Polícia Civil envelhece e encolhe de 32.809 homens em 2005 para 29.517 em 2014 147

Crimes crescem em São Paulo, mas polícia encolhe

ROGÉRIO PAGNAN
ANDRÉ MONTEIRO
MARINA GAMA CUBAS
DE SÃO PAULO

06/04/2014 03h20

Na contramão dos indicadores de roubos, que só crescem, o Estado de São Paulo perdeu 3.000 homens de seu efetivo policial nos últimos dez anos e viu cair abaixo da média mundial sua taxa de policiais por grupos de 100 mil habitantes.

Em 2005, o Estado tinha 314 policiais para cada 100 mil habitantes. Hoje, essa taxa é de 282, abaixo da média mundial de 303 para cada 100 mil pessoas, de acordo com dados compilados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A Itália, com 60 milhões de habitantes, tinha 465 policiais para cada 100 mil pessoas, em 2012. Naquele mesmo ano, os italianos conviveram com índice de roubos de 105 casos por 100 mil habitantes. Enquanto isso São Paulo teve taxa de 608 roubos por 100 mil habitantes, em 2013.

O levantamento feito pela Folha considera o efetivo das polícias Militar, Civil e Científica. Ao todo, eram 123.156 homens em 2005 ante os atuais 120.103.

editoria de arte/folhapress

O pior quadro é o da Polícia Civil que perdeu 3.292 policiais nos últimos dez anos. Chegou a ter 32.809 em 2005, mas hoje tem 29.517.

Nesses dez anos, a população do Estado cresceu 8,6%: incremento de 3,4 milhões de pessoas. Passou de 39,2 milhões para 42,6 milhões.
falhas

Ao contrário dos homicídios dolosos, que podem estar ligados a fatores que fogem do controle da polícia (como crimes passionais), os crimes patrimoniais ocorrem por falha da polícia, dizem especialistas ouvidos pela Folha.

As estatísticas disponibilizadas pelo governo de São Paulo mostram a pouca eficácia do trabalho policial.

Os roubos, por exemplo, que vêm crescendo ano a ano, bateram recorde em números absolutos em janeiro e fevereiro deste ano: 52.261 casos.

Em relação ao mesmo período de 2005, quando foram registrados 33.894 casos, o crescimento foi de 54%.

O próprio governo do Estado estima que a Polícia Civil consegue esclarecer só 2% dos casos de roubo.

“Nós não temos condições de investigar porque não temos efetivo. Viramos fazedores de B.O. [boletim de ocorrência]”, afirmou a delegada Marilda Pansonato Pinheiro, presidente da Associação dos Delegados.

Para o especialista em segurança pública José dos Reis Santos Filho, não existe um número ideal de policiais, porque depende da realidade de cada lugar.

“Beirute, por exemplo, precisa hoje de um número de policiais muito maior do que nos tempos de paz.”

Mas, para ele, a redução interfere diretamente na qualidade do serviço. “Com mais população, há mais crime para investigar e prevenir.”

Um Comentário

  1. ENQUANTO OS CARCEREIROS POLÍCIAIS, SÓ TOMA NO ……………………………………..

    Curtir

  2. Diminuídos

    humilhados

    perseguidos

    executados

    divididos . . não é drazinha de perus . . .

    isto é P5DB

    este é o correto fulaninha padrão . . .

    VAMOS MUITO BEM . . . .

    mais fundo no buraco . . .

    PARALISAÇÃO TOTAL PARA ONTEM

    temos que parar pelo amor de Deus . . . .

    temos que expulsar este filho da p do alcool in mim dead para pqp ele e sua corja sua dinastia . . .

    Curtir

  3. Segundo informacoes e ja denunciando aos sindicatos da policia civil de sp bem como aos orgaos competente que o seccional de policia de bebedouro/SP esta colocando os seus subordinados para trabalharem nos finais de semana, isso depois deles terem trabalhados as 44 horas semanais como determina a constituicao brasileira. Segundo tal delegado e para a policia civil fazer o trabalho preventivo ja que a pm nao esta conseguindo.
    PS. Pergunto como fica os familiares destes policiais e mais, em que momento estes policiais irao descansar,
    e pior onde fica a constituicao federal no que diz respeito a jornada de trabalho de 44 horas semanais.

    Curtir

  4. Aqui faço expediente a semana toda, e ainda faço plantão aos sábados, domingos e feriados afinal somos apenas dois policiais, um investigador e um escrivão, quando um sai de férias o trabalho se torna 24 horas, estou nessa vida faz 8 anos, não tenho direito nem de ficar doente.

    Curtir

  5. NÃO É INTERESSANTE REPOR OS POLICIAIS PARA O P.S.D.B., SENÃO APARECERÃO MAIS ROMBOS NOS METROS, NOS ONIBUS, NA CESP, NA FEPASA, ETC………ROMBOS, ROMBOS, ROMBOS………VAMOS VOTAR GENTE.
    “”O “POVO” MERECE O GOVERNANTE QUE TEM””, ….JÁ DIZIA HITLER.

    Curtir

  6. La pelos idos de 1994, 1995, haviam muito mais policiais na PC, do que esses 32.809 de 2005. Se fizesssem a comparação com o efetivo de 1995 (início da era PSDB), veriam que a diminuição de efetivo é mais drástica ainda na POLÍCIA CIVIL. Tinhamos quase 40.000 PCs. Vejo pela Unidade em que trabalho.

    Não to falando na PM, cujo efetivo sempre aumenta.

    E ainda não sabem porque o PCC foi criado e cresceu nesse período.

    A investigação e o trabalho de investigação foram sucateados.

    As consequências estão aí, a olhos vistos.

    Curtir

  7. E os que acabam de entrar na PC já pensam em sair, é só conversar com um novato e verás que continuam estudando para outros concursos, afinal polícia hoje em dia além de não ter status tem um salário de merda!!!

    Curtir

  8. Voces acham que esta ruim. Quando chegar no final do ano vai piorar. Este ano completa 5 anos de classe de muitos policiais. Que só estavam esperando esse período para aposentar. Na minha delegacia há 15 investigadores e vão se aposentar 3. Então vejam mais de 20% se aposentaram.

    Curtir

  9. É difícil eu assistir televisão. Hoje, em pleno domingão, estou em casa curtindo um dia de descanso, ligo a TV pra dar uma matada no tempo até a patroa se arrumar e… DEUS DO CÉU. O governo de SP invade minha sala sem nem pedir licença… jogam na minha cara um monte de idiotices… mostram uma Polícia Civil equipada com Hilux, helicópteros e fardas pretas. É um tal de GOE treinando igual SWAT, é GARRA fardado de preto dos pés à cabeça treinando bica em portas, de repente a câmera corta pro lado e aparece um tira malhadão…
    Quase acreditando nessa história toda, entro na Internet e a Folha de São Paulo me traz de volta para o mundo real: uma Polícia Civil atrasada, velha e que não acompanhou o crescimento da população e do crime.
    Bem, lá vem a dona-encrenca toda emperiquitada de alvinegra… hoje vamos todos ao Pacaembu ver o Santos… é esse tipo de coisa que me faz ter vontade de saltar da cama em pleno domingo.
    P.S.: Tomara que não precisemos pedir nenhum tipo de informação pros caras do Choque: pensem nuns sujeitos brutos e mal encarados… isso o comercial não mostra.

    Curtir

  10. A folha cálculou errado ou foi um grande equívoco, porque só na minha região tem esse déficit, imaginem no estado inteiro? faltam pelo menos 15 mil policiais civis em todo estado de São Paulo. A maioria esta aposentando. Resumindo : acabaram com a Polícia Civil, mas os olofótes só para os indicados do governo, como sempre eles encobrem a verdade. Porque a imprensa não pergunta para os policiais do baixo clero?

    Curtir

  11. XHP4, VCS TEM QUE DENUNCIAR ESSA PRÁTICA DITATORIAL DESSE SECCIONAL, EU CONHEÇO BEM ESSA REGIÃO E TENHO PLENA CERTEZA QUE VC ESTA DIZENDO A VERDADE, NESSA REGIÃO TEM MESMO ESSES HÁBITOS DE TRANSFERIR O POLÍCIA PARA UMA CIDADEZINHA BEM DISTANTE DA MORADIA DO POLICIAL, SOH PRA FUDHER O COITADO QUE DISCORDOU DO DELEGADO. TEM QUE BOTAR A BOCA NO TROMBONE MESMO, ALIÁS CADE OS SINDICATOS PARA COIBIR ESSA PRÁTICA DESSES DITADORES?

    Curtir

  12. XHP4 -AQUI NA MINHA REGIÃO DE CAMPINAS NÃO EXISTE ESSA PRÁTICA DE SECCIONAL DITADOR, SE PISAR NA BOLA ELE CAI E JÁ TEM OUTROS CLASSE ESPECIAL SÓ ESPERANDO PRA PEGAR A BOQUINHA. PORQUE AI EM ARAÇATUBA VCS NÃO CHAMAM ALGUNS DEPUTADOS DA REGIÃO E MANDA ESSE SECCIONAL EMBORA DAI? É SÓ CONVERSAR COM OS DEPUTADOS QUE ELES MANDAM O ALCKIMIM SUBSTITUIR O DITADOR !

    Curtir

  13. EXTRA, EXTRA, EXTRA EXTRA EXTRA EXTRA

    POLICIA CIVIL CONSEGUIU O SERVIÇO DELEGADA

    NOS MOLDES DA POLICIA MILITAR

    EXTRA EXTRA EXTRA EXTRA EXTRA EXTRA

    NOTICIA EM PRIMEIRISSIMA MAO

    seccional de policia de bebedouro/SP esta colocando os seus subordinados para trabalharem nos finais de semana, isso depois deles terem trabalhados as 44 horas semanais como determina a constituicao brasileira. Segundo tal delegado e para a policia civil fazer o trabalho preventivo ja que a pm nao esta conseguindo.
    PS. Pergunto como fica os familiares destes policiais e mais, em que momento estes policiais irao descansar,
    e pior onde fica a constituicao federal no que diz respeito a jornada de trabalho de 44 horas semanais.

    OBS: NAO FOI INFORMADO POR ESSE SEXOANAL QUAL O VALOR QUE OS POLICIAIS VAO RECEBER POR HORA TRABALHADA !
    SE ALGUEM SOUBER QUE POSTA AQUI PARA QUE OS COLEGAS FIQUEM SABENDO, E POSSAM JA FAZER UMA COMPRINHAS EXTRAS.

    Curtir

  14. O problema não é efetivo, mas sim punição, de que adianta prender o bandido, seja em flagrante, seja por investigação, se uma semana depois ele tá na rua? E quando fica na cadeia fica só na boa? O problema é o judiciário, não a polícia

    Curtir

  15. Aqui na minha seccional as cidades de Divinolândia e São Sebastião da Grama trabalham com apenas um escrivão e um investigador, são 24 horas continuas de serviços diários, porque realizam o expediente normal, trabalham em plantão noturno, para atender ocorrências bundas da PM, e no outro dia, novamente expediente normal e sobre aviso. Quando um dos funcionários sai de férias “fudeu” de vez, e quando o único tira ou escrivão de uma das cidades se afasta, um tem que cobrir as férias do outro, fazendo um incrível expediente de 48 horas diárias, cobrindo as duas cidades simultaneamente, o Polícia Civil precisa ser um super herói, precisa estar em um dois lugares ao mesmo tempo, sem direito se quer a uma vida digna.

    Curtir

  16. Em diversas oportunidades neste blog, voltado, entre outros assuntos, para os problemas que acometem as instituições policiais, mormente a imprevidência e descaso daqueles que as administram, anunciamos o que hoje é uma realidade, cujos reflexos são: adoecimento dos policiais que acumulam funções e o serviço dos que se foram e a enorme dificuldade da administração para que se aposentem.

    Curtir

  17. O grande culpado disso tudo são os colegas que se desdobram em 3, 4 e não deixa explodir de vez.

    Indiretamente esses colegas são os que fazem o psdb se perpetuar no Governo.

    Curtir

  18. O SPPREV DE SP ; QUANDO É QUE VOÇÊS VÃO CRIAR VERGONHA NA CARA E SEREM JUSTOS,?? E ACATAR A LEI 51/85 APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS PCS DE SP, QUE ESTÁ CHEIO DE VELINHOS , QUE NÃO ESTÃO MAIS SUPORTANDO IR TRABALHAR SOB TENSÃOEXTREMA???????, POIS VÀRIOS PCS VELINHOS ESTÃO SÓ O PÓ DA RABIÓLA,MUITOS COM BIABETES AVANÇADA , PRESSÃO ARTERIAL ALTISSIMA, OS CARAS VÃO ACABAR MORRENDO NO PLANTÃO, LIBERTEM LOGO OS PCS IDOSOS ACIMA DE 55 ANOS CARAMBA,, QUEREM SUGAR MAIS OQUÊ DESTES PCS VELINHOS E IDOSOS????????????????? CHEGA NÈ ???????
    DEÊM LOGO E COM PARIDADE E INTEGRALIDADE TOTAL PARA OS VELHINHOS , E DEIXEM ÊLES GOZAREM A APOSENTADORIA , MERECIDAS QUE ÊLES CONQUISTARAM… DANDO MUITO SUOR PARA A PC DE SP
    PAREM COM ESTA ENRROLAÇÃO SPPREV……………..

    Curtir

  19. Deixa explodir meus amigos. Eu trabalho em um DP que tem deficit de funcionário.
    Isso está ocorrendo a cerca de uns dez anos. Assim, a cerca de dez anos, eu trabalho menos a cada dia.
    Claro, porque eu não vou me desdobrar para trabalhar mais pelo funcionário que está faltando e o Estado não providenciou sua reposição.
    É como uma simples conta de matemática.
    Se em uma unidade policial há necessidade de trinta funcionários para o serviço fluir normalmente e o Estado, a cada ano diminuiu o número de funcionários ao invés de aumentar, temos que trabalhar menos a cada ano.

    Curtir

  20. ONDE EU ESTOU TRABALHANDO, SÓ VEJO VELINHO RECLAMANDO DE SAÚDE,DIZEM QUE ESTÃO DE SACO CHEIO
    OS VELINHOS ESTÃO IRRITADOS COM ESSA TAL DE LEI ESTADUAL N° 1062/2008….ESTES VALOROSOS VELINHOS PCS NÃO ESTÃO AGUENTANDO MAIS NADA , SÃO SÓ NÚMERO , É MELHOR O GOVERNO APOSENTAR OS VELHOS E CONTRATAR JOVENS, COM BATERIA NOVA, POIS DO JEITO QUE TÁ , COM ESSE MONTE DE VELINHOS DESISTIMULADOS O GOVERNO NÃO PODE EXIGIR NADA ESPERAR MUITA COISA DA PC ., POIS OS VELINHOS QUEREM PARIDADE E INTEGRALIDADE COM 55 ANOS MAIS 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, SENDO 20 ANOS DE POLICIA,,

    EI GOVERNO MAIS A SPPREV;;; UMA PERGUNTA;;;
    JÁ NÃO SUGASTES O SANGUE DOS VELINHOS? NÃO ESTÃO CONTENTE COM O QUE JA SUGOU ??
    PAREM NÉ MEU,

    PARIDADE E INTEGRALIDADE JÁ.
    PARIDADE E INTEGRALIDADE JÁ
    PARIDADE E INTEGRALIDADE JÁ
    EXIGÊNCIAS == 55 ANOS DE IDADE E 30 ANOS CONTRIBUIÇÃO, SENDO 20 DE POLICIA ,NÃO BASTA?????????????? ACHO QUE É UM BOM ACORDO PARA NÓS SENHORES PODEROSOS

    Curtir

  21. VELHO NA RUA COM ARMA É PERIGO PARA A POPULAÇÃO, SE OCORRER ALGO DE ERRADO A CULPA NÃO É DO POLICIAL E SIM DO PCC$$DB, BOTA A BOCA NO TROMBONE.DE A CESAR O QUE É DE CESAR, POLICIA TEM APOSENTADORIA ESPECIAL, PONTO FINAL. AS URNAS ESTÃO CHEGANDO.

    Curtir

  22. marcio.ottoni@bol.com.br disse:
    06/04/2014 às 17:26

    Deixa explodir meus amigos. Eu trabalho em um DP que tem deficit de funcionário.
    Isso está ocorrendo a cerca de uns dez anos. Assim, a cerca de dez anos, eu trabalho menos a cada dia.
    Claro, porque eu não vou me desdobrar para trabalhar mais pelo funcionário que está faltando e o Estado não providenciou sua reposição.
    É como uma simples conta de matemática.
    Se em uma unidade policial há necessidade de trinta funcionários para o serviço fluir normalmente e o Estado, a cada ano diminuiu o número de funcionários ao invés de aumentar, temos que trabalhar menos a cada ano.
    ———————————————————————————————————————

    e tambem tem mais motivo colega, é o seguinte; muitos velhos policiais estão desmotivados , estão se encostando, pois o governo não deixa elês ir pra inatividade, o governo quer foder os pcs ate os 60 anos , assim não dá né?
    o policial com 50 anos já tá meia boca , imagine êle com 55 anos , esse policial já parou, já éra não dá para exigir nada dêle não,,, pois o mesmo já ralou pra caracas,, após 55 o poliça só pensa em pendurar a chuteira, o problema é que esse governo enfia na guela do poliça a lei 1062/2008, esta maldita lei , que êles fizeram para foder os pcs,,, E se o poliça aceitar éla , com certeza irá embora com 30% a menos no seu salário atual…AI COMO O VELINHO IRÁ COMPRAR REMÉDIO,??? POIS SE NÃO COMPRAR REMÉDIO ÊLE VAI MORRER.;;;… AI ÊLE FICA COM MEDO ….ENTENDEU AMIGÃO? É O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A NOSSA QUERIDA E DIGNA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO….

    VAMOS TORCER PARA QUE O NOSSO GOVERNADOR REVEJA ESSA ENORME INJUSTIÇA CONOSCO, AI SIM A POLICIA CIVIL VOLTARÁ A SER PODEROSA , COM SANGUE NOVO, POIS COM A ATUAL , CHEIA DE VELINHOS ..DESMOTIVADOS, E SE ENCOSTANDO ….. QUERENDO PARIDADE E INTEGRALIDADE AOS 55 ANOS …A TENDÊNCIA É CADA DIA PIORAR………………..

    E ANTES QUE EU ME ESQUEÇA, EU JÁ ESTOU PARADO, ENCOSTADO, SÓ FAÇO O MÍNIMO DO MÍNIMO,, FODA-SE , SOU MAIS UM VELINHO DESTES TANTOS QUE ESTÃO SENDO INJUSTIÇADO…..
    QUE AMANHÃ PODE SER VOÇÊ…………………………………………………………………………

    Curtir

  23. A PC está caminhando a passos largos para o mesmo fim da PFF(policia ferroviaria federal). Não é feito mais concursos, os funcionarios envelhecem, se afastam, aposentam ou prestam outro concurso. Já disse e repito: o governador de sp quer que a policia militar assuma a função da policia civil onde houver brecha na constituição. Olha o que eu estou dizendo, vai chegar um dia que ao adentrar num plantão no distrito, vai ter um tenente e uma porrada de soldado atrás do balcão fazendo as vezes do escrivão e do investigador. O delegado vai estar presente somente para assinar o documento. Assim que for comunicado o fato pelo reclamante, os pm já vão passar a fita pro p2 para fazer as investigações. O que quero dizer é que onde a PM puder assumir a função do operacional (carcereiro, agente, escrivão,papi…) eles vão se entranhar para fazer aquilo que fazem melhor: se apoderar da coisa alheia e desenvolver uma função que não é de seu competencia. função essa desempenhada porcamente e sem respaldo da constituição. Alias já estão cumprindo mandado de prisão com o aval do judiciario e MP. Quem puder se manda da pc o mais rapido possivel porque aqui não há futuro.

    Curtir

  24. Kkkkkk………..”o direto do plantão disse que a única coisa que faz ele sair cedo da cama no domingo é o Santos………Coitado vai dormir de cabeça quente hoje…kkkkkkkk”……….CHUPAAAA,,,,,, e vai puxar o seu plantão

    Curtir

  25. Mas se esse DESGOVERNO quer acabar com a PC…………….é simples…………devolva nosso direito ROUBADO ,,,,,,,,

    Lei 51/85……………………………e uns 40% já vai embora agora (eu estou nessa)………….

    Curtir

  26. vou embora agora…acabei de ser removido injustamente. quem ficar vai se f…. no futuro.

    Curtir

  27. DEINTER 10 JÁ NASCEU MORTO. A ADMINISTRAÇÃO DE UMA CERTA SECCIONAL AQUI É BEM COMO O XHP4 DISSE ACIMA. EU VOU FAZER 3 ANOS. APESAR DE VETAREM TODOS OS BENEFÍCIOS QUE PODERÍAMOS TER, COMO EXEMPLO SÃO AS DIÁRIAS, NUNCA PEGARAM NO MEU PÉ, AMO TRABALHAR NA POLÍCIA, OS COLEGAS QUE ESTÃO AO MEU LADO SÃO DE CONFIANÇA, MAS NÃO ADIANTA DAR MURRADA EM PONTA DE FACA, DECIDIDO A ESTUDAR E PASSAR EM ALGO MELHOR.

    Curtir

  28. O problema tb é que os valorosos policiais antigos que já deram muito suor e sangue para a sociedade e Instituição não aposentam, e ficam se escondendo em escalas para não ter diminuído seu salário.

    Porém com a nova política da cobrança de produção e a nova determinação de que não importa sua carreira vai ter que “fazer de tudo, inclusive b.o”, esses mais antigos se encostam na verdade nos semi-novos.

    Eu ainda que sou bocudo e não deixo nenhum deles ficar me vampirizando. Com toda educação e sinceridade eu digo aos que tem tempo pra aposentar que eu não posso suprir um problema do Estado carregando ele nas costas. Dessa forma não da pra ser meu parceiro não. Já que não temos salário, hj o principal bônus do policial é horário , ou seja a famosa: “metadinha de horário”. Agora o policia não sabe planilhar, passar legitimação, fazer b.o aí não pode segurar sozinho umas horinhas no plantão.

    Pergunto: e eu é que vou trabalhar por 2?

    Nem fudendo.

    Verdade nua e crua eu falei.

    Espero que tenham me compreendido. Não estou desrespeitando os valorosos antigões, mas a Adm não pode empurrar a responsabilidade e descaso dela pra mim.

    Ela que conceda o justo direito a esses que já deram a vida pela PC e os aposentem de modo correto.

    Ps: não estou generalizando os antigoes. Lógico que tem muitos que não só sabem fazer tudo como ainda continuam ensinando. Mas a verdade que a grande maioria não sabe fazer B.O….e ainda carrega aquela máxima “não é minha função “…. Eu até concordo. Mas pergunta qtos sobem na sala do titular e falam que nao vão fazer. Pagam de cão, mas empurra pro semi-novo (15-20 anos de PC) fazer.

    Aí é fácil não querer aposentar.

    Curtir

  29. na delegacia em que trabalho , tem uma porrada de policial acima de 50 anos mais ou menos uns 45% do efetivo, sendo que os unicos policiais novos , são os delegados e as delegadas , aqui esta mais parecendo um ASILO , é velho pra todo canto, aqueles que dão aquelas catarradas que tú escuta de longe lá no andar de cima . tá foda colegas….. tossindo toda hora até atrapalha o escrivão digitar ,teve um dia que deu um ataque de tosse num velho policial que o escrivão falou pro poliça que tossia muito;;;;;;, Ô meu, vai tossir la fora caramba, pois assim voçê esta molhando o meu bó porra, o escriba deu a maior dura no poliça velho,,,,, o poliça velho respondeu assim . haaaa vai dar meia hora de bunda vaii.. e sorriu bastante, é ou não é uma comédia isso?

    Curtir

  30. DECRETO Nº 52.054, DE 14 DE AGOSTO DE 2007
    Dispõe sobre o horário de trabalho e registro de ponto dos servidores públicos estaduais da Administração Direta e das Autarquias, consolida a legislação relativa às entradas e saídas no serviço, e dá providências correlatas.
    JOSÉ SERRA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
    Decreta:
    Artigo 1º – O horário de trabalho e o registro de ponto dos servidores públicos estaduais da Administração Direta e das Autarquias obedecerão às normas estabelecidas neste decreto.
    Artigo 2º – As unidades administrativas públicas estaduais deverão manter, durante todo o seu período de funcionamento, servidores para a garantia da prestação dos serviços que lhe são afetos.
    Parágrafo único – As unidades que prestam atendimento direto ao cidadão deverão:
    1. manter ininterruptamente servidores, garantindo a prestação dos serviços, observada a escala de horário estabelecida pela chefia imediata;
    2. afixar em local visível ao público e publicar nos meios de comunicação oficiais o seu horário de funcionamento.
    Artigo 3º – A jornada de trabalho dos servidores sujeitos à prestação de quarenta horas semanais de serviço será cumprida, obrigatoriamente, em dois períodos dentro da faixa horária compreendida entre oito e dezoito horas, de segunda a sexta-feira, com intervalo de duas horas para alimentação e descanso.
    § 1º – Para atender à conveniência do serviço ou à peculiaridade da função, o horário dos servidores poderá ser prorrogado ou antecipado, dentro da faixa horária compreendida entre sete e dezenove horas, desde que mantida a divisão em dois períodos e assegurado o intervalo mínimo de uma hora para alimentação e descanso.
    § 2º – Nas unidades em que houver necessidade de funcionamento ininterrupto, o horário poderá ser estabelecido para duas ou mais turmas, mantida sempre a divisão em dois períodos com intervalo de, no mínimo, uma hora para alimentação e descanso.
    § 3º – Nas unidades em que, por sua natureza, seja indispensável o trabalho aos sábados, domingos, pontos facultativos e/ou feriados é facultado, sempre que possível, o cumprimento do disposto neste artigo, em até três turmas distintas, observados o descanso semanal remunerado e intervalos para alimentação e descanso.
    § 4º – Para os fins previstos neste artigo, cabe ao dirigente do órgão determinar o sistema que melhor atenda à conveniência e às necessidades do serviço.
    Artigo 4º – A jornada de trabalho dos servidores sujeitos à prestação de trinta horas semanais, correspondentes a seis horas diárias de serviço, deverá ser cumprida dentro da faixa horária entre sete e dezenove horas, assegurado o intervalo mínimo de quinze minutos para alimentação e descanso.
    Parágrafo único – Observadas as disposições do “caput”, aplica-se aos servidores sujeitos à jornada de trabalho de trinta horas semanais as disposições dos §§ 2º, 3º e 4º do artigo 3º deste decreto, no que couber, cabendo ao dirigente do órgão disciplinar o funcionamento do serviço que melhor possa atender ao interesse público.
    Artigo 5º – A jornada de trabalho nos locais onde os serviços são prestados vinte e quatro horas diárias, todos os dias da semana, poderá ser cumprida sob regime de plantão, a critério da Administração, com a prestação diária de doze horas contínuas de trabalho, respeitado o intervalo mínimo de uma hora para descanso e alimentação, e trinta e seis horas contínuas de descanso.
    Parágrafo único – Aplica-se o disposto no “caput” deste artigo aos servidores pertencentes às atividades-fim das áreas de saúde, segurança pública e administração penitenciária.
    Artigo 6º – A freqüência diária dos servidores da Administração Direta e das Autarquias será apurada pelo registro de ponto.
    Artigo 7º – Do registro do ponto, mediante o qual se verifica, diariamente, a entrada e saída do servidor em serviço, deverão constar:
    I – o nome e registro geral do servidor;
    II – o cargo ou função-atividade do servidor;
    III – a jornada de trabalho do servidor e identificação específica quando o cumprimento se der em regime de plantão;
    IV – o horário de entrada e saída ao serviço;
    V – o horário de intervalo para alimentação e descanso;
    VI – as ausências temporárias e as faltas ao serviço;
    VII – as compensações previstas nos artigos 13 e 14 deste decreto;
    VIII – os afastamentos e licenças previstos em lei;
    IX – assinatura do servidor e da Chefia imediata.
    § 1º – Para o registro de ponto poderão ser utilizados meios mecânicos, de preferência, eletrônicos ou formulário específico.
    § 2º – A utilização do formulário a que se refere o § 1º deste artigo dar-se-á a partir do primeiro dia do mês subseqüente à publicação de Instrução a ser expedida pelo Órgão Central do Sistema de Administração de Pessoal do Estado.
    Artigo 8º – O servidor que faltar ao serviço poderá requerer o abono ou a justificação da falta, por escrito à autoridade competente, no primeiro dia em que comparecer à repartição, sob pena de sujeitar-se a todas as conseqüências resultantes da falta de comparecimento.
    Parágrafo único – As faltas abonadas e as consideradas justificadas pela autoridade competente não serão computadas para efeito de configuração dos ilícitos de abandono do cargo ou função e de faltas interpoladas.
    Artigo 9º – Poderão ser abonadas as faltas ao serviço, até o máximo de seis por ano, não excedendo a uma por mês, em razão de moléstia ou outro motivo relevante, a critério do superior imediato do servidor.
    Parágrafo único – As faltas abonadas não implicarão desconto da remuneração.
    Artigo 10 – Poderão ser justificadas até vinte e quatro faltas por ano, desde que motivadas em fato que, pela natureza e circunstância, possa constituir escusa razoável do não comparecimento.
    § 1º – No prazo de sete dias o chefe imediato do servidor decidirá sobre a justificação das faltas, até o máximo de doze por ano; a justificação das que excederem a esse número, até o limite de vinte e quatro, será submetida, devidamente informada por essa autoridade, ao seu superior hierárquico, que decidirá em igual prazo.
    § 2º – Nos casos em que o chefe imediato seja diretamente subordinado ao Governador, a Secretário de Estado, ao Procurador Geral do Estado ou a Dirigente de Autarquia, sua competência se estenderá até o limite de vinte e quatro faltas.
    § 3º – O servidor perderá a totalidade do vencimento ou salário do dia nos casos de que trata o “caput” deste artigo.
    Artigo 11 – No caso de faltas sucessivas, justificadas ou injustificadas, os dias intercalados, os sábados, domingos, feriados e aqueles em que não haja expediente serão computados para efeito de desconto dos vencimentos ou salários.
    Artigo 12 – O servidor perderá um terço do vencimento ou salário do dia quando entrar em serviço dentro da hora seguinte à marcada para o início dos trabalhos ou retirar-se dentro da última hora do expediente.
    Parágrafo único – Aplica-se o disposto no “caput” deste artigo quando excedidos os limites fixados nos artigos 13 e 14 deste decreto e não efetuadas as compensações neles previstas.
    Artigo 13 – Poderá o servidor até cinco vezes por mês, sem desconto em seu vencimento, salário ou remuneração, entrar com atraso nunca superior a quinze minutos na unidade onde estiver em exercício, desde que compense o atraso no mesmo dia.
    Artigo 14 – Até o máximo de três vezes por mês, será concedida ao servidor autorização para retirar-se temporária ou definitivamente, durante o expediente, sem qualquer desconto em seus vencimentos ou salários, quando a critério da chefia imediata, for invocado motivo justo.
    § 1º – A ausência temporária ou definitiva, de que trata o “caput” deste artigo, não poderá exceder a duas horas, exceto nos casos de consulta ou tratamento de saúde, previstos em lei.
    § 2º – O servidor é obrigado a compensar, no mesmo dia ou nos três dias úteis subseqüentes, o tempo correspondente à retirada temporária ou definitiva de que trata o “caput” deste artigo na seguinte conformidade:
    1. se a ausência for igual ou inferior a trinta minutos, a compensação se fará de uma só vez;
    2. se a retirada se prolongar por período superior a trinta minutos, a compensação deverá ser dividida por período não inferior a trinta minutos com exceção do último, que será pela fração necessária à compensação total, podendo o servidor, a critério da chefia imediata, compensar mais de um período num só dia.
    § 3º – Não serão computados no limite de que trata o “caput” os períodos de ausências temporárias durante o expediente para consulta ou tratamento de saúde, previstos em lei.
    § 4º – Entre as hipóteses de ausência previstas no “caput” inclui-se a faculdade de o servidor retirar-se do expediente uma vez por mês, dispensada a compensação, para a finalidade específica de recebimento de sua retribuição mensal em instituição bancária, desde que na unidade de trabalho não se mantenha agência bancária, posto ou caixa de atendimento eletrônico.
    Artigo 15 – O servidor perderá a totalidade de seu vencimento ou salário do dia quando comparecer ou retirar-se do serviço fora de horário, ressalvadas as hipóteses previstas nos artigos 12, 13 e 14 deste decreto e os casos de consulta ou tratamento de saúde, previstos em lei.
    Parágrafo único – A freqüência do servidor será registrada desde que permaneça no trabalho por mais de dois terços do horário a que estiver sujeito.
    Artigo 16 – Para a configuração do ilícito administrativo de abandono de cargo ou função, são computados os dias de sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
    Parágrafo único – Para os servidores pertencentes às atividades-fim das áreas de saúde, segurança pública e administração penitenciária que trabalham sob o regime de plantão são computados, para os fins previstos no “caput”, além dos dias de sábado, domingos, feriados, pontos facultativos, os dias de folgas subseqüentes aos plantões aos quais tenham faltado.
    Artigo 17 – O servidor-estudante, nos termos do artigo 121 da Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968, poderá, a critério da Administração, entrar em serviço até uma hora após o início do expediente ou deixá-lo até uma hora antes do término, conforme se trate de curso diurno ou noturno, respectivamente.
    § 1º – O benefício previsto no “caput” deste artigo somente será concedido quando mediar entre o período de aulas e o expediente da unidade de prestação dos serviços, tempo igual ou inferior a noventa minutos.
    § 2º – Para fazer jus ao benefício de que trata o “caput” deste artigo deverá o servidor apresentar comprovante, anual ou semestral conforme o caso, de que está matriculado em estabelecimento de ensino oficial ou autorizado.
    § 3º – O servidor abrangido por este artigo gozará dos benefícios nele previstos durante os dias letivos, exceto nos períodos de recesso ou férias escolares.
    § 4º – O servidor-estudante fica obrigado a comprovar o comparecimento às aulas, semestralmente, junto à Chefia imediata, mediante apresentação de documento hábil expedido pelo estabelecimento de ensino em que estiver matriculado.
    § 5º – O não cumprimento das disposições do § 4º deste artigo implicará na responsabilização disciplinar, civil e penal.
    Artigo 18 – Os Secretários de Estado, o Procurador Geral do Estado e os Dirigentes de Autarquias fixarão critérios para controle do ponto de servidores que, em virtude das atribuições do cargo ou função, realizem trabalhos externos.
    Artigo 19 – As normas de registro e controle de freqüência dos docentes da Secretaria da Educação serão estabelecidas em ato específico da Pasta.
    Artigo 20 – Será disciplinado mediante ato dos respectivos Secretários de Estado e Dirigentes de Autarquias, com anuência do Secretário de Gestão Pública, no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados a partir da data de publicação deste decreto, o horário de trabalho dos seguintes servidores:
    I – em exercício nas unidades escolares da Secretaria da Educação e no Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”;
    II – em exercício nas unidades de saúde;
    III – em regime especial de trabalho nas áreas de segurança pública, do sistema penitenciário e de fiscalização.
    Artigo 21 – Sempre que a natureza e a necessidade do serviço assim o exigirem, os Secretários de Estado, o Procurador Geral do Estado e os Dirigentes de Autarquias poderão, com anuência do Secretário de Gestão Pública, expedir normas específicas quanto ao horário de trabalho de servidores abrangidos por este decreto.
    Artigo 22 – O disposto nos artigos 8º a 17 deste decreto não se aplica aos servidores admitidos sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
    Artigo 23 – Serão responsabilizados disciplinarmente os chefes imediatos e mediatos dos servidores que, sem motivo justo, deixarem de cumprir as normas relativas ao horário de trabalho e ao registro do ponto.
    Artigo 24 – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário e em especial:
    I – os artigos 261 a 286 do Decreto nº 42.850, de 30 de dezembro de 1963;
    II – o Decreto nº 40.684, de 5 de setembro de 1962;
    III – o Decreto nº 49.280, de 6 de fevereiro de 1968;
    IV – o Decreto nº 49.603, de 14 de maio de 1968;
    V – o Decreto nº 52.810, de 6 de outubro de 1971;
    VI – o Decreto nº 902, de 29 de dezembro de 1972;
    VII – o Decreto nº 6.288, de 10 de junho de 1975;
    VIII – o Decreto nº 7.459, de 19 de janeiro de 1976;
    IX – o Decreto nº 8.458, de 6 de setembro de 1976;
    X – o Decreto nº 10.135, de 17 de agosto de 1977;
    XI – o Decreto nº 13.462, de 11 de abril de 1979;
    XII – o Decreto 23.490, de 21 de maio de 1985;
    XIII – o Decreto nº 40.258, de 9 de agosto de 1995.
    (D.O.E. de 15/08/07)

    A MAIORIA DOS DIRETORES E SECCIONAIS NÃO OBEDECER O DESCANSO REMUNERADO DE 36 HORAS ENTRE UMA JORNADA DE 12 HORAS E OUTRA. CADE OS NOSSOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES. ESSE DECRETO INCLUI OS POLICIAIS. ARTIGO 5º.

    Curtir

  31. ARTIGO 5 PARÁGRAFO ÚNICO – É SÓ DENUNCIAR PARA O MP DO TRABALHO. NÃO SÃO O FISCAL DO CUMPRIMENTO DA LEI.

    Curtir

  32. E de quem é a culpa ? Oras se aposentar é direito , mudaram até as regras da aposentadoria , passam por cima de decisão do STJ estão prejudicando pessoas deliberadamente , enrolando mesmo , só para impedir a saída do pessoal ( direito adquirido ) , a maioria estão realmente combalidos , velhos ,cansados , doentes , e tudo para se segurarem em suas cadeiras mantendo seus chegados na boa , enquanto exploram os que só querem exercer seu direito e saírem desse inferno que se tornou a instituição policial..
    Se não previram isso , como não previram a falta de agua que se explodam …………….. não contrataram , não se preocuparam……………. que fechem as portas , tem um dito antigo que diz :” quem não tem competência não se estabelece “.

    Curtir

  33. o que me deixa mais P.. hoje em dia.. é ouvir alguem dizendo que vai votar no Alckmin.. é o FIM…

    Curtir

  34. Sem exageros o governo precisa abrir ao menos 5000 mil vagas para Polícia Civis operacionais em caráter de urgência, mais especificamente 2000 para investigador e 3000 vagas para escrivães, cidades com mais de 8 mil habitantes precisa manter no mínimo 3 investigadores e 3 escrivães para que esses funcionários tenham o mínimo de dignidade. Nessa última leva que o governo abriu 4300 vagas, metade foi para a Polícia Científica, portando de nada adiantou, o efetivo da Polícia Civil caminha rápido rumo a extinção, ainda esse ano se faz urgentíssima a abertura de 5000 vagas para escrivães e investigadores, caso contrário o sistema vai entrar em colapso.

    Curtir

  35. Com essa falta de funcionários o policial tendo que trabalhar por 2 ou 3, e ainda ganhando essa merreca. É muito desaforo.E por falar em ganhar, alguém sabe do reajuste. Teremos ou não?

    Curtir

  36. Olha eu acredito que esses numeros estão totalmente defasados!!O numero é bem maior!! Essa materia deveria ir mais alem!!Um ano de ‘novo’plano no Decap e a unica coisa que vemos foi piora em tudo!!

    Curtir

  37. É por isso que sou contra o desvio de funções!

    Se falta Investigadores de Polícia, é problema do Governo.

    Os Agentes e carcereiros precisam se valorizar e negar a fazer o serviço dos TIRAS.

    Curtir

  38. Nossos coroneis sao jovens e temos aposentadoria aos trinta anos com promoçao.aqui sgt virs tenente e reforma.e vcs?chefes velhos kkkk perdem na aposentadoria. kkk nao tem reposicao de pessoal. kkk eh nos pms somos burros e coxinhas rs. kkk.ter chefe com 69Anos? kkk

    Curtir

  39. SÓ FAÇO O MEU KKKKKKKKKKKKKKK ME PEDEM E DOU AQUELE JEITINHO BRASILEIRO KKKKKKKKKKKK

    Curtir

  40. CADE OS SINDICATOS ????? CADE A GREVE ????????? ACORDEM ESTAMOS EM ABRIL E JÁ ERA !!!!!!!!!!! NEM A DATA BASE RESPEITARAM E ESTÃO VENDENDO FUMAÇA COM REUNIÕES E REUNIÕES !!!!!!!!!!!!!!

    PODEM APOSTAR DAQUI A POUCO VÃO FALAR QUE DEVIDO A ELEIÇAO NÃO PODEM DAR MAIS AUMENTO E VIRÃO COM UM REAJUSTE DO ANO DE 7% !!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  41. Na delegacia que trabalho já aposentaram uns 3 polícia em menos de um ano e já tem mais dois que no final do ano também vão, sem contar com dois que foram demitidos, e ainda tem o pessoal que está estudando para sair fora. Onde é que vamos parar ?????? eu sei extinçãooooooo

    Curtir

  42. ANO DE ELEIÇAO E COPA, SE NÃO VIER NADA ESTE ANO PODEM ESQUECER E ESPERAR ATÉ A PROXIMA COPA PARA TENTAR UMA VALORIZAÇÃO ! KKKK

    Curtir

  43. Senhores

    Na minha visão, não é apenas na Segurança Pública (PC) que houve redução de pessoal, que eu creio deliberada, basta olhar para a Saúde e a Educação, a situação é a mesma. Não se pode dizer o mesmo da Secretaria da Fazenda, principalmente os setores de arrecadação e fiscalização. Estes dias atrás, precisei ir a Secretaria da Fazenda aqui, no interior do estado e me deparei com vários box, pessoas para informações diversas, computadores de ultima geração, estacionamento terceirizado embora sem cobrança, e vários funcionarios na retaguarda.
    Cheguei a conclusão que o importante é arrecadar, o restante é periférico, pode ser preterido.
    A dificuldade na aposentação de nossos quadros é simples de constatar, um aposentado e um outro funcionario em inicio de carreira, terei que pagar dois, então porque não segurar a aposentadoria de um e postergar ao máximo a contratação do outro?
    Concursos em final de mandado é uma coisa natural na administração, pois, digamos que ele se reeleja, tem até dois anos para convocar os aprovados….se não eleger-se, deixa a batata para o outro, então, estes concursos nesta época, ao meu ver não passam de jogadas eleitoreiras.
    Mesmo porque, em concursos anteriores com certeza há pessoas aprovadas, que poderiam ocupar estas vagas, sem a demora e complicações resultantes do novo concurso.
    São questões estruturais e de gestão, que facilmente seriam resolvidas por pessoas competentes.

    C.A.

    Curtir

  44. Onde trabalho tb só tem coroa. Um com problema de coluna,nao pode ir pra rua. Outro tomando gardenal,esta sem a arma e o majura esta com a perna torta e não consegue andar direito. Vou cair fora o quanto antes. Sociedade tenho pena de vc.

    Curtir

  45. NÃO QUERO CRIAR POLEMICA, MAS UM AMIGO LIGADO A UM SINDICATO ME DISSE QUE AQUELA RESTRUTURAÇÃO DA POLÍCIA NÃO SAIU PQ FORAM ENCHER O SACO ATÉ DO DELEGADO GERAL PRA ELA NÃO SAIR. LEVARAM ATÉ DEPUTADO PRA FALAR COM O HOMEM.
    QUE LIXOS ESSAS PESSOAS QUE FIZERAM ISSO. A TROCO DE QUE ATRAPALHAR AS OUTRAS CARREIRAS.
    DO JEITO QUE ELE ME FALOU NÃO ADIANTA MAIS TER ESPERANÇA DE NADA PARA AS OUTRAS CARREIRAS.

    Curtir

  46. Não vamos esquecer em partes que a própria ACADEPOL tem a sua parcela de culpa nisso. Só ver o concurso de IP e EP de 2012, o primeiro edital não previa a segunda fase com uma prova dissertiva, mas logo após veio retificação, resultado haviam mais de 400 vagas para IP, mas ao final de todas as fases não chega a 390 o total de aprovados, ou sejam criam regras no concurso para não contratar mesmo, esse ano com mais de mil vagas certeza que vão sobrar muitas vagas!!!!

    Curtir

  47. A defasagem vai obrigar o fechamento de delegacias menores, delegacias serão aglutinadas no desespero de manter um efetivo razoável. O caso que o colega citou acima, das delegacias de Divinolândia e São Sebastião da Grama onde possuem apenas um escrivão e um investigador cada. Os mesmo se desdobram dias a fio na labuta, sem folgas, expedientes seguidos de plantões noturnos, a vida desses funcionários deve ser um sufoco semelhante ao trabalho escravo, desconheço caso semelhante no Estado de São Paulo de expediente 24x 24 como dessas duas cidades, mais viável seria unir o pífio efetivo das duas cidades, e manter apenas um delegacia funcionando, seria uma tentativa de garantir um pouco de qualidade de vida aos quatro policiais civis, vítimas dessa atrocidade funcional.

    Curtir

  48. Ah, legal, o amigo do cunhado do irmão da prima da minha sogra, que é ligado ao sindicato (????), disse que foram(???), deputado (???), nossa, que coisa, não quer polemizar mesmo.

    C.A.

    Curtir

  49. Senhor Coelhão

    Se não conhece, faça o seguinte, um Tour pela maioria das cidades com população menor que 20 mil hab pelo interior do estado, verá que não é caso isolado e unico. Estas duas cidades citadas pelo colega, estão na região de São José do Rio Pardo, proximo a divisa com o Estado de Minas Gerais.

    C.A.

    Curtir

  50. Enquanto isso os sindicatos ficam com reuniões, até parece que estão brincando de casinha, e os delegados ficam apavorados para mostrar serviço e produzir ao máximo para ficar bem na foto e com o regional, não percebem que seus subordinados estão velhos e depressivos, isso quando ainda tem funcionário para contar, algumas delegacias já estão ficando totalmente sem efetivo, vão fechar as portas. A solução seria diminuir o número de seccionais pela metade, pesquisa conta que as delegacias seccionais ocupam 25% do efetivo da Polícia Civil, tem cidades de apenas 25 mil habitantes que agregam 40 funcionários somente na administração. Ao meu ver, uma melhor distribuição de funcionários e a abertura de ao menos 6000 vagas para escrivão e investigador já resolveria o problema da falta de efetivo.

    Curtir

  51. C.A – Desculpe pela minha ignorância, sou de Guarulhos e não sabia que havia cidades com apenas dois funcionários, quanto as cidades citadas, as localizei, são próximas a divisa de Minas Gerais, mais especificamente Poços de Caldas, pelo visto o interior está pior que as regiões metropolitanas, trabalhar 24 horas direto é foda.

    Curtir

  52. É só dar a paridade e pronto !
    Nem vai precisar acabar com nada, quem tem tempo vai embora e foda-se, foda-se chefe, titular, e a puta que pariu….
    Sò quero poder aposentar com a bendita paridade, mais nada!
    Vejam o Guerreiro Martins do GARRA/DEIC, levou um tiro de fuzil no braço e ganhou uma visita do xuxu e um belo corte no salário……que Deus o ajude !
    Quem puder aposente e foda-se o resto !

    Curtir

  53. Senhor Coelhão

    Não carece a desculpa, não sabemos de tudo, trabalhei na capital e metropolitana, sei como são as coisas por ai, mas, aqui a coisa é mais complicada. Existe a concepção que no interior se trabalha menos, é enganoso, infelizmente aqui a exigência é maior. Num outro post comentei exatamente sobre isso, o que o colega não mencionou é que todas estas cidades, tem seção de trânsito, também sob a responsabilidade dos mesmos Policiais. Na ultima década, se estadualizou o crime, roubo, furto, homicidio, tráfico, não é apenas na capital. É que na região aí, a midia de atuação nacional está presente, no interior para virar noticia estadual, precisa ser de vulto. As explosões de caixas eletronicos migrou para o interior por qual motivo? A maioria dos colegas, não faz idéia do que é voce viver colado com um celular até no banheiro, além de que, tipo..voce trabalha do dia inteiro, de madrugada tem alguma novidade, o PM te liga e vc tem que se virar, isso vale para finais de semana e feriados também. Tudo isso, sem prejuizo do expediente. Imagine o seguinte, no interior a quantidade de rodovias vicinais é grande, os acidentes também, inclusive fatais. Uma ocorrência dessas, demanda horas e horas, pericia no local, carro de cadáver, Rodoviaria…etc.etc…., no outro dia cedinho, de volta na delegacia.
    Só tem o investigador e o escrivão, e na maioria das vezes, um Delegado respondendo a distância.
    Muitos dirão, oras, o funcionário faz porque quer…Te direi uma coisa simples amigo, de funcionário bem antigo, certo?
    Não se meta a besta de bater de frente nestas situações, alegarão que vc ganha IRTP, que vc deve ficar a disposição e coisa e tal, e se permanecer a recusa, corregedoria, agora, não será um Delegado que irá apurar a falta administrativa?
    Ele irá conta o Estado e o Seccional? ou contra o tonto do funcionario?
    Resultado, no minimo uma suspensão, atrasa sua LP, atrasa promoção e vc fica queimado, isso se não ganhar “UMA PERMUTA A PEDIDO” para escapar da sanha do “annimus fudendis”.
    É meu amigo, voce acha que a coisa aí está feia, vem para o interior, verá o chupa-cabra…chupando limão com merda!!!
    é feio!!!

    C.A.

    Curtir

  54. m
    NO MEU PONTO VISTA ESTA PESQUISA É FURADA , A DEFAZAGEM É MUITO MAIOR, NO MINIMO O DOBRO, NÃO TEM POLICIA NAS RUAS A POLICIA ESTA PARADA POR CONTA DESTA POLITICA DE SEGURANÇA PÚBLICA FURADA DESTE PARTIDO(PSDB)

    Curtir

  55. Na minha seccional vários policiais que já tem o tempo para aposentar foram promovidos pata classe especial ou 1a. classe só para prende-lo por mais cinco anos..

    Curtir

  56. Todos esses Policiais que trabalham acima das 44 horas semanais, e esses policiais que trabalham quase em regime escravocrata, de forma praticamente contínua deviam se juntar através dos sindicatos, e formalizar uma denúncia ao Ministério do Trabalho, na atualidade esse regime de trabalho é um absurdo, também desconhecia esses casos. Em delegacias que segue expediente normal a Polícia Militar devia no mínimo apresentar as ocorrências “bunda” no outro dia, digo no expediente normal, esses absurdos precisam ser sanados, trata-se de crime trabalhista sem precedentes em uma democracia seria.

    Curtir

  57. Sra. Fernanda

    Um bonde no interior é fatal, deixa o Policial sem as duas pernas, pois segundo a LOP ele deve residir na cidade, compreende? Conforme a Seccional, pode ocorrer um Bonde de até 70km na distância. Sem contar, que se o funcionario trabalha em uma cidade e mora em outra, não recebe auxilio transporte. Não preciso elencar o que isso acarreta. Agora, me desculpe a sinceridade, isso é de conhecimento do Judiciário, pois há correição do Juiz Corregedor, ele sabe quantos funcionarios tem…também sabe, pois todo flagrante é mencionado o dia e a hora. Desculpe, não leve como ofensa. Mas opinar o gosto do sal comendo rapadura é facil. Todos eles sabem disso, se tem dois funcionarios e um Flagrante durante a noite, a Delegacia terá de ser aberta no outro dia, por quem?
    Na realidade, cada um está preocupado com sua cadeira e como mantê-la, o restante são detalhes.

    C.A.

    Curtir

  58. O governo ainda não percebeu que a investigação é quem tira das ruas os bandidos de maior periculosidade, pois com trabalho de inteligência se prende uma quadrilha inteira e com provas irrefutáveis, porém, o governo insiste em dar ênfase a policia militar. O governo que der maior atenção a policia civil, investigação, vai diminuir a criminalidade, isso é o que penso.

    Curtir

  59. Sra. Fernanda

    Já que destrambelhei, trabalhei em cidade 55 km distante de casa, expediente normal, com direito a plantões…imagine uma viagem destas diariamente, sorteado com um plantão no final de semana, com um pedágio baratinho no meio do caminho( ironia), que tal?

    C.A.

    Curtir

  60. Os sindicatos estão cientes da jornada de trabalho enfrentada em certas regiões? É obrigação dos sindicatos realizar um levantamento da jornada de trabalho em suas regiões e fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho, é o cúmulo o que está acontecendo na Policia Civil, todas as empresas e instituições estão sendo fiscalizadas quanto a jornada de trabalho que impõem a seus funcionários, a Polícia Civil devia ser um exemplo quanto aos direitos trabalhistas de seus servidores, isso é um absurdo.

    Curtir

  61. Na Seccional Franco da Rocha, o Seccional Dr Cosmo esta acabando com as delegacias, colocou todas para fazer ronda ostensiva da tarde para a noite, parou toda produção das delegacias, políciais são obrigados a sair igual a PM pelas ruas, fazendo abordagens, pesquisando placas, dessa forma não conseguimos esclarecer e investigar mais nada, todo mundo ta cheio de papéis, D.A, O.S, B.Os, etc.. tudo parado, fora o que faz com o GARRA, os caras viraram PM todos os dias fazendo ronda ostensiva fardados, ninguém mais ta conseguindo aguentar esse Seccional

    Curtir

  62. Pessoal, me desculpem a sinceridade mas, após ler posts noticiando escalas desumanas, perseguição dos superiores hierárquicos e outras atrocidades, recomendo que caiam fora da instituição. Vão trabalhar em outra coisa, mesmo que o salário não seja o mesmo!! Se eu soubesse como a minha vida ira melhorar depois de sair da PC, eu teria feito isso muitos anos antes!! Tem uma série de concursos para vários órgãos e prefeituras, o serviço é mais tranquilo… deixem esse desgoverno tucano implodir!! Outra coisa, que na minha opinião é o mais grave: a roubalheira não para, pelo contrário, só aumenta!! E é isso o que interessa pra eles: os “correria”!! Esses caras são valorizados, porque cuidam da parte que interessa!! Caiam foram e deixem esses verdadeiros bandidos com o pepino na mão!!

    Curtir

  63. Para haver melhoria nas gestōes de chefia de escrivães e investigadores deve-se urgentemente escolherem funcionários com capacidade técnica , física e com nível superior de preferência a faculdade de direito ou administração. Seria uma forma de melhorarmos a nossa PC. É o que eu acho!

    Curtir

  64. Prezado Guru! Esta foi exatamente a ideia que eu defendi quando em 2008 fiz um curso na Acadepol!! Fiz essa sugestão oralmente e também por escrito. Resultado: quase me bateram!!!! Falaram que diploma de nível superior não era comprovante de competência, e que para ser chefe eram necessários outros atributos. Aí eu perguntei aos professores quais eram os tais “atributos”…. Pairou um silêncio quase eterno!! O que eu aprendi em quase duas décadas de PC é que eles não querem profissionais formados, com opinião própria e ideias inovadoras. O que eles desejam é um bando de “vaquinhas de presépio”, funcionários que se sujeitem a tudo, e que, de preferência, raciocinem pouco, para não questionar os desmandos da alta cúpula… É lamentável!!

    Curtir

  65. roberta;
    Se a PM é tão melhor assim que a Civil então porque tem tanto PM prestando concurso para a Civil?? Só de aprovados do último de investigador tem uns 30…

    Curtir

  66. TAMBÉM SOU DO CONCURSO QUE FOI ABERTO EM 1989, UM DOS MAIORES CONCURSOS JÁ EFETUADOS PELA POLICIA CIVIL, E NESTA GRANDE MAIORIA JÁ ESTÃO COM O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO JÁ EM DIA PARA A APOSENTADORIA.
    EM SUA GRANDE MAIORIA, CERTA DE 800 INVESTIGADORES IRÃO APOSENTAR.
    COM A PALAVRA O SR. SECRETARIO DA SEGURANCA PUBLICA.

    Curtir

  67. Bom dia a todos!

    Realmente a Polícia Civil está encolhendo a cada dia, quer seja por funcionários que procuram melhores condições de trabalho em outras áreas, quer seja por demitidos e aposentados.
    Mas o problema não para por ai. Muitos dos que “trabalham”, ou melhor, estão em atividade, não trabalham de verdade, então o efetivo realmente funcional é bem menor do que o divulgado.

    Infelizmente o serviço público em geral é um picadeiro, cujos atores são indicados pelo governo, porém, os verdadeiros palhaços são a população e o profissional que está na base do setor público.

    O governo não contrata médicos, o diretor deixa o hospital aberto sem médico de plantão, o atendimento não é realizado e quem segura a pica? O coitado do funcionário que está lá dando a cara pra bater pra sociedade, enquanto isto, o diretor não responde por nada, o secretário da saúde também não, muito menos o governador.

    O governo não contrata Policiais Civis, os diretores empurram goela a baixo dos funcionários, os casos não são esclarecidos, vítimas reclamam, a imprensa cai matando nos funcionários da base e quem responde? O coitado que não investigou por estar abarrotado de serviço… é bem simples assim. Com o titular não acontece nada, com o seccional também não, com o diretor, nem pensar… com o secretário? jamais… o governador finge que nem é com ele o problema.

    Vivemos numa crise muito mais complexa do que “aumento de salário”.
    O povo brasileiro em sua grande maioria, infelizmente, é um povo mal instruído, para não dizer burro. Faz festa no carnaval, faz festa por feriado, faz festa no final de ano, faz festa por futebol, afinal, é um povo festeiro… mas não consegue raciocinar sobre o caos que vivemos, em que ser político se tornou profissão e meio de vida para ficar rico.

    E as coisas não para nos políticos, afinal, o político nada mais é do que um do povo que “deu certo”.
    Os empresários são corruptos, tanto quanto ou mais que os políticos. Empresas que tratam com o governo apenas vão pra frente na base da propina… mas, acham que isto é certo.
    O povo, de modo geral, é corrupto. Furta sinal de TV a cabo, furta luz, água, fura fila, embolsa troco errado, tripudia sobre os outros, etc… etc.. etc.. a lista é imensa.

    Então o problema não está especificamente na Polícia Civil… O problema está no brasileiro, em se vangloriar do “jeitinho brasileiro”…

    A Polícia Civil deveria investigar, esclarecer crimes, agir de maneira imparcial, punindo quem quer que tenha praticado ilícitos penais… independente de ser rico, pobre, ser político, funcionário público, etc. Mas isto jamais acontecerá, então no fim das contas, cada um tenta adiantar o seu lado.

    O delegado, se no plantão, tenta arrumar um boa escala para trabalhar menos e arrumar menos problema, se titular, tenta não perder a sua cadeira e consequente arrecadação… se seccional a mesma coisa… diretor a mesma coisa… dgp a mesma coisa… é um ciclo…

    Quem vive a Polícia Civil sabe dos inúmeros problemas, não vejo necessidade de ficar escrevendo. Só que surgem iluminados que falam “fulano assumiu… agora sim a coisa vai funcionar”… ou a pessoa é uma completa tapada (o que não é difícil) ou não é PC, pois todos sabem, ou deveriam saber, que as cadeiras da PC são todas indicadas politicamente… e isto é feito para que as coisas não funcionem corretamente… as coisas funcionam da maneira que o governo quer que funcione.

    Então de nada adianta ficar essa choradeira… choram… choram… mas nada fazem.
    Por que afinal ao invés de ficar chorando, simplesmente não cumprem as leis? Podem ter certeza que muitas coisas mudariam… os funcionários da base da PC são como o povo brasileiro… não sabem a força que tem, apenas choram, mas não fazem nada.

    Cada um quer apenas adiantar o seu lado, não quer resolver os problemas da PC.

    Vejo muitos falando de reestruturação… ai surgem os funcionários dos diversos cargos falando da reestruturação ideal:

    Delegado
    Escrivão
    Investigador (reunindo todas as carreiras)

    O animal que sugere uma aberração desta quer simplesmente legalizar os desvios de função que existem na PC… onde auxiliar da papiloscopista trabalha como investigador no deic, assim como carcereiros, agente de tele… etc… é uma zona completa

    Não vejo ninguém sugerir

    Delegado
    Escrivão (reunindo todas as carreiras)
    Investigador

    ou

    Delegado
    Agente da polícia civil (todas as carreiras)

    E sabem por quê? Porque terão que trabalhar e isto a maioria não quer.

    Mas enfim, a Polícia Civil definitivamente não funciona, não esclarece crimes, BO’s são amontoados, guardados por cinco anos depois destruídos e depois não sabem porque a criminalidade está a todo o favor.
    Para maquiar as coisas, diretores, seccionais, titulares, com cabeça de PM enchem a PC de viaturas caracterizadas, determinam rondas, operação cavalete, etc… para mostrar que a polícia está nas ruas… para segurar as cadeiras…

    De nada adianta chorar e não fazer nada. Deve ser muito difícil para muitos chegar em casa olhar no espelho e ver que é um nada, um zero a esquerda, mas, deve chegar num ponto que a pessoa nem liga mais se presta ou não… não tem mais hombridade.

    Curtir

  68. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Infelizmente falando e ao que parece, a Polícia Civil do Estado de São Paulo esta bem semelhante com aquela velha piada de português:

    – Certo dia um português comprou um cavalo e tão logo à aquisição, o antigo proprietário o orientou dizendo: “Este animal para desempenhar suas funções a contento, necessita ser alimentado três vezes ao dia”.

    Acontece que por esquecimento ou talvez até devido às enormes e desgastantes tarefas, por alguns dias, o português esqueceu-se das recomendações.

    Porém em momento algum se esqueceu de observar que o pobre animal mesmo não tendo sido alimentado normalmente, três vezes ao dia, conseguiu desempenhar todas as atribuições.

    Ocorre que:

    Uma semana depois o antigo proprietário do animal deparou-se com o português e este imediatamente perguntou:

    Vendedor – Português como esta seu cavalo?

    Português – MORREU.

    Vendedor – Como aquele animal tão jovem e tão forte morreu?

    Português – Não sei gajo. Agora que ele estava começando a aprender a trabalhar sem comer, o desgraçado resolveu morrer.

    Meus caros a história da Polícia Civil não esta fugindo em nada desta regra, pois seguramente aumentou-se demasiadamente o número de benefícios e de material humano na PM, mas em absolutamente nada beneficiaram os Policiais Civis, que, diga-se de passagem, achatou-se ainda mais seu efetivo e atualmente encontra-se, lamentavelmente falando, com muitas Delegacias de Polícia totalmente desfalcada de policiais e o que ainda pior:

    A sociedade sofre duplamente, pois são vítimas potenciais de bandidos e também vítimas, não de funcionários públicos, mas sim de um sistema falho, que desgraçadamente falando, deixa muito a desejar, tanto no cumprimento de suas obrigações como também, no quesito, respeito, direitos e garantias de seus profissionais.

    A Polícia Civil e seus Operacionais não são vaquinhas de presépio e nem tão pouco são cegos ou têm por hábito bater palmas para louco dançar.

    Enquanto isto, o féretro vai passando e o povo vai assistindo de camarote o nosso querido território se desfarelando diante de tantos prejuízos causados pelos inúmeros e péssimos administradores, que seguramente falando, fatalmente em nada serão obrigados a restituírem ou arcarem com os devidos prejuízos da nação.

    Caronte.

    Curtir

  69. Avatar de PSDB SÓ EM 2860!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PSDB SÓ EM 2860!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    Saudades dos idos de 1990 quando, aqui no interior, investigávamos e solucionávamos até FURTO DE BICICLETA!!!!
    Infelizmente segurança pública não dá voto, o desgoverno não tem interesse na segurança. Se houvesse efetivo na Civil era para ir atrás dos BOs quando fosse registrado!!!
    A defasagem dos + de 3.000 é praticamente só na Civil, pois estes policiais almejam outros cargos e o SALÁRIO NÃO É ATRATIVO!!!!! Infelizmente, pois se o fosse, com a experiência de tais funcionários, a Segurança melhoraria!

    Curtir

  70. No DP em que trabalho existiam 20 investigadores por volta de 1990 e hoje temos 3!!!!!!!!!!!!
    Essa lacuna de 3.000 policiais é muito maior se a mídia analisar há cerca de 20 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  71. Ai eu pergunto, o puliça (provavelmente investigador) reclamando que é classe especial e ta tirando plantão ???
    Classe especial ?????
    Aposenta Zé….
    Para de reclamar.

    Curtir

  72. Dr Guerra por favor faça uma pesquisa em todos os deinters mas tem que ser com os tiras e escrivoes para ter as respostas corretas de quantos funcionarios faltam nestes departamentos mas a contagem real, vera que o que esta ocorrendo na pratica.

    Curtir

  73. ATENÇAO ATENÇAO APOS REUNIAO, PRE PROJETO, REUNIAO, PROJETO, REUNIAO E MAIS REUNIAO E ATE AGORA DIA 07/04/2014 AS 11:14 NAO RESOLVERAM MERDA NENHUMA COM RELAÇAO AO NOSSA DATA BASE QUE FOI EM MARÇO, TENHAM CERTESA QUE IREMOS SER ENROLADOS E FERRADOS ATE O FINAL DO ANO E QUANDO ENTRAR 2015 E SO FERRO

    Curtir

  74. Algum colega que entenda poderia me explicar:

    A informação abaixo consta do site http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/aposent/Regras%20aposentadoria.pdf

    VOLUNTÁRIA POLICIAL Artigo 40 §§ 1º e 4º, II da CF/88, cc art. 3º da LC. nº 1.062/08.
    Policial civil com no mínimo 30 (trinta) anos de contribuição, que tenha ingressado na carreira policial até 31/12/2003, desde que conte com no mínimo 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policia, 30 anos de contribuição seja Homem e Mulher. Proventos (INTEGRAIS). Aplicação da Lei nº 10.887/04 Art. 15 da Lei nº 10.887/04. Os proventos de aposentadoria e pensões de que tratam os arts. 1º e 2º da Lei nº 10.887/04 serão reajustados na mesma data em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, nos termos da LC 1.105/10

    Observem a palavra INTEGRAIS e depois vem a MÁGICA BESTA.

    Curtir

  75. LEI Nº 12.961, DE 4 ABRIL DE 2014.

    Altera a Lei no 11.343, de 23 de agosto de 2006, para dispor sobre a destruição de drogas apreendidas.

    A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o Esta Lei altera os arts. 32, 50 e 72 e revoga os §§ 1o e 2o do art. 32 e os §§ 1o e 2o do art. 58 da Lei no 11.343, de 23 de agosto de 2006, e acrescenta art. 50-A à referida Lei, para dispor sobre a destruição de drogas apreendidas.

    Art. 2o O art. 32 da Lei no 11.343, de 23 de agosto de 2006, passa a vigorar com a seguinte redação:

    “Art. 32. As plantações ilícitas serão imediatamente destruídas pelo delegado de polícia na forma do art. 50-A, que recolherá quantidade suficiente para exame pericial, de tudo lavrando auto de levantamento das condições encontradas, com a delimitação do local, asseguradas as medidas necessárias para a preservação da prova.

    § 1o (Revogado).

    § 2o (Revogado).

    …………………………………………………………………………” (NR)

    Art. 3o O art. 50 da Lei nº 11.343, de 2006, passa a vigorar acrescido dos seguintes §§ 3o, 4o e 5o:

    “Art. 50. ……………………………………………………………..

    …………………………………………………………………………………

    § 3º Recebida cópia do auto de prisão em flagrante, o juiz, no prazo de 10 (dez) dias, certificará a regularidade formal do laudo de constatação e determinará a destruição das drogas apreendidas, guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo.

    § 4o A destruição das drogas será executada pelo delegado de polícia competente no prazo de 15 (quinze) dias na presença do Ministério Público e da autoridade sanitária.

    § 5o O local será vistoriado antes e depois de efetivada a destruição das drogas referida no § 3o, sendo lavrado auto circunstanciado pelo delegado de polícia, certificando-se neste a destruição total delas.” (NR)

    Art. 4o O art. 72 da Lei nº 11.343, de 2006, passa a vigorar com a seguinte redação:

    “Art. 72. Encerrado o processo penal ou arquivado o inquérito policial, o juiz, de ofício, mediante representação do delegado de polícia ou a requerimento do Ministério Público, determinará a destruição das amostras guardadas para contraprova, certificando isso nos autos.” (NR)

    Art. 5o A Lei nº 11.343, de 2006, passa a vigorar acrescida do seguinte art. 50-A:

    “Art. 50-A. A destruição de drogas apreendidas sem a ocorrência de prisão em flagrante será feita por incineração, no prazo máximo de 30 (trinta) dias contado da data da apreensão, guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo, aplicando-se, no que couber, o procedimento dos §§ 3o a 5o do art. 50.”

    Art. 6o Revogam-se os §§ 1º e 2º do art. 32 e os §§ 1º e 2º do art. 58 da Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006.

    Art. 7o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 4 de abril de 2014; 193o da Independência e 126o da República.

    DILMA ROUSSEFF
    José Eduardo Cardozo

    Este texto não substitui o publicado no DOU de 7.4.2014

    *

    Curtir

  76. A Lei acima dá destaque ao Delegado de Polícia.

    Se a Civil esvaziou, onde foram preenchidos esses cargos: MP? Procuradoria? Defensoria? Nos cargos auxiliares desses órgãos.

    Curtir

  77. Senhores

    A mesma pessoa que indignada hoje, que manda o antigo se aposentar, mesmo com perda salarial, será o antigo de amanhã que será injuriado da mesma forma. Se o antigo lhe incomoda tanto, dá uma forcinha, ajude no movimento para aposentadoria com paridade e integralidade, não a atual “pé-na-cova”. Devido a falta de funcionários, os antigos são alocados para o plantão, para os que não sabem isso nunca foi praxe.

    é o que penso

    C.A.

    Curtir

  78. Pera lá!!! 50 anos é velho? Ah! dá licença! Vamos ao que interessa: Anúncios sobre a data base???????????

    Curtir

  79. Quem esta na classe especial com 8 quinquenios certamente não perde nada quando aposenta, a não ser o auxilio alimentação de R$ 240,00 reais.
    Agora aguentar tira classe especial que não quer fazer plantão e pode aposentar com paridade é foda.

    Tem muito tira véio por ai reclamando mas não solta o osso, por qual motivo eu sinceramente não sei.

    Curtir

  80. 26/12/2013 Concedida a Segurança – Sentença Completa
    POSTO ISSO, com fundamento no artigo 269, I, do Código de Processo Civil, julgo a presente ação procedente para conceder a segurança, tão somente para processar o pedido de aposentadoria do impetrante, reconhecendo-se o direito à paridade e integralidade dos proventos, apostilando-se. O vencido arcará com o pagamento das custas e despesas processuais. Indevida condenação em honorários advocatícios (artigo 25, da Lei Federal nº 12.016 de 2009). Expeça-se ofício para as autoridades impetradas com cópia desta sentença. A despeito das alterações introduzidas pela Lei n.º 10.352/01, após interposições e processamento de eventuais recursos voluntários, subam os presentes autos ao Egrégio Tribunal de Justiça, com as nossas homenagens aos eminentes Desembargadores integrantes da Colenda Câmara de Direito Público, para o reexame necessário. P. R. I. C. Muitos só reclamam, mas não correm atrás, e não adianta recursos, pois no TJ já há acórdão a respeito da matéria. Aqui apenas resumo da sentença, sorte a todos.

    Curtir

  81. Fred Flintstone disse:
    07/04/2014 ÀS 13:57
    Quem esta na classe especial com 8 quinquenios certamente não perde nada quando aposenta, a não ser o auxilio alimentação de R$ 240,00 reais.
    Agora aguentar tira classe especial que não quer fazer plantão e pode aposentar com paridade é foda.

    Tem muito tira véio por ai reclamando mas não solta o osso, por qual motivo eu sinceramente não sei.

    ————————————————————————————————————————————————————–recebo auxílio alimentação de 120,00 e não 240,00

    Curtir

  82. aqui na minha unidade a coisa tá tão feia, que a tia do cafezinho acabou ganhando um cartório e virando escrivã-ad hoc…

    Curtir

  83. CONCORDO COM OS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS ACIMA, TAMBÉM ACHO QUE A DEFASAGEM ESTÁ

    MUITO MAIOR, AQUI NA MINHA CIDADE ERAMOS EM 06 POLICIAIS, HOJE ESTAMOS EM 03, AINDA DOIS JÁ POSSUI

    MAIS DE 30 ANOS. AINDA NÃO TEM INVESTIGADOR A MAIS DE UM ANO.

    SOBRE A REESTRUTURAÇÃO, ALGUÉM TEM NOVIDADE.

    Curtir

  84. Alem do cara já estar beirando os 50 anos, a própria PC não deixa trabalhar. Tenho mais de 4 quinquenios, eu e o parceiro fizemos campana, prendemos e rachamos logo de cara 4 BOs. Ocorre que os familiares do ladrão foram na Rua da Consolação falar merda e aííííííííí´, adivinhem??? Serviço redondinho na mais perfeita legalidade deu merda, tá dando uma puta encheção de saco, portanto: NÃO FAÇO MAIS NADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!! Ganho mal e quando trabalho arrumo piça??????? Tá certo quem não faz mais nada, não se arrisquem a ir prá rua por trabalhar direito. Foda-se isso aqui!!!

    Curtir

  85. ROUBALHEIRA SEM FIM – PARTE 03 – GATUNOS LEVAM 460 CELULARES POR DIA EM SÃO PAULO!

    07/04/2014 08h16 – Atualizado em 07/04/2014 17h24

    São Paulo registra roubos e furtos de cerca de 460 celulares por dia

    Telefones vão parar na Cracolândia, RJ e até Paraguai, diz polícia, G1 flagrou comércio de aparelhos suspeitos no Centro de São Paulo.

    A cidade de São Paulo registrou, em média, o roubo e o furto de cerca de 460 celulares por dia nos três primeiros meses deste ano, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) aos quais o G1 teve acesso.

    De acordo com levantamento feito a partir de informações em boletins de ocorrências da Polícia Civil, foram registrados na capital paulista, de 1º de janeiro a 31 de março, roubos de 26.656 celulares. Outros 14.623 telefones foram furtados na cidade.

    Somando roubos e furtos, 41.279 celulares foram levados de janeiro a março – 458,6 por dia. Se feita uma relação com o total da população apontada pelo censo 2010, foi registrado um furto ou roubo para cada 273 paulistanos nos três primeiros meses do ano.

    O aparelho celular tem grande liquidez e por isso ele aparece como o item mais roubado e furtado. Tem grande potencial de circulação e negociação.”

    “O aparelho celular tem grande liquidez e por isso ele aparece como o item mais roubado e furtado. Tem grande potencial de circulação e negociação. Se torna uma moeda de troca nas mãos dos criminosos”, afirma Fábio Bechara, coordenador do Centro de Inteligência da SSP.

    Os números registrados em São Paulo são superiores aos verificados, por exemplo, no Rio de Janeiro. A capital fluminense faz a divulgação mensal do número de roubos de aparelhos. O dado mais recente é o de janeiro, quando houve 314 registros na cidade.

    Especialistas da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo ponderam que os casos podem não representar o total de celulares roubados e furtados na cidade. A ressalva é que crimes cometidos em outras cidades podem acabar entrando nas estatísticas se a denúncia for feita em uma delegacia na capital. Além disso, existem outras possibilidades como, por exemplo, uma vítima ter feito mais de uma queixa (pela internet e também em um distrito policial).

    Os aparelhos são alvo tanto de grupos que atuam nas ruas da cidade quanto em grandes eventos. Neste fim de semana, a Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur) manteve um posto dentro do festival Lollapalooza e registrou 10 queixas de furtos de celulares e carteiras, além de um roubo. Os números podem ser maiores, já que o registro pode ser feito via internet ou em outras delegacias. No ano passado, foram registradas mais de 80 casos.

    Esquema do roubo e venda
    De acordo com policiais, os celulares roubados e furtados na cidade têm quase sempre o mesmo destino: a Cracolândia, no Centro, o Rio de Janeiro e o Paraguai. São nesses locais que eles são comercializados ilegalmente. Quando não são desmanchados para a revenda de peças, têm as “carcaças” reaproveitadas com a troca dos chips.

    Com o recurso de uma microcâmera, o G1 flagrou a venda desses telefones na região central na semana passada. Na Avenida Rio Branco, um homem com óculos escuros e boné oferecia dois aparelhos, um Nokia e um Samsung, bastante avariados, de origem desconhecida e sem nota fiscal, por R$ 150. Depois reduziu o valor para R$ 100, R$ 70 e por fim, R$ 50 pelos celulares, que não foram comprados.

    Questionado sobre onde adquire os aparelhos e quanto paga por eles, o homem respondeu que os compra por R$ 30 na “feira do rolo”(comércio informal e itinerante no Centro de São Paulo) e depois os revende nas ruas. Ele negou, no entanto, que os itens sejam produtos de crime. Alegou que eram peças que estavam no conserto, mas os donos não retiraram.

    ROUBOS* / FURTOS*
    1 – celular
    26.656
    1 – celular
    14.623

    2 – RG
    14.686
    2 – RG
    10.976

    3 – outros
    11.992
    3 – cartão de banco
    5.959

    4 – dinheiro (R$)
    11.608 (cédulas)
    4 – outros documentos
    5.182

    5 – cartão de banco
    8.671
    5 – CNH
    5.009

    6 – CNH
    6.993
    6 – CIC
    4.987

    7 – CIC
    6.917
    7 – dinheiro (R$)
    3.985 (cédulas)

    8 – outros documentos
    6.600
    8 – outros
    3.725

    9 – cartão de crédito
    4.984
    9 – cartão de crédito
    3.265

    10 – moedas (outras)
    4.113
    10 – carteira de plano de saúde
    3.185

    * Casos registrados entre janeiro e março 2014, por unidade
    FONTE: Secretaria da Segurança Pública (SSP)

    Os números de celulares roubados e furtados superam os de outros itens levados, como identidades, dinheiro, cartões bancários, carteira nacional de habilitação e documentos pessoais, de acordo com os dados consolidados pelo Sistema de Informações Criminais (Infocrim) da SSP.

    A secretaria não divulga em seu site estatísticas oficiais de crimes envolvendo celulares, mas PM e Polícia Civil têm acesso aos dados.

    A SSP informou que não está descartada a possibilidade de incluir dados mensais sobre os aparelhos levados, assim como já o faz com a apresentação dos dados específicos de roubo e furto de veículos.

    Como agem
    Roubos e furtos de telefones móveis ocorrem geralmente em vias públicas, com pedestres ou motoristas parados no trânsito, pontos de ônibus, bares, restaurantes, casas noturnas ou grandes eventos. Há mais de um ano, criminosos levaram mais de 80 celulares de fãs durante os três dias do festival de música Lollapalooza, no Jockey Club, segundo a Deatur.

    Em abril de 2013, a Deatur prendeu 27 membros de quadrilhas de criminosos estrangeiros e de outros estados que tomaram aparelhos de fãs que tinham ido ao evento. A maior parte dos telefones foi recuperada e devolvida aos donos. Os suspeitos foram indiciados em flagrante por furto e formação de quadrilha. Alguns deles, suspeitos de furto, acabaram soltos pela Justiça dias depois após pagarem fiança. Ficaram presos os detidos por formação de quadrilha.

    Estratégia dos criminosos
    Veja como agiam os criminosos, segundo as informações da polícia e do delegado Osvaldo Nico Gonçalves, da Deatur:
    *Os ladrões aproveitaram a aglomeração e a distração. Um comparsa tirava a atenção da vítima com um empurrão, o ladrão enfiava a mão na bolsa, blusa ou calça da pessoa e retirava o aparelho, que era repassado para outro criminoso, que saía de perto.

    *Celulares furtados eram etiquetados – para identificar posteriormente quem furtou – e entregavam para mulheres, que escondiam os aparelhos por debaixo da roupa.

    *As quadrilhas compravam ingressos para o show a R$ 300 e repassavam um iPhone ou um Galaxy a R$ 500.
    *Os telefones eram revendidos nas “feiras do rolo” ou na Cracolândia. Também eram levados para o Bom Retiro e Santa Ifigênia, em lojas de galerias que comercializam celulares.

    *Nem sempre é possível localizar os aparelhos por meio do rastreador porque alguns técnicos conseguem desabilitar o aplicativo.

    *Outra estratégia dos criminosos é levar os celulares a prédios altos na região central. Mesmo com o localizador indicando o ponto da rua onde o aparelho foi achado, a polícia não pode entrar em cada um dos apartamentos sem mandado de busca e apreensão.

    Como se prevenir
    Segundo o delegado José Mariano Araújo Filho, especialista em cibercrimes e professor em crimes eletrônicos da Academia de Polícia de São Paulo (Acadepol), da Escola Paulista de Direito e da Faculdade Impacta, os donos dos celulares podem ajudar a reduzir o índice de roubos e furtos de celulares.

    “Para vítima a primeira coisa a fazer é saber qual é e onde verificar o recurso de localização que o aparelho permite. Como acionar geolocalização, identificar a identidade do aparelho para constar num BO”, disse o delegado Araújo Filho. “O que vai ficar bloqueado é o EMei do aparelho. Tem muito mercado negro que faz adulteração. Ele é vendido como se fosse BlackBerry novo com preço embaixo, mas é usado. Coloca caixa de BlackBerry, fio, mas tudo usado.”

    Segundo a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), a Central de Estações Móveis Impedidas (Cemi) registra celulares roubados, extraviados e furtados. O órgão informou não ser possível saber quantos celulares somem na capital paulista, mas divulgou números nacionais. No dia 25 de março, o total de telefones móveis bloqueados no Brasil era de 4,3 milhões. A Cemi foi criada em 13 de novembro de 2000, com o objetivo de impedir que aparelhos roubados, furtados ou extraviados sejam habilitados de forma indevida.

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/04/sao-paulo-registra-roubos-e-furtos-de-cerca-de-460-celulares-por-dia.html

    Curtir

  86. A MATÉRIA VEICULADA NA FOLHA SÓ COMPROVA TUDO AQUILO QUE JÁ SABEMOS, OU SEJA QUE O PSDB HÁ MUITO TEMPO SÓ VEM SUCATEANDO A NOSSA INSTITUIÇÃO E, QUE NESSA LINHA DE ATUAÇÃO O ATUAL GOVERNADOR DE SÃO PAULO DEMONSTRA CLARAMENTE QUE NÃO TEM NENHUM RESPEITO E ADMIRAÇÃO PELA POLICIA CIVIL DE SEU ESTADO E SUA INTENÇÃO É EXTINGUI-LA. AQUI EM PARAGUAÇU PAULISTA A CARENCIA DE PESSOAL, NOTADAMENTE DE ESCRIVÃES E INVESTIGADORES E GRITANTE. PARA SUPRIR ESSA DEFICIÊNCIA HÁ MUITO TEMPO A ADMINISTRAÇÃO ESTÁ FAZENDO USO DO DESVIO DE FUNÇÃO, DE PESSOAL CEDIDO PELA MUNICIPALIDADE E AINDA DE SERVIDORES REMANESCENTES DE UM ÓRGÃO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, QUE FORA EXTINTO NESSA URBE. PARA LUDIBRIAR ESSA FALTA DE EFETIVO,A ADMINISTRACÃO SUPERIOR, DEFENDENDO UMA “REENGENHARIA” NOS SERVIÇOS DA POLICIA CIVIL, RESOLVEU ABRIGAR TODAS AS DELEGACIAS DA CIDADE NUM PRÉDIO SÓ, MAS, COM ISSO, NÃO TROUXE RESULTADOS PRÁTICOS ALGUM PARA A POPULAÇÃO, PELO CONTRÁRIO, SOMENTE TRANSTORNOS E DIFICULDADES PARA UM PRONTO ATENDIMENTO, CONTRARIANDO ASSIM A TÃO PROPALADA POLICIA COMUNITÁRIA QUE SERIA IMPLANTADA E ANUNCIADA QUANDO DO INÍCIO DESSE TIPO DE GOVERNO. A RESPONSABILIDADE POR ISSO TUDO, POR ESSE CAOS QUE A NOSSA POLICIA CIVIL ATRAVESSA NOS DIAS ATUAIS, SAO DAQUELAS AUTORIDADES SUPERIORES, QUE TEMENDO POR EVENTUAIS PERDAS DE SEUS CARGOS DE CONFIANÇA, JAMAIS OUSAM REINVINDICAR NA ESFERA SUPERIOR E, ASSIM SUCESSIVIVAMENTE, QUALQUER PROVIDENCIA IMEDIATA NO SENTIDO ORA ELENCADO. SE ALGUEM DUVIDAR DISSO, BASTA ENTREVISTAR UM DELEGADO SECCIONAL, UM DIRETOR DE DEPARTAMENTO, POR OCASIÃO DOS TRABALHOS DE CORREIÇÃO EM QUALQUER UNIDADEPOLICIAL, PARA VERIFICAR QUE SEUS PRONUNCIAMENTOS SÃO SEMPRE OS MESMOS: “,,,TEMOS CONHECIMENTO DISSO, ENTRETANTO, ISSO LOGO SERÁ SANADO PELO NOSSO GOVERNADOR, COM A ABERTURA DE CONCURSOS….E ALÉM DO MAIS, EM QUE PESE ESSA EVENTUAL FALTA DE EFETIVO, AQUI NESTA CIDADE OS SERVIÇOS POLICIAIS VEM SE DESENVOLVENDO A CONTENTO….” PORTANTO, PARA SE “PERPETUAREM” EM SEUS CARGOS DE CONFIANÇA, JAMAIS ADMITEM QUE É GRAVE ESSA DEFASAGEM DE PESSOAL QUE ASSOLA POR MUITO TEMPO A NOSSA GLORIOSA INSTITUIÇÃ

    Curtir

  87. Duvido… está faltando MUITO mais do efetivo da Polícia Civil… enquanto isso, a PM faz concurso todo ano – no mínimo, 4 mil entram e reforçam o efetivo deles:100 mil, com limite de idade até 30 anos.

    Na PC, não temos funcionários… a PC está velha, aguentamos delegados jurássicos e colegas classe especial centenários, q não suportam mais trabalhar, reclamam, vivem de mau-humor e ficam só contando as proezas feitas no passado. Concordo com o colega: não entendo pq não se aposentam!!! Eu quero mas não tenho o tempo!

    Pergunto: o q é pior, o calça-branca q não sabe nada e quer fazer tudo ou o antigão q sabe tudo e não quer fazer nada!?

    Curtir

  88. É uma mentira essa história de jornada de trabalho 24 x ZERO sem folgas, todas as cidades que conheço por menores que sejam tem ao menos três investigadores e três escrivães, tem muita gente conspirando contra o governo, ser policial é ter vida sacramental, é cumprir o compromisso com a palavra, ser policial é se desdobrar em três ou quatro pessoas e servir o Estado e a população ser exigir muito.

    Curtir

  89. Essa Escrivã Bauru – é o maximo em defesa de seu partideco e tb em defesa dos funcionários do “deinter 4”, afinal, este Deinter é o cabo eleitoral mais consistente do psdb, pois, seu presidente um estrangeiro médico que mal sabe falar o portugues ali reside e ali faz e engana os eleitores com as beneces do partideco e assim, conseguem a manutenção deste infeliz partido no estado, através dos votos interioranos – Paulistas com a revolta dos Paulistanos.

    É o que penso.

    Curtir

  90. Tires disse:
    07/04/2014 ÀS 11:31
    Algum colega que entenda poderia me explicar:

    A informação abaixo consta do site http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/aposent/Regras%20aposentadoria.pdf

    VOLUNTÁRIA POLICIAL Artigo 40 §§ 1º e 4º, II da CF/88, cc art. 3º da LC. nº 1.062/08.
    Policial civil com no mínimo 30 (trinta) anos de contribuição, que tenha ingressado na carreira policial até 31/12/2003, desde que conte com no mínimo 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policia, 30 anos de contribuição seja Homem e Mulher. Proventos (INTEGRAIS). Aplicação da Lei nº 10.887/04 Art. 15 da Lei nº 10.887/04. Os proventos de aposentadoria e pensões de que tratam os arts. 1º e 2º da Lei nº 10.887/04 serão reajustados na mesma data em que se der o reajuste dos benefícios do regime geral de previdência social, nos termos da LC 1.105/10

    Observem a palavra INTEGRAIS e depois vem a MÁGICA BESTA.

    _______________________________________________________________________________________________

    VALE OBSERVAR QUE A CONDIÇÃO PARA OBTER TAL APOSENTADORIA, É PARA QUEM ENTROU ATÉ 31/12/2003…….

    MAS QUANDO SE CALCULA O VALOR A RECEBER E SEUS REAJUSTES…………APLICA-SE UMA LEI DE

    2004………….RETROAGE PARA PREJUDICAR……………ROUBAR UM DIREITO.

    Curtir

  91. Tires……………………….A SACANAGEM………O 171…………….ESTÁ NA APLICAÇÃO DESSA LEI 10.887/04…………….

    BEM COMO, O USO MISTO DE LEIS PARA SE CALCULAR O SISTEMA DE APOSENTADORIAS………………..

    AINDA TEM GENTE QUE VAI VOTAR NESSES DEMÔNIOS…………………………..

    Curtir

  92. Aqui na região tem delegacias com apenas dois policiais, se a senhora escrivã de Bauru não sabe, eles fazem 24 x 0 sim, a escala é simples, trabalham o dia todo e a noite revezam um de plantão e um de sobre aviso e assim sucessivamente, o martírio segue aos fins de semana e feriados, quanto um dos dois sofredores saem de férias, a escala segue simplesmente 24 x 0 literalmente, procure se informar senhora escrivã de Bauru.

    Curtir

  93. Essa escrivã bauru …….deve ser algum colega pondo fogo na discussão…………..”ixsso non ecxisti”…………..

    Se existir……………………….deveria se envergonhar……………..vai conversar com os familiares dos colegas que morreram em

    2006……………SE TIVER BRIO E CORAGEM. …………….Só pelo o que aconteceu neste ano……………esse desgoverno não

    deveria mais existir, junto com essa escrivã bauru.

    Curtir

  94. El General,

    No tocante ao Post, lembro que entrei na carreira de Escrivão de Polícia em 1991 com gente sobrando pelo “ladrão” e um dos motivos de minha aposentadoria é essencialmente a falta de funcionários; a falta de respeito àqueles que realmente carregam essa policia nas costas; a falta de … (que todos policiais civis sabem muito bem enterpretar), e hoje. há dois meses aposentado pela lei 1062, com um prejuízo já contabilizado e esperado em mais ou menos 40 a 50 % ( REDUÇÃO DE VENCIMENTOS POR UM ESTADO QUE SE DIZ LEGALISTA E NÃO SABE ACATAR A CONSTITUIÇÃO A QUAL SE SUBORDINA), e, em face da minha INCONFORMIDADE E REBELDIA CONTRA ESSE SISTEMA MALEFICO MANIFESTADO POR MIM EM DIVERSAS OPORTUNIDADES AOS PSEUDOS PENSADORES AQUI MESMO NESTE FLIT DECLARO , respeitando as individualidades financeiras e mesmo “os rabos bem presos” do restante daqueles funcionários que ingressaram nesta carreira e outras, antes de 1991,que a “policia civil do estado de sao paulo foi extinta com a governança do psdb, em sua, digo, vamos dizer assim, intenção de única polícia no brasil, fato este, que não conseguiram e nunca conseguirão, e, INFELIZMENTE ACABAMOS PAGANDO O PATO POR TER ESTE PARTIDO NASCIDO NESTE INFELIZ ESTADO.

    Agora deixo claro a todos indistintamente, SÓ MELHORAREMOS COMO SERES HUMANOS, CIDADÃOS E TAMBÉM COLOCAREMOS O BRASIL COM O PRIMEIRO MUNDO O DIA EM QUE A EDUCAÇÃO FOR ABRAÇADA POR TODOS COMO ÚNICA RAZÃO DE UM POVO DESENVOLVIDO, POIS, COMO CONTINUAMOS NESSA VISÃO, SEREMOS SEMPRE TUPINIQUINS.

    Abraços flitadores inteligentes, e a voce também, população e massa de manobra, e digo, mais se não quiser ser massa de manobra “VÁ ESTUDAR E RESPEITAR AS OPINIÕES CONTRARIAS”

    Abraços flitadores,

    Curtir

  95. 40 a 50% de redução salarial na aposentadoria………………………

    O QUE É TÃO TEMEROSO A ESSES SINDICATOS E AIPESPs DA VIDA………………QUE NÃO PROPAGAM ESSAS

    SACANAGENS NA MÍDIA ????????????????????????????

    Curtir

  96. PARA ESCRIVÃ DE BAURU

    COM TODO RESPEITO, PENSO QUE VOCE É DAQUELAS POLICIAIS SUBSERVIENTES AO CHEFE, EM RAZÃO DE DESFRUTAR DE ALGUNS PRIVILÉGIOS, MESMO PORQUE DEMONSTROU UMA IGNORÂNCIA TREMENDA QUANTO AO EFETIVO DAS UNIDADES POLICIAIS NO DIAS DE HOJE, POIS HÁ DELEGACIAS QUE NÃO POSSUEM UM ESCRIVÃO OU INVESTIGADOR SEQUER, PORTANTO DEIXE DE FALAR ASNEIRAS E TRATE DE CONHECER MELHOR A SUA POLICIA…

    Curtir

  97. El General

    Infelizmente é a realidade, desejo muita saúde, paciência, disposição e vitalidade para brigar com este gigante chamado GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, sempre ladeado por uma banca implacavelmente sinistra de advogados do diabo, loucos para conseguirem retirar o máximo que puder de vossos proventos.

    Seja na ativa ou na inatividade, ainda que seja um tostão, este será sempre motivo de alegria para essa gente perversa que fode com os funcionários públicos do estado.

    Curtir

  98. Obrigado Robalo,

    A reciproca é verdadeira, e, digo mais, na ativa meus pés estavam inchando, minha saúde deteriorando, e hoje, minha saúde está muito melhor, estou mais renovado, e, tenho a plena certeza que aos 54 anos de idade, chegarei aos 70 com mais saúde, ao contrário de muitos colegas que continuam na ativa esperando os 70, para morrerem com a tão esperada integralidade e paridade……………….sem ofensas, apenas para que todos pensem se vale a pena esse SACRIFÍCIO.

    Abraços Robalo.

    Curtir

  99. Associação dos Cabos e Soldados ainda aguarda resposta do governo sobre reajuste salarial da PM

    Texto: Jornalismo Cabos e Soldados

    Postado por: Jornalismo ACSPMESP em: 07/04/ 2014 17:17

    Como foi divulgado anteriormente, houve uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, onde foram apresentadas as perdas salariais dos Policiais Militares dos últimos anos e o Governo deu justificativas sobre o impacto do aumento de 19% no orçamento do Estado.

    Porém, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo ainda não obteve resposta por parte do Governo do Estado sobre o reajuste salarial da PM.

    Aguardamos uma decisão final o mais rápido possível.

    Curtir

  100. Essa opção……….vai depender das despesas que os colegas, quando da aposentadoria suportarem…………

    Eu, com 50 anos de idade (daqui a 2 anos), terei 30 anos de contribuição, 29 de trab. policial e 1 fora (reg.)………………..porém, tenho uma filha em idade escolar, moro na Capital (custo de vida alto)……….etc…………….estou me organizando para esse dia fatal, pois não quero ficar nem 1 minuto a mais.

    Curtir

  101. SIPOL e FEIPOL são tão inocentes que acreditam naquela máxima de por só a cabecinha, o governo deve estar morrendo de rir nos bastidores das reuniões, e aja reunião, enquanto isso vamos para a famosa jornada 24 x 0 da Polícia Civil, e dá – lhe reunião, o governo deve estar mixando nas calças de tanto rir, o foda é os governantes segurar a risada na cara dos sindicalistas durantes as reuniões, e dá – lhe reunião e nada de concreto, nem um anúncio se quer, o governo nos bastidores dessas reuniões deve zuar pra caralho.

    Curtir

  102. Essa escrivã Bauru só pode trabalhar no gabinete de algum majura, não é possível! Amiguinha, seu lugar não é aqui, procure o site da adpesp ok?

    Curtir

  103. SIPOL e FEIPOL são tão inocentes que acreditam naquela máxima de por só a cabecinha, o governo deve estar morrendo de rir nos bastidores das reuniões, e aja reunião, enquanto isso vamos para a famosa jornada 24 x 0 da Polícia Civil, e dá – lhe reunião, o governo deve estar mixando nas calças de tanto rir, o foda é os governantes segurar a risada na cara dos sindicalistas durantes as reuniões, e dá – lhe reunião e nada de concreto, nem um anúncio se quer, o governo nos bastidores dessas reuniões deve zuar pra caralho. CONCORDO PLENAMENTE

    Curtir

  104. Escrivã Bauru deve ter sido feita com tomate verde…

    É cada uma… mas tem gente que entra na pilha da fofinha aí…

    O interior deve ser estilo o Demacro, cada delegacia tem pelo menos 10, 15 gansos, com armas, viatura…

    A Polícia Civil está num caos tão grande, que se você for abordado por uma VTR da PC no Demacro e no interior, não tem como saber se de fato o cara da VTR é policial ou não, afinal, tem de tudo na delegacia… coveiro, guarda, etc.. etc.. etc.. menos PC…

    Tem até funcionário da prefeitura, gansopol, que caga na cabeça de polícia… essa é a PC… e quem não acredita, basta visitar as delegacias que irão tirar a prova… o negócio é sempre pedir a funcional do cara… assim, ao menos, ele terá que ter o trabalho de falsificar uma.

    Curtir

  105. Srs. Jornalistas ROGÉRIO PAGAN, ANDRÉ MONTEIRO e MARINA GAMA CUBAS.

    Se quiserem de fato mostrar essa realidade, façam esse mesmo levantamento do efetivo, RETROATIVO A 1994, que foi quando o PSDB começou a governar SP.

    Verão que o deficit de funcionários na PC é ainda maior.

    Não misturem a PM no meio, pois seu efetivo sempre foi aumentando nesse período.

    Dai saberão porque o PCC se criou e se fortaleceu nesse período.

    Podem reparar, o DEIC e o DENARC praticamente não existem mais. O DPs assoberbados e investigações ZEROOOOOO.

    Meros elaboradores de BOs.. Essa é a realidade

    Curtir

  106. É por isso que o Governo/Administração Superior da SSP e da Polícia Civil, envidam todos os esforços para impossibilitar a aposentadoria dos policiais civis.

    Por que nós estamos acabando, menos para o Conselho da Polícia Civil, cujos diretores parecem executivos de multinacional bem sucedida. Não vai demorar muito e eles vão cair na realidade. Vai chegar a hora que a Central de Flagrantes da Capital vai se transferir para o Palácio da Polícia, no andar de reunião do Conselho e eles vão começar a atender ocorrências, coisa que muitos deles na carreira jamais fizeram. Só fizeram política e maçanetagem.

    Qualidade no atendimento, como? Nem policial para olhar delegacia a fim de que não baixe as portas nós temos.

    Curtir

  107. Cadê a prometida reestruturação com melhorias para as outras carreiras sr DGP??? data base??? auxilio alimentação decente???promoção de classe digna??? cadê sr DGP??? cadê o Sr???

    A PC está morrendo, totalmente desmotivada, a população está caindo na real e as reclamações estão se tornando mais explícitas e rotineiras, uma hora isto vai estourar e falta pouco.

    Curtir

  108. Notícias STF Imprimir
    Quarta-feira, 13 de outubro de 2010
    Mantida aposentadoria especial a delegado acreano com comprovação de atividade de risco
    Por votação unânime, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou, nesta quarta-feira (13), jurisprudência firmada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3817 para reafirmar que o inciso 1º, artigo 1º da Lei Complementar (LC) nº 51/1985 foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988. Esse dispositivo prevê que ao servidor policial é garantido o direito à aposentadoria voluntária, com proventos integrais, após 30 (trinta) anos de serviço, desde que conte pelo menos 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial.
    A decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 567110, relatado pela ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, em que o Instituto de Previdência do estado do Acre contestava decisão do Tribunal de Justiça daquele estado (TJ-AC), que reformou decisão de primeiro grau para reconhecer ao delegado de polícia Carlos Alberto da Silva o direito à aposentadoria especial.
    Recepção
    “A recorrente não tem razão de pedir a reforma da decisão do TJ-AC”, sustentou a ministra relatora. Segundo ela, a alegação de que a aplicação do artigo 1º da LC 51 não é automática não procede, já que o policial comprovou o exercício efetivo do cargo durante 20 anos em condições de risco a sua integridade física.
    Ela informou o fato diante de uma ponderação do ministro Gilmar Mendes quanto ao risco de o benefício da aposentadoria especial ser estendido também aos servidores que, requisitados para outros órgãos ou outras atividades, não tiverem atuado em situação de efetivo risco a sua saúde ou integridade física durante o período previsto em lei.
    Repercussão geral
    O Recurso Extraordinário nº 567110 foi protocolado no STF em outubro de 2007. Em fevereiro de 2008, os ministros do STF reconheceram ao tema o caráter de repercussão geral. Posteriormente, em 13 de setembro daquele mesmo ano, o Plenário da Suprema Corte julgou um caso idêntico na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3817, concluindo que o artigo 1º da LC 51 foi recepcionado pela EC 20/98, que deu nova redação ao artigo 40, parágrafo 4º da CF.
    Violência
    Em rápida sustentação oral em favor do policial, o advogado responsável pelo caso observou que, comparativamente a 1985, o cenário policial das grandes cidades brasileiras é hoje bem mais violento. Segundo ele, como o policial está 24 horas por dia sujeito a efetuar prisões em flagrante, está também sujeito a risco permanente a sua integridade física.
    Ele lembrou que o Poder Executivo encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 554/2010, que revoga a LC 51, mas reconhece expressamente a validade das aposentadorias concedidas com base em seu artigo 1º, quando preenchidos os requisitos legais, ou seja: o tempo de aposentadoria previsto para o servidor público, desde que ele comprove ter exercido, por 20 anos, atividade efetivamente de risco a sua saúde ou integridade física.
    Também a Advocacia Geral da União manifestou-se pelo direito do policial à aposentadoria especial, reconhecendo a recepção da LC 51 pelo parágrafo 4º do artigo 40 da CF, por força da redação que lhe foi dada pela EC 20/98.
    FK/AL

    Curtir

  109. Enquanto isso tem mais de 3mil pessoas habilitadas e não convocadas no ultimo concurso de Agente, fora os remanescentes que já fizeram tudo e só estão aguardando liberação das 217 vagas prometidas pelo governador.

    Curtir

  110. COLEGAS POLICIAIS…

    CAROS COLEGAS POLICIAIS FLITADORES….

    – Para aqueles que JÁ se APOSENTARAM ou estão em vias de uma aposentadoria (em breve, entro na fila destes);

    COLEGAS, enquanto persistir esse DESGoverno PSDBosta, enquanto o Picolé de chuchu estiver sentado naquela cadeira do DesGoverno PSDBosta vai ser assim:

    – a SPREV (antiga IPESP) têm ORDEM do DESGoverno para fazer de TUDO CONTRA o SERVIDOR PÚBLICO, principalmente em – PIORAR – ao máximo qualquer pretensão de aposentadoria DIGNA e JUSTA, principalmente para os POLICIAIS CIVIS – ora NÃO reconhecendo os nossos DIREITOS já sedimentados pela Constituição e reconhecidos na Justiça;

    – de outro lado há uma verdadeira fábrica de “pareceres”, um pelotão inteiro de PROCURADORES do ESTADO, agindo à mando e em nome do PICOLÉ no sentido de tentar – FREAR, BARRAR qualquer empreitada jurídica dos SERVIDORES PÚBLICOS, principalmente quanto as aposentadorias dos Policiais Civis….

    – o DesGOVERNO do Estado de São Paulo DESRESPEITA completamente a Constituição Federal, e NÃO reconhece o LEGÍTIMO e JUSTO interesse dos POLICIAIS CIVIS em gozar uma APOSENTADORIA com INTEGRALIDADE e PARIDADE…

    mas,
    MAS,

    DIGO À TODOS….

    – NÃO DESISTAM
    – NÃO ESMOREÇAM, NÃO DESANIMEM…

    DIGO À TODOS:

    – RECORRAM À JUSTIÇA PÚBLICA, pode até demorar (e demora, demora muito)

    – MAS, o que tenho OBSERVADO é que muitos POLICIAIS APOSENTADOS têm conseguido ÊXITO, SUCESSO NA JUSTIÇA, e têm reconhecido os seus DIREITOS de aposentadoria…

    – O DesGoverno PSDBosta vêm perdendo, AÇÃO após Ação, o Governo vem perdendo aos poucos….

    PORTANTO, de tanto a “água” bater e minar essa MONTANHA (psdbosta), chegará o dia que ela vai ruir…..

    AÇÃO após AÇÃO o Desgoverno PSDBosta vêm perdendo…. e vai perder mais…..
    VAI Chegar o momento que o DesGOVERNO vai ter que ACEITAR e CONCEDER os nossos Direitos,
    SIM, isso vai acontecer….

    SIM, se todos recorrerem à JUSTIÇA (procurem um bom advogado e vão em frente)…..

    e afinal….

    este ano 2014 têm ELEIÇÃO…..

    a “batata” desse DesGOVERNO já está “assando”…

    FUNCIONÁRIO PÚBLICO (somos quase 500 mil, e seus familiares e agregados) NÃO votam no PSDBosta…..

    São 20 anos de DESMANDOS e de DESTRUIÇÃO do FUNCIONALISMO PÚBLICO…..

    – acabaram com a SAÚDE, a EDUCAÇÃO e a SEGURANÇA PÚBLICA, e agora falta até ÁGUA…..

    (se não nos matarem de fome, vão deixar-nos morrer de sede!!!).

    FORA PSDBosta….
    FORA desGovernador Alckmin…..

    Colega POLICIAIS, força….

    Confiem em Deus,
    e deem um pouco de confiança na JUSTIÇA.

    Curtir

  111. Senhor Escriba

    O antigo IPESP foi extinto, ele nunca se prestou ao pagamento de aposentadorias, e sim pensões aos dependentes, tanto que contribuiamos com 6% e ao Iamspe 2%, o soldo dos aposentados, saia diretamente do Caixa do Governo. Não se sabe ao certo, o que foi feito do patrimonio do Ipesp, ou seus ativos financeiros, haja vista que muitos imóveis foram financiados com os ativos. Com a criação da tal SPPrev, majoraram a nossa contribuição, por lei o estado deveria contribuir também, mas creio que isso não ocorra.
    Apenas para ilustrar, tenho uma ação em andamento há anos, visando minha aposentadoria com paridade e integralidade, aguardo ansiosamente a decisão, vamos ver…

    C.A.

    Curtir

  112. Notícias STF

    Terça-feira, 08 de abril de 2014

    Pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária desta quarta-feira (9)
    Confira, abaixo, o resumo dos julgamentos previstos para a sessão plenária desta quarta-feira (9) no Supremo Tribunal Federal (STF), a partir das 14h. Informamos que a pauta está sujeita a mudança sem aviso prévio.
    O sinal da TV Justiça está liberado para as emissoras de TV interessadas.

    PGR: Pelo provimento do recurso extraordinário.
    Aposentadoria especial

    Proposta de Súmula Vinculante (PSV) 45

    Relator: ministro presidente

    Proponente: Supremo Tribunal Federal

    Proposta de edição de súmula vinculante que enuncie caber à Administração Pública adotar, integrativamente, o artigo 57 da Lei 8.213/1991, que dispõe sobre os requisitos e condições para a obtenção da aposentadoria especial pelos trabalhadores vinculados ao regime geral de Previdência Social, enquanto pendente a regulamentação do regime diferenciado de aposentação dos servidores públicos, previsto no artigo 40 (parágrafo 4º) da Constituição Federal.
    Consta da proposta que o STF já se pronunciou diversas vezes sobre a matéria, tendo o Plenário, inclusive, ante o crescimento exponencial do número de mandados de injunção impetrados, autorizado que os relatores proferissem decisões monocráticas em casos idênticos.
    Foi proposta a seguinte redação:
    “Enquanto inexistente a disciplina específica sobre aposentadoria especial do servidor público, nos termos do artigo 40, parágrafo 4º, da Constituição Federal, com a redação da Emenda Constitucional n. 47/2005, impõe-se a adoção daquela própria aos trabalhadores em geral (artigo 57, parágrafo 1º, da Lei 8.213/91).”
    Publicado edital, manifestaram-se sobre a proposta diversas entidades representativas de servidores públicos e setores do Estado ligados à área de segurança.
    A Comissão de Jurisprudência, nos termos do artigo 1º da Resolução 388, de 5/12/2008, manifestou-se pela adequação formal da presente proposta.
    Em discussão: saber se estão presentes os pressupostos e os requisitos necessários à aprovação da súmula vinculante.

    Curtir

  113. EU FICO PUTO QUANDO OUÇO INVESTIGADOR FALAR QUE ELE NÃO TEM QUE FAZER BO.
    E OS CARCEREIROS QUE COLHEM IMPRESSÃO DIGITAL DE PRESOS, QUE É FUNÇÃO DE AUXILIAR OU PAPI?
    E OS AGENTES QUE ENTREGAM INTIMAÇÃO, QUE É FUNÇÃO DO INVESTIGADOR.
    ESSES DESVIOS DE FUNÇÃO DO CARCEPA TIRANDO IMPRESSÃO DIGITAL E DE AGENTE ENTREGANDO INTIMAÇÃO PODE?
    NÃO TEM QUE TER FÉ PÚBLICA PRA REGISTRAR O BO, QUALQUER UM PODE REGISTRAR.
    ESSES INVESTIGADORES SÓ FALAM MERDA, POR ISSO QUE AS OUTRAS CARREIRAS NÃO GANHARAM NEM A RESTRUTURAÇÃO AINDA.
    ELES GORARAM ATÉ A RESTRUTURAÇÃO DA POLÍCIA, DE TANTO QUE FALAM MERDA PRO DG CONTRA OS OUTROS.

    Curtir

  114. Queria me desculpar com os colegas, pois duvidei que havia colegas cumprindo jornadas praticamente 24 x zero folga, procurei me informar, realmente existe várias cidades nessas condições desumanas de trabalho. Apenas não entendo a omissão dos sindicatos nesses casos, afinal, qual a função dos sindicatos em nossas vidas funcionais? Ao meu ver, cidades sem funcionários deviam ser fechadas, é melhor uma cidade sem funcionários, que manter um ou dois policiais em condições que contrariam o mínimo de dignidade ao ser humano, retirando do policial o direito ao descanso, ao entretenimento, a convivência sadia junto a família.

    Curtir

  115. O SIPOL e o FEIPOL são muito pacatos e passivos nas negociações, lembram muito o ator passivo do filme O Segredo de Brokeback Mountain, já foram a umas dez reuniões, estão sendo feitos de idiotas na cara dura pelo governo e ainda não perceberam, até pra ser trouxa tem limite, é hora de agir, manifestações em frente ao palácio dos Bandeirantes, contagem regressiva de uma semana para GREVE, muito barulho na frente do Palácio dos Bandeirantes para irritar o governo, gosto mais do estilo Xavier e Rebouças, este estilo de negociação sem agitação, sem barulho e sem pressão, bem passivo tá mais para O Segredo de Brokeback Mountain

    Curtir

  116. ESTÃO ADIANDO TANTO O DATA BASE QUE A HORA QUE ANUNCIAREM A MERRECA, IRÃO TODOS RECLAMAR MAS JÁ SERÁ TARDE E ANUNCIARAM QUE NÃO PODEM MAIS MUDAR DEVIDO A ELEIÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PODEM ESPERAR KKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  117. Quando eu morrer não quero choro nem vela…só uma fita amarela, gravada com o nome dela….Geradlo A. deu uma tremenda canseira, vi policiais perderem tudo, irem morar de favor, quando há tempos atrás não veio um reajuste prometido ( uns 10 anos) e a partir daí parece que a regra é seguida à risca. Promete, mostra o doce, mas….só depois da janta! Que melancólico será a saída de Geraldo! Vinte anos fazendo parte e sendo governo, será lembrado pelo quê? NADA! Qual o legado dele?

    Curtir

  118. PROCESSO

    PROPOSTA DE SÚMULA VINCULANTE 45

    ORIGEM: DF
    RELATOR(A): MINISTRO PRESIDENTE
    REDATOR(A) PARA ACORDAO:
    PROPTE.(S): SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

    PAUTA TEMÁTICA

    PAUTA: P.10 SERVIDOR PÚBLICO
    TEMA: REGIME DO SERVIDOR PÚBLICO
    SUB-TEMA: APOSENTADORIA

    OUTRAS INFORMAÇÕES

    Data agendada: 09/04/2014

    TEMA DO PROCESSO

    1.Tema
    1. Trata-se de proposta do Supremo Tribunal Federal de edição de de súmula vinculante que enuncie caber à Administração Pública adotar, integrativamente, o art. 57 da Lei 8.213, de 24.7.1991, que dispõe sobre os requisitos e condições para a obtenção da aposentadoria especial pelos trabalhadores vinculados ao regime geral de previdência social., enquanto pendente a regulamentação do regime diferenciado de aposentação dos servidores públicos, previsto no art. 40, § 4º, da Constituição Federal.
    2. Consta da proposta que o STF já se pronunciou diversas vezes sobre a matéria, tendo o Plenário, inclusive, ante o crescimento exponencial do número de mandados de injunção impetrados, autorizado que os relatores proferiram decisões monocráticas em casos idênticos (MI 795, rel. Min. Cármen Lúcia, DJE 22.5.2009). Destaca-se, ainda, o fato de que não há notícia sobre a realização de esforços para a eliminação da omissão legislativa já reiteradamente declarada pelo STF, circunstância que reforça a necessidade da criação do enunciado proposto, que terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública direta e indireta federal, estadual e municipal. Foi proposta a seguinte redação:
    “Enquanto inexistente a disciplina específica sobre aposentadoria especial do servidor público, nos termos do artigo 40, § 4º, da Constituição Federal, com a redação da Emenda Constitucional n. 47/2005, impõe-se a adoção daquela própria aos trabalhadores em geral (artigo 57, § 1º, da Lei n. 8213/91).”
    3. Publicado edital, manifestaram-se sobre a proposta diversas entidades representativas de servidores públicos e setores do Estado ligados à área de segurança.
    4. A Comissão de Jurisprudência, nos termos do art. 1º, da Resolução nº 388, de 5/12/2008, manifestou-se pela adequação formal da presente proposta.

    2.Tese
    SERVIDOR PÚBLICO. APOSENTADORIA ESPECIAL. AUSÊNCIA DE REGULAMENTAÇÃO. APLICAÇÃO DA NORMA PRÓPRIA DOS TRABALHADORES EM GERAL. LEI Nº 8.213/91, ART. 57, § 1º. CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART. 40, § 4º.

    Saber se estão presentes os pressupostos e os requisitos necessários à aprovação da súmula vinculante.

    3.Parecer da PGR
    Não há.

    4.Informações
    Processo incluído em pauta de julgamento em 18/9/2009.

    http://www.stf.jus.br/portal/pauta/verTema.asp?id=11983#

    Curtir

  119. Notícias STF Imprimir Quarta-feira, 09 de abril de 2014
    Direto do Plenário: STF aprova nova Súmula Vinculante

    O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, a Súmula Vinculante 33, estabelecendo que, até a edição de lei complementar regulamentando a norma constitucional sobre a aposentadoria especial do servidor público, deverão ser seguidas as mesmas normas vigentes para os trabalhadores sujeitos ao Regime Geral de Previdência Social.

    O verbete de súmula terá a seguinte redação: “Aplicam-se ao servidor público, no que couber, as regras do Regime Geral de Previdência Social sobre aposentadoria especial de que trata o artigo 40, parágrafo 4º, inciso III, da Constituição Federal, até edição de lei complementar específica”.

    Curtir

  120. Acompanhei ao vivo o debate no plenário referente a Proposta de Sumula Vinculante,,,,,,,E grande amigo Ministro Fux disse:o servidor publico começa a trabalhar com 20anos de idade e o Administrador Publico (Estado) apenas quer o reconhecimento quando o servidor atingir os 60anos………o ministro então levantou as mãos e balancou a cabeça em sinal de positivo……………….XUPA PARTIDO DE MERDA……..até gravei o debate kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  121. Poucas vezes estou por fora de um assunto ou não entendo…

    Mas essa decisão de hj do STF sobre sumula vinculante em relação a aposentadoria especial to viajando …

    Alguém pode explicar de maneira simples e principalmente pratica?

    Curtir

  122. Sonhador Cop disse:
    09/04/2014 às 18:18
    Poucas vezes estou por fora de um assunto ou não entendo…

    Mas essa decisão de hj do STF sobre sumula vinculante em relação a aposentadoria especial to viajando …

    Alguém pode explicar de maneira simples e principalmente pratica?

    _____________________

    Simples. Fator multiplicador 25×1.4=35 anos
    Vide o art. 57 da lei 8213/91 e art. 40 da CR.

    Fator multiplicador é um indice de redução de tempo de serviço devido atividade de risco.

    Quimicos é um exemplo de beneficiados.

    Curtir

  123. Noticias em Geral : O Papel do Delegado de Polícia nas Eleições 2014 é debatido em encontro de delegados
    10/04/2014 17:59:53 (85 leituras)

    Nesta manhã (10), o delegado geral de polícia Luiz Mauricio Souza Blazeck abriu o I Ciclo de Palestras sobre o Papel do Delegado de Polícia nas Eleições 2014.

    O evento, sediado e promovido pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp), teve o objetivo de debater a imprescindibilidade de um representante combativo e defensor dos interesses da classe no Poder Legislativo, apresentando ao público presente os desafios, responsabilidades e oportunidades nas próximas eleições.

    Na ocasião, o Mauricio Blazeck falou sobre “O Delegado como agente ativo no processo eleitoral”, explicando por meio de leis, resoluções e portarias, principalmente com foco na ética da Justiça Eleitoral e na importância do fortalecimento da imagem do cargo. “Ninguém vive em sociedade sem política, dentro do Estado Democrático de Direito”, disse com ênfase participação do delegado nesse processo, mas “a Segurança Pública é uma questão de Estado de não de política”, ressaltou. Com relação ao Código de Ética, recomendou: “Precisamos valorizar o que temos e respeitar o que não temos. Tenham consciência do que estiver fazendo. Faça de forma profissional e valorize seu voto”. No quesito apuração de crimes eleitorais, sugeriu que a Academia de Polícia preparasse cursos aos delegados para atualizá-los quanto aos principais tópicos nessa questão.

    A ética, o respeito e o fortalecimento da imagem foram as maiores preocupações na fala do delegado geral: “A linha tênue é a respeitabilidade. Devemos participar desse pleito, desde que tenhamos consciência disso. A instituição deve fazer a sua atividade fim, que é Polícia Judiciária. Devemos buscar representantes que possam se engajar nessa luta. Divergências todos temos, mas temos que saber diferenciar o que é particular, o que é político e o que é profissional”, finalizou.

    Ao final, a anfitriã do evento, presidente da Adpesp, Marilda Pansonato Pinheiro, entregou uma placa em homenagem e reconhecimento aos trabalhos em prol da Polícia Civil que têm sido realizados sob o comando do delegado geral Mauricio Blazeck.

    No auditório estiveram presentes delegados de polícia de todo o Estado de São Paulo, diretores de departamentos entre outras autoridades.

    Clique aqui para ver as fotos, mas antes clique aqui: http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/article.php?storyid=5356

    por Rina Ricci

    Curtir

  124. ESCRIVÃ BAURU, VOCE É MUITO PUXA SACO. TRES COMO VOCE RESOLVE O PROBLEMA DA CIDADE INTEIRA. O DIRETOR DO DEINTER OU DA SECCIONAL DE BAURU, DEVERIA FICAR SOMENTE COM VOCE E ALOCAR O RESTANTE DOS FUNCIONÁRIOS NAS CIDADES CARENTES.

    Curtir

  125. Quase 20 anos trabalhando sob pressão, cabeça na morça e o cú sempre na reta, Quantos plantões o bam, bam ,bAM, no puteiro e o escriba com o rabo no formigueiro. Trabalhar, trabalhar, trabalhar e ainda quantas vezes o inútil chegou apenAs para assinar e humilhou dizendo que havia feito muito pouco! Mas quem precisa realmente,chora!, mode os lábios, vai ao banheiro, esmurra a parede, mas continua, pois sabe que não há quem o defenda das crapulices! – E, a senhora Va. Exa. a Presidente da República, finalmente assina a ” carta de auforia! ” Graçasa Deus!, agorao choro é de alegria!!!!! mas quê? apenas por um momento, pois o DD ainda reluta , corregedorias absurdas! reuniões, sorrisos com os “representantes” da classe, e a aposentadoria tão sonhada, a liberdade tão almejada não acontece. QUERO MINHA APOSENTADORIA PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!! SOU VELHINHA QUE SOMENTE SIRVO PARA PRODUZIR, PRODUZIR, PRODUZIR…….. NÃO TENHO PADRINHOS, socorro!!!!!!!!!!!!!!!!
    .

    Curtir

  126. É ISSO AI AMIGO, ENQUANTO A PM FICAR AGARRADA A PC = CARRAPATO, NAO VAMOS CONSSEGUIR NADA
    PODE APOSTAR.

    Curtir

  127. REESTRUTURAÇÃO DA POLICIA CIVIL SP

    DELEGADO DE POLICIA
    ESCRIVÃO DE POLICIA
    AGENTE DE POLICIA JUDICIARIA
    PERITO

    NÍVEL SUPERIOR PARA TODAS AS CARREIRAS !!!!!!!!!!!!!
    SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.