Luiz Flávio Gomes: O risco de ser morto no Brasil na Copa do Mundo 58

O risco de ser morto no Brasil na Copa do Mundo

Publicado por Luiz Flávio Gomes

Se você está na Gávea, no Rio de Janeiro, e caminha dez minutos, chega a uma grande favela (uma das maiores do mundo). Essa caminhada de dez minutos significa a perda de mais de 13 anos na expectativa de vida (veja Empoli). O local em você se encontra retira anos da sua expectativa de vida. Muitos estrangeiros virão para o Brasil para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Talvez não tenham consciência exata dos riscos que estarão correndo. Somos o 15º país mais violento do planeta (conforme os números da ONU de duas semanas atrás) e das 50 cidades mais violentas do mundo, 16 estão aqui. São mais de 53 mil assassinatos por ano.

Imagine um estrangeiro de um desses países econômica e socialmente “escandinavizados” (Dinamarca, Suécia, Suíça, Bélgica, Holanda, Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Alemanha etc.). Nos seus países eles têm (em média) apenas um homicídio para cada 100 mil pessoas (veja nossas estatísticas no Instituto Avante Brasil)? Os Estados Unidos têm 5 (embora seja um império capitalista)? O Brasil tem 27? Quando um “escandinavizado” colocar os pés no Brasil, seu risco de vida já aumenta 27 vezes. E conforme a capital em que ele estiver, sua expectativa de vida vai reduzir drasticamente.

O que os “escandinavizados” estão mostrando para o mundo? O seguinte: quanto mais igualdade material e social, menos violência (menos crime). Esses países possuem as seguintes médias: PIB per capita de USD 50.084, Gini de 0,301 (pouca desigualdade e, ao mesmo tempo, pouca concentração da riqueza nas mãos de pouquíssimas pessoas), 1,1 homicídios por 100 mil habitantes, 5,8 mortos no trânsito por 100 mil pessoas, 18.552 presos (na média) e 98 encarcerados para cada 100 mil pessoas.

Vamos comparar os números (não os países): O Brasil conta com renda per capita de USD 11.340, Gini de 0,519 (0,51: país exageradamente desigual), 27,1 assassinatos para 100 mil pessoas, 22 mortos no trânsito para cada 100 mil, quase 600 mil presos, 274 para cada 100 mil habitantes. Somos 27 vezes mais violentos que a média dos países mais civilizados do planeta. A palavra chave para explicar tudo isso se chama igualdade, porém, não a igualdade puramente formal, sim, material, social, cultural etc. E isso se consegue por meio de (a) educação de qualidade para todos e (b) aumento da renda per capita.

A única maneira de salvar o planeta das tragédias anunciadas (rebelião dos pobres, revolução dos indignados, sangue das guerras, mutilações decorrentes dos conflitos etc.) é melhorar a qualidade de vida de todo mundo. Os “escandinavizados” (Suécia, Noruega, Islândia, Holanda etc.) são os únicos que estão salvando o capitalismo desigualitário do seu desastre final. São dignos de ser copiados. Não temos, portanto, que nos comparar a eles, sim, copiar o que eles estão fazendo de certo (e deixar de fazer as coisas erradas).

Luiz Flávio Gomes

Publicado por Luiz Flávio Gomes

Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz.

Um Comentário

  1. “Quanto mais igualdade material e social, menos violência (menos crime)”. Luiz Flávio Gomes deveria apostar tudo na sua lógica irrefutável e se mudar pra Etiópia, que é um dos países com melhor distribuição de renda do mundo (11º no ranking do coeficiente de gini). Depois ele pode vir dar palpite sobre segurança pública.

    Curtir

  2. Advogado do Diabo,

    Eu, na minha pobre achologia, penso que deve mesmo haver uma relação entre igualdade social (cultural e financeira) e criminalidade, porque o outro é visto como alguém igual ou conhecido e não apenas como inimigo em potencial. Não creio que isso seja absoluto, mas uma tendência que deveria ser mais estudada.

    E outra coisa que o Brasil deveria copiar desses países é o respeito que os governantes e a sociedade tratam seus policiais.

    Lá o policial é um herói, aqui o policial é condenado publicamente antes do processo terminar. A estrutura organizacional, os salários, o material de trabalho, a assistência médica, enfim, melhor não comparar para não provocar ainda mais a depressão.

    Curtir

  3. Estas comparações me irritam, realidades diferentes, posições geográficas e sociais diferentes. O Brasil deve ser compararado com o México, África do Sul e etc. Mesmo assim estas comparações estariam erradas, um país que não tem 30 anos de democracia e com todas suas desigualdades só melhorará ao seu tempo. Não existem milagres em evolução social pois somente o exercício da cidadania que melhorará este cenário.

    Curtir

  4. Sabias palavras do Luiz Flávio Gomes.
    Na verdade quando deram o golpe contra a democracia o objetivo principal não era barrar o comunismo, mas sim mantendo o cone sul (América do Sul) como quintal, pregando a segregação entre os Países, principalmente contra a Argentina e os Argentinos.
    Reflexões disso devemos tirar e estas sim condizentes com a realidade recente de nosso País. Dá para acreditar que quem tentou investir na indústria de Base e, que até hoje não a temos na integralidade, iria transformar o País em uma nação comunista?
    Mas os militares preferiram apoiar os Estadunidenses, digo os poderosos, para caminharmos para o capitalismo selvagem dos vendidos e falso moralista. Fica evidente que todos que se deram bem com a politica daquela época são da pior espécie, Graças a esse ranço vivemos a burocracia e o elitismo. Essa cultura se difundiu e agora vivemos num País cheio de problemas com inúmeros viciados e uma leva de marginais e com uma tropa de mini marginais chegando (vitima do sistema criado).
    Ainda me vem dizer que o regime militar servil a alguma coisa, mas na verdade o regime militar foi um duro golpe ao que poderíamos chamar de nação soberana.
    O regime militar nunca representou o Brasil, representou os Estadunidenses com seus interesses de dominar e vendera imagem do capitalismo selvagem; Que hoje vemos que aquele eles estão quebrados, que continua erguido pelos interesses comercial de grandes empresas, estes se escondem atrás de um País beligerante.
    Agora, conforme palavras, do excelente Jurista vemos que o capitalismo esta em seu fim, pois não aceita nada de cunho social, mesmo vendo que alguns Países capitalistas vem tendo sucesso com a politicas mais igualitária.
    Somos vitima disso, tanto que viramos isso. Espertos e com interesses somente individuais, aceitamos que as conveniências sejam melhor que a competência, para manter nossos privilégios. SOMOS ASSIM…..
    A conclusão que podemos tirar de tudo isso é que o Capitalismo não dá o Socialismo também não, mas o misto de ambos é a melhor opção para esse mundo que vivemos.

    Curtir

  5. Senhor HC

    Como uma utopia a ser atingida no futuro, o misto entre o capitalismo e o socialismo, poderia ser uma alternativa, se no meio do caminho, não houvesse a “GANANCIA DO SER HUMANO”, este mesmo que sem participar do governo, ou tomar atitudes que influenciam um coletivo, agem de forma individual, modificando condutas.
    Quantas pessoas, proprietárias de imóveis, mas sem a devida escritura e a matricula, não se beneficiam de moradias populares, subsidiadas com o recurso oriundo dos impostos? É uma pirâmide inversa, quanto maior a quantidade que conseguem, maior é a quantidade de interessados no mesmo artificio. O necessitado, fica a margem, sem conseguir a sua.
    Cada vez que uma pessoa sonega impostos, compromete a saúde, educação, segurança e previdência do povo, mas todos indiscriminadamente em nosso país, querem ludibriar o fisco de alguma forma. Concordo que a quantidade de impostos e taxas é absurda, mas não é com a sonegação que resolveremos isso.
    A moda dos trinta dinares, vale até hoje.

    C.A.

    Curtir

  6. Pra começar os membros do MP deveriam ficar no MP e deixar o executivo para os “de carreira”. Em SP o MP também é governo.
    As Secretarias de Estado da Segurança, Cidadania e dos Transportes (a do trensalão) são do MP.
    Os “fiscais da lei” não podem ser os fiscalizados. Isso não ocorre nos países “escandinavizados”.

    Curtir

  7. Perguntem ao LFG se nos países “escandinavizados” os promotores públicos podem se refestelar no executivo.

    Curtir

  8. Então podemos entender o porquê da blindagem hermética do governo paulista que somente caiu após o caso TRENSALÃO ter sido descoberto na ALEMANHA (um país escandinavizado no dizer de LFG).

    Curtir

  9. Pra quem ainda não entendeu, desde o governo quércia blindar o executivo estadual chamando os impolutos membros do MP para, digamos, dividir o “bolo”, tem sido prática corrente, uzeira e vezeira.
    Quando os políticos são “do outro lado”, aí tome Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa, desvio de verbas, etc.
    É o que se tem notado.

    Curtir

  10. Por qual razão somente promotores são secretários de segurança pública, governo após governo, por décadas? Por que acham que são credenciados para tal mister?
    E a segurança está a cada dia pior e pior. Uma política inconcebível em tratar policial como peão de fábrica: a promessa de pagamento de bonus para a diminuição dos índices de violência. Senhores, isso aqui não é fábrica não, quando se aumenta a produção com repasse de parte dos lucrpls.

    Curtir

  11. O igualitarismo decorrente de uma social-democracia decorre de dezenas, centenas de anos de liberalismo sadio e exploração de paises civilizatoriamente atrasados.O igualitarismo socialista decorre de uma revolução violenta ou de sua implantação cultural paulatina, com a manutencao das mesmas figuras toscas. Sem exceções, este segundo caso promove não a elevação da dignidade de um povo, mas de sua constituição em parasita. Copiar um esquema social democratico do tupo sueco não é da noite para o dia. Assim, senhor lfg, volte para as suas masturbacoes penalisticas minimas e nos deixe em paz.

    Curtir

  12. 30/04/2014 21h33 – Atualizado em 30/04/2014 21h33
    Delegados aderem à paralisação da Polícia Civil em Passos, MG
    Eles pedem melhorias nas condições de trabalho e nos salários.
    Apenas casos de urgência foram atendidos nesta quarta-feira.
    Do G1 Sul de Minas

    2 comentários

    Delegados da Polícia Civil de Passos (MG) aderiram à paralisação estadual da categoria. Eles pedem melhorias nas condições de trabalho e salário. Apenas casos de urgência foram atendidos na delegacia nesta quarta-feira (30). Todos os 14 delegados da regional de Passos aderiram ao movimento.
    Segundo os delegados, os salários deles são os mais baixos do país. Os delegados também reclamam das estruturas das delegacias e das más condições das viaturas. O objetivo do protesto é chamar a atenção da população.
    Uma nova paralisação foi marcada para a próxima quarta-feira (7). Segundo a assessoria da Polícia Civil de Minas Gerais, 300 delegados aderiram à paralisação em todo o estado.

    AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO OS DELEGADOS DERAM UM JEITINHO DE MELHORAR SEUS PRÓPRIOS SALÁRIOS , ELES ACUMULAM TITULARIDADE EM VÁRIAS DELEGACIAS, ENQUANTO ISSO OS OPERACIONAIS TOMARAM NO C….PORQUE OS TRABALHOS FICAM TUMULTUADOS PELA AUSÊNCIA DOS DELEGADOS, COMPLICAM A VIDA DOS OPERACIONAIS E FACILITAM A VIDA DOS DELEGADOS COM $$$ ..

    Curtir

  13. kkkkkkkkkkkkkk o texto só falou merda……desde quando ter igualdade social é ter riqueza? VAI PRA AFRICA….LA A IGUALDADE É BEM MAIOR QUE NA SUIÇA…TODOS PASSAM FOME.

    Curtir

  14. Igor disse:
    01/05/2014 às 10:54

    Pra começar os membros do MP deveriam ficar no MP e deixar o executivo para os “de carreira”. Em SP o MP também é governo.
    As Secretarias de Estado da Segurança, Cidadania e dos Transportes (a do trensalão) são do MP.
    Os “fiscais da lei” não podem ser os fiscalizados. Isso não ocorre nos países “escandinavizados”.

    ————————————————————-

    é isso ai colega !! postou com muita sabedoria , parabens , esta ai uma das coisas erradas em nosso estado….. …….muito bem observado , boa.. parabens…

    Curtir

  15. PAULINHO DA FORÇA (AQUELE QUE APOIOU NOSSA GREVE) DISPARA:

    “DILMA TAMBÉM DEVERIA ESTAR NA PAPUDA!”

    Paulinho, Força Sindical, no 1o de Maio: “Dilma também deveria estar na Papuda”

    Os discursos mais contundentes contra o governo neste 1o de Maio aconteceram na manifestação feita pela Força Sindical em SP, protagonizados por Paulinho da Força e Aécio Neves.

    . O deputado Paulo Pereira da Silva (SDD-SP), presidente do partido Solidariedade e anfitrião da festa de Primeiro de Maio da Força Sindical, atacou duramente a presidente Dilma Roussef:

    – Ela (a presidente) deveria estar na Papuda, onde já está preso José Dirceu e para onde segue, nesta quinta, José Genoino. O governo que deveria dar o exemplo está atolado na corrupção. Se fizer o que a presidente Dilma falou ontem, quem vai parar na Papuda é ela. Eu me fefiro ao anúncio foi ontem pela presidente Dilma pelo Dia do Trabalho, em que prometeu aumento de 10% no Bolsa Família, correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda na fonte no ano que vem e também manter a política de valorização do salário mínimo.

    . O discurso duro de Paulinho foi criticado pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias, que, até recentemente, era correligionário do sindicalista no PDT. “Ele não precisava ter ofendido a presidente”, disse.

    . Aécio também atacou Dilma, mas de modo muito mais político:

    – A presidente da República protagonizou ontem um momento patético da vida pública brasileira. Porque ela utilizou um instrumento de Estado, a cadeia de rádio e televisão, para fazer proselitismo político, para atacar adversários”, disse ele. As medidas que ela anuncia vêm exatamente na direção daquilo que temos proposto já há muito tempo. O PSDB e o Solidariedade protocolaram, no início desta semana, uma proposta que garante o reajuste real do salário mínimo.

    http://polibiobraga.blogspot.com.br/2014/05/paulinho-forca-sindical-no-1o-de-maio.html

    Curtir

  16. Todos os policiais sabem que os Delegados só querem ver o lado de seus pares, mas esta situação é muito simples de se resolver, vejamos algumas medidas básicas, legais e simples de serem tomadas:

    1 – Operação padrão : Nada será feito nas delegacias (escrivães) ou nas ruas (investigadores e outros) sem a presença do delegado, nos atos que a lei assim exige, assim ele terá que trabalhar e certamente a delegacia vai parar; Isso também dificultaria a acumulação de titularidade (GAT), a qual as outras carreiras não tem “direito”.
    2 – Apurem e denunciem o uso irregular de viaturas descaracterizadas e combustível do estado para fins particulares. Hoje cada Delegado tem no mínimo uma viatura que usa como sendo seu carro particular, inclusive para deslocamento à outras cidades, gerando com isso grande economia para seu bolso e alto custo para o estado. Muitas delegacias não tem sequer uma viatura descaracterizada para o serviço de investigação. As demais carreiras não tem esse mesmo “direito”.
    3 – Boicotem os cursos oferecidos pela Acadepol, assim não conseguirão formar turmas. Além se serem fraquíssimos, só servem para engordar os salários dos professores, que na sua grande maioria são Delegados. As aulas são realizadas durante o horário de trabalho, quando deveriam estar nas delegacias atendendo a população e cumprindo suas atribuições. Esqueçam as migalhas da diária (pessoal do interior).

    Tenho certeza absoluta que, se essas três providências forem aplicadas, os delegados vão sentir na pele a importância das demais carreiras, pois terão que trabalhar. Além de ver seus salários drasticamente reduzidos (vocês sabem quanto ganham por aula hora na Acadepol…: bem mais do que paga uma Universidade), terão o seu custo de vida elevado, pois terão que usar seus próprios veículos.
    SÃO PROVIDÊNCIAS LEGALISTAS E FÁCEIS DE SEREM APLICADAS, COM RESULTADOS IMEDIATOS MUITO MELHOR QUE A GREVE…REFLITAM SINDICALISTAS E POLICIAIS – PENSE GRANDE…PENSE NO FUTURO.

    Curtir

  17. ISSO SIGNIFICA QUE : AQUI , EM SÃO PAULO O EXECUTIVO CONTROLA TUDO, E A TODOS ,NÃO OBDECE NINGUEM , ELES SÃO SOBERANOS, POIS QUEM PODERIA VIGIA-LOS , ÊLES TRAZEM PARA AO SEU LADO E CORREM JUNTOS AO FINAL O RESUMO FICA SENDO( EXECUTIVO + JUDICIÁRIO+LEGISLATIVO + MINISTÉRIO PUBLICO) TODOS JUNTOS = PODER ÚNICO!!!!!!!

    Curtir

  18. O risco de morrer é estar vivo, aqui ou em qualquer lugar do mundo.
    Cansada de especialistas que nada agregam .

    Curtir

  19. Por que o Exmº Profº LFG, autor do texto acima, figura tida como jurista, não aproveita para denunciar a DUPLA FACE DO MP DE SP. Por que não defende para os promotores a aplicação da mesma regra que impede os juízes de exercerem cargos de confiança no executivo? Tem medo de quê?

    Curtir

  20. E QUEM DIZ QUE AQUI NÃO HÁ IGUALDADE. AO MENOS EM SALÁRIOS SÃO IGUAIS :JUIZES, PROMOTORES E PARLAMENTARES.(E OUTRAS MAIS)
    O TOPO DA PIRAMIDE JÁ ESTÁ DENTRO DOS PADRÕES EXIGIDOS
    O RESTO SÃO PÁRIAS.

    Curtir

  21. thomaz turbando.

    voce está clamando no deserto.

    só voce e o presidente da sipesp e sepesp vai adotar essa postura.aliás,só vc se esiver na ativa pois os demais estão aposentados.
    escrivães e investigadores(com raríssimas exceções) foram pedir autorização dos delegados para fazer isso e eles disseram que não. é não e pronto.

    Curtir

  22. CARO APARECIDO,

    Pra fazer isso não precisamos de autorização meu amigo. Escrivães e investigadores, além das demais carreiras não são funcionários de delegados, mas sim do Estado. Além disso, essa atitude nada mais é que cumprir a lei. Quero ver qual delegado terá culhão para questionar. Difícil mesmo é conscientizar os policiais de sua força, para eles é mais fácil ficar lamentando pelos corredores e aqui no Flit.

    Curtir

  23. THOMAZ só para saber qual a razão dos oficiais da PM não fazerem parte do seu comentários. Sera que vc e PM. Falta incluir RTP turbinado, motorista de oficial, e outras coisinhas mais que vc sabe né. ENTÃO PM QUANDO ESCREVER SOBRE A POLICIA FAÇA A RESPEITO DELA TODA NAO SÓ TENTANDO ATINGIR A PC, FALE TAMBÉM DO SEU PESSOAL AÍ FICA MAIS CERTINHO NÉ.

    Curtir

  24. O problema é denunciar para quem ? Tá tudo sob controle , e o controle é deles . Veja o Dr. Guerra , foi denunciar e nós vimos no que deu .

    Quanto ao ilustre escrevinhador dessa matéria, deveria ter se preocupado com os brasileiros , que morrem diuturnamente nesse país vitimados de forma criminosa seja nas ruas , em roubos ( latrocínios) seja nas filas de hospitais , seja da forma ignóbil que for .

    Curtir

  25. Thomáz Turbando disse:
    01/05/2014 ÀS 16:00
    Todos os policiais sabem que os Delegados só querem ver o lado de seus pares, mas esta situação é muito simples de se resolver, vejamos algumas medidas básicas, legais e simples de serem tomadas:

    1 – Operação padrão : Nada será feito nas delegacias (escrivães) ou nas ruas (investigadores e outros) sem a presença do delegado, nos atos que a lei assim exige, assim ele terá que trabalhar e certamente a delegacia vai parar; Isso também dificultaria a acumulação de titularidade (GAT), a qual as outras carreiras não tem “direito”.
    2 – Apurem e denunciem o uso irregular de viaturas descaracterizadas e combustível do estado para fins particulares. Hoje cada Delegado tem no mínimo uma viatura que usa como sendo seu carro particular, inclusive para deslocamento à outras cidades, gerando com isso grande economia para seu bolso e alto custo para o estado. Muitas delegacias não tem sequer uma viatura descaracterizada para o serviço de investigação. As demais carreiras não tem esse mesmo “direito”.
    3 – Boicotem os cursos oferecidos pela Acadepol, assim não conseguirão formar turmas. Além se serem fraquíssimos, só servem para engordar os salários dos professores, que na sua grande maioria são Delegados. As aulas são realizadas durante o horário de trabalho, quando deveriam estar nas delegacias atendendo a população e cumprindo suas atribuições. Esqueçam as migalhas da diária (pessoal do interior).

    Tenho certeza absoluta que, se essas três providências forem aplicadas, os delegados vão sentir na pele a importância das demais carreiras, pois terão que trabalhar. Além de ver seus salários drasticamente reduzidos (vocês sabem quanto ganham por aula hora na Acadepol…: bem mais do que paga uma Universidade), terão o seu custo de vida elevado, pois terão que usar seus próprios veículos.
    SÃO PROVIDÊNCIAS LEGALISTAS E FÁCEIS DE SEREM APLICADAS, COM RESULTADOS IMEDIATOS MUITO MELHOR QUE A GREVE…REFLITAM SINDICALISTAS E POLICIAIS – PENSE GRANDE…PENSE NO FUTURO.

    Parabéns pelo seu comentário, é exatamente o que ocorre na Polícia Civil do Estado de São Paulo e vc deu uma sujestão que realmente mudaria nosso destino, porque é inadimissivel que uma carreira viva bem utilizando as demais como sustentação para ganhos adicionais, não sei como os sindicatos permacem calados diante dessa falta de respeito com as demais carreiras e principalmente com a sociedade que fica á horas esperando a presença da autoridade dentro de uma delegacia ou plantão, porque simplesmente a autoridade que deveria estar presente naquela unidade, acumula várias titularidades em outras, eles estão satisfeitissímo com a elevação dos seus vencimentos, mas os operacionais além de trabalhar em dobro ainda tem que tolerar e ficar ouvindo as reclamações do público que pedem explicações porque da demora no atendimento. Se todos Policiais tomassem providências, essa farra acabaria, porque os operacionais estão de saco cheio de remendos nas delegacias e plantões e não ganham nada por isso !

    Curtir

  26. Será verdade?
    Repasso:

    LULA OUVIU E FICOU MUDO

    Os atritos na relação de Dilma com os empresários foram responsáveis, na
    sexta-feira, pelo recuo do usineiro Maurílio Biagi Filho no compromisso
    verbal assumido com o PT. Recém-filiado ao PR, Biagi anunciou a desistência
    de ser vice na chapa de Padilha. “É difícil ganhar a eleição em São Paulo
    com o agronegócio ruim como está”, afirmou Biagi. “O problema é causado pela
    política do governo federal e não adianta mais promessa. O governo tem de
    propor solução para o setor.”

    Biagi promoveu um jantar com representantes do agronegócio em sua casa, em
    Ribeirão Preto, no dia 7. Ali seria dada a largada festiva da campanha de
    Padilha, ex-ministro da Saúde.

    Diante de Lula e do candidato, porém, o clima foi de constrangimento com as críticas.

    Um empresário que participou do jantar em Ribeirão Preto conta que assistiu
    o seguinte monólogo de um representante da indústria de base com o
    ex-presidente Lula:

    “O senhor tem responsabilidade por esta crise pois colocou Dilma na
    Presidência da República. Esta mulher demonstrou total incompetência e
    prejudicou praticamente a todos os setores da economia brasileira. Ela
    quebrou a Petrobras e toda cadeia produtiva sucroenergética e vamos dar o troco nas urnas”.

    Disse mais: “Nem de energia ela entende, haja vista o colapso iminente em
    que está colocando todo o sistema elétrico nacional. Para piorar, depois de
    desmerecer a bioeletricidade, agora sequer haverá bagaço de cana para
    ajudar, como ocorreu durante o ‘apagão’ do governo Fernando Henrique”.

    Para concluir: “Se o senhor tem o prestígio que todos alardeiam, mande esta
    mulher pro inferno. Ou melhor, mande-a pra Cuba, Venezuela ou Argentina e
    seja o senhor o candidato nas eleições de outubro. Do contrário, vamos fazer
    campanha contra todos os candidatos da base de apoio a este que está sendo o
    pior governo da história do País. Chega!”

    (Com notícias de O Estado de S.Paulo e Da Redação, 16/2/14)

    Curtir

  27. Thomáz : simples, objetivo e extensivo a PM, quando os iluminados tiverem que se desdobrar verdadeiramente para executar o que o cargo exige, talvez alguma coisa mude. Ganhar o jota as custas da base é ser mais injusto que o denominado “rei”. Vejam o que ganha os maiorais, para administrar a completa falência das instituições, pois sabemos que não tem luz no fim do túnel, ouvimos apenas o barulho da máquina que esmagará a todos nós.

    Curtir

  28. Gosto de ler a história do Maestro João Carlos Martins. A gente fica sabendo que ele foi assaltado, espancado, e por isso ficou aleijado, em país de primeiro mundo.

    O Comunismo acabou e o liberalismo também!. Vivemos em transição como já aconteceu outrora. O que vai sair disso aí? Acho que o comentarista VAI DAR MERDA! tem razão.

    Curtir

  29. AO SEU IRMÃO FILHO DA PUTA.
    Não falo da PM pelo simples fato de não conhecê-la, pois trabalho na PC, a qual conheço muito bem. Quanto aos Oficiais, tenho certeza de que são tão inúteis quanto os Delegados. A Polícia necessita de uma reforma geral com urgência, vaso contrário vai acabar, se bem que parece que já acabou.

    Curtir

  30. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Esse negócio de comparar índices disto ou daquilo com a nossa realidade, indubitavelmente, é de uma tremenda falta do que fazer, pois por mais que a sociedade “privada” brasileira, através de algumas organizações não governamentais, possuam as melhores e boas intenções em demonstrar por determinadas estatísticas dos alarmantes prognósticos, de nada adianta.

    De nada adianta pois a política brasileira pelo que observa, dita regras totalmente opostas à nossa realidade e, me espanta por demais que determinados membros destas organizações não governamentais ao invés de sensibilizarem e ao mesmo tempo ajuizarem procedimentos jurídicos contra estes manifestos, ainda assim, queixam-se em locais errados.

    Vale lembrar que muitos legisladores, cientistas políticos e, certos membros de calibre da sociedade, nada fazem ou de fato queimam a cara para pelo menos sanarem estes problemas.

    Deixam tudo à baila dos infortúnios causídicos.

    Sem mais para o momento.

    Caronte.

    Curtir

  31. Jacaré,

    O Lula começou uma política de valorização salarial das Forças Armadas e da PF que a Dilma não acompanhou.

    Mas não sei o que o Lula faria hoje, com a economia apostando tudo na “Copa” em vez de investir sério, como foi prometido, em transportes e infraestrutura.

    Curtir

  32. Sim é alto risco proque será , digo Segurança desvalorizada pelo governo, mal paga , mal tratada , policias são tidos como cidadões de terceira categoria , sem direitos , nos mesmo tratamento , bombeiros, medicos , professores , esta aí o pesudo Estado Democrático de Direito de quem não sei nosso que não o é com certeza.

    Curtir

  33. Otimo comentário do Ilustre jurista , fica aqui tais indagações , porque o homem culto e poderoso em concurso com amsi poderos não dão inicio a Ações Populares contra o Governo .Não combatem Juriciamente nos tribunais tais mazelas bem como em TV .

    Curtir

  34. Utopia, Caro C.A., é tudo aquilo que você tenta com todas as forças e não consegue.
    Realmente a mentalidade de possuir mais e mais de receber e ter vantagens é ser melhor que outro nos foi vendida, digo enfiada, há tempos. Por isso somos republiqueta de merda. Melhor dominar dividindo tudo do que ser igual. Por isso que meu, seu filho e nossos filhos estão fadados a sorte e não a competência.
    A utopia que você questionou já existe, então deixa de ser utopia. O problema então passa a ser implantar nessa republiqueta de merda.
    O bom de nosso sistema é que o temos de melhor vai embora. A melhor carne, melhor açúcar, melhor fruta e etc vai embora e a preço baixos. Se nesta republiqueta temos quase tudo, menos em alguns setores tecnologia de ponta precisa vender tudo o que tem de melhor se temos um mercado interno, forte e grande, precisa e só quer exportar. Um mercado interno que esta absorvendo grande parte da crise mundial, lá fora, lá está feio as coisas, alem do preconceito de sermos da republiqueta de merda. Lá fora a unica coisa que pode nos acalentar é que policia é POLICIA.
    A mentalidade que vivemos é ruim para nos Brasileiros, queremos estar acima dos outros e o sofrimento do outro passa a ser felicidade nossa.
    Melhor tentar a utopia do que viver de desgraça.

    Curtir

  35. Pior : “Otimo comentário do Ilustre jurista , fica aqui tais indagações , porque o homem culto e poderoso em concurso com amsi poderos não dão inicio a Ações Populares contra o Governo .Não combatem Juriciamente nos tribunais tais mazelas bem como em TV .”

    Isso mesmo , porque não fez isso quando foi divulgado que 53 mil pessoas foram assassinadas no país ? Ah mas foi inicio de 2013 , não interessava a ninguém , são brasileiros e estrangeiros contabilizados , mas não era ano eleitoral …………….

    Curtir

  36. O N.U FOI UMA MERRECA, MAS FOI A MELHOR COISA QUE ACONTECEU COLOCANDO CADA UM NO SEU QUADRADO !!!!

    LEMBRO-ME QUANDO ENTREI NA POLÍCIA TODOS OS CARCEREIROS E AGENTE FALAVAM QUE ERAM INVESTIGADORES KKKKKKKKKKK COMO EU ERA INGÊNUO E ACREDITAVA KKKKKKKKKKKKKKK APÓS O N.U CAIU A MASCARA DE MUITOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    REESTRUTURAÇÃO

    DELEGADO
    INVESTIGADOR
    ESCRIVAO
    AUXILIAR DE POLICIA ( CARCEREIRO, AGENTE, OPTEL)
    AUXILIAR DE PERITO
    PERITO

    QUERO SER INVESTIGADOR PORQUE TRABALHO IGUAL KKKKKK ENTÃO QUERO SER DELEGADO PORQUE TAMBÉM TRABALHO IGUAL KKKKKK FALA SÉRIO !!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  37. ESTE ADVOGADO DO DIABO SÓ FALA MERDA, LUIZ FLÁVIO GOMES É UM CARA QUE SABE O QUE DIZ.

    ELE FALOU TUDO, MENOS DESIGUALDADE MATERIAL E SOCIAL CERTAMENTE IRIAMOS VIVER NUM PAÍS MELHOR.

    FALA SÉRIO

    Curtir

  38. FURTO DE LEÃO AUMENTA 100% EM SÃO PAULO NAS ESTATÍSTICAS CRIMINAIS DE 2014

    ATÉ LEÃO ESTÁ SENDO SURRUPIADO NA GESTÃO TUCANALHA!

    02/05/2014
    Leão de 300 kg é furtado de ONG
    Folha de S.Paulo

    Um leão de nove anos de idade e que pesa 300 kg foi furtado de uma ONG de proteção e recuperação de animais na madrugada de ontem em Monte Azul Paulista (400 km de São Paulo).

    A principal suspeita da ONG Criadouro Conservacionista São Francisco de Assis, onde o animal estava, é que o felino tenha sido dopado por dardos.

    A situação fez a polícia suspeitar de trote ao receber a ligação da entidade informando sobre o furto.

    Rawell, nome recebido pelo leão na ONG, foi doado por mantenedores de animais silvestres de Londrina (PR) à entidade, que abriga mais de 250 animais, em geral vítimas de maus-tratos ou abandono.

    Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta sexta, 2 de maio, nas bancas

    http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/2014/05/1448488-leao-de-300-kg-e-furtado-de-ong.shtml

    Curtir

  39. N.U disse:
    02/05/2014 ÀS 15:04
    O N.U FOI UMA MERRECA, MAS FOI A MELHOR COISA QUE ACONTECEU COLOCANDO CADA UM NO SEU QUADRADO !!!!

    LEMBRO-ME QUANDO ENTREI NA POLÍCIA TODOS OS CARCEREIROS E AGENTE FALAVAM QUE ERAM INVESTIGADORES KKKKKKKKKKK COMO EU ERA INGÊNUO E ACREDITAVA KKKKKKKKKKKKKKK APÓS O N.U CAIU A MASCARA DE MUITOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    REESTRUTURAÇÃO

    DELEGADO
    INVESTIGADOR
    ESCRIVAO
    AUXILIAR DE POLICIA ( CARCEREIRO, AGENTE, OPTEL)
    AUXILIAR DE PERITO
    PERITO

    QUERO SER INVESTIGADOR PORQUE TRABALHO IGUAL KKKKKK ENTÃO QUERO SER DELEGADO PORQUE TAMBÉM TRABALHO IGUAL KKKKKK FALA SÉRIO !!!!!!!!!!!!!
    ————————————————————————————————————-

    …….AO SUPER POLICIAL NU = Senhores leitores e acompanhantes do <<>> …
    estou procurando adivinhar , o que está acontecendo com este elemento ignorante , o tal de NU ….

    pois em todas as postagens deste elemento, o mesmo sempre ataca os carcepols,…o que será que aconteceu com este elemento, para êle ter tanta ira contra os carcepas???
    colegas eu juro , fico indignado com este elemento, sera que…
    algum que êle dá em cima de algum carcepa, e o carcepa não dá bola pra êle ????????
    ou algum carcepa tomou a mulher deste elemento ????
    é colegas acho que isto será um segrêdo que êle levará junto para o túmulo né ?????

    taí continuarei a estudar o segrêdo deste elemento o tal de NU…;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

    Curtir

  40. eu sou carcepol !!, estou a mais de 20 anos na ativa !! , já trabalhei em todos os setores da policia civil !!, hoje estou trabalhando em uma das cadeias do decap já faz quase 10 mêses,!! e estamos sendo sufocados , esfolados, pois estamos em 04 (quatro) equipes, isto é desumano . é muita pilantragem conosco, pois sabemos que na policia civil tem mais de 4.500 carcereiros.. e muitos estão em desvio de função, sendo que cada seccional tem mais de 45 carcereiros, e todas seccionais tem pelo menos uma cadeia , então é impossível uma cadeia rodar com apenas 04 carcereiros.. a administração alem de extinguir a carreira , está sendo injusta com os carcereiros. e pra pegar férias ? e pra pegar licença prêmio como fica ?
    e se ficar doente como fica ?

    EXISTE DELEGACIA QUE NÃO TEM CADEIA , MAS TEM MAIS DE 10 CARCEREIROS, É CERTO ISSO ?

    não sou contra os que estão em desvio de função , sou contra nós ficarmos trabalhando e se ferrando em 04 equipes de carcereiros, e pedindo para os nossos superiores mais carcereiros , e eles alegam que não tem ninguêm para vir ajudar a gente, e a gente saber que tem vários na seccional , espalhados por todas as delegacias ,

    eu acho que nossos superiores tem que ter respeito pelos carcereiros…e serem justos ….

    +++++++EU DUVIDO QUE OS MANDANTES DA POLICIA CIVIL SABEM DE UM ABSURDO DÊSTE +++++++++:

    Curtir

  41. Parabéns IGOR, é isso mesmo, muito bem observado:

    Pra começar os membros do MP deveriam ficar no MP e deixar o executivo para os “de carreira”. Em SP o MP também é governo.
    As Secretarias de Estado da Segurança, Cidadania e dos Transportes (a do trensalão) são do MP.
    Os “fiscais da lei” não podem ser os fiscalizados. Isso não ocorre nos países “escandinavizados”.

    Curtir

  42. 02/05/2014 13h02 – Atualizado em 02/05/2014 14h54
    Ocorrências criminais sobem 33% na região da 2ª Seccional de Campinas
    Dados são referentes março, primeiros 30 dias da nova delegacia.
    Boletins de ocorrências subiram de 828 para 1.105 entre um ano e outro.
    Do G1 Campinas e Região

    Comente agora

    O número de ocorrências policiais registradas na área de abrangência da 2ª Seccional de Campinas, inaugurada em 28 de fevereiro, subiu 33,45% em março deste ano, em relação ao mesmo período de 2013. Os boletins de ocorrência saltaram de 828 para 1.105, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
    A nova seccional abrange quatro distritos policiais. O 6º DP, no Jardim Campos Elíseos, o 8ºDP, no Padre Anchieta, 9º DP, na Vila Aeroporto, e o 11º DP, que fica localizado no Jardim Londres. Além destes distritos, a região conta agora com uma central de flagrantes que funciona na Seccional.
    Após este novo serviço, o número de homicídios aumentou 25%, indo de quatro para cinco na comparação entre março passado e de 2013.
    Os roubos saltaram 17%. De 184 foram 215. O aumento nos furtos foi de 24%. De 271 ocorrências para 335 no último balanço. O furto de veículos teve crescimento de 2%. Foram 111 casos no mês de março, contra 109.
    saiba mais
    Com 2ª seccional incompleta, Polícia planeja reforço em 4 DPs, DIG e Dise
    Vítima de 11 assaltos, uma jovem de 30 anos que prefere não se identificar, disse que metade das ocorrências foi em bairros da 2ª Seccional. Em uma das ocorrências, o pai dela foi morto pelo assaltante.
    “Nenhum assaltou foi resolvido. Eu gostaria que a polícia me ligasse para me dizer algo. Até este assalto, em que o meu pai morreu a gente não sabe nada”, relata a vítima.
    A 2ª Seccional foi projetada para 240 profissionais, mas começou a operar com um déficit de 195 pessoas. Em visita à região de Campinas nesta sexta-feira (2), o governador Geraldo Alckmin PSDB) disse que concursos vão contratar novos policiais.
    Para Osvaldo Missio, especialista em segurança, hoje a 2ª Seccional serve apenas como mais um local para registros de ocorrências.

    Curtir

  43. Reestruturação em 2004: Detetive + Agente Vistoriador (motorista) + Operador de Comunicações + Datiloscopista + Carcereiro = Agente de Polícia;
    Nova Reestruturação em 2010= Agente de Polícia + Aux. Necropsia = Investigador
    Hoje, vejam quais são as atribuições da carreira de INVESTIGADOR em MINAS GERAIS
    VEJAM AS ATRIBUIÇÕES DA CARREIRA DE INVESTIGADOR DE POLÍCIA EM MINAS GERAIS
    http://www.pciconcursos.com.br/concurso/policia-civil-mg-1000-vagas
    1.5. Das Especificações da carreira de Investigador de Polícia:
    1.5.1. Descrição sumária das atividades: Ao Investigador de Polícia, cargo integrante das carreiras estritamente policiais civis, incumbe, conforme estabelecido no Anexo II, da Lei Complementar 129/2013 e nas demais legislações vigentes, compete o exercício das atividades integrantes da ação investigativa, para o estabelecimento das causas, circunstâncias, motivos, autoria e materialidade das infrações penais, administrativas e disciplinares.
    1.5.1.1. Ao Investigador de Polícia, compete, ainda, as seguintes atribuições específicas:
    a) cumprir e formalizar diligências policiais, mandados e outras determinações do Delegado de Polícia competente, analisar, pesquisar, classificar e processar dados e informações para a obtenção de vestígios e indícios probatórios relacionados a infrações penais e administrativas;
    b) obter elementos para a identificação antropológica de pessoas, no que se refere às características sociais e culturais que compõem a vida pregressa e o perfil do submetido à investigação criminal;
    c) colher as impressões digitais para fins de identificação civil e criminal, inclusive de cadáveres, para a realização do exame datiloscópico;
    d) desenvolver as ações necessárias para a segurança das investigações, inclusive a custódia provisória de pessoas no curso dos procedimentos policiais, até o seu recolhimento na unidade responsável pela guarda penitenciária;
    e) captar e interceptar dados, comunicações e informações pertinentes aos indícios e vestígios encontrados em bens, objetos e locais de infrações penais, inclusive em veículos, conforme determinação do Delegado de Polícia, com a finalidade de estabelecer a sua identificação, elaborando autos de vistoria e de constatação, descrevendo as suas características, circunstâncias e condições;
    f) realizar inspeções e operações policiais, além de adotar, sob a coordenação e presidência do Delegado de Polícia, medidas necessárias para a realização de exames periciais e médico-legais;
    g) controlar, em prontuários apropriados, o registro geral, os antecedentes criminais e a qualificação de pessoas identificadas oficialmente no Estado;
    h) coletar impressões papilo-digitais para que os Peritos Criminais procedam ao confronto individual datiloscópico para a identificação de pessoas e de cadáveres;
    i) preparar, examinar e arquivar as fichas datiloscópicas civis e criminais, bem como manter o arquivo de fragmentos e impressões papilares;
    j) operacionalizar a captura e a pesquisa em sistema automatizado de leitura, comparação e identificação de fragmentos e impressões papilares, à exceção de locais de crime, em que o Perito Criminal se fará presente;
    k) identificar indiciados em infrações penais e autores de atos infracionais, conforme estabelecido em lei;
    l) formalizar relatórios circunstanciados sobre os resultados das ações policiais, diligências e providências cumpridas no curso das investigações;
    m) promover a mediação de conflitos no âmbito da Delegacia de Polícia Civil e a pacificação entre os envolvidos em infrações penais;
    n) realizar o registro formal e a conferência de ocorrências policiais, de pedidos de providências e de representações de partes referentes a fatos tidos como delituosos, bem como de documentos, substâncias, objetos, bens e valores neles arrecadados, realizando o manuseio, a identificação, a proteção, a guarda provisória e o encaminhamento ao setor ou órgão competente;
    o) determinar as fundamentais, os subtipos e os pontos característicos das impressões digitais, para fins de identificação humana, e proceder à pesquisa monodactilar, decadactilar e onomástica, ressalvada a atuação do Perito Criminal em caso de necessidade da emissão de laudo pericial para auxiliar na apuração de infração penal.

    Curtir

  44. O BRASIL É ASSIM POR CULPA DE SEU POVO. O JAPÃO FOI DESTRUIDO PELA SEGUNDA GUERRA, A ALEMANHA IDEM, OS “TIGRES ASIATICO” SE FORTALECERAM SOCIAL E ECONOMICAMENTE ALICERÇADOS NO TRIPLE EDUCAÇÃO, SAÚDE DISTRIBUIÇÃO IGUALITÁRIA DE RENDA. ALIAS SE VERIFICARMOS VEREMOS A EDUCAÇÃO COMO PRINCIPAL MODIFICADOR SOCIAL. POVO BURRO É POVO DOMINADO.

    Curtir

  45. Luiz Flávio Gomes
    Professor • São Paulo (SP)
    Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). [ assessoria de comunicação e imprensa +55 11 991697674 [agenda de palestras e entrevistas] ]

    IGOR, vc está de parabéns !

    Desde o Governo Quércia são os promotores que estão dominando a Secretaria e nada muda, só piora.

    Os meios de comunicações são manipulado por eles.

    Quem muito estuda nada sabe. Querem melhorar a Segurança…” OPERACIONAIS DE POLÍCIA PARA SECRETÁRIO”. !

    PM ( Oficiais ) E MP pra quê ?

    Até tenente beleza…Trabalham, depois só fazem política e quanto ao MP, eles poderiam ir para as ruas fazer investigação, não é isso que eles querem ? Investigar quem tem endereço fixo, Rg, CPF é mole pro gato…Vem pras quebradas.

    Sd.,Cb, Sgto., GCM, Investigador ( Operacionais ) e Escrivão, sim, trabalham pra caramba.

    Curtir

  46. FLIT DENUNCIE: A academia dos novos policiais está sendo em 45 dias. Após isso já vão para a rua. Isso é o fim da instituição. Como vão aumentar salários assim, policial mal treinado, na correria. isso só da descredito a instituição. Imagine esses novos policiais em atuação.

    Curtir

  47. O policial se juntou à corporação há oito anos e é descrito por colegas como um funcionário dedicado. Casado e pai de dois filhos pequenos, encontra-se abalado psicologicamente, segundo familiares. Apesar de possuir um cargo técnico, de agente de telecomunicações, realizava eventualmente trabalhos na rua – o que é revelador da falta de efetivo da corporação. Para especialistas, o treinamento falho ajudou a consolidar o desastre. “Algumas pessoas saem da academia sem dar um tiro”, diz João Batista da Silva Neto, presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia de São Paulo.

    Curtir

  48. SHOPPINGS CRIAM ‘POLÍCIA’ PARTICULAR ARMADAS DE TASER CONTRA ROLEZINHOS DA HADDADOLÂNDIA!

    02/05/2014 22h43 – Atualizado em 02/05/2014 23h35

    Segurança de shopping saca arma de choque para dispersar rolezinho
    Reportagem do G1 presenciou homem com taser em punho.
    Mais de cem jovens tentaram entrar no Shopping Morumbi, em SP.

    Um encontro que reuniu mais de cem jovens nas imediações do Shopping Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, acabou em confusão com a segurança do centro comercial na noite desta sexta-feira (2). A reportagem do G1 presenciou um segurança sacando uma arma não-letal de choque para afastar os participantes do ‘rolezinho’.

    Os adolescentes, em sua maioria aparentando ser menores de idade, estavam reunidos em uma área arborizada adjacente ao centro comercial. Por volta das 21h20, o grupo tentou entrar no shopping porque houve um rumor de que teria acontecido um assalto no lugar onde estavam. Quando as dezenas de garotos chegaram caminhando na porta, a segurança bloqueou a entrada. Em seguida, houve uma correria porque os jovens ficaram com medo da arma de choque que um dos seguranças sacou.

    Uma parte dos jovens continuou diante da entrada do shopping. Outro grupo foi até a calçada da Avenida Roque Petroni Junior, onde conversaram com os seguranças para se dispersar. Após alguns minutos, uma briga começou entre alguns dos adolescentes, e a segurança do shopping interveio, separando-os.

    Alguns dos participantes informaram ao G1 que o “rolezinho” foi marcado por meio do Facebook. A Polícia Militar informou que não foi acionada por causa do incidente. O G1 tentou contato com a assessoria de imprensa do shopping, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/05/seguranca-de-shopping-saca-taser-para-dispersar-rolezinho.html

    Curtir

  49. 05/05/2014 19:58
    CPI dos Pedágios elege nesta terça-feira, presidente e vice

    Da Redação

    A CPI dos Pedágios, constituída pelo Ato 31/2014, realiza nesta terça-feira, 5/5, reunião especial de eleição de seu presidente e vice-Presidente. A comissão parlamentar de inquérito terá a finalidade de investigar se os valores das tarifas cobrados pelas concessionárias nas rodovias paulistas estão em consonância com os critérios definidos nos editais de licitação e nos contratos firmados com o Estado. Os próprios contratos serão analisados observando-se sua conformidade com a lei federal que rege as concessões de obras e serviços públicos.

    Para que haja quórum para a escolha do presidente e seu vice, dos nove membros da CPI devem estar presentes cinco. O pedido de instalação da CPI, de autoria do deputado Antonio Mentor (PT), foi protocolado em 2011.

    Como o Regimento Interno só permite a atuação simultânea de cinco CPIs, foi a votação do relatório final da CPI do Desaparecimento de Pessoas, no mês passado, que abriu espaço para essa nova investigação do Parlamento.

    Curtir

  50. 05/05/2014 20:09
    Comissão de Finanças debate nesta terça Orçamento 2015 na Assembleia

    Da Redação: Marisa Mello

    A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento promove, na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 6/5, às 14h, audiência pública para debater o Orçamento estadual 2015 com a população da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A reunião será presidida por Mauro Bragato (PSDB).

    Na primeira audiência da edição deste ano, na noite de 28/4, em Osasco, cidade que também integra a RMSP, foi muito lembrada pelos que se manifestaram a questão da crise no abastecimento de água. É provável que boa parte dos cidadãos que vai participar do debate nesta terça-feira abordem esse tema.

    No ano passado, muitos funcionários públicos compareceram ao encontro para defender pauta de reivindicações da categoria. Também estiveram presentes defensores de maior aporte para a cultura, mais precisamente de recursos ao Proac editais (programa voltado à cultura popular).

    Previsão passada

    A previsão orçamentária passada para a Região Metropolitana de São Paulo foi: R$ 14,7 milhões para o programa Gestão da Educação Básica, R$ 249,5 milhões para o programa manutenção e suporte da educação básica; R$ 3,7 milhões para o programa manutenção e suporte da educação básica;

    R$ 63,3 milhões para atendimento integral e descentralizado no SUS/SP;

    R$ 588 mil para vigilância em Saúde;

    R$ 835 mil para ciência tecnologia e inovação em saúde; R$ 44,4 milhões para gestão de saúde; R$ 180 milhões para expansão e modernização da saúde;

    R$ 26 milhões em tecnologia da informação e comunicação; R$ 14 milhões para apoio ao desenvolvimento tecnológico;

    R$ 58 milhões para o Centro Paula Souza; R$ 194 milhões para Ensino Superior; R$ 48 milhões para o Programa Atendimento Integral e Descentralizado no SUS/SP; R$ 6,5 milhões para o Centro Paula Souza;

    R$ 850 mil para difusão cultural;

    R$ 33 milhões para gestão de recursos da secretaria da cultura; R$ 14,9 milhões para o programa desenvolvimento local integrado sustentável; R$ 58,4 milhões para gestão da logística hidroviária; R$ 29,6 milhões para regulação e fiscalização dos serviços de transporte;

    R$ 1,3 bilhões para ampliação, recuperação e modernização da malha rodoviária; R$ 1,9 milhão para o corpo de bombeiros;

    R$ 5,8 milhões para a modernização e aperfeiçoamento da polícia técnico-científica;

    R$ 38,7 milhões para a modernização da segurança pública; e R$ 17,4 milhões para o programa São Paulo Vivendo em Paz; entre outros.

    Curtir

  51. Acabo de ler sobre mulher ser linchada por covardes em razão de falsa acusação pelo facebook. São os assassinatos Sherazade e outras bestas humanas.
    E tem ocorrido linchamentos em todo Brasil e depois descobre-se que mataram inocentes.

    Curtir

Os comentários estão desativados.