Delegacias do DECAP: ESTADO DE CALAMIDADE 230

Sobre a situação pela qual estão passando as delegacias da Polícia Civil do Estado de São, principalmente as do DECAP, departamento responsável pelas delegacias da cidade mais rica do país, o que se pode dizer é que, no mínimo, é ESTADO DE CALAMIDADE. Há anos o Estado abandonou a Polícia Civil, e quem mais tem sofrido são as delegacias incumbidas de atender a população, que é quem mais necessita de nossos serviços. Além da falta de profissionais, o que já tem se tornado de conhecimento público, não sequer as condições mínimas necessárias para a prestação de um serviço ao menos aceitável. Faltam computadores e impressoras que funcionem. Quando funciona não há papel ou tinta para impressão. Falta água para os funcionários e cidadãos beberem, papel higiênico nos banheiros, copos, etc.

A condição é degradante. Lixo se acumula em torno das unidades. Carcereiros em quantidade de pessoal reduzida se revezam em turnos desumanos de trabalho sem luvas descartáveis ou máscaras que poderiam lhes proporcionar um pouco mais de segurança nesta tarefa insalubre em que é necessário lidar com moradores de rua, muitas vezes portadores de doenças transmissíveis pela simples inalação do mesmo ar. Carceragens imundas com odores nauseantes, próprios de lixões a céu aberto, com o que contibui o excesso de lixo que raramente é retirado, se decompondo aos fundos das unidades. Celas minúsculas onde, às vezes, em dias de maior movimento, se acumulam mais de dez presos em espaços onde caberiam, de forma aceitável, no máximo seis.

Plantões lotados em delegacias, chamadas Centrais de Flagrante, que atendem áreas de 4 ou 5 circunscrições e nas quais, pela falta de funcionários, o Estado concentrou essas atividades sem que houvesse um proporcional acréscimo no quadro de servidores. Desta forma, os policiais do plantão estão obrigados a trabalharem por 4 ou 5 delegacias sem que haja nenhum tipo de reconhecimento, sendo apenas e tão somente o delegado recompensado pelo acúmulo de trabalho por meio do recebimento do GAT – Gratificação por Acúmulo de Titularidade. Assim sendo, toda a equipe policial tem uma carga extra de trabalho e apenas os Delegados recebem alguma compensação pelo suor de todos.

O 8º DP é um exemplo desse descaso do Governo e da Administração. Mosquitos por todos os lados, geladeira que não funciona na cozinha, carceragem imunda e com os sanitários entupidos, muitas vezes tendo os carcereiros que recorrerem indevidamente à ajuda de presos para realizarem a limpeza das celas e demais áreas. Acúmulo de pertences de presos que não foram retirados, aumentando o entulho e facilitando a proliferação de mosquitos.

Assim não dá. Essa Polícia Civil é a mais explorada e a mais resiliente e submissa do Brasil. Enquanto aceitarmos essas condições impostas pelo Governo e pelas Diretorias jamais teremos melhoria alguma. Enquanto continuarmos dando um jeitinho e nos desdobrando para suprir o que o Governo não faz, mais teremos que fazer.

8 anexos

Um Comentário

  1. PESSOAL !, EM 2002, TIVE O IMENSO PRAZER DE TRABALHAR NO 8º D.P/BRÁS, SOB A TITULARIDADE DO NOSSO AMIGO DR. SÉRGIO MARCOS ROQUE. RAPAZ !, NAQUELA ÉPOCA ESSA UNIDADE POLICIAL ERA UM ” BRINCO”, EM TERMOS DE LIMPEZAS DIVERSAS. HOJE, AO PRESENCIARMOS ESSA POUCA VERGONHA, SÓ PEDINDO ” ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  2. PESSOAL !, EM 2002, TIVE O IMENSO PRAZER DE TRABALHAR NO 8º D.P/BRÁS, SOB A TITULARIDADE DO NOSSO AMIGO DR. SÉRGIO MARCOS ROQUE. RAPAZ !, NAQUELA ÉPOCA ESSA UNIDADE POLICIAL ERA UM ” BRINCO”, EM TERMOS DE LIMPEZAS DIVERSAS. HOJE, AO PRESENCIARMOS ESSA POUCA VERGONHA, SÓ PEDINDO ” ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  3. Só uma correção:

    Antes apenas as carreiras operacionais da própria Central de Flagrantes do Decap trabalhavam por vários distritos “fechados”, e apenas o Delegado ganhava o GAT (4850 REAIS).

    Agora não só os operacionais da própria Central de Flagrantes do Decap, assim como os operacionais dos Distritos “fechados” estão sendo deslocados para Centrais de Flagrantes para puxar plantão em virtude da Custódia. E TAMBÉM NÃO RECEBEM O GAT.

    Portanto esse papo de que o Policial da central de Flagrantes trabalha por 3, 4 delegacias já não faz mais sentido porque até o policial dos Distritos “fechados” estão sendo designados a trabalharem em 2 delegacias. Ou seja, criou-se uma nova modalidade nas carreiras do Decap: vc está lotado em 2 distritos ganhando um salário apenas, e somente o Delegado ganha um adicional por isso.

    Vc abre talão com seu nome em viaturas de vários distritos. Vc dirige viaturas de vários outros distritos. Não que seja ilegal. Mas está tão bagunçado que só esse mês eu abri talão e dirigi 3 viaturas de Distritos diferentes.

    Ah detalhe: quando do seu deslocamento para a Central para puxar o plantão, o outro policial permanece SOZINHO na delegacia. É ele e Deus tirando um plantão sozinho na Delegacia.
    Algumas ainda tem a CIA da PM atrás. Mas outras nem isso.

    Curtir

  4. Caro Guerra, quantas vezes neste espaço virtual dedicado aos bons policiais deste Estado foram repercutidas notícias de descaso e abandono da Polícia Civil pelo Estado e por seus dirigentes, os quais só falam amém ?
    O abandono, entre outras consequências, viabiliza acontecimentos como os de SJC que infelicitaram todos os bons policiais civis deste Estado.
    Não tem novidade nenhuma o que está sendo repercutido, basta Suas Excelências: o Governador do Estado, o Secretário de Segurança Pública, o Delegado Geral de Polícia, perderem algumas horas do precioso tempo de que dispõem para visitar as unidades apresentadas e confirmarem o estado de degradação, de decomposição, de apodrecimento que deixaram a Polícia Civil do Estado mais rico da federação.
    O comentário é simplesmente o mais do mesmo.

    Curtir

  5. Vem pro interior pra ver o que é calamidade, principalmente nas maiores cidades!

    Curtir

  6. Machão da Mãezinha, direto de JP, seja lá qual o nome que vai usar. Manera aí rapaz, realmente vc tá ficando chato. Pra tudo que é assunto você conta uma “estória “. Posta uma vez só em cada tópico e já tá bom, mas um post pertinente, sem estorinhas por favor…me ajude aí ó !!

    Curtir

  7. E o Alckimim ainda diz no horário eleitoral que contratou 32.000 policiais! É muito cara de
    pau!

    Curtir

  8. MANIFESTO DA CATEGORIA
    Delegados do Paraná pedem retirada de presos de distritos policiais

    3 de dezembro de 2017, 17h36
    Os delegados de polícia do Paraná pediram a retirada de todos os presos de delegacias e que a Polícia Militar não atue na investigação de crimes.

    Na Carta de Foz do Iguaçú, divulgada no Dia do Delegado (3/12), eles também requereram limites ao poder requisitório e ao controle externo da atividade policial pelo Ministério Público, de forma a não atrapalhar investigações.

    Além disso, os delegados pediram aumento salarial, contratação de servidores e resistência à reforma da Previdência.

    Leia a carta:

    CARTA DE FOZ DO IGUAÇU

    Os Delegados de Polícia do Paraná, reunidos nos dias 1 a 3 de dezembro de 2017 em Foz do Iguaçu/PR, por ocasião do III Encontro Jurídico dos Delegados de Polícia do Paraná, considerando:

    a) o Delegado de Polícia como primeiro garantidor dos direitos fundamentais dos cidadãos;

    b) a Polícia Judiciária como órgão imparcial (desvinculada da acusação e da defesa) e essencial no contexto de uma persecução penal garantista, qualificando-se como uma das últimas trincheiras contra a corrupção e o crime organizado;

    c) a relevância do poder decisório dos Delegados de Polícia, que relativiza os bens jurídicos mais importantes dos indivíduos, tais como liberdade, propriedade e intimidade;

    d) a Polícia Judiciária como um órgão de Estado e não de governo, e uma das instituições mais fiscalizadas, notadamente pelo controle interno, externo, judicial e popular;

    e) o inquérito policial como indispensável filtro contra acusações infundadas, instrumento de preservação de direitos e mecanismo de produção de elementos informativos e probatórios;

    f) a importância de investimento nos recursos humanos e materiais da Polícia Judiciária;

    g) a necessidade de respeito à divisão constitucional de atribuições entre as instituições públicas, especialmente os órgãos de persecução criminal;

    h) a inexistência de hierarquia entre as instituições de investigação, acusação, defesa e julgamento;

    i) a isonomia entre as carreiras jurídicas e semelhança da importância das atribuições e competências, o que deve repercutir no nivelamento remuneratório e na outorga de prerrogativas como inamovibilidade e independência funcional;

    Deliberam pela busca imediata das seguintes medidas:

    retirada de todos os presos (provisórios e condenados) das delegacias de polícia;
    revisão anual da remuneração dos policiais civis pra reposição dos índices inflacionários;
    preservação dos direitos previdenciários dos policiais civis, notadamente contra a odiosa reforma previdenciária amplamente anunciada;
    abertura de certame para todas as carreiras policiais civis, dado o quadro de extrema carência de recursos humanos;
    aquisição de recursos materiais adequados, abrangendo armamento de primeira linha, viaturas e equipamentos de segurança;
    estabelecimento de eleições para Delegado Geral;
    respeito à divisão da atribuições, cessando a investigação de crimes comuns por Polícia Administrativa, notadamente pela Polícia Militar que não pode lavrar termo circunstanciado de ocorrência ou tampouco apurar crime doloso contra a vida praticado por miliciano contra civil;
    observância dos limites ao poder requisitório e ao controle externo da atividade policial pelo Ministério Público, porquanto a instauração de investigação depende da indicação fundamentada de indícios mínimos de infração penal e as diligências adicionais devem ser imprescindíveis e indicadas somente no final do inquérito, e o controle externo da atividade policial incide apenas sobre a atividade-fim da Polícia Judiciária e não sobre as atividades-meio.

    Foz do Iguaçu/PR, 3 de dezembro de 2017.

    Curtir

  9. Tem gente que não consegue resolver o problema de um DP, quer resolver e governar o Brasil?

    Curtir

  10. Opa!
    Cada titular de um distrito é – e deve ser – excelente autoridade policial e competente administrador.
    Querem um exemplo?
    Vão lá no 12º DP e verão do que estou falando. O prédio da 4ª Seccional (que acolhe o 13º DP) também melhorou muito a partir dos Drs. Ismael e Storni.
    Mas infelizmente tem titular de DP que é preguiçoso e incompetente.
    Quando juiz, depois de um tempo como substituto, fui promovido para 1ª entrância e depois para uma pequena comarca de 2ª entrância. Ao chegar no fórum para entrar em exercício, encontrei ali um lixão e à minha espera o anterior juiz (que ali trabalhara durante 9 longos anos e se aposentara). A cadeira em que ele havia sentado por muitos anos estava com o assento em farrapos e uma das pernas quebradas, tornando-a bamba; na entrada do gabinete havia um taco solto e logo de cara levei um tropeção e quase cai; enfim, era o retrato de um juiz-diretor do fórum preguiçoso, porco e incompetente.
    Em menos de 1 ano, com doações da comunidade (por que não?!) e mão de obra dos presos, o fórum tornou-se “habitável”. E nos fóruns, até onde eu saiba, não existem os “recolhas”, de modo que as “doações” são muito mais difíceis.
    O governo estadual não faz sua lição de casa, e quando o assunto é segurança pública, então, aí o descaso é mais acentuado ainda.
    Em se falando de DECAP, aquele delegado titular que não consegue administrar bem o prédio de seu Distrito, seja se valendo de parte da “recolha”, seja mantendo uma boa convivência com a comunidade local, deve entregar a cadeira ao seu respectivo seccional, ou mesmo ao diretor do DECAP.
    E como diz um ditado japonês, se cada um varrer sua calçada a cidade ficará limpa.

    Curtir

  11. Em termos salariais e justiça (GAT para o cabeça pensante e o resto chupa dedo) eu até concordo.

    Mas escala em CPJ´s é trabalha 1 dia e folga, geralmente, 3 ou 4.

    Pior é trabalhar sem Gat e de seg a sex com sobreaviso no final de semana.

    Curtir

  12. Isso sem falar nas delegacias de Guarulhos. Já estive em uma delas, e nem adianta dizer qual pois todas elas estão em estado de calamidade. Abrigadas em galpões imundos, com viaturas caindo aos pedaços e com funcionários desmotivados, se bem que quando precisei de algum deles – sou aposentado – fui tratado com desdém. Fazer o quê, não é mesmo? policial desse tipo encontra-se em todo departamento. Não pedi nada irregular e bastava ver meu nome do RDO e já saberia que não fui nenhum lixo e muito fiz pela Policia Civil e garanto que grande maioria das pessoas que prendi ainda se encontram encarceradas.

    Curtir

  13. Todos sabemos que a situação salarial da Polícia Civil é calamitosa, porém, em relação ao Gat, nada mais justo. Os delegados tem a responsabilidade por três delegacias. Tudo recai nas costas dos delpols. Qualquer merda referente a decisões, na mesma hora já esta exposto na imprensa. Pressão do alto escalão etc. Enquanto isso, as outras carreiras, na hora que o bicho pega, a primeira coisa é dizer “só fiz o que o delegado mandou”. Sem falar da discrepância salarial em relação as outras carreiras jurídicas. Todo mundo faz faculdade de Direito, faz curso preparatório e passa no concurso. Ao assumir, uns ganham 25 mil e o delpol 8. Me ajuda aí ó……

    Curtir

  14. RAPAZ !, MUDANDO UM POUCO, QUER DIZER QUE O “PORCO BI-DA-B”, TERMINOU O CAMPEONATO NA CONDIÇÃO DE VICE DOS ” GAMBAS”. AINDA BEM QUE O ” PEIXÃO” TERMINOU EM TERCEIRO, NA TRASEIRA DO ” PORCÃO”. PELO AMOR DE DEUS !”. ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  15. Não consigo calar, esse antigo blindado, que é sei lá o quê d mãe, deveria consultar um psiquiatra, sofre com distúrbio de múltiplas personalidades e você Eudes , deve ser delegado, nada mais justo do que puxar a sardinha para o seu lado ou é um completo mal informado, desde quando delegado segura tudo no plantão?! Desde quando é só ele que trabalha para merecer ganhar mais que o Escrivão, que faz muito mais que ele é o Tira?! Conta outra que essa não cola! É sei do que estou falando que já puxei plantão sozinho e Bel. dormindo!

    Curtir

  16. O alinhador de bananas voltou com seus “causos”…
    Esse é pior q noia…afff

    Curtir

  17. Em termos de infraestrutura, pra colocar a PC no nível da PM, seriam necessários alguns milhões de investimento. Este desnível entre as duas instituições é muito antigo, e entra governo, sai governo, ninguém se habilita a corrigir esta distorção. Polícia investigativa não dá voto, e se perpetuar no poder é a única preocupação de nossos políticos.

    Curtir

  18. Isso é questão de gestão, não de dinheiro público. Os diretores não querem gastar as verbas das UGEs para agradar o Governo e com isso f.ode.m os subordinados. Assim, deixam faltar tudo e não compram nada. Mas dinheiro tem e quando compram algo, ainda desviam nos superfaturamentos das licitações.
    A questão da limpeza a muito afeta o DECAP, com distritos de seccionais por vários meses sem empresas de limpeza contratadas e quando contrata-se, o fazem de maneira “emergencial”, com preços superfaturados e uma parte desviada para o bolso do diretor.
    Trouxa de quem trabalha nessas condições, porque os das cadeiras estão comendo caviar as suas custas.

    Curtir

  19. O gat não é ou deveria ser somente para os Delegados, pois toda a equipe acumula área juntamente, uma decisão num mandado de segurança, determinou que o Estado não pode se locupletar da falta de efetivo, sem a contrapartida salarial, se um distrito responde por mais outros, significa que o policial faz as funções de outros tantos policiais faltantes, a decisão destacou o fato do enriquecimento ilícito por parte do Estado

    Nada mais justo, e não é uma questão de criticar ou buscar igualdade com os delegados, a economia do Estado, em não contratar é monstro, o que não é certo, é essa sobrecarga de serviços, poucos policiais para lidar com muitas ocorrências e ladrões, na prática, a polícia civil é mera cartorária, faz flagrante da pm, gcm civil, e não investiga, pois acaba virando babá de presos, com efetivo e recursos pífios

    Curtir

  20. Eu to falando !!! Todo tópico aberto a discussão, lá vem esse chato do blindado com suas estorinhas.
    Vai blindado, conta outra.
    Eu fico imaginando o coitado do policial que teve que aturar essa mala sem alça no plantão.

    Curtir

  21. Ô Camanducaia !. COMO VAI A NOSSA VELINHA, EM MULEQUE SAFADO !. ME ESPERE, LOGO MAIS ESTAREI POR ESSAS BANDAS, E VOU TE DAR UM CORRETIVO. E POR DERRADEIRO !, FALA PARA O “passa quatro”, PRA FICAR NA DELE, SENÃO ELE TAMBÉM ENTRARÁ NA PIZA. RAPAZ !, RESPEITE SEU PADASTRÃO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

    Curtir

  22. RAPAZ!, JÁ QUE O ” bastardozinho” PEDIU, ENTÃO VAMOS LÁ ! NAQUELE TEMPO, AÍ NO 26º D.P., MAIS PRECISAMENTE NO ANO DE 1982, QUANDO ESSE EXEMPLO DE ESCRIVÃO CLASSE ESPECIAL TRABALHAVA NUM DOS CARTÓRIOS, CUJO INESQUECÍVEL CHEFE ERA O O DR. SÉRGIO PICIN, TENDO COMO PLANTONISTA UM MAJURENGO CONTUMAZ FOLGADO, O QUAL HÁ ANOS É CLASSE ESPECIAL E AINDA SE ENCONTRA NA ATIVA. APORTOU NO PLANTÃO UM FLAGRANTE DE “JOGO DO BICHO”, CUJA OCORRÊNCIA FOI APRESENTADA POR UM CABO E UM SOLDADO. O PLANTONISTA ACIONOU A CHEFIA, A FIM DE QUE O “REFORÇO”, DATILOGRAFASSE AQUELE FLAGRANTE. ACONTECE QUE DESCI NO PLANTÃO E PEDI, PARA QUE O MAJURENGO, SUBISSE PARA DITAR O FLAGRANTE, QUANDO ELE DISSE ” PODER FAZER “. PAPEL NA MÁQUINA, INICIEI O FLAGRANTE, OUVINDO O CONDUTOR QUE FOI O CABO E A SEGUNDA TESTEMUNHA O PM E, POR DERRADEIRO O ACUSADO, O QUAL NEGOU-SE TERMINANTEMENTE A SE MANIFESTAR NOS AUTOS, FORMULEI AS PERGUNTAS DE PRAXE, QUANDO ELE, EM TODAS DISSE QUE SÓ FALARIA EM JUÍZO. TERMINADO O FLAGRANTE, TODOS ASSINARAM, QUANDO DESCI NO PLANTÃO, A FIM DA AUTORIDADE ASSINAR, QUANDO O ” FOLGADO” AO LÊ SIMPLESMENTE RASGOU OS AUTOS E JOGOU NO SEXTO DE LIXO E, ATO CONTÍNUO ME DETERMINOU QUE REFIZESSE OS AUTOS. QUANDO DE INOPINO LHE DISSE ” SÓ SE MINHA QUERIDA MÃE DESCER DO CÉU E ME MANDAR”, QUANDO ELE DISSE ” SE NÃO FIZER VOU TAMBÉM DE AUTUAR EM FLAGRANTE “, QUANDO, NÃO DEI BOI PRA ELE E DISSE ” ENTÃO O SENHOR PODE PREPARA A PAPELADA. HEI !, CRIOU-SE AQUELE MOÍDO, QUANDO NA ÉPOCA O TITULAR S.M.J., ERA UM TAL DE DR. COIMBRA, QUANDO ELE E O PICIN REUNIRAM TODOS NA SALA DO TITULAR, SENDO QUE O “TITU”, AO QUESTIONAR O CABO E O PM, OS MESMOS INFORMARAM QUE PARA ELES, O QUE ESSE SUBSCRITOR FEZ FOI O CORRETO. ATO CONTÍNUO, O DR. COIMBRA, DETERMINOU QUE O PICIN ESCALASSE UM OUTRO ESCRIVÃO E QUE O FLAGRANTE FOSSE ELABORADO EM NOME DELE. VIRÃO SEUS CALÇAS BRANCA O QUE É UM ESCRIVÃO DE VERDADE. E, POR DERRADEIRO, ATÉ A PRESENTE DATA, O ” majurengo”,ME ESPERA PARA DATILOGRAFAR NOVAMENTE AQUELE FLAGRANTE. E CONSOANTE O LEGÍTIMO EXPOSTO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !.

    Curtir

  23. Ô ” pulicinhas calcinhas brancas ” !, PRINCIPALMENTE ” Camanducaia e Passa Quatro” CÊS TÃO APRENDENDO COM O O PADASTRÃO NÉ ! E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  24. HEI, TÃO A FIM DE SABER QUEM É O ” majurinha” NÉ ?. SE ME PERTURBAREM NÃO TITUBEAREI EM DIZER !. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  25. Lei Maria da Penha: Jogo de vaidades proíbe delegado de polícia conceder medidas protetivas de urgência
    Jeferson Botelho Pereira

    Entrou em vigor, em 9 de novembro de 2017, a Lei nº 13.505, que altera a Lei Maria da Penha, com veto à autorização dada a delegado de polícia para aplicar medidas protetivas de urgência a mulheres vítimas de violência doméstica.

    Essa possibilidade estava prevista no texto do projeto de lei que passou no Congresso, mas foi retirada da lei.

    Pelo projeto, a aplicação das medidas pelo delegado seria realizada em caráter provisório, até deliberação judicial.

    Nesse caso, o delegado precisava informar um juiz em até 24 horas, que ouviria o Ministério Público e decidiria pela manutenção ou revisão das medidas.

    O governo alegou que “os dispositivos, como redigidos, impedem o veto parcial do trecho que incide em inconstitucionalidade material, por violação aos artigos 2º e 144, parágrafo 4º, da Constituição.”.

    A nova lei dispõe sobre o direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar de ter atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado, preferencialmente, por servidores do sexo feminino.

    Segundo redação do novel artigo 10-A, é direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores – preferencialmente do sexo feminino – previamente capacitados.

    A inquirição de mulher em situação de violência doméstica e familiar ou de testemunha de violência doméstica, quando se tratar de crime contra a mulher, obedecerá às seguintes diretrizes:

    I - salvaguarda da integridade física, psíquica e emocional da depoente, considerada a sua condição peculiar de pessoa em situação de violência doméstica e familiar;
    
    II - garantia de que, em nenhuma hipótese, a mulher em situação de violência doméstica e familiar, familiares e testemunhas terão contato direto com investigados ou suspeitos e pessoas a eles relacionadas;
    
    III - não revitimização da depoente, evitando sucessivas inquirições sobre o mesmo fato nos âmbitos criminal, cível e administrativo, bem como questionamentos sobre a vida privada.
    

    Na inquirição de mulher em situação de violência doméstica e familiar ou de testemunha de delitos de que trata a novíssima lei, adotar-se-á, preferencialmente, o seguinte procedimento:

    I - a inquirição será feita em recinto especialmente projetado para esse fim, o qual conterá os equipamentos próprios e adequados à idade da mulher em situação de violência doméstica e familiar ou testemunha e ao tipo e à gravidade da violência sofrida;
    
    II - quando for o caso, a inquirição será intermediada por profissional especializado em violência doméstica e familiar designado pela autoridade judiciária ou policial;
    
    III - o depoimento será registrado em meio eletrônico ou magnético, devendo a degravação e a mídia integrar o inquérito.
    

    Pelo novo comando normativo, os Estados e o Distrito Federal, na formulação de suas políticas e planos de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, darão prioridade, no âmbito da Polícia Civil, à criação de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), de Núcleos Investigativos de Feminicídio e de equipes especializadas para o atendimento e a investigação das violências graves contra a mulher.

    E, por fim, a autoridade policial poderá requisitar os serviços públicos necessários à defesa da mulher em situação de violência doméstica e familiar e de seus dependentes.

    Mais uma vez, por motivos de vaidades institucionais, do nefasto jogo do poder de domínio e de mando em face de pressão exercida pelos príncipes do direito, dos paladinos da justiça, a Polícia Civil foi alijada do processo de promoção de direitos humanos, de ações de acesso à justiça, com a proibição ao Delegado de Polícia a concessão direta das medidas protetivas de urgência a mulheres na iminência de sofrerem agressões, evidentemente, em detrimento da efetivação dos direitos assegurados.

    Sem jogo de paixões, se o Delegado de Polícia pode restringir a liberdade de ir e vir de alguém, pode prender em flagrante, encaminhar o autor do ilícito a um depósito de presos, porque não haveria a Autoridade Policial de proibir o agressor de aproximar-se da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, fixando o limite mínimo de distância entre estes e o agressor?

    Por que não poderia o Delegado de Polícia proibir que o agressor mantenha contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação?

    Por que não poderia o Delegado de Polícia proibir o agressor de frequentar determinados lugares a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida?

    Por que não permitir que a Autoridade Policial pudesse encaminhar a ofendida e seus dependentes a programa oficial ou comunitário de proteção ou de atendimento? E, ainda, por que proibir o Delegado de Polícia de determinar a recondução da ofendida e a de seus dependentes ao respectivo domicílio, após afastamento do agressor?

    Aguardar demorada decisão judicial acerca da concessão das medidas protetivas de urgência dos direitos das mulheres, em risco potencial e iminente, é o mesmo que denegar justiça efetiva, pois a literatura jurídica é rica e cheia de exemplos históricos de inúmeras representações feitas por Delegados de Polícia, pleiteando tais medidas de proteção, que, quando são deferidas, já perderam o seu objeto, visto que os familiares das vítimas já estão providenciando a Missa de 7º Dia em homenagem póstuma do seu ente querido.

    O corporativismo institucional jamais poderá constituir-se um instrumento de negação de direitos, mesmo porque isso não agrega valores.

    Não há que se ventilar reserva de jurisdição na concessão de medidas protetivas de urgência. E, se a Polícia Civil não é confiável e nem instrumento de garantias, é melhor fechar logo as portas da Instituição, rasgar a Constituição, esquecer as convenções internacionais e deixar que os semideuses tomem conta de tudo!

    Jeferson Botelho Pereira é Delegado Geral de Polícia Civil em Minas Gerais, aposentado. Ex-Superintendente de Investigações e Polícia Judiciária de Minas Gerais, no período de 19 de setembro de 2011 a 10 de fevereiro de 2015. Ex-Chefe do 2º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, Ex-Delegado Regional de Governador Valadares, Ex-Delegado da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes e Repressão a Homicídios em Teófilo Otoni/MG, Professor de Direito Penal, Processo Penal, Teoria Geral do Processo, Instituições de Direito Público e Privado, Legislação Especial, Direito Penal Avançado, Professor da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, Professor do Curso de Pós-Graduação de Direito Penal e Processo Penal da Faculdade Estácio de Sá, Pós-Graduado em Direito Penal e Processo Penal pela FADIVALE em Governador Valadares/MG, Prof. do Curso de Pós-Graduação em Ciências Criminais e Segurança Pública, Faculdades Unificadas Doctum, Campus Teófilo Otoni, Professor do curso de Pós-Graduação da FADIVALE/MG, Professor da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC-Teófilo Otoni. Especialização em Combate à corrupção, crime organizado e Antiterrorismo pela Vniversidad DSalamanca, Espanha, 40ª curso de Especialização em Direito. Participação no 1º Estado Social, neoliberalismo e desenvolvimento social e econômico, Vniversidad DSalamanca, 19/01/2017, Espanha, 2017. Participação no 2º Taller Desenvolvimento social numa sociedade de Risco e as novas Ameaças aos Direitos Fundamentais, 24/01/2017, Vniversidad DSalamanca, Espanha, 2017. Participação no 3º Taller A solução de conflitos no âmbito do Direito Privado, 26/01/2017, Vniversidad DSalamanca, Espanha, 2017. Jornada Internacional Comjib-VSAL EL espaço jurídico ibero-americano: Oportunidades e Desafios Compartidos. Participação no Seminário A relação entre União Europeia e América Latina, em 23 de janeiro de 2017. Apresentação em Taller Avanco Social numa Sociedade de Risco e a proteção dos direitos fundamentais, celebrado em 24 de janeiro de 2017. Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Buenos Aires – Argentina, autor do Livro Tráfico e Uso Ilícitos de Drogas: Atividade sindical complexa e ameaça transnacional, Editora JHMIZUNO, Participação no Livro: Lei nº 12.403/2011 na Prática – Alterações da Novel legislação e os Delegados de Polícia, Participação no Livro Comentários ao Projeto do Novo Código Penal PLS nº 236/2012, Editora Impetus, Participação no Livro Atividade Policial, 6ª Edição, Autor Rogério Greco, Coautor do Livro Manual de Processo Penal, 2015, 1ª Edição Editora D´Plácido, Autor do Livro Elementos do Direito Penal, 1ª edição, Editora D´Plácido, Belo Horizonte, 2016, articulista em Revistas Jurídicas, Professor em Cursos preparatórios para Concurso Público, palestrante em Seminários e Congressos. É advogado criminalista em Minas Gerais. OAB/MG nº 173.111. Condecorações: Medalha da Inconfidência Mineira em Ouro Preto em 2013, Conferida pelo Governo do Estado, Medalha de Mérito Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, 2013, Medalha Santos Drumont, Conferida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, em 2013, Medalha Circuito das Águas, em 2014, Conferida Conselho da Medalha de São Lourenço/MG. Medalha Garimpeiro do ano de 2013, em Teófilo Otoni, Medalha Sesquicentenária em Teófilo Otoni. Medalha Imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros, 29/08/2014, Medalha Gilberto Porto, Grau Ouro, pela Academia de Polícia Civil em Belo Horizonte – 2015, Medalha do Mérito Estudantil da UETO – União Estudantil de Teófilo Otoni, junho/2016, Título de Cidadão Honorário de Governador Valadares/MG, em 2012, Contagem/MG em 2013 e Belo Horizonte/MG, em 2013.

    Autor do livro Tráfico e Uso Ilícitos de Drogas: atividade sindical complexa e ameaça transnacional (JH Mizuno). Participação nos livros: “Lei 12.403/2011 na Prática – Alterações da Novel legislação e os Delegados de Polícia”, “Comentários ao Projeto do Novo Código Penal PLS 236/2012”, e “Atividade Policial” (coord. Prof. Rogério Greco), da Impetus. Articulista em Revistas Jurídicas.

    Curtir

  26. A policia civil tornou muito complexo para delegado administrar, porque o delegado e jurista e muito menos administrador ou policial, hoje o delpol esta mais para juiz ou defensor.
    Portanto esta na criação da carreira unica na policia que a policia forme administradores, deixando os delegados para serem os juristas que a policia precisa.

    Curtir

  27. Inaceitável algo assim…é por aí que podemos ter uma ideia do dia de São Nunca que teremos um aumento de salário ou melhoras de condições de trabalho.

    Cadê o administrador responsável por isso? A pessoa permite que seus funcionários trabalhem assim, nesse chiqueiro?

    Esperemos sentados algum reconhecimento da população e do governo, pois coisas como essa e muitas outras destroem nossa imagem e moral frente a ambos, nota dez pras chefias que abaixam a cabeça pra isso.

    Curtir

  28. Esperem aí, vamos ver se eu entendi sobre esse último comentário postado: quer dizer que é para manter a Delegacia em pleno funcionamento , com dinheiro de propina?! Assim como fez o Seccional que quando passou a ser Diretor teve seu chefe de tira, preso por extorsão?! Opa! Mas, não é o “rabo abanando o cachorro?!” E me ajudem aí!!!

    Curtir

  29. Antes de ir para o plantão, para sua proteção física e espiritual, tome um bom banho com a seguinte solução: arruda, sal grosso e pinho sol. Arruda e sal grosso para te proteger das piças que vão ficar em seu entorno no plantão e o pinho sol é para sua proteção das viroses, verminoses e toda sorte de infecção que você pode pegar usando as instalações e equipamentos do plantão.
    Tem unidade policial que se você soltar um porco no plantão ele vomita de tanto nojo do lugar.
    Enquanto isso, no andar superior, a sala do majura, com: ar condicionado, home theater, televisão smart de 40″, carpete, poltronas de couro, mesa de mogno maciço, frigobar, Whisky, cervejinha, castanha de cajú, máquina de café expresso e bebedor com água mineral gelada ou não. Tudo para recepcioná-lo a partir da 15h00, já que pela manhã fica na Acadepol engordando o salário, ao meio dia vai para a Associação dos Delegados almoçar aquele suculento bacalhau subsidiado por todos os demais colegas associados.
    No DP, a partir das 15h00, começa o “carimbaço” nos BO’s que já se encontram sobre a sua mesa: “Á chefia para investigação”; “Á equipe básica para prosseguimento”; “Instaure-se IP”, “Aguarde-se o envio de laudos”, em relação aos Inquéritos Policiais sobre a sua mesa, o carimbo é: “Por mim revistos, encaminhe-se ao fórum”
    Em seguida, chama o Chefe na sua sala, pergunta como está o movimento. Entende?. Como já é 18h00 pede para o chefe designar um tira para levá-lo em casa, deixando avisado que no dia seguinte é para pegá-lo mais cedo porque tem que dar aulas a partir das 09h00.
    Vida dura hein!
    Não é a toa que quem pega essa teta não quer largar nunca.E quem está fora faz de tudo para derrubar quem está mamando.

    Curtir

  30. Só gostaria de saber : pq ainda os policiais ficam fazendo rateios para tudo na delegacia ??
    Toner, papel, água e até combustível !!!
    Precisa deixar parar tudo! Só assim para notarem que chegamos no fundo do poço !

    Curtir

  31. É a cara e a forma de gestão do governo do PSDB e o pior o chefe é capaz de ser eleito presidente. Ai é o fim!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  32. Falta Carcereiro, mas o cargo de Carcereiro não foi Extinto?
    Ou abre concurso pra Carcereiro ou manda os presos para os presídios.
    A verdade é, a PM chega nos plantões de delegacias cada vez mais folgados, impondo o que o delegado deve fazer. Muitos Delegados são ordenados por PM é o fim.
    É o fim da polícia judiciária civil, é o fim da investigação do estado democrático de direito, o militares vão fazer retornar a ditadura.

    Curtir

  33. O Cargo foi extinto, mas as funçõesinerentes não. Ou seja, quando os últimos Carcereiros se aposentarem, adivinhem quem ira desempenhas essa função!!!!

    Curtir

  34. Blindada já que gosta de contar estória , conta aquela , que vc estava pelas bandas da conçolação , e o frangão te pegou dentro da ver com um travecão , e vc se tremendo todo falou que estava colhendo informações.
    Colhendo informações um cara que nunca prendeu o pau no zíper…. explica essa aí pra gente e m ajudem aí ó

    Curtir

  35. Ô ” passa quatro ” !, SINCERAMENTE NÃO LEMBRO. MAS TU FALANDO DA RUA DA CONSOLAÇÃO, LEMBREI DE CERTA OCASIÃO, QUANDO EU E O MAJURA TITULAR VISITÁVAMOS OS PLANTÕES NOTURNOS E, AO PASSARMOS PELO LAGO DO AROUCHE, TE SURPREENDEMOS FAZENDO AQUELA SAFADEZA,OU SEJA, BEIJANDO AQUELE NEGÃO NA BOCA. RAPAZ ! CRIE VERGONHA NESSA CARA E PARE DE FICAR QUEIMANDO ESSA “ROSCA FEDORENTA”, NESSES LOCAIS DE CONTUMAZES BICHANAS. FRESQUINHO !. ME AJUDE AÍ Ó !…

    Curtir

  36. De que adianta publicar essas fotos ? Ninguem faz nada mesmo. Nada vai mudar. A unica coisa que fizeram foi fechar o garajao e deixar centenas de policiais sem vaga de garagem , forçando assim pagar estacionamento . Ou o Deic faz uma mega operaçao pra mostrar na imprensa o quanto a policia de Alckmim é eficiente.

    Curtir

  37. jfranck em 04/12/2017 às 12:43
    Esperem aí, vamos ver se eu entendi sobre esse último comentário postado: quer dizer que é para manter a Delegacia em pleno funcionamento , com dinheiro de propina?! Assim como fez o Seccional que quando passou a ser Diretor teve seu chefe de tira, preso por extorsão?! Opa! Mas, não é o “rabo abanando o cachorro?!” E me ajudem aí!!!
    _____&____

    Amigo, não sei se foi acerca do meu comentário, mas se for, em nenhum momento falei sobre dinheiro de propina… Longe disso, afinal dinheiro existe sim, hein…

    Curtir

  38. Desculpem mudar o assunto tratado no tópico, mas como a reforma da previdência esta na iminência de ser posta em votação e as mudanças certamente atingirão os policiais civis, penso que seria interessante um tema específico sobre o assunto, principalmente para debatermos dúvidas de quem está prestes a se aposentar ou já possui os requisitos para tal.

    Curtir

  39. estas fotos esculachando o 8º dp não esta justo….

    quem é PC sabe muito bem que as cadeias que tem carceragens, de vez em quando a chefia faz umas blits e tiram o excesso de tranqueiras de dentro dos xadrezes … e deixa os sacos de lixo no local adequado para que , o caminhão do lixo quando passar, recolhe los….. .

    e isso é padrão em todos os dps da capital que eu conheço …

    Curtir

  40. agora se algum fulano ( sabe la que foi o engraçadinho )rasgou os sacos de lixos , e deixou aquela bagunça , ninguem tem culpa…

    eu conheço o 8º dp ..
    e garanto que estas fotos aqui postadas , em nada procede……. é pura sacanagem de quem fez isso….

    Curtir

  41. qualquer cadeia que tenha 06 xadrezes , ….
    todo os dias saem 06 sacos de lixo somente da parte da cadeia….
    se for um dia após as visitas ,,, os sacos dobram de volumes….
    dando no mínimo 12 sacos por dia de lixos……

    entenderam ?????????

    o 8º dp não merece ser desrespeitado desta maneira…..

    isso ai foi uma pura sacanagem …….

    Curtir

  42. De duas uma, ou esse Papo Reto é uma defensor ferrenho do seu patrão Geraldo Alckmin ou não tem a noção exata do que comenta. Ninguém está recriminando aqui, esta ou aquela Delegacia e sim, as condições geerraaaiiss de todas as Delegacias. Você, não é parente do Geraldo, não é?! Seu Papo Reto, tá torto!

    Curtir

  43. Blindada não negou né , só “não lembra” , como negar o que qualquer um pode saber só perguntando pro frangao , além de cagueta , lambe bola de Delta , adora Pablo Vittar …
    E me ajudem aí ó…. é uma bixona.

    Curtir

  44. Só vi foto de saco de lixo jogado no chão e lixo espalhado pelo chão. Não dá nem pra recolher isso? Cai a mão? Quer dizer que se não tiver uma faxineira o polícia trabalha em cima do lixo? Tão de brincadeira, né?

    Curtir

  45. Não precisa de dinheiro de corrupção. A sociedade sempre fez doações à Polícia Civil. Eu já vi doação desde móveis, manutenção de viaturas, papelaria e até caixa d’água. Banco, papelaria, supermercado etc. Até por que é do interesse de todos que a Polícia possa funcionar e qualquer doação ajuda.

    Curtir

  46. RAPAZ !, ESSE ” ex ” AÍ DE CIMA, FEZ OPÇÃO PARA SER UMA BICHANA DESVAIRADA. Ô VIADÃO !, TU TAIS MAIS É A FIM DE QUE O PADASTRÃO TE ARROMBE. SEU LIXÃO ! QUEM COMO ESSAS TRANQUEIRAS É BESOURO. PEDERASTA, LARGA DO MEU PÉ. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  47. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Querer comentar a péssima situação que se encontra as Delegacias de Polícia da Capital e da falta de Policiais nas Unidades para o Atendimento à População é no mínimo ser repetitivo e desconcertante.

    Aumentam o número de Policiais Militares nas ruas da Cidade, mas não de Polícias Civis nas Delegacias de Polícia e depois não somente a população reclama como também o Comando de Área da PM, pela deficiência e precariedade no Atendimento, mau sabendo eles que também têm boa parte desta culpa.

    Sem contar que a negativa da contratação de novos Policiais Civis não é de hoje, mas sim, desde o Governo de Fleuri Filho.

    À mais de vinte anos que não preenchem os “Claros” do Efetivo da Polícia Civil tampouco se nota o vazio que aumenta com demissões, exonerações, falecimentos e, aposentadorias.

    Somando a tudo isto, podemos observar que o deficit é gritante.

    Não podemos nos esquecer que existe em ritmo de aposentadoria cerca de um terço da Instituição existente e digo mais, vários com processos do tipo “Mandado de Segurança” buscando na Justiça um direito liquido e certo e, outros tantos pela via normal.

    Muito embora a legislação seja clara com relação ao rito processual do profissional no tocante à aposentadoria, observa-se que o processo é moroso e desta forma torna a situação do Policial ainda mais constrangedora, pois denota não somente falta de interesse em equacionar o problema, como também pode-se imaginar que certos administradores devem torcer para que o Policial arrume alguma indelicadeza para que seja demitido sem ônus para o Estado.

    Alguns podem até entender que seja indelicado tecer comentários a cerca de certos pormenores, porém, não devemos negar que tais fatos aconteçam, pois se assim o fizermos, fatalmente estaremos sendo coniventes com tais injustiças e isto não é verdade absoluta.

    A imigração e migração aumentaram assustadoramente e a população natural também, mas não se preocuparam em aumentar o Efetivo para suprir a demanda, pois sabemos que com o aumento do desemprego e da miséria, a criminalidade também aumenta.

    Desta feita, agregado ao problema Social e o Educacional, a Segurança também vai cambaleando e se não for tomada uma medida emergencial a tendencia desta situação é piorar.

    Existe problemas e situações que não podem ser proteladas ou deixadas em segundo plano. Urge necessidade premente na resolução e conclusão.

    Não é aconselhável empurrar a sujeira para debaixo do tapete tampouco deixá-la de lado ou postergá-la para futuros eleitos.

    Caronte

    .

    Curtir

  48. Caronte, MEUS PARABÉNS PELO SEU EXCELENTE EXPOSTO. PARA MIM, ESSE CHUCHU,EM TERMOS DE P.C., QUER MAIS É QUE O CIRCO PEGUE FOGO, E QUE OS PRÓXIMOS “BOMBEIROS” TENTEM APAGÁ-LO. UM GRANDE ABRAÇO…

    Curtir

  49. Caros,assunto não relacionado ao tópico, mas por mera informação, hoje pela manhã foi assassinado o biroska, um dos lideres do pcc no Venceslau ll. La vem merda por ai.

    Curtir

  50. De Guerra a culpa do Decap estar assim e da PM e do MP, e do Sérgio Moro e do Donald Trump!

    Curtir

  51. Por que a mídia não deu destaque à “MP do Trilhão”, em favor das multinacionais?

    Já apelidada de “MP do Trilhão”, a decisão do governo de Michel Temer concede inaceitável isenção de impostos a empresas petrolíferas estrangeiras, e o rolo compressor do deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, garantiu uma grande derrota dos interesses nacionais. A Medida Provisória, transformada em Lei, vai impor perdas da ordem de R$ 1 trilhão aos cofres públicos nos próximos 25 anos.

    http://tribunadainternet.com.br/por-que-a-midia-nao-deu-destaque-a-mp-do-trilhao-em-favor-das-multinacionais/

    Vale a pena ler.

    Curtir

  52. exescravao

    Na minha pastelaria não há doações (que eu saiba).

    Não sou favorável a isso porque o cidadão que doa quer algo em troca. E esse algo ou é uma ronda com bastante frequencia no comércio dele, ou quer prioridades quando precisar da polícia (civil ou pm).

    É dever do Estado manter uma delegacia limpa, equipamentos adequados (vtr´s, impressoras etc) e reajustar o salário dos seus policias

    Curtir

  53. Eu estava lendo alguns posts, apreensivo, morri de rir quando li: “o piroca, digo, o birosca morreu;”. Eu quero é que o piroca, o birosca, o Alckmin…sejam felizes!kkk

    Curtir

  54. Em tempo: pessoal, o Bisteca, o Birosca, o Biscaia, que morreu é sim um EX líder, da facção, podemos ficar tranquilos e continuar com os posts normais. Mais tranquilos, porque mesmo que houvesse, olha aí o PSDB , para negociar uma trégua!

    Curtir

  55. caramba !! hoje eu ouvi dizer na mídia , que a chefe da PGR pediu para que a mãe do politico dos 51 milhões .
    seja mantida presa em regime domiciliar….

    é que segundo a sabedoria da PGR , a mãe do ref com quase 80 anos de idade , esta envolvida , sendo uma das principais responsáveis por toda aquela grana encontrada no APto usado pelo seu filho……………………….

    PERGUNTA: sera isso mesmo ????????????????????????????

    sera que estão querendo jogar a culpa na velhinha ??????????????????????????????????????

    Curtir

  56. isso ai eu chamo de arredondamento…………… laranja………..lagarto….. ou lagarta ??

    sei la que nome eu dou nisso …………………………

    Curtir

  57. a PGR ta fazendo isso pra enganar os trouxas , no fim do proc jogara a culpa na lagarta da anciã……
    porque qualquer um sabe de quem é realmente toda aquela fortuna…

    Curtir

  58. outra coisa que ja encheu o saco , e ref a soltura pela 3º vez do rei dos buzões carioca…….

    pô …. sera que não existe uma alma penada neste pais ,com saco roxo, que peite aquela autoridade, responsável pelo ocorrido ???????????????? proibindo o mesmo de chegar perto do proximo proc de prisão contra o empresário???

    ta faltando um cabra macho neste pais…………………………….

    Curtir

  59. SR. PAPO RETO , S.M.J.,ISSO AÍ NÃO REPRESENTA NADA !. E O SUJEITO QUE TRANSPORTA TODAS SUAS FALCATRUAS PARA UMA FALECIDA. UM ABRAÇO…

    Curtir

  60. HEI !, MUDANDO UM POUCO, COMO É QUE PODE, NUMA CONFRATERNIZAÇÃO, S.M.J., SOCIAL, O ELEMENTO LÁ COMPARECER DE CALÇA JEANS. RAPAZ !, SÓ PODERIA FAZER PARTE DOS ” GAMBÁS”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  61. CULPA DO MP QUE ESTAVA RESOLVENDO O LANCE DA RECOLHA, PRENDENDO O POVO DA DOP E AGORA ESTA SE ARREGANDO SÓ PODE SER ISSO POIS PRENDEM UM COITADO E O RESTO CONTINUA TOMANDO GRANA? AI VEM O NUMERO 3 E MANDA PARAR A RECOLHA DE BINGOS E MAQUINAS? OU SEJA ENTÃO SE E PARA PARAR E PORQUE TINHA? ENTÃO ESTÃO TODOS ACOMODADOS COM ISSO?
    AI PRENDEM O COITADO DO ESCRIVÃO DA DOP, ANTES OS CARAS DO DEIC QUE PAGARAM 50 MIL PARA CORRO NÃO SE FEDERAM QUEM PAGOU? MAIS QUE RECEBEU SE FUDEU?
    SÓ SE FODE QUEM RECEBE QUEM PAGA NÃO?
    ESTAMOS TODOS FUDIDOS VENDIDOS, MP TAMBÉM ESTA CORRENDO JUNTO

    CADE A LISTA DO BICHEIRO QUE PAGAVA TODO MUNDO CADE A LISTA DA DELEGACIA DO IPIRANGA QUE VAZOU? TROCAM O RECOLHA E A MOSCA E A MESMA?

    PALHACADA

    Curtir

  62. Comentando a noticia, esse ex lider ai ja sabia que entrou p crime ou eh cadeia ou cemiterio precocemente…comprovou isso…agora q a coisa deve pegar no umbrau/purgatorio o que quer que seja…

    Curtir

  63. Olhem, delegacia sempre impecável e limpinha, somente aquelas com boa arrecadação ou conseg forte, pagam pintura frequentemente, não há vidros quebrados, plantas podadas, jardim cuidado, iluminação externa e interna adequada, banheiros impecáveis, bebedouros com agua gelada e copos descártaveis, além de possuirem impressoras, internet e computadores de primeira…….tudo isso só pode vir desses dois lugares, não tem mágica ou UGE que de jeito!!!!

    Curtir

  64. Acho incrível que a Polícia Civil seja uma instituição em que não existe cargos diferenciados para gerir o sistema. Se vc for amigo do amigo vc assume uma função administrativa, não aproveitam algum curso e nem incentivam ninguém a se formar. O cara assume e depois se vira pra aprender. O comando da polícia cabe a delegado é esse estudou Direito não administração ou gestão. O erro começa aí e por aí vai. Ou a PC contrata uma empresa pra administrar e os policiais ficam só com a parte judiciária ou vão continuar nessa mazela

    Curtir

  65. E se perguntarem ao Chuchu, e ele alegar falta de grana, mandem ele falar com a repórter que, recentemente, jogou na cara dele que ninguém engole mais essa mentira deslavada.

    Curtir

  66. Complementando: Tem dinheiro até pra propaganda eleitoral antecipada!

    Curtir

  67. BLINDADO JP/PB: VOCE MUDOU O NOME? CONTINUE CONTANDO AS SUAS PASSAGENS. NAO SEI EM QUAL PERIODO VOCE TRABALHOU, TALVEZ EU SEJA BEM MAIS ANTIGO, POREM GOSTO DE LER AS SUAS POSTAGENS SE EU FOSSE CONTAR AS QUE PASSEI, COM CERTEZA MEUS COMENTARIOS SERIAM EXLUIDOS. BONS TEMPOS DE FP.

    Curtir

  68. Eu não acredito que o tal de Blindado, Machão, sei lá o quê, encontrou um fã, que tá pedindo para ele contar mais casos. Ele atravessa, não discute nada de interesse da categoria Polícia Civil é ainda encontra um fã?! Só Deus! O que eu passei na Polícia, eu quero é esquecer! Outra coisa senhor Blindado, antes que desfile seu veneno, quer contar histórias?! Faz igual igual, vai escrever livros, blz, e me ajude aí, ok?!

    Curtir

  69. Valtão disse:
    06/12/2017 às 10:00

    Enquanto isso na Educação…http://www.apeoesp.org.br/publicacoes/apeoesp-urgente/n-79-justica-determina-reajuste-de-10-5-a-todos-os-profissionais-do-magisterio/

    10,5% REAJUSTE PARA OS PROFESSORES DO ESTADO, E O MELHOR QUE É RETROATIVO A JANEIRO DE 2017 …. PARABÉNS

    Curtir

  70. Bom saber que, pelo menos, o judiciário não é subserviente ao executivo.

    Curtir

  71. O judiciário não é subserviente ao executivo, porque existe uma troca de favores, principalmente no que tange as Ações movidas por nós mortais, contra a magnânima, especial, acima do bem e do mal Fazenda Pública… Pode observar, não se ganha uma. É quando se ganha não leva, quando leva vai para o precatório… Quem não é subserviente?!

    Curtir

  72. O blindado deve ser da época da lei 500. Muita lembrança boa; lembro me d um colega que era dessa lei, e conseguia levantar td, dizia que não tinha nada a perder.
    Pessoa de bem ficava na porta de casa até de madrugada, sem preocupacO, contando causos….vendo o ronco do aero Willys subir a rua.

    Curtir

  73. PARABÉNS AO PROFESSORES:

    Valtão disse:
    06/12/2017 às 10:00

    Enquanto isso na Educação…http://www.apeoesp.org.br/publicacoes/apeoesp-urgente/n-79-justica-determina-reajuste-de-10-5-a-todos-os-profissionais-do-magisterio/

    10,5% REAJUSTE PARA OS PROFESSORES DO ESTADO, E O MELHOR QUE É RETROATIVO A JANEIRO DE 2017 …. PARABÉNS

    Curtir

  74. O dinheiro que poderia ser usado pra reajustar nossos salários está sendo usado pra campanha eleitoral antecipada na TV. O pior é que ninguém enxerga, ninguém questiona, ninguém faz absolutamente nada.

    Curtir

  75. Essa é a vantagem em se ter um sindicato que não se vende!

    Valtão disse:
    06/12/2017 ÀS 10:00
    Enquanto isso na Educação…http://www.apeoesp.org.br/publicacoes/apeoesp-urgente/n-79-justica-determina-reajuste-de-10-5-a-todos-os-profissionais-do-magisterio/

    Curtir

  76. Continuem pagando sindicato e associaçoes inuteis em troca de colonia de ferias com almoço e jantar de linguiça e bife acebolado gratis.

    Curtir

  77. Quanto à ação ganha pela Apeoesp quero ver é o Juízo obrigar o Alckmin pagar!!!!! Deve ser aquela lorota do ganha mas não leva!!!!!

    Curtir

  78. Certa feita, há muitos atrás, um certo João Batista Rebouças, (assim como o Vanderlei Bailone), presidente ETERNO do Sindicato dos Tiras (o outro é da Associação), ousou interpelar Alckmin quando fazia mais uma de suas “interessantíssimas” explanações. Aquele como que lhe disse: que tá acontecendo?! Não recebeu o suficiente este mês?! Fato é: o tal de Rebouças, nunca, nunca mais abriu a boca para nada e você aí, “tira” ferrado, pagando, para seu presidente, comer bem e viajar para o exterior, parabéns!

    Curtir

  79. Estado de calamidade está essa bosta de país, as delegacias sempre foram um lixo.

    Curtir

  80. Estou na Instituição ha exatos vinte anos e sempre foi assim. Da pra contar nos dedos de uma mão as vezes que entrei no banheiro e tinha papel higiênico, portas com trinco, copos descartáveis e outros utensílios essenciais. Mal temos cadeiras para sentar. Sempre foi essa vergonha!!

    Curtir

  81. Ficou legal a tiragem lá no Rio de Janeiro tirando self, fazendo sorrisinho com ladrão. Kkkkkkkkkk
    Não sei como ainda existe concurso para uma categoria que iludida apenas 7% dos casos de homicídios no país e quando prende um ladrão, fica posando pra foto ao lado do traficante.

    Curtir

  82. Estive nesse 8º DP a uns dois meses atrás e vi que tem muito cara porco lá. Come pizza no plantão e larga os pedaços em cima da mesa. Isso é culpa de quem administra o DP porque não põe os porcos no papel.

    Curtir

  83. Falei q ia vir cambada. Tudo q eu anunciei até agora rolou. Ficam praguejando, zoando e etc. Até agora não vi ninguém agradecer. Kkkk
    Janeiro senhores… Reposição salarial e aumento de 8,5%. Vai dar uns quinhentão a mais na miséria.

    Curtir

  84. Se o carnê para o Seccional, Decap e DGPAD estiverem em dia, está tudo bem. Quinzena sim e quinzena sim.

    Curtir

  85. Parabéns aos professores, que conseguiram reajuste por meio de seus sindicatos… Já os sindicatos daqui, bem… Melhor nem comentar…

    Curtir

  86. A atitude dos policiais do Rio, tirando self com o traficante, foi de foder. Em um país civilizado, já estariam todos devidamente demitidos.

    Curtir

  87. Sinceramente?! Como eu gostaria de observar certas coisas com o desprendimento simplicidade e entendimento que alguns policiais o fazem, por exemplo: quer dizer que todo o problema da Polícia Civil, caro especulador, se resume ao fato de um ou outro Titular não saber administrar como os seus plantonistas devem se posicionar para comer pizza ?! E esse sujeito que não para de falar m,, esse tal da mãezinha, blindado (de que eu não sei) com seus causos, causa nojo. Meu caro, problema da Polícia Civil é muito, muito mais complexo que isso, mas, como dizem em alguns filmes e suas respectivas traduções: não espero que entenda isso. O problema da Polícia Civil, vai desde a falta de gestão, a falta de investimento, o total desprezo do patrão e não somente com a sujeira do plantão, esse tipo de coisa, se aprende em casa. Se o sujeito, come gordura e passa a mão na parede, acredito nesse caso, que não vai ser o Titular da Delegacia, o Assistente ou o Plantonista que vai dar jeito, porque, local de porco…desconfio que sutilmente, o Alckmin está colocando seus infiltrados, para fazerem comentários, sem nenhum sentido, bastante deixar o tal de blindado…

    Curtir

  88. http://www.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/misterio-do-sistema-sombra-do-gaeco-assombra-investigados/257102/

    E viva as ilegalidades, as clandestinidades, os crimes cometidos pelo órgão fiscalizador da lei !!!! Será que ninguém vai fazer nada Dr Roberto Conde Guerra ???? Criaram um monstro que adora pegar inocentes !!!! Se você acha ao contrário brevemente mudará de idéia , basta um piscar de olhos e você já virou vitima deles !!!! O Brasil criou um monstro sem controle interno e muito menos externo, sem prazo pra nada !!!! Tudo ao seu bel prazer !!!!

    Curtir

  89. Pelo serviço que prestam com a população vai tentar fazer um simples boletim de ocorrência isso ai está otimo.

    Curtir

  90. Se é ilegal !!! Se é crime !!!! Se afronta nossa Constituição Federal CF1988, então porque contínua acontecendo em todo Brasil !!! Vamos acabar com essa palhaçada, quem investiga é a Policia Civil !!!!!! Cana nos coxas pela Usurpação da Função Pública (APFD) neles !!!

    Curtir

  91. https://flitparalisante.wordpress.com/2012/03/28/industria-da-extorsao-em-sao-paulo-m-p-e-p-m-continuam-realizando-grampos/

    https://flitparalisante.wordpress.com/2012/03/29/industria-da-extorsao-habeas-corupus-impetrado-por-grupo-de-advogados-citado-em-denuncia-sobre-supostas-escutas-ilegais-feitas-pela-pm-a-mando-do-gaeco-em-taubate/

    *Aqui no Vale do Paraíba a coisa tá feia também… A PMSP contínua se utilizando criminosamente do serviço sujo e imundo do P2, só que agora vão passar a serem estarrados pela Policia Civil em todo Vale do Paraíba, conforme decisão tomada hoje em SJC, onde tudo que estiver na posse deles será apreendido e apresentado perante a Autoridade Policial para confecção de Flagrante por Usurpação da Função Pública (Crime Inafiançável) ! Vamos torcer pra prevalecer a justiça e que nossa Constituição Federal seja obedecida em todos os detalhes, da primeira a última página !

    Curtir

  92. Conversa Afiada
    iG: bomba ! MP de SP tem central de grampos
    iG: bomba ! MP de SP tem central de grampos

    MP usa a PM para operar o monitoramento. (E ainda querem investigar …)
    Saiu no iG:

    Grampo vira função da PM em São Paulo

    Depoimento de coronel, a que o iG teve acesso, responsabiliza promotor do Gaeco por escutas de presos de Presidente Prudente e confirma ‘colaboração’ de PMs na ação

    Vasconcelo Quadros – iG São Paulo

    Num depoimento inédito ao qual o iG teve acesso com exclusividade, um oficial da PM abre a “caixa preta” da central de grampo gerida pelo Ministério Público de São Paulo. Ele revela que o sistema de monitoramento telefônico de criminosos presos na região de Presidente Prudente, no interior paulista, é operado pela Polícia Militar.

    No interrogatório a que foi submetido para responder sobre suspeitas não confirmadas de participação em operações de espionagem clandestina, o coronel da reserva Homero de Almeida Sobrinho se defende, mas acaba contando em detalhes aquilo que as autoridades não queriam:

    “Na realidade, funcionou e funciona na sede do referido Comando de Polícia Militar (Presidente Prudente) um trabalho de interceptação telefônica de exclusiva competência, controle e responsabilidade do Ministério Público”, diz o militar.

    O depoimento foi prestado no dia 8 de fevereiro na delegacia seccional de Presidente Prudente ao delegado José Carlos de Oliveira Júnior em inquérito encaminhado às autoridades da capital cujo desfecho vem sendo mantido em segredo para não influir na votação da Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 37 . A emenda pode retirar do Ministério Público o papel de investigação atribuído pela Constituição às polícias.

    No depoimento, o coronel Homero de Almeida Sobrinho responsabiliza o promotor Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Presidente Prudente, pela escuta e diz que a “colaboração” da PM foi designar um grupo de policiais (40 homens) para atuar na sede do Comando de Policiamento do Interior (CPI) da cidade.

    Com o conhecimento das autoridades que comandavam e das que comandam a segurança pública paulista, a corporação, segundo ele, cedeu efetivo e os recursos materiais necessários para grampear aparelhos, gravar e transcrever conversas de criminosos dentro e fora das penitenciárias da região.

    “O atual secretário de Segurança Pública, Dr. Fernando Grella, desde a época em que era procurador-geral de Justiça sempre teve pleno conhecimento da existência desse trabalho do Gaeco e fazendo uso das instalações e efetivo do CPI de Presidente Prudente, tendo inclusive visitado por duas vezes, quando na função de procurador-geral de Justiça, o local de funcionamento do trabalho de interceptação telefônica”, disse o coronel.

    Segundo ele, o atual procurador de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, acompanhou Grella na ocasião. Almeida Sobrinho procura, no depoimento, sustentar a legalidade do procedimento. E faz questão de registrar que na primeira quinzena de janeiro deste ano, o atual comandante geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira, numa visita em que acompanhou Grella, afirmou em entrevista à imprensa de Presidente Prudente que “o serviço de interceptação telefônica” teria continuidade.

    O esquema de espionagem foi autorizado pelo ex-secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto – derrubado no ano passado no choque com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo –, é administrado pelo promotor Lincoln Gakiya e, segundo Almeida Sobrinho, continua em franca operação. A central está no meio da guerra travada, de um lado, entre as forças de segurança contra o Primeiro Comando da Capital (PCC) e, de outro, no conflito institucional envolvendo PM e Polícia Civil de São Paulo. Ferreira pinto era o pivô.

    Promotor de Justiça e oficial da PM, o ex-secretário alijou a Polícia Civil de várias demandas de segurança. Sob o argumento de que havia altos índices de corrupção na instituição, passou as atribuições de investigação sobre o PCC à Polícia Militar, responsável legal pela prevenção e controle ostensivo da segurança. A mudança deu um duplo papel à PM, o de investigar e, ao mesmo tempo, combater o crime.

    A opção estabeleceu um confronto direto entre o PCC e a corporação mais violenta do País, a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e se transformou num desastre. Na onda de violência do ano passado, morreram centenas de pessoas, entre elas muitos criminosos e mais de 90 policiais militares.

    Em dezembro de 2012, diante das notícias de espionagem clandestina publicada nos jornais, a presidente da Associação dos Delegados do Estado de São Paulo, Marilda Pansonato Pinheiro, pediu a abertura de investigação. O ofício foi encaminhado à Delegacia Seccional de Presidente Prudente e resultou no interrogatório do coronel e num depoimento, por ofício, do promotor Lincoln Gakiya.

    O promotor confirma as declarações do militar, nega qualquer irregularidade e, em sua defesa, diz que as interceptações telefônicas, protegidas por sigilo, foram autorizadas pela Justiça e são de sua inteira responsabilidade. Gakiya afirma que a PM presta apoio, como fazem também as polícias civil e federal, mas sustenta que as investigações são conduzidas e presididas pelo MP, sob o crivo do Judiciário.

    Segundo ele, tanto a denúncia da suposta existência da central clandestina – baseada em denúncia anônima – quanto às alegações de que não há amparo legal no uso da PM são posições corporativistas dos policiais para garantir reserva de mercado e isonomia salarial. O secretário de Segurança, Fernando Grella, informou, através da assessoria de imprensa, que todas as escutas são autorizadas pela Justiça.

    O procurador Elias Rosa diz que o MP é responsável pela atuação da PM, afirma que não há irregularidade e que os grampos têm controle jurisdicional.

    Procurada pelo iG , a delegada se disse perplexa e afirma que as declarações do coronel Homero de Almeida Sobrinho “colocam no papel” o que era mera suspeita. “O depoimento do coronel é surpreendente. Ele confessa uma atividade manifestamente ilegal e afrontosa ao estado democrático e aos direitos individuais: a PM não pode fazer investigação, muito menos quando envolve grampo telefônico”, afirma. Ela ressalta que o fato de a Justiça autorizar não significa que as investigações devam ser feitas pela PM e nem protege direitos individuais.

    “O Ministério Público é o fiscal da lei. Mas se ele está envolvido nas investigações, então quem investiga o investigador?”, pergunta a delegada. Marilda faz questão de frisar que “não há controle judicial sobre as investigações”.

    A central de Presidente Prudente, continua a delegada, é apenas a ponta do iceberg de um sistema de espionagem ilegal, com fachada institucional, que contaminou toda a máquina do Judiciário paulista, dividiu os órgãos de segurança e se transformou em marca da política de segurança do governador Geraldo Alckmin.

    “Por ordem do ex-secretário Ferreira Pinto, o Guardião (sistema de grampo que controla ao mesmo tempo até dois mil aparelhos telefônicos) que era operado no Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) foi transferido para a Rota. Daí se pode entender o que aconteceu no caso do ‘tribunal do crime’ em que a Rota atuou em Várzea Paulista”, diz a delegada.

    Em setembro do ano passado, pelotões da Rota invadiram uma chácara no município de Várzea Paulista , a 60 quilômetros da capital, onde integrantes do PCC “julgavam” um criminoso acusado de estupro. No confronto, foram mortos oito criminosos e o “réu” que a polícia diz ter ido salvar. Nenhum dos 40 militares que participaram da ação saiu ferido. Ferreira Pinto e o governo atribuíram a descoberta do “tribunal” a uma denúncia anônima.

    Os PICs

    Em linha com juristas que vêm alertando sobre ilegalidade institucional e riscos ao sistema judicial, a delegada lembra que há em São Paulo e no País uma verdadeira febre de Procedimentos Investigatórios Criminais (PICs) abertos pelo Ministério Público com base numa resolução (a 02/2007) juridicamente frágil, criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público “ao arrepio” do que determina a Constituição. Os PICs, segundo ela, não representam apenas uma violação inconstitucional ou a usurpação de função das polícias.

    “Os PICs podem abalar o sistema judicial brasileiro. Existem mais de 100 processos no Supremo Tribunal Federal pedindo a nulidade de inquéritos penais abertos e tocados exclusivamente pelo MP”, diz. Ela lembra que uma das vantagens da guerra entre polícias, procuradores e promotores em torno da PEC 37 é a de que, se aprovada, a nova emenda legaliza milhares de investigações. Anulados, os inquéritos tornariam impunes criminosos de diferentes graus de periculosidade – do colarinho branco aos integrantes do PCC.

    Levantamento da entidade mostra que até o final do ano passado o Ministério Público Estadual abriu 191.658 investigações autônomas amparadas nos PICs. Destas, 114.370 foram arquivadas, o que demonstra, segundo a delegada, a baixa efetividade das investigações tocadas só pelos promotores. No Ministério Público Federal, a quantidade de PICs é equivalente a 30% dos inquéritos tocados pela Polícia Federal: 31 mil investigações autônomas.

    Curtir

  93. RAPAZ !, NESTES ÚLTIMOS DOIS DIAS FIQUEI SÓ OBSERVANDO COMO EXISTEM ” ANARFAS” QUE TESEM COMENTÁRIO NESSE CONCEITUADO SITE. RAPAZ , VÃO TRABALHAR. HEÍ !, E AINDA QUEREM AUMENTO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  94. CAMARADAS !, SE EVENTUALMENTE ME PERTURBAREM VOU CONTAR “AQUELA” EM QUE LEVEI UMA FERA, PARA O APARTAMENTO, AÍ NA RUA DONA ANTONIA DE QUEIROZ, ONDE EU E O ” JOÃO DA CUECA” MORAVÁMOS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  95. em São Paulo, a juiza ia ficar caladinha,com medo de perder a escolta da PM, o advogado receberia voz de prisão pelo capitão, o promotor o denunciaria na hora, O Capitão de imediato iria ligar para seu superior, caso a juiza encrespasse com ele, o superior hierárquico ligaria para o TJ. e diria que uma Juíza estava sendo incomoda, e se continuasse assim, seria obrigado a tirar a escolta dos foruns, e os 4 policiais militares que cada desembargador tem a sua disposição, Ai o presidente do TJ, iria chamar a atenção da Juíza , e se ela continuasse, seria prontamente transferida , sob a alegação de adequação administrativa. Estou errado ? No Estado de São Paulo, pra PM, não tem ninguém , Mérito deles , covardia dos demais !

    Curtir

  96. RAPAZ !, NUM DISSE QUE SÓ EXISTEM ” ANARFAS”. SEU MAIS NOVO ” ANARFA”, CONSOANTE O TEU “PAI”, OU SEJA O PAI DOS ” BURROS”, A PALAVRA ACIMA ADVÉM DA PALAVRA “TESE”, A QUAL SIGNIFICA ” ASSUNTO OU TEMA “. RAPAZ !, VAI ESTUDAR E TRABALHAR !. VOLTO A DIZER E AINDA QUEREM AUMENTO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  97. Ô MENINO Escribapol !, ME DIZ ONDE TRABALHAS ! QUE IREI ACONSELHAR TEU MAJURENGO TITULAR, A INCONTINENTE, MANDAR TU PASSAR POR UMA RECICLAGEM NO BUTANTÃ. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  98. Circo Completo (05/12/2017 às 17:41)

    exescravao

    Na minha pastelaria não há doações (que eu saiba).

    Não sou favorável a isso porque o cidadão que doa quer algo em troca. E esse algo ou é uma ronda com bastante frequencia no comércio dele, ou quer prioridades quando precisar da polícia (civil ou pm).

    É dever do Estado manter uma delegacia limpa, equipamentos adequados (vtr´s, impressoras etc) e reajustar o salário dos seus policias

    Talvez as coisas tenham mudando muito nos últimos anos, mas você já pesquisou se a mesa e a cadeira que você usa são doações ou foram compradas pelo governo? As viaturas não usam mais o QSA para manutenção?

    Realmente é dever do Estado o custeio da Polícia, mas e se não existe a verba?

    Além disso, todos nós o Estado. E ninguém doa para Civil esperando patrulhamento, porque sabe que não vai ter. As pessoas querem que a Polícia funcione, só isso. E, pode parecer pouco, mas uma mesa e uma cadeira fazem diferença.

    Eu sou contrário a esse pensamento predominante no Brasil de que todo mundo é mal intencionado. Acredito que isso é um erro que custa caro, dificultando tudo, gerando uma burocracia desnecessária e um tempo perdido.

    Trocando de assunto: Apenas eu fico com o computador lento por causa desse efeito de neve?

    Curtir

  99. Olha, povo, não quero parecer pessimista, mas rumores que não haverá qlqr aumento…
    Situação triste. Eu que tava cheia de esperança, mesmo de um miserê.
    Desespero, já.

    Curtir

  100. INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL
    Delegado não comete improbidade só por ter opinião diferente do Ministério Público

    7 de dezembro de 2017, 18h11
    Os delegados de polícia não cometem atos de improbidades administrativa só por apresentarem opinião diferente do Ministério Público ao registrarem crimes. Isso porque os delegados têm competência para analisar e interpretar o caso que lhes é apresentado.

    Com esse entendimento, a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo anulou sentença que condenou um delegado à perda de cargo por ter registrado como auxílio ao consumo de drogas um crime que o Ministério Público entendeu como tráfico.

    Em primeiro grau, o juiz Bruno Machado Miano, da Vara da Fazenda Pública de Mogi das Cruzes (SP), afirmou ao aplicar a pena que agentes públicos também respondem por improbidade administrativa quando praticam atos baseados em opinião que transborda o lógico e as teses já pacíficas na jurisprudência e nas práticas da carreira.

    O crime que motivou a divergência foi cometido por uma mulher flagrada com 40 gramas de maconha ao visitar seu companheiro no Centro de Detenção Provisória da cidade. Ao registrar o crime, o delegado justificou que a acusada apenas tentou levar a droga para o namorado, para que consumissem juntos.

    O Ministério Público denunciou o delegado na esfera criminal, sob acusação de prevaricação, e na esfera cível, por improbidade. O réu foi absolvido no primeiro caso, em primeiro e segundo graus, e no outro processo negou dolo ou má-fé.

    Para o relator da ação de improbidade na 1ª Câmara, desembargador Marcos Pimentel, destacou que a liberdade funcional de delegados é assegurada por previsão legal e também pela exigência de que sejam bacharéis em Direito. “Isto é, dotados de suficiente e adequado conhecimento jurídico”, afirmou.

    “Não se está diante de um autômato, mas, antes, de legítimo operador do Direito, a autorizar a formulação de juízos de valor, sem prejuízo à aplicação das normas jurídicas de regência”, complementou. Mencionou também que as particularidades do caso concreto, ainda mais no Direito Penal, permitem diversas interpretações, “cumprindo ao Delgado de Polícia proceder àquela que, em concreto, reputar adequada”.

    Sem improbidade
    Segundo o relator, não há improbidade no caso por falta de dolo na atuação do delegado. “À luz dos fatos apresentados, não existe qualquer ilegalidade ou má conduta na sua capitulação pelo crime de ‘auxílio ao consumo de drogas’”, resumiu.

    Disse ainda que não há adequação material ao ato de improbidade no caso, pois a norma que rege as punições a esse tipo de delito “tem caráter marcadamente repressivo”, ou seja, focada em punir agentes públicos que enriquecem ilicitamente, causam prejuízo ao erário ou atentem contra os princípios da administração pública.

    Explicou por fim que esse ilícito enquadra as condutas que não seguem o bom trato da coisa pública, não diferenças de entendimento. “Não é possível se cogitar da omissão do demandado, já que lavrou o registro que julgara cabível na espécie.”

    O delegado da Polícia Civil do Paraná e colunista da ConJur, Henrique Hoffmann, elogiou a decisão. Disse também que “o Delegado é autoridade dotada de independência funcional, possuindo liberdade para realizar sua análise técnico-jurídica sem receio de pressões de qualquer sorte, prerrogativa que protege o próprio cidadão”.

    “Todo integrante do Ministério Público e do Judiciário deveria saber que inexiste hierarquia entre as diversas carreiras jurídicas, devendo ser rechaçada a tentativa de criação de ilícito de hermenêutica”, complementou ao criticar a atitude do MP.

    Processo 1008253-56.2014.8.26.0361
    Clique aqui para ler o acórdão.

    Revista Consultor Jurídico, 7 de dezembro de 2017, 18h11

    Curtir

  101. Calma, 2018 ainda não chegou! Vai q o pinoquio não está mentindo dessa vez é o Oloopa tenha acertado depois de errar milhares de vezes sequenciais. Milagres acontecem!

    Curtir

  102. O blindado vc utilizou tese da maneira errada. Não foi antítese muito menos virou síntese.
    Escrivão Engenheiro que não sabe português tampouco cálculo. Kkkk
    Que eles tesem? Hahahaha. Burro!

    Curtir

  103. RAPAZ, QUE DESPERDÍCIO !, COMO EXISTEM CATEDRÁTICOS EM LÍNGUAS, NESSA COMBALIDA P.C. E, O SALÁRIO Ô o,o% E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  104. SR. PROF. DE LÍNGUA !, S.M.J., NO INDICATIVO PRESENTE, O VERBO TESAR, É CONJUGADO ASSIM :

    Eu Teso
    Tú Tesas
    Ele Tesa
    Nós Tesamos
    Vos Tesais
    ELES TESAM.

    ME AJUDEM AÍ [O !….

    Curtir

  105. Não adianta Bizarro Blindado, o “Machão da Mãezinha” não entende a língua portuguesa. Não frase ele quis dizer tecem (significado de dizer) e não “tesem”. Por causa “desses polícias antigos” e burros que a polícia está deste jeito.

    Curtir

  106. DR. DO SITE, MEUS PARABÉNS !, POIS NESSE CONCEITUADO ESPAÇO, EXISTEM CONTUMAZES CATEDRÁTICOS EM LÍNGUAS. SÓ QUE O SALÁRIO Ô o,o%. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  107. Ô “bastardozinho” Escribapol !, VOU PERDOÁ-LO EM TERMOS, VISTO VOCÊ RECONHECER, ESSE “MACHÃO DA MÃEZINHA”. E A VELINHA ESTÁ BEM !. AGORA COM RELAÇÃO AOS “ANTIGÕES”, VOCÊ TEM MAIS É QUE DESINFETAR ESSA SUA BOCA CONTUMAZ SUJA. RAPAZ !, ESSA “PENDENGA” P.C. AINDA EXISTE GRAÇAS AOS ANTIGOS POLICIAIS QUE AI LUTARAM VEEMENTEMENTE CONTRA ESSES ÚLTIMOS SEIS DESGOVERNOS. CITO UM DELES, O DE CUJOS, SUA EXCELÊNCIA O DR. WILKHIAS DE OLIVEIRA. VOCÊ SABIA, QUE HOJE VOCÊ RECEBE O ADICIONAL DE INSALUBRIDADE GRAÇAS AO INCESSANTE TRABALHO DO DR. WILKHIAS ?. RAPAZ, VAI CHUPAR ORIFÍCIO DE ROLINHA !. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  108. acho engraçado o Pinóquio falar que não tem dinheiro para reajuste para policiais, mas a cada intervalo na TV, vem ele contar suas mentiras em suas milhares de propagandas, e ainda vem com o papo “Esse é o PSDB de SAO PAULO”, como se o PSDB de SP fosse diferente do de MG, RS etc….

    Curioso que ele fala que contratou 32 mil policiais, mas não fala quantos saíram….tem que ser muito inocente para acreditar nessas mentiras

    Curtir

  109. Convenhamos, o PSDB alega não ter grana para reajuste constitucional para policiais, mas defensores, procuradores, juízes tem reajuste todo ano, e não é nada de 6% dividido em duas parcelas.

    E mais: a cada intervalo, vem o mentiroso falar na TV que investiu em segurança, saúde e educação, ou seja, grana para propaganda tem, para reajustar salário não.

    Imagine quanto ele não gastou com publicidade já

    Curtir

  110. Sério que vc não quer dar o braço a torcer? Vc usou o verbo no conjuntivo. Tesem existe só não existe do jeito que vc escreveu. Vc é burro mesmo. Coitado do Estado q tem q gastar com vc.
    Sério…. Para que fica mais imbecil quando vc tenta explicar o Inexplicável.
    Vergonha da p….
    Ninguém aquié Pasquale, mas vc gosta de chamar os outros de anarfa sendo que vc é o mais analfabeto daqui. Escrivão que não sabe escrever…. Exemplo claro de dinheiro mal gasto por parte do Estado, bem como a fragilidade dos concursos de antigamente.
    Vc só pode ser Lei 500.aafffff

    Curtir

  111. quando o xuxu diz que vai raspar o fundo do tacho , ele quer dizer que dara no máximo 1% de aumento aos policiais…..

    ele não ta nem ai com os restopols da policia… pois ele ja tem na rédea os oficiais e os deltas….e o xuxu confia neles, pra segurar os restopols da PC e da PM …

    pra ele… os restopols que se dane.

    Curtir

  112. o xuxu deve cantar no banheiro aquela musica , quando se refere aos restopols policiais..
    TO NEM AI … TO NEM AI ………………..

    Curtir

  113. mudando de assunto…

    é incrivel ler aqui neste espaço, os perseguidores do blindado…

    acho que o blindado tem aqui uns superfãs dele….ta loco….

    Curtir

  114. “Benedicto Carmo disse:”

    Quando estoura uma dessas, empurram a bronca nos praças ou oficiais da parte debaixo da tabela.
    Contam uma estória, “que vai dar nada”, “que vai ser bom para todos e não vai sobrar pra ninguém” e os ‘meninos’ acreditam e morrem pela boca.
    Conselho se fosse bom seria vendido: policial tem que ser inteligente e buscar não errar.
    Ordem ilegal não se cumpre. Basicão. Não acata isto, pede baixa da polícia e vai fazer outra coisa na vida.

    Curtir

  115. Como é?! O que acabei de ler?! Rumores de que não haverá aumento?! Isso é impossível!!! O meu patrão Alckmin sempre tratou a Polícia Civil com respeito, dedicação e apreço, exatamente como a PM, tem cumprido rigorosamente em dia os nossos reajuste anuais, cumpre à risca os dispositivos constitucionais, inclusive nos “alimentares”. É honesto (tá , menos), é quase honesto… Com honradez, principalmente para garantir o sustento de SOMENTE, seus familiares! É a senhora, vem me falar que um homem desse não vai dar aumento?! A senhora andava por onde, esteve em 2008 no confronto, pelo menos?! Claro que não!!! Hello, oh!!!

    Curtir

  116. Olhem o apelido do companheiro de quarto do blindado: “João da cueca”
    Eu aí blindado vc ajudava ele por a cueca ???? Kkkkkkk

    Curtir

  117. Oh blindado, fiquei sabendo que vc morou com o “João anaconda” também. Disseram que vc adorava o cara.
    É verdade ????

    Curtir

  118. Ô SEU FAVELADO !, RESPEITO A MIM E AO COLEGA CLASSE ESPECIAL O ” DA CUECA”, PRA SEU GOVERNO, NÃO ERA QUARTO E SIM, ” APTO. RAPAZ !, VAMOS LÁ !, NAQUELE TEMPO, ESSE SIGNATÁRIO ESTAVA DE PLANTÃO NOTURNO NO 4º D.P., CONSOLAÇÃO, CUJO DELEGADO DE POLÍCIA, MEU AMIGO, CARIOCA, AOS FINS DE SEMANA VIAJAVA PARA O RJ. O PLANTÃO, S.M.J., ERA DE UM SÁBADO PARA DOMINGO, QUANDO POR VOLTA DAS 02:00 HORAS, APORTOU DOIS SAMANGOS, CONDUZINDO UM CÃO DA RAÇA ROTTWEILER. A AUTORIDADE AO QUESTIONÁ-LOS ELES INFORMARAM QUE VIZINHOS DO APARTAMENTO ONDE O CÃO SE ENCONTRAVA, ISTO NA AV. HIGIENÓPOLIS, NÃO CONSEGUIAM DORMIR EM VIRTUDE DOS LATIDOS DAQUELA FERA. NO PLANTÃO, INTELIGENTEMENTE O DR. MANDOU QUE SE FOSSE APREENDIDO A FERA,A SEGUIR, O MAJURÁ ZARPOU PARA O RJ, DIZENDO PARA ESSE INDIGITADO, ” SE VIRA A APREENSÃO É DE SUA RESPONSABILIDADE “. RAPAZ !, NÃO ME RESTOU OUTRA SAÍDA A NÃO SER LEVAR A FERA PARA O APTO, O QUAL DISPUNHA DE DUAS ÁREAS, TANTO DE SERVIÇO COMO DEFRONTE AO PRÉDIO. QUANDO INGRESSEI NO APTO. O ” DA CUECA ” ESTAVA DORMINDO, QUANDO A FERA QUASE ENGOLE O SEU “BIGULIM”. O QUAL ELE DIZIA QUE ERAM “DUAS LATINHAS DE CERVEJAS”. AMARRADA A FERA NA ÁREA, VOLTEI PARA O PLANTÃO, POIS O APTO. LOCALIZAVA-SE À UMA QUADRA DO D.P. AO INGRESSAR NO D.P., DE INOPINO, TOCOU O TELEFONE, JÁ ERA UM DOS MORADORES VIZINHOS DO APTO. RECLAMANDO DAQUELA ” CACHORRADA”. A SEGUIR, NÃO ME RESTOU OUTRA ALTERNATIVA , OU SEJA DE IR NO APTO. TRAZER A FERA ATÉ O D.P., E SOLICITAR AUXÍLIO DOS COLEGAS QUE NOS RENDIAM, O QUE FOI FEITO À CONTENTO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  119. Sei nao… esse “machinho da maezinha” sempre fala que vivia nas bandas da consolaçao, largo do arouche; agora vem com essa de que morava com o “joao da cueca”…sera que essa coca eh fanta? Explica essa estoria ai Blindado

    Curtir

  120. HEI, Elementar Watson !, QUER DIZER QUE ESTÁS “MENOSPRESANDO “, O QUE A MAEZINHA GOSTA É !, CALA A BOCA RAPAZ !, QUESTÃO DE GOSTO NÃO SE DISCUTE. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  121. Elementar Watson !, ME DESCULPE MAIS VOCÊ PRA MIM NÃO PASSA DE UMA ” criancinha”. RAPAZ ! QUANDO EU E O ” DA CUECA” RESIDÍAMOS JUNTOS, JAMAIS DORMIMOS COM MENOS DE TRÊS ” gatinhas” !. uai..uai..uai..E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  122. Ô SEU TROUXA ” Elementar Watson ” !, MEUS PARABÉNS PELO SEU EXPOSTO, POIS VOCÊ DISSE TUDO. NÃO VOU QUERER SER O TAL !, ATUALMENTE, SÃO OITO ANOS DE APOSENTADORIA, COM INTEGRALIDADE E PARIDADE, E, COM UM DETALHE COM MAIS DE 20 ANOS SÓ DE CLASSE ESPECIAL, MEU AMIGO, SE EVENTUALMENTE EU SAIR HOJE DE JOÃO PESSOA E APORTAR AÍ NAS RUAS QUE VOCÊ MENCIONOU, PRINCIPALMENTE NA AUGUSTA !, RAPAZ ! É SÓ BELEZA, E TENHO CERTEZA QUE NÃO PONHO A MÃO NO BOLSO, NEM PELO AMOR DE DEUS, TANTO COM ” BEBEDEIRAS” COMO COM ” gatinhas”. MEU IRMÃO VAI APRENDER SER POLÍCIA, POIS S.M.J., VOCÊ PRA MIM É UM ” pulicinha”, E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  123. Comunicado
    O Presidente do Egrégio Conselho da Polícia Civil manda
    publicar, consoante se vê adiante, a lista provisória de nomes
    indicados à promoção pelos critérios de ANTIGUIDADE e
    MERECIMENTO ……….. (Executivo 2 – página 17 à 21 – em ordem alfabética das carreiras)

    Se você completou ou estás prestes a completar 15 anos na ª classe, na carreira a qual pertence. Mova-se para ter teu nome excluído da ista, pois pelo artigo 22 da L.C. 1151/2011 o funcionário irá para a 2ª classe, retroativo a data em que completou os 15 anos, já na promoção por antiguidade ou por merecimento, é a partir da data em que ocorrer a promoção. Digo isso por conhecimento, pois perdi 8 meses da diferença salarial de 3ª à 2ª classe. Na época, quando saiu as listagens provisórias (por antiguidade e merecimento), já havia completado 15 anos, e fui promovida por antiguidade a partir da data da publicação de tal promoção.

    Curtir

  124. O Blindado é biba. Ninguém percebeu ainda? Quando sente que irão descobri seu segredinho enfadonho ele diz que comeu a mãe dos outros…kkkkk
    Igual adolescente.

    Curtir

  125. é isso ai pessoal …. a escriludida ta com toda a razão..

    camarada que daqui a té 180 dias sera promovido automaticamente , a 2º classe por ter cOmpletado os 15 anos, não precisa estar incluido nesta lista provisória..
    que alias , A EFETIVAÇÃO DESTAS LISTAS PROVISORIAS demoram pra caramba pra ser transformadas em promoções …

    no meu caso a lista provisória saiu em 30 de maio …. e a publicação da promoção saiu somente em dezembro. do mesmo ano….

    FIQUEM ESPERTOS… PESSOAL PRESTES A COMPLETAR OS 15 ANOS….

    Curtir

  126. Pegar “gatinhas” do largo do arouche …e na faixa ainda? Que fase heim Blindado…p encarar aqueles canhoes tem q the Machinho da Mamae mesmo viu….

    Curtir

  127. Apollo esqueceu de complementar: janeiro de que ano e a vírgula “2,3”%. E por favor, para de ficar iludindo os incautos.

    Curtir

  128. HEI,, CAMBADA DE OCIOSOS !, HOJE E AMANHÃ, COM EXCEÇÃO DAQUELES QUE OBRIGATORIAMENTE TEM QUE IREM PARA SUAS “PASTELARIAS”, PODEM FICAR À VONTADE. A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA, PAREM DE FICAR ENGANANDO O ERÁRIO E VÃO TRABALHAR. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  129. RAPAZ, COITADO DESSE CHUCHU !, POR ESSAS BANDAS O “CARA” É MAIS CONHECIDO DO QUE CÉDULA DE R$ 3,00. E, ME AJUDEM AÍ Ó !… !

    Curtir

  130. HEI, PROFESSOR DE LÍNGUA ! ENTÃO PARA VOCÊ É : ELES TEM QUE IR ? RAPAZ !, VAI PROCURAR O QUE FAZER !. E, PASMEM,O SUJEITO AINDA QUER AUMENTO SALARIAL !. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  131. DEUS NOS PROTEJA !, ATÉ POR ESSAS BANDAS, EXISTEM CONTUMAZES LÍNGUAS MALIGNAS. COMENTAM QUE ESSA MINISTRA “LUISLINDA” SÓ SAI DESSE MINISTÉRIO DOS DIREITOS DOS MANOS, QUANDO A ” VACA” TOSSIR, E, QUE O CHUCHU JÁ ALCANÇOU O SEU OBJETIVO, OU SEJA JÁ É PRESIDENTE. RAPAZ !, SÓ PEDINDO : ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  132. O Flit, tornou-se enfadonho e repetitivo, por causa desse tal de “machinho da mãe”, vulgo blindado. Oxalá, que outros não pensem como eu: toda vez que vejo um comentário dele, eu me recuso a ler! Sujeito chato! Desagradável! Irritante e completamente, sem graça!

    Curtir

  133. SR. jfranck , ME DESCULPE !, MAS TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUANDO ESSE MACHÃO AQUI ACESSA, TU SEM SOMBRA DE DÚVIDAS LEMBRAS DA VELHINHA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…!

    Curtir

  134. Essa blindada e uma anarfa mesmo , seu dicionário não muda com suas palavrinhas : diuturnamente , S.M.J , contumazes , acha que é o próprio pasquale , e não passa de um banguela , raxado na emenda , e que não tem nada pra fazer , não tem mulher pra comer e fica com suas estórias o dia todo por aqui passando vergonha. Joao do brejo , blindada , não sabe nem quem é esse retardado.

    Curtir

  135. HEI, Jranckguinho !, AFIRMO CATEGORICAMENTE QUE ENFADONHO É TU, POIS TU NÃO É DONO DE NADA, NÃO MANDA EM NADA E NÃO SABE DE NADA. RAPAZ !, VAI LER A BÍBLIA E, SAI DO MEU PÉ SEU CHULÉ FEDORENTO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  136. MACHÃO DA MÃEZINHA, DIRETO DE JP/PB , de machão não tem nada, explica ai vc colhendo informações dentro do seu carro com um travesti , nunca teve trampo nenhum e nunca prendeu o pau no ziper e vem falar que estava pegando informaçoes , sei….. qualquer um pode tirar a prova perguntando pro frangão , que e da sua época e é um cara de palavra , policia de verdade , não um perdedor igual a vc …explica ai seu amigo travecona.

    Curtir

  137. HEI, EX PRESIDIÁRIO DO P.E.P.C, OU SEJA ” EX TIRA POR OPÇÃO, PARA SER BANDIDO”, TU FOSTE UM CONTUMAZ SAFADÃO, MOTIVO PELO QUAL COLOCARAM TU NO OLHO DA RUA, QUERES ME ENGANAR É SEU SAFADINHO !. RAPAZ !, AQUI É O VERDADEIRO E O RESTO É SIMPLESMENTE IMITAÇÃO !. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  138. MENINOS !, COM O INÍCIO DO VERÃO, SÓ ESSE MACHÃO INDO AÍ EM SAMPA E TRAZÊ-LOS ATÉ MINHA “GOMINHA”
    AQUI EM JP, PRA VOCÊS TOMAREM UM BANHO DE PISCINA, A FIM DE ESFRIAREM A CABEÇA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

    Curtir

  139. CRIANÇAS ! SE EVENTUALMENTE VOCÊS NÃO QUISEREM VIR, VOU TRAZER O ” DA CUECA”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  140. 11,00% – folha já pronta para envio em janeiro, pagamento em março retroativo ao primeiro mês. Escalonamento de mais 3,5% para agosto – sem retroação.
    Quero ver Apollo rebater essa.

    Curtir

  141. O administrador, dá pra travar esse babacas que só postam bostas. O loco, todo dia e em todas as postagens as mesmas idiotices e idiotas de sempre. Já deu né não. Esse blog já foi bom, fui.

    Curtir

  142. SANDRINHA PISTOLÃO !”, SE ESSES CALÇAS BRANCAS COMEÇAREM A ME TIRAREM DO SÉRIO, VOU CONTAR ” AQUELA ” QUE O MÉDICO QUEBROU A CASA NOTURNA, BATEU EM QUEM VIESSE PELA FRENTE, TENDO INCLUSIVE NOCAUTEADO CINCO SAMANGOS E NA DEL.POL, TAMBÉM PÓS NO CHÃO O GRANDE DR;MAGUILA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…,

    Curtir

  143. HEI, ANTES DA “TRAVA”, VAMOS LÁ !, RAPAZ, SAIU FAÍSCAS E “TUBAS” !, NAQUELE TEMPO, AI NO PLANTÃO DO 4º D.P, ESTE SIGNATÁRIO NUM PLANTÃO NOTURNO DE UM SÁBADO PARA DOMINGO,SECRETARIAVA O PLANTÃO DO MEU GRANDE AMIGO E INESQUECÍVEL DELEGADO, O QUAL O CHAMAVAM DE DR. MAGUÍLA. POR VOLTA DAS 03,00 HORAS APORTARAM NO D.P., UM BATALHÃO DE PMs. CONDUZINDO ALGEMADO E AMARRADO, UM JOVEM MÉDICO DE APROXIMADAMENTE 28 ANOS DE IDADE.ACONTECE QUE O MÉDICO CONTUMAZ “DOIDÃO”, ENCONTRAVA-SE NUMA BOITE AÍ DA ÁREA, QUANDO SE DESENTENDEU COM FUNCIONÁRIOS DA CASA, QUANDO PASSOU A QUEBRAR TUDO E BATER EM QUEM APARECESSE PELA FRENTE. CHAMADA A GLORIOSA, LÁ COMPARECERAM DUAS VTRs, COM CINCO PMs, OS QUAIS TAMBÉM FORAM A NOCAUTES. ACIONADO O REFORÇO, COMPARECEU PRATICAMENTE UM BATALHÃO, QUANDO CONSEGUIRAM DOMINAR O ” VALENTÃO”, ALGEMANDO-O E O AMARRANDO DA CABEÇA AOS PÉS. LEVADO O ” MACHO” PARA O D.P., O MESMO LÁ CHEGOU CARREGADO PELOS PMs. OCORRE QUE O DR. PLANTONISTA, GOSTAVA DE DAR LIÇÃO DE MORAL EM CERTAS PARTE, QUANDO APROXIMOU-SE DO “ARRASADOR” E PERGUNTOU-LHE QUAL ERA O GRAU DE INSTRUÇÃO DELE, QUANDO OBTEVE UMA RESPOSTA DIGNA DE CONFIRMAR O FLAGRANTE DE DESACATO. CHEGUEI, NO ” VALENTÃO” E PEDI O TELEFONE DO PAI DELE, QUANDO ELE ME INFORMOU E, APÓS TELEFONAR, LÁ COMPARECEU O GENITOR DELE. RAPAZ !, O VELHINHO AO APROXIMAR-SE DO “DOIDÃO”, SIMPLESMENTE TOMOU UMA ” “CABEÇADA”, PENSEI !, QUEBROU A BOITE, BATEU EM FUNCIONÁRIOS E P.Ms, E POR DERRADEIRO NO PRÓPRIO PAI, NÃO TITUBEEI EM CHEGAR NO DR. E O ACONSELHAR A NÃO SE APROXIMAR DA FERA, POIS O MESMO TAMBÉM IRIA APANHAR. NÃO DEU OUTRA, RETIRARAM AS AMARRAS DO “VALENTÃO”, DEIXANDO-O SÓ COM AS ALGEMAS, NUM DESCUIDO, O “BICHO” PARTIU PARA CIMA DA AUTORIDADE, TIPO, DANDO UMA ” VOADORA “, E AO DAR-LHE AQUELA “CABEÇAS”, O DR. INCONTINENTI FOI AO SOLO, JUNTAMENTE COM UM DAQUELES VENTILADORES TAMANHO GRANDE GENTE !, COITADO DO DR.QUANDO ATO CONTÍNUO O SOCORRERAM PARA O P.S. SANTA CASA. TÍNHAMOS QUE AUTUAR O ” VALENTÃO”, QUANDO FOI ACIONADO O DEL.POL. ASSISTENTE, O GRANDE DR. VALTRÍDES GONÇALVES CIRINO, O QUAL AO CHEGAR NO D.P., JÁ O ACONSELHEI DR. NÃO SE APROXIME DO HOMEM,POIS O SR. PODERÁ SER A PRÓXIMA VÍTIMA. PESSOAL !, E PARA POR A FERA NO XADREZ. ESTE SIGNATÁRIO, COM TIROCÍNIO DE POLICIAL EXEMPLAR, NÃO TITUBEEI EM, COMBINAR COM OS PMs, PARA NA HORA QUE EM MANDASSE, ELES RETIRASSEM A ALGEMA. COMBINEI COM O CARCEREIRO, PARA DEIXAR UM XADREZ DESOCUPADO E COM A GRADE ABERTA. APROXIMEI DO “DEMOLIDOR” E, PERGUNTEI ” DR. LÁ EM CIMA TEM UM ESTUPRADOR, QUE ACABOU DE ESTUPRAR UMA CRIANÇA DE CINCO ANOS, E ESTÁ NUM XADREZ, TOPA DAR UM CASSETE NAQUELE SAFADO”. RAPAZ !, O INDIGITADO JÁ ANIMOU-SE QUANDO, MANDEI OS PMs. TIRAREM A ALGEMA, CORRI NA FRENTE E O HOMEM ATRÁS, ELE AO APROXIMAR-SE DA PORTA DO XADREZ, EMPURRAMOS ELE PARA DENTRO E TRANCAMOS. DEUS DO CÉU ! A SEGUIR SÓ SENTÍAMOS AQUELES ABALOS NO INTERIOR DO “X” E A GRITARIA DELE DIZENDO : ” BAIXINHO FILHO DA PUTA EU VOU DE ESGANAR”. E, POR DERRADEIRO, JÁ NO FINAL DO PLANTÃO, O DR. FOI LIBERADO DA STA. CASA, E COMPARECEU NO PLANTÃO TODO ENFAIXADO.hei !, me ajudem aí ó !…

    Curtir

  144. ei blindado !!!!!!! os carinhas daqui ficam pegando no seu pé porque o jacaré sem dente sumiu…

    né memo ???????????

    Curtir

  145. os que aqui o criticam , são os mesmos , são os geração FACEBBOK- e ZAP ZAP …..
    só sabem fazer isso …. de policia não sabem nada………………………. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    liga não…. o que vem de baixo não te atinge…. 99 % dos que aqui comentam . gostam de tu…………..

    mas de sempre as respostas… não deixe sequer uma critica sem respostas … pra gente se divertir….

    falou ??????????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  146. SR. PAPO RETO !, O QUE OCORRE É QUE ESSES ” CALÇAS BRANCAS”, ORIUNDOS DAQUELAS FACULDADES DE FINS DE SEMANA, E FAZENDO USO DESSES FACEBOK E ZAP, PRA MIM NÃO PASSAM DE ” tentativas de pulicinhas”. E OS INSIGNIFICANTES, AINDA FICAM MACULANDO, AS IMAGENS DE MUITOS POLICIAIS ANTIGÕES QUE DERAM O SANGUE POR ESSA P.C. E, COM UM DETALHE, AINDA QUEREM AUMENTO. VÃO TRABALHAR, CAMBADA DE OCIOSOS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  147. Virei chacota até entre meus parentes de família, todos acham um absurdo 4 anos sem reajuste e riram das desculpas dada pelo nosso patrão que no momento tá fazendo propaganda sem parar em rádio e tv, parabéns governador sua popularidade só aumenta.

    Curtir

  148. sr blindado !!!!!! estes criticos mauricinhos nunca prenderam nem o dedão na porta…. kkkkkkkk….. , E TIROS ??? somente na acadepol. kkkkkkkkkkkkkkkk…estes mauricinhos não sabem nem o que significa CANELA SECA ……kkkkkkkkkkkkk , e ainda assim , eles vem aqui denigrir um antigão como tu, classe especial ????? . menos né ????????????????

    em termos de TIROCINIO POLICIAL , estes criticos nem sairam das fraldas .. kkkkkkkkkkkkkkkkk

    sr blindado !! sera que estes carinhas sabem o que significa TIROCINIO ??????????????????KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    é lógico que não …. né………………..

    Curtir

  149. ei blindado !!!! quando aparecer o próximo critico … pergunte a ele se ja lavou a boca antes de dirigir criticas a tu…..

    Curtir

  150. Escriludida!

    Aconteceu isso comigo também, porém fiz um requerimento ao diretor do dap por escrito pedindo a correção da minha promoção para 1151. Todos os prejudicados deveria fazer isso também.

    Curtir

  151. Zé disse:
    10/12/2017 ÀS 9:51
    O administrador, dá pra travar esse babacas que só postam bostas. O loco, todo dia e em todas as postagens as mesmas idiotices e idiotas de sempre. Já deu né não. Esse blog já foi bom, fui.

    hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    vai logo zé….. ja vai tarde ….

    pede pra sair…..xau xau

    Curtir

  152. O nosso patrão e futuro candidato a presidência disse que não vai deixar o Bolsonaro “surfar” sozinho na onda da segurança pública…..entenda como quiserem,kkk

    Curtir

  153. njustiçado disse:
    10/12/2017 ÀS 15:52
    Escriludida!

    Aconteceu isso comigo também, porém fiz um requerimento ao diretor do dap por escrito pedindo a correção da minha promoção para 1151. Todos os prejudicados deveria fazer isso também.

    Completei 15 anos de efetivo exercício na carreira de Escrivão de Polícia em outubro de 2013. Três meses após aos meus colegas do mesmo concurso, pois necessitei e tirei três meses de licença. A listagem provisória para promoção foi publicada, salvo engano em dezembro de 2014, mas uns dias antes já havia sido publicado a listagens com os nome dos que seriam promovidos a partir da data em que completaram os quinze anos de efetivo exercício até 30/09/2014. Meu nome não estava nessa listagem e eu, muito idiota, nada fiz. Só entrei com requerimento ao Diretor do DAP, após a publicação da listagem de promoção por antiguidade na classe, publicação essa que ocorreu em março de 2014, meu requerimento foi INDEFERIDO. |Meu primeiro provento com salário de 2ª classe foi em agosto de 2014, retroativo a março daquele mesmo ano (data em que fui promovida) e não à outubro/2013 quando completei 15 anos de efetivo exercício. Vou entrar na justiça, só não o fiz até agora, pois já estou aposentada, aguardando publicação da aposentadoria, que deverá ocorrer com paridade e integralidade (já ganhei em primeira e segunda instância). Estou licenciada e recebendo o mesmo salário de quando estava na ativa, perdendo somente o famigerado auxilio alimentação: R# 240,00).

    Só por curiosidade, você ingressou com o requerimento antes ou depois da publicação da listagem de promoção???

    Curtir

  154. O Chuchu é o novo presidente do PSDB. Em termos de presidência, irá ficar só nisso: presidente de um partido, partido.

    Curtir

  155. Escriludida!
    Entrei com requerimento quando recebi o primeiro salário de 2 ° classe. Somente então que percebi que não era retroativo 8 meses quando completei 15 anos na carreira. Em fevereiro completará 1 ano que fiz o requerimento e até agir nada. Lá no dap eles dizem que foi pra procuradora jurídica até agora não não retornou. Janeiro vou falar com a divisionaria da divisão de Pessoal, senão tiver nenhuma posição, vou entrar na justiça. Disseram que o o procurador sei parecer favorável mas nao tive nada oficial ainda.
    Boa noite!

    Curtir

  156. É colea “Injustiçado”, infelizmente o DAP não reconhece nossos direitos, no meu caso pelo menos eles tiveram a honradez de já indeferir logo de cara, pulicado no di´rio oficial alguns dias depois do meu requerimento, no seu caso, ao que parece estão te enrolando. O negócio é entrar com ação judicial, no meu caso como já disse anteriormente, vou esperar a publicação de minha aposentadoria com integralidade e paridade, para depois entrar com a ação de revisão doda minha promoção.

    Para os que estão na lista PROVISÓRIA de promoção por antiguidade na classe ou até mesmo por merecimento (listagens publicadas no diário oficial em 09/12/2017) e já completaram 15 anos de efetivo exercício na carreiraacabaram 15 anos de efetivo exercício na carreira mas ainda não foram promovidos pelo artigo 22 da a L.C. 1151/2011 (que é retroativo a data em que completou os 15 anos), creio que vale a pena requerer a exclusão da lista provisória, para não correr o risco de ter a promoção pelo artigo 9º da alusiva lei complementar que retroage à data da promoção, que deverá daqui há dois ou três meses. Isso é válido também para que ainda vai completar 15 anos de carreira nas próxima semana.

    Curtir

  157. Blindado

    “rapaz”, este “signatario contumaz” gostaria “ato contínuo” de ser convidado para “aportar” em sua casa de veraneio localizada na Riviera de São Lourenço que o “senhor” “S.M.J.” uma dia neste site falou possuir, para “ato contínuo” nadar na piscina.

    “e me ajuda ai, ô”

    Curtir

  158. Tem um pessoal que aqui postam, preocupados com promoção , aumento salarial etc. Desde quando o meu patrão, o DAP, deixou de cumprir sua obrigacao?! kkk

    Curtir

  159. PESSOAL, E ELES AINDA QUESTIONAM OS EXPOSTOS POR ESTE VERDADEIRO !. VEJAM SÓ AS ASNEIRAS QUE ESSE INCONSEQUENTES POSTAS AÍ ACIMA. SÓ RINDO MUITO : KA.HA.KA.HA.KA.HA.KA.HA.KA.JA..E, VÃO TRABALHAR CAMBADA DE OCIOSOS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  160. E essa reunião de hoje do Sr. Cone (vulgo secretário de segurança pública do Estado) com o picóle, fazenda e planejamento?! Confraternização de amigos?

    Curtir

  161. para dizer em 2020 sera estudado um reajuste, uma reestruturação.
    por sinal a chance de ser promovido para especial, 80% para as unidades da grande são paulo e 20% para o interior.

    Curtir

  162. Sóbservo… disse:
    11/12/2017 ÀS 13:18
    E essa reunião de hoje do Sr. Cone (vulgo secretário de segurança pública do Estado) com o picóle, fazenda e planejamento?! Confraternização de amigos?

    Que falta de respeito meu amigo!!!! Isso é maneira de tratar o nosso secretário??? Da próxima vez que quiser mencionar
    o nosso secretário por favor diga “Dr, Cone” ou “sua excelência o Cone”!!!

    Curtir

  163. Será que existe algum sindicato ou sei lá quem que possa parar nosso Rei Alckmin de fazer propaganda, obras, etc. e pagar nossos reajustes ?????????????????

    Curtir

  164. Isso aqui é um lixo completo. O policial que já ganha uma merda, ha mais de 4 anos sem nenhuma recomposição salarial, é promovido por ter preenchido o requisito temporal necessário para a promoção automática e fica mais de 1 ano sem receber.
    Você protocola requerimento para aposentar-se e fica mais de um ano sem qualquer resposta.
    Passou da hora de baixar as portas.

    Curtir

  165. CICLO COMPLETO JA – CERTAMENTE O OFICIAL PM TEM CONDIÇÕES DE FAZER UMA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA – Análise Crítica do Voto do Des. Guilherme de Souza Nucci – TJSP: O Delegado de Polícia não faz audiência de custódia – Por André Nicolitt, Bruno Cleuder de Melo e Gustavo Rodrigues Ribeiro
    Colunas e ArtigosHot Empório

    Por André Nicolitt, Bruno Cleuder de Melo e Gustavo Rodrigues

    Querer ser livre é também querer livres os outros.

    Simone de Beauvoir

    Circula nas redes sociais recente decisão do TJSP, da relatoria do Desembargador e culto professor, Guilherme de Souza Nucci. Ficamos estarrecidos e a indagar como um jurista da envergadura do referido processualista penal pode não compreender o tratado e produzir uma decisão tão a contramão de um processo penal afinado com o Estado Democrático de Direito. Transcrevo:

    PRISÃO EM FLAGRANTE. AUSÊNCIA DE APRESENTAÇÃO IMEDIATA DO PRESO AO MAGISTRADO. OFENSA AO Pacto de São José da Costa Rica e ao Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos. DESCABIMENTO. A OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL CINGE-SE À COMUNICAÇÃO DA PRISÃO E DO LOCAL ONDE A PESSOA SE ENCONTRE PARA FINS DE ANÁLISE DA LEGALIDADE, NORMA ESSA DE EFICÁCIA PLENA, DE EFEITO IMEDIATO E ILIMITADO (CR, ART. 5º, INCISO LXII). CORRESPONDÊNCIA COM A DISPOSIÇÃO CONTIDA NO ARTIGO 306 DO CPP. ORDEM DENEGADA (TJSP – HC n. 2198503-45.2014.8.26.0000-São Paulo, 2ª Câmara de Direito Criminal, Rel. Des. Diniz Fernando, em 26/01/15).
    “Quanto à afirmada ilegalidade da prisão em flagrante, ante a ausência de imediata apresentação dos pacientes ao Juiz de Direito, entendo inexistir qualquer ofensa aos tratados internacionais de Direitos Humanos. Isto porque, conforme dispõe o art. 7º, 5, da Convenção Americana de Direitos Humanos, toda pessoa presa, detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada por lei a exercer funções judiciais. No cenário jurídico brasileiro, embora o Delegado de Polícia não integre o Poder Judiciário, é certo que a Lei atribui a. Esta autoridade a função de receber e ratificar a ordem de prisão em flagrante. Assim, In concreto, os pacientes foram devidamente apresentados ao Delegado, não se havendo falar em relaxamento da prisão. Não bastasse, em 24 horas, o juiz analisa o auto de prisão em flagrante” (TJSP – HC n. 2016152-70.2015.8.26.0000- Rel. Guilherme de Souza Nucci, em 12.05.2015).

    O acórdão é fruto de uma má compreensão dos tratados e do sistema de direitos fundamentais instituído pela CRF/888.

    A Constituição do Brasil possui um sistema aberto de direitos fundamentais, como se extrai do art. 5.º, § 2.º, da CF/1988. A abertura de nosso sistema está definida com a seguinte redação: (§ 2.º) “os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte”. A Constituição do Brasil, ao sair do catálogo, remeteu-nos à própria Constituição (regime e princípios por elas adotados) e aos tratados internacionais[1].

    Quanto aos tratados internacionais, embora o Texto Constitucional tenha se referido apenas a “tratados”, não há razão para interpretação restritiva da qual decorreria a exclusão das convenções e dos pactos. A doutrina se inclina a reconhecer na expressão “tratado” um gênero que abriga diversas espécies, como os pactos e as convenções.[2] Os direitos fundamentais previstos tanto em tratados quanto em pactos e convenções internacionais podem enunciar direitos fundamentais, nos termos do art. 5.º, § 2.º, da CF/1988.

    Ilustra-se muito nesta categoria o direito de recorrer da sentença, o chamado duplo grau de jurisdição (art. 8.º, item 2, h, da Convenção Americana sobre Direitos Humanos – Pacto de São José da Costa Rica de 1969 e art. 14, item 5 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos de 1966). Pode-se falar, ainda, do direito do preso de ser apresentado “sem demora” à autoridade judicial, constante do art. 7.º, item 5 do Pacto de São José da Costa Rica e de igual maneira no art. 9º, 3 do Pacto internacional sobre direitos civis e políticos.

    No que tange aos direitos fundamentais previstos em “tratados”, há uma discussão interessante, relativamente ao status jurídico do ingresso destes direitos no ordenamento jurídico, notadamente em razão do § 3.º do art. 5.º da CF/1988. Indaga-se: os direitos fundamentais previstos em tratados internacionais estão na mesma posição hierárquica da norma Constitucional, inclusive se beneficiando de proteção como cláusula pétrea e servem de referência para o controle de constitucionalidade, ou estão no mesmo nível das leis infraconstitucionais, ou ainda estariam entre a Constituição e as leis?

    Comungamos do entendimento no sentido de que os direitos fundamentais previstos em tratados internacionais ingressam no ordenamento jurídico se aglutinando à Constituição material e com status equivalente, por força do art. 5.º, § 2.º, da CF/1988.[3]

    Este porém não é o entendimento do STF que, embora não unânime, insiste em negar a natureza constitucional destas normas, afirmando estarem os tratados abaixo da Constituição e acima das leis conforme se extrai do RE 349.703. Assim, seriam eles infraconstitucionais e supralegais. Contudo, o Min. Celso de Mello esposa entendimento no sentido de que os tratados são formalmente constitucionais ut HC 90.450.

    Não obstante, não há dúvida de que os tratados e convenções sobre direitos humanos ingressaram no Brasil e possuem posição hierárquica superior a das leis infraconstitucionais, seja na nossa perspectiva seja na do STF.

    Portanto, a exigência da audiência de custódia está acima das leis ordinárias, devendo a aplicação do CPP e sua interpretação ser conforme os tratados, não podendo ser incompatíveis com os mesmos.

    É preciso entender que a garantia da audiência de custódia situa-se nos tratados como mecanismo que visa assegurar o direito de liberdade. A ideia reside exatamente em levar o preso a presença de autoridade capaz de restabelecer o direito de liberdade.

    Com efeito, a apresentação sem demora possibilita ao juiz verificar não apenas a legalidade da prisão, como também sua necessidade, garantindo também o exercício do contraditório, o que o CPP, na dicção dos art. 306 e 310 não asseguram.

    Note-se que, a autoridade prevista em lei deve ter o poder de restabelecer a liberdade. O delegado de polícia não possui em nosso sistema tal poder. O máximo que pode é conceder a fiança nos crimes cuja pena seja de até 04 anos. Nos demais casos (leia-se: nos crimes cuja pena seja superior a 04 anos; e até mesmo nos de pena até 04 anos, quando o agente não prestar a fiança arbitrada pelo delegado), mesmo entendendo desnecessária a custódia (por entender ausentes os requisitos da prisão preventiva), encaminhará o ser humano para o cárcere e aguardará a decisão do juiz.

    Bom seria que o delegado tivesse este poder, vez que quanto mais agentes públicos pudessem tutelar a liberdade melhor. Mas no quadro atual, o delegado não tem poder de tutelar a liberdade para além das hipóteses de crimes punidos com pena de até 04 anos (e até mesmo nesses, quando o agente não prestar a fiança arbitrada).

    Na verdade, antes do ato jurídico do delegado que lavra o flagrante não temos verdadeiramente prisão, temos apenas captura. A custódia só existe a partir da lavratura do APF. Neste sentido, a exigência é de que o custodiado seja apresentado e não o capturado. Até porque não é da tradição “prender” (capturar) e não levar ao delegado para tornar jurídico o ato. Do contrário o que haveria era sequestro, desaparecimento forçado, etc.

    Assim, não há dúvidas de que o Delegado de Polícia nos termos da atual legislação não atende aos fins colimados nos tratados quando exigem a audiência de custódia. O que o acórdão pretende é dar uma interpretação que cria um garantidor para inglês ver, pois o preso é apresentado para alguém que não tem o pleno poder de soltar.

    Portanto, analisando de forma crítica a proposição delineada pelo Des. Nucci, de que na atual conjectura legal do processo penal brasileiro teria a atribuição de garantia irrestrita de liberdade, ter-se-ia, na esteira da clássica definição do filósofo alemão Jünger Habermas uma contradição performativa[4], eis que a própria proposição não se coaduna com os pressupostos pragmáticos do ato de fala que a incorpora.

    Neste sentido, em termos mais claros, de nada adianta atribuir ao Delegado de Polícia função de garantia que não pode cumprir por ausência de disposição legal, ou, ainda, no mais simples jargão popular, “dar com uma mão e tomar com outra”, eis que a Autoridade responsável pela tutela da liberdade não poderá concedê-la.

    Lendo o voto do Des. Nucci, o que se extrai dos fatos é que o indivíduo foi preso em 19 de janeiro de 2015 e como o voto é de 12 de maio de 2015, imaginamos que o HC não restou prejudicado, isto é, continua preso e sem ter sido apresentado ao magistrado há quase 05 meses. Consta também do voto informação de que se tratava de acusado primário e com bons antecedentes acusados de tráfico o que por si só indica a desproporcionalidade da medida, vez que em tese admite-se no caso a substituição da pena definitiva em se seguindo a orientação pacífica do STF. Não obstante, o fundamento da prisão é a garantia da ordem pública o que já reputamos inconstitucional em outros escritos[5].

    De nossa parte entendemos o seguinte: a prisão lavrada pelo delegado pode ser legal. Comunica ao Juiz em 24 horas. Este a converte e passa ser a autoridade que mantém a custódia. Uma vez convertida deve designar audiência de custódia para apresentação do preso sem demora. Configurada a demora na audiência, há ilegalidade superveniente e a prisão deve ser relaxada.

    Em resumo, a decisão que converte a prisão após a comunicação desta pelo Delegado de Polícia não afasta o dever do juiz de garantir ao preso o direito de ser levado “sem demora” até a autoridade que tem o poder de conceder-lhe a liberdade. Não autoriza o juiz a manter a prisão por meses até que se realize a AIJ ocasião em que o preso vai ser interrogado.

    As normas do CPP (art. 306 e 310) e dos tratados internacionais, no que tangem a audiência de custódia, convivem tranquilamente.

    Há que se destacar que o tema da audiência de custódia ganhou força em razão da pressão internacional que recai sobre o Brasil por descumprimento dos tratados, pelas violações de direitos humanos destacadamente pelo alarmante número de presos provisórios. A toda evidência o grande responsável por isso é o judiciário. Daqui há pouco vão querer dizer também que outras autoridades é que são os responsáveis por todos os problemas decorrentes do encarceramento e massa e tudo que daí decorre. Definitivamente não! No sistema constitucional em vigor é o juiz que prende e o juiz que solta e ele o responsável por todos os problemas que decorrem de sua atividade.

    Vislumbramos profundo equívoco do acórdão ao tentar ver no Delegado autoridade capaz de atender aos fins previstos no Pacto de São José e no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos. Trata-se na verdade de uma contradição performática na qual se afirma proteger a liberdade restringindo-a na medida em que institui como garantidor alguém que não tem o pleno poder de libertar.

    Notas e Referências:

    [1] NICOLITT, André. Manual de Processo Penal. SP, Revista dos Tribunais, 2014, p. 87.

    [2] Neste sentido: Trindade, Antonio Augusto Cançado. Princípios de direito internacional contemporâneo. Brasília: UnB, 1981. p. 12.

    [3] Neste sentido: Piovesan, Flávia. Os direitos humanos e o direito constitucional internacional. São Paulo: Max Limonad, 1996. p. 89-90. Esta, inclusive, é a posição dominante da doutrina e, em parte significativa da jurisprudência.

    [4] HABERMAS, Jünger apud DUTRA, D. J. V. Razão e consenso em Habermas: teoria discursiva da verdade, da moral, do direito e da biotecnologia. 2ed. rev. e ampl. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2005. p. 175/176

    Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/article/viewFile/16132/14669 acesso em 25/05/2015 às 1h.

    [5] NICOLITT, op. cit., p. 751-752.

    André Nicolitt é Doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, professor da Universidade Federal Fluminense, Juiz de direito – TJRJ.

    Curtir

  166. Mesmo assim não acabou e nem vai acabar a custódia. Alckmin gosta de ver a Polícia e o povo sofrer.

    Curtir

  167. Essa Blindada goza com a pica dos outros , casa na Riviera ? Nem na Praia Grande ele tem , não tem nem dente na boca , laterais desfalcados . Vergonha Alheia .

    Curtir

  168. DR. CHUCHU !, S.M.J., O SR. GASTAVA MONEY COM UM LIXÃO DESSE AI DE RIBA À TOA , OU SEJA QUEIMAVA VELA COM DEFUNTO SAFADO. AGORA !, COM RELAÇÃO A ESSE ESPECIALISTA !, ME AJUDE AÍ Ó !…

    Curtir

  169. Lá nos EUA, geralmente, as polícias estaduais, quando tem dificuldade, para traçar um perfil de um ,”sujeito,” eles recorrem ao FABI, que tem profissionais com essa qualificação, aprendi a técnica, então, vou traçar o “perfil” do tal blindado, com base nessas modernas técnicas: trata-se de um indivíduo que tem entre 55 e 60 anos de idade, se for casado é um péssimo marido e o pai ausente, é fumante, bebedor contumaz, poucos amigos e mesmo esses, quando vem sua aproximação, vão logo dizendo: ,uuffa!, agressivo, destemperado, observa-se por seu linguajar chulo, possui mania de grandeza e não possui um gato para puxar pelo rabo, mas se diz rico e bem cotado… Ele podia atuar em qualquer outra profissão, mas tinha que ser policial, para não deixar transparecer sua baixa autoestima!

    Curtir

  170. HEI !, APESAR DESSE SIGNATÁRIO TER À DISPOSIÇÃO UMA GOMA DE RESPEITO LÁ NA RIVIERA DE SÃO LOURENÇO, OU SEJA, NA PRIMEIRA QUADRA ANTES DA PRAIA, ONDE O EX-COVAS TINHA A DELE A CINCO QUADRAS ATRÁS. ESTOU CONTUMAZ GOSTANDO DESSA JP, PRINCIPALMENTE NESSAS ENCANTADAS PRAIAS E GATINHAS. RAPAZ !, PRA QUEM QUEM FOI O VERDADEIRO ” travoltinha” NA AUGUSTA. S.M.J., POR ESSAS BANDAS EU TIRO DE CALCANHAR. Ô, TENTATIVAS DE ‘ pulicinhas””, FEITOS NAS COXAS, OU MELHOR EM “”Camanducaia” . ME AJUDEM AÍ Ó !..

    Curtir

  171. jfranck disse:
    11/12/2017 ÀS 8:59
    Aos calças brancas: DAP (Divisão de Apoio ao Patrão) .
    Corrigindo, o DAP não é Divisão, é Departamento, e não é de Apoio ao Patrão, é Anti Policia.

    Curtir

  172. RAPAZ !, HÁ TRINTA ANOS, ESSES ” calças brancas pulicinhas””, NÃO SERVIAM NEM PRA ENGRAXAR AS SAPATILHAS DO VERDADEIRO ” travoltinha”. Ô CAMBADAS DE CONTUMAZES OCIOSOS, VÃO TRABALHAR ! E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  173. HEI !, CAMBADA DE INVEJOSOS, A SEMANA QUE VEM ESTAREI ZARPANDO PARA O DENOMINADO PORTO DE GALINHAS, VIU !, E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  174. HEI, ” pulicinhas invejosos “, SÓ UM POUQUINHO MAIS !, IREI LEVAR A MINHA QUERIDINHA LILIQUINHA. AGORA !, NÃO SEJAM COVARDES, CAGANDO ASNEIRAS QUANDO DE MINHA AUSÊNCIA !. TCHAL, ATÉ AMANHÃ !. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  175. Vergonha alheia dessa Blindada , vc escreve qualquer coisa sobre ela , sabendo que é verdade ela fica nervosinha e faz 10 postagem xingando e se vangloriando de mentiras e estórias que ela mesma deve acrediatar tamanha sua demência , o que só prova que a mesma é totalmente desiquilibrada e fica nervosinha quando ouve a verdade. Não passa de um embuste , um perdedor.
    Vai arrumar esses dentes desfalcados na boca e arrumar uma mulher , seu inútil, ou acha que alguém acredita nas suas mentiras. Demente

    Curtir

  176. RAPAZ , SEM COMENTÁRIOS ! QUE BAIXEZA ! E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  177. EITA PORRA ! PELO ANDAR DA CARRUAGEM, LOGO NO INICIO DO ANO O CONTERRÂNEO DE CAEETÉS, IRÁ VÊ O SOL NASCER QUADRADO. E, ME AJUDEM A-Í Ó !….

    Curtir

  178. Bom dia!
    Sabem quem é o maior culpado disso tudo, somos nós, isso mesmo, somos nós com a nossa omissão a tudo o que está acontecendo no país, não fazemos nada para melhorar, somos coniventes com o que está acontecendo, não participamos de nada, nem dos nossos interesses, é só olharmos para o que está acontecendo com a Polícia Civil, e o que fazemos, NADA! Só reclamar não vai resolver nada. Colocar culpa nas pessoas é muito fácil é mais cômodo, temos que lutar pelos nossos direitos e assumirmos nossas responsabilidades perante a sociedade, e isso se faz com luta e coragem, a começar pelo voto, está na hora de mudarmos, o continuísmo está destruindo esse Estado, temos que pensar no social e não no pessoal a Polícia Civil têm que estar com a sociedade, ela faz parte da sociedade como um todo, e não de uma parte da sociedade. Paremos de reclamar e vamos à luta.

    Curtir

Os comentários estão desativados.