SIPESP com razão repudia o desvalor com que a classe “dirigente” da Polícia Civil empresta àqueles que lhes dão sustentação: OPERACIONAIS 39

  qua., 6 de mar., 20:03 (há 16 horas)  
para dipolflitparalisante

NOTA DE REPÚDIO

O SIPESP, legítimo representante dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo, vem a público externar a presente nota de REPÚDIO ao tratamento que a classe operacional da Polícia Civil do nosso Estado, especialmente os Investigadores de Polícia, vem recebendo dos responsáveis pelos estudos da nova Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Como todos sabem, um grupo de estudos foi criado, através da Portaria DGP nº 28/2023, para desenvolver o projeto da nova Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Porém, transcorridos meses da criação do citado grupo, não temos notícias sobre resultados efetivos dos estudos elaborados até o momento. Isto traz insegurança à toda classe operacional, especialmente aos Investigadores de Polícia, que temem sofrer prejuízos na carreira, no que tange direitos legitimamente conquistados ao longo da história. Para evitar desinformações, tivemos uma indicação, formulada pelo Deputado Estadual Reis, sob o nº 763/2024, devidamente publicada na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo em 22/02/2024, cujo objetivo é a indicação de um representante de cada carreira da polícia civil na composição do grupo de trabalho criado, para fortalecer os trabalhos e melhorar a comunicação.

Deste modo, o SIPESP, dirigiu um ofício sob o nº 04/2024, datado de 22/02/2024, ao presidente do Grupo de Trabalho, Delegado Geral Adjunto, Dr. Gilson Cezar Pereira da Silveira, em busca de um diálogo que pudesse agregar ideias em prol de toda a polícia civil, além de levar os anseios e preocupações da classe operacional, especialmente investigadores, com as possíveis mudanças que possam ocorrer com a nova Lei Orgânica. Em resposta ao ofício encaminhado, apesar de se colocar à disposição de um diálogo, não se manifestou em receber esta entidade classista para uma audiência, se limitando a informar que qualquer sugestão poderá ser encaminhado através de peticionamento eletrônico, conforme preceitua a própria Portaria DGP nº 28/2023.

Ora, enquanto entidade de classe, precisamos estreitar os diálogos e os debates, para que possamos avançar positivamente em favor de uma Polícia Civil mais forte e isto não se faz através de peticionamento eletrônico.

Não adianta receber entidades sem qualquer representatividade, demonstrando que é a favor do diálogo e fechar as portas para entidades que representam o maior número de policiais da classe operacional. Aliás, foi através deste tipo de tratamento, que foi desencadeada a greve de 2008, encabeçada pelo SIPESP, onde a classe operacional mostrou a sua força em busca de melhorias.

Repudiamos, veementemente, o tratamento recebido e vamos nos mobilizar, até que consigamos efetivamente participar da elaboração de um projeto que seja benéfico e justo à toda Polícia Civil.

Não podemos construir nada em favor da Polícia Civil, que não tenha a participação de todos.

Deste modo, tornamos pública a nossa indignação e convocamos todos os Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo a se mobilizarem, pois certamente, se nos mantivermos inertes, sofreremos por algo que podíamos ter evitado.

Teremos diversas oportunidades para tornar pública a nossa indignação, até que consigamos receber o tratamento que merecemos!!!

Fiquem atentos e participem! O SIPESP estará sempre junto com todos os Investigadores de Polícia!!!

Um Comentário

  1. Que coisa heim…

    Essa é a polícia dos primeiros garantidores da lei ?

    Em um país que se diz “democrático”, fazer reestruturação das carreiras da polícia cervil sem sequer ouvir os verdadeiros interessados?

    Sem ouvir aqueles que realmente põe a mão na massa e sabe como funciona a investigação de campo?

    Tomar decisões sentado atrás de uma mesa, no conforto do ar condicionado é muito fácil né, quero ver ir pra rua prender bandido.

    Reestruturação na PC significa: onde podemos melhorar… PRA NÓS DELEGADOS.

    JUDAS !!!

    Curtir

  2. Tá de Sacanagem né Dr. Guerra?

    Lhe pagaram quanto para postar está baboseira?

    É uma Lei Orgânica Nacional estudada durante 20 anos para atualização e melhoria das polícias civis.

    Não é Lei de Diretrizes e Bases LDB.

    É uma Lei Orgânica .

    É uma espécie de Novo Código de Processo Civil NCPC.

    É normal com o tempo para as adequação novas leis e complementos, desde o início da polícia civil há 200 anos foi assim

    E quanto as Outras Entidades de Classe ( Delegados Agente de Telecomunicações, Agente Policial, carcereiro, Auxiliar de Papiloscopista e Papiloscopista)?

    Ninguém merece valorização, prestígio e respeito?

    Esta LONPC é um marco para Polícia Civil do Brasil, ainda mais pra são Paulo que está atrasada 30 anos?

    Parece que o senhor Dr. Guerra nunca foi Delegado, deveria saber que todos fazem de tudo na Polícia Judiciária e que tais funções não é exclusividade de uma só carreira.

    Este post demonstra desrespeito com todas outras carreiras que deram seu sangue a polícia civil.

    Como ex Delegado sabe que:

    A Polícia civil dirigida por delegado é responsável por investigações.

    A Polícia Militar é responsável pela repressão e prevenção de crimes.

    A GCM é responsável pela repressão e prevenção de crimes municipal.

    A PRF responsável pela é responsável pela repressão e prevenção de crimes nas rodovias.

    A Polícia Penal responsável pelos presos e presídio.

    Este post é um retrocesso da Polícia Judiciária.

    Curtir

  3. Na greve de 2008 não teve somente Investigadores. Tinha Delegado, Escrivão, Agente Policial, carcereiro, agente de Telecomunicações, auxiliar de papiloscopista, papiloscopista, fotógrafo, desenhista, atendente, peritos, médicos e oficiais administrativo.

    Quem sofreu prejuízos foram todos tinha Nível Médio e apenas Escrivães e investigadores foram contemplados com a canetada.

    Por que não brigamos todos por união e dobrar o salário?

    Curtir

  4. E quem, na ALESP, deu voz a este sindicato (coisa de comunista, segundo alguns) que atua como representante do “operariado” estatal (coisa de esquerda, segundo alguns), foi o Deputado Estadual Reis (PT). E agora, policial de direita?

    Curtir

  5. Que chororô é esse Pet Love Detetive Chacal?

    Procure o seu sindicato também e exija providências meu caro.

    Diga que quer ser investigador de polícia, mas não quer ou não consegue passar no concurso.

    Ou mesmo de repente nem tenha nível superior para concorrer né, vai saber.

    Diga que, mesmo sendo vedado pela CF/88 e já Sumulado pelo STF, você é a favor da transposição de cargos, nem que seja só na PC.

    Só tenho uma dúvida: qual o seu cargo na PC, onde você trabalha e o que faz na prática.

    Há… respeita o Dr. Guerra e a opinião dos outros ok.

    Ele apenas postou algo que lhe enviaram para conhecimento e debate de todos. Não é obrigado a postar ou defender apenas aquilo que lhe agrade.

    E antes que eu me esqueça… vai estudar e prestar concurso porque na caneta você não vai mudar de cargo talkey?

    Ps. Só para seu conhecimento, o secretário da segurança já determinou que o representante dos investigadores e escrivães participem do grupo de estudo.

    Morde o rabo!

    Curtir

    • Bom assim como vc quer melhorias eu tambem quero!

      Oficial Investigador é Cargo Novo é a junção de todos cargos na esperança de ter aumento salarial.

      Oficial Investigador é um Agente de Cartório e de Campo, com a esperança de ganhar 70% do salário do delegado.

      O Investigador e os Agentes hoje não ganhem nem 1/3 ou 30% do salário do Delegado.

      Agora se eu vou ter que prestar concurso pra ganhar mais vc também Investigador porque Oficial Investigador é Cargo Novo.

      Quanto a Nível Superior tenho diferente de muitos que ganharam na canetada

      Curtir

    • Copiei do outro tema Repetido reestruturação:Reestruturação de cargos na Receita Federal é validada pelo STF. A decisão unânime confirmou jurisprudência do STF sobre a matéria. 30/11/2023. No voto, o relator explicou que o tema discutido nas ações tem jurisprudência consolidada que exige, além do concurso público, três requisitos para que a transformação de cargos públicos seja constitucional: a similitude de atribuições dos cargos envolvidos, a equivalência salarial e a identidade dos requisitos de escolaridade”. Fonte: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=521063&ori=1

      Curtir

  6. Quem está preocupado com essa reestruturação são os vagabundos que não querem fazer nada, não faz 1 Bo porque fala que é investigador e não faz Bo, não investigada, não faz nada!! E os que não querem perder a cadeira de chefe, pois sabe que com essa reestruturação, terá muito mais gente qualificada e perderam facilmente a mamata!!!

    Melhor exemplo que temos é a PF com Delegado, Escrivão, Agente , Papi e Perito, por isso é uma polícia respeitada e admirada pela população, pois soube evoluir!!

    Curtir

  7. Polícia Civil deveria ser dividida entre plantão e chefia

    CPJ:

    delegado,

    Escrivão,

    Agentes ( pois não investiga, está no plantão) isso engloba todas carreiras de operacionais (tira, agepol, carcereiros e etc)

    Epj:

    Delegado

    Escrivão

    Investigador ( todos operacionais que estão na atividade de Investigação

    agentes quem trabalha apenas interno ( incluindo todos os cargos)

    assim poderemos brigar por salário digno.

    Curtir

  8. A tão aguardada reestruturação traz uma luz no fim do túnel. Uma Polícia com estrutura arcaica e obsoleta interessa a quem? É chegada a hora de apoiar esse projeto e deixar de lado a vaidade! Teremos uma carreira mais numerosa, forte e com maior representatividade!!!

    Curtir

  9. Pet Detective, os investigadores têm todo o direito de defender seus direitos e não aceitar que lhes seja imposta situação diversa da que se propuseram a exercem quando da inscrição no concurso. Sua revolta demonstra desespero em ocupar um cargo ao qual não foi aprovado. Corra atrás, estude e faça sua própria reestruturação. Com o tempo que perde reclamando por aqui já teria sido aprovado.

    Curtir

    • Qual direito?

      O cargo de Oficial Investigador de um Cargo Novo, igual Agente Infiltrado da DEA, CIA e FBI que faz trabalho de inteligência, identificação, campo e Cartório.

      sendo assim até os pseudo Investigador terão que prestar concurso pra Oficial Investigador.

      Esqueci, Investigador não sabe escrever por isso não vão pro cartório, muitos anterior a 2008 tem o ensino médio, só sabem atender telefone.

      Só vc tem o direito de melhorias?

      Curtir

    • Constituição Federal de 1988Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)§ 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:X – criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b ; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)CONSTITUIÇÃO ESTADUAL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1989Artigo 19 – Compete à Assembleia Legislativa, com a sanção do Governador, dispor sobre todas as matérias de competência do Estado, ressalvadas as especificadas no artigo 20, e especialmente sobre:III – criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o artigo 47, XIX, “b”; (NR)

      Curtir

  10. … Não, eu não me sinto malEu quero mais é que eles queimemNa fogueira das vaidadesEu dou valor pras coisas simples…

    Charlie Brown Jr.

    O problema do Investigador é que se acham Oficial PM com salário de Sargento.

    Tem a Síndrome do Pequeno poder, na verdade não tem poder nenhum.

    Carteira Preta e Praça PM é a mesma coisa.

    assim.como

    Carteira Vermelha e Oficial PM é a mesma coisa.

    Acorda.

    Chega dá dó desses passa fome metido.

    Curtir

    • Essa comparação foi boa… Só faltou especificar se equivalente a 1o, 2o ou 3o Sargento.. Mas é uma comparação que por ser muito generosa, é falha porque todo Sargento comanda esquipe; já Investigador sem chefia… Aliás, na PM, Cabo já manda… E na PC, Delegado manda em todos!

      Curtir

  11. OFICIAL INVESTIGADOR (SERVIÇO DE CARTÓRIO E CAMPO)

    INVESTIGADOR (SERVIÇO DE CAMPO)

    LOGO, INVESTIGADOR NÃO É OFICIAL INVESTIGADOR.

    AGORA QUEREM GANHAM 70% DO SALÁRIO DO DELEGADO, NO 171 SEM FAZER NADA, VAI PRESTAR OUTRO CONCURSO PRA GANHAR MAIS.

    DELEGADO FAZ TUDO CARTÓRIO E CAMPO TEM UMA RESPONSABILIDADE QUE NEM OFICIAL PM TEM EM COMANDAR UM EQUIPES PARA NÃO FAZER M&RD@ E DECIDIR QUEM FICA PRESO OU SAI OU PAGA FIANÇA.

    QUEREM GANHAR IGUAL PERITO MAS NÃO TRABALHAM E TEM A RESPONSABILIDADE DE FAZER UM LAUDO TÉCNICO CIENTÍFICO.

    A PERÍCIA É EXATA

    A INVESTIGAÇÃO NÃO É EXATA.

    JÁ VI TROCA DE PLANTÃO E LOTAÇÃO E UNIDADE ENTRE AGENTE E INVESTIGADOR.

    MAS NUNCA VI TROCA DE PLANTÃO LOTAÇÃO E UNIDADE POLICIAL ENTRE INVESTIGADOR E DELEGADO E PERITO

    TAI A LÓGICA DE TUDO

    QUEM QUER RESPEITO TEM QUE SE DAR O RESPEITO.

    Curtir

    • Ei Pet,

      você ainda não me disse qual o seu cargo na PC, onde trabalha e o que você faz na prática.

      No aguardo,

      Curtir

      • O cargo de Oficial Investigador de um Cargo Novo, igual Agente Infiltrado da DEA, CIA e FBI que faz trabalho de inteligência, identificação, campo e Cartório.

        Não precisa nem perguntar pra saber meu caro, só de ver o tamanho das groselha que esse pet detective fala, qualquer um percebe que é o típico funcionário púcbico que nunca foi polícia.

        Curtir

      • Só de ver o tempo que ele gasta escrevendo aqui te falo: nunca prendeu nem o dedo na porta!!!!kkkkkkkkkkkk

        Curtir

  12. OFICIAL INVESTIGADOR É CARGO NOVO.

    INVESTIGADOR NÃO É OFICIAL INVESTIGADOR.

    A LEI É CLARA.

    NÃO FALA DE OFICIAL ESCRIVÃO

    OFICIAL AGENTE.

    Art. 37. O ente federativo pode criar o Fundo Especial da Polícia Civil, destinado preferencialmente a valorização remuneratória dos policiais civis, bem como a investimentos com aparelhamento, infraestrutura, tecnologia, capacitação e modernização da instituição, entre outros.

    Art. 38. Na criação do cargo de oficial investigador de polícia, os cargos efetivos atualmente existentes na estrutura da polícia civil serão transformados, renomeados ou aproveitados nos termos da lei do respectivo ente federativo, respeitadas a similitude e a equivalência de atribuições nas suas atividades funcionais.

    Do Quadro Policial

    Art. 19. O quadro de servidores da polícia civil, cujas atribuições são de nível superior, é integrado pelos seguintes cargos:

    I – delegado de polícia;

    II – oficial investigador de polícia; e

    III – perito oficial criminal, se o órgão central de perícia oficial de natureza criminal estiver integrado na estrutura da polícia civil.

    Curtir

  13. LEGÍTIMA A PAUTA DOS INVESTIGADORES. PORÉM, COM BASE EM ALGUNS COMENTÁRIOS FEITOS AQUI, CHAMO ATENÇÃO DO SEGUINTE: É necessário ter claro que a Restruturação vem de cima, e não das bases. Não tenho notícia de nenhuma carreira QUE QUEIRA se unir à de investigador. Até onde sei, E POSSO ESTAR ERRADO, Agetel pleiteia se tornar Agente de Inteligência (PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 12/21), PAPI (QUE HOJE É DE NÍVEL MÉDIO) PLEITEIA SE TORNAR CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR (Projeto de Lei Complementar n° 144/23), AUXIPAPI (QUE HOJE É DE NÍVEL MÉDIO) PLEITEIA NÍVEL SUPERIOR E VOLTAR A SER CHAMADO DATILOSCOPISTA (PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 33/19), ATENDENTE DE NECRÓTÉRIO PLEITEIA SE TORNAR AGENTE POLICIal (PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 33/21).

    Curtir

  14. Respeito a preocupação da Sipesp como representante dos investigadores, porém neste mesmo sindicato salvo erro, encontra-se associados de outras carreiras. E os tempos são outros, e é preciso uma nova mentalidade tanto dos sindicatos em geral, como em todas as carreiras incluindo o de Delegado que, devemos olhar o contexto incluindo os sindicatos. Neste contexto não há como sustentar argumentos de vaidades, mas sim num olhar profissional, otimizando recursos humanos onde não há mais espaço para uma organização arcaica em todos os sentidos. Supondo que a policia fosse privatizada ou terceirizada, o administrador nas suas incumbências administrativas, jamais sustentaria uma estrutura de carreiras como esta. Não compraria viaturas caríssimas, jamais um policial ficaria numa função administrativa digitando ofícios. Teria planos e metas a serem atingidos e etc…, numa visão holística com seriedade, no fundo sabemos o que tem que ser feito, incluindo o Estado, e neste contexto salário é um dos pilares.

    Curtir

  15. Avatar de Cargo Novo Oficial Investigador Judiciário, Identificação, Inteligência, Cartório e Campo Cargo Novo Oficial Investigador Judiciário, Identificação, Inteligência, Cartório e Campo disse:

    Querem ganhar R$ 12.000,00 inicial para atender balcão e telefone?

    Como disse o colega: Investigador Não é Oficial Investigador

    Cargo de Investigador: Agente de Campo

    Cargo de Oficial Investigador: Agente Judiciário, Identificação, Inteligência, Cartório e Campo.

    É a Junção de Todos Cargo, sendo Oficial Investigador um Cargo Novo.

    Assinado Escritira

    Curtir

    • Escritora num exciste, afinal, escrivão não recebe treinamento pra nada, a não ser para fazer flagrantes e organizar cartórios.

      Ademais, não foi o sindicato dos escrivães que impetrou e ganhou mandado de segurança para que os escribas não façam escoltas? Na ocasião alegaram que não receberam treinamento pra isso e também não é sua atribuição.

      Os poucos que estão por aí desavisados o fazem porque querem e também pq essa PC é uma bagunça.

      Com isso só sobrecarregam aqueles que estão nos cartórios abarrotados de inquéritos.

      Curtir

      • Eu me surpreendo com os cargos da polícia civil.

        Deve ser coisa de outro mundo ser policial civil, precisamos fazer igual a Academia de Polícia do Barro Branco 4 anos para aprender ser polícia.

        Curtir

  16. Triste ver esse desespero dos investigadores de policia sobre a atual e mais nova lei organica sancionada. Todas as carreiras fazem investigacoes, cumprimento de mandados, remocao de presos, intimacoes, relatorios deinvestigacao(totalmente em desvio de funcao)fazem o trabalho do investigador de policia para receberem salarios de primeiro grau.Se nao fossem essas carreiras a Policia Civil ja tinha acabado pois se com 30 mil policiais ja nao estamos dando conta imaginem se so os pouco mais de 9 mil investigadores estivessem nesse tipo de servico. Em numeros menos de 8% dos crimes sao solucionados em SP, ou seja, a carreira que mais nao quer a restruturacao é a que menos funciona! CARREIRA UNICA NA PC/SP JA!

    Curtir

  17. Os operacionais não precisam se preocupar, já se passou quase meio século de LOP/79 na PC. Os deltas vão continuar “trabalhando” cada vez menos. Com a média de 40 policiais civis operacionais se aposentando por dia no SPPREV, logo, a firma será uma Polícia Ferroviária Federal, isto é, uma lenda. Restará aos deltas nomearem guardas municipais e funcionários de prefeituras para manter plantões abertos e GAT no bolso. Compraram até TV de 50 polegadas pra implantar plantão remoto, vulgo, OMNIPOL(kkk).

    Curtir

  18. Dr. Guerra faz Post Novo:

    Oficial Investigador é Cargo Novo: É o ciclo completo da Polícia Civil, faz Análise Papilares, Inteligência, Agente Infiltrado, Cartório e Campo.

    Curtir

    • Esse Pet é um fanfarrão, tá assistindo muito CSI.

      Só sabe falar de agente infiltrado, como se fosse a coisa mais corriqueira do mundo.

      Sabe de nada.

      Não prende nem o dedo na porta.

      Polícia de merda !

      Curtir

    • É por isso que esse pet detective não quer falar o cargo e função que ocupa, qualquer polícia que se preze, ao ler o que ele escreve percebe q esse sujeito não sabe absolutamente nada de rua. DEA, agente infiltrado…. hahahhahahhahah não vou mais perder meu tempo. Ainda acha q vai levar um cargo na canetada. Sonha mas não sonha MT alto pra não sentir tanto o tombo amigão.

      Curtir

      • falo aí encosto, fica no seu sonho, q eu fico no meu.

        dependesse de pessoas como vc 1 salário mínimo tava bem pago

        Curtir

      • É impossível a um novo Investigador (formado em Serviço Social e no primeiro emprego) aprender essas técnicas na Acadepol e aperfeiçoar na prática? É impossível a Acadepol treinar pessoal antigo? A Acadepol também não consegue formar servidores da investigação para os serviços cartoriais? Se pagar “um mais”, será que não aparece um monte de Escrivão e Investigador interessados em lecionar uns para os outros? E no fim, não terá Delegado interessado em lecionar para ambos, então já capacitados nas duas áreas (cartoriais e investigação)? Olha, é mais simples do que você imagina….

        Curtir

  19. Boa noite!

    Acho que a reestruturação seria um dos últimos questionamentos a serem feitos.

    Primeiro: definir critérios objetivos para promoção em qualquer classe, até mesmo da promoção da primeira classe para classe especial. (todos devem ter chances de chegar à classe especial).

    Entre outras melhorias para a classe policial.

    Curtir

    • Tereza! Afirmo isso há décadas , apenas na PC há verdadeira reserva dos cargos de “classe especial” . Grande parte reservados a quem não tem nenhum mérito , salvo apadrinhamento ou pagamento!

      Curtir

Os comentários estão desativados.