Oficial denuncia aparelhamento político do novo DETRAN-SP 20

Sob o anonimato que me foi assegurado pelos administradores dessa página, e com total compromisso com a verdade irei expor um drama.

Não posso dar maiores detalhes, pois sou um oficial administrativo que teve um bom destaque nos últimos anos.

Trabalhava num setor que era conhecido como a curva de rio da diretoria de veículos. Reerguemos o referido setor a partir de 2012 priorizando o atendimento ao cidadão e humanizando o atendimento as ciretrans. Foram sábados, domingos, noites e madrugadas a fio para colocar o serviço em ordem. No ponto alto de nosso serviço, chegávamos a atender as solicitações simples via email de forma quase instantânea.

Nossos irmãos não tinham o que reclamar, pelo contrário, eram só elogios. Bastou aplicar os princípios da isonomia e equidade com o trato ao público.

O setor ganhou destaque pela eficiência com que resolvia as demandas de veículos, sendo referência em sua diretoria.

Os maiores responsáveis por essa mudança de padrão, foram enxotados em maio deste ano.

Um deles, ainda ficou queimado com a nova gestora que até uns tempos atrás, sempre recorria a seus préstimos, tendo ele, cansado de resolver casos via voip pra ela e diversos diretores que mal sabiam a diferença entre um DUT e um DUAL ou como queiram, CRV e um CRLV.

É surreal ver o PSDB falar em meritocracia, aparelhamento e loteamento de cargos, quando se olha mais profundamente no Detran.

Desde que a honrosa PC saiu, os competentes delegados, escrivães e investigadores foram substituídos por oficiais que viraram diretores sem o mínimo conhecimento técnico.

Pior não é saber que a equipe deste setor se desfez. A forma com que dois de seus integrantes chutados, foi desumano. Um deles era um grande diretor, a exceção entre os vários diretores técnicos que ocupam cadeiras e vivem de status. Pessoa que entendia como ninguém do serviço. O outro, seu braço direito, um garoto esforçado, que com pouco tempo de casa, absorveu conhecimento de anos. Sempre estavam dispostos a atender, e recebiam as ciretrans e seções de transito com um enorme sorriso.

Não acredito mais num partido que seu candidato prega a meritocracia, se diz contra o aparelhamento político, e despreza grandes servidores e toda sua bagagem teórica.

Quantos colegas que preenchiam todos os requisitos para serem grandes diretores das novas unidades, perderam a chance pois não tinham contato político ou não eram puxa-sacos?

Não é justo o que está acontecendo, e reestruturação alguma justifica a falta de consideração e o desprezo com servidores que tanto se dedicaram para reerguer uma diretoria marcada.

Quanto quem está no lugar, essa pessoa se comportou como o escorpião da fábula “O escorpião e o sapo”

No final de tudo, o premio é a desmotivação. Concursei-me pela SSP, fui remanejado para a SGP e depois SPDR à revelia. Além de intolerantes ao novo, são destruidores de sonhos.

Agradeço de verdade

Um Comentário

  1. Falando assim da até pena, mas se for o que acho que e, isso e uma meia verdade….. Aconteciam coisas lá que foge a meritocracia….sabemos disso, não e?

    Curtir

  2. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Sinto em dizer mas esta tristeza e infelicidade não é somente sua.

    Ao que parece alguns eleitos descobriram uma melhor forma de ganhar muito mais dinheiro por debaixo dos panos e o que é ainda pior, com o total apoio do próprio governo.

    Para que haja a necessidade de algum Setor Público passar por uma mudança, antes de qualquer coisa, é imperativo que esta mudança seja feita de modo ordeiro e que seus futuros operadores sejam de fato, pessoas integras e capazes de poderem gerenciar com total independência suas funções.

    Seus cargos há que serem através de concurso público e suas habilidades técnicas devem ser demonstradas “pela porta da frente” antes mesmo da sua posse no cargo.

    Em qualquer que seja o momento nenhum eleito pelo povo com certas influências no governo deve indicar este ou àquele indivíduo para assumir cadeira ou cargo de relevância sem que de fato se demonstre capacidade plena para tal intento, sob pena de punição através de seu órgão fiscalizador e punidor.

    Todo candidato deve demonstrar através de documentos sua aptidão, praticidade e imparcialidade, pois caso contrário, poderão estar favorecendo um indigesto nepotismo.

    Não sei se todos sabem mas em alguns casos, certos candidatos a determinados cargos eletivos, podem estar sendo, de maneira até escancarada, patrocinados por um camuflado “nepotismo”, pois pelo que se observa através da mídia em alguns casos, alguns são até patrocinados ora pelos seus genitores ou ora através de verbas de algum partido político interessado e que estes políticos financiadores também há muito já estão incrustados no cenário da política nacional e certamente por já conhecerem de cabo a rabo a cartilha governamental e o famoso “caminho das pedras”, tentam de todas as formas garantirem de maneira lícita uma melhor situação financeira para seus rebentos, mesmo sabendo que em muitos casos estes procedimentos não sejam decentes em nada ou até bem vistos pela população.

    Enquanto a população não acordar deste tenebroso sono e começar a exigir mudanças emergenciais, nossa nação estará fadada a ser governada pelos mesmos. E, não adianta comparecer em locais errados para questionarem ou se lamentarem.

    Nosso País há muito vem sendo dilapidado e ninguém de calibre pelo menos uma única vez tentou estagnar estes prejuízos ou o que ainda pior, condenou ou mandou literalmente ou sumariamente alguém para a cadeia, sequestrou seus patrimônios de origem duvidosa e sem comprovação de origem e depois jogou a chave da cadeia fora.

    Sei de uma coisa:

    Neste País é difícil se construir alguma coisa, pois demanda muita perseverança, dedicação, competência, transparência e honestidade. Mas destruir e sugar não é necessário ter diploma ou conhecimento técnico, basta apenas ter bons relacionamentos.

    Caronte.

    Curtir

  3. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Este filme é por demais conhecido:

    “Barrados no Baile”

    Caronte.

    Curtir

  4. Pingback: Oficial denuncia aparelhamento político do novo DETRAN-SP | Jornal Flit Paralisante | Adriano Rodrigues dos Santos

  5. Putz, acabei de ver no portal da transparência de São Paulo o salário de um agente de trânsito, dessa turma que tomou posse agora em 2014.
    DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRANSITO-DETRAN AGENTE ESTADUAL DE TRANSITO I Bruto 4.500,00/ Líquido 3.716,20
    Tenho mais de dez anos e não recebo isso!!!

    Curtir

  6. Sempre que ocorre mudanças, ocorre insatisfações… Todos os agentes estão sendo recebidos como se fossem inimigos, recebidos como se não fossem pessoas que estudaram ( e muito) para passar neste concurso. Se a administração quer pessoas que passaram no concurso de nível superior, não é culpa nossa. O concurso foi para TODOS. Não esqueçam: os agentes também são pessoas, com sentimentos, defeitos… Se a situação não era o que a maioria esperava, não é culpa nossa…

    Curtir

  7. NO MOMENTO ATUAL NOS POUPA TEMPO DA VIDA AO CHEGAR NO SETOR DO DETRAN
    ATE PRA RESPIRAR TEM QUE PAGAR, ATE AQUELE PESSOAL DAS FALECIDAS CIRETRANS TEM QUE ANDAR FARDADINHO PAR O BOM ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO. MA S O ROUBO DOBROU DE VALOR

    Curtir

  8. @ Agente de trânsito 2014:

    Caro amigo,

    em momento algum os agentes foram considerados como inimigos.
    A maior questão é o governo ter criado tais cargos para desempenhar funções feitas por oficiais há anos e pagar aos agentes o que seria devido aos oficiais que sempre carregaram o DETRAN nas costas. Esse é o problema.
    O erro foi do governo em não ter valorizado a experiência dos oficiais.

    Curtir

  9. Pingback: Oficial denuncia aparelhamento político do novo DETRAN-SP | PolicialBR

  10. a desculpa para RETIRAR o DETRAN da Polícia Civil era a extrema corrupção……

    E agora, qual será a desculpa…….???????

    A corrupção está dentro do MAU agente público, no servidor público que se deixa levar pela facilidade, vantagem e oportunidade do ganho fácil…..

    Não importa, um órgão público como o DETRAN foi, é e sempre será uma – fábrica de Dinheiro –

    Não importa nas mãos de quem esteja……..

    Curtir

  11. Não sei porque as pessoas insiste em colocar publicações do detran SP aqui. neste blog , o detran não faz parte da segurança publica ,por isso vai chorar em outro blog .Eu gosto de ler as noticias da nossa policia onde tem muitos informações interessantes , a respeito do cotidiano policial abraços

    Curtir

  12. Senhores

    Parafraseando o finado Sr. João Figueiredo , VOCES AINDA SENTIRÃO SAUDADES DE MIM (P.C.)

    C.A.

    Curtir

  13. o que mais cresceu em são paulo adivinha
    AS TARIFAS DO DETRAN
    AS MULTAS DO RADAR
    E A CORRUPÇÃO NA POLITICA,
    E TAMBEM O NARIZ DO PINOQUIO

    Curtir

  14. Caro anônimo: outrora já fui tonto, assim, dedicando-me demasiadamente a uma CAUSA DE MERDA. Cheguei a abdicar de dispensa do serviço em 14 (CARTORZE) anos. Fiz esse levantamento em 2009, quando um BANNDIDO FARDADO DE MARCA MAIOR, o Major PM CÉSAR DANIEL SIMÕES TEIXEIRA, Chefe do CRPM, “forçou a barra” por conta de 00h33min (TRINTA E TRÊS MINUTOS) de meu atraso ao “serviço” (PD Nº CRPM-003/06/09). Na acusação, o atraso, ocorrido no dia 08/03/09 foi arredondado para QUARENTA MINUTOS.

    Ocorre que desde o dia 24/02/08 eu estava LITERALMENTE sem função naquele Centro, já que a única função administrativa prevista para Capitão (Chefia da Seção Logística) era ocupada por um SEM-VERGONHA e comparsa do identificado Major, o Capitão PM CARLOS ARTHUR SARMENTO DE OLIVEIRA.

    Um dos propósitos de minha transferência (do C PA/M-6 para aquele “lixo de quartel”, o CRPM) era a possibilidade de me punirem por “atraso ao serviço”, à vista do já caótico trânsito no itinerário compreendido entre Santo André e o fundão da Zona Norte (Avenida Nova Cantareira, atrás da APMBB, onde se localiza o tal lixo, ou melhor, outro lixo, considerando as PATIFARIAS que também constatei na “Ilha da Fantasia”: APMBBosta).

    A administração pública não reconheceu nenhum congestionamento no trânsito (Av. dos Estados – Av. Cruzeiro do Sul – Rua Dr. Zuquim, e, assim por diante, apesar dos relatórios da CET, anexados ao Procedimento, assegurando que foi o terceiro pior dia no trânsito paulistano, em 2009, até aquele dia.
    Outros objetivos da citada transferência, a exemplo das demais 25 (VINTE E CINCO), depois que tentei, em 1996, investigar acidente de trânsito provocado por duas viaturas que “tiravam racha” eram: transtornos, despesas, desgaste no veículo, estresse, humilhação, dentro outros. Por mais incrível que parecesse, foi factível alguém pensar em atraso ao “serviço”, sem que eu exercesse nenhuma função. Pior que isso: os BANDIDOS FARDADOS agem em bando, senão o BANDIDO Diretor de Saúde não teria acobertado aquele crime de improbidade administrativa, dentre outras BANDIDAGENS somente imaginadas nas organizações criminosas. Deixei isso muito claramente explícito nas referências diretas da PARTE S/Nº, de 24/03/09, recebida pelo Oficial do Serviço Reservado daquele Centro (o então Tenente SILVIA REGINA VIEIRA). Uma das tais referências documentais, daquele mês anterior (fevereiro/2009) ainda estava sem solução (como as demais), destinada ao Diretor de Saúde, por se tratar de representação contra o referido Major, pela maneira criminosa como me havia insistentemente persuadido a que eu aceitasse, ao arrepio da legalidade, minha “avaliação de desempenho”. Recusei-a por ser ABSOLUTAMENTE inexeqüível! Ele pretendia ludibriar o sistema, simulando que lá eu exercesse (ou exerceria) função.

    Sem me alongar muito nessas PATIFARIAS, já que estas sempre caem numa incrível progressão, finalizo te dizendo o seguinte: arrependi-me, muito AMARGAMENTE, de ter sido tonto, como você. Perdi 84 (OITENTA E QUATRO) dias de dispensa do serviço, somente nos 14 (CATORZE) anos citados, sem computar outros anos nos quais as dispensas se restringiram a um ou dois dias fruídos.

    Em compensação a esse arrependimento, você acha que eu hesitaria em pensar em anonimato?

    Já se faz tarde, no Brasil, que a vítima é obrigada a temer. Quem precisa temer são esses BANDIDOS, acobertados ou não. Essa covardia jamais porá o nosso país adiante. Não é por menos que a bandeira do nosso país mereceria ser trocada por um pêndulo a oscilar entre as piores facções criminosas do Planeta Terra: PT e PSDB.

    Curtir

  15. Isso que o autor acima escreve é só um pedaço… Sem contar dos que viraram diretor por ser amigo de alguém do alto

    escalão, e esse por sua vez tratou de colocar todos os primos de até 5 grau como diretor também, e tudo sem concurso e

    todos sem nem saber o que é detran… e todos ganhando seus quase 6 mil reais, e todos mandando e apitando em

    concursados que estão há anos “se fudendo” nesse órgão…

    Curtir

  16. Só em Ribeirão Preto o superintendente regional ( não concursado ) Clodoaldo, pôs o primo dele como “diretor” o Adriano (vulgo pescocinho) claro que sem concurso, o cara virou “Diretor” da noite pro dia sem nem saber o que era detran…

    Curtir

  17. Meia verdade, o Diretor citado era um arrogante de marca maior e foi retirado por ser pego com a “mão na botija”. Não devemos generalizar, mas quem garante que sendo o nobre Diretor o que era, o que dizer de sua equipe? Eu mesmo já fui maltratado por ele e um outro integrante dessa equipe. Quanto ao amigo, concordo com seu modo de atender. Sempre solicito, algumas vezes falando algumas “besteiras” é claro, do tipo: “consertando cagadas” que muitas vezes eram impostas goela abaixo as CRTs. Muitas com grande dificuldades para simples tarefas. Portanto amigo, se ficou lá fora de horário foi pq estava ganhando extras ou ganhando “extras”, não vejo outra desculpas.

    Curtir

Os comentários estão desativados.