • Vida Pura , obrigado pelo retorno …E volte sempre que lhe aprouver …
      Obrigado , também, pela dica de trilha sonora ; observarei a sugestão para as próximas .
      Concordo , para o bem ou para o mal chegou o momento de mostrar o “nosso” poder de império sobre o crime…
      “Nosso” , já que me senti honrado , tirante “as minhas navalhadas” . Escolhi a navalha a viver sem corte na fila dos conformados. E que cada um afie a sua com dignidade e bom humor ; até porque instituição sem navalha é cadáver sem autopsia: não dá nem para ter peninha.

      Curtir

  4. ATÉ A MORTE DELE FOI DE UM PROTAGONISTA ROUBOU A VIDA INTEIRA, MORREU COMO HERÓI QUE SHOW!

    Curtir

  5. Dr. Guerra! Que texto forte, gosto muito de ler e acompanhar as crônicas policiais por aqui. Modalidade tão ausente no jornalismo brasileiro. Jozmar Jozino foi muito bem lembrado aqui, mas creio que ele é um dos poucos que permanecem na trincheira da escrita no jornalismo policial escrito! Mas ainda espero dois livros de sua autoria. Um contando a sua história e trajetória e o outro compilando os textos daqui do Flit e contando a trajetória desse espaço único! Parabéns!

    Curtir

  6. Trabalhar no reduto do PCC depois de aposentado foi muito arriscado. Com tanta gente envolvida nas investigações, certamente chegarão nos envolvidos.

    Curtir

  7. O site da prefeitura de Praia Grande não divulgou nota de pesar, nada, sobre o fato, em meio a notícias sobre amenidades como torenio interbairros de futsal. Mas já tiraram o nome do Dr. Ruy como secretário.

    Curtir

  8. Tudo o que postei bateu até agora. Então vamos lá. O Secretário que Derrete a Segurança Pública, idolatrado por coxinhas de podcasts, mas um grande canastrão na vida real, é um total incapacitado mental e moralmente comprometido, que até de talarico já foi acusado, pelo Soldado Andrij, tenta desesperadamente desvincular qualquer participação de samangos da milícia bandeirante. A última foi do logan branco que ficou aguardando para dar sinal. Obviamente haveria uma escolta, mas jamais iriam se comunicar com os executores, até porque, pelas próprias filmagens se vê que o tempo de identificação do carro do Dr Ruy até a ação dos samangos foi muito curta. Ao que está sendo divulgado na mídia, Dr Ruy não tinha horários de saída definidos, o que dificulta uma ação dessas, já que como dito, é muito arriscado permanecerem por horas dentro de um carro, com armamento pesado, com a possibilidade real de tomar um bote. Então certamente o carro escolta não servia a esse propósito, razão pela qual não se dá para descartar o envolvimento de algum vig, gcm ou funcionário do gabinete, passando rotina e inclusive, sinalizando a saída dele. A hilux chegou 14 minutos antes e a escolta dos samangos pouco depois. Como o logan branco descobriria que Dr Ruy iria sair? Obviamente que não tinham bola de cristal. Mas obviamente do DHPpinto já levantou filmagens em dias anteriores e cruzou escalas de servidores para chegar no informante né? Ademais, os samangos não eram da região, isso é óbvio. Provavelmente somente o motorola, e aí repito: só que tem intimidade com uma hilux para dirigir em uma ação dessas. Ah, mas a culpa é do fofão! Agora até apareceu um jaguar e daqui a pouco vai aparecer a onça parda também. Pior Secretário da história.

    Curtir

  9. Alô Alô criançada o derrite chegou, trazendo alegria pra coxinha e doutô!!

    EXTRA! EXTRA!

    Jaguar já está na jaula, e não é no zoológico. Tal felino, mais para gatuno, se entregou na madrugada em São Vicente e teria sido transportado para Diadema pelo Fofão. A pergunta que não quer calar: por que o gatuno voltaria ao litoral se fugiu para Diadema? O tal felino adquiriu conhecimento tático nos 22 anos em que puxou cana, talvez assistindo a vistorias a que era submetido pelo GIR.

    Está cara que foram coxinhas! E isso se confirma por um pequeno detalhe: a cafonice das vestimentas do encarregado da Hilux (passageiro da frente). Vagabundo anda “nos panos”. É vaidoso, ainda mais “comandeiro”. Jamais estaria usando uma camisa de botões ou polo, de cor verde água, com um corta vento menor que a camisa. Só fura bumbo se traja de maneira tão cafona, uma mistura de pastor de 5a categoria, com vendedor de queijos de quebrada. Um vagabundo jamais iria estar trajado assim, ainda mais no litoral. No mínimo ciclonozado, com um pisante de molas “né sinhô”? Samangada adora usar moda ao estilo pastor de quebrada. É foda, cheio delegado de pelúcia especialista em homicídio das 16h às 19h, contando asneiras para especialistas da TV.

    Vagabundo ao invés de pinotear, se entrega. Mataram ex-dgp e estariam com medo da investigação?

    Rá rrá rrá…como diria José Simão!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Aliás, a Polícia Federal já deve estar na investigação, e o Secretino nem sabe. Não digo nada se não há relação com a operação carbono oculto, construtora long beach, etc.

    Tá tudo dominado.

    Curtir

    • Realmente, é preciso muita boa fé, ou simplesmente canalhice e burrice para ignorar que tem PM no meio dessa história, para fingir que a SSP não está manejando a investigação para arrumar uns bois de piranha e livrar mais uma vez os samangos.

      Curtir

      • Clint, livrar junto algum deputado do Partido do Ladrão que não recebeu seus 25% do valor da emenda , né? É muito fácil sair afirmando que foi vingança do PCC !

        Curtir

        • Fácil e conveniente, aliás, na gestão atual, se uma viatura da Pm atropelar alguém em cima da faixa de pedestres, vão dizer que a vítima do acidente de trânsito era do PCC. Vamos recordar que no homicídio do cagueta espertinho no Aeroporto, aquele cuja prisão, a despeito de tudo que contra ele pesava, não foi requerida pelo MP, trataram, antes de mais nada, de divulgar que uma viatura descaracterizada da Polícia Civil passou pelo local no dia dos acontecimentos, tentando estabelecer um liame entre o policial que estava apenas “voando” e o crime perpetrado, quando já se sabia que os autores eram todos PMs, capitaneados pelo Tenente Mclaren.

          Curtir

  11. Avatar de Em relação a esse egresso congresso, vergonha! vergonha! vergonha! parafraseando o saudoso Olimpio. l. Blindagem geral como forma de pacificação é pano de fundo para a impunidade geral desse quadrilhão do congresso nacional. Em relação a esse egresso congresso, vergonha! vergonha! vergonha! parafraseando o saudoso Olimpio. l. Blindagem geral como forma de pacificação é pano de fundo para a impunidade geral desse quadrilhão do congresso nacional. disse:

    Do Cmt do EB para o Bolsonero.

    “Se fizer isso, vou ter que te prender”

    Isso o quê? Piquenique no parque? Não houve tentativa de golpe? O quê! Delator condenado e quem se beneficiaria do golpe absolvido?

    Em relação a esse egresso congresso, vergonha! vergonha! vergonha! parafraseando o saudoso Olimpio. l. Blindagem geral como forma de pacificação é pano de fundo para a impunidade geral desse quadrilhão do congresso nacional.

    Curtir

  12. Zé Carioca, me ajuda aí!

    Muitos dos que estavam em Brasília no 08 de janeiro nem sabiam o que estavam fazendo?

    Com certeza você acredita em Papai Noel e que o povo é trouxa.

    Para de falar merda na imprensa.

    Curtir

  13. Na próxima eleição, coligação “É nóis no crime”. PCC+CV+CENTRÃO.

    Pauta: PEC da Blindagem + PL da Anistia.

    Curtir

  14. Dra Raquel Galllinati deu entrevista dizendo que saiu da Ssp de Santos porque sofreu ameaças, mas uma dúvida, fora que ela é uma estrela midiatica, ele prendeu quem??????esses são alguns deltas da nossa Gloriosa!🤣

    Curtir

      • ela fala que não tem mais vida, não foi ela que estava outro dia na academia e prendeu um ” assediador ” .

        Uma vergonha essa mulher.

        Curtir

        • Olha , a atuação dela em Santos , basta uma pesquisa aos jornais locais , serviu muito mais para macular a imagem dos delegados de polícia. Ela para muitos foi desagregadora e para os membros do próprio PL : uma traidora!

          Curtir

Os comentários estão desativados.