“Não vou morrer para defender dinheiro de banco”, diz PM após assalto em Piracaia (SP) 44

Quarta, 19 de fevereiro de 2014

“Nove assaltos a bancos numa mesma região, em um ano e meio, é confissão de fracasso. Não há como enfrentar organizações criminosas, assaltantes, bandos, fuzis e dinamite apenas com discursos vazios”. O comentário é de Bob Fernandes em artigo no Terra Magazine, 18-02-2014.

Eis o artigo.

A 85 km de São Paulo, Piracaia é uma pacata cidadezinha de 26 mil habitantes. No entorno do município, represas do Sistema Cantareira.  Ao redor das represas, antigas fazendas de gado e café deram lugar a chácaras e casas de campo; da classe média alta e de ricos da capital e de cidades vizinhas.

Na madrugada do sábado, 15, cenas de cinema, e de faroeste, em Piracaia. Com fuzis 556, 762, pistolas 380 e dinamite, cerca de 30 assaltantes fecharam entrada e saída da cidade. Em 25 minutos explodiram e roubaram caixas eletrônicos dos bancos do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco.

Em ação conjunta e cronometrada, ao mesmo tempo os assaltantes acuavam uma base da PM. Contra os PMs, e na cidade, dispararam mais de 80 tiros. Esse foi o nono assalto a bancos da região no último ano e meio. Mas nenhum dos anteriores com tal grau de organização e poder de fogo.

Desta vez, feriram uma jovem e um homem que, assustados, tentaram furar o bloqueio.

Há um mês, o assalto foi a um banco em Bom Jesus dos Perdões. As vizinhas Joanópolis, Vargem, Pedra Bela, e também Amparo, já viveram assaltos a bancos e caixas eletrônicos.

Por um tempo sem banco, o prefeito de Joanópolis se viu obrigado a sacar dinheiro nos bancos de Piracaia. Esses que agora foram detonados.

Jornalista que chegava à cidade quando o assalto terminava, procurou a base da PM. Quase foi recebido a tiros por 3 policiais -PMs acuados e lívidos, e com razão.

No dia seguinte, perguntado sobre por que os bandidos não foram cercados na estrada depois do assalto, um dos PMs explicou:

-Com o arsenal que eles têm é impossível enfrentá-los…

O policial expôs mais um motivo, de maneira bastante objetiva: “Os bancos têm seguro… e eu não vou morrer pra defender dinheiro de banco”.

É evidente que policiais não podem enfrentar bandidos se não têm estrutura e armamento adequados. Mas essa é só a porção visível desse gravíssimo problema.

No Rio, Bahia, Alagoas, Maranhão… Brasil afora o cenário varia, mas as deficiências são iguais. Bandos e bandidos devem ser enfrentados com armas, é claro. Mas não apenas. E não com tão pouco.

No estado de São Paulo, uma das organizações criminosas, o PCC, atua e cresce há 20 anos. O que se tem já é uma organização em estágio pré-mafioso.

Aqui, ou em qualquer lugar do mundo, é preciso Inteligência Policial, sofisticada, moderna, para encarar o crime. Para se chegar aos Chefões é necessário rastrear o dinheiro e seus caminhos.

Nove assaltos a bancos numa mesma região, em um ano e meio, é confissão de fracasso. Não há como enfrentar organizações criminosas, assaltantes, bandos, fuzis e dinamite apenas com discursos vazios.

http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2014/02/18/nao-vou-morrer-para-defender-dinheiro-de-banco-diz-pm-apos-assalto-em-piracaia-sp/

Um Comentário

  1. O intuito não é defender o dinheiro do banco. É prender o ladrão! Tá com medo pede baixa !

    Curtir

  2. vergonha para o nosso país que vai sediar uma copa do mundo!!!….os bandidos fazem os assaltos pq sabem da fragilidade das nossas polícias, que , não tem péssimas condições de trabalho, salário e necessita urgente de uma reestruturação, não se moderniza e a nossas leis que sempre favorecem estes largatos….o população vira refém e nós estamos enxugando gelo pq a curto prazo, não tem uma política ´séria de segurança!!!..lamentável…..

    Curtir

  3. Largatos ?????????
    …nossas polícias, que , não tem péssimas condições de trabalho…?????
    …o população….????

    Lamentável a sua gramática !!!! E querem ganhar bem ??????

    Curtir

  4. PEC-00339/2009 – Altera a redação do § 3º do art. 39 e do § 1º do art. 42 da Constituição Federal.
    – 19/02/2014 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 9563/2014, pelo Deputado Walney Rocha (PTB-RJ), que: “Requer a inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda a Constituição nº 339 de 2009, Altera a redação do § 3º do art. 39 e do § 1º do art. 42 da Constituição Federal”.

    Dr. Ajude a divulgar o projeto aqui no FLIT. Por gentileza, crie um tópico dessa PEC.

    Precisamos nos mobilizar para a aprovação dessa PEC.

    Curtir

  5. Então, àqueles “machos para caralho” (burros), que vão enfrentar outros com fuzis, rádios comunicadores e treinamento POP seja feliz com o seu obituário. Não esqueça: a família irá receber um “diproma de otário” ou ” uma medalha de imbecil”.

    Curtir

  6. A população tem as policias que merece, PC briga com PM por ciume, PM briga com PC por poder, nós pagamos a conta…e o governo ri com o caos, ladrão ri com o caos. Já li essa historia nos livros, REVOLUÇÃO DE 1964, onde as FORÇAS ARMADAS TOMARAM O PODER COM GOLPE DE ESTADO…Acha besteira…volta um pouco no tempo. Acho que vou gostar, o que mais pode piorar.

    Curtir

  7. Eh só aguardar: Em dez anos, integrantes do PCC serão chamados de “Senhores”.

    Parabéns Governador!

    Curtir

  8. parabens ao PM …que resumiu numa frase a situação da segurança do estado comandando pelo partideco de m…

    uhuuuu..

    Curtir

  9. A GRANDE QUESTÃO NÃO O MEDO DO POLICIAL, MAS A ESTRUTURA QUE ELE POSSUI PARA COMBATER ESTE TIPO DE CRIME, NÃO CONCORDO COM O COLEGA QUE DIZ , QUE O PM ESTA COM MEDO, MAS QUAL A ESTRUTURA QUE OS POLICIAIS QUE ALI ESTAVAM POSSUÍAM. ESTA MENTALIDADE DE QUE O POLICIAL TEM QUE IR A ESTE TIPO DE OCORRÊNCIA E ABSURDA. SÓ DEVEMOS INTERVIR EM OCORRÊNCIAS DESTA NATUREZA, COM ARMAMENTO DE IGUAL POTENCIAL. DAI ME PETGUNTO CADE OS FUZIS ? Onde esta o apoio .?
    O RESULTADO DESTE CONFRONTO TODOS AQUI SABEM QUEM IRA PERDER.
    QUEM PERDE NESTA HISTÓRIA E A FÃMILIA DO POLICIAL QUE IRA MORRER.
    DIGO E REPITO, DEVEMOS TRABALHAR COMO A POLICIA FEDERAL, SE NÃO FORNECEREM EQUIPAMENTO ADEQUADO, NÃO DEVEMOS INTERVIR E PONTO. ESTÃO CORRETOS OS COLEGAS DA PM.
    Só um pouco de história, em um tempo bem remoto, atendemos um apoio a uma viatura do garra na favela da águas espraiadas, lá fomos recebidos a tiros de fuzil, quem estava atirando era um ladrão chamado chambau, tivemos que ficar deitados na entrada da favela, próximos a roda da viatura, esperando acabarem os tiros, pois aquilo furava até bloco de motor, o que aconteceu com a viatura do garra, os tiros vinham do outro lado da favela, a quase 800 metros, e nos com nossas armas nem na metade da distância, atingíamos os malas.
    Resultado, ficamos acuados, nos os PMS que vieram apoiar os colegas.
    NESTE TIPO DE OCORRÊNCIA A EXPERIÊNCIA CONTA.

    Curtir

  10. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    No entendimento deste velho e sofrido cidadão que vos escreve o maior problema que a sociedade enfrenta no seu dia a dia não é simplesmente:

    Observar os marginais, independentemente de qual casta ele pertença, querendo usufruir da Santa Impunidade em todo Território Nacional;

    Observar a questão da impotência de alguns diante dos atuais acontecimentos;

    Observar a insensatez em não admitir que a sociedade atual, smj, encontra-se em um verdadeiro “Estado de Pavor”;

    Observar o medo de determinadas pessoas em não perder as rédeas da situação para as Forças Armadas, devido ao tremendo conflito que a sociedade atualmente vem sofrendo;

    Observar que a sociedade é vitimada por todos os lados independentemente de qual região ele (cidadão honesto) efetivamente mantem o animo em manter seu domicilio eleitoreiro;

    Observar a família brasileira e seu suado patrimônio sendo dilapidado por pessoas inescrupulosas que muitas vezes, sequer fazem parte do meio lícito e, ninguém absolutamente ninguém de peso, toma qualquer atitude em repreensão e em defesa destes;

    Observar o cidadão de bem sendo massacrado diariamente pelos exagerados impostos e outros “devidos”, que ao final muitas vezes chegam à metade dos seus vencimentos líquidos e, o que é pior, retidos diretamente na fonte, sem qualquer condição de contestação e sem, contudo, poder exercer plenamente o seu direito à cidadania;

    Observar que o cidadão honesto por mais que se empenhe em praticar o bem, ao final, é obrigado a conviver e muitas vezes por força da opressão, ceder para alguns destes péssimos espécimes de espúrios, espaço para somente poder garantir sua já escavacada subsistência; e,

    Observar que por mais que se reme neste rio caudaloso e cheio de variados detritos e contumazes estrumes e, por mais que se vista a camisa em solidariedade e a grata satisfação em participar da resolução positiva destas contendas, infelizmente, nota-se que ao longe, alguns talvez por medo, acabem se debandando, outros, abusam de seus poderes e, camuflada mente se armam e por fim surrupiam ao máximo os cofres públicos para somente satisfazer seus delírios póstumos.

    Que me interessa neste exato momento meus caros é poder ver ao vivo e a cores, aquilo que enfim poderemos chamar de vontade política em querer resolver problemas independentemente de qual partido político ele efetivamente pertença.

    Que me interessa neste exato momento meus caros é ter amanhã a grata satisfação de poder comungar com uma nova Polícia totalmente renovada e valorizada e que a sociedade como um todo, regozije-se do devido amparo e respeito.

    E que pare definitivamente de se procurar este ou aquele culpado, pois todos já temos a certeza de que nem sempre o “culpado” é realmente o verdadeiro nefasto.

    Caronte.

    Curtir

  11. Concordo com o PM, afinal os bancos lucram milhões e até bilhões, por que não deixam pelo menos um segurança nos caixas eletrônicos das agências. Os crimes de furto passariam a roubo. Agora eu com revolver e um PT .40 vou enfrentar fuzil…não jogo pedra em avião e nem rasgo nota de R$ 100 ,00. Para prender os criminosos que se use da “inteligência” da polícia…e não com a morte do policial.

    Curtir

  12. AO COLEGA BEL INVESTIPOL.
    o colega se lembra como morreu o CHAMBAU, o baiano era bom de confusão
    o projetil entrou ao lado da axila passando ao lado do colete e atravessou o relogio
    ai o chambau foi se unir ao cão e la deve estar aprontando as suas.
    eu estava la.

    Curtir

  13. não sou zero cana,mais o pm ta certinho tamos sem valor vamos procurar fazer a nossa segurança
    sim senhor e não senhor e aguardar o dia da merreca.

    Curtir

  14. Tendo o banco como referência, a muito deveríamos ter deixado de fazer o dito “pra mais”, e se assim fosse, hoje estaríamos em situação infinitamente melhor. Uma hora a ficha cai.

    Curtir

  15. Ao Colega Corante.

    Eu, assim como você, gostaria muitíssimo de estar vivo, com saúde e na ativa, para ver esta nova polícia, mas amigo, acredito que do jeito que a banda toca, nós não iremos ver este sonho realizado.
    Abraço e boa sorte a todos, vamos precisar.

    Curtir

  16. João disse:
    20/02/2014 às 2:50
    O intuito não é defender o dinheiro do banco. É prender o ladrão! Tá com medo pede baixa !

    Plantaomonstro disse:
    20/02/2014 às 7:16
    Então, àqueles “machos para caralho” (burros), que vão enfrentar outros com fuzis, rádios comunicadores e treinamento POP seja feliz com o seu obituário. Não esqueça: a família irá receber um “diproma de otário” ou ” uma medalha de imbecil”.

    Pra vc super coxa!

    Curtir

  17. ESPERAR O QUE DE UM GOVERNADOR QUE TIRA FOTO ABRAÇADO COM UM LÍDER DO PCC, PARA FAZER CAMPANHA POLÍTICA?

    Curtir

  18. É triste mas é a realidade da polícia brasileira. Como é possível o policial dar segurança se ele próprio não se senti seguro?

    Curtir

  19. Não sejam crianças inocentes. Todo ano eleitoral é assim. O índice de roubos à bancos cresce vertiginosamente. Vocês acham que é mera coincidência? Porque será que o PSDB mantém os policiais sem condições de trabalho? Porque será que o PSDB não permite que os policiais utilizem fuzis para combater o crime?

    Curtir

  20. Xi…….mais um que será punido e perseguido por dizer a verdade, neste Estado comandado pelo PSDBosta e DEMOniosCatras, falar a verdade é crime de morte.
    Tenho certeza que o picolé de chuchu já cobrou do procurador, ops ato falho, cobrou de secretário da in-segurança apuração rigorosa, que por sua vez irá cobrar o CMTO da mega, máster, blaster, plus PM a devida e rigorosa apuração, bem ao estilo militar, ou seja, o policial será punido estando certo ou não nas suas afirmações.
    No estado onde FORMADOR DE CARTEL tem assentou e abrigo garantido, que digam isto todos os ex-secretários de governo e todos que passaram pela direção da CPTM, Metrô e afins, dizer a verdade é crime e todo crime é rigorosamente punido.

    Curtir

  21. o policial está certo, quem acha que ele tem que enfrentar o perigos sem condições de igualdade que vá lá e faça….alias as duas policias de são paulo estão em condições ridículas.

    Curtir

  22. NA BRUZUNDANGA

    Concordo plenamente com o titulo

    não só morrer para defender . . . como trabalhar para banqueiro . . .

    o sistema financeiro existe antes do estado teórico

    portanto esta cria é de interesses particulares privados ponto

    BANCO É DE UM OU DE ALGUNS oportunistas, os quais manipulam qualquer território ou estado . . .

    e o dinheiro que esta lá dentro ou dentro dos caixas eletrônicos

    . . . NÃO TEM NADA DE PÚBLICO . . .

    quem tem o dever de proteger este patrimônio é o dono do banco

    assim como tem o dever de proteger quem nele ingresse

    assim como tem o dever de proteger a informação dos correntistas . . .

    lamento muito que o dono do banco não vá junto como os caixas pelos ares . . .

    NÃO TENHO NENHUMA COMOÇÃO COM ESTAS PERDAS PATRIMONIAIS

    . . . ladrão que rouba ladrão tem milhões de anos de perdão . . .

    tenham certeza que os especialistas neste tipo de atividade sabem tudo isto que falei

    eles tem convicção de que o que fazem não é crime . . .

    http://www.youtube.com/watch?v=tAhWtKIt5nA#t=27

    Curtir

  23. Perfeito! Esse teve a hombridade de assumir diante de um jornalista a atual situação da polícia. Hoje eu não trocaria tiros com ladrões armados de fuzis para proteger patrimônio de banqueiro… aliás, muitos gerentes estão impedindo a entrada de policiais nas agências… esse pessoal do banco que se foda.
    Há tempos cumpro com o meu horário nos plantões da vida e faço de tudo para não sair de VTR na rua. Medo de ladrão eu não tenho… o que eu tenho é uma família pra sustentar… governo, banqueiro, imprensa e a maior parte da população estão cagando para o que me é sagrado!
    Se não fosse esse monte de dívidas que eu tenho já teria saído dessa polícia… continuo prestando outros concursos… uma hora dá certo!
    Enquanto isso, vou exercendo a minha profissão da melhor maneira possível: chegando e saindo no horário certo, atendendo essa população medíocre da melhor forma possível, ajudando os colegas de equipe etc.
    Agora, tomar tiro de fuzil para proteger banqueiro… tô fora!

    Curtir

  24. A REESTRUTURAÇÃO APENAS FOI COGITADA NO FINAL DE 2013, MAS ELA NÃO VAI MAIS ACONTECER EM MARÇO, POR FALTA DE RECURSOS, OS RECURSOS SERÃO DESTINADOS APENAS PARA AS PROMOÇÕES DOS 21MIL POLICIAIS MILITARES.

    É UMA PENA MAIS EM 2014 NÃO TEREMOS NEM PROMOÇÕES E NEM REESTRUTURAÇÃO, É UMA PENA…

    Curtir

  25. Olha é bem difícil encontrar nas fileiras Pm’s que conseguem ter pensamento próprio, e ainda mais raro encontrar aqueles que além de conseguirem pensar, jogam para fora aquilo que pensam, e esse PM foi um deles. Mas com certeza deverá ser perseguido e punido se bem conheço a guarda pretoriana do chuchu, a PM não pode ficar mal na fita com a FEBRABAN a FEBRABAN quer que os policiais sangrem para garantir a alta nos lucros no final do ano!

    QUE OS BANCOS PAGUEM SEGUROS CADA VEZ MAIS ALTOS COMO TODOS OS PAULISTAS ESTÃO PAGANDO PARA NÃO PERDEREM SEUS BENS.

    PAU NO CÚ DA FEBRABAN!

    Curtir

  26. LEMBREM-SE ALGUMAS VOLANTES ERAM ALIADAS AOS CANGACEIROS NO PASSADO.
    É FATO HISTÓRICO QUE “MACACOS” FORNECIAM ARMAS,MUNIÇÕES E INFORMAÇÕES AOS “CABRAS” DE LAMPIÃO.
    NO NORTE E NORDESTE DURANTE INVESTIGAÇÕES DIANTE DO FENÔMENO NOVO CANGAÇO FORAM DETECTADAS PARTICIPAÇÕES DE ACARAJÉS “COXINHAS”, NAS AÇÕES CRIMINOSAS TANTO NA CONTENÇÃO, MONITORAMENTO DA FREQUÊNCIA DE RADIO BEM COMO NO APOIO LOGÍSTICO AS QUADRILHAS.
    HOUVE ATÉ O CASO DE UM CAPITÃO PM DA CIDADE DE SALGUEIRO-PE QUE FORJOU O SEQUESTRO DA PRÓPRIA FAMÍLIA PARA ROUBAR A RESERVA DE ARMAS DO BATALHÃO PARA FORNECER FUZIS AOS BANDIDOS, EM UMA INVESTIGAÇÃO DA PF CONSTATOU-SE A PARTICIPAÇÃO DE OUTROS OFICIAIS E PRAÇAS NA EMPREITADA CRIMINOSA.
    SABEM O QUE ACONTECEU COM O CAPITÃO E OS OFICIAIS ?
    ISSO MESMO FORAM PROMOVIDOS E TRANSFERIDOS, E OS DEMAIS BANDIDOS DE FARDA, FORAM DEMITIDOS E ALGUNS EXECUTADOS COMO QUEIMA DE ARQUIVO.
    OS COXINHAS PAULISTAS BORRARAM AS BOTAS PORQUE SENTIRAM QUE OS PAPA MALAS ESTAVAM NA AÇÃO E SABIAM QUE IRIAM VIRAR HERÓIS COM DIREITO A BANDEIRA NO CAIXÃO, TOQUE DE CORNETA E CUMPRIMENTOS DE SEUS GARBOSOS E FANFARRÕES COMANDANTES À FAMÍLIA.
    MAS COMO É PADRÃO ROTULAR QUE NA PC SÃO TODOS LADRÕES E A PM É A RESERVA MORAL DO ESTADO DEVEM FICAR CALADINHOS PARA NÃO SEREM PUNIDOS E QUEM SABE ATÉ MORTOS COMO A FAMÍLIA PESSEGHINI.

    Curtir

  27. Por favor Dr. Guerra cria um tópico sobre o senado, e a recusa da diminuição da maioridade penal.

    Curtir

  28. Não conheço o Dr. Roberto, ele errou feio, mas se retratou acima, creio que não fez tais comentários por maldade. Maldade, prá não dizer crime, são aqueles policiais, de ambas as corporações, que correm com ladrão, desmanches e outros, tudo em benefício próprio $$$$$, estes sim, deveriam ser enforcados, os verdadeiros responsáveis por todas essas tragédias, não só envolvendo policiais como também a própria população. Referente à postagem do colega Prensado, acima, consta que apenas a vossa seccional ( centro) foi contemplada com essa escala absurda e abusiva, isso sim que é prestigio né???? Colocar dois ou tres policiais num lugar isolado daquele, sem as mínimas condições de alí permanecerem por 14 horas prá cuidar de patrimonio particular, é o fim da linha, ainda mais deslocar policiais da primeira prá sexta seccional. Mas como nossos superiores estão preocupados com a própria cadeira, danem-se quem vai ficar naquele lugar, o que importa é o $$$$$ e ~quem vai ficar lá não são eles né???? Aqui na quarta , até agora, não rolou essa escala, vai ver que sequer lembram do nosso seccional,kkkkkkkkkkkkkkkkk. Fui!!!

    Curtir

  29. Com o efetivo que temos, com a estrutura, apoio, valorização e armamentos que possuímos, enfrentarmos esses bandidos em grande número, com AR15, AK47 e .30 ou é suicídio, falta de malícia ou falta de juízo extremo.

    Curtir

  30. Desesperado, vc está certíssimo, e o João Nilson acima, também. Desestruturados, esculachados pela imprensa e pela população, mal equipados e ainda por cima mal pagos????? FODA-SE O BANCO!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  31. Correta a atitude do polícia. Deveria haver norma proibindo atendimento de qualquer ocorrência em que banco fosse vítima.

    Curtir

  32. Senhores

    Não discordo de nenhuma das opiniões, afinal de contas, cada um tem o seu modo de encarar a vida, concordo também que Policial nenhum, deve ir para o confronto e principalmente em situação de visivel desvantagem, mas nada impede que o policial de local seguro, tomando o devido cuidado com os antenas, tente anotar placas de veículos, descrição de meliantes e para que lado deu-se a fuga.
    Agora, gostaria também de deixar uma pergunta no ar.
    Um Policial mal equipado, um Médico em um hospital sem recursos, um Professor em uma escola depreciada, prevaricam?
    Por que os administradores do erário público, oriundo de impostos cobrados do povo, que versam mal o dinheiro e deixam estes profissionais na penuria funcional e sem subsídios para o exercício pleno do cargo, não prevaricam também?

    é o que penso

    C.A.

    Curtir

  33. Isso, não atendemos mais ocorrência onde vagabundo estiver de fuzil, onde vagabundo estiver com mais de uma pistola e vários carregadores, onde vagabundo tiver granada, onde vagabundo estiver de matraca, onde vagabundo estiver em maior número, onde não tenhamos a certeza do armamento do vagabundo….agora se o vagabundo estiver com a mala, aí pode estar até de .50 Browning ou Barret que faz fila pra pegar o lixo né ?
    Hipocrisia não vale, se o banco já foi feito e o vagabundo estiver de posse do malote, nem aí pro fura lata, vamos pra cima e foda-se né ?????
    Quanta historinha………

    Curtir

  34. POLÍCIA MILITAR ADMINISTRARÁ ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS!

    PM vai administrar 10 escolas públicas que terão mensalidade.
    Pedro Ribeiro Nogueira – 17/01/14

    Com informações do Jornal da Globo

    Sob o pretexto de diminuir a violência, a Polícia Militar de Goiás irá administrar 10 escolas públicas do Estado, governado por Marconi Perillo (PSDB). Os estudantes serão obrigados a usar quatro uniformes com motivos militares e sapatos, que serão vendidos fora da escola por valores que podem chegar até R$ 600.

    Além disso, a matrícula custará R$ 100. Haverá ainda uma mensalidade de R$ 50 e mais dois livros no valor de R$ 300. O valor total dos custos pode chegar até R$ 1.500 por ano. Quem não puder pagar, terá seu filho matriculado em outra escola pública.

    Em nota divulga pelo Jornal da Globo, a Secretaria de Educação de Goiás afirma que a medida visa combater a violência de forma efetiva. No Colégio Fernando Pessoa, que passará a se chamar Escola da Polícia Militar de Goiás Fernando Pessoa, em Valparaíso, a escola será dirigida por um policial com formação em pedagogia. Além dele, militares farão aulas de Educação Física e exigirão disciplina dos alunos.

    Mais unidades serão abertas em Aparecida de Goiânia, Anápolis, Goiás, Goianésia, Porangatu e Jataí. Serão ao todo 4.732 vagas em 2014.

    Para comentar esta medida, o Portal Aprendiz conversou com a educadora Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, ex-Secretária de Educação de Belo Horizonte e ex-presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Para Pilar, a medida representa um atraso e pode até ser inconstitucional. “É o Estado declarando incompetência”. Confira.

    Portal Aprendiz: O que você achou da medida da Secretaria de Educação de Goiás?

    Maria do Pilar Lacerda: Desse jeito, a escola abre mão do caráter público e democrático, pois você entrega a educação para um setor que, apesar de ser do serviço público, não tem como finalidade a gestão e a organização de unidades escolares. O objetivo da polícia é outro. É o de tentar resolver o problema com a solução da repressão: em vez de ter mais pedagogia você terá mais repressão, como se isso fosse transformador, o que não é.

    Por outro lado, acredito que seja inconstitucional obrigar os jovens a comprar livros, uniformes e materiais. O Governo Federal disponibiliza livros para todos os alunos da rede pública. Não faz sentido que esses livros não sejam usados e que a administração militar obrigue a comprar livros que nem sabemos quais são. O estado está abrindo mão de sua responsabilidade e declarando sua incompetência ao apelar para forças que são responsáveis por garantir segurança e reprimir o crime, mas não para gerir uma escola pública.

    Aprendiz: É difícil não associar com nosso passado recente, de ditadura militar, disciplinas de educação moral e cívica…

    Pilar: Me lembra os colégios militares do exército onde eles não usam os livros que o Ministério da Educação (MEC) escolhe. No lugar, entram os livros de história escolhidos por eles, o que causa muita polêmica, pois estes livros possuem um viés que repete a visão das Forças Armadas da história do Brasil. Mas essas escolas não recebem recursos do MEC, são ligadas ao exército, assim como seu plano de formação de carreira, acadêmia etc. É algo antigo que faz parte da formação de quadros deles, com escolas rígidas, punitivas e disciplinas do século passado. São escolas sem qualquer protagonismo discente, nem autonomia, ou seja, nada disso que a gente defende dentro da educação democrática. Agora, entregar para a polícia, que tem ainda menos experiência? Essa medida me parece estranha.

    Aprendiz: A Secretaria de Educação de Goiás alega que houve assassinatos dentro das escolas. De que outra forma lidar com um cotidiano violento e difícil?

    Pilar: Eu conheço várias experiências que enfrentaram a violência abrindo a escola para a comunidade, tendo um diálogo forte, com a escola falando com a comunidade e não para ela. Por exemplo, o Cieja Campo Limpo, dirigido por Eda Luiz, que estabelece um diálogo tão forte em que a escola passa a ser da comunidade, ocasionando uma diminuição da agressividade do contexto. No Rio de Janeiro, o programa Escolas do Amanhã tem um repertório específico para lidar com crianças e jovens em situações de conflitos e violência, com atividades pedagógicas diversas, tutorias. E são lugares onde muitas crianças viveram tiroteios ou perderam seus familiares. Em Belo Horizonte, a Escola Estadual Ulysses Guimarães também se abriu, pintou os muros com imagens dos moradores da região e integrou a escola aos demais elementos da comunidade, ou seja, tem aula de balé na igreja, inglês no centro comunitário.

    É preciso que a escola se abra e reconheça que a violência é um problema da sociedade e não apenas dela. A escola não é uma ilha. Estamos numa sociedade violenta e racista, marcada por desigualdade e segregação. Então, a escola precisa encarar isso de frente, buscando saídas pedagógicas. Não estou falando que, se a criança entrar armada no colégio, temos que falar “legal, isso faz parte do contexto”, mas o primeiro passo é conversar com os estudantes, o que impede que isso se torne uma queda de braço entre a escola e o aluno.

    Também vejo como crucial que a escola se alie com demais áreas do poder público, como conselhos tutelares, saúde, direitos humanos, ou seja, estruturas que dão consistência para o trabalho da escola e trazem mais segurança. Não podemos culpar as professoras e diretoras pelo medo que sentem. Mas enfrentar isso militarizando a escola é uma saída atrasada.

    http://portal.aprendiz.uol.com.br/2014/01/17/pm-vai-administrar-10-escolas-publicas-em-goias-que-terao-mensalidade/

    Curtir

  35. A população tem a Polícia que Merece,

    Recentemente fui a Uma operação em Paraisópolis como é do conhecimento de todos, juntamente com 60 homens da Polícia Federal. Ocorre que os caras chegaram com fuzil, pistolas 9mm silenciadores e mira laser. Perguntei a um delegado o por que? Eles podem e nós não. Eis que ele respondeu: É verdade eles podem. Gostaria de saber o por que? Reivindicamos tanta besteira e deixamos de lado coisas primordiais, como isonomia funcional com a Federal. Digo funcional, nem me refiro a remuneração. O colega da Federal disse que os que são de outro Estado recebem diárias inclusive para alimentação. Enquanto isso, nós perdemos auxilio transporte, alimentação. Francamente, penso como o PM, Não estou me arriscando pra nada. Sou Vocacionado sim!! Dei Dezenas de Canas, troquei Tiros, Derrubei Mala. Mas parei. Voltei a estudar e quero partir para a iniciativa Privada.

    Curtir

  36. RESUMINDO
    COM LEIS SEVERAS QUE NÃO PASSA A MÃO NA CABEÇA DE VAGABUNDO A CRIMINALIDADE CAI E SOBRARÁ TEMPO PARA A POLICIA, PRENDER, INVESTIGAR ETC ETC, AGORA COM ESTE BALCÃO DE PIZZARIA CRIMINAL, NESTE PRENDE E SOLTA, NÃO TEM JEITO DE INVESTIGAR, PRENDER ETC ETC, O SEGREDO ESTA NO BANDIDO SENTIR MEDO, SE ELE NÃO SENTIR O MEDO É UM CRIME A CADA SEGUNDO, AI… HAJA POLICIA PARA DAR CONTA.
    PARA FREAR O CRIME NESTE EXATO MOMENTO EM QUE VIVEMOS, SÓ PENA DE MORTE, PRISÃO PERPÉTUA,O CUMPRIMENTO DA PENA EM SUA INTEGRALIDADE SEM BENEFICIO ALGUM E O MENOR SER RESPONSÁVEL PELO CRIME O QUAL COMETEU. O RESTO DE CONVERSINHAS FIADAS E JEITINHOS MILAGROSOS ESTÃO PROVADOS QUE NÃO DA CERTO A MUITO TEMPO.
    PAÍS DE LEIS FRACAS O CRIME É FORTE, TOLERÂNCIA 000 PARA O BANDIDO E MELHORES CONDIÇÕES PARA A POLICIA JÁ!!!

    Curtir

  37. Extintopol e fabrica de louco estão certos.Também dou cana e só n parei ainda por achar q é pior ainda.Vamos fazer greve ou operação tartaruga na copa do mundo.Não é o governo petista q não apoia a pec 300,pois tem maioria no congresso?Não apoiam a redução da maioridade penal,reforma da lei de execução penal e etc.E o psdb?Demorou para agir na primeira onda de ataques do pcc,fez acordo com os lideres depois.Dois lixos assim como o tal de psol!!!!!

    Curtir

  38. Eu ganho R$3200,00 por mês, meu nome tá limpo, mais mesmo assim o Banco do Brasil bloqueou todos meus créditos, por eu ter negociado um cartão com desconto, e segundo o Banco por esse motivo eu estou com pendencia interna no Banco. Agora vocês acham que eu, com minha .40 velha vou enfrentar 15 bandidos com AR 15 e AK 47, será morte certa, minha família vai herdar um consignado de R$1100,00 ao mês, e meu salário será reduzido a R$2.400,00, pergunto como minha família vai sobreviver com R$1.300,00 que sobram ao mês? Só trouxa bate de frente com essas quadrilhas organizadas, não temos estrutura para enfrentar o crime em São Paulo. A polícia Civil de SP está desanimada, desvalorizada, mal organizada e mal estruturada, policial em São Paulo não tem estrutura psicológica, efetivo e nem moral para enfrentar essa onda de crime que varre o Estado.

    Curtir

  39. É isso aí, Desesperado. Não possuimos infraestrutura alguma prá combater o crime, sob nenhum aspecto!

    Curtir

  40. Vejo várias policiais se “agredindo” por aqui, tanto da minha instituição como da polícia civil, o Governo está pouco se lixando, a Sociedade também, os banqueiros enriquecendo diuturnamente, o que adianta ficar numa discussão que não leva a lugar nenhum. Todos nós sabemos que melhores condições de trabalho e maiores salários, para ambas as classes, no governo do Ex Dr. Geraldo Alckmin é DOGMA, não adiante discutir. Faço das palavras do “EXTINPOL” as minhas, existem milhares de concursos por aí, ando fazendo minha parte e você anda fazendo a sua ? As Instituições Policiais hoje devem ser encaradas como um mero emprego.

    Curtir

Os comentários estão desativados.