Crise entre delegados e agentes afeta trabalho da PF
Embate já prejudica a qualidade das operações de combate à corrupção e pode complicar segurança na Copa
Jailton de Carvalho (Email · Facebook · Twitter)
Publicado:1/02/14 – 21h00
BRASÍLIA – Num movimento sem precedente na história da Polícia Federal, agentes, escrivães e papiloscopistas estão se rebelando contra o suposto domínio dos delegados sobre a estrutura da instituição. Na guerra por cargos, salários e reforma da polícia, agentes estão se recusando abertamente a cumprir ordens de delegado para situações que vão do simples ato de dirigir um carro numa operação a produzir relatórios de inteligência de grandes investigações criminais.
Os atos de resistência contra o que chamam de feudo dos bacharéis vão além dos limites de uma simples rixa de corporações. Os embates entre os grupos, quase sempre pontuais, mas recorrentes, trincaram os pilares da disciplina em alguns setores e já estão afetando o número e a qualidade das operações de combate à corrupção. O clima é tão pesado que em alguns casos, policiais das categorias litigantes mal trocam cumprimentos.
As pequenas rebeliões, que se multiplicam em várias direções, podem complicar parte do esquema de segurança da Copa e repercutir até mesmo nas eleições presidenciais em outubro deste ano. Com a policia conflagrada, a presidente Dilma Rousseff teria dificuldade de apresentar a instituição como modelo de luta contra os desvios de verbas da administração pública como aconteceu durante as campanhas eleitorais de 2006 e 2010.
Numa reação também sem precedentes, delegados estão preparando um manual de procedimentos com regras detalhadas sobre obrigações de cada policial numa investigação. Segundo um dos responsáveis pela organização das normas, agentes, escrivães e papiloscopistas que saírem da linha depois da aprovação destas regras serão levados à temida Corregedoria-Geral, ao Ministério Público e ao Judiciário.
– É uma situação grave e irreversível. Não se trata apenas de uma questão corporativa. Trata-se de uma questão de interesse de toda sociedade brasileira, que é a modernização da polícia – afirma o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho.
O procurador acompanha de perto os embates cotidianos entre agentes e delegado. O trabalho da polícia sempre tem reflexo na atividade do Ministério Público. É a partir de indícios e provas obtidos nas investigações, quase sempre conduzidas pela polícia, que procuradores preparam as peças de acusação contra criminosos. A tensão entre delegados e agentes se estende também ao Instituto Nacional de Criminalística (INC). Peritos também reclamam do suposto exclusivismo dos delegados.
– As coisas estão se agravando. Delegados não cedem em ponto nenhum. Não vejo luz no fim do túnel – afirma um experiente perito.
As disputas de agentes, escrivães e papiloscopistas contra delegados são antigas, mas se tornaram ainda mais acirradas depois da fracassada greve dos policiais federais em 2012. Depois de 72 parados, agentes, escrivães e papiloscopistas voltaram ao trabalho sem os reajustes salarias reivindicados, mas decididos a esticar a corda até o limite da força. A partir de então, começaram a pipocar país afora os atos de desobediência explícita.
No Distrito Federal, um agente disse “não” quando a delegada Andreia Albuquerque, que estava à frente da Operação Miquéas, pediu um relatório analítico sobre escutas e movimentação financeira dos investigados. Segundo relato de um policial ao GLOBO, o agente disse que repassaria os dados brutos Andreia. Caberia a delegada, e não a ele, fazer os cruzamentos de informações e extrair as devidas conclusões sobre as supostas ligações de políticos com um famoso doleiro local.
Para se proteger contra eventuais punições, o agente se escudou na portaria 523/89, que estabelece as atribuições dos policiais. Na visão da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), a portaria não inclui entre as tarefas de um agente a análise crítica de uma investigação. Pelo entendimento deles, se não está na lei, a ordem do delegado perderia a eficácia.
– Antes, agentes faziam relatório de inteligência (com cruzamento de dados) e os delegados assinavam. Hoje eles não fazem mais. Não aceitamos a apropriação (indevida) de propriedade imaterial. Hoje os agentes fazem a investigação, fazem a análise parcial dos dados. O relatório, com as conclusões finais, quem faz é o delegado – afirma Flávio Werneck, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal.
Em São Paulo, um dos atos de resistência teve desfecho trágico. Um grupo de 20 policiais de Ribeirão Preto e Bauru, especializados em ações contra o narcotráfico, se recusou a participar da interceptação de um avião que, depois de sair do Paraguai, pousaria numa fazenda em Bocaina carregado de armas e cocaína. Os policiais cruzaram os braços com o argumento de que não tinham fuzis potentes, visores noturnos e carros blindados para enfrentar os criminosos, conforme determina as normas de segurança.
A partir dali, um delegado recrutou às pressas agentes de outras cidades e correu até o local onde do desembarque das drogas. Segundo um dos agentes que se recusaram a participar da ação, os colegas foram surpreendidos pelos bandidos. Os criminosos fugiram com o carregamento de cocaína num carro e, numa troca de tiros, mataram um agente. A droga pertenceria à facção criminosa que domina os presídios paulistas e fatura alto com a rota da cocaína na região.
– Enquanto nós vamos lá (na linha de frente contra os criminosos), os delegados ficam nos gabinetes aguardando os resultados para darem entrevista. A revolta é geral – afirma um dos agentes que disseram “não” a ordem de interceptar o carregamento de cocaína.
Em Minas Gerais, agentes do serviço de inteligência suspenderam a análise de escutas telefônica da Operação Esopo, investigação sobre supostos desvios de dinheiro de ongs financiadas pelo Ministério do Trabalho. Depois do episódio, os chefes locais fizeram um convênio com as polícias Civil e Militar para cobrir serviços rejeitados pelos agentes federais. Em meio aos embates, a produção da Polícia Federal está longe de antigos recordes.
Segundo relatório divulgado recentemente pela Fenapef e não contestado pela direção-geral, o número de indiciamentos em investigações sobre peculato, concussão, emprego irregular de verba pública, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha caiu 86% em relação a 2007, quando a PF estava no auge das grandes operações de combate à corrupção. Para alguns policiais, o declínio é irreversível até que a paz interna seja restaurada.
Os agentes reivindicam 100% de reajuste salarial, ocupação de cargos estratégicos e a criação de uma carreira única dentro da PF aos moldes do FBI, a polícia federal americana. Um agente em início de carreira ganha salário de R$ 7,5 mil, menos da metade dos vencimentos de um delegado principiante, recebe R$ 15.374,64 por mês. Eles se sentem ultrajados ainda porque viram salários de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) dobrar nos últimos anos. Não faz muito tempo, os oficiais da Abin ganhavam bem menos que os federais.
A Fenapef afirma ainda que os delegados ocupam 95% dos cargos estratégicos de chefia em detrimento de agentes, escrivães, papiloscopistas e até de peritos. A polícia tem aproximadamente 1.700 delegados, 1.200 deles estariam em cargos de chefia. Para agentes, não delegados terem exclusividade sobre todos os setores da administração e não apenas nas áreas relacionadas aos inquéritos criminais. Citam como exemplo a Coordenação Geral de Tecnologia da Informação, chefiada por um delegado e não por um especialista em informática.
– Por que tem que ser delegado (a ocupar cargos de chefia) se isto não está na lei – afirma o vice-presidente da Fenapef Luís Boudens.
As reclamações dos agentes estão encontrando eco no Congresso Nacional. Dois projetos apresentados na Câmara e no Senado defendem a criação da carreira única dentro da PF, são as chamadas PEC do FBI. Pelas propostas, os agentes e delegados passariam a ser classificados como policiais federais e atuariam de acordo com a especialidade de cada um.
O presidente da Associação Nacional dos Delegados Federais (ADPF), Marcos Leôncio Ribeiro confirma que é forte a tensão entre agentes e delegados. Segundo ele, essas desavenças são antigas mas, agora, estão “potencializadas” . Ele entende que os agentes merecem reajuste salarial, mas não podem ocupar cargos estratégicos em uma instituição que é, de fato, dirigida por delegados. Diz também que a PEC do FBI melhoraria a vida dos agentes, mas seria um retrocesso para a polícia. O FBI também seria pontilhado por subdivisões internas de cargos e funções.
– O que a gente verifica é o seguinte : reconhecemos que as reivindicações salariais são justas, mas não se pode tolerar boicote – afirma Leôncio.
O presidente da ADPF afirma reconhece também que “há desmotivação profunda” entre os agentes e que,, mais cedo ou mais tarde, governo e administração da PF terão que encontrar uma solução definitiva para o problema. Recentemente a Fenapf recusou a oferta de um reajuste de 15,8% em duas parcelas oferecido pelo governo. A entidade só aceita reajuste de 100% para equipar a categoria com analistas da Abin, Banco Central e Receita Federal, entre outras.
Na última quarta-feira a Fenapef aprovou novo calendário de protestos com indicativos de greve nas próximas semanas. Procurada pelo GLOBO na última quinta-feira, a direção da Polícia Federal não respondeu às perguntas do jornal sobre o assunto.
Dificil a militarização porque o custo de manter um orgao militar e muitas vezes maior que um orgao civil. A população querendo fechar a pm.
Isto faz parte da evolução das coisas, com o pessoal da policia mais estudado e profissional (sem a tal vocação), acredito que os proprios delegados deveriam assumir as mudanças da policias, porque na pratica os atuais delegados ficariam no comando nos proximos 50 anos.
CurtirCurtir
ESSES SIM SÃO POLICIAIS QUE ESTÃO CONSEGUINDO CHAMAR A ATENÇÃO DE SUA IMPORTÂNCIA. RESTOPOLS É SÓ AQUI NA CIVIL DE SP MESMO. POR ISSO QUE AS COISAS ESTÃO COMO TEMOS VISTO. POLICIAL CIVIL PERDEU TOTALMENTE O RESPEITO EM RAZÃO DA “cupula”. E A CULPA É DELES MESMO, DOS DELPOLS INCOMPETENTES, QUE NEM AO MENOS SABEM DAR ENTREVISTAS. PRA CIMA DELES AGENTES DA PF, MOSTREM A ELES O QUANTO ELES NÃO SERVEM PRA NADA. QUEM CARREGA A SEGURANÇA PÚBLICA NAS COSTAS SÃO OS VALOROSOS QUE PERCORREM AS RUAS FLAGRANCIANDO E IDENTIFICANDO A MARGINALIDADE A SER RESPONSABILIZADA!
CurtirCurtir
Podemos falar isso e aquilo da PM, mas menos que seus chefes não lutam por melhorias, caso que não ocorre de jeito nenhum com a PC.
Acredite se quiser: Conheço um tenente aposentado há mais de 11 anos e que neste exato momento está sendo promovido a capitão. O cara começou como soldado, agora irá desfrutar de um vencimento maior do que muitos delegados da ativa.
Enquanto isso, em nossa solidão e desalento, somos DESPROMOVIDOS ao nos aposentarmos para a classe anterior se não contarmos com 5 anos na classe atual.
Melhor seria ser PM.
CurtirCurtir
http://m.cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/2014/02/02/QUEM-ENTRA-HOJE-NA-POLICIA-FEDERAL-NAO-SABE-O-QUE-SERA-DO-FUTURO.htm
CurtirCurtir
Aprovação da PEC 51 , unica solução.
CurtirCurtir
Sr Dr Conde Guerra
O Sr saberia dizer se nos Estados Unidos um promotor público pode exercer cargo no executivo?
O senhor não acha uma falta de ética ou desrespeito a princípio republicano um “fiscal da lei” exercer cargo na administração pública?
O senhor não acha que os chefes de executivos fazem essas concessões com o objetivo de “blindar” seus governos?
Será que se o Maluf tivesse seguido por esse caminho (cedido cargos chaves para promotores) ele teria sido perseguido como foi?
Será?
CurtirCurtir
NÃO ADIANTA FICAR ANALISANDO EFEITOS.
TEMOS QUE BUSCAR AS CAUSAS E ELAS ESTÃO LÁ ATRÁS, HÁ PELO MENOS QUINZE ANOS.
NÃO É SÓ O FOSSO SALARIAL ENTRE AS CARREIRAS MAS A FORMA COMO AQUELES QUE TEM PODER DE MANDO DELEGAM PODERES QUE NÃO PODEM SER DELEGADOS.
SE EXISTE UMA LEGISLAÇÃO LIMITANDO PODERES DE AGENTES NÃO ADIANTA ESPERNEAR. LEI FOI FEITA PARA SER CUMPRIDA.
CurtirCurtir
Aqui em SP, depois que os delegados conseguiram o reconhecimento da carreira jurídica e o NU (embora aquém do ideal) para os investigadores e os escrivães, estes mesmos delegados esqueceram das demais carreiras. Esqueceram o agente policial e o carcereiro policial no nível fundamental, e o pior de tudo, descartaram e abandonaram os carcepol’s ( 3º maior carreira em números na PC) como cachorros velhos, foram até extintos sem qualquer destino até o momento.
Qual sindicato ou associação de delegados está se importando em rever as condições em que se encontram os extintos carcepols?
Os delegados conseguiram o deles (aquém do que merecem, mas conseguiram algo), mas e o resto?
Srs delegados, briguem pelos seus membros, pelos seus subordinados, não esqueçam daqueles que estão todos os dias nas ruas lutando pela instituição o qual vocês comandam, assumam a liderança da qual lhes pertencem.
CurtirCurtir
Delegado é a carreira mais inútil dentro da Policia Judiciaria!!!!!!!!!!
O agente, investiga, campana, traz o mala, o escriba faz todas as peças do flagrante, todas as peças do inquerito, da portaria ao relatorio , ai vem o majura pra assinar!!!!!!! Esse pais é uma comedia mesmo, delegado não faz nada, só assina e ainda da entrevista na tv do que ele não fez!!!!! Piada!!!!!
CurtirCurtir
E EU JÁ NÃO PREVI A UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS (toda militarizada) ???? O TEMPO SE ENCARREGARÁ DESSA PREMONIÇÃO. E NÃO ADIANTA CHORAR. POLÍCIA ! SENTIDO! – ORDINÁRIO! mARCHE! UM DOIS, UM DOIS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. QUEM VIVER VERÁ.
CurtirCurtir
Com extinção forçada da Polícia Civil, com o fim da investigação de qualidade no Brasil, a tendência é o crime imperar, bem vindos ao México piorado!!!
CurtirCurtir
Não aceitaram o reajuste e agora reclamam na mídia. Os delegados estão corretos! Se querem correr com eles, corram. . .se não, corram sozinhos ou busquem parceria fora e o embate será longo porque os delegados não vão abrir nem para o TREM. . .
CurtirCurtir
Os agentes da federal têm é mais que botar pra phoder, mesmo, se nós operacionais da policia servil já tivéssemos feito isto anos a trás não estaríamos nesta situação falimentar.
Chega de fazer o trampo todo e o delegado só assinar e da entrevista se apropriando do trampo do outros.
Na minha pastelaria vi um tira dando uma invertida num delegado que estava fazendo uma cobrança por conta de uma solicitação de um juiz que tinha interesse pessoal num inquérito, o delegado queira que o tira atropelasse outros serviços para dar prioridade do caso do juiz, disse o tira para o delegado “ Não sou subordinado do juiz e eu tenho as minhas prioridades, se o senhor que fazer média vá lá na rua buscar a informação”.
É bem típico este tipo de postura de alguns delegados, provavelmente o tira faria o trampo, passaria as informações para o delegado e este para ficar bem com o juiz diria que foi ele quem foi á rua na busca das informações,
CurtirCurtir
Vocês não entende que o Governo do Estado quer uma polícia fraca e engessada para blindar seus atos de ingovernabilidades e improbidades. Em Estados com governabilidade, seus governantes temem a polícia.
CurtirCurtir
Igual na PC de SP, quem, trabalham, são os Escrivães e Investigadores e quem dá as entrevistas e apenas assina os papéis são os delegados que voam o dia inteiro sem fazer nada, no/máximo ficar puxando o saco do delegado titular o dia inteiro na sala dele, flagrantes e inquéritos são presididos de fato pelos Escrivães, investigações , infiltrações e etc, por investigadores e até carcereiros, menos delegados, mas ridículo mesmo é mais de 30 delegados fazendo ronda juntos apenas para dizer “nossa carreira é importante” .
CurtirCurtir
Majuras mal chegam recém nomeados nos plantões, não sabem nem onde sentar e já querem ensinar policiais , principalmente escrivães de classe especial com 30 anos de serviço, parece comédia, não sabem nem o que querem, parecem cachorros que caem do caminhão de mudança, totalmente perdidos.
CurtirCurtir
Agora a segurança vai mudar, o mundo vai melhorar… ah tah
bando de semijuridicos , cabeça vazia, querem ser CHEFE no tapetao, sem passar pelo “corredor”
CurtirCurtir
Vejam e aprendam ,outro nível outro mundo , não tem comparação os caras são unidos e tem objetivos. Aqui na P.C. só ficam brigando entre carreiras, com a G.M. P.M e a SPTC. sendo assim NUNCA CHEGAREMOS A LUGAR NENHUM.
Cada um colhe o que planta.
CurtirCurtir
A tendência é que isso ocorra nas policiais civis também
CurtirCurtir
PEC 51 NA CABEÇA!!! DOA A QUEM DOER
PEC 51 NA CABEÇA!!! DOA A QUEM DOER
PEC 51 NA CABEÇA!!! DOA A QUEM DOER
PEC 51 NA CABEÇA!!! DOA A QUEM DOER
CurtirCurtir
Mas na PF tem 15-30?
CurtirCurtir
Parabéns aos colegas operacionais da Polícia Federal….
Parabéns, estão certíssimos, parabéns à coragem desses Policias da Federal…
Quanto à militarização, isso não acredito, conversa mole, uma Polícia de caráter CIVIL jamais será militarizada….
Já o contrário pode acontecer, a Polícia dita MILITAR chegará ao seu fim….
Que venha a PEC – 51, uma “Boa Ideia!”.
– de outro modo, serve de exemplo a conduta dos “operacionais” da Polícia Federal, “colocando” os Delegas nos seus devidos lugares….
– Oras, não se denominam carreira jurídica….????
– Então que presidam efetivamente seus Inquéritos (não deixe nas costas do Escriba)
– Façam as Portarias, os despachos, os relatórios dos Inquéritos (não deixe nas costas do Escriba)
– Presidam os flagrantes, as oitivas, e “decidam” efetivamente as ocorrências que lhes são apresentadas (não deixe nas costas do Escriba);
Desçam senhores Delegados do pedestal onde estão, montados em cima das costas do seu escudeiro, Sancho Pança, o coitado do Escriba e aprendam à serem delegados de verdade….
Parabéns aos Operacionais da POLÍCIA FEDERAL…..
SE, aqui em São Paulo, “nóis” tivéssemos o mesmo ímpeto e coragem de “enfrentar” os Delegados…
– Então TODA a Polícia pararia…. de verdade….
CADÊ aquela “CARTILHA” divulgada pelos nossos sindicatos e associações….
É só CUMPRIR aquela Cartilha, e olhe!, trabalhando apenas na sua função, dentro da Lei… e assim…..cada qual….
– Queria ver o que seriam dos Delegados……????
basta cumprir a CARTILHA….. e pronto!!!
CurtirCurtir
Os Oficiais Paulistas foram ligeiros, sabem que se tentarem mexer na Constituição, encontrarão resistência em outros Estados onde a Polícia Judiciária ainda tem muito mais força como RJ, DF, RS, PR, CE, MS, SC, MT por exemplo.
Então começaram a atuar nos bastidores justamente onde o EB manda e muito, que é nas fileiras da PF. Derrubando a hegemonia dos Delegados na Polícia Judiciária de maior credibilidade de todo o Brasil, o efeito dominó acontecerá naturalmente nas outras Polícias Judiciárias de menor prestígio que são as Estaduais.
O processo está em curso e pelo andar da carruagem, se avizinha uma Polícia de Carreira Única, contudo entendo, que enquanto os atuais Delegados estiverem na ativa, estes continuarão a exercer os cargos de comando da instituição, numa espécie de ‘fase de transição’ e com novos concursos futuros numa Academia Policial Única se implantará sem o menor problema a Polícia de Carreira Única comandada por policiais de carreira e com cada unidade supervisionada diretamente e diariamente por um Promotor de Justiça que é o titular da Ação Penal.
JÁ DEMOROU PARA ISSO ACONTECER.
CurtirCurtir
POLÍCIA DE CARREIRA ÚNICA – O POVO BRASILEIRO MERECE – CHEGA DE COMBATE AO CRIME FRACIONADO.
ENTENDERAM O PORQUÊ DE UM N.U DE MERDA? PARA NÃO ENTRAREM ‘CABEÇAS PENSANTES’ NAS FILEIRAS!
O MOVIMENTO DAS FILEIRAS FEDERAIS É SEM VOLTA – A POLÍCIA DE CARREIRA ÚNICA SE AVIZINHA
QUE SE CRIE A ‘DIVISÃO DE PAISANOS’ E ENTREGUEM OS BALCÕES POLICIAIS À PM!
CurtirCurtir
RJ 63 MILITARES INICIAM CAMPANHA NACIONAL PELO VOTO ANTI PT
A CHAPA ESTÁ ESQUENTANDO , O BICHO ESTÁ PEGANDO !!!!
EM 64, FORAM DERROTADOS PELAS ARMAS, EM 2014 O SERÃO PELO VOTO !!!!
CMRJ
.63
MILITARES INICIAM CAMPANHA NACIONAL PELO VOTO
ANTI PT
Encaminho visando fazer chegar a campanha a grupos,
a clubes,
a escolas,
aos clubes e círculos militares,
aos condomínios,
a
s
paróquias,
a centros evangélicos e aos aposentados.
Visando ainda à formação de grupos de pessoas amigas capazes de acompanhar e estimular a mobilização nacional pelo voto anti PT.
REPASSEM PARA O BEM DO
BRASIL
OS MILITARES, PARTE DA IGREJA CATÓLICA, EVANGÉLICOS E MAÇONARIA E APOSENTADOS ESTÃO CHEGANDO!!!!
VAMOS ÀS RUAS CONTRA O COMUNISMO!!!!
ATENÇÃO CLUBE MILITAR DO RIO!
ATENÇÃO MARINHA DO BRASIL!!
ATENÇÃO CÍRCULOS MILITARES DO SUDESTE.
ATENÇÃO EXÉRCITO DO NORDESTE.
MILITARES INICIAM CAMPANHA
NACIONAL PELO VOTO ANTI PT
1-ROGO AOS AMIGOS MILITARES
E AMIGOS CIVIS QUE TAMBÉM ESTÃO REVOLTADOS COM OS
DESMANDOS, AS ROUBALHEIRAS, COM OS ESCÂNDALOS E “MARACUTAIAS” QUE O PT E PETRALHADA DESDE A POSSE DO “BÊBADO HORRORIS CAUSA”
NA PRESIDÊNCIA VÊM NOS BRINDANDO, QUE REPASSEM PARA OS COLEGAS MILITARES, AMIGOS E PARENTES CIVIS, DE MODO A QUE POSSAMOS FORMAR UMA CORRENTE DE PESSOAS DIGNAS E CORRETAS PARA FAZER FRENTE AO DOMÍNIO PETISTA. 2 -ESSA CORRENTE TEM QUE TENTAR, DE QUALQUER FORMA, ALCANÇAR AS PESSOAS DE BEM QUE NÃO TÊM ACESSO ÀS INFORMAÇÕES CORRETAS E VERDADEIRAS DAS BANDALHEIRAS QUE SÃO TRAIÇOEIRAMENTE ENCOBERTAS PELOS FAVORES DAS BOLSAS, DAS COTAS, DO EMPREGUISMO E DE AÇÕES POPULISTAS DE TODA ORDEM.
Sergio Caetano de Barros Já era hora!!! ESTA É A MAIOR BATALHA SEM O USO DE NENHUM ARTEFATO BÉLICO, NÃO SÓ NÓS MILITARES, MAS POR TODOS BRASILEIROS INSATISFEITOS COM AS MENTIRAS DESLAVADAS.
VAMOS USAR APENAS UM TIPO DE ARMA QUE CAUSARÁ EM TODOS OS ENGANADORES DO BRASIL FERIMENTOS MORTAIS; ESTA ARMA, A MAIS SIMPLES DE TODAS, O NOSSO VOTO. V A M O S À L U T A B R A S I L
MILITARES E BRASILEIROS DE VERDADE INICIAM CAMPANHA NACIONAL ANTI PT
“Pensávamos que seria um governo de um homem do povo para o povo, mas tudo indica que se transformou no governo dos escândalos e favorecimentos ilícitos”- disse um dos militares. Os militares das Forças Armadas somam mais de 600.000 entre os que estão em atividade e os da reserva. Somados com seus dependentes e círculos de influência esse quantitativo pode passar de 5 milhões de pessoas. Um número que definitivamente pode mudar os rumos de qualquer eleição.
Militares estaduais também estão insatisfeitos com o governo federal, que não facilitou para que as negociações sobre a PEC 300 prosseguissem. Na passeata em Copacabana verificou-se a presença de lideranças dos policiais e bombeiros do Rio de Janeiro, e isso acena para uma possível união de militares federais e estaduais. Se isso se concretizar e chegar às urnas certamente será um problema a mais para os políticos vermelhos. Os militares das Forças Armadas, comumente, são homens de conduta ilibada e bem relacionados.. Formadores de opinião. É frequente serem preferidos para assumir cargos de síndico em seus edifícios, diáconos em igrejas católicas e evangélicas, pastores e líderes comunitários.
Homens preparados e competentes como líderes e aptos para discursar diante de pequenos e médios grupos, eles representam realmente um perigo em potencial para o partido da situação, se resolverem usar sua influência para um objetivo comum. Pesquisas demonstram que as Forças Armadas são as instituições com maior credibilidade no Brasil, o que confirma que os militares brasileiros gozam de excelente reputação junto à sociedade. Nos últimos meses há freqüente divergência entre militares das Forças Armadas e o governo. Manifestos Interclubes, abaixo-assinados dos oficiais e marcha virtual, são exemplos de grandes questões surgidas ainda este ano. Essa aparente queda de braço com os militares pode causar bastante prejuízo nas pretensões dos políticos que estão “confortáveis”, já a curtíssimo prazo.
Somos mais de 30 milhões de aposentados em todo país; podemos mudar o rumo das eleições! Todos têm que votar e não ficar em casa concordando com essa política de miséria!
Os médicos brasileiros já começaram essa campanha, vamos à luta! Talvez assim, consigamos começar a melhorar este país!. PRECISAMOS MOSTRAR QUE TEMOS FORÇA, NÃO ESTAMOS MORTOS E ELES PASSARÃO A SE ACAUTELAR E NOS ENXERGAR COM O JUSTO RESPEITO E DIGNIDADE. ESSA É A MELHOR FORMA… VAMOS NOS UNIR!
NÃO SE ACOVARDEM! VOTEM EM QUEM QUISER, EXCETO APENAS QUE NÃO SEJA ALGUEM DO PT
OU DE SEUS ALIADOS. POR AMOR AO PAÍS, VAMOS IMPACTAR O COMODISMO QUE DOMINA O GOVERNO FEDERAL E MOSTRAR QUE TEMOS – JUNTO COM O POVO QUE É SOBERANO –
A MAIOR FORÇA, DA INTERNET
E DO PODER DO VOTO.
Já passou da hora de virar a mesa!
Repasse para seus amigos
“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.”
(Albert Einstein)
“Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso”.
CurtirCurtir
Se continuar com essa palhaçada vai militarizar mesmo, até porque com 100% de aumento eles querem virar coronéis da pm kkkkk
CurtirCurtir
Eu,
Eu, prefiro votar no PT
do que aguentar mais quatro anos de PSDBosta em São Paulo….
vou votar no PT….. e ponto final…
CurtirCurtir
PADILHA EM SÃO PAULO E EDUARDO CAMPOS NA PRESIDÊNCIA – PRECISAMOS MUDAR!
CurtirCurtir
VEJAM SÓ QUE CONTRADIÇÃO. TODOS ODEIAM OS MILITARES (FEDERAIS E ESTADUAIS). AGORA QUEREM APOIO IRRESTRITO DELES. POLÍCIA UNICA MILITARIZADA JÁ.! QUEM NÃO CONCORDAR PEÇA PRA SAIR. A DISCIPLINA MILITAR É INIGUALÁVEL. SÃO OBEDIENTES MAS, QUANDO VÊM QUE O BICHO VAI PEGAR, SÃO MACHOS PARA MUDAR O CONTEXTO. PRETO VÉIO VAI FAZÊ MACUMBA NA ENCRUZI PRA VORTÁ A DITADURA. .ESTE PAÍS SÓ FUNCIONA COM RÉDEAS CURTAS. ESTADO DE SÍTIO JÁ. A BANDIDADA QUE SE CUIDE.O DOPS SERÁ REATIVADO. O PAÍS ESTÁ NAS MÃOS DOS TERRORISTAS. SOCORRO !!! INHANSÃ CADÊ OGUM ? BABALORIXA . SARAVÁ MI ZIFIO.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
PREto VÉIO MACUMBEIRO disse:
03/02/2014 às 7:30
POLÍCIA DE CARREIRA ÚNICA HIERARQUIZADA ÚNICA JÁ!
BALCÕES POLICIAIS(190, ATENDIMENTO – FLAGRANTES) – POLÍCIA FARDADA
PLANTÕES – POLÍCIA FARDADA COM EQUIPE DESCARACTERIZADA PARA APOIAR NOS LOCAIS DE CRIMES
PERÍCIA – JALECO BRANCO POLICIAL
POLICIAMENTO OSTENSIVO – POLÍCIA FARDADA
GRUPAMENTOS ESPECIAIS – POLÍCIA FARDADA
ESCRITÓRIOS ADMINISTRATIVOS POLICIAIS – POLÍCIA FARDADA
DIVISÃO DE INVESTIGAÇÕES – POLÍCIA DESCARACTERIZADA(PAISANA)
CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO
CRIMES CONTRA A VIDA
COMBATE AO NARCOTRÁFICO
CRIMES CONTRA O CONSUMIDOR
CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA
Ingressa como policial patrulheiro raso e vai se qualificando e fazendo cursos internos para galgar até a DIVISÃO DE INVESTIGAÇÕES.
Para se chegar ao cargo de comando BACHARELADO EM DIREITO obrigatório e somente em concursos internos.
No tocante às investigações fica tranquilo para uma equipe de dois investigadores realizarem investigações e prisões e caso necessário pedir apoio imediato da guarnição fardada no local, acabaria essa putaria da treta na hora da cana entre PCxPM.
CurtirCurtir
A polícia civil de SP, já acabou faz tempo, por causa de delegados que escerrado e só ficam em suas salas acessando sites de putaria e assistindo filmes pornos, enquanto o tiraficana rua fazendo campana e o escrivão deliberando, atendendo o público e fazendo boletins. Ai eu lhe pergunto Dr Guerra “Delegado pra que??” sou a favor da PEC 51 para mudar, pois alguma coisa tem que ser feita, estou cansando de prender sempre osmesmos malas, o Inquérito policial é falho .já passou da hora de mudarmos totalmenteo sistema de policial e processo criminal no Brasil. pra que duas policiais estaduais, só para comer dinheiro?
CurtirCurtir
Ninguém tá dando a devida importância ao problema da PF. A coisa vai virar e não tenho opnião formada sobre o tema, mas tá osso conviver com alguns delegados.
CurtirCurtir
BANDIDOS TENTAM MATAR FILHO DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO
Em São Paulo os bandidos não respeitam nem filho de governador.
Neste domingo à noite, dia 2, quatro marginais deram um cavalo de pau na frente do carro de Thomaz Alckmin, pararam o veículo em que iam e quando desceram já foi atirando.
O filho de Geraldo Alckmin e sua neta só não morreram por que uma escolta policial abriu fogo contra os bandidos, que terminaram fugindo.
O caso agora está sendo investigado por um departamento policial especializado e se trabalha com a possibilidade de sequestro ou de que Thomaz tenha sido confundido com outra pessoa.
SEGUNDA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO DE 2014
CurtirCurtir
Tchuli Caô e Zé Vitinho disse:
02/02/2014 ÀS 23:01
POLÍCIA DE CARREIRA ÚNICA – O POVO BRASILEIRO MERECE – CHEGA DE COMBATE AO CRIME FRACIONADO.
ENTENDERAM O PORQUÊ DE UM N.U DE MERDA? PARA NÃO ENTRAREM ‘CABEÇAS PENSANTES’ NAS FILEIRAS!
O MOVIMENTO DAS FILEIRAS FEDERAIS É SEM VOLTA – A POLÍCIA DE CARREIRA ÚNICA SE AVIZINHA
QUE SE CRIE A ‘DIVISÃO DE PAISANOS’ E ENTREGUEM OS BALCÕES POLICIAIS À PM!
—————————————————————————————————————————————————————–
VOCÊ ESTA COBERTO DE RAZÃO.
ESTES POLICIAIS SÃO TREINADOS DE VERDADE, SÃO UM POR TODOS E TODOS POR UM, DIFERENTE DA NOSSA POLÍCIA “SERVIL”, UMA VERDADEIRA MASSA FALIDA.
LÁ NINGUEM SE OLHA DE CIMA, NINGUEM MENOSPREZA O PARCEIRO DE LUTA, NINGUEM SE ACHA MAIS DO QUE NINGUEM, SABE PORQUE?
PORQUE SÃO POLÍCIA DE VERDADE, E NÃO POLÍCIA DE FAZ DE CONTA COMO NOSSA MASSA FALIDA, ONDE ALGUNS SE ACHAM MAIS DO QUE OUTROS, ALGUNS RIEM DA DESGRAÇA DE OUTROS, ALGUNS LATEM LATEM, MAS NA HORA “H”, NÃO MORDEM NINGUEM, SÃO LEÕES ATRÁS DE UMA MESA.
GOSTARIA DE ESTAR VIVO E NA ATIVA PRA VER ESTE ESTADO DE COISAS MUDAR, MAS ACHO QUE ISSO NÃO SERÁ POSSÍVEL, POIS NÃO SOU, E NINGUEM É, ETERNO. KKK
BOA SORTE A TODOS, VAMOS PRECISAR.
CurtirCurtir
Discordo na hora da merda principalmente no interior nao vejo ninguem especial ou super treinado, mais estao meus irmaos prontos se for preciso sangrar junto comigo.
CurtirCurtir
esses delegados de merda tem mais e que se fuderrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Caríssimo dr. Guerra. Só queria destacar um ou dois aspectos,
Ninguém, a não ser que padeça de idiotia diagnosticada, pode levar a sério o pleito destes policiais federais e dos especialistas os mais variados que, irresponsavelmente, engrossam o coro da sandice (sociólogos e quejandos).
Note: a grita que eles promovem é, convenha, mesmo ruidosa. Um incauto, certa e inadvertidamente, se deixaria ludibriar, assim, alegremente. Mas homens sérios, não.
E por quê? Ora, porque homens sérios, antes de esgrimirem seus argumentos, fazem uma leitura – literal e metafórica – dos seus adversários.
E é exatamente aí que a coisa desanda.
Eis a parte, digamos, percalçada do embate. Para os fortes, sugiro: leiam os artigos veiculados na página da Fenapef.
Os erros gramaticais polvilham em todos, invariavelmente em todos os textos da lavra dos arautos de uma polícia mais, como eles dizem?, republicana.
E – em que pese ao constrangimento de anunciar o óbvio – ninguém está a exigir que nas hostes federais, pululem gênios da igualha de um Machado, de um Lima Barreto, de um Graciliano Ramos etc. Claro que não. Tampouco, exigi-se um português rebuscado, afetado, sei lá.
Mas há algo, sim, exigível: uma escrita que respeite, no mínimo, os rudimentos da Flor do Lácio.
Notem: no último texto veiculado na página da Fenapef, um destes bastiões republicanos, que só pensa em arejar democraticamente a polícia federal, que se move desinteressado, visando a interesses altruísticos, bom um destes seres superiores esgrimiu os seus, é claro, irretorquíveis argumentos. E fê-lo num dialeto que mimetiza, mas não é português.
Notem lá um exemplo que solta aos olhos: ele emprega o “por que” sempre desta forma, como se fossilizado fosse. E isto pouco importando a sua função sintática.
Nesta esteira, podemos dizer tranquilamente: um erro de concordância, um erro de grafia, qualquer um solecismo, tudo isto, claro, se tolera. Mas rudimentos, regras comezinhas, elas têm de ser respeitadas, sim.
Notadamente, porque, pressupõem-se, o autor em questão é um analfabeto que, decerto, fica brandindo seu diploma de terceiro grau, como se o título, por si só, pudesse tirá-lo da obscuridade. Como vimos, não pode.
Nem me digam que tal preocupação não se coaduna com a formação de um bom policial. Se de fato pensam isso, são ainda mais idiotizados que eu supus.
Não se esqueçam, nunca, da advertência do mestre Saconni: a língua é um dos elementos que definem nosso grau civilizatório.
Para encerrar: a exemplo dos federais, eu também vislumbro a necessidade de mudanças. Mas não pugno por revolução, pugno por reformas.
Que tal recrudescermos o concurso para delegados e demais carreiras? Que tal exigirmos um português castiço? Que tal ministrarmos com periodicidade satisfatória testes de desempenho? Que tal delimitarmos os cursos aceitáveis para o ingresso em carreiras de nível superior?
Policiais federais, a história não será benevolente com os senhores. Certamente, serão lembrados como os maiores trânsfugas já havidos.
(Continuem a flertar com os procuradores. No momento oportuno, vocês irão ver. Eles serão como verdadeiros pais para todos vocês.)
CurtirCurtir
ao colega flitador….. Dr. Delegado….
ao Dr. Delegado…..
Como já dizia o antigo D.G.P. Carneiro…….
“Olha o gongorismo!….. vamos evitar os gongorismos…..!” (rs rs rs rs)
esse seu português rebuscado, o cuidado com as palavras, tu sabes bem que pouca serventia tem nesta nossa “puliça”…. falida e combalida.
POLICIAL, de verdade, penso que o requisito essencial é a VOCAÇÃO….
POLICIAL têm que ser vocacionado…. primeira coisa…
Conheci alguns poucos “polícia” bons, colega que era “cana firme”, poderia até não escrever ou falar direito…
– Mas era bom de “dar cana”, corria atrás e pegava ladrão de verdade, ao invés dos “pés de chinelo” de hoje….
POLICIAL têm que ter vocação até no sangue….
No demais, inevitável serão as mudanças futuras, que se avizinham no horizonte….
– Caminhamos para um NOVO MODELO de Polícia, a Sociedade clama por isso, por uma Polícia EFICIENTE em todos os sentidos, ÚNICA e desmilitarizada.
Talvez Eu, ou o senhor – colega, não vejamos esse Futuro, mas ele virá SIM.
(a proposta da PEC – 51 já é um indicativo de abertura nesse sentido)….
Desculpe-me pelo meu simples português coloquial, sem erudição, sem eloquência….
Mas, sabe como é…
Sou POLICIAL de VERDADE de uma POLÍCIA que já não existe mais….
CurtirCurtir
Lamento, Escriba 2014. Seus argumentos já estavam dentro do prognóstico. Não se nivele nem aos seus por baixo. O português empregado por mim, convenha, não tem nada de rebuscado e/ou afetado.
Com efeito, sem querer parecer soberbo ou algo que o valha, não considero suas colocações como válidas para refutar as minhas inicias,
De mais a mais, não me comove a ênfase que deposita em mudanças futuras e inapelavelmente vindouras. Muitos facínoras surgiram falando em prol da sociedade e de um futuro idílico e deixaram, como obra, apenas o caos e desespero.
Esmere-se mais: você consegue
CurtirCurtir
Ah, em tempo: este papinho de Polícia de Verdade. Que se jacta do arbítrio. Na moral, não convence ninguém mais.
Escrever corretamente é, sim, crucial.
Num concurso ministrado por mim, estes beócios da Fenapef não passavam mesmo.
CurtirCurtir
Dr. delegado. disse:
04/02/2014 às 19:42
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
O USO DO VERNÁCULO É OBRIGATÓRIO E TAMBÉM ME COADUNO COM A IDEIA, DE QUE CARGOS DE COMANDO NUMA POLÍCIA DE CARREIRA ÚNICA, SE FAZ NECESSÁRIO O BACHARELADO EM DIREITO. É O MÍNIMO.
NOS DIAS ATUAIS DE QUE ADIANTA UM PORTUGUÊS COM BENÇÃO DE RUY BARBOSA, SE NO JUDICIÁRIO TUDO É REFEITO?
A CREDIBILIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO NÃO RESIDE NO PORTUGUÊS POR ELA PRATICADO, MAS SIM NO TRABALHO DE SEUS FUNCIONÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DOS FATOS QUE CONDUZEM AO FLAGRANTE OU INDICIAMENTO DO SUSPEITO, TUDO DEVIDAMENTE CAPITULADO NO CPB.
DELEGADO BOM DE RUA E BOM DE PAPEL, É VOZ CORRENTE QUE FOI NOSSO QUERIDO DOUTOR GUERRA OU ‘GUERRINHA’, OS DEMAIS OU ERAM UM OU OUTRO, NUNCA OS DOIS.
QUANTO A CARREIRA ÚNICA EM SI, A SOCIEDADE PRECISA E URGENTE.
É O QUE PENSO.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Caríssimo colega. Divirjo de você, mas, claro, respeitosamente. Não penso que a carreira única seja a propalada panacéia. Pelo contrário, penso que seria nefando, e para todos. Teríamos, com efeito, uma polícia ainda mais vitimada pelo compadrio e pela incompetência. Sou, insisto, um entusiasta do concurso público externo, para qualquer carreira. Ele sim afere a meritocracia. Mas, claro, não rechaço reformas, notadamente aquelas que prestigiem aos operacionais.
No tocante ao judiciário, destaco: muito do que lá se repete, só se repete porque, com aprioridade, fora feito pela polícia.
Demais disso, lá também a mediocridade reina desabridamente. Não se trata de exclusividade nossa.
CurtirCurtir
Dúvida no que concerne à regência do verbo prestigiar. Se alguém souber, por favor, exponha.
CurtirCurtir
colega flitador Dr. Delegado….
nesse seu concurso ministrado por você mesmo….. QUEM passaria…..????
– o letrado erudito, profissional da caneta……mas UM CANA ZERO…..????
POLICIAL é vocação, que não está só no papel, mas nas atitudes da cotidiana prática policial……
– Policial “bom” sabe trabalhar na rua, à campo, sabe investigar… é “cana” de verdade…
Quer exigir mais dos concursos para delegados e as outras carreiras…..para quê???
Pois bem, que subsistirá aos seus certames…..????
Mas, por fim, embora NÃO concorde, têm o direito de expor seu pensamento neste espaço democrático…. e respeito isso.
Por fim, acredito que num futuro não tão distante mudanças ocorrerão no MODELO de POLÍCIA existente neste País….
Basta observar o cenário social e político….. mudanças virão… SIM!
Esta celeuma dos policiais da FENAPEF pode ir de encontro com a PEC -51, mas….
Precisamos, SIM, de um novo MODELO DE POLÍCIA, que seja ÚNICA e DESMILITARIZADA…. e até em algumas metrópoles, municipalizada…..
O que temos por temer…???
Por quê o pavor….???
Por quê a resistência às mudanças…..????
CurtirCurtir
PRESTIGIAR O ‘OPERACIONALATO’ É O CORRETO, É JUSTO!
COISA LINDA DE SE VER PRISÃO DA PF DE 10 MILHÕES EM DINHEIRO VIVO
CurtirCurtir
Neste debate de ideias….
Neste debate de ideias….
LEMBREI-ME que há alguns anos atrás havia um Delegado que atuava numa das delegacias do centro de São Paulo, na região da Santa Cecília….
( não me lembro do nome do Delegado, convém até não lembrar )
Também era eloquente em palavras, inteligente, perspicaz…. como maioria dos seus pares NÃO é….
Mas esse Delegado era bem conhecido pelo costume de “escrever” nos históricos de seus “B.O.s” ou outras peças, em ritmo de “versos e prosas”….
Ele escrevia verdadeiros poemas e rimas dos casos que atendia, transcritos aos boletins de ocorrências…
– Gosta também de “fechar” alguns puteiros da região durante a madrugada….. (não deixava as meninas trabalhar)….
Foi duramente criticado e até censurado por alguns….;
Faz uns vinte anos isso, acho que esse Delegado até se aposentou…. era uma “figura” polêmica e carismática no meio policial.
CurtirCurtir
Escriba 2014. Voltemos à carga. O senhor, posso depreender, é uma pessoa inteligente. Nesta esteira, certamente não ignora que mudanças operadas sob o clamor social, de afogadilho, sempre redundam em mudanças…piores. Ao contrário do que asseverou, não sou refratário a mudanças, apenas aquelas que se operam em atenção a interesses subalternos, medíocres, notadamente quando querem se passar por interesse do povo, das massas. Tantas atrocidades já foram cometidas em nome do povo, não é mesmo?
No que toca aos predicados para se ser um bom policial, claramente, ser vocacionado é um deles. Mas vocação não é exclusividade desta ou daquela carreira. Há tiras excepcionais. Há tiras péssimos. O mesmo se aplica a escrivães e delegados.
CurtirCurtir
outra vez…..
outra vez… minhas pérolas encalharam na peneira da moderação!!!!
(rs rs rs)
aguardo a pronta liberação……
CurtirCurtir
Em tempo: o senhor é um homem civilizado. Esgrime seus argumentos habilmente é com educação. Estamos, claro, debatendo, mas não somos inimigos, nem sequer adversários, penso eu.
CurtirCurtir
Dr. Delegado…. estou gostando do debate…… legal!
– do seu último comentário…. ” Mas vocação não é exclusividade desta ou daquela carreira. Há tiras excepcionais. Há tiras péssimos. O mesmo se aplica a escrivães e delegados”.
Me convenceu…. sabe tão bem quanto Eu, que nesta nossa “puliça” temos todo o tipo de “gente”, todo tipo de colegas (em todas as carreiras)…. sejam dos mais medíocres até os mais capacitados e vocacionados, por vezes, sequer reconhecidos e valorizados pelo sistema…..
(no demais, o outro comentário meu travou na peneira da moderação)….
CurtirCurtir
Colega Dr. Delegado…..
SEMPRE procurei apregoar neste – espaço virtual – democrático, justamente isso…
Que venham os DEBATES de ideias, o confronto de pensamentos e de convicções….
mas sem ofensas pessoais, ou picuinhas…..
TODOS os policiais que desejassem uma POLÍCIA MELHOR, VALORIZADA, RECONHECIDA…. deveriam trazer esse “debate” do virtual para a realidade….. mas estamos longe disso.
CurtirCurtir
ainda…..
Penso que muitos recorrem aqui neste – espaço virtual – neste campo seguro da internet, justamente pela SEGURANÇA que nos traz o FLIT PARALISANTE….
Sabemos que tão bem administrado……
Nós, policiais, sabemos que não teríamos “vez”, nem qualquer outra oportunidade de “expressar nossas opiniões”, com alguma anonimidade e segurança….. do contrário….
SOFRERÍAMOS a CENSURA prévia e a “mão pesada” da dita Casa Censora….
Já que a “administração” não aceita as críticas….
O nosso “estado patrão” não aceitas as críticas….
Estamos num porto seguro chamado FLIT PARALISANTE!
CurtirCurtir
Dr. Delegado
”Teríamos, com efeito, uma polícia ainda mais vitimada pelo compadrio e pela incompetência. Sou, insisto, um entusiasta do concurso público externo, para qualquer carreira. Ele sim afere a meritocracia. ”(SIC)
Exmª Autoridade, o compadrio faz parte do DNA brasileiro e se escamoteia tal qual verdadeiro CAMALEÃO, para continuar existindo e de fato, nos dias atuais existe e é notório, concordo que não raro, vem no ‘combo’ do compadrio a incompetência, prova é que o mesmo ‘habita’ todos os níveis de governo, em especial à Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Peneirando os fatos chegamos a conclusão que sendo na forma atual ou sob o formato da carreira única o compadrio continuará existindo, isso é fato.
O grande problema do concurso público externo tão defendido por Vossa Excelência, é justamente o aparecimento da figura jocosa do DELEGADO DE PELÚCIA e a gritante falta de amor institucional, a Polícia Civil sofre verdadeira batida de tiro de meta quando os DELEGADOS PARAQUEDAS passam em outro concurso. Eles ingressam na Polícia Civil apenas para tapar buraco, essa é a real.
É o que penso.
CurtirCurtir
Sim, certamente. Aqui, todos nós podemos dar vazão às opiniões. A expressiva maioria, o faz de modo polido. Felicita-me, e sobremodo, o debato que transcorre com urbanidade e que ē, invariavelmente, fecundo.
CurtirCurtir
Escapa-me o porquê de se considerar jocosa a figura do delegado, sinceramente. Para mim, dentre as carreiras jurídicas, a de delegado de polícia é a mais bela. Não estou puxando sardinha pro meu lado, não. É verdadeiramente o que penso.
Há, claro, péssimos delegados. Assim como há péssimos tiras, péssimos escrivães e etc.
Não acho nenhuma das carreiras “jocosas”. Acho, isso sim, todas nobilíssimas.
CurtirCurtir
– COLEGA
– colega Louco do Lixo acreditou no Alckmin….
Esses DELEGADOS de PELÚCIA e
os DELEGADOS PARAQUEDISTAS…..
são AQUELES justamente em que me expressava, NÃO são vocacionados, NÃO têm qualquer interesse pela “instituição policial”, senão apenas os seus próprios e particulares interesses…..
– Têm aqueles que usam a “PULIÇA” apenas como trampolim para alcançarem a magistratura, MP ou outra carreira jurídica;
– Têm aqueles que se sentem apenas funcionários públicos e mais nada….. NÃO se sentem policiais….
– Têm aqueles que estão para passar o tempo, ou até arrumarem coisa melhor….
– Têm os que não estão nem aí para nada…. e que pode até explodir o mundo (no dia que ele não esteja de plantão)
– Têm os que são subservientes à toda e qualquer pressão interna ou externa…. (basta alguém falar mais alto)….
É…. o primeiro “exame” que deveria ser feito pela Acadepol seria este…. de VOCAÇÃO para ser policial….
Não seria este o propósito do chamado estágio probatório……???
– Saber se o indivíduo têm ou não vocação ou aptidão para ser polícia…????
CurtirCurtir
A “cunversa tava boa cumprade…”
A “prosa” estava boa…. mas…..
a “patroa” já está me olhando de cara feia……..
– Tenho que colocar o lixo para fora……
– ela também quer usar o computador para entrar no “face”…. (rs rs rs rs)…..
– e minha latinha de cerveja evaporou…..
Mas, meus sinceros agradecimentos aos colegas acima referidos….
ao dr. Delegado… e ao
Louco o lixo….
até a próxima….
CurtirCurtir
Concordo com o escriba 2014
CurtirCurtir
Falou irmaozao. Fique com Deus.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Dr. delegado. disse:
04/02/2014 às 19:42
Caríssimo dr. Guerra. Só queria destacar um ou dois aspectos,
Ninguém, a não ser que padeça de idiotia diagnosticada, pode levar a sério o pleito destes policiais federais e dos especialistas os mais variados que, irresponsavelmente, engrossam o coro da sandice (sociólogos e quejandos).
Note: a grita que eles promovem é, convenha, mesmo ruidosa. Um incauto, certa e inadvertidamente, se deixaria ludibriar, assim, alegremente. Mas homens sérios, não.
E por quê? Ora, porque homens sérios, antes de esgrimirem seus argumentos, fazem uma leitura – literal e metafórica – dos seus adversários.
E é exatamente aí que a coisa desanda.
Eis a parte, digamos, percalçada do embate. Para os fortes, sugiro: leiam os artigos veiculados na página da Fenapef.
Os erros gramaticais polvilham em todos, invariavelmente em todos os textos da lavra dos arautos de uma polícia mais, como eles dizem?, republicana.
E – em que pese ao constrangimento de anunciar o óbvio – ninguém está a exigir que nas hostes federais, pululem gênios da igualha de um Machado, de um Lima Barreto, de um Graciliano Ramos etc. Claro que não. Tampouco, exigi-se um português rebuscado, afetado, sei lá.
Mas há algo, sim, exigível: uma escrita que respeite, no mínimo, os rudimentos da Flor do Lácio.
Notem: no último texto veiculado na página da Fenapef, um destes bastiões republicanos, que só pensa em arejar democraticamente a polícia federal, que se move desinteressado, visando a interesses altruísticos, bom um destes seres superiores esgrimiu os seus, é claro, irretorquíveis argumentos. E fê-lo num dialeto que mimetiza, mas não é português.
Notem lá um exemplo que solta aos olhos: ele emprega o “por que” sempre desta forma, como se fossilizado fosse. E isto pouco importando a sua função sintática.
Nesta esteira, podemos dizer tranquilamente: um erro de concordância, um erro de grafia, qualquer um solecismo, tudo isto, claro, se tolera. Mas rudimentos, regras comezinhas, elas têm de ser respeitadas, sim.
Notadamente, porque, pressupõem-se, o autor em questão é um analfabeto que, decerto, fica brandindo seu diploma de terceiro grau, como se o título, por si só, pudesse tirá-lo da obscuridade. Como vimos, não pode.
Nem me digam que tal preocupação não se coaduna com a formação de um bom policial. Se de fato pensam isso, são ainda mais idiotizados que eu supus.
Não se esqueçam, nunca, da advertência do mestre Saconni: a língua é um dos elementos que definem nosso grau civilizatório.
Para encerrar: a exemplo dos federais, eu também vislumbro a necessidade de mudanças. Mas não pugno por revolução, pugno por reformas.
Que tal recrudescermos o concurso para delegados e demais carreiras? Que tal exigirmos um português castiço? Que tal ministrarmos com periodicidade satisfatória testes de desempenho? Que tal delimitarmos os cursos aceitáveis para o ingresso em carreiras de nível superior?
Policiais federais, a história não será benevolente com os senhores. Certamente, serão lembrados como os maiores trânsfugas já havidos.
(Continuem a flertar com os procuradores. No momento oportuno, vocês irão ver. Eles serão como verdadeiros pais para todos vocês.)
====================================================================================
Nossa que portugues, que lindo, escreve muito bem, o ” CANA ZERO ” , kkkkkkkkk , e o pior é que o Escriba é que trabalha para esse “zé ruela ” ficar treinando o portuga de “baitotola”, kkk
CurtirCurtir
Caríssimo Cana Zero. São comentários como o do senhor que me enchem de esperança.
CurtirCurtir
Ps: Trata-se de uma ironia, caríssimo. É melhor explicar, né. Afinal, ao que tudo indica, o senhor, entretido que está com suas múltiplas canas, despreza o português e, decerto, não se apercebe das sutilezas da escrita.
Cuidado. Um ladrão, digamos, minimamente, refinado, pode ludibriá-lo.
CurtirCurtir