
Já está finalizado o arcabouço legal e regulamentar que determina o ciclo completo pertinente a infrações que sejam , de pronto , classificadas como de menor potencial ofensivo.
Os Destacamentos e as Companhias da PM manterão local para atendimento das partes e testemunhas , dotado de equipamentos informatizados integrados aos sistemas da Secretaria de Segurança e Poder Judiciário
Também assegurando-se a coleta e custódia de eventuais provas materiais , as quais ficarão, depois de periciadas , sob guarda de subtenentes, tenentes e capitães.
Estes , enquanto autoridades policiais, requisitarão os laudos ao IC e IML ; cabendo-lhes , outrossim, eventual restituição depois dos exames .
O modelo a ser implementado fará a gravação digital das audiências, as quais serão convertidas em texto para conferência e assinatura digital ou biométrica.
A pedido das partes intervenientes poderão ser fornecidas cópias impressas ; no ato e sem recolhimento de taxas.
As ocorrências envolvendo violência doméstica e questões conexas a direito parental continuarão sendo apresentadas nas Unidades da Polícia Civil.
A PM encaminhará, ao final, todo o expediente ao Poder Judiciário; sendo que ficará responsável por diligências posteriores eventualmente requisitadas .
A lavratura de ocorrências e termos não serão providenciadas na Unidade PM quando do comparecimento espontâneo dos envolvidos ou apresentação de outros agentes públicos.
GCMs , policiais penais , ambientais , sanitários, fiscais, entre outros, deverão apresentar suas ocorrências nas Delegacias da Polícia Civil.
A implantação é ordem do governador Tarcísio de Freitas ; referendada pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público.
Faz parte da consolidação da PM como autoridade , no caso , pilar estrutural da segurança pública.
Em sentido contrário, revela todo o desdém dos agentes políticos – diante da inaptidão e falta de compromisso da classe dos Delegados pelo bem comum – em relação à Polícia Civil.
De se ver , no dia de hoje, o arremedo de advocacia feito pelo presidente da ADPESP, desqualificando as diligências efetivadas pela PM , mediante ordem judicial e sob a supervisão direta de Promotores de Justiça!
Não se poderia esperar outra coisa de quem tem como apoiadores e ídolos octogenários adeptos da tortura e da corrupção!
E eleitores decrépitos!
Rcguerra
Já vi esse mesmo filme na década de 90!!!
CurtirCurtir
Nenhum Policial Civil nomeado a mais de 1 Ano e meio.
CurtirCurtir
Excelente notícia. Tomara q um dia a PM tb possa fazer seus próprios flagrantes e nós da PC deixemos de ser um mero cartório da PM e possamos fazer oq realmente devemos q é: GRANDES INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS!
CurtirCurtir
E vai deixar de investigar crimes contra a sociedade, principalmente os que têm versão policial militar?
Grandes investigações? Que é isso? Grandes investigações (mafia das lotações) quem faz é o MP?
CurtirCurtir
Excelente notícia. Tomara q um dia a PM tb possa fazer seus próprios flagrantes e nós da PC deixemos de ser um mero cartório da PM e possamos fazer oq realmente devemos q é: GRANDES INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS!
CurtirCurtir
Excelente notícia. Tomara q um dia a PM tb possa fazer seus próprios flagrantes e nós da PC deixemos de ser um mero cartório da PM e possamos fazer oq realmente devemos q é: GRANDES INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS!
CurtirCurtir
Em Minas Gerais é assim há anos.
BO de origem criminal tem que ser estritamente na delegacia.
Enquanto muitos brigam pela vaidade de cargos a polícia civil está em declínio.
Existem muitas delegacias que fecham a noite e finais de semana, geralmente, cuidadas por Investigadores que deveriam estar nas ruas, fazendo grampo, campana e etc.
Quanto aos investidores nos grupos operacionais bom… O GOE, Garra e Ger grupos de elites da polícia civil não são para Investigador ou investigação.
Uma delegacia sem delegado não serve pra nada, estas tem que ser fechadas definitiva, e os policiais realocados numa delegacia com delegado.
Não falta funcionários, o que falta é melhor destruição de policiais, troquem aqueles investidores por Oficial Administrativo para serviços da administração, como é na polícia federal.
CurtirCurtir
Pet meu filho,
Você deve ter fetiche por delegados, ou então não sabe como funciona uma delegacia.
Tira os escrivães e os tiras de uma delegacia e ela PARA.
Tira o delegado e ela continua normalmente, ate melhor.
CurtirCurtir
Perfeito!
Um outro colega acabou de afirmar, num outro post ; “Delegado, hoje em dia, é tão útil quanto um orelhão!”.
CurtirCurtir
Mas peraí!
Quem é formado em direito e tem convicção jurídica pra liberar, prender ou arbitrar fiança? Delegado.
Quem é Formado em Medicina para exame de corpo de delito? Médico Legista.
Quem pode fazer perícia criminal? formados na respectiva área, Perito.
Quem tem formação de qualquer coisa faz? Carteira Preta
CurtirCurtir
Quem tem formação jurídica, se for esperto, vai para a carreira de Defensor, MP ou Magistratura.
CurtirCurtir
Não é fetiche.
Só não bato palmas pra malandro sambar.
CurtirCurtir
tomara mesmo que aconteça, Delegados sempre pensaram só neles, achando que só eles faziam polícia, se ferraram, cadavvez mais, delegado se torna algo que nao serve pra nada, um verdadeiro cone, parabéns para PM. Polícia Civil apenas será cartório da PM.
CurtirCurtir
A pm tá é com medo da municipalização que já começou e os oficiais perceberam que não tem mais volta….tão correndo atrás de ficar ligados ao Estado com o TC e assim escapar da extinção em favor da GCMs.
CurtirCurtir
Jonas, não há motivo para medo. A questão se resume a vaidades e vontade de permanecer usufruindo privilégios decorrentes do cargo ou patente , seja na ativa ou como aposentado. O Brasil comporta harmonicamente policias preventivas municipais , as PCs e PMs , uma única policia nacional , a Federal ostensiva e judiciária . Extinguindo-se rodoviária, penal e ferroviária ( se ainda existe ). Por fim, TC não é procedimento de investigação. É um registro de suposta infração penal de pronta classificação, manifesta materialidade e autoria induvidosa ( ainda que ausente ). Infração de menor potencial ofensivo de autoria desconhecida é apurada por meio de inquérito policial , ao final , distribuído para o Juizado Especial Criminal. Digo mais: o inquérito iniciado por auto de flagrante pode perfeitamente ser substituído por um procedimento ainda mais objetivo e conciso. Exemplo: tá com arma na cintura , basta o Boletim , o auto de apresentação do presi e apreensão do objeto assinado pelos condutores , indiciamento e identificação biométrica e um mandado de custódia determinando a apresentação do flagranciado em Juizo . Diga-se, presentes acusação e defesa , com a concordância do réu e defensor de não recorrer , a sentença poderia ser declarada na hora , com benefícios pela admissão do fato . Aplicada a pena , com a concordância do réu e seu advogado , o condenado teria direito a outros benefícios pela sujeição à imediata execução da pena.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Faço votos para que abracem tudo, TCs, aqueles flagrantes quadrados, cuidem de drogas, objetos apreendidos, veículos……quem quer abraçar tudo é o alto clero da mega, fala pra tropa cuidar de papel, paisano e os itens acima , eles correm rapidinho . Além de possuirem efetivo maior, operações delegadas onde se tropeça em mike no centro de SP, possuem uma frota renovada constantemente e com veículos de qualidade, enquanto isso temos Palioweekend, Parati, Meriva e Blazer, veículos os quais já deveriam ter sido baixados há tempos. O Pet Detetive acima está coberto de razão, há delegacias que deveriam ser fechadas definitivamente , não ha motivo pra delegacia ficar aberta de dia pra nao fazer nada, deixando tudo para as Centrais , alem de haver o risco do colega ficar à noite num DP desses, fechados, com apreensões, armas, veículos…tudo pra eles tomarem conta e, na maioria das vezes em locais isolados.
CurtirCurtir
A biblioteca ao fundo é linda – apesar dos adesivos em todos os volumes. Imagino se os livros são lidos ali.
CurtirCurtir
Lembrei que o Sebo do Messias vende bibliotecas para decoração…
CurtirCurtir
O triste é ver a ineficiência do Governo! Temos estrutura pronta, mas sem funcionários nada é possível! Haveria ótimo funcionamento com colaboradores. A PM logo conseguirá dobrar alegando a prestação de mais esse serviço.
Outra vergonha que SP carrega há mais de 1 década e a falta de 1 programa de BO para a SSP, um programa único em que após a confecção seja encaminhado, por ex., da PM pra PC num clique, comunicando com a PM Rodoviária, Ambiental. É uma vergonha!!
CurtirCurtir
o programa já tem, é o novo SPJ, o problema é que os PMs não sabem usar…daí o bo fica inteiro para fazermos, essa é a verdade.
CurtirCurtir
Boa notícia. Poderiam pegar os flagrantes, também. Com audiência de custódia, qualquer um pode fazer flagrante redondo ou quadrado, no final o ladrão vai ser liberado. Já sei pra onde irei despachar Zé Povinho querendo fazer b.o. falando que foi ameaçado por inquilino que desocupou casa levando torneira, chuveiro, etc. No final, vão falar que a PM está sem sistema, tem muito braço curto lá, também.
CurtirCurtir
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
CurtirCurtir
Infelizmente com Policial civil votando em militar só poderia dar como resultado a extinção da PC. Eles, os militares, orbitam o poder desde o tempo da monarquia da idade média, asseguraram à burguesia tomar o poder. Derrubaram o Imperador do Brasil. Deram golpe em 64.
São eles que garantem qualquer governo no poder, e ambos se retroalimentam.
Feliz foram os norte americanos que ao formarem a republica, já escreveram logo q o poder militar se submete ao poder civil.
Ai chega eleição e o policial civil, numa atitude autofágica, vota em militar. Já ouvi dizer q polícia civil que entrar na política não presta, porém, sem representantes as portas para nós se fecharão mais rápido. Veja exemplo, os batalhadores da área da saúde, trabalham dia e noite, e não fazeram politica, praticamente acabou servidores da saúde. Quem ficou não tem nenhuma valorização, só esperam um triste fim de carreira, sendo jogados de um hospital pra outro, quando chegam as terceirizadas.
CurtirCurtir
totalmente apoiado. Enquanto o governo federal bota os milicos no lugar deles, o governo de São Paulo vai militarizando a segurança pública do Estado. Visto que o governador é milico e o secretário também. Prevejo um dia que chegaremos na delegacia e veremos o PM sentado na cadeira do delegado ditando a ocorrência para o escriba. O delegado na carceragem colhendo as impressões digitais do ladrão, o tira do lado de fora do DP cuidando da viatura do PM.
CurtirCurtir
As considerações acima feitas pelo Valter estão corretas, não houve proclamação da República, e sim uma tomada hostil do poder que culminou com a família real indo viver como exilada na Europa; Em 64, ninguém quis impedir o avanço do “comunismo” , inimigo invisível e abstrato, apenas tomaram para si o poder, e sim, policial civil que vota em militar é desinformado, ou burro mesmo, porque Pm não faz o contrário, PM não respeita atribuições da PC, jamais um PM vai apresentar projeto de lei que beneficie a PC, e ainda irão votar contra aqueles que estão em curso ou forem apresentados, e essa premissa, de não votar em militar, vale também para a população, pois militar nada faz por ninguém, apenas por si próprio, basta ver como a bancada do coturno votou na reforma da previdência.
CurtirCurtir
Vejo Investigadores aqui preocupados com essa e outras mudanças.
A carreira que nao funciona e nunca funcionou tem um só nome: INVESTIGADOR DE POLICIA
Ate que enfim um governo que enxergou isso, logo a o OIP suprirá esses anos todos de atraso!
Passar bem
CurtirCurtir
Não conseguem nem cumprir o seu dever corretamente e querem uma nova atribuição. Lamentável!
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/04/17/video-mostra-pms-recolhendo-capsulas-apos-crianca-ser-baleada-em-paraisopolis-tentativa-grave-de-fraude-processual-diz-ouvidor.ghtml
CurtirCurtir
Vejo Investigadores aqui preocupados com essa e outras mudanças.
A carreira que nao funciona e nunca funcionou tem um só nome: INVESTIGADOR DE POLICIA
Ate que enfim um governo que enxergou isso, logo a o OlP suprirá esses anos todos de atraso!
Passar bem
CurtirCurtir