‘Lava Jato’ na PM de SP: coronel detalha desvio milionário e envolve outros 18 coronéis
Em carta obtida pelo EL PAÍS, ele apresenta roteiro do que pretende delatar sobre esquema que desviou mais de 200 milhões entre 2005 e 2012. Um deputado estadual é citado
Um tenente-coronel promete revelar as entranhas e os beneficiários de um esquema que desviou mais de 200 milhões de reais da Polícia Militar de São Paulo. Detido desde março no presídio militar Romão Gomes no Tremembé, zona norte de São Paulo, o tenente-coronel José Afonso Adriano Filho negocia um acordo de delação premiada com o Ministério Público do Estado de São Paulo.
Nos corredores do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, o caso é apelidado de Operação Lava Jat‘ da PM. Isso tanto pelo valor desviado quanto pela alta patente dos beneficiários e envolvidos. Além de tentar um acordo com o Ministério Público, o tenente-coronel escreveu uma carta, enviada à Corregedoria da Polícia Militar, em que tenta demonstrar uma espécie de lealdade à corporação e dá um roteiro do que pretende delatar.
No documento, obtido pelo EL PAÍS, Adriano levanta suspeitas de que 18 coronéis e um deputado estadual receberam recursos desviados da Polícia Militar. Ao longo de 15 páginas, o coronel se diz disposto a colaborar com investigações e sugere à Corregedoria que faça determinadas perguntas a essas 19 pessoas. Informa também que parte dos “documentos comprobatórios” de suas denúncias estão em um pendrive e um CD apreendidos pela polícia quando foi preso. Diz até que “depósitos bancários foram efetuados em dezenas de vezes, para atender a demanda desses oficiais, em épocas distintas, para diversos fins”. Mas o coronel reclama do que chama de “total parcialidade” da Corregedoria da PM. Para ele, a investigação da corporação poupou oficiais mais graduados.

No fim de agosto, Adriano foi condenado pelo Tribunal de Justiça Militar de São Paulo à perda de patente e de aposentadoria. Ainda responde a uma ação penal por peculato e é investigado em mais de 20 inquéritos. Adriano tenta uma delação premiada para receber punição mais branda em troca de revelações às autoridades.
Até se aposentar em outubro de 2012, Adriano trabalhou mais de 12 anos no Departamento de Suporte Administrativo do Comando-Geral da Polícia Militar de São Paulo. Fez boa parte da carreira no setor, que é responsável por compras e licitações na corporação. Esteve lá em gestões de sucessivos comandantes da PM e de vários secretários de Segurança nos governos de Geraldo Alckmin (PSDB), Alberto Goldman (PSDB) e José Serra (PSDB). Algumas aquisições do Departamento de Suporte Administrativo precisam ser aprovadas pelo comandante-geral da PM e até pelo secretário estadual de Segurança Pública. Nas investigações da Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo, até agora foram identificados desvios e fraudes em mais de 200 compras entre 2005 e 2012, com mais de 20 fornecedores envolvidos – incluindo empresas de fachada.
O jornal Folha de S. Paulo revelou em 2015 que as investigações começaram restritas aos anos 2009 e 2010, mas foram ampliadas depois das reportagens do jornal. Ainda assim, o único punido até agora foi o tenente-coronel Adriano.
Ele acabou preso preventivamente depois que um outro investigado disse em depoimento à Corregedoria da PM que foi ameaçado. De acordo com esse investigado, o coronel Adriano lhe falou para “ficar com o bico calado, pois estava mexendo com peixe grande”. A prisão foi decretada pelo juiz Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, que assumiu um dos inquéritos contra Adriano depois que o juiz José Álvaro Machado Marques, inicialmente responsável pelo caso, se declarou impedido para julgar o coronel. O capitão Dilermando César Silva, subordinado de Adriano no departamento de compras, também foi preso, mas responde a processo em liberdade.
Autoridades que acompanham o caso temem que o esquema não seja totalmente investigado pelo Ministério Público e pela Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo. Procurado, o corregedor da PM, coronel Marcelino Fernandes, não quis dar explicações sobre o andamento das investigações das denúncias mencionadas na carta de Adriano. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que “foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos. O IPM está em segredo de Justiça, motivo pelo qual detalhes da investigação não podem ser passados”.
Como envolve pelo menos uma autoridade com foro privilegiado, um deputado estadual, a negociação da delação premiada de Adriano depende do aval do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio. O Ministério Público informou que a proposta de colaboração premiada está sendo avaliada. “No momento, as informações estão sob análise, não cabendo ao MPSP tecer qualquer tipo de consideração sobre tais tratativas”, afirmou, em nota.
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/21/politica/1505958460_055385.html
_________________________
KKK
O Ministério Público de SP investiga quando quer, quem quer e como quer, e nunca deixa de atuar de conformidade, primeiramente, com a “capa” dos autos, de tal forma que sabem o que vai dar isso tudo? Nadaaaaaaaa, nadinhaaaaaa…
CurtirCurtir
Devia ser chamado de MISTÉRIO PÚBLICO, pois só investiga de vez em quando, é um mistério mesmo..
CurtirCurtir
Como diria o coronel Camilo, “conte sempre com o comando”.
.
Se foi o coronel quem escreveu essa carta deve ser de uma erudição sem igual, criou até uma nova palavra para o vernáculo pátrio, “SIQUER”.
.
Corrupção na PM? Isso não existe, os coronéis são a reserva moral do Estado de São Paulo. Tinha uma época em que um certo prefeito colocou coronéis em todas as subprefeituras, por que será? Já sei para que os funcionários aprendessem a marchar e cantar o hino nacional.
.
Até o chefe dos arbitros da federação paulista era coronel da PM. Arbitro de futebol ser chamado de ladrão é pleonasmo.
.
Se um dia alguém investigasse o corpo de bombeiros, viche!
.
Um exemplo que investigação é incompatível com militar, o resultado que prevalece é sempre a decisão do superior (HIERARQUIA E DISCIPLINA).
CurtirCurtir
porque nenhum delegado de policia nao instaura um inquerito, porque agora e conhecimento de todos e por sinal conforme a situação a apuração e pela policia federal por tratar de verba federal.
CurtirCurtir
Isso é uma carta de um Coronel? Com este português irretocável? Agora percebe-se a qualidade dos Oficiais. O adverbio ”siquer” foi demais!!! Nem comentarei o resto. Afinal não sou nenhum Pasquale, mas para quem é muito bem recompensado, ou pago, pelo contribuinte isto acaba tornando-se uma afronta.
CurtirCurtir
EU TINHA CERTEZA DE QUE UM DIA UMA OPERAÇÃO SEMELHANTE A LAVA JATO OU MENSALÃO IRIA SE INSTALAR PARA APURAR A POUCA VERGONHA QUE OCORRE POR DEBAIXO DO TAPETE DESSA DESGRAÇA DE INSTITUIÇÃO QUE AINDA É MANTIDO O CODINOME POLÍCIA (POLÍCIA militar)
ESSES BANDIDOS INRUSTIDOS QUEREM PASSAR UMA IMAGEM DE CARÁTER PARA A SOCIEDADE, MAS NA VERDADE SE COMPORTAM COMO LEGÍTIMOS LADRÕES.
CurtirCurtir
Se confirmado, tem que socar o bambu até sair pela boca. Enquanto isso o pracinha padece de trabalhar, fazendo dejem igual a um condenado pra poder pagar suas contas honestamente.
CurtirCurtir
imagina quando o elenco comprou as capas de colete que eram para ser usadas por dentro da gandola. quanto ele levou. e pra variar as capas foram recolhidas vê descartadas. dinheiro do povo no lixo.
CurtirCurtir
kkkk Mistério público é foda
CurtirCurtir
VAI SAIR REPOSIÇÃO DA INFLAÇÃO MAS SERÁ SÓ PARA POLÍCIA MILITAR, SERÁ 11%:
https://94fm.com.br/reajuste-salarial-dos-policias-militares-deve-ser-discutido-nos-proximos-dias/
CurtirCurtir
Como delegado de polícia trabalhei alguns anos com o Cel. Camilo, o qual sempre se mostrou uma pessoa diplomática, proativa e de fácil convivência. Durante esse período jamais ouvi qualquer comentário que comprometesse sua reputação, mormente no tocante à moralidade administrativa de suas decisões.
Se porventura for procedente qualquer acusação nesse sentido, efetivamente, será uma desagradável surpresa.
O ônus da prova cabe a quem acusa.
Não basta bater a carteira e sair gritando pega ladrão.
Tem que matar a cobra e mostrar o pau.
Em se tratando de uma acusação grave como essa e dos eventuais protagonistas, é prudente ter cautela com vistas à preservação da imagem dos envolvidos.
Agora, o que não pode é o Ministério Público deixar de investigar e a imprensa deixar de acompanhar o andamento das investigações.
Agentes públicos e políticos corruptos, peculatários, etc., estão pulverizados por todas as agremiações políticas e pela Administração Pública de um modo geral.
CurtirCurtir
Lava devagar é ótimo! Só uma pergunta: vai delatar para quem? kkk, só rindo pra não chorar!
CurtirCurtir
Tudo isso aí é turminha do Geraldo. Acham que vai dar alguma coisa? Vai ser igual o caso Capez(ta) e a merenda.
CurtirCurtir
Cade os Sindicatos e Associações ????
CurtirCurtir
20 anos de policia e nunca vi o governo dar aumento só pra PM e nao dar pra civil. Deve dar um reajuste menor pra Civil. Agora em relaçao ao Major Olimpio , adorei ver ele perturbando o Governador de novo 😆.
CurtirCurtir
Mais fácil acontecer algo com quem denunciou.
Semelhante a denuncia de compra de ternos superfaturados na PC.
Sobrou pra quem denunciou.
Quem tenta atingir a casta, sofre forcas ocultas.
Igual blindagem do PSDB.
CurtirCurtir
True políce
Verdade…forças muito fortes, obscuras estão por trás de toda uma situacao
Quer saber de duas?
Caso Marcelinho pesseguini e manfred von richtofen
O primeiro, foi criado um embuste para torna lo matador de seus pais, para calar a boca sobre possível denuncia no alto comando de seu batalhão
Segundo foi tesoureiro de Luísa Erundina, ha uma conta na suíça aberta quando suzane era criança….ha centenas de milhões lá…inclusive, abafaram o promotor que falou publicamente isso…o denunciante sabia a conta, código.
Forcas que regem PM, TJ, PM, PC etc
CurtirCurtir
Com relação ao reajuste, vale ressaltar o que o Ministro do Stf Alexandre de Moraes, disse a respeito do direito de greve dos policiais : se não estão contentes com o salário, saiam da polícia
Assim sendo, tirando proveito dessa limitação dos policiais, que sobriamente são tutelados pelo REGIME DITATORIAL DO SUPOSTO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, que não respeita a CONSTITUIÇÃO PARA REPOSIÇÃO DAS PERDAS DA INFLAÇÃO, estamos fadados a penúria, a miséria, esse mesmo tratamento não é dado aos demais seguimentos valorosos do serviço público
Por isso, meus irmãos, civis ou militares, o reajuste será pífio, e por essas e outras, que erroneamente não sairá um presidente do Estado de São Paulo, pois o restante do Brasil, enxerga com absoluta clareza, se quem governa o Estado mais rico do Brasil, não tem dinheiro para nós, certamente não será presidente do Brasil, pois o restante do país vê com péssimos olhos tal atitude vergonhosa, os irmãos Brasil afora, civis ou militares, ganham mais do que o Estado mais rico do Brasil, a mensagem que fica é : como eleger alguém assim para governar o país?
CurtirCurtir
Imaginem, deve haver algum engano!!!! O alto clero da PM é a reserva moral da própria, jamais meteriam a mão em licitações. Eles, com aquela cara de seres superiores acima de tudo e de todos, jamais cometeriam tal fato. KKKKKKKKKKK . Tudo bunda suja, falam mal da tropa e da Polícia Civil , são o símbolo da honestidade!!!! Não sei não, mas se fuçar acha mais coisa, como o colega Verso, acima, citou no seu comentário, fazem coisa que até Deus duvida!!!!
CurtirCurtir
Imaginem, deve haver algum engano!!!! O alto clero da PM é a reserva moral da própria, jamais meteriam a mão em licitações. Eles, com aquela cara de seres superiores acima de tudo e de todos, jamais cometeriam tal fato. KKKKKKKKKKK . Tudo bunda suja, falam mal da tropa e da Polícia Civil , são o símbolo da honestidade!!!! Não sei não, mas se fuçar acha mais coisa, como o colega Verso, acima, citou no seu comentário. Fazem coisa que até Deus duvida!!!!
CurtirCurtir
O GOZADO É QUE ESSE EPISÓDIO ESTAVA “FERVENDO” DENTRO DAS REPARTIÇÕES DO comando geral DA pm ENQUANTO O DEPUTADO FEDERAL major OLÍMPIO AOS BERROS GRITAVA A PALAVRA V E R G O N H A CONTRA A EX-PRESIDENTA DILMA.
CurtirCurtir
True police e verso vcs São a mesma pessoa. Mude o endereço de e mail pelo menos. Affff
Participei da perícia do garoto pesseguini e vc está escrevendo uma besteira incomensuravel.
Tá parecendo a turminha 13 da conspiração.
Porém, confesso, q era uma situação atípica e que dava parâmetros para pensar em alguma na absurdos.
CurtirCurtir
SE O OLIM E OS SINDICALISTAS TIVESSEM 1% DA DISPOSIÇÃO E OUSADIA DO MAJOR OLÍMPIO, ESTARÍAMOS COM SALÁRIO INICIAL DE R$8000,00.
CurtirCurtir
Cadê o Tribunal de Faz de Contas nessa estória? Deve estar perdido pela Administração Pública tentando encontrar um único motivo que justificasse sua existência. Em meio a inúmeras denúncias de superfaturamento ou fraudes em grandes licitações deste Estado não aparece nenhuma onde o citado órgão tenha se manifestado anteriormente sobre irregularidades no procedimento licitatório. Parece um apêndice na Administração Pública, não serve para nada a não ser gastar milhões de reais para se manter. Custo/benefício para a população = 0.
CurtirCurtir
Major Olímpio é homem de luta e coragem; enquanto o Dr. Olim e nossos sindicalistas só faltam chupar o chuchu, são um verdeiro nada, parabéns Dr, Olímpio por pressionar o Chuchu.
CurtirCurtir
Ate quando os policiais civis vao pagar esse sindicatos e associaçoes? Pra que ,pra ter 1 real de desconto num almoço simples com bife ou salsicha ?Pra ficar numa colonia de ferias e ter que disputar sorteios e correr o risco de viajar numa semana de chuva ? Tem os sites Booking e etc que vc consegue otimas pousadas por preços acessiveis e vc pode desmarcar sem taxas. Tem gente que fica pagando sindicato por causa dessas merrecas de beneficio , e tem outros que nao cancelam por preguiça. Ficam dando dinheiro para esses inuteis. O Major Olimpio fez em 1 semana o que essas associaçoes e sindicatos nao fizeram em 5 anos.
CurtirCurtir
MP e PM essa dupla um lambe o saco da outra!
Pouco provável que vá pra frente essa operação ! Ambas se utilizam de métodos espúrios para conseguirem seus objetivos. Muitos promotores estão nas mãos da PM, pois fazem o “serviço sujo” para eles, de interceptações clandestinas a homicídio encomendado! ( Vide Gaeco de Taubaté o mais corrupto do país)
CurtirCurtir
O Ministério Público deste Estado tem que deixar de ser governo para cumprir integralmente suas atribuições constitucionais. disse:
22/09/2017 ÀS 15:34
Como delegado de polícia trabalhei alguns anos com o Cel. Camilo, o qual sempre se mostrou uma pessoa diplomática, proativa e de fácil convivência. Durante esse período jamais ouvi qualquer comentário que comprometesse sua reputação, mormente no tocante à moralidade administrativa de suas decisões.
Se porventura for procedente qualquer acusação nesse sentido, efetivamente, será uma desagradável surpresa.
O ônus da prova cabe a quem acusa.
Não basta bater a carteira e sair gritando pega ladrão.
Tem que matar a cobra e mostrar o pau.
Em se tratando de uma acusação grave como essa e dos eventuais protagonistas, é prudente ter cautela com vistas à preservação da imagem dos envolvidos.
Agora, o que não pode é o Ministério Público deixar de investigar e a imprensa deixar de acompanhar o andamento das investigações.
Agentes públicos e políticos corruptos, peculatários, etc., estão pulverizados por todas as agremiações políticas e pela Administração Pública de um modo geral.
Agora, vamos à versão que apresento, sobre a qual DUVIDO que alguém ouse contestar:
Faça, você mesmo (antes do MP) seu teste de honestidade em relação ao PILANTRA, SEM-VERGONHA E IMORAL Deputado Coronel Camilo. Pergunte para esse safado:
1º) Qual nível de “conversa” ele, enquanto Comandante-geral, manteve com o então Comandante do CPI/8 – Presidente Prudente -, aquele dos grampos clandestinos cuja bomba foi divulgada aqui, no Flit, Coronel PM Homero de Almeida Sobrinho, sobre a inviabilidade de minha continuação naquele Comando, no final de junho/2009, para onde fui CHUTADO no dia 24/04/09, em nome de “movimentação por conveniência do serviço público”.
2º) Qual “motivação legal” para que o então BANDIDO FARDADO, Major PM Daniel César Simões Teixeira, não me ter mantido na Unidade da PM da qual ele era Chefe Interino, na capital, por isso fui CHUTADO para aquele CPI;
3º) Qual solução do Procedimento Disciplinar nº CMTG-105/362/2010, cujos PILANTRAS e BANDIDOS FARDADOS acobertados por ele, Coronel Camilo, se merecem, ou seja, da mesma laia;
4º) Por que ele não me corresponde ao REQUERIMENTO S/Nº, de 18/03/17 (enviado por e-mail) acerca das PATIFARIAS perpetradas na ASSPM – Associação de Subtenentes e Sargentos – cuja direção causa inveja ao PCC.
Esse falamansa, imoral, está no mesmo nível do pilantra, vagabundo e anônimo safado que, aqui, no Flit, semeou verossimilhanças sobre mim, MUITO PROVAVELMENTE na condição de “pau mandado” da cúpula da PM. Master é a “identificação” desse pilantra, anônimo o qual em 16/06/16, às 02h11mim, postou besteiras, aqui, a meu respeito. Tentei a real identificação do pilantra, sem êxito. Busquei apoio jurídico, mediante o Dr (Clauder) da Associação de Cabos e Soldados, mas, lastimavelmente, percebi-o no mesmo nível espúrio do comparsa dele, na tal Associação, advogado Eliezer Pereira Martins. Enfim, afastei-me deste espaço.
Obs.: por “recaída”, não resisti à tentação de deixar de me manifestar acerca de reportagem desta magnitude, pois, certamente, acabará como embrionária da Operação Ratos de Botas.
CurtirCurtir
O Ministério Público deste Estado tem que deixar de ser governo para cumprir integralmente suas atribuições constitucionais. disse:
22/09/2017 ÀS 15:34
Como delegado de polícia trabalhei alguns anos com o Cel. Camilo, o qual sempre se mostrou uma pessoa diplomática, proativa e de fácil convivência. Durante esse período jamais ouvi qualquer comentário que comprometesse sua reputação, mormente no tocante à moralidade administrativa de suas decisões.
Se porventura for procedente qualquer acusação nesse sentido, efetivamente, será uma desagradável surpresa.
O ônus da prova cabe a quem acusa.
Não basta bater a carteira e sair gritando pega ladrão.
Tem que matar a cobra e mostrar o pau.
Em se tratando de uma acusação grave como essa e dos eventuais protagonistas, é prudente ter cautela com vistas à preservação da imagem dos envolvidos.
Agora, o que não pode é o Ministério Público deixar de investigar e a imprensa deixar de acompanhar o andamento das investigações.
Agentes públicos e políticos corruptos, peculatários, etc., estão pulverizados por todas as agremiações políticas e pela Administração Pública de um modo geral.
Faça, você mesmo (antes do MP) seu teste de honestidade em relação ao PILANTRA, SEM-VERGONHA E IMORAL Deputado Coronel Camilo. Pergunte para esse safado:
1º) Qual nível de “conversa” ele, enquanto Comandante-geral, manteve com o então Comandante do CPI/8 – Presidente Prudente -, aquele dos grampos clandestinos cuja bomba foi divulgada aqui, no Flit, Coronel PM Homero de Almeida Sobrinho, sobre a inviabilidade de minha continuação naquele Comando, no final de junho/2009, para onde fui CHUTADO no dia 24/04/09, em nome de “movimentação por conveniência do serviço público”.
2º) Qual “motivação legal” para que o então BANDIDO FARDADO, Major PM Daniel César Simões Teixeira, não me ter mantido na Unidade da PM da qual ele era Chefe Interino, na capital, por isso fui CHUTADO para aquele CPI;
3º) Qual solução do Procedimento Disciplinar nº CMTG-105/362/2010, cujos PILANTRAS e BANDIDOS FARDADOS acobertados por ele, Coronel Camilo, se merecem, ou seja, da mesma laia;
4º) Por que ele não me corresponde ao REQUERIMENTO S/Nº, de 18/03/17 (enviado por e-mail) acerca das PATIFARIAS perpetradas na ASSPM – Associação de Subtenentes e Sargentos – cuja direção causa inveja ao PCC.
Esse falamansa, imoral, está no mesmo nível do pilantra, vagabundo e anônimo safado que, aqui, no Flit, semeou verossimilhanças sobre mim, MUITO PROVAVELMENTE na condição de “pau mandado” da cúpula da PM. Master é a “identificação” desse pilantra, anônimo o qual em 16/06/16, às 02h11mim, postou besteiras, aqui, a meu respeito. Tentei a real identificação do pilantra, sem êxito. Busquei apoio jurídico, mediante o Dr (Clauder) da Associação de Cabos e Soldados, mas, lastimavelmente, percebi-o no mesmo nível espúrio do comparsa dele, na tal Associação, advogado Eliezer Pereira Martins. Enfim, afastei-me deste espaço.
Obs.: por “recaída”, não resisti à tentação de deixar de me manifestar acerca de reportagem desta magnitude, pois, certamente, acabará como embrionária da Operação Ratos de Botas.
CurtirCurtir
PORQUE A POLICIA CIVIL NÃO VAI PRA CIMA E INVESTIGA.
PRECISA DE AUTORIZAÇÃO OU É MEDO?
PRECISAMOS ESCLARECER POR MEDIDA DE JUSTICA.
VEJAM FACEBOOK SGT ALEXANDRE.
CurtirCurtir