DISCURSO DO ÓDIO INSTITUCIONAL – Ministra diz que militar das Forças Armadas é muito mais preparado do que PM 41

Exército na rua será melhor que a PM na segurança da Copa, diz ministra

SEVERINO MOTTA
DE BRASÍLIA

11/06/2014 23h08

Na segunda-feira (16) o STM (Superior Tribunal Militar) será presidido, pela primeira vez, por uma mulher. Tomará posse no cargo mais alto da corte a ministra Maria Elizabeth Teixeira Rocha, que desde 2007 ocupa uma das cadeiras do colegiado.

Em entrevista à Folha, a ministra disse que, apesar de não considerar o uso dos militares na segurança da Copa do Mundo uma boa opção, fica tranquila quando pensa nas possíveis manifestações que podem acontecer ao longo do mundial.

“O militar não sai batendo, militar das Forças Armadas não sai agredindo, militar é muito mais bem preparado, acho eu, até para lidar com esse tipo de confronto, do que a polícia, que muitas vezes também é desrespeitada e perde a cabeça”, disse.

Além do uso na Copa, a ministra destacou a atuação dos militares na ocupação do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, e disse que muitas vezes as Forças Armadas não recebem o reconhecimento que deveriam por suas operações em prol da segurança pública.

Na entrevista, Teixeira também falou que é necessário o julgamento de alguns crimes que aconteceram na época da ditadura militar, que, em sua opinião, não poderiam ficar impunes devido à Lei da Anistia.

“A tortura me causa repulsa imensa, acho inadmissível em qualquer situação que um ser humano torture outro. Posso até entender um homicídio dependendo da situação, a tortura eu não entendo”.

A ministra ainda manifestou seu apoio ao ingresso de homossexuais nas Forças Armadas e destacou que, apesar do estudo que está sendo feito pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) presidido por Joaquim Barbosa, que questiona a necessidade da existência da Justiça Militar, ela é, sim, necessária e deve ser mantida.

*

Veja abaixo os principais trechos da entrevista:

Ministra, a senhora considera correto o uso das Forças Armadas na segurança da Copa do Mundo?
A Constituição prevê, não há como argumentar em contrário. Particularmente acho que o papel das Forças Armadas deveria ser muito mais em relação à defesa externa, do Estado, territorial, mas não posso ser mais realista que o rei.

Mas as Forças Armadas são preparadas para a guerra, não para a segurança pública…
É um risco que o constituinte assumiu. As Forças Armadas lidam com a questão da letalidade e as policias auxiliares, as forças auxiliares, têm um trabalho preventivo, até mais comunitário. Mas o fato é que elas não estão dando conta da violência urbana que estamos vivendo.

Não considero uma boa opção, pois, elas ficam vulneráveis a desacatos, a questionamentos sobre seu papel, sobre seu atuar. Mas os militares cumprem ordens, eles não podem questionar as ordens. É uma instituição antidemocrática para defender a democracia, e tem que ser assim.

Temos julgado uma série de desacatos no Morro do Alemão contra soldados. Gente que não admite ser revistado. As comunidades passaram muitas décadas sem a presença do Estado e hoje o Estado está intervindo. Tinha ali um estado paralelo, era uma verdadeira guerrilha urbana que a gente vivia, somente sem ter esse nome. E quando Estado ocupou o espaço que estava vazio incomodou algumas pessoas. Os próprios moradores beneficiados, que não admitem ser revistados, ficam incomodados quando pede para baixar o som. É complicado, eles xingam, desacatam o militar.

O Ministério Público denúncia contra o desacato e o civil é julgado aqui [na Justiça Militar], pois é crime contra militar. Tem até muita punição contra civil, mas eles cumprem com a suspensão condicional de pena. Ninguém é encarcerado por isso, e normalmente as penas são baixas, mas é importante pelo exemplo é função pedagógica da sanção.

As Forças Armadas estão ali para cumprir papel social e humanitário, porque a vida dentro da favela, dentro do morro dominado por traficantes era terrível, e muitas vezes eles não recebem o reconhecimento devido por essa missão.

A senhora não fica apreensiva com a possibilidade dos militares darem tiros em manifestantes durante a Copa?
Eu não, fico até tranquila. Acho que o militar é que realmente não faz isso, o militar não sai batendo, militar das Forças Armadas não sai agredindo, militar é muito mais bem preparado, acho eu, até para lidar com esse tipo de confronto, do que a polícia, que muitas vezes também é desrespeitada e perde a cabeça. Eu acho que o militar, até porque é treinado, ele tem mais, diria, não sei se sangue frio, para lidar com conflitos desse gênero, porque o nível de conflito que ele é obrigado a… obrigado não pois graças a Deus não temos guerra, mas que ele está preparado para poder manejar, é muito superior a um simples embate de rua, uma reclamação, um protesto, uma manifestação dos populares que ao final de contas estão exercendo seu direito de liberdade de expressão, pois todos têm esse direito.

A senhora é favorável a uma revisão da Lei da Anistia?
Eu acho que isso depende de estudo muito detalhado e de uma avaliação muito conscienciosa do que foi Lei de Anistia e dos crimes que foram perpetrados, se são considerados de lesa humanidade ou não, pois crimes de lesa humanidade tem envergadura diferente diante do nosso ordenamento jurídico.

A anistia não os pegaria?
Falar que se revoga toda a lei da anistia para se alcançar todos os agentes políticos da época que cometeram determinadas condutas, tem que se ver quais condutas, fica um pouco leviano falar sobre isso sem identificar os atos e agravos que hoje estão sendo imputados.

O que posso dizer é que me incomoda muito o [ex-coronel Paulo] Malhães [que confessou ter participação em casos de tortura e ocultação de corpos durante a ditadura] morrer de infarto. Isso me incomoda. Agora, vai depender dos casos.

Incomoda por quê?
Tire suas conclusões.

Desculpe insistir, no caso de crimes de lesa humanidade a senhora entende que não poderia ficar anistiado?
Mas aí… a gente está vendo uma lei no geral. É importante verificar a conduta no particular. Acho que certas condutas, sinceramente, tenho dificuldade em vê-las impunes. Mas tem que se qualificar que conduta que estamos nos referindo, porque também seria, não sei se superficial e sem fundamento doutrinário teórico, dizer: ‘a lei de anistia deve ser revogada porque ela contraria tratados internacionais’. Não é assim. O que entendo é que tem condutas que não dá para deixar impune.

Que condutas? Tortura?
A tortura é algo que me causa o pior sentimento de repulsa que um ato humano contra seu semelhante possa me causar. A tortura me causa repulsa imensa, acho inadmissível em qualquer situação que um ser humano torture outro. Posso até entender um homicídio dependendo da situação, a tortura eu não entendo. Agora, tem que se avaliar caso a caso.

Mudando de assunto, qual a opinião da senhora sobre relações sexuais na caserna? Devem ser liberadas?
O Código Penal Militar pune a prática sexual em lugar sujeito à administração castrense. À evidência, não estou a falar na residência do militar, mesmo que ela se encontre dentro da vila ou quartel, pois como se sabe, a casa é o asilo inviolável do indivíduo, independentemente de onde se localize.

Contudo, relações sexuais dentro da caserna, no interior ou exterior dos alojamentos, me parece inaceitável. E não vejo nisto afronta à sexualidade humana ou à privacidade do indivíduo; afinal, o local de trabalho não é apropriado para tais práticas.

Indago, é autorizado ao servidor público civil ou ao empregado celetista praticar ato sexual na repartição ou na empresa onde trabalham? Evidente que não! Tal proceder, inclusive, seria causa de exoneração ou demissão. Para além, qual deles se sentiria ultrajado em seu direito ou com a liberdade tolhida diante de tal vedação? Penso, inclusive, que causaria grandes constrangimentos aos colegas de trabalho presenciarem-no ou dele tomarem conhecimento. O local laboral, seja ele civil ou militar, não é o apropriado para tal fim.

E em relação à presença de homossexuais nas Forças Armadas, o que pensa?
Não há qualquer vedação legal, e nem poderia, pois a sexualidade integra a personalidade do indivíduo.

Afastar alguém das fileiras das Forças Armadas em virtude de sua orientação sexual é promover o discurso do ódio, quando é dever do Estado coibi-lo. Tal postura resultaria no agravamento de uma pretensa superposição natural e social entre os indivíduos, oriunda de injustificado preconceito.

A exclusão ou a obstrução ao ingresso de homossexuais nos contingentes do Exército, Marinha e Aeronáutica não teria apenas o condão de estigmatizá-los do convívio social, desafiaria o próprio conceito de cidadania ao impedir a permanência de homens e mulheres em Instituições destinadas à defesa da Pátria e à garantia dos poderes constitucionais, em razão de sua orientação sexual.

O CNJ, sob a presidência de Joaquim Barbosa, criou uma comissão para a necessidade de existência da Justiça Militar nos Estados. Ela é necessária, tanto nos Estados como uma Justiça Superior?
Com certeza, e digo isto com absoluta isenção. Conforme estabelecido pela Constituição Federal, hierarquia e disciplina são pilares fundamentais para preservar a estrutura verticalizada e a cadeia de comando, tanto nas Forças Armadas quanto nas Polícias Militares e Bombeiros. Por essa razão, de acordo com a Constituição, nos Estados com contingente militar superior a 20 mil integrantes, faz-se possível a instalação de órgão de patamar superior para garantir o duplo grau de jurisdição. Isso porque problemas advindos do expressivo número de militares justificam o aparelhamento e a manutenção de um Tribunal de Justiça Militar.

Na Justiça Especializada, os processos são julgados em curtíssimo espaço de tempo, elemento fundamental para a preservação da ordem dentro dos quartéis. Estou a falar na preservação do próprio Estado Democrático de Direito, uma vez que a contenção de levantes ou insurgências de cidadãos armados é fundamental para estabilidade do regime político e da paz social. É função precípua da armada militar, e aqui situam-se as Forças Armadas, policiais e bombeiros, a promoção da segurança e da liberdade.

Daí porque, o grande inconveniente de os Tribunais de Justiça Ordinários acumularem a competência dos Tribunais de Justiça Castrense Estaduais é o rompimento com a noção de especialidade que o julgamento requer. Não se trata, simplesmente, de aplicar o direito à espécie, como resultado de um processo de subsunção da lei ao fato.

Na estrutura castrense, os primados da hierarquia e disciplina emergem como meta-valores, superiores, muitas vezes, à própria vida. A função militar se diferencia de todas as demais pela missão que encabeça. Dessa forma, a noção de subordinação hierárquica ganha destaque por preservar a eficiência e a obediência no seio da tropa. É nesse cenário em que os Tribunais de Justiça Militares ganham preponderância e prevalência na garantia dos pilares fundantes do Poder Judiciário. E isto vale para a Justiça Militar Federal.

A saída de Joaquim Barbosa do Supremo impactará na harmonia entre os tribunais?
Não creio. As instituições estão acima dos homens nos regimes democráticos.

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.‏

Um Comentário

  1. Isso não pode ser chamado de ódio institucional, já que ela é concursada, civil, nada tem a ver com as FAs, mas que o exército é deveras recalcado, isso é

    Curtir

  2. E ela mentiu?!!!
    Até algumas guardas civis são melhor preparadas que os PMS!

    Curtir

  3. Na minha humilde opinião qualquer orgão ou instituição é melhor preparado do que as policiais do Brasil, com exceção à PF.

    Até as guardas municipais, principalmente as de cidades do interior, são mais preparadas, pois são elas que patrulham, prendem e até mesmo investigam nos municípios, onde não há nem sequer policiais civis suficientes e muito poucos policiais militares, isso quando há.

    Recentemente vimos até mesmo GCM com P2, os quais investigaram e solucionaram o assassinato de um policial militar no interior de São Paulo!

    Já trabalhei em cidades do interior, onde não há delegados, nem investigadores e nem sequer escrivães, sendo que os trabalhos de polícia judiciária eram feitas por bibliotecários, agentes de trânsito, guardas municipais, estagiários etc, todos cedidos por convênio pela prefeitura.

    Os institutos de pericia também não existiam, sendo que tudo era feito por perito “ad doc” ou médicos conveniados do setor privado (Unimed, por exemplo).

    Os cadáveres sempre foram recolhidos por funerárias, as quais até brigam entre si para ganhar com a morte dos outros.

    Nessas mesmas cidades interioranas, haviam muito poucos policiais militares, os quais se revezavam em escalas ridículas para poderem ao menos fingir que patrulhavam a cidade.

    A maioria dos flagrantes eram feitos pelos GCM e até mesmo por empresas de segurança particular.

    Os boletins de ocorrência eram registrados pelos estagiários da prefeitura, sendo que os registros se acumulavam na delegacia, sem solução, sendo que o delegado responsável pelo município aparecia de 15 em 15 dias só para assinar e despachar.

    Os inquéritos eram “tocados” também pelos funcionários da prefeitura, todos “escrivães ad doc”.

    Pasmem, isso tudo com o aval dos chefes policiais, do judiciário e até mesmo do governador.

    A PM só quer saber de fazer bico ou operação delegada, enquanto que a PC, se não está roubando, não está fazendo nada, pois estão fingindo que trabalham, já que os governos fingem que pagam.

    Enquanto não houver uma reestruturação a nível nacional em ambas as polícias, que deveriam ser transformadas em uma só, a insegurança será total, os crimes continuarão acontecer e ficarão sem investigação, fazendo com que a impunidade cause o aumento cada vez maior da criminalidade.

    Dizer que o exército está mais preparado que as polícias militares é a mais pura verdade, pois além de terem muito mais gente, possuem equipamentos, fardas, armamento decente, munições de sobra, coletes, veículos, tecnologia, treinamento constante, alimentação, etc, etc, etc.

    Os PMS ainda têm farda e não pagam pelo transporte, além de terem auxílio alimentação cinco vezes maior do que os PCS, que não possuem farda e ainda têm que pagar pelos transportes que utilizam!

    Se eu fosse governante, com certeza colocaria o exército, a aeronáutica e a marinha para fazerem a segurança do Brasil e da população em geral, pois no que depender dos policiais, estes também estão precisando de proteção…, basta verem quantos já morreram só este ano em São Paulo e nos demais Estados.

    Enquanto nada muda, só nos resta rezar e torcer para não sermos as próximas vítimas.

    Boa sorte a todos, pois vamos precisar!

    Curtir

  4. Cadê os 15% que o governo ia dar pra PM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Bando de COXINHAS mentirosos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  5. (…é muito superior a um simples embate de rua…)
    Não Excelência, não é simples em alguns segundos temos que decidir sobre:
    A-Normas de segurança
    B- Legislação pertinente ao fato
    C- sobre onde acertar o tiro,
    Decisões estas que influenciam diretamente
    A- Na nossa segurança física
    B- Na segurança física de terceiros
    C- No nosso emprego
    D- E em nossa liberdade
    E- E nosso bem maior a Vida

    Curtir

  6. INDIRETAMENTE QUANDO O ADMINISTRADOR PEDE AJUDA AOS MILITARES ESTÁ EXPONDO SUA TOTAL INCAPACIDADE NA GESTÃO DA COISA PUBLICA. NÃO É CAPAZ DE GERIR AS POLICIAS TANTO CIVIL COMO MILITAR, NÃO TEM INTERESSE EM PAGAR MELHORES SALÁRIOS, CAPACITAR SEUS SERVIDORES E EQUIPA-LOS COM INSTRUMENTOS PARA SEU MELHOR DESEMPENHO. EM OUTROS PAÍSES A POLICIA TEM PRIORIDADE. É ELA QUE SE INTERPÕE ENTRE O CIDADÃO DE BEM E OS QUE SE NEGAM A OBEDECER A LEI. GOVERNADORES INCOMPETENTES SE NEGAM A FORTALECER SUAS POLICIAS POIS SABEM QUE SE FOR NECESSÁRIO ELE TEM AS FORÇAS ARMADAS PARA SUPRIR A FALTA DAS POLICIAS ESTADUAIS. NA CABEÇA DESSES GOVERNANTES POLICIA FORTE E BEM REMUNERADA PODE SE VOLTAR CONTRA ELE E IMPEDI-LO DE MANIPULAR ESSA FORÇAS A SEU BEL PRAZER.

    Curtir

  7. Como disse o colega acima, “Sabe nada a inocente”.

    A ministra em que pese ser altamente qualificada e prepara para o cargo, mas é fato que ela é e está deslumbrada, dizer que uma força militar como a brasileira é preparada! É uma afirmação de quem não conhece absolutamente nada de força militar e dia-a-dia dos quartéis, nem verba para o rancho, ainda utilização o velho, pesado e ultrapassado FAL como arma padrão, rsrsrsrrsrs, fala sério.
    Onde já se viu falar em prepara uma instituição onde mais de 80% do efetivo não é profissional, a imensa maioria fica um ano e é dispensada, para nova captação de mão de obra escrava, que só serve para fazer guarda de quartel ou ficar marchando para tesão de ruela do oficiais.
    Os recrutas são os únicos brasileiros que podem receber menos que um salário mínimo, alguém acha que ganhando esta miséria é possível ser considerado um bom profissional, no gabinete desta ministra há algum funcionário recebendo esta esmola para trabalhar, para a ministra, é óbvio que nãooooooooooo.
    Peça para a ministra ver o quanto ganha um recruta nos EUA, Canadá, Inglaterra, Alemã, França países onde as força armadas realmente são profissionalizadas, ela pode entender muito bem de gabinete e das mordomias do judiciário, mas de profissionalismo e de preparo militar ou de segurança “Sabe nada inocente”.

    Curtir

  8. Excluido nao cuspap cima pq vai cair na sus cara.
    o governo dara sim aumento p a pm tavez nao os 15% mas dara

    Curtir

  9. Sem Palavras!

    EXCLUSIVO: PM invade apartamento de madrugada para deter inocente. Justiça mantém adolescente preso

    ANDRÉ CARAMANTE E BRUNO PAES MANSO

    José* tem 17 anos, estuda no 1º colegial no Caetano de Campos, usa alargador na orelha, trabalha como garçom para ajudar a mãe e anda sempre de skate na Praça Roosevelt. Ou melhor: andava. No dia 29 de abril, ele foi internado na Fundação Casa, acusado por um assalto a mão armada em que há provas de sua inocência. Apesar de não ter cometido o ato infracional, José segue internado até hoje: ele é culpado por ser jovem, negro e subcidadão em uma democracia injusta e sem controles.

    Para que José fosse detido injustamente, uma série de arbitrariedades e erros foi cometida por representantes de diferentes instituições. Primeiro, na madrugada de 17 de março, policiais militares invadiram o apartamento da família de José com base em rumores imprecisos e sem mandado judicial. Levaram o adolescente ao 78º Distrito Policial dos Jardins, onde o delegado, que deveria se preocupar com a investigação, pouco fez para elucidar o erro. O promotor não só engoliu a farsa como passou a fazer parte dela, pedindo a punição severa do jovem inocente. O juiz da Vara da Infância sentenciou José por ato infracional correspondente a roubo duplamente qualificado, sem prazo para sair.

    A história de José revela as mazelas do sistema de segurança pública e de Justiça paulista, que prende principalmente a partir de flagrantes, baseando-se muitas vezes em investigação e provas frágeis.

    O pesadelo do adolescente começou no domingo 16 de março. Mesmo em uma cidade como São Paulo, naquela noite, José parecia protegido de qualquer risco. Dentro de seu quarto, no computador de casa, ele trocava mensagens com duas amigas pelo Facebook desde às 20h30. Ainda desceu duas vezes para fumar do lado de fora do prédio para que sua mãe não respirasse fumaça.

    Só que a noite de São Paulo fervia. A cerca de 2 quilômetros do apartamento da família, no Viaduto Pedroso, quatro jovens abordaram uma jovem dentista e seu irmão no farol para roubar o Peugeot-308 branco. Um deles estava armado. Era perto das 23 horas.

    Depois da ação, as vítimas do roubo foram a uma lanchonete, quando perceberam que o celular havia ficado dentro do carro, garantindo possibilidade de rastreamento. Eles ligaram para o 190, avisaram a PM, que passou a perseguir os ladrões. Os carros correram em alta velocidade pela 13 de maio e a fuga se encerrou quando os assaltantes bateram em um poste da Rua Cardeal Leme, na região central. Depois da colisão, os suspeitos fugiram a pé e foram perseguidos pelos policiais. Um deles foi capturado.

    É a partir desse momento que os problemas começam a ocorrer, quando a noite pacata de José, dentro de um apartamento, vai se cruzar com a confusão e a violência da cidade. Segundo os policiais, denúncias jogadas no rádio pela central da polícia informavam que um dos suspeitos havia corrido para a Rua Rocha, justamente o endereço do prédio de José e de sua família.

    José havia descido para fumar pouco depois da meia-noite. As 19 câmeras de vigilância de seu prédio mostram com detalhes sua movimentação naquela noite. Ele desceu duas vezes para fumar, sempre de pijama (cueca samba-canção) e chinelos. Perto da 1 hora da madrugada, quando a batida com o carro roubado ocorre, as câmeras em frente do edifício pegam de longe alguns jovens correndo da PM. José fumava tranquilamente, observando a cena.

    O adolescente sobe para seu apartamento perto da 1 hora da manhã. Depois disso, policiais perguntam ao porteiro do prédio de José quais foram os últimos jovens que subiram para suas casas. José, negro, e outro adolescente, branco, foram indicados. A partir dessa informação, a PM intensifica sua caçada. PMs invadem o prédio pela parte de trás e seguem para os apartamentos citados pelo porteiro.

    Armados, batem no apartamento de José, no 5ª andar, onde ele e sua mãe dormiam. Walmira Duarte Gouveia, de 48 anos, a mãe do jovem, conta que os policiais a informaram que um roubo havia ocorrido nas redondezas e que eles estavam atrás dos ladrões. Sem ter o que temer e sem desconfiar das intenções dos PMs, ela não impediu que eles entrassem em sua casa. Perguntaram sobre seu filho e Walmira informou que ele estava dormindo no quarto. Os PMs pediram então para falar com José. O jovem apareceu na sala e foi intimado a descer. Mudou de roupa, por sugestão da polícia, colocando uma bermuda jeans, camiseta branca e boné.

    O absurdo da situação continua a crescer. José e o outro jovem ficam de pé em frente ao seu prédio. Um carro com insulfilm passa em frente aos dois. Segundo os policiais, as testemunhas reconhecem José como autor do assalto e como o responsável por carregar a arma e ameaçar as vítimas durante o roubo. O reconhecimento depois foi desmentido por uma das vítimas. Mas foi o que bastou para que que policiais, promotoria e justiça começasse a acabar com a vida do adolescente.

    José ficou incialmente cinco dias detido. Recebeu liberdade provisória, apesar dos insistentes pedidos do Ministério Público para que ele continuasse privado de liberdade. Inicialmente, a Vara da Infância reconheceu a fragilidade das provas. Só que a sentença condenatória foi implacável. A internação de José foi determinada no dia 29 de abril. Walmira passou o Dia das Mães dentro da Fundação Casa e recebeu de presente uma toalhinha de rosto feita pelo filho. Ao narrar a injustiça contra o filho, a lembrança do agrado recebido na data festiva a faz cair no choro. São Paulo é capaz de injustiças que nem todas as mães do mundo juntas são capazes de evitar.

    A reportagem trocou o nome de José porque ele tem menos que 18 anos

    DEZ ERROS QUE TIRARAM A LIBERDADE DE UM INOCENTE

    1) Os vídeos deixam claro que José não foi perseguido e que a invasão do prédio e a retirada do adolescente de dentro de suas casas, quando já dormia, ocorreu sem que eles nunca tivessem visto o jovem;

    2) As imagens mostram que José estava no prédio desde aproximadamente 20h30, usando uma cueca samba-canção, chinelos, camiseta branca, mas sem boné. No entanto, logo depois da invasão dos policiais, as roupas que foram vestidas em José são bermuda jeans, boné e tênis. Ele trocou de roupa por ordem dos policiais que o prenderam. A nova roupa foi fundamental para o reconhecimento irregular.

    3) O reconhecimento do adolescente foi feito às pressas, com a colocação dos suspeitos em um local escuro da rua. As vítimas estavam dentro de um carro em movimento. Há no processo a indicação de que um sargento da PM foi reconhecido;

    4) O procedimento de reconhecimento na rua não seguiu o processo penal, pois havia somente duas pessoas, o José (que é negro) e outro rapaz, branco;

    5) Não há menção nos documentos oficiais sobre a invasão do edifício, o que pode configurar crime de falsidade ideológica;

    6) O primeiro Juiz que cuidou do caso considerou as suspeitas contra José frágeis e o liberou. Depois dessa apreciação, nenhuma novo indício surgiu no processo e mesmo assim ele foi considerado culpado;

    7) A vítima do roubo afirmou que não reconheceu os autores em nenhum momento, nem mesmo no dia dos fatos;

    8) Os policiais militares ouvidos nos autos foram autores da prisão do adolescente que fugiu depois da batida do carro. Não foram ouvidos os policiais que entraram no apartamento e prenderam José;

    9) O jovem preso depois da batida deixa claro no interrogatório que não conhecia José e que o adolescente não tinha nenhuma vinculação com o fato, já que ambos só se conheceram no “camburão”;

    10) Quando o carro roubado bate próximo ao prédio de José, as câmeras mostram o jovem fumando tranquilamente no portão. Ele ainda vê quando um dos suspeitos passa correndo. Essa é uma das imagens que ajudam a esclarecer o caso.

    O QUE DIZEM OS RESPONSÁVEIS PELA PRISÃO DE JOSÉ?

    O juiz Marco Aurélio Gonçalves, da 4ª Vara da Infância do Tribunal de Justiça, afirmou que está proibido de falar sobre o caso, que corre em segredo de Justiça. Segundo a assessoria do TJ, “nos processos relativos a atos infracionais, os adolescentes têm direito a ampla defesa, ainda mais abrangente que aquela verificada em processos criminais. A condenação só ocorre após uma análise criteriosa e valorativa do conjunto das provas. Condenação ou absolvição não decorrem da quantidade de provas, mas, sim, da qualidade das mesmas. Se há dúvida fundada, absolve-se. Se há certeza, condena-se”. A nota ainda explica que, “ainda que condenados em primeiro grau, os adolescentes têm direito a recorrer às instâncias superiores e só ficam apreendidos provisoriamente quando representam perigo para a sociedade”.

    A assessoria de imprensa do Ministério Público também afirmou que o promotor Osvaldo Monteiro da Silva não pode comentar sobre o caso.

    Procurados desde a manhã de segunda-feira, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, o delegado Rafael Francisco Marcondes de Moraes, do 78º DP, responsável pela apreensão de José, e o policial militar Davidson Vasconcelos de Oliveira, e seus superiores, não atenderam ao pedido de entrevista. A Secretaria de Segurança Pública também não se manifestou.

    Curtir

  10. KKKKKKKK ai meu DEUSSSSSSSSSSS o Brasil é um país de piadistas !Da presidente ao catador de lixo,ai me vem uma senhora que nada entende de segurança publica falar que exercito é melhor que PM,e pasmem tem brincalhões aqui dizendo que GCM é mais preparado que PM kkkkkkk ai meu saco

    Curtir

  11. Foi publicado no DOE de hoje, caderno Executivo 1

    Atos do Governador
    DESPACHOS DO GOVERNADOR
    DESPACHO DO GOVERNADOR,
    DE 11-6-2014
    No processo Prot-Secretário 7.060-14 (CC-77.438-14), sobre
    acordo de Cooperação: “Diante dos elementos que instruem o
    expediente e tendo em vista o pronunciamento do Secretário da
    Segurança Pública, autorizo a referida Pasta a, representando
    o Estado de São Paulo, firmar Acordo de Cooperação com a
    União, por intermédio do Ministério da Justiça, este por meio da
    Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos,
    objetivando a cooperação mútua entre os partícipes para permitir
    que o Sistema Integrado de Comando e Controle – SICC,
    implementado pela referida Secretaria Extraordinária, seja
    utilizado e mantido pelo Estado de São Paulo visando à efetiva
    integração entre as instituições ligadas à área de Segurança
    Pública nas atividades relacionadas aos Grandes Eventos e a
    outras ações permanentes de segurança pública, observados os
    preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie.”

    Curtir

  12. FUZIL AUTOMÁTICO LEVE, O FUZIL! disse:12/06/2014 ÀS 14:27

    É só observar quais são os modelos que fuzil que países avançado utilizam, países que entram recentemente em conflito ou que estão atuando em conflito, os que são utilizados pela ONU e OTAN, falei do fuzil e não do calibre.
    E para finalizar, esta merda de FAL pesa para car…………..e seu carregador padrão comporta 20 cartuchos, resumindo se é “bom” para o Brasil é uma bela m…..

    Curtir

  13. Ódio institucional ou verdades muitas vezes não ditas para evitar suscetibilidades???????? Ora, todo mundo sabe que qualquer um é mais preparado que um PM, hoje arrogantes, com cultura rasa e extremamente despeitados…

    Curtir

  14. GCM não é só mais preparado que qualquer PM… É MUITO MAIS PREPARADO… Destino da PM: extinção! A Polícia Civil dos estados, estrategicamente, deveria preparar equipes para atender exclusivamente GCMs. Isto facilitaria o diálogo com os futuros detentores do poder de polícia preventiva no Brasil.

    Curtir

  15. paunocudosmikes disse:
    12/06/2014 ÀS 8:43
    E ela mentiu?!!!
    Até algumas guardas civis são melhor preparadas que os PMS!UT OF HERE PM disse:
    12/06/2014 ÀS 17:30
    Ódio institucional ou verdades muitas vezes não ditas para evitar suscetibilidades???????? Ora, todo mundo sabe que qualquer um é mais preparado que um PM, hoje arrogantes, com cultura rasa e extremamente despeitados…

    OUT OF HERE PM disse:
    12/06/2014 ÀS 17:53
    GCM não é só mais preparado que qualquer PM… É MUITO MAIS PREPARADO… Destino da PM: extinção! A Polícia Civil dos estados, estrategicamente, deveria preparar equipes para atender exclusivamente GCMs. Isto facilitaria o diálogo com os futuros detentores do poder de polícia preventiva no Brasil.

    OUT OF HERE PM disse:
    12/06/2014 ÀS 17:30
    Ódio institucional ou verdades muitas vezes não ditas para evitar suscetibilidades???????? Ora, todo mundo sabe que qualquer um é mais preparado que um PM, hoje arrogantes, com cultura rasa e extremamente despeitados…

    NÃO SEI POR QUAL É O REAL MOTIVO DA REVOLTA DESTES DOIS FLITADORES AI DE CIMA; ACASO ESTES MOÇOS TIVERAM ALGUM ENTREVERO COM ALGUM PM, E GUARDA RANCOR EXPONDO A TODOS OU SERA QUE ELES NÃO SÃO POLICIAIS CIVIS, E SIM CRIMINOSOS, TERIA FUNCIONAL DE PC, PORÉM USA SOMENTE PARA FINS ILÍCITOS.
    POIS É UMA ABERRAÇÃO LER AQUI NUM LUGAR TÃO SÉRIO E DEMOCRÁTICO UMAS ASNEIRAS DE TAL TAMANHO.
    EU PARTICULARMENTE NÃO ACREDITO QUE ESSES DOIS MOÇOS ACIMA SEJAM POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DE SÃO PAULO, POIS SE FOREM ELES SIMPLESMENTE ESTÃO DE BRINCADEIRINHAS DE MUITO MAL GOSTO, POIS ELES SÃO CONHECEDORES DA EXISTÊNCIAS DAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS, DE SARGENTOS, E DE OFICIAIS, E SÃO CONHECEDORES DA SERIEDADE DESSAS ESCOLAS NA PREPARAÇÃO DOS FUTUROS POLICIAIS MILITARES NOS MUITOS POSTOS ESPALHADOS POR TODO O ESTADO, TANTO EM VÁRIOS CARGOS, POSTOS OU FUNÇÕES QUE EXISTEM NA PM, QUANTO EM QUALIFICAÇÕES COMO EXEMPLO: INFANTARIA, CHOQUE, TRANSITO, ESCOLTA, TRANSITO RODOVIÁRIO, BOMBEIRO, AMBIENTAL, CORREGEDORIA, SERVIÇOS RESERVADOS (P2 E VELADOS), CASA MILITAR NAS ESCOLTAS DE AUTORIDADES, AERONAVES (GRUPAMENTO QUE PERTENCE OS HELICÓPTEROS ÁGUIAS, DENTRE OUTROS.
    MEUS CARO SENHORES AI DE CIMA, FICO MUITO TRISTE POR VCS TEREM ESSES PENSAMENTOS TÃO EQUIVOCADOS, APENAS QUERO RELEMBRAREM SE ACASO FOREM POLICIAIS CIVIS, QUE DA MESMA FORMA QUE TUDO HOJE É TRANSPARENTE, VCS SÃO CONHECEDORES DE COMO FUNCIONAM AS ESCOLAS DE FORMAÇÃO DE POLICIAIS MILITARES, E ESTES(PMS), TAMBÉM TEM CONHECIMENTOS DE COMO FUNCIONA AS ESCOLAS DE FORMAÇÕES DE POLICIAIS CIVIS, (ACADEPOL), SÓ PARA RELEMBRAREM:

    NA POLICIA MILITAR

    CURSO PARA FORMAÇÃO DE SOLDADOS, TEMPO (UM ANO E TRÊS MESES).
    CURSO PARA FORMAÇÃO DE SARGENTOS, TEMPO (UM ANO).
    CURSO PARA FORMAÇÃO DE OFICIAIS, TEMPO (QUATRO ANOS).

    NA POLICIA CIVIL

    CURSO PARA FORMAÇÃO DE POLICIAIS CIVIS, INDEPENDENTEMENTE DE CARGO OU FUNÇÃO, (DOIS MESES, OU QUARENTA E CINCO DIS ÚTEIS), DÁ PARA SE TER UMA IDEIA DE QUEM É QUEM NA VOLTA DO DIA OU NÃO DÁ.
    .
    OBS: DESCONHEÇO QUAL É O TEMPO EXATO PARA OS DELEGADOS DE POLICIA, PORÉM POSSO AFIRMAR QUE O TEMPO DE FORMAÇÃO NÃO CHEGA A UM QUARTO DO TEMPO DOS OFICIAIS DA PM.

    AGORA MEUS CAROS AI DE CIMA, SE EXISTE ALGUMA GUARDA MUNICIPAL NO NOSSO ESTADO DE SÃO PAULO QUE TEM UMA CARGA HORÁRIA E UM CURRICULUM DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE SEGURANÇA PUBLICA POSTADAS ACIMA, SENDO SUPERIOR DAS MINISTRADAS NA PM SP, AI EU CONCORDO COM VCS, E DOU O MEU BRAÇO A TORCER, MAS SINCERAMENTE EU DUVIDO MUITO, E POSSO ATE ARRISCAR UMA APOSTINHA DE UMA PINGA.

    O QUE NA MAIORIA DAS VEZES TEM ACONTECIDO NO NOSSO ESTADO,OU ATE MESMO ENTRE AS DUAS POLICIAS, É O CIÚME QUE DETERMINADOS FUNCIONÁRIOS TEM DE OUTROS, E COM ISSO USA A COVARDIA DE TENTAR DESQUALIFICAR O SEU OPONENTE, DENEGRINDO, DIFAMANDO, DENTRE OUTROS DO GÊNERO.

    UMA BOA NOITE A TODOS OS FLITADORES, E TODOS POSSAM TORCEREM BASTANTES PARA A NOSSA SELEÇÃO BRASILEIRA, FIQUEM COM DEUS.

    Curtir

  16. NO TESTO ANTERIOR, APENAS TENTEI MOSTRAR PARA OS DOIS MOÇOS, QUE EU CONCORDO QUE DEVA AINDA MELHORAR MUITO A PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM SEGURANÇA PUBLICA, NAS PESSOAS VESTIDAS DE PODERES DO ESTADO, SERVINDO NA POLICIA MILITAR DO NOSSO ESTADO, MAS, SE NA PM COM ESSE CURRICULUM ESTA SERVINDO DE FANTOCHE PARA AS GUARDAS MUNICIPAIS, O QUE FALAR ENTÃO DA PC SP RELACIONADA A ESSAS MESMAS GUARDAS ENTÃO, E USANDO O PALPITE DELES, AS GUARDAS NÃO SÓ VÃO ASSUMIREM O PAPEL DA POLICIA MILITAR NO TOCANTE A POLICIAMENTO OSTENSIVOS E PREVENTIVOS, COMO COM CERTEZA OCUPARÁ OS SERVIÇOS DOS NOBRES POLICIAIS CIVIS NO POLICIAMENTO INVESTIGATIVO E JUDICIÁRIO NÉ.

    CADA COISA QUE VEJO, QUE PARECE DUAS, COMO DIZIA UM AMIGO REPÓRTER POLICIAL ***** EU MORRO E NÃO VEJO TUDO NESTA VIDA*****, É MELHOR TER OUVIDO BOM E ESCUTAR ASNEIRAS, DO QUE SER SURDO.

    Curtir

  17. Qualquer escoteiro mirim é mais preparado que PM’s , hora são militares hora são policiais ,isto gera uma crise de identidade tremenda nestes despreparados ….
    Militarismo é oligarquia pura…militarismo leva a anencefalia crônica.

    Curtir

  18. ustin bieber disse:
    13/06/2014 ÀS 0:58
    Qualquer escoteiro mirim é mais preparado que PM’s , hora são militares hora são policiais ,isto gera uma crise de identidade tremenda nestes despreparados ….
    Militarismo é oligarquia pura…militarismo leva a anencefalia crônica

    ACASO VC É UM POLICIAL CIVIL DE SP, SE FOR ME RESPONDA ONDE E QUANTO TEMPO DUROU A SUA PREPARAÇÃO PARA SE TORNAR UM POLICIAL, LOGO APOS TOMAR POSSE ORIUNDO DE UM CONCURSO PUBLICO MEU CARO, ACASO FUGIU AS REGRAS DE APENAS 45 DIS ÚTEIS HA HA HA HA HA HA HA HA HA, CONTRA A FORÇA NÃO HA ARGUMENTO COLEGA, RELAXA E GOZA.

    Curtir

  19. jacaré…o que é TESTO? masculino de “testa”???
    é TEXTO seu quadrupede. Jacaré sem DENTE e sem NEURÔNIOS..

    Curtir

  20. e mais…se a PM com essa “formação exemplar toda” só faz MERDA (e um MONTE DE MERDA), imagine se fosse 45 dias…

    Curtir

  21. Kkkkkkk—É que PM é tão burro que precisa de um ano para entender o que um policial civil entende em dois meses—kkkkkkk—Militarismo=lavagem cerebral=oligarquiae anencefalia crônica-kkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  22. Verdade é que quantidade de tempo de formação ,não quer dizer qualidade . Por isso não vemos qualidade nenhuma no sistema medieval e arcaico de policiamento da PM!

    Curtir

  23. Três meses para aprender a cantar as musiquinhas da PM…

    Três meses para aprender a marchar! …Seu ORDINÁRIO, marche sordado,,,kikikiki…

    Três meses para aprender o regulamento! sim senhor, não senhor, sim senhor, não senhor…

    Três meses para fazer àquelas provinhas (uma falsidade só) de pré primário onde todo mundo cola um do outro…

    Três meses para aprender a correr…

    AGORA APRENDER A TRABALHAR COMO POLÍCIA DE VERDADE, NÃO TEM TEMPO…

    Curtir

  24. O Senhor Jacaré não sei das quantas prova, integralmente, o que eu descrevi acima: cultura rasa, despreparados… Além de erros primários na língua pátria, falta-lhe o enfoque lógico, o raciocínio indutivo ou dedutivo, próprio das mentes ancoradas na cultura e no conhecimento… Os anos de formação da polícia militar nada mais são que anos de doutrina néscia, que forma indivíduos incultos e que sabem tão somente seguir ordens. É uma afronta ao letrado os trabalhos de final de curso, seja dos soldados, seja dos oficiais e, beira ao ridículo, as chamadas dissertações de mestrado (majores) e teses de doutorado (dos tenentes-coronéis). Portanto, Jacaré sem dente e sem qualquer outra coisa: orgulhe-se da sua caserna, mas não fale muito alto: ninguém quer te ouvir, além dos seus pares!

    Curtir

  25. É O SEGUINTES: EU E O JACARÉ A GENTE SOMOS ENTELEGENTE. VOCE E QUE NÃO MANJAO DO PARANAUE.

    Curtir

  26. Alguém acredita que a PM é melhor do que o exército????
    É a mesma coisa que comparar o ovo com a galinha…kkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  27. Plantão SP disse:
    13/06/2014 ÀS 15:08
    Três meses para aprender a cantar as musiquinhas da PM…

    Três meses para aprender a marchar! …Seu ORDINÁRIO, marche sordado,,,kikikiki…

    Três meses para aprender o regulamento! sim senhor, não senhor, sim senhor, não senhor…

    Três meses para fazer àquelas provinhas (uma falsidade só) de pré primário onde todo mundo cola um do outro…

    Três meses para aprender a correr…

    AGORA APRENDER A TRABALHAR COMO POLÍCIA DE VERDADE, NÃO TEM TEMPO…

    SÓ PARA VCS INVEJOSOS VEREM E AINDA FICAREM MAIS FODIDO, É QUE APOS TUDO QUE VC CITOU ACIMA, ELES SAEM COM FORMAÇÃO ACADÊMICA DE NÍVEL SUPERIOR ACEITO EM TODAS AS REPARTIÇÕES PUBLICAS DO ESTADO, E APROVADO PELO MEC, CHUPA SEUS MANÉS QUE É DE UVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!, QUANTO A PALAVRA TEXTO, DÊ UMA OLHADA NA HORA QUE DESCREVI JÁ ERA MUITO TARDE, E O SONO PEGOU LEGAL, ALEM DE NADA TER DE DAR EXPLICAÇÕES PRA BORRA-BOSTA INVEJOSOS NÃO, TRABALHEM, TRABALHEM E TRABALHEM, POIS SENÃO O GERARDO NÃO PAGA NEM SEUS MISERÁVEIS SALARIO DE FOME, POIS NA REALIDADES VCS NÃO MERECEM NEM A METADE DO QUE GANHA, POIS NÃO FAZ NADA ALEM DE RECLAMAREM.

    Curtir

  28. DAQUI A POUCO OS DETETIVES PARTICULARES TERÃO MIL POR CENTO (1000%) DE CONHECIMENTOS A MAIS QUE OS PCS DE SP, POIS COM A EXTINÇÃO DA PC COM CERTEZA O GOVERNO DO ESTADO DEVERÁ CONTRATAR ESSES PROFISSIONAIS, NÃO TERÁ OUTRA SAÍDA, E POSSO AFIRMAR SEM MEDO DE ERRAR, QUE ESSES DETETIVES PARTICULARES TEM MAIS TREINAMENTOS EM INVESTIGAÇÕES DO QUE OS PCS, ATE OS VIGILANTES DE BANCO SÃO MELHORES TREINADOS, CARA SE VCS NÃO TOMAREM CUIDADOS PERDERÃO ATE PARA OS PIRIUS DE RUA, HAHAHAHAHAHAHA

    Curtir

  29. INFELIZMENTE TEMOS UM GOVERNO INSENSATO NAS CAUSAS DE SEGURANÇA PÚBLICA; É MOMENTO DE TROCAR ESSE GOVERNO, POIS SE ELE NÃO CUIDA DA SEGURANÇA DA SOCIEDADE ´JÁ É MOTIVOS DE SOBRA PARA NÃO SER REELEITO, OS ELEITORES DEVEM OLHAR COM MAIS ATENÇÃO PARA NÃO ERRAR NOVAMENTE. TEMOS OBSERVADO GRANDES PROPAGANDAS POR PARTE DO GOVERNO ONDE ELE ENALTECE SUA ADMINISTRAÇÃO, PORÉM ESSES ENALTECIMENTOS NÃO SÃO VISTOS POR NÓS, SÃO APENAS MIDIÁTICOS. QUEREMOS INVESTIMENTOS VERDADEIROS NAS ÁREAS DE SEGURANÇA PÚBLICA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, SÃO TRÊS ÁREAS IMPRESCINDÍVEIS PARA TODOS NÓS, SEM ELAS NÃO EXISTE GOVERNO BOM, SÃO CASCATAS DE POLÍTICOS QUANDO DIZEM QUE O ESTADO DE SÃO PAULO ESTA CONTENTE COM O MODO DE GOVERNO , AS RECLAMAÇÕES NESSAS TRÊS ÁREAS NÃO DEIXAM DÚVIDAS QUE O GOVERNO É OMISSO, PORTANTO É UM GOVERNO INEFICIENTE E PROPAGADOR DE POLÍTICAS QUE NUNCA ACONTECERAM. O MAIS IMPORTANTE QUE ALISAR ASFALTOS NAS RODOVIAS CHEIAS DE PEDÁGIOS É CUIDAR DA SAÚDE DO POVO, DA EDUCAÇÃO QUE É PRIMORDIAL PARA QUALQUER NAÇÃO, DA SEGURANÇA PÚBLICA QUE É INDISPENSÁVEL PARA PODERMOS SAIR DE CASA E SABER QUE NÃO VAI SER ATACADO POR BANDIDOS NA PRÓXIMA ESQUINA, SÃO CUIDADOS BÁSICOS QUE NÃO DEVERIAM SER PAUTAS DE RECLAMAÇÕES, MAS ENFIM ESTAMOS NO ESTADO MAIS RICO DO BRASIL E VIVEMOS O CAOS NESSAS TRÊS ÁREAS, PIOR, SÃO IGNORADAS PELO GOVERNO PAULISTA E REBATIDAS COMO SE ELE ESTIVESSE CERTO E O POVO ERRADO. ESTAMOS EM PERÍODO QUE SE FALA MUITO EM REELEIÇÃO DE ALCKIMIM, MAS PRECISAMOS REPENSAR NOSSOS VOTOS, PORQUE AGUENTAR MAIS 04 ANOS DESSA MANEIRA SERÁ INSUPORTÁVEL E TODOS NÓS E NOSSOS FAMILIARES ESTÃO CORRENDO RISCOS EMINENTES DE PERDERMOS A VIDA QUE É NOSSO BEM MAIOR, NÃO PODEMOS CONCORDAR COM REELEIÇÃO DE UM GOVERNO QUE FAZ POUCO CASO COM NOSSAS VIDAS.

    Curtir

  30. O GENTE MALDOSA. O JACARE DESCELEBRADO ESCREVEU “TESTO” PORQUE ESTAVA COM SONINHO. COITADO. CHUPAR OS OVOS DO CORONEL CANSA, NÃO É ASSIM FACIL COMO VOCES PENSAM. GENTE BOBA, FEIA, CHATA…

    Curtir

  31. ALIAS FALANDO EM TREINAMENTO É SÓ VER COMO MORRE PM x PC. OS CARA SÃO TREINADOS PARA MORRER NA MÃO DOS LAGARTOS DO PARTIDO KKKKKKKKKK!!!!!

    Curtir

  32. “JACINTO AGEBBA disse:
    13/06/2014 ÀS 9:18
    e mais…se a PM com essa “formação exemplar toda” só faz MERDA (e um MONTE DE MERDA), imagine se fosse 45 dias…”

    A PM só faz merda??? Quero que vc pergunte isso a um PC aqui da minha cidade quem foi que entrou com ele na favela qd roubaram a sua arma no boteco, (não encostou uma barca da civil). Maçaneta do k-ralho. Falar que a PM só faz merda sob o ar condicionado é fácil zé ruela, vc é inteligente pra k-ralho um exímio professor de português mas, não passa de um maçaneta.

    Curtir

  33. VAI DAR MERDA!!!!! disse:
    14/06/2014 ÀS 9:13
    ALIAS FALANDO EM TREINAMENTO É SÓ VER COMO MORRE PM x PC. OS CARA SÃO TREINADOS PARA MORRER NA MÃO DOS LAGARTOS DO PARTIDO KKKKKKKKKK!!!!!

    É bom ver tb qts malas são presos pela PM e qts malas são presos pela PC, vc ri com a morte de policiais da para ver que tipo de gente vc é.

    Curtir

  34. VAI DAR MERDA!!!!! disse:
    14/06/2014 ÀS 9:13
    ALIAS FALANDO EM TREINAMENTO É SÓ VER COMO MORRE PM x PC. OS CARA SÃO TREINADOS PARA MORRER NA MÃO DOS LAGARTOS DO PARTIDO KKKKKKKKKK!!!!!

    É ÓBVIO QUE VAI CONTINUAR MORRENDO MAIS PMs DO PC, POIS OS PMs SÃO OS ÚNICOS POLICIAIS VERDADEIRAMENTE, POIS SÃO ELES QUE TRABALHAM NAS RUAS, 24 HORAS POR DIA, OU ESTOU ERRADO, SEM CONTAR QUE PM NÃO FAZ ACORDO COM BANDIDO, TAL MOTIVO DE SEREM MORTOS COM HONRAS, E NÃO SENDO VENDIDO POR PCS BANDIDOS QUE VIVE FAZENDO ACORDO, PASSANDO PANO PRA LADRÃO, E MUITO DA VEZES DANDO INCLUSIVE COBERTURAS, AI MEU CARO NÃO VAI MORRER MESMO, POIS DA LUCRO GRANDE PARA ELES NÉ, NA SUA GRANDE MAIORIA PCS SÓ TRABALHA INTERNAMENTE NOS REGISTRO DE BOS E RDOS, SENDO MEROS DIGITADORES A DISPOSIÇÃO DA PM, OU TAMBÉM ESTOU ERRADO SEU BOCA CHEIA DE MERDA AI DE CIMA.

    Curtir

  35. Faço parte de uma instituição que tem 98% de aceitação. CORPO DE BOMBEIROS DA PMESP. CBPMESP ORGULHO DE SÃO PAULO.

    Curtir

Os comentários estão desativados.