Iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública visa aumentar a capacidade investigativa das Polícias Civis 2

Portaria que cria o Projeto Integra, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), foi publicado, nesta quinta-feira (27), no DOU

Publicado em 27/03/2025 16h04 Atualizado em 27/03/2025 16h34

Iniciativa do MJSP visa aumentar a capacidade investigativa das Polícias Civis

Foto: Divulgação

Brasília, 27/03/2025 – Fortalecer a capacidade investigativa das Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal é o objetivo da Portaria nº 615/2025, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), publicada, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU). A ideia é enfrentar as organizações criminosas por meio do compartilhamento de ferramentas e soluções tecnológicas avançadas para desbloqueio, extração, análise e armazenamento de dados de dispositivos móveis, bem como promover a capacitação dos servidores que as utilizarão.

O Projeto Integra é vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc) e é dividido em três áreas: aquisição, fornecimento e entrega de equipamentos e soluções tecnológicas; capacitação, nivelamento e apoio técnico; e cadastro e acesso de usuários dos entes Federativos. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O titular da pasta, Mario Sarrubbo, ressalta que o trabalho é feito em várias frentes, com diversas iniciativas em parceria com os estados e o Distrito Federal. “É o MJSP financiando e levando tecnologia para os estados e o DF, com o objetivo de ampliar os sistemas de investigação e inteligência das polícias e, assim, potencializar o combate às organizações criminosas. É o Estado brasileiro atuando de forma efetiva”, define Mario Sarrubbo.

Os estados e Distrito Federal poderão, por intermédio de suas Polícias Civis, aderir ao Projeto Integra, mediante acordo de adesão, que estabelecerá as contrapartidas. Os equipamentos e soluções tecnológicas fornecidos pelo MJSP poderão ser doados às unidades da Federação participantes ao término da vigência do acordo.

O Enfoc consiste em um conjunto de ações para promover o entendimento sistêmico das organizações criminosas, promover a valorização dos profissionais da segurança pública e fortalecer a atividade de inteligência das instituições a fim de desarticular e descapitalizar os grupos que atuam na ilegalidade.

https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/iniciativa-do-mjsp-visa-aumentar-a-capacidade-investigativa-das-policias-civis

Um Comentário

  1. Blá, blá, blá…….. só isso, uma verdadeira sopa de letrinhas com enfoque no blá, blá, blá….o ministério da injustiça não consegue nem terminar uma muro entorno de um presídio federal, repito um muro, e vem falar em tecnologia, integração, sistemas, equipamentos e mais um monte de blá, blá, blá…. Alguém se lembra da PEC 300?

    Sobre isso nenhuma palavra! Bando de blá, blá, blá….para não dizer PNC!

    Curtir

  2. Só irá conseguir aumentar a capacidade de investigação de o governo e a DGP “tocar” pra frente a lei organica com a criação do OIP. Ai terá várias mãos trabalhando juntos. Mas parece que a DGP/DGPAD querem manter as “secretarias”

    Curtir

Os comentários estão desativados.