A polícia e seus antagonismos brutais
Publicado por Evandro Martins –
Ela surgiu junto à Revolução Industrial, ao crescimento das cidades e à unificação dos Estados. Com o industrialismo, camponeses foram expulsos de suas terras e obrigados a viver na cidade, provocando seu inchaço, o que, aliado à explosão populacional devida aos avanços tecnológicos, ocasionou um aumento da criminalidade, porque a oferta de trabalho sempre foi e será menor que o número de pessoas aptas ao trabalho. O capitalismo tem uma tendência natural ao chamado “exército de reserva”.
Quem de relance veja, achará que a polícia é o lado “bom”, voltado a combater o “mau”. Mas esta é uma ideia elitista, superficial e se desfaz muito rápido. Basta dizer que quem dita a regra de quem e qual será o “mau” é quem está no poder. E a regra ditada visa manter sempre a mesma e velha ordem, ou seja, visa beneficiar um grupo de pessoas e não todas as pessoas. Então, se o agente (policial) receber uma ordem para combater determinado “mau”, ele não poderá perguntar se o que vai fazer é bom ou mau, afinal foi doutrinado a repudiar seu senso crítico e a obedecer toda ordem hierárquica. A polícia é, em suma, a instituição cega, surda e muda criada para servir ao poder, sendo a fiel cumpridora de ordens, sejam quais forem.
Por isso é uma inocência das pessoas achar que a polícia existe para protegê-las. Polícia é a força bruta criada para proteger o poder (econômico, social, político, etc). Basicamente a polícia existe para conter as massas sobrantes do capitalismo para que não se apoderem dos bens dos ricos. Serve, pois, para manter a sociedade dividida em classes. Por isso é um meio de controle social: o mais violento.
Não é por acaso que Brasília registra o maior salário pago aos policiais: porque ali se concentra todo o poder político do país. Veja-se, por exemplo, nas recentes manifestações onde os alvos foram o patrimônio público, agências bancárias e estabelecimentos comerciais de renome. A polícia aí tende a agir com rigor a fim de reprimir tais ações porque houve afronta ao poder político (prefeituras, câmaras municipais, congresso nacional) e econômico (bancos, lojas). E quando o crime é contra pessoa de certo status social, a ação é rápida e quase sempre eficaz (exemplos: Carolina Dieckmann; filha do Silvio Santos). Em contrapartida, existem estabelecimentos comerciais, residências e pessoas sendo alvo de crimes cotidianamente e a polícia aí simplesmente não age.
Em linhas gerais a polícia não consegue e não está voltada para prevenir e nem reprimir o delito, o que comprova o fato de que dos 50 mil homicídios ocorridos no país por ano (números de uma guerra civil), apenas quatro mil (8%) têm o autor descoberto e preso[1]. É dizer o seguinte: cinquenta mil pessoas foram assassinadas porque não se conseguiu evitar que o fossem, quando a lógica do sistema seria que os homicídios – um dos crimes mais graves – sequer viessem a ocorrer. Muitas dessas pessoas a polícia é quem mata. E mata tão ou mais criminosamente quanto àquelas ações que deveria coibir. Ora, se a polícia vem cometendo os ditos excessos durante as manifestações, em que a ação toda está sendo monitorada pela mídia, imagine-se o que ocorre sem esta vigília? Lá com o pobre favelado. É claro que a maioria dessas mortes é de pessoas pobres. Por isto tal fato passa aparentemente despercebido por quem não vive na periferia.
A imprensa já faz o maior estardalhaço com alguns poucos crimes que acontecem nos bairros nobres, agora imagine se ocorrem cinquenta mil mortes nesses locais? Por tal razão, pode-se dizer que os Direitos Humanos só tiveram a devida atenção quando a burguesia foi vitimada na época da Ditadura Militar. Atualmente parecem servir apenas como estatística. Daí se vê que no atual modelo a vida possui valor diferente, variando de acordo com a posição ocupada pela vítima e não pelo valor intrínseco que a vida encerra em si.
A perpetuação da polícia se alimenta do “clima de insegurança social” que cotidianamente a imprensa marrom (sensacionalista) e a chapa branca (conservadora) noticiam. Ou seja, ela se mantém por conta do medo do tão aviltado inimigo: o “delinquente”; e porque se pública, incansavelmente, o quão numerosos e perigosos eles são. O medo está sendo fomentado e industrializado para alcançar fins comerciais, até porque, no atual modelo tudo tem que vender, inclusive o medo. E essa criminalidade de rua, (ou do pobre – assalto, homicídio, latrocínio), que é mais escancarada, obviamente que deixa a população comum, – aquela que não detém poder social, político ou econômico – em sobressalto. Isto porque, como já dito, a polícia não está direcionada para servir a população em geral, mas sim ao poder.
Mas, fazendo-se uma análise para além do bem e do mal, a polícia, mais precisamente os seus agentes, os policiais, são as maiores vítimas dentro do sistema penal. Esta íntima relação dos policiais com o crime arrastarão eles para diversos caminhos. São suicídios, depressão, síndrome do pânico e outras tantas patologias que essa atividade de guerra provoca. O número de suicídios chega a ser maior que o número de policiais mortos em combate[2]. Ora, se são conhecidos os terríveis efeitos entre os ex-combatentes de guerra que testemunharam o conflito de forma temporária, evidente que quem vivencia a guerra diária e sem trégua sofre de forma mais intensa os efeitos desta atividade insana. Mas dois caminhos são quase inevitáveis: a corrupção e o embrutecimento, ou seja, a animalização de seus membros.
Em 1971 foi realizado um experimento onde pessoas comuns foram selecionadas aleatoriamente para desempenhar os papéis de prisioneiros e guardas em uma prisão simulada (prisão de Stanford). Prevista para durar quinze dias, a experiência teve que ser interrompida no sexto dia. Os voluntários incorporaram de tal forma os papéis designados que os guardas foram se tornando cada vez mais sádicos e malvados com os prisioneiros, dispensando-lhes tratamento humilhante, castigos físicos, negando-lhes comida, acesso ao banheiro, etc. Em contrapartida, os prisioneiros começaram a apresentar distúrbios emocionais, perda do senso de realidade, desamparo. Estes quadros psicológicos e ações perversas dos “guardas” foram possíveis em uma mera simulação, agora quando os papéis tornam-se reais as consequências são muito mais graves.
Por isto há as chamadas milícias entre a polícia: verdadeiros grupos de extermínio que se arvoram no direito de fazer justiça com as próprias mãos sem que as vítimas tenham, muitas vezes, qualquer desavença com seus executores ou mesmo histórico criminoso. Por isto a tortura é um meio absolutamente normal dentre as práticas policiais. Por isto a polícia é truculenta, arrogante, estúpida, bestificada. As chacinas (Eldorado do Carajás, Acari, Candelária, Vigário Geral, Carandiru) acusam a violência da polícia contra os mais humildes. Isto se dá porque, ao se conferir certo grau de poder às pessoas, elas tenderão a abusar dele, se sentindo acima das demais. Isto ocorre em qualquer nível de poder, mas com a polícia é pior. Pior porque os policiais acham que se trata de uma luta do bem contra o mal, por isso suas ações descambarão para violência, tortura, mortes, chacinas, etc. Muitas dessas coisas terríveis e desumanas são amenizadas porque o sujeito que ordena não vê o fato, logo não tem a imaginação impressionada; enquanto o sujeito que obedece, está executando ordens e por isso não se sente responsável. Quem ler, não encontrará nisto senão palavras. Mas tem uma explicação: nada percebemos de injusto quando a distância entre nós e outro ser é muito grande, e matamos um inseto, por exemplo, sem qualquer remorso. Daí se vê que os conceitos de “bom” e “mau” caem por terra. As pessoas apenas desempenham os papéis que o sistema lhes confere.
E cabe um parêntese sobre a denominada violência deslocada. Suponha-se que um policial é humilhado por um superior hierárquico; neste momento ele nada poderá fazer. Sua reação contida (já que não pode agir) será deslocada, por exemplo, quando da prisão de um assaltante espancando-o, já que aqui ocupa uma posição superior a dele. Este assaltante, por sua vez, deslocará sua reação àquele espancamento numa futura vítima, p. ex; e esta vítima descontará esta agressão na sua mulher ou num subalterno no trabalho, etc. Cria-se assim, um ciclo interminável de agressões que é inerente ao próprio sistema. Estamos num ciclo vicioso que só gera violência.
E o pior de tudo é que há uma crença de que os problemas serão solucionados chamando a polícia: exatamente a instituição mais mal preparada para resolução dos conflitos. Praticamente todo problema e toda desordem é tratado como “caso de polícia”. Movimentos dos sem-terra, dos sem-teto, briga de vizinho, pensão alimentícia, tráfico de drogas, crimes patrimoniais, estupradores e assassinos, tudo é colocado na mesma vala, ignorando-se a raiz desses problemas, que nada mais são que sintomas de uma sociedade em crise estrutural.
Afora a animalização, há a corrupção dos policiais. Isto se dá por conta das seguintes proposições: atualmente é impossível acabar com o crime; e pior ainda: não existe nenhum interesse em acabar com ele. No modelo vigente o crime sempre vai existir e sua tendência é só aumentar porque o sistema, em si, é criminoso. O crime não está lá ou cá ; e tampouco são estes ou aqueles os criminosos. Ele está em toda parte e dentro de cada um. Crime é um conceito político. Isto quer dizer que seus fundamentos não se encontram em bases jusfilosóficas, naturais ou extraterrenas. Crime é uma criação de quem está no poder. A razão de existir do “crime” é a mesma que a Igreja Católica encontra para o “pecado”, ou seja, é querer separar as pessoas em boas e más, onde umas seriam mais morais que as outras. No passado sacerdotes e guerreiros saqueavam o excedente da produção das famílias camponesas era a coisa mais normal, hoje seria roubo.
Há tantas leis definindo o que é crime que é quase impossível um cidadão não ter cometido ao menos um delito. Por exemplo: comprar CD ou DVD falsificado é crime (receptação); tentar subornar um guarda de trânsito é crime (corrupção ativa); comprar sem nota para reduzir o preço de um produto ou serviço é crime (art. 1º, inc. II, da Lei 8.137/90); dirigir sob efeito de álcool é crime (art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro); levar lança perfume para o carnaval e dividir com a galera é crime (tráfico de drogas). Porém, há uma espécie de seleção de quem são os criminosos (os pobres) e onde eles se concentram (na pobreza). Isto explica porque você, caro leitor, não foi apanhado pela teia do sistema penal e costuma enxergar o criminoso sempre como sendo “o outro”.
Em segundo lugar, há muita gente “vivendo” do crime. São repórteres, apresentadores e donos de TV, jornal e rádio, juízes, promotores, delegados, vigilantes e seguranças particulares, empresas de segurança, etc. O crime já se mercantilizou: blindagem de veículos, cercas elétricas, alarmes, seguros, cães adestrados. Quantos jornais e programas policialescos se alimentam do crime. Toda máquina estatal voltada para prender, julgar e punir (polícia, delegados, promotores, juízes) vive do crime. E quantos empregos e serviços deixariam de existir sem o crime. Isto apenas para dizer da criminalidade de rua: aquela que assusta a população. Há, portanto, muitos interesses por trás do crime. O policial se deparará com esta triste realidade, se corromperá e, não raro, se lançará a empreitadas criminosas iguais a que visa coibir (assaltos, homicídios, etc), pois seu trabalho é o mais inglório: colocar a vida em jogo por um mísero salário para travar uma luta já de antemão perdida contra a criminalidade do pobre. Aquele que eu e você se retorce para não ver, como a querer negar sua existência, sua realidade.
Pode-se dizer que quanto mais policiado um Estado é, tanto mais desigual é seu povo. Atualmente, bem se percebe que o Estado está precisando mais do que nunca da força policial, inclusive para governar. Outrora a “opinião pública” era facilmente manipulável pela grande mídia. Agora, com a internet – única imprensa livre – tomando a frente dos antigos meios de comunicação, a população está arisca, desperta e volta-se, inclusive, contra os antigos meios formadores de sua opinião. Quando um Estado precisa a todo instante da polícia para exercer-se é porque a situação vai de mal a pior. E esta insatisfação generalizada conduzirá, mais cedo ou mais tarde, à ingovernabilidade. Isto porque, ninguém governa contra a opinião pública. Governar é mandar, mas obedecer não é aguentar. Estado é um estado de opinião: uma situação de equilíbrio, de estática. Veja o caso de Napoleão ao invadir a Espanha: ele sustentou esta agressão durante algum tempo, mas não mandou um só dia. Isto porque tinha a força e precisamente porque só tinha a força.
Aqui no Brasil há uma insatisfação generalizada da população e uma casta social que visa tão somente se perpetuar no poder. O primeiro passo rumo à mudança é evitar que algum amigo ou conhecido tente ingressar para a polícia, ou se já faz parte desta corporação/instituição tentar dissuadi-lo desta ideia. A natural tendência é que haja uma greve ou mesmo uma conscientização também por parte da polícia deste papel que lhe é designado, ou seja, que ocupa uma posição indigna e está sendo lançada contra a própria população a mando do poder e, por conta disso, acabe deixando de sustentar uma situação que já está insustentável. Quando isto acontecer haverá, inegavelmente, um pequeno espaço para o caos. Mas já se vive uma permanente catástrofe e sua autonegação. E é preciso virar cinzas para que fênix renasça.
Somente com a ruptura do sistema vigente será possível viver num mundo sem polícia. Tanto a militar quanto a civil. A primeira porque mata, tortura, prende, é corrupta e brutal. A segunda porque faz tudo isso e não investiga o crime[3]. Este será o caminho natural para se ter uma sociedade mais fraterna, mais igual, mais humana, onde os problemas serão tratados como devem ser tratados, e não como “casos de polícia”.
[1] A estimativa é de Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador da pesquisa Mapas da Violência 2011, divulgada pelo Ministério da Justiça.
[2] Segundo pesquisa realizada pela Unb e divulgada pela Istoé, edição nº 2285, 30.Ago.13.
[3] Numa sociedade pautada em outros nortes que não o capital, sequer precisaria investigar o crime para querer encontrar o culpado. Porque a punição de quem quer que seja nunca passou de um erro. Pena nenhuma previne ou reprime o delito, tampouco regenera o condenado. O índice de reincidência é de 70%. Não existem culpados. As pessoas se sentem culpadas, mas não são. A culpa se encontra dispersa: nos pais, nos educadores, nos amigos, no ambiente favorável, nos acasos da hereditariedade, em nós, nas mensagens subliminares, nas técnicas de persuasão, enfim, os embates psíquicos e as crises que jogam o ser humano de um lado para o outro até que ele decida agir, jamais formarão o seu “livre arbítrio”, serão apenas a escolha das circunstancias determinantes. Por isto, é inútil querer encontrar “culpados”.
Parabéns aos mais novos 364 investigadores de polícia do Estado de São Paulo, que concorreram com 27.000 inscritos para 433 vagas, conhecido como um dos concursos mais difíceis da história da PC/SP. Em breve estarão na Acadepol e farão parte do cargo mais concorrido da instituição.
CurtirCurtir
VC EXAGEROU HEIM!!!! O CONCURSO NÃO FOI TÃO DIFÍCIL ASSIM, E MUITO MENOS CONCORRIDO. ACORDA!!!
CurtirCurtir
Nunca presenciei tanta besteira acumulada e inserta na mente de o mais provável “manipulado”…..vejamos, vou responder em caixa alta para diferenciar, não para gritar viu……
“Ela surgiu junto à Revolução Industrial, ao crescimento das cidades e à unificação dos Estados. Com o industrialismo, camponeses foram expulsos de suas terras e obrigados a viver na cidade, provocando seu inchaço, o que, aliado à explosão populacional devida aos avanços tecnológicos, ocasionou um aumento da criminalidade, porque a oferta de trabalho sempre foi e será menor que o número de pessoas aptas ao trabalho. O capitalismo tem uma tendência natural ao chamado “exército de reserva”.”
SE A OFERTA DE TRABALHO É MENOR QUE PESSOAS APTAS AO TRABALHO A QUESTÃO É SOCIAL E DE EDUCAÇÃO.
“Quem de relance veja, achará que a polícia é o lado “bom”, voltado a combater o “mau”. Mas esta é uma ideia elitista, superficial e se desfaz muito rápido. Basta dizer que quem dita a regra de quem e qual será o “mau” é quem está no poder. E a regra ditada visa manter sempre a mesma e velha ordem, ou seja, visa beneficiar um grupo de pessoas e não todas as pessoas. Então, se o agente (policial) receber uma ordem para combater determinado “mau”, ele não poderá perguntar se o que vai fazer é bom ou mau, afinal foi doutrinado a repudiar seu senso crítico e a obedecer toda ordem hierárquica. A polícia é, em suma, a instituição cega, surda e muda criada para servir ao poder, sendo a fiel cumpridora de ordens, sejam quais forem.”
QUE IDÉIA GENERALIZADA E DISTORCIDA DA COISA TODA, SE EU PRENDER UM ESTUPRADOR ESTOU SERVINDO A QUEM DETÉM O PODER???? JÁ ANALISOU OS NÚMEROS DA SSP/SP QUANTO AOS TIPOS DE CRIMES??? CERTAMENTE DIRÁ QUE OS NÚMEROS SÃO MANIPULADOS, MAS TUDO BEM, RESPONDA A PRIMEIRA PERGUNTA…..
“Por isso é uma inocência das pessoas achar que a polícia existe para protegê-las. Polícia é a força bruta criada para proteger o poder (econômico, social, político, etc). Basicamente a polícia existe para conter as massas sobrantes do capitalismo para que não se apoderem dos bens dos ricos. Serve, pois, para manter a sociedade dividida em classes. Por isso é um meio de controle social: o mais violento.
Não é por acaso que Brasília registra o maior salário pago aos policiais: porque ali se concentra todo o poder político do país. Veja-se, por exemplo, nas recentes manifestações onde os alvos foram o patrimônio público, agências bancárias e estabelecimentos comerciais de renome. A polícia aí tende a agir com rigor a fim de reprimir tais ações porque houve afronta ao poder político (prefeituras, câmaras municipais, congresso nacional) e econômico (bancos, lojas). E quando o crime é contra pessoa de certo status social, a ação é rápida e quase sempre eficaz (exemplos: Carolina Dieckmann; filha do Silvio Santos). Em contrapartida, existem estabelecimentos comerciais, residências e pessoas sendo alvo de crimes cotidianamente e a polícia aí simplesmente não age.”
JÁ CONTABILIZOU QUANTOS PARTOS FORAM REALIZADOS POR POLICIAIS NOS MAIS LONGÍNQUOS LUGARES, FAVELAS, ONDE O ESTADO NÃO CHEGA???? MAIS UMA BESTEIRA MAL FALADA…..
“Em linhas gerais a polícia não consegue e não está voltada para prevenir e nem reprimir o delito, o que comprova o fato de que dos 50 mil homicídios ocorridos no país por ano (números de uma guerra civil), apenas quatro mil (8%) têm o autor descoberto e preso[1]. É dizer o seguinte: cinquenta mil pessoas foram assassinadas porque não se conseguiu evitar que o fossem, quando a lógica do sistema seria que os homicídios – um dos crimes mais graves – sequer viessem a ocorrer. Muitas dessas pessoas a polícia é quem mata. E mata tão ou mais criminosamente quanto àquelas ações que deveria coibir. Ora, se a polícia vem cometendo os ditos excessos durante as manifestações, em que a ação toda está sendo monitorada pela mídia, imagine-se o que ocorre sem esta vigília? Lá com o pobre favelado. É claro que a maioria dessas mortes é de pessoas pobres. Por isto tal fato passa aparentemente despercebido por quem não vive na periferia.”
JÁ VISITOU AS DEPENDÊNCIAS DE UM DISTRITO POLICIAL CIVIL? VIU QUANTOS POLICIAIS TEM TRABALHANDO? OS RECURSOS QUE ELES TEM? SOBRE EVITAR O CRIME, O CIDADÃO ENCHE A CARA MATA A MULHER E TERIA QUE TER UMA VIATURA LÁ DE PLANTÃO PARA EVITAR O CRIME, O CIDADÃO SE DROGA MATA OS PAIS DENTRO DE CASA, BOM ONDE ESTARÁ A POLÍCIA LÁ DENTRO DA CASA DO CIDADÃO?, NÃO JOGUE ESTA ESTATÍSTICA SEM ANALISAR TODA A COISA, ISSO É FALÁCIA INTUITIVA DE QUEM NÃO CONHECE BEM SOBRE O QUE FALA……SOBRE AS MORTES CAUSADAS PELA POLÍCIA, O JUDICIÁRIO EXISTE PARA ISSO. PENSO QUE VOCÊ TEM UMA BOLA DE CRISTAL QUE LHE MOSTROU COMO OCORRERAM TODOS ESTES ASSASSINATOS E JÁ JULGOU TODOS OS CASOS, DEVÍAMOS NOMEÁ-LO PARA O SUMO CORREGEDOR……
“A imprensa já faz o maior estardalhaço com alguns poucos crimes que acontecem nos bairros nobres, agora imagine se ocorrem cinquenta mil mortes nesses locais? Por tal razão, pode-se dizer que os Direitos Humanos só tiveram a devida atenção quando a burguesia foi vitimada na época da Ditadura Militar. Atualmente parecem servir apenas como estatística. Daí se vê que no atual modelo a vida possui valor diferente, variando de acordo com a posição ocupada pela vítima e não pelo valor intrínseco que a vida encerra em si.”
A BURGUESIA VITIMADA NA DITADURA MILITAR?? SEM COMENTÁRIOS…VOCÊ CITA CASOS E SE CONTRADIZ:
“As chacinas (Eldorado do Carajás, Acari, Candelária, Vigário Geral, Carandiru)” TUDO BURGUÊS…..
“A perpetuação da polícia se alimenta do “clima de insegurança social” que cotidianamente a imprensa marrom (sensacionalista) e a chapa branca (conservadora) noticiam. Ou seja, ela se mantém por conta do medo do tão aviltado inimigo: o “delinquente”; e porque se pública, incansavelmente, o quão numerosos e perigosos eles são. O medo está sendo fomentado e industrializado para alcançar fins comerciais, até porque, no atual modelo tudo tem que vender, inclusive o medo. E essa criminalidade de rua, (ou do pobre – assalto, homicídio, latrocínio), que é mais escancarada, obviamente que deixa a população comum, – aquela que não detém poder social, político ou econômico – em sobressalto. Isto porque, como já dito, a polícia não está direcionada para servir a população em geral, mas sim ao poder.”
ISSO É PROBLEMA DA IMPRENSA, NÃO DA POLÍCIA, VIRE POLÍTICO DECENTE E RESOLVA OS PROBLEMAS SOCIAIS DO PAÍS, QUE NÃO PRECISARÁ DA POLÍCIA….
“Mas, fazendo-se uma análise para além do bem e do mal, a polícia, mais precisamente os seus agentes, os policiais, são as maiores vítimas dentro do sistema penal. Esta íntima relação dos policiais com o crime arrastarão eles para diversos caminhos. São suicídios, depressão, síndrome do pânico e outras tantas patologias que essa atividade de guerra provoca. O número de suicídios chega a ser maior que o número de policiais mortos em combate[2]. Ora, se são conhecidos os terríveis efeitos entre os ex-combatentes de guerra que testemunharam o conflito de forma temporária, evidente que quem vivencia a guerra diária e sem trégua sofre de forma mais intensa os efeitos desta atividade insana. Mas dois caminhos são quase inevitáveis: a corrupção e o embrutecimento, ou seja, a animalização de seus membros.”
A GRANDE MAIORIA NÃO VIROU ANIMAL NEM SE CORROMPEU, MAIS FALÁCIA INTUITIVA……
“Por isto há as chamadas milícias entre a polícia: verdadeiros grupos de extermínio que se arvoram no direito de fazer justiça com as próprias mãos sem que as vítimas tenham, muitas vezes, qualquer desavença com seus executores ou mesmo histórico criminoso. Por isto a tortura é um meio absolutamente normal dentre as práticas policiais. Por isto a polícia é truculenta, arrogante, estúpida, bestificada. As chacinas (Eldorado do Carajás, Acari, Candelária, Vigário Geral, Carandiru) acusam a violência da polícia contra os mais humildes. Isto se dá porque, ao se conferir certo grau de poder às pessoas, elas tenderão a abusar dele, se sentindo acima das demais. Isto ocorre em qualquer nível de poder, mas com a polícia é pior. Pior porque os policiais acham que se trata de uma luta do bem contra o mal, por isso suas ações descambarão para violência, tortura, mortes, chacinas, etc. Muitas dessas coisas terríveis e desumanas são amenizadas porque o sujeito que ordena não vê o fato, logo não tem a imaginação impressionada; enquanto o sujeito que obedece, está executando ordens e por isso não se sente responsável. Quem ler, não encontrará nisto senão palavras. Mas tem uma explicação: nada percebemos de injusto quando a distância entre nós e outro ser é muito grande, e matamos um inseto, por exemplo, sem qualquer remorso. Daí se vê que os conceitos de “bom” e “mau” caem por terra. As pessoas apenas desempenham os papéis que o sistema lhes confere.”
O SUJEITO QUE ORDENA NÃO VÊ O FATO!!!! BOM, AGORA VOCÊ “ESTATIZOU” A AÇÃO DE MILÍCIAS, DISTORCE MUITO…..
“E cabe um parêntese sobre a denominada violência deslocada. Suponha-se que um policial é humilhado por um superior hierárquico; neste momento ele nada poderá fazer. Sua reação contida (já que não pode agir) será deslocada, por exemplo, quando da prisão de um assaltante espancando-o, já que aqui ocupa uma posição superior a dele. Este assaltante, por sua vez, deslocará sua reação àquele espancamento numa futura vítima, p. ex; e esta vítima descontará esta agressão na sua mulher ou num subalterno no trabalho, etc. Cria-se assim, um ciclo interminável de agressões que é inerente ao próprio sistema. Estamos num ciclo vicioso que só gera violência.”
MAIS FALÁCIA…..QUANTA BESTEIRA, SE SEU FILHO TE XINGAR NÃO FAÇA NADA PORQUE SENÃO ELE PODE DESLOCAR A VIOLÊNCIA À OUTRAS PESSOAS, E ISSO VIRARÁ UM CAOS…..OS JAPONESES DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, SE ANIMALIZARAM E VIRARAM TODOS ASSASSINOS, PORQUE ‘DESLOCARAM’ A VIOLÊNCIA SOFRIDA…………..BABOSEIRA……….
“E o pior de tudo é que há uma crença de que os problemas serão solucionados chamando a polícia: exatamente a instituição mais mal preparada para resolução dos conflitos. Praticamente todo problema e toda desordem é tratado como “caso de polícia”. Movimentos dos sem-terra, dos sem-teto, briga de vizinho, pensão alimentícia, tráfico de drogas, crimes patrimoniais, estupradores e assassinos, tudo é colocado na mesma vala, ignorando-se a raiz desses problemas, que nada mais são que sintomas de uma sociedade em crise estrutural.”
COMO ASSIM COLOCADO TUDO NA MESMA VALA? NÃO CONHECE MESMO O TRABALHO DA POLÍCIA, QUER DIZER SE EU FÔR ATENDER UMA BRIGA DE VIZINHOS EU CHEGO NO LOCAL SACO MINHA ARMA E MANDO TODOS POREM AS MÃOS NA CABEÇA PRÁ REVISTÁ-LOS!!!!!! RSRSRSRSRSRRS BESTEIRA AO EXTREMO!!!!!!
” Afora a animalização, há a corrupção dos policiais. Isto se dá por conta das seguintes proposições: atualmente é impossível acabar com o crime; e pior ainda: não existe nenhum interesse em acabar com ele. No modelo vigente o crime sempre vai existir e sua tendência é só aumentar porque o sistema, em si, é criminoso. O crime não está lá ou cá ; e tampouco são estes ou aqueles os criminosos. Ele está em toda parte e dentro de cada um. Crime é um conceito político. Isto quer dizer que seus fundamentos não se encontram em bases jusfilosóficas, naturais ou extraterrenas. Crime é uma criação de quem está no poder. A razão de existir do “crime” é a mesma que a Igreja Católica encontra para o “pecado”, ou seja, é querer separar as pessoas em boas e más, onde umas seriam mais morais que as outras. No passado sacerdotes e guerreiros saqueavam o excedente da produção das famílias camponesas era a coisa mais normal, hoje seria roubo.”
AGORA O CHUTE MOR: ESTUPRAR É CRIME DE FUNDAMENTO POLÍTICO? O HOMICIDA TEM E É TÃO MORAL QUANTO VOCÊ? O PEDÓFILO ESTÁ AGINDO A MANDO DE QUEM ESTÁ NO PODER??? SUAS CONVICÇÕES NA RELIGIÃO SÃO DISPENSÁVEIS…….QUE DISTORÇÃO!!!!!!
“Em segundo lugar, há muita gente “vivendo” do crime. São repórteres, apresentadores e donos de TV, jornal e rádio, juízes, promotores, delegados, vigilantes e seguranças particulares, empresas de segurança, etc. O crime já se mercantilizou: blindagem de veículos, cercas elétricas, alarmes, seguros, cães adestrados. Quantos jornais e programas policialescos se alimentam do crime. Toda máquina estatal voltada para prender, julgar e punir (polícia, delegados, promotores, juízes) vive do crime. E quantos empregos e serviços deixariam de existir sem o crime. Isto apenas para dizer da criminalidade de rua: aquela que assusta a população. Há, portanto, muitos interesses por trás do crime. O policial se deparará com esta triste realidade, se corromperá e, não raro, se lançará a empreitadas criminosas iguais a que visa coibir (assaltos, homicídios, etc), pois seu trabalho é o mais inglório: colocar a vida em jogo por um mísero salário para travar uma luta já de antemão perdida contra a criminalidade do pobre. Aquele que eu e você se retorce para não ver, como a querer negar sua existência, sua realidade.”
QUANTOS EMPREGOS DEIXARIAM DE EXISTIR SEM O CRIME, NATUREZA ÓBVIA ESTA, MAS FOI A POLÍCIA QUEM GEROU O CRIME???? E MAIS UMA VEZ GENERALIZANDO TODOS AS PESSOAS, QUANTO PRECONCEITO ENRAIGADO NESTA MENTE PERVERSA………
“Aqui no Brasil há uma insatisfação generalizada da população e uma casta social que visa tão somente se perpetuar no poder. O primeiro passo rumo à mudança é evitar que algum amigo ou conhecido tente ingressar para a polícia, ou se já faz parte desta corporação/instituição tentar dissuadi-lo desta ideia. A natural tendência é que haja uma greve ou mesmo uma conscientização também por parte da polícia deste papel que lhe é designado, ou seja, que ocupa uma posição indigna e está sendo lançada contra a própria população a mando do poder e, por conta disso, acabe deixando de sustentar uma situação que já está insustentável. Quando isto acontecer haverá, inegavelmente, um pequeno espaço para o caos. Mas já se vive uma permanente catástrofe e sua autonegação. E é preciso virar cinzas para que fênix renasça.
Somente com a ruptura do sistema vigente será possível viver num mundo sem polícia. Tanto a militar quanto a civil. A primeira porque mata, tortura, prende, é corrupta e brutal. A segunda porque faz tudo isso e não investiga o crime[3]. Este será o caminho natural para se ter uma sociedade mais fraterna, mais igual, mais humana, onde os problemas serão tratados como devem ser tratados, e não como “casos de polícia”.”
OCUPA A POLÍCIA UMA POSIÇÃO INDIGNA? SOB A ÓTICA DISTORCIDA SUA SIM.MAS SÓ SOB ESTA ÓTICA DE QUEM NÃO CONHECE SOBRE O QUE FALA, SE BASEIA EM ESTUDOS QUE LHE DIRECIONAM AO QUE QUER VER, OU AO QUE QUER INDUZIR COM ESTA FALÁCIA, ENTRE NUMA VIATURA, TRABALHE DOZE HORAS E ENXERGARÁ QUAL A REALIDADE…. E POR FIM, NÃO TENTE INVERTER OS PAPÉIS: NÃO É A POLÍCIA A CAUSADORA OU A ORIGEM DO CRIME……
CurtirCurtir
Concorrido foi de agente, afinal, quem não quer ser o motorista do investigador, kkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Tá com sono vai dormir, ô invejoso !
Se você sabe que o concurso pra TIRA “não foi tão difícil assim” é porque fêz a prova e NÃO PASSOU…kkkkkkkkk
Gostem ou não, doravante, policial de elite, com nível universitário, só Delegado de Polícia, INVESTIGADOR e Escrivão.
O resto é tudo auxiliar, carreiras de apoio e olhe lá !
CurtirCurtir
A MÃE TÁ BOA ?
CurtirCurtir
Tah com sono, pra vc é DR. INVESTIGADOR.
CurtirCurtir
Vou dar meu pitaco: Peguem as duas últimas provas dos concursos para ingresso na PC, nas carreiras de Escrivão e de Investigador, peçam para um analista, ou mais de um avaliarem o grau de dificuldade de ambas as provas. E chegarão a conclusão que tem mais gente querendo (fazer jus ao salário de Investigador, que é exatamente igual ao do Escrivão), com cobranças bem menores no desempenho da carreira, e com provas para ingresso, com menos exigência de conhecimento, por isso é mais “concorrido”.
CurtirCurtir
ACHO QUE VOU ME REALISTAR NA PM. LÁ ESTÁ MELHOR DO QUE OS ILUDIDOS NU.KKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Tá com sono vai dormir, ô invejoso !
Se você sabe que o concurso pra TIRA “não foi tão difícil assim” é porque fêz a prova e NÃO PASSOU…kkkkkkkkk
Gostem ou não, doravante, policial de elite, com nível universitário, só Delegado de Polícia, INVESTIGADOR e Escrivão.
O resto é tudo auxiliar, carreiras de apoio e olhe lá !
________________________________________________________________________________________________
Diante das babaquices que você fala, eis a pergunta: o seu ânus não tem uma certa inveja da sua boca?! Policial de elite – só se for para tomar DINHEIRO DA ELITE, isso sim… Bando de idiotas… Quando precisar de apoio, peça para o delegado ou escrivão, seu otário… Aí eu quero ver quem vai te ajudar… É por isso que a PC está essa merda… É integrada por diversas “cabeças pensantes” como essa aí… Merecemos ganhar mal mesmo… Não temos um pingo de união e ainda aceitamos merrecas do governo… A propósito, diga aí o quanto é bom ser nível superior ganhando uma merreca a mais que as carreiras de nível médio… 05 anos levando cusparada na cara e ainda pagando de “policiais”… Vocês são uns FROUXOS, isso sim!! Nova denominação e lema: INVESTIGAFROUXO: A ELITE DA FROUXIDÃO…
CurtirCurtir
QUANDO DÁ RESULTADO, TEMOS MAIS É QUE ELOGIAR
Qua, 13/11/13 – 14h20
Com 13 anos de existência, Disque Denúncia teve prêmio para homenagear policiais
Na ocasião, governador anunciou a nova ferramenta da Secretaria de Segurança Pública, o Web Denúncia
“Disque Denúncia, esses três algarismos, 181, que mais de 1 milhão de pessoas discaram e nos ajudaram a elucidar crimes, salvar vidas, resolver sequestros, aprisionar armas, tráfico de drogas, pegar fugitivos e prender criminosos”, disse Geraldo Alckmin durante a 9ª edição do Prêmio Disque Denúncia, realizado nesta quarta-feira, 13.
– Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
O prêmio destaca os principais casos resolvidos pelas polícias Civil e Militar por meio do Disque Denúncia, como a solução de um latrocínio na zona sul da capital, uma a descoberta de um bingo clandestino na zona leste e o resgate de uma adolescente mantida em cárcere privado em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Diogo Moreira
Policiais militares (foto) e civis participaram da premiação no Palácio dos Bandeirantes
Policiais militares (foto) e civis participaram da premiação no Palácio dos Bandeirantes
Download
Policiais militares (foto) e civis participaram da premiação no Palácio dos Bandeirantes
Premiação foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital
Alckmin cumprimenta policiais na 9ª edição do Prêmio Disque Denúncia
Diretora do DHPP, Elisabete Sato, recebeu prêmio em nome do Departamento
“Disque Denúncia: esses três algarismos, 181, nos ajudaram a elucidar crimes, salvar vidas e prender criminosos”, disse Alckmin
Policiais militares e civis participaram da premiação no Palácio dos Bandeirantes
AnteriorPosterior
O evento, que acontece anualmente, tem seus premiados escolhidos de acordo com a quantidade e importância dos casos resolvidos no período de 12 meses. Seis batalhões da Polícia Militar e seis delegacias da Polícia Civil foram premiados, além de duas equipes de cada polícia na categoria destaque, que são avaliadas de acordo com a solução de crimes que representaram grande desafio para as autoridades.
Também houve a entrega de prêmio de menção honrosa para integrantes do Disque Denúncia, a Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e para unidades do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML), indicados pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC).
Os números detalhados de casos solucionados podem ser obtidos no site do Instituto São Paulo Contra a Violência.
Web Denúncia
Alckmin também anunciou que nos próximos dias será lançada a ferramenta online Web Denúncia, por meio da qual os cidadãos poderão fazer as denúncias pela Internet, “não só pelo computador, mas também por celulares e tablets”, ressaltou o governador.
A nova ferramenta vai funcionar 24 horas por dia e possibilitará enviar arquivos como fotos, vídeos, cópias de documentos, sempre com absoluto sigilo.
Do Portal do Governo do Estado
CurtirCurtir
GRANDE EXPEDIENTE
15 – MARCOS MARTINS
Comenta pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica sobre a diferença salarial entre as carreiras policiais no Brasil. Pede melhora das condições de trabalho dos policiais.
http://www.al.sp.gov.br/alesp/sessoes-resumo/?idSessao=11194&origem=1
CurtirCurtir
Parabens investigadores
nao foi o mais concorrido, nem o mais dificil, para de ser ridiculo
otimo texto. concordo com quase tudo, mas acredito que nao estamos simplesmente a mercê dos mal intencionados, ou da cupula do poder, mas sim a mercê de algo maior, algo q depende so do tempo, creio q somos refens da pouquissima idade cronologica de um sistema social, da fase em que vive nossa sociedade. nossa naçao, está em fase prematura como sociededade moderna, a america latina toda esta ainda engatinhando em comparaçao a outros paises. acredito q nada é à toa, e se estamos passando por esta fase é pq a natureza nos impos, nao acredito q paises com os melhores indices de qualidade de vida, nasceram prontos e perfeitos. e enquanto houver sociedade sempre haverá policia, ate msm onde os indices criminais sao baixissimos… o que eu quero dizer é que; com governantes bem o mal intencionados, as sociedades precisam de um sistema para seguir em frente, como um organismo, com cada parte exercendo sua funçao visando em primeiro lugar a perpetuaçao da vida e da relativa paz do ser humano na terra. digo isso pq ainda nao vi nenhum pais sem policia. msm na suecia ainda existe policia. agora, se é possivel q se atinja o nivel social em que nao se necessite mais de um sistema judiciario pra fiscalizar/punir/regenerar e etc aí nem imagino rssrs,
CurtirCurtir
Mais ou menos difícil, ganhando mais ou menos que outras carreiras, trabalhando mais ou menos é FATO: a carreira de INVESTIGADOR É SIM A MAIS CONCORRIDA.
CurtirCurtir
È a mais concorrida sim, pois os candidatos já tem informações que trabalharão bem menos do que Escrivão e terão o mesmo salário. Simples assim.
CurtirCurtir
Ótimo texto, mas os puliça num vaum intendê.
CurtirCurtir
Tanto não entenderam, que estão brigando por conta de um comentário sobre concurso, que nada tem haver com o texto. Nem leram e fazem comentários para ficarem discutindo igual putas. São os leões do teclado.
CurtirCurtir
Na minha região para ser agepol ou carcepol bastava jogar futebol mais ou menos, que já entrava, o intuito era representar a seccional nos campeonatos, pelo visto a polícia civil já era uma zona desde os primórdios…
CurtirCurtir
Pingback: A polícia e seus antagonismos brutais | ...
Pingback: A polícia e seus antagonismos brutais « EVS NOTÍCIAS.
SE OS NU NAO ESTAO CONTENTE VAO ADVOGAR
CurtirCurtir
VOCEIS NAO PRESTA NEM PARA SER ADVOGADO
CurtirCurtir
Fala sério Dr. Investigador
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O único doutorado que vcs tem, é em VAGABUNDICE CRONICA.
Vão estudar e passar para Delegado de Policia, se realmente os Doutores Investigadores tiverem diploma universitário.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Não chamo ninguém que ganha só 10 reais a mais que eu de doutor, acordem pra realidade.
CurtirCurtir
na boa só tem idiota na PC! Não estão vendo que aqueles que escrevem contra essa ou outra carreira são PMs?
Colocam apelidos de PC e um monte de imbecil cai que nem pato! E depois reclamam do tratamento dispensado pelo governo!
CurtirCurtir
Está tudo acabado mesmo, agora perderemos a merreca de ajuda de custo de alimentação, se os sindicatos tivessem peito, ingressariam na justiça com uma ação para corrigir esta injustiça, só a PM come neste estado???????????????
CurtirCurtir
Tem um escrivão e um investigador meus amigos, que trabalham sós em uma cidade, assim como existem várias cidades que possuem apenas um escrivão e um investigador, algumas nem isso, eles trabalham jornadas de 24 x 24 as vezes 48 x 48, caso o investigador ou escrivão da cidade vizinha saia de férias, esses profissionais assumem duas cidades. Acontece que eles estão documentando em vídeo toda essa jornada, não raro, há casos onde entram no trabalho as 07:00 da manhã, trabalham todo o expediente, as 19:00 a PM apresenta um flagrante que vira a noite até as 02:00 da madrugada, que finaliza com escolta até a cadeia em uma cidade a 80km daquele local, onde agentes de escolta são o investigador e o escrivão, a saga termina as 05:00 da manhã, culminando em 21 horas de trabalho. No dia seguinte as 08:00 da manhã novamente os policiais precisam estar a postos, com suas obrigações para delegacia não fechar e não parar. Existem casos que os policiais civis fazem toda essa saga, viram até dois dias em pleno trabalho, onde fazem o expediente normal, atendem flagrantes noutro dia, e no dia seguinte ainda seguem para atender as ocorrências apresentadas pela PM ou no expediente ou no sobreaviso, ouve caso de trabalhem 43 horas corridas, e toda essa saga os colegas vem gravando em vídeo para divulgar o sono e perda de concentração, o risco de acidentes na pista durante a escolta, o certo caminho para depressão ou a insanidade mental. Diante da desumana jornada de trabalho imposta pelo sistema e pela falta de efetivo. Estão gravando esses vídeos para mostrar o regime desumano e de quase escrivão, que estão sendo submetidos vários colegas que trabalham em várias delegacias do interior de São Paulo.
CurtirCurtir
Tá com sono vai dormir, ô invejoso !
Se você sabe que o concurso pra TIRA “não foi tão difícil assim” é porque fêz a prova e NÃO PASSOU…kkkkkkkkk
Gostem ou não, doravante, policial de elite, com nível universitário, só Delegado de Polícia, INVESTIGADOR e Escrivão.
O resto é tudo auxiliar, carreiras de apoio e olhe lá !
__________________________________________________________
Olha o nível dos “filhinhos de papai” que estão entrando na policia. O cara nem entrou, nem tomou posse, nem policia é ainda, já está com essa arrogância. Presta atenção filho, esse seu ego será diminuido após muitos plantões, muitas noites do sono perdidas, falta de dinheiro e respeito. Espero que consiga passar pelo menos do estagio probatorio!
CurtirCurtir
Pô! Quase fiquei com dó dos criminosos, digo, dos pobres.
CurtirCurtir
“DORMINHOCO SONHA SER TIRA, MAS ACORDA COM OS COTOVELOS DOENDO”
É ridículo como vem gente aqui falar bobagem. Além de não comentar sobre a matéria em questão fala bosta. Todo concurso público é concorrido e todos que chegaram são merecedores e ponto. Ninguém é melhor que ninguém cara. Aposto que na DP paga um pau para os amigos e não tem coragem de negar um café sequer, mas aqui prefere soltar suas idiossincrasias. Vai se fudê seu arrombado. Isso aqui n]ao é terapia não…
Todos somos polícias independente do cargo. É por isso que a PC esta atolada em merda… Por pessoas com mentalidade como a sua. E tem pessoas que vai na onda ainda. Parecem que tem 15 anos porra, discutindo quem é melhor como se fosse fazer alguma diferença.
CurtirCurtir
TIRA DECAP, NÃO SEI SE VC SABE, MAS NO INTERIOR ESCRIVÃO OU INVESTIGADOR ALÉM DE EXERCER SEUS DEVERES DE OFICIO AINDA FAZEM DOCUMENTAÇÃO DE TRANSITO PARA O DETRAN HÁ ANOS…. DIVULGUE ISSO. HÁ TRES ANOS E MEIO O DETRAN NÃO PERTENCE MAIS PARA A POLICIA CIVIL E ATE HOJE ESTES INCOMPETENTES NÃO CONSEGUIRAM TIRAR ESTE FARDO DE NOSSAS COSTAS.
CurtirCurtir
TIRA DECAP, COMO SE NÃO BASTASSE TUDO ISSO, TEMOS AQUI NAS PEQUENAS CIDADES AS TAIS ESCALAS DE RECIPROCIDADE. COMO SO TEM UM INVESTIGADOR NA CIDADE VIZINHA TEMOS QUE NOS JUNTAR AO INVESTIGADOR DA CIDADE VIZINHA PARA PODER CONDUZIR PRESOS POIS OS ESCRIVÃES ENTRARAM COM MANDADO DE SEGURANÇA E NÃO FAZEM A ESCOLTA DE PRESO. ALÉM DISSO ESCRIVÃES E INVESTIGADORES NAS CIDADES PEQUENAS, ALÉM DE SEUS DEVERES DE OFICIO AINDA TRABALHAM GRATUITAMENTE PARA O DETRAN POR NÃO EXISTIR CIRETRAN NAS PEQUENAS CIDADES. HÁ TRES ANOS E MEIO O TRANSITO SAIU DA RESPONSABILIDADE DA POLICIA CIVIL MAS ATÉ HOJE ESTE GOVERNO INCOMPETENTE NÃO CONSEGUIU ACHARAM UM LUGAR PARA MANDAR AS SEÇÕES DE TRÂNSITO DAS PEQUENAS CIDADES.
CurtirCurtir
Títulos e condecorações : Prêmio “Disque Denúncia” homenageia 10 unidades da Polícia Civil
13/11/2013 21:51:14 (137 leituras)
Durante a premiação, o governador Alckmin anunciou para as próximas semanas a implantação do Web Denúncias, que vai permitir denúncias pela internet
Dez unidades da Polícia Civil de São Paulo foram homenageadas na manhã desta quarta-feira (13) com o “Prêmio Disque Denúncia”. O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, zona sul de São Paulo e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin.
Foram premiados policiais civis do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP); do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC); da Academia de Políca (Acadepol); do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade); do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap); do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro); do Deinter 3 – Ribeirão Preto e do Deinter 7 – Sorocaba, todos representados pelos seus diretores.
O delegado geral de polícia adjunto, Valmir Eduardo Granucci, também participou do evento. Na oportunidade representou o delegado geral, Luiz Mauricio Souza Blazeck, e manifestou a sua satisfação em ver o grande número de policiais civis homenageados: “É um reconhecimento ao trabalho dos policiais civis que labutam no dia a dia. Policiais que esclarecem fatos que realmente enaltecem a instituição e que dão a devida resposta à sociedade. É o reconhecimento do Governo do Estado e do Instituto São Paulo Contra a Violência, enfim, é um trabalho mobilizado cada vez mais em um aprimoramento e dedicação na solução dos problemas e uma resposta para a comunidade, diante da criminalidade”, concluiu Valmir Granucci.
“O disque denúncia é um programa de sucesso que em 13 anos de existência virou referência nacional. O Disque Denúncia é uma bandeira de credibilidade. Por meio do telefone 181 com ligações gratuitas e garantia de anonimato, as pessoas podem denunciar criminosos e, com isso, contribuir com a eficiência das polícias”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.
Grella destacou em números a grande importância do Disque Denúncia: “Nestes últimos anos foram mais de um milhão de denúncias, e elas permitiram que fossem esclarecidos, dentre outros, 21 casos de sequestro e 2.279 casos de homicídios”.
Já o governador Geraldo Alckmin elogiou o trabalho do secretário Fernando Grella e destacou a grande parceria com o Instituto São Paulo contra a Violência e anunciou em breve a criação do WEB Denúncias.
Vale ressaltar ainda, a presença de vários policiais civis, delegados de polícias, seccionais e membros do Conselho da Polícia Civil.
——————————————————————————–
Wilson Elias
Clique aqui para ver fotos dos homenageados
Leia mais… | Mais 4513 bytes
http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/
CurtirCurtir
Ótimo texto. Avaliação irretocável do nascedouro e perpetuação das polícias carentes de urgentes reformas que possam equacionar o excesso de despesa na truculenta militarizada, revertendo-se mais receita para Civil, sucateada. O que se desperdiça para “prevenir”, nega-se a quem deveria investigar. A conta não fecha, o crime prospera, e, com este, a sua próspera indústria.
CurtirCurtir
Que bom que o governo se comoveu com o drama dos investigadores e escrivães e resolveu sancionar a PCL 44 ainda em novembro, diante do descaso e da palhaçada que fizeram conosco, é o mínimo que o governador podia fazer, ao menos teremos um pequeno presente de natal por parte do governador.
CurtirCurtir
MARCOS MARTINS – Comenta pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica sobre a diferença salarial entre as carreiras policiais no Brasil. Pede melhora das condições de trabalho dos policiais. Comunica sua participação em ato do SindSaúde, pela regulamentação da jornada de 30 horas semanais de trabalho para os servidores da Saúde. Menciona a realização da COP-19, a 19º Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Varsóvia, na Polônia. Destaca projeto de lei, de sua autoria, que proíbe o uso de mercúrio em aparelhos hospitalares. Cobra da Sabesp o tratamento de esgoto e saneamento básico nas regiões carentes do Estado.
CurtirCurtir
13/11/2013 20:24
Delegado-geral faz balanço de sua gestão à frente da Polícia Civil, que completa um ano
Blazeck assumiu o cargo em momento de crise, com pico nos índices de homicídios
Da Redação: Gabriel Cabral. Fotos: Marco Antonio Cardelino
Luis Maurício Souza Blazeck, delegado-geral de polícia
Compareceu à reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, sob a presidência de Adilson Rossi (PSB), o delegado-geral de polícia, Luis Maurício Souza Blazeck, que contou sobre as mudanças que ocorreram na Polícia Civil durante seu comando, que completa um ano. Ele também manifestou apoio ao Projeto de Lei Complementar 43/2013, que cria o Adicional por Direção da Atividade de Polícia Judiciária, destinado aos delegados de polícia: “Bons profissionais procuram bons salários”, disse Blazeck.
“Aceitei o desafio em nome da minha corporação”, disse o delegado-geral, explicando que o momento em que ele assumiu o cargo era delicado, tanto por pressão da mídia como popular. Falou do Sistema Integrado de Segurança (SIS), dos Conselhos de Segurança (Consegs) e do trabalho que é realizado na capital e no interior do Estado.
Blazeck, que trabalha na Polícia Civil há 28 anos, afirmou que nos últimos oito anos especializou-se em gestão pública, e que o planejamento da administração da polícia é de suma importância. “Segurança pública não é uma atividade doméstica em que você faz como quer.”
O delegado afirmou que o índice de homicídios havia aumentado em novembro de 2012, “uma situação desagradável e preocupante, principalmente por se tratar de vidas”, salientou.
Redimensionando os setores
As mudanças na estrutura da Polícia Civil, tanto no interior como na capital, foram explanadas pelo delegado. “O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) é um departamento de excelência, mas estava saturado”, exemplificou. Também disse que não fazia sentido a manutenção de uma delegacia de polícia destinada exclusivamente a investigações sobre furto e roubo de jóias, por isso a transformou em uma unidade de atuação mais ampla, abrangendo crimes como roubos a condomínios e ações de Black Blocs.
Sobre o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), o delegado-geral afirmou que irá aumentar o número de unidades para 54 centrais. Com relação ao interior, disse que “pela primeira vez a divisão de recursos materiais e humanos foi equitativa.
“Quando assumimos, tínhamos zero de investimento em inteligência”, disse Blazeck, que citou o apoio do secretário de Segurança na liberação de verba para investimentos em diversas áreas internas. Já com relação à ampliação do número de unidades policiais, o delegado-geral lamentou a falta de recursos para investimento em estruturas de prédios, rubrica que contou com apenas R$ 3 milhões neste ano. “Não consigo construir, uma única delegacia com isso”.
Projeto dos desmanches
O delegado pediu aos parlamentares que apoiem o Projeto de Lei 380/2013, que tornar mais efetivo o combate à receptação de autopeças, com objetivo final de inibir o roubo e furto de automóveis. “Vocês estarão prestando um auxílio ímpar na redução dos índices de crimes contra o patrimônio.”
Com relação à valorização profissional, afirmou que São Paulo é o único Estado da federação que não dá aposentadoria especial para os policiais. Ele pediu apoio aos bons policiais, que merecem melhores salários e condições de trabalho. Agradeceu ainda aos deputados pelas propostas aprovadas, que tratam da exigência de nível superior para agentes e escrivães e do reconhecimento da carreira de delegado como jurídica.
Deputados
Hamilton Pereira (PT) elogiou os aprimoramentos da Polícia Civil e falou de seu projeto sobre a criação da Coordenadoria de Busca por Desaparecidos, que foi aprovado na Assembleia, mas vetado pelo governador. Pediu atenção e dedicação ao assunto. Blazeck convidou o Hamilton Pereira para visitar a equipe da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Também falou sobre outros projetos visando aprimorar as buscas, como o uso de um software que, com base em fotografias, simula o envelhecimento das faces para facilitar o reconhecimento após anos de desaparecimento.
Pedro Tobias (PSDB) questionou se há projetos que visem atender mais rapidamente o cidadão nas delegacias, principalmente para esclarecimento de queixas e boletins de ocorrências. Blazeck falou que faz parte de uma das instituições mais fiscalizadas, e que conta também com o aperfeiçoamento dos totens para auto-atendimento e delegacias webs, onde se pode realizar o início do procedimento de BO, dependendo da gravidade da situação.
Major Olímpio (PDT) também elogiou o delegado-geral e pediu esforços dos deputados no sentido de destinar mais recursos à Secretaria da Segurança Pública no Orçamento 2014.
Dilador Borges (PSDB) falou dos benefícios que Araçatuba recebeu, mas lamentou que a região esteja localizada na divisa do Estado, em rota do tráfico internacional de drogas. Marco Aurélio de Souza (PT) perguntou sobre o fechamento de delegacias em cidades pequenas, que acabam obrigando os cidadãos a realizarem as queixas em cidades vizinhas.
Fernando Capez (PSDB) salientou que o crime que mais aumenta no Estado é aquele em que falsos chaveiros, passando-se prestadores de serviço, fazem cópias das chaves das residências para posterior invasão. Defendeu seu projeto de lei que cria cadastro voluntário de chaveiros disponível à consulta popular.
Osvaldo Vergínio (PSD), que atuou por 25 anos na polícia, ressaltou que os delegados iniciam suas carreiras com salários muito baixos. Parabenizou o delegado que preside o inquérito sobre o caso do garoto Joaquim, de Ribeirão Preto.
Itamar Borges (PMDB) parabenizou os trabalhos do delegado-geral e destacou a excelência referente a modernização da capital e do interior. Antonio Mentor (PT) ressaltou o apoio do Partidos dos Trabalhadores às causas policiais.
Também estiveram presentes os parlamentares Ramalho da Construção, Maria Lucia Amary (ambos do PSDB), Padre Lobato (PV) e Antonio Salim Curiati (PP).
http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=346349
CurtirCurtir
13/11/2013 21:18
Aprovado adicional de direção para delegados de polícia
Cálculo levará em conta adicional de tempo de serviço
Da Redação
Download
Plenário JK na noite desta quarta-feira, 13/11
Foi aprovado por unanimidade, nesta quarta-feira, 13/11, o Projeto de Lei Complementar 43/2013, do Executivo, que institui para a carreira de delegado de polícia o adicional por direção da Atividade de Polícia Judiciária (ADPJ). A medida, que beneficia delegados da ativa, para se tornar lei precisa ainda ser sancionada pelo governador.
A bancada do PT registrou voto favorável ao Substitutivo 1 e à Emenda 4, rejeitados pela votação final.
Segundo o texto do PLC 43, O ADPJ será calculado mediante a aplicação de coeficientes sobre o valor do respectivo padrão de vencimento do delegado de polícia, acrescido do Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e do adicional por tempo de serviço e da sexta-parte dos vencimentos, quando for o caso, na seguinte conformidade: I – 0,098 a partir do primeiro dia do mês subsequente ao da data da publicação desta lei complementar; II – 0,265 decorrido um ano após a data prevista no inciso I do artigo 2º da citada lei.
O objetivo da iniciativa, segundo exposição de motivos encaminhada pelo secretário da Seguranç Pública, Fernando Grella Vieira, é reconhecer o status de direção exercido pelos delegados.
A íntegra do PLC 43/13 pode ser consultada em http://www.al.sp.gov.br, no link Projetos
CurtirCurtir
Ouvi comentários que cidades que possuem delegacias com apenas um ou dois funcionários serão fechadas e os funcionários serão transferidos para cidade vizinha, assim serão duas cidades e uma só delegacia.
CurtirCurtir
Será que depois de aprovado o NU, seremos tratados pela PM, como doutores ?
CurtirCurtir
Com esse N.U que será pago, não poderei realizar o desejo de trocar de carro, o New Fiesta ficou no sonho, vou ficar com meu KA 2011 fazer o quê? Sou terceira classe, sonho adiado.
CurtirCurtir
Futuro IP que passou na investigação social disse:
13/11/2013 ÀS 21:52
“DORMINHOCO SONHA SER TIRA, MAS ACORDA COM OS COTOVELOS DOENDO”
É ridículo como vem gente aqui falar bobagem. Além de não comentar sobre a matéria em questão fala bosta. Todo concurso público é concorrido e todos que chegaram são merecedores e ponto. Ninguém é melhor que ninguém cara. Aposto que na DP paga um pau para os amigos e não tem coragem de negar um café sequer, mas aqui prefere soltar suas idiossincrasias. Vai se fudê seu arrombado. Isso aqui n]ao é terapia não…
Todos somos polícias independente do cargo. É por isso que a PC esta atolada em merda… Por pessoas com mentalidade como a sua. E tem pessoas que vai na onda ainda. Parecem que tem 15 anos porra, discutindo quem é melhor como se fosse fazer alguma diferença.
______________________________________________________________________________________________
Se nem começou a exercer suas funções já diz que a PC está atolada na merda, imagina só quando começar a trabalhar. Verá que merda é pouco para tudo isso.
CurtirCurtir
Apesar de tudo, ser policial é um desafio, uma vocação, e quando a gente tem isso no sangue, por pior que seja, é sempre um orgulho!!!! Pena que a carreira é desvalorizada ,deveria ser a primeira opção para quem governa. Povo seguro é povo feliz. Aos pares, bom dia! Aos impares, ….
CurtirCurtir
Que bom que o governo se comoveu com o drama dos investigadores e escrivães e resolveu sancionar a PCL 44 ainda em novembro, diante do descaso e da palhaçada que fizeram conosco, é o mínimo que o governador podia fazer, ao menos teremos um pequeno presente de natal por parte do governador.
———————————————————————-
Pessoal que eu cheguei agora o que mudou como assim vai deve ser votada amanhã a PLC 44… alguém sabem ESCRILUDIDA? ESCRIVÃ GATINHA? …abs
CurtirCurtir
TV Fronteira é filiada da Globo na região de Prudente.
Assista o vídeo no link abaixo:
http://globotv.globo.com/tv-fronteira/sptv-1a-edicao-tv-fronteira/v/justica-questiona-capacidade-da-p2-de-venceslau-de-isolar-detentos/2952551/
CurtirCurtir
Aprovaram o projeto dos Delegados, só que os aposentados e pensionistas: TÓC TÓC, se ferraram, mas vão pagar a associação igual aos da ativa. Fico pensando que, na hora que apresentaram o anteprojeto, perceberam que, com os aposentados, os da ativa iam ganhar menos e, sem os aposentados o ganho seria maior. Danem-se os aposentados, que se safe o meu.Veja a PM tiraram todo o atraso dos aposentados. Na próxima eleição da Associação vou votar em aposentado, se não me desfiliar antes.
CurtirCurtir
Ontem foi aprovado o PLC 43 correto!, e o que foi falado SOBRE O PLC 44 VAI SER VOTADO? O QUE FOI DITO?
CurtirCurtir
Essas apreensões, ocorrências em geral, da parceria PM/MP, são apresentadas, formalizadas donde?
CurtirCurtir
Notícia do PLC 44
14 de novembro de 2013 Notícias
Na próxima terça feira, dia (19-11-2013), está previsto para pauta de votação na Assembléia Legislativa de São Paulo, o PLC 44, no qual, as emendas que melhoram o Projeto referenciado não estão sendo acatada pelo Governo, pois, como se encontra, não atende aos interesses da Categoria de Investigador e Escrivão.
Outrossim, esperamos a aprovação do PROJETO em questão, e que o bom senso dos Deputados prevaleça a favor da Categoria no momento da VOTAÇÂO e não se curvem a vontade do Governo, aprovando o Projeto com as emendas apresentadas, melhorando assim, a valorização desses Policiais, pois ainda o Governo não fez o devido enquadramento no quadro de nível superior existente na Secretaria da Segurança Pública, dessas duas categorias, de acordo com a Lei 1.067/2008, o que certamente deverá ocorrer no futuro.
O SIPESP, jamais se curvará ao Governo e permanecerá na luta pela valorização para as demais carreiras operacionais da Polícia Civil de São Paulo.
Com referência, ao aumento linear de 7%, será pago no Holerite do mês de Dezembro próximo.
João Rebouças
Presidente do SIPESP
Fonte: http://www.sipesp.org.br/noticia-do-plc-44/#more-1114
CurtirCurtir
Concurso mais concorrido?
TODOS são concorridos e ponto.
No meu de Atepol eram 75 vagas para quase 40.000 inscritos.Eae tá bom?
O q não era concorrido e sempre foi uma teta passar no concurso são os concursos de antigamente onde praticamente se pegava policia no laço (e geralmente são esses q mais veem com falacia de NU isso, NU aquilo e etc, carreira diferenciada mais isso a mais aquilo). Se era concorrido, então a prova era facil demais beirando o ridiculo, basta procurar e achar as provas de antigamente.Com matematica aliada a desenho geometrico e por ae vai.Tive o interesse de verificar todas as prova de antigamente e realmente as provas eram faceis demais se comparadas com as de hj, porém não posso falar muito pois também achei minha prova ridicula mas não mais q as de antigamente que são bizarras mesmo, inclusive com questões repetidas de concursos anteriores.
Isso é para os iluminados q só olham para o próprio umbigo e ainda acham q por estarem em determinadas carreiras q ACREDITAM ser as mais dificeis e prestigiadas dizem q seus concursos são mais concorridos.
TODOS são concorridos e ponto e um tal de o meu é mais isso mais aquilo. Dá para ver quantos esses colegas valem aos olhos do governo basta ver o grande NU diferenciado recebido.
Todos sabem q investigador e escrivão são os pilares da Civil e por este motivo precisam de mais integrantes, masi acreditar q sua carreira é diferenciada, mais concorrida ou isso ou aquilo é uma baita falta de espirito, intrução e principalmente humildade.
Vcs já se perguntaram pq todo mundo quer ser tira? Todo mundo já sabe a resposta só não teem coragem par escrever. Escrivão nunca ninguém quer ser pq será?
Não engulo antigão que quer levar os meritos disso ou daquilo se baseando nos concursos atuais q são totalmente diferentes dos de antigamente, exaltando carreira fim e sei lá mais quanta baboseira. Quando um calça branca falou a realidade e a verdade um antigão se doeu todo.
O calça branca falou a realidade e a verdade de como deveria ser feito.
1º a realidade: Ele entrou como NU e já tinha o NU no ingresso da carreira diferente de MUITOS antigôes q só alcançaram NU depois de estarem na carreira.Não são todos antigões q tinham NU de verdade (não to falando de curso de costureira/copeiro ou sei lá o q reconhecido pelo MEC, to falando de faculdade de verdade de 4 a 6 anos rachando antes do concurso, para só depois de feito a faculdade mais não sei quantos anos estudando).
2º a verdade: Deveria ter feito se não me engano como no Rio ou DF q o tira q não tem NU seria apenas investigador e caso o mesmo possuise NU tornaria-se Detetive, teve outro Estado q era diferente, todos eram investigadores porém q tinha NU na data de ingresso do concurso recebia X e quem não tinha recebia y. Justo não?!
Não não é justo conforme alguns alienados q advogam em causa própria. Dizem q como vc conseguiu conquistar a carreira vc deve ter todos o beneficios q ela te oferece mesmo sem ao menos se quer possuir o NU q agora é exigido ( o pensamento é bem esse: Eu passei, sei lá, para escrivão, na minha época não se exigia q eu tivesse o NU e não tenho NU até agora, porém minha carreira ganhou o NU,mesmo sem ao menos eu possuir o mesmo, mas eu quero ganhar igual ao colega q se ferrou todo para ter esse bendito NU exigido para poder adentrar a instituição pq a carreira ganhou e eu mesmo sem MÉRITOS proprios quero receber o mesmo do q o colega q se ferrou).
Muitos aqui pleiteam e defendem com unhas dentes q não deve aglutinar carreiras (principalmente as carreiras de tira e escriba) nem haver transposição de cargos q é vedado pela CF, mas se estes colegas das carreiras de Tira e Escriba recebessem salário diferenciado entre eles mesmos (no caso se tem NU quando entrou é um salario se conseguiu NU só depois q já estava na carreira é outro) vcs iriam ver se eles não iriam querer reestruturação com carreira unica (com exceção das de coordenação). Se estes tiras e escribas com salarios diferenciados tivessem q prestar de novo concurso para a mesma carreira ao qual prestou anteriormente apenas para galgar salario diferenciado dos que realmente já eram NU a epoca do concurso vcs iriam ver os Pseudos Intelectuais q veem aqui postar cair a mixa.
Nestas horas eles são iguais é a carreira q evolui não a pessoa, por este motivo eu sendo um MOBRAL tenho q ganhar igual ao não MOBRAL?
Ai vem tira antigão perguntar se já mamou na teta da mamãe? Q primeiro veem os filhos mais velhos p depois o mais novos galgarem o mesmo? Q tem varios cursos reconhecidos pelo MEC kkkkk (sem comentarios)!!
O q mais tem aqui é HIPOCRITA, iguais aos ”artistas” q estão defendo o rapaz q levou tiro acidental do PM.
Parabens aos novos Investigadores q já estão entrando na instituição com esse tipo de colega ao seu meio. Vão ter q carregar essa cruz junto com as outras carreiras q são obrigados a aguentar todo tipo de chacota possivel dessas carreiras (não são todos os tiras e escribas q fazem isso, mas poso garantir q são a marioria).
CurtirCurtir
mal port lixo erros de grafia e etc
CurtirCurtir
Anonimo em fúria! desculpe-me colega, mas você realmente acreditou que são policiais civis que externam tais comentários? Acreditou que algumas postagens maldosas ou de dúbio entendimento são de policiais seja civil ou militar?
Tem postagem que seu objetivo é claramente causar discórdia e entrevero! nem comente tais argumentações! Mas parabéns por informar sua função! Acredito que seja atendente de necrotério policial(ATEPOL), pois nunca ouvi essa nomenclatura! Você quando informa corretamente sua função acrescenta ao conhecimento, pois é a primeira vez que posso visualizar um comentário antagônico de uma função que jamais pensei que acompanhava as noticias da Policia, não que esteja descredenciando sua função de Policia, longe de mim, mas imaginava que como função técnica, você estaria estagnado a pensar como area técnica da saúde.
CurtirCurtir
Nossa que bom,teremos doutores investpol,sem ter feito doutorado, com esse tratamento do qual o colega se refere vai resolver muitos problemas do povo, avisem os capiá aqui do interior sobre o pronome de tratamento a ser empregado quando se dirigir à referida autoridade,vede os quantos doutores estão na alta cúpula e olhe a nossa situação.
CurtirCurtir
É colega Tira Trezopeta sou atendente de necroterio policial, muitos q estão na SPTC acompanham esseBlog mais poucos teem coragem de se expressar. Minha carreira não é tecnica diferentemente das outras q estão na SPTC.Minha carreiras é operacional e depois q saiu a assistencioa policial do IML minha carreira perdeu força.
Rapido entendimento sobre técnico:
Fotografo Tecnico Perical: tecnico em fotografia
Desenhista ” ”’ : Tecnico em desenho (mas os desenhos estão todos no autocade basta preenche-los de maneira correta – nem sei pq se chamam desenhistas afinal não desenham nada só preenchem o q parece aqueles livrinhos de colorir de criança kkk)
Auxiliar de Necropsia: tecnico em anatomia humana (rasga o cadaver)
Atendente de Necroterio POLICIAL: Faz todo o trabalho operacional e por vezes até mesmo o administrativo. Busca corpo em via publica e etc e libera o corpo para o familiar (no ato de liberar, antigamente, devia o atepol checar para ver se os familiares não estavam pedidos e caso estivessem deveria o ATEPOL conduzi-los para a assistencia policial onde encontrava-se uma equipe composta de 1 autoridade, 1 tira e 1 escriba. O problema é q depois dessa-teorica desvinculação extinguiram a assistencia policial e querem q os atendentes trabalhem junto a sala de necropsia auxiliando o auxiliar de necropsia para q este auxilie o trabalho q ora já deveria ser do Legista vagabundo.).
Atepol não é tecnico.Mas a SPTC quer q seja para nos amarrar para sempre ali devido a nomenclatura da carreira.
Tive o desprazer de acompanhar duas reuniões da Drª para os futuros Legistas da ACADEPOL e nessas reuniões ela teve o impeto de errar por duas vezes o nome de minha carreira ns chamando de atendentes tecnicos!! Técnico em q?Carregar peso?Além de se auto proclamar dois tipos de autoridades, se auto denominou como autoridade administrativa e posteriormente autoridade cientifica.kkkkk.Fazendo a maior lavagem cerebral nos novos Legistas.
Carreira q perdeu a razão de existir e agora para não perder esse verdadeiros peões para a civil fica falando q a carreira é da SPTC e não do titular do cargo. TODOS DA SPTC SÃO CARREIRAS POLICIAS CIVIS e ponto. O problema é q os Legistas e Peritos não se consideram policia e qdo há ataques do PCC eles nem nos avisam, pois acham q não devemos nos preocupar com isto. Todos na POLICIA tem função distinta é verdade, porém todos na policia lutam por um bem comum q é a incolumidade fisica e até mesmo psiquica da população, ou seja, o bem da sociedade em si. A cientifica produz prova tecnica, a civil investiga e a militar previne, mas todos lutando por um bem comum. Dá urticária esse nome Policia cientifica, querer autonomia em seus laudos é uma coisa querer ser terceira policia e querer fuder seus servidores é outra. Area da saude é só para esses Legistas putos q tratam a policia como bico. Te pergunto colega: Se os Legistas não pudessem cumular cargos licitamente e tivessem q viver de policia igual a mim e vc, vc acha q sobraria algum Legista na Policia? Estamos nas mãos desses caras, lamentavel ser mandado por imbecil q não entende bolhufas de atos administrativos e Lei.
Mal port lixo e extensão do texto.
Resumo: minha carreira era o famoso policia do IML hj não somos nem policia nem area da saude.
CurtirCurtir
14/11/2013 15:26
Apoio à lei para coibir roubo de carga
Da assessoria do deputado Orlando Morando
Download
Orlando Morando, Tiojum e Benatti
Na terça-feira, 12/11, o deputado Orlando Morando (PSDB) participou da audiência pública realizada pela Comissão de Transportes e Comunicações, no auditório Franco Montoro, cujo tema foi o aumento do número de roubo de cargas no Estado de São Paulo.
Membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações, Morando elogiou a organização da categoria e defendeu a aprovação do Projeto de Lei 885/2009 na Assembleia Legislativa de São Paulo. “O trabalho da polícia é eficiente, mas precisamos penalizar, principalmente, o receptador de carga roubada”, disse.
Morando aproveitou também para destacar a importância do segmento que faz com que o que se produz no país chegue a quem consome em praticamente todos os cantos.
Marcaram presença na audiência diversos representantes do setor, entre eles o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp), Flávio Benatti, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC (Setrans), Tiojium Metolina.
A incidência e aumento do número de roubo de cargas, além de trazer prejuízos econômicos para o setor, estão trazendo prejuízos sociais, como a falta de mão de obra devido à falta de segurança para os motoristas.
omorando@al.sp.gov.br
CurtirCurtir
Escriludida disse:
15/11/2013 ÀS 10:44
Dr. Guerra, eu “Escriludida”, ex-Escriper que em 2011 postava minhas opiniões enquanto tramitava o PLC 047/11, que originou a Lei Complementar 1051/11, solicitei um espaço para que os interessados, postassem algo pertinente, o que foi atendido na época. Não dá para criar um espaço para postagens referentes ao PLC 044/13 (NU dos escribas e dos investipols). Sou uma pessoa muito ansiosa, e muitas vezes posto em qualquer post, o que quero “divulgar”, por não ter opção de onde postar. Aproveitando este espaço quero tentar esclarecer, me fazer entender, sobre o que postei em outro Post.
Escriludida disse:
15/11/2013 ÀS 10:26
Escriludida disse:
15/11/2013 ÀS 10:02
Ao colega Ex- Papeiro atualmente GAITEIRO, você tem razão, não ficou muito claro o que postei ontem, também havia bebido demais, AGORA tentei melhorar para me fazer ser entendida, e corrigi alguns errinhos.
Escriludida disse:
15/11/2013 ÀS 10:03
Depois da vergonhosa barganha, onde os nossos pseudos representantes intervieram, e transformaram o PLC 044/2013 original em “hobbin- hood” ao contrário. “Vamos tirar o pouco do NU de 3ª classe e de 2ª classe, os quais são a maioria nas carreiras de Escrivão e Investigador, e vamos dar um aumento maior em percentagem para os ocupantes da 1ª e da classe especial, afinal nós pertencemos à 1ª ou à classe especial, já que o governo não aprovará nada que acarrete aumento de despesa..
Lei complementar 1216/13
(advinda do PLC 033/13- 7% LINEAR)
% a + em relação a:……….1ª clas……..2ª clas…….3ª clas…..
Especial.:1.949,67…………….7,48%……15,28%……23,39%
1ª classe: 1.813,91…………..——-………..7,25%……14,80%
2ª classe: 1.691,18…………..——-………..——………..7,07%
3ª classe:1.580,04 (não há percentagem a mais para ser comparada, visto que é a classe que tem a menor remuneração na carreira)
…………………………………………………………………………………………………………………..
Com o anexo I de acordo com a MSG 198/13 (D.L. 07/11/2013 – PÁG. 34)- NU I
% em a + em relação a:………..1ª clas…….2ª clas……..3ª.clas….
Especial: 2.211,53………………..10,49%…….22,09%……34,92%
1ª classe: 2.001,39………………..——-……….10,49%…….22,10%
2ª classe: 1.811,29………………..——-………——……….;..10,05%
3ª classe: 1.639,10 (não há percentagem a mais para ser comparada, visto que é a classe que tem a menor remuneração na carreira)
………………………………………………………………………………………………………………………..
Com o anexo II de acordo com a MSG 198/13 (D.L. 07/11/2013 – PÁG. 34)- NU II
% em a + em relação a:………..1ª clas……..2ª clas………3ª clas.
Especial : 2.294,15…………………10,64%……22,32%…….35,10%
1ª classe: 2.073,44………………..———……..10,55%…….22,10%
2ª classe: 1.875,44………………..——–………——–……..10,44%
3ª classe: 1.698,11 (não há percentagem a mais para ser comparada, visto que é a classe que tem a menor remuneração na carreira)
………………………………………………………………………………………………………………………
O objetivo dos quadros acima, foi para demonstrar que até a aplicação dos 7% linear (Leis Complementar 1216/2013 advinda do PLC 033/2013)
classe especial: 7,48% a mais que 1ª classe, 15,28% a mais que 2ª classe e 23,39% a mais que os de 3ª classe.
Para tentar explicar uma forma para a interpretação dos “demonstrativos” acima, em cada linha, na primeira coluna (cada classe), há informação do percentual em comparação a cada coluna, ou seja em cada classe.
Na minha opinião os percentuais de diferença de salários entre as classes estabelecidos na Lei Complementar 1216/2013 (primeiro “demonstrativo”), deveriam permanecer para o anexo I e anexo II do PLC 044/2013 (NU).
Por isso que iniciei o comentário fazendo alusão a “hobbin- hood” ao contrário.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!
CurtirCurtir
Entendo que é de uma imbecilidade tamanha, alguém acreditar que a Polícia Civil do Estado de São Paulo se resume em apenas três carreiras, acreditam mesmo que são os únicos e importantes. Quanta hipocrisia viu!.
CurtirCurtir
Quanta satisfação por migalhas, devem comer as migalhas mesmo.
CurtirCurtir
BIJÚ FORTE:
PARECE QUE AGENTE POLICIAL TAMBÉM PODERÁ GANHAR ADICIONAL DE DIREÇÃO.
CurtirCurtir
A corrupção mata, tira a esperança de uma sociedade e leva um país a ruina; Todos nós ficamos mais pobres e em colapso financeiro e moral, precisamos combater esse mal típico dos países menos desenvolvidos, isso requer garra e determinação, mobilização social. Quando discutimos esse mal que assola também o Brasil, nos referimos a três tipos de sociedades, uma produtiva, uma improdutiva e outra produtiva e corrupta; A sociedade produtiva é aquela que carrega o país nas costas ( Empresários, comerciantes, autonomos, operários,Servidores Públicos, Agricultores etc), já a classe improdutiva é a parasitária e facilmente utilizada, manipulada pela produtiva/corrupta para os fins que ela necessitar para burlar as leis e sistemas/regras da convivência hamoniosa de uma sociedade sadia. A sociedade produtiva/corrupta caminha ás márgens das leis, transgredindo quando for de seus interesses, quase sempre sem olhar para o mal que atingirá todas as camadas sociais, não importa, o que importa é o capital agregado/resultado positivo nas contas bancárias e mais nada (Políticos corruptos, Empresários corruptos/ corruptores-fraudadores de licitações públicas, sonegadores de impostos, descumpridores das normas e funções sociais conhecidos também como maus patrões- fregueses assíduos do Poder Judiciário); A sociedade boa é totalmente obediente ás leis e normas em geral, seguem um padrão de vida ilibada e recomendada pelos bons costumes, mas são também vítimas desassistidas de poder público de maneira geral, para eles não tem qualquer tipo de ajuda do poder público, eles são uma espécie de gente auto suficiente, mas não se engane, é uma população desprovida de qualquer ajuda pública, eles apenas pagam impostos e agregam responsabilidades deixada pela classe improdutiva (usuários de drogas, presos condenados, criminosos em liberdade, festeiros, crianças abandonadas, menores infratores internados/ em liberdade, medingos etc), fatos esses crescentes e onerosos com uma velocidade não divulgada, vide usuário de crack, essa população cresce de maneira assustadora, inclusive na área rural. Graças a sociedade produtiva/corrupta que não chamam para si a responsabilidade, não aceitam as regras, ignoram as leis, abusam do poder financeiro/economico licitos e inlicitos adquiridos, impondo assim sobre os mais fracos suas ideias macabras, utilizam as leis, manipulam a população improdutiva, frequentam todas repartições públicas, estão quase sempre presentes nos poderes -executivos, legislativos e Judiciário, maquiando, iludibriando etc. As leis aqui no Brasil são boas, mas elas não são aplicadas com igualdade, é severa com a classe boa, mas branda com a classe mais abastada, é só observarmos como as leis são aplicadas nas três sociedades que mencionei, obviamente vemos na mídia o tempo inteiro, quase que diariamente, são denuncias envolvendo pessoas que imaginaríamos serem pessoas que possuem uma vida ilibada, mas não é. Com esse raciocinio, claro que não tenho a pretensão da verdade sem contestação, é apenas minha análise de um país que caminha para uma guerra civil.
CurtirCurtir
TABELAS REFERENTES A PCL 44 DEVEM SER MODIFICADAS NO PRÓXIMO DIA 19 DE NOVEMBRO, SEGUNDO CONSTA OUVE ERRO NOS VALORES DOS TERCEIRA E SEGUNDA CLASSE, QUE DEVEM SER CORRIGIDOS E TERÃO UM PEQUENO ACRESCIMO .
CARGOS PERMANENTES
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 3ª CLASSE I 1.665,28
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 2ª CLASSE II 1.823,42
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 1ª CLASSE III 2.001,39
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE CLASSE ESPECIAL IV 2.211,53
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 3ª CLASSE I 1.665,28
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 2ª CLASSE II 1.823,42
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 1ª CLASSE III 2.001,39
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE CLASSE ESPECIAL IV 2.211,53
ANEXO II
a que se refere o inciso II do artigo 1º da Lei Complementar nº , de de de 2013
DENOMINAÇÃO DO CARGO PADRÃO VALOR R$
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 3ª CLASSE I 1.748,21
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 2ª CLASSE II 1.894,55
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE 1ª CLASSE III 2.073,44
ESCRIVÃO DE POLÍCIA DE CLASSE ESPECIAL 2.291,15
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 3ª CLASSE I 1.748,21
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 2ª CLASSE II 1.894,55
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE 1ª CLASSE III 2.073,44
INVESTIGADOR DE POLÍCIA DE CLASSE ESPECIAL IV 2.291,15
CurtirCurtir
FOI PUBLICADO NO JORNAL AGORA NA DATA DE HOJE O SALÁRIO BASE DOS PERITO É R$3.758,01 E PARA NÓS QUE É N.U SOMENTE ISSO !!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
O BASE DO N.U TINHA QUE SER DE IMEDIATO NO MÍNIMO R$2.000,00!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
PARECE QUE A DEBANDADA DOS TERCEIRA E SEGUNDA CLASSE DOS SINDICATOS TRAIDORES JÁ SE INICIOU, HAVERÁ DESFILIAÇÃO EM MASSA DOS TERCEIRA E SEGUNDA CLASSES DOS SINDICATOS TRAIDORES QUE PARTICIPARAM DA BARGANHA, NENHUM SEGUNDA OU TERCEIRA CLASSE, VÃO ENGOLIR A REDUZIÇÃO SALARIAL IMPOSTA DE FORMA COVARDE NA BARGANHA ENTRE SINDICATOS E GOVERNO.
CurtirCurtir
Os terceira e segunda classe precisam tomar vergonha na cara e pedirem a desfiliação imediata dos sindicatos e associações que barganharam com o governo, os terceira e segunda classe foram traídos e prejudicados, foi uma pouca vergonha covarde o que o sindicatos e associações fizeram, desfiliação em massa diante de tremenda traição.
CurtirCurtir
O AIPESP está rico tem 60 milhões em caixa, e está pouco se lixando com a desfiliação dos terceira e segunda classe, sou classe especial e estou muito feliz com os sindicatos, fizeram certo arrancaram do aumento do novatos e passaram para os velhos primeira e classe especial, nada mais justo, os novatos precisam se foder e aprender quietinhos a ficar nos seus devidos lugares.
CurtirCurtir
NÃO AOS VALORES “BARGANHADOS”
(DIMINUIRAM OS VALORES DA 2ª E DA 3ª CLASSE PARA AUMENTAR OS VALORES DA CLASSE ESPECIAL E DA 1ª CLASSE))
VALORES JUSTOS…… PARA O NU I………. E NU II,……..
ASSIM SERIAM MANTIDOS OS PERCENTUAIS ENTRE AS CLASSES DAS CARREIRAS DE ESCRIVÃO E INVESTIGADOR.
7% (L.C. 1216/13) ………..13,34% NU I ……….3.07% NU II
Esp.: 1.949,67 x 1,1334 = 2.209,97 x 1,037 = 2.291,17
(7,49% a + que 1ª c. 15,26% a + que 2ª e 23,36% a mais que 3ª classe)
1ª c.: 1.813,91 x 1,1334 = 2.055,88 x 1,037 = 2.131,49
7,23% a mais que 2ª classe, 14,77 a mais que 3ª classe)
2ª c.: 1.691,18 x 1,1334 = 1.916,48 x 1,037 = 1.987,70
(7,02 % a mais que os da 3ª classe)
3ª c.: 1.580,04 x 1,1334 = 1.790,91 x 1,037 = 1857,17
CurtirCurtir
Mas duvido o dó que sejam aplicados, pois na tabela por mim proposta como justa, não se diminuiu os valores da proposta que “está valendo” para os antigões que já ocupam a classe especial, e nem dos ocupantes da 1ª classe, na real não diminuiu a de nenhum ocupante, seja em qual classe for.
Apenas aumenta os valores no salário base dos prejudicados pela BARGANHA (2ª e 3ª classe) Para ficar bem claro, sugiro uma valorização justa para cada ocupante da carreira que conquistou, através de livre concorrência, cada um na classe que pertença e que a diferença salarial no base (em termos percentuais), entre uma classe e outra permaneça.
Ingressei na PC através do EP 1997, tomei posse em julho de 1998, fiquei tês anos na 5ª classe, depois mais 7 na 4ª classe, e desde 01/11/2008 n 3ª. (5 anos) – qdo foi extinta a 5ª e 4ª classe
Em outubro e não em julho deste ano completei 15 anos de efetivo exercício na carreira, por conta de afastamento que foi necessário por 90 dias para tratamento de saúde.
Ainda recebo salário de 3ª classe, mas sei que se a Lei for cumprida (L.C. 1151/11 em seu artigo 22), qdo. passar a receber salário de 2ª classe será retroativo a outubro de 2013.
CurtirCurtir
TIRAMOS O AUMENTINHO DOS TERCEIRA E SEGUNDA CLASSE PARA NOS VELHOS PRIMEIRA E CLASSE ESPECIAL TOMARMOS UMAS PINGAS MAIS, SE QUISEREM SE DESFILIAR POR CAUSA DESSA PEQUENA RASTEIRA, FIQUEM A VONTADE SUAS MENSALIDADES NÃO FAZEM FALTA NENHUMA PARA OS SINDICATOS, DIMINUIMOS OS SALARIOS DE VOCÊS PARA AUMENTARMOS OS NOSSOS, QUE SE FODA…
CurtirCurtir
Proposta para o Major Olímpio lutar pela Polícia Civil em 2014 e levar um CAMINHÃO DE VOTOS dos Charlies, é só lançar um vídeo no YOU TUBE com seu pronunciamento na ALESP apoiando nossas reivindicações que estaremos contigo Major, não desista da Polícia Civil por conta de alguns que não fazem críticas construtivas, continue conosco Major!
Pauta Reivindicatória para a Polícia Civil em 2014:
1 – Nível Universitário de verdade para Escrivães e Investigadores com reajuste no mínimo igual ao Agente de Detran
2 – Aposentadoria no mínimo pela 51/85 e com alteração para benefício do posto imediato igual na Polícia Militar
3 – Reestruturação para as demais carreiras com fim do Nível Fundamental na Polícia Civil
4 – Auxílio Alimentação igual ao da Polícia Militar
5 – Redução do Interstício mínimo entre classes afim de melhorar as promoções e oxigenar a instituição
Orientação para que todos Escrivães e Investigadores vitimados pelo Projeto Inconstitucional de Lei Complementar 44/2013, ingressem com suas respectivas ações pleiteando o mesmo índice de reajuste concedido aos de Classe Especial, uma vez que é latente a inconstitucionalidade de concessão de índices diferentes para funcionários da mesma carreira, ato este que fere mortalmente o PRINCÍPIO DA IGUALDADE E O PRINCÍPIO DA ISONOMIA que norteia os fundamentos basilares da lida da Administração Pública na concessão de reajustes e vantagens aos seus funcionários e que DEVE TRATAR DE FORMA IGUAL OS IGUAIS, conforme largamente difundido em nossa doutrina e com entendimento sedimentado em Acórdãos e Súmulas da Justiça Nacional:
“O que a constituição assegura é a igualdade jurídica, ou seja, tratamento igual, aos especificamente iguais perante a lei. O que o Princípio da Isonomia impõe é tratamento igual aos realmente iguais.”
CurtirCurtir
Sempre fui a favor sim de que os mais antigos, que já “ralaram” mais que os “menos antigos” tivessem um diferencial no salário, mas a minha insistência em postar repetitivamente as tabelas, é para demonstrar
Que após a aplicação dos 7% linear (Leis Complementar 1216/2013 advinda do PLC 033/2013
CONTINUOU O PERCENTUAL DA DIFERENÇA
CLASSE ESP.l: 7,48% a mais que 1ª classe, 15,28% a mais que 2ª classe e 23,39% a mais que os de 3ª classe.
1ª CLASSE: 7,25% a mais que 2ª classe e 14,80% a mais que 3ª classe
2ª CLASSE: 7,05% a mais que 3ª classe
Pós barganha do NU: o percentual diminuiu
CLASSE ESP.l: 10,64% a mais que 1ª classe, 22,32 a mais que 2ª classe e 35,10% a mais que os de 3ª classe.
1ª CLASSE: 10,55% a mais que 2ª classe e 22,10 a mais que 3ª classe
2ª CLASSE: 10,44 a mais que 3ª classe.
Quero entender o motivo de NÃO terem mantido os percentuais de diferença entre as classes no salário base ??????????????, sem diminuir os de 3ª e de 2ª para aumentar os de 1ª e classe especial.
Pois além do percentual a mais, os mais antigos fazem jus a mais quinquênios e a 6ª parte.
Eu sou de 3ª classe, completei 15 anos de efetivo exercício em outubro de 2013, mas ainda recebo salário de 2ª classe, se não houver nenhuma alteração, no 5º dia útil de dezembro receberei um quinquênio a mais, até então recebo dois quinquênios, e é só isso que recebo a mais que os “calças brancas”..
CurtirCurtir
Atenção: Escrivães e Investigadores de 3ª e 2ª classe, conforme contagem realizada oficialmente em 01/3/2013:
70,35% dos ocupantes da carreira de Escrivão pertencem à 3ª ou 2ª classe (37,17% à de 2ª clas e 33,18% à de 3ª classe) / no total: 70,35 %. (“percentuais insignificantes, para os imediatistas barganhadores”).
69,72% dos ocupantes da carreira de Investigador pertencem à 3ª ou 2ª classe (37,06% à de 2ª classe e 32,66% à de 3ª classe) / no total: 69,72% (“percentuais insignificantes, para os imediatistas barganhadores”).
QUE CADA UM DOS PREJUDICADOS TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES, A REPEITO DA VERGONHOSA BARGANHA DO PLC 044/2013.
CurtirCurtir
No site oficial da polícia civil, dá a entender que valerá a primeira tabela (“NU ORIGINAL”).
Noticias em Geral : Assembleia aprova reajuste salarial para escrivães e investigadores de polícia
21/11/2013 10:04:14 (1377 leituras)
Nesta terça-feira (19) foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar 44/2013, do Executivo, que reajusta os vencimentos de escrivães e investigadores de polícia. Para se tornar lei, o projeto necessita apenas da sanção do governador.
O reajuste real será de 21%, pagos em duas etapas, sendo uma no primeiro dia do mês subsequente à data de publicação da lei e a segunda um ano depois. Esse aumento considera ainda, o reajuste de 7% concedido aos policiais civis no início deste mês.
De acordo com as tabelas em anexo ao PLC 44, nesta primeira fase os salários-base dos escrivães e investigadores serão entre R$ 1639,10 (escrivães I, 3ª classe) a 2022,35 (escrivães IV, classe especial), sendo hoje os valores respectivos R$ 1580,04 e R$ 1949,67. No próximo ano (segunda fase), os vencimentos ficarão entre R$ 1786,62 (I, 3ª classe) e R$ 2204,58 (IV, especial).
O aumento salarial para as duas carreiras cumpre a lei do nível universitário (NU), aprovada em 2008. Com a medida serão beneficiados 27.280 policiais civis, entre ativos, aposentados e pensionistas.
A tramitação do PLC 44/13 pode ser acompanhada na íntegra no endereço eletrônico http://www.al.sp.gov.br, no link Projetos.
Fonte: Alesp/Foto: José Antonio Teixeira Colaboração: Adriana Ferrari
http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/
CurtirCurtir