Do portal do Conselho federal da OAB
Brasília – O Conselho federal da OAB recebeu o importante apoio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) para a proposta que torna o advogado indispensável no inquérito.O presidente da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho recebeu na tarde desta quinta-feira (31) o presidente da ADPF, delegado Marcos Leôncio Ribeiro e o assessor especial da presidência da Adepol, Kleber Luiz da Silva Júnior.
“A investigação tem que preservar a paridade armas. A presença do advogado é indispensável para garantir maior profundidade na investigação, além de dar maior credibilidade e agregar valor ao inquérito policial”, destacou o presidente da ADPF.
Para Silva Júnior, “a presença do advogado no inquérito viabiliza um maior equilíbrio ao sistema, uma vez que estabelece um contraditório mínimo na fase pré processual”.
O presidente da Ordem, reafirmando declarações anteriores, afirmou que considera uma “afronta ao Estado de Direito o cidadão tomar conhecimento apenas pela imprensa que esta sendo investigado, sem direito a sequer ser ouvido e apresentar sua versão sobre os fatos”. As informações são do portal do Conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Leia também:
Ja nao basta o Ministerio Publico pra encher o saco???
CurtirCurtir
Altamente positivo uma vez que uma investigação bem feita que deixa o ladrão ‘amarrado’ no papel não ‘adevo’ que dê jeito juridicamente falando…
CurtirCurtir
Muitas provas as vezes precisam ser colhidas sem que o suspeito tenha conhecimento, como por exemplo alguem que comete um crime de homicidio e que acreditando estar totalmente impune, mantem a arma do crime em sua residencia. Quando seu advogado lhe avisar que ele esta na mira da policia vai se livrar da maior prova de todas, a arma utilizada.
CurtirCurtir
Nos meus comentários feito hoje apareceu: “Seu comentário está aguardando moderação”
Mas enfim, a Lei Complementar n. 1216/13 foi publicada no Diário Oficial de hoje, caderno Executivo I, como já era previsto, está idêntico ao PLC 033/13, a merreca dos 7% começa a vigorar a partir de hoje, consequentemente a Lei Complementar que advir do PLC 044/13 (NU) passará a vigorar a partir de 01/12/2013
CurtirCurtir
Pingback: Advogado no inquérito policial tem apoio...
Pingback: Advogado no inquérito policial tem apoio das associações de delegados | EVS NOTÍCIAS.
Ultimamente o PC fica sabendo oficialmente que esta sendo investigado quando vai preso!
CurtirCurtir
Muito bom o advogado no inquérito… pois, evita que provas produzidas nesta fase sejam desmerecidas na fase judicial… E outra, sobre a alegação de diligências secretas… estas continuarão sigilosas, pois só entram no inquérito depois que tiverem sido realizadas, ou estou errado?… Tá certo que tem muito advogado xarope hehehhe, mas a presença dele dá maior valor para as provas produzidas, pois a grande justificativa para que os réus mudem o depoimento na fase judicial é que não foram assistidos por advogado e tal… abraço
CurtirCurtir
Escriludida disse:
01/11/2013 às 6:47
Nos meus comentários feito hoje apareceu: “Seu comentário está aguardando moderação”
Mas enfim, a Lei Complementar n. 1216/13 foi publicada no Diário Oficial de hoje, caderno Executivo I, como já era previsto, está idêntico ao PLC 033/13, a merreca dos 7% começa a vigorar a partir de hoje, consequentemente a Lei Complementar que advir do PLC 044/13 (NU) passará a vigorar a partir de 01/12/2013
___________________
E a PLC 044 quando vai ser???????????????????
CurtirCurtir
Parabéns, isso só trás fortalecimento e enriquece o IP, o que é sigiloso continua sigilo, o delegado não é obrigado a informar ao advogado sobre diligências e escutas telefônicas, é sigiloso…Mas o advogado pode e deve saber os motivos pelo qual seu cliente está sendo investigado, já não cabe mais a INQUISIÇÃO. Muitas provas podem ser juntadas ao IP, laudos e até testemunhas, tudo em separado…é a sim que se fortalece a credibilidade das investigações e da própria Instituição…..
CurtirCurtir
TODO MUNDO…..
TODO MUNDO……
Deixa….. TODO MUNDO,
DEIXA…. TODO MUNDO quer “dar Pitaco” no Inquérito Policial…..
Todo Mundo quer “dar pitaco” no IP:
É o delegado, é o tira (quando intere$$a), são as partes envolvidas, as “cotas” absurdas e abomináveis do M.P., o Juju, o tiozinho do Conseg, o chefe do cartório, a tia da limpeza… é uma festa….!!!
E agora chegou a vez dos “anel”, dos ADEVOGADOS……
MAS, quem se F….(phode) mesmo é o coitado do ESCRIBA….
Ralando e se AFUNDANDO numa montanha de inquéritos, prazos à cumprir, e despachos intermináveis, e papel e mais papel…
QUEM RALA MESMO……. é sempre o ESCRIBA.
CurtirCurtir
Na teoria lindo, mas na prática, inaplicável.
Isso só atrasaria ainda mais o andamento dos IPs.
O burocratizaria ainda mais.
Isso daria certo em Delegacia com meia duzia de feitos.
A realidade é que a maioria dos cartórios estão abarrotados de IPs e mal dá para tocá-los com um mínimo de decência.
E o pior, tudo será refeito no Fórum com uma burocracia maior ainda.
É por essas coisas que somos o país (com minúsculo mesmo) na impunidade.
CurtirCurtir
VAMOS À LUTA ! ! ! SENHORES(AS) AGENTES DE TELECOMUNICAÇÕES DA NOSSA POLÍCIA CIVIL ! ! !
NÃO VAMOS NOS CURVAR, DIANTE DOS OUTROS; LUTAREMOS ATÉ O FIM !
NÍVEL SUPERIOR JÁ ! NOSSA CARREIRA É TÉCNICA ! PODEMOS TRABALHAR EM VÁRIAS FUNÇÕES ! ! !
QUEM GOSTA, TRABALHA NA RUA (JUNTO COM OS INVESTIGADORES); QUEM TRABALHA NOS PLANTÕES ESTÁ AO LADO DO ESCRIVÃO;
ATENDEMOS AS DETERMINAÇÕES DOS DELEGADOS DE POLÍCIA ! PARA VÁRIAS ATIVIDADES! NÃO PODEMOS FICAR PARA TRAZ ! ! !
VAMOS SOLICITAR…PEDIR ! ! ! NÍVEL SUPERIOR ! JÁ !
NÃO É A CARREIRA QUE FAZ O HOMEM, MAS SIM O HOMEM QUE É POLICIAL ! ! !
ENTREM NO SITE DO SINDICATO E LEIAM !
ABRAÇOS
CurtirCurtir
Na realidade é mais uma vitória do crime; o criminoso agora tem mais uma ferramenta para poder se safar e ser privilegiado na fase de investigação. O inquérito policial é um objeto ultrapassado na maioria dos países desenvolvidos do mundo, somente o Brasil e a Etiópia continuam se utilizando deste recurso ultrapassado.
O grande mal do nosso país é não se preocupar em desenvolver e agilizar os procedimentos, ou seja, desburocratizar.
Estão sempre querendo modernizar e incrementar recursos arcaicos que já deveriam estar extintos…
CurtirCurtir
Esse Agente de telecomunicações aí acima esta desesperado e fora de sintonia, a única coisa certa que ele falou é que a carreira deles é técnica e sendo assim; são de nível segundo grau e nada mais.
Existem pessoas que ao invés de estudar ficam falando besteiras, coisas que não o menor sentido. Deveriam estudar e tentar passar em algum outro concurso.
Vocês Agenteis nem policiais são; são auxiliares de policia, estão querendo se promover na marra, na base do oportunismo, crie vergonha na cara e pare de ser ridículo.
Esta parecendo feira: quem gosta trabalha nisso, quem não gosta trabalha naquilo; faça-me um favor pare de ser infantil…
CurtirCurtir
Legal, lembrem-se que inquérito não é só pra paisano. Policiais também se ferram sem a presença do advogado, onde os superiores fazem o que quiser e depois o judiciário só endossa, ficando difícil se defender.
CurtirCurtir
Quando se refere a policiais não é inquerito e sim, sindicância. É muito interessante a preasença do advogado na feitura do flagrante, para que o autuado não sofra abusos autoritários; isso a corregedoria da policia vem fazendo ha muito tempo, costumam passar por cima das leis e tratam o policial acusado como se fosse bandido da pior espécie.
O inquérito policial só serve para atrasar o processo, a apuração dos fatos poderia ser feita em processo, aliás, nos somos policia judiciária…
CurtirCurtir
Quando se trata de policiais o mesmo reponde a sindicância e não a inquérito. É muito interessante a presença do advogado na feitura do flagrante, devido ao fato das “autoridades” da corregedoria estrapolarem as leis e cometerem abusos de autoridade tratando o policial como se fosse bandido da pior espécie possível.
O inquérito só serve para uma coisa; atrasar o processo, a apuração dos fatos poderia ser feita diretamente no processo. Afinal de contas somos policia judiciária…
CurtirCurtir
Dr Gerra desculpe a minha indignação estou postando aqui uma realidade quanto a inquérito policial e as duas postagens foram rejeitadas. Sendo que alguns PMs entram aqui falam um monte de besteiras e são aceitos!..
Mais uma vez, desculpe a minha franqueza, como já disse postei duas vezes e não foi aceito, gostaria de saber o motivo, pois só falei a realidade, não tenho o rabo preso e medo de ninguém…
CurtirCurtir
O INQUERITO POLICIAL JÁ DEVIA TER SIDO APERFEIÇOADO A MUITO TEMPO, O DELEGADO DE POLICIA TEM QUE TER ALARGADO O SEU PODER DISCRICIONARIO NO QUE TANGE REGISTROS DE OCORRENCIAS, NÃO É POSSIVEL O REGISTROS DE TANTAS OCORRÊNCIAS INUTEIS, SEM FALAR NA FIGURA DO DELEGADO CONCILIADOR, MUITAS OCORRENCIA PODERIAM SER RESOLVIDAS PELO DELEGADO NA HORA DO REGISTRO, ATÉ COMPOSIÇÃO FINANCEIRA ENTRE PARTES.
REESTRUTURAÇÃO DA POLICIA CIVIL SP
DELEGADO DE POLICIA
ESCRIVÃO DE POLICIA
AGENTE DE POLICIA JUDICIARIA
PERITO
NÍVEL SUPERIOR PARA TODAS AS CARREIRAS !!!!!!!!!!
SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
O SISTEMA É PHODDA disse:
01/11/2013 ÀS 22:24
Na teoria lindo, mas na prática, inaplicável.
Concordo plenamente, e vou mais além, há interesses para que essa situação se perpetue; enquanto houver a negociação: “me faças sorrir, que te faço sorrir”. Uma vergonha para quem gosta de tudo certinho.
CurtirCurtir
TA TODO MUNDO FALANDO QUE TEVE CONCURSO PRA CARCEREIRO E AGENTE POLICIAL QUE PEDIU O NÍVEL MÉDIO.
ENTÃO QUERO QUE VOCÊS COLOQUEM AQUI OS EDITAIS DESSES CONCURSOS PEDINDO O NÍVEL MÉDIO.
QUERO VER PROVAR ISSO. VOCÊS MOTORISTAS E CARCEREIROS FICAM COM MENTIRAIADA.
PROVEM AGORA. QUERO VER.
MENTIR É FÁCIL.
CurtirCurtir
Os Agentes policiais e Carcereiros não estão mentindo, houve concurso para ambas as carreiras e a Academia de policia fez a exigência de segundo grau, só que esta exigência não estava regulamentada por lei e quando a Vunesp assumiu os concursos começou a faze-los baseado em lei e sendo assim retornou ao nível fundamental.
Agora quanto a carreira de vocês, já deveria ter sido extinta ha muito tempo, resumindo, a policia funciona sem o cargo de Agente de telecomunicação.
Em tempo: carreiras policiais operacionais na PC, só existe cinco; são elas, Delegado, Investigador, Escrivão, Agente e Carcereiro. O restante são auxiliares de policia, inclusive agentel que não serve para nada, atualmente estão servindo para serem oportunista e atrapalhar as conquistas alheias.
Vocês estão sendo oportunistas juntamente com este deputado do PSDB, “Carlão”, o qual não devemos nos esquecer na hora de ir as urnas. Não se esqueçam que os Investigadores e Escrivães estavam brigando por esta conquista ha mais de 25 anos e só em 2008, conseguiram a aprovação da referida lei.
“AS COISAS NÃO ACONTECEM POR ACASO, PRA TUDO EXISTE A HORA CERTA, NÃO SEJAM OPORTUNISTAS”…
CurtirCurtir
CAROS DEPUTADOS ESTADUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
VENHO PEDIR A VOSSA EXCELÊNCIA, PARA QUE SEJA APROVADO O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DE NÚMERO 47/13.
OS AGENTES DE TELECOMUNICAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO ESTÃO SENDO DISCRIMINADOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO POLICIAL, POR NÃO TEREM O NÍVEL DE ESCOLARIDADE ALTERADO PARA O SUPERIOR. TRABALHAMOS MUITO PELA POPULAÇÃO.
NECESSITAMOS DE SUA AJUDA. NOSSO SINDICATO, É O SINTELPOL.
ESTAMOS DISPOSTOS A DAR-LHES MAIORES INFORMAÇÕES.
ATENCIOSAMENTE
AGENTES DE TELECOMUNICAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO
.
CurtirCurtir
O CONTRÁRIO DE TUDO QUE OCORRE NO MUNDO, MAIS UMA VEZ A REPÚBLICA DOS DELEGADOS TENTANDO ANGARIAR APOIO PRA CARREIRA JURÍDICA, VISANDO O VENCIMENTO DOS PROMOTORES E JUÍZES.
CurtirCurtir
Pergunta para o comentarista “POLICE”: Você acha que um Delegado de Polícia não deve ganhar tanto quanto um promotor ???? por qual motivo ??? abraço
CurtirCurtir
O GOVERNO DEU UMA PISADA NA BOLA, COM ESSE AUMENTO DO NÍVEL DE ESCOLARIDADE PARA OS INVESTIGADORES, CONSEQUENTEMENTE CRIOU ESSA DIFERENÇA NOS VENCIMENTOS DELES.
ISSO ACONTECEU, ACREDITO EU; PELO FATO DA DISTÂNCIA EM QUE O GOVERNO PAULISTA ESTÁ DA INSTITUIÇÃO POLICIA CIVIL, EXPLICO: TODO MUNDO SABE, QUE A MAIORIA DOS INVESTIGADORES NÃO QUEREM FAZER NADA, MUITAS VEZES OS DELEGADOS PEDEM ALGO, MAS NUNCA É FEITO COM VONTADE, FORA OS CASOS EM QUE MUITOS ESTÃO ENCOSTADOS ESPERANDO O TEMPO PASSAR PARA IR EMBORA… SÉRIA NECESSÁRIO CRIAR UM PROCEDIMENTO PARA FISCALIZAR, CONTROLAR AS PROVIDÊNCIAS TOMADAS PELA UNIDADE OU ATÉ POR CADA INVESTIGADOR, TAIS COMO: A) PRISÕES EFETUADAS; B) CRIMES ESCLARECIDOS E ETC…
SEMPRE QUIS SER POLICIAL, E CONSEGUI ! POR TODOS ESSES ANOS, TODAS AS CONQUISTAS DA INSTITUIÇÃO DEVEM SER ATRIBUÍDAS PARA TODOS OS POLICIAIS CIVIS, QUE TRABALHARAM NAS SUAS OCORRÊNCIAS COM DESTREZA, AFINCO E PERSPICÁCIA …
AGORA, PRIVILEGIAR SOMENTE OS INVESTIGADORES; COMO IREMOS SABER SE A MAIORIA DELES PARTICIPOU DIRETA OU INDIRETAMENTE DESSAS CONQUISTAS NOS ÚLTIMOS ANOS…
SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A POLÍCIA CIVIL ESTÁ REPLETA DE CARREIRAS POLICIAIS, NÃO SOMENTE DE INVESTIGADORES… TEM MUITOS POLICIAIS DE OUTRAS CARREIRAS QUE TRABALHAM JUNTO COM ELES… AGORA A FAMÍLIA POLICIAL CIVIL FICOU DIVIDIDA… ESPERO UMA REFORMULAÇÃO NAS PROPOSTAS APRESENTADAS…
CurtirCurtir