Caro Guerra,
Na semana passada, duas notícias veiculadas em jornais de grande circulação no Estado, deram conta de graves comprometimentos em setores sensíveis da chamada inteligência policial da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
A primeira, veiculada no Jornal Folha de São Paulo, questiona a credibilidade do Sistema Detecta, produto de propaganda política do governo no horário eleitoral, inclusive com participação do candidato do partido à Presidência da República. Foi veiculada na propaganda que o Detecta é um sistema que agrega monitoramento de câmeras e informações sobre a distribuição espacial dos crimes disponíveis no INFOCRIM. A falta de credibilidade estaria na utilização do INFOCRIM como fonte de informações do sistema Detecta. Quem fez a afirmação, se por motivo político ou não, a fez de forma correta. O INFOCRIM é sistema de georeferenciamento de crimes modelado quando a formalização eletrônica do boletim de ocorrências era feito pelo programa IDP(Informatização de Distritos Policiais). Foi implantado um novo programa de formalização de ocorrências chamado RDO(Registro Digital de Ocorrências) e não foi remodelado o INFOCRIM. Por conta disso muitas informações coletadas pelo RDO não são refletidas no INFOCRIM. A natureza e local da ocorrência são as informações mais importantes do INFOCRIM e também as que apresentam o maior percentual de erros pela menção incorreta do numeral exato ou aproximado onde deu-se o fato e a natureza ser incompatível com a descrição do fato contida no histórico do boletim de ocorrência, muitas vezes formalizado por funcionários emprestados de prefeituras municipais não compromissados com a instituição. Não precisa ser nenhum especialista para navegar no INFOCRIM e em poucos minutos encontrar várias inconsistências. INFOCRIM é o ralo por onde escorreu muito dinheiro em licitações e contratos na área de inteligência policial da SSP. O correto seria melhorar a coleta da informação por ocasião da elaboração do RDO e trazer para a própria base do RDO todos os mapas digitalizados dos municípios do Estado com o memorial descritivo de cada unidade de polícia territorial. A informação transmitida ao Jornal Folha de São Paulo foi correta e de fácil comprovação.
A segunda notícia foi veiculada no jornal Correio Popular em 20/09/2014. Segundo a notícia veiculada, a DIG de Campinas solicitou ao Disque-Denúncia administrado pelo “Movimento Vida Melhor”, telefone: 3236-3040, informações para auxiliar no roubo de uma carga da empresa Motorola.
Que disque-denúncia é esse? O disque-denúncia no Estado de São Paulo não é o decorrente do convênio entre o Instituto São Paulo Contra a Violência e a SSP? Não é gratuito pelo telefone 181. O telefone 3236-3040 não é tarifado? Quem administra o montante arrecadado pela cobrança da tarifa telefônica? É legal uma entidade particular receber e administrar informações criminais? Existem policiais trabalhando nesse disque-denúncia particular? Se Campinas tem, porque outros municípios não podem ter? Unidade policial solicitando informações ao disque-denúncia particular ao invés de solicitar ao disque-denúncia oficial é o rabo abanando o cachorro.
BEM QUE PEDERIA SER USADO O SISTEMA DETECTA PARA DETECTAR OS DESAPARECIDOS ABAIXO.
CADÊ O NOSSO N,M REAL EM DINDIM…..
CADÊ O NOSSO N.U REAL EM DINDIM…..
CADÊ A RECEPÇÃO REAL DA LEI 144/2014, COM PARIDADE E INTEGRALIDADE.
CurtirCurtir
Esses sistemas da PC. Um dia melhora. Quem contabilizava as ocorrências na ponta do lápis, hj estamos bem evoluídos. Só falta melhorar o Bee e a resolução 160. Deveriam ser automático.
CurtirCurtir
SKAF VAI PARCELAR IPVA EM ATÉ 10 X . JÁ TEM MEU VOTO !
CurtirCurtir
VOCÊ AÍ ACIMA ACHA QUE PARCELAR O IPVA EM 10 X VAI RESOLVER O PROBLEMA DO ESTADO DE SÃO PAULO.
VOCÊ SE VENDE POR MUITO POUCO…
CurtirCurtir
Senhor Sensato
Se resolverá o problema do estado eu não sei, mas com certeza, aliviará o bolso de muito sujeito devedor, que compra carro em mil parcelas, e depois fica no dilema…”PAGO A PRESTAÇÃO OU A GASOLINA”, se sobrar do 13º salário, pago o IPVA…
C.A.
CurtirCurtir
Postagem pra ajudar o picolé de chuchu? Ah Tá… então tá!
CurtirCurtir
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2014/09/21/michelle-tem-saudades-do-fhc-rsrsrs/
CurtirCurtir
Vamos tirar esse chuchu mentiroso do Palácio dos Bandeirantes. Vinte anos e a Polícia Civil ficou uma merda e a Militar está próxima da extinção. Chega!
CurtirCurtir
DETECTA DE MERDA DE NOVA YORK E O PIOR SALARIO DO BRASIL UMA VERGONHA NACIONAL
CurtirCurtir
INFOCRIM JA FOI MELHOR AGORA GM.PM, P CIVIL, PF, PUTA, BANDIDAGEM, ESTELIONATARIOS, ETC QUALQUER UM TEM ACESSO
CurtirCurtir
O volume morto do sistema Cantareira, segundo dados da SABESP, já se esgotou, ou seja, nos próximos dias SP estará sem água. Depois de mais essa vitória o grupo de trabalho do governador CHUCHU já está estudando qual será o próximo alvo para piorar a vida dos paulistas e paulistanos. Alguns estudos dão conta que poderá ser o oxigênio, ou seja, depois de deixar SP sem educação, saúde, segurança, habitação, rodovia e água, a meta do palácio dos bandeirantes agora é deixar o povo sem ar! Alguém duvida?
CurtirCurtir
Infocrim, infoseg, fenix, viatura nova, detecta, investimentos em “inteligência”, tudo isso é dinheiro indo pro lixo quando o operador está desmotivado. Ou se paga melhor o policial ou não tem remédio.
CurtirCurtir
OH ! PISSUAL ALGUÉM SABE QUAL É O MELHOR MODELO DE POLÍCIA PARA O BRASIL !
CurtirCurtir