|
O governador Geraldo Alckmin deu posse nesta segunda-feira, 21, a 103 novos peritos da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC). Os futuros peritos agora passarão por curso de formação e, após a formatura, passam a exercer a função de perito de 3ª classe em uma unidade da Polícia Científica, escolhida de acordo com a classificação final do curso na Academia e da necessidade de cada região.
“É mais um passo importante para fortalecer a polícia de São Paulo. 103 peritos tomam posse em um concurso com 17 mil candidatos para 103 vagas. Vamos passar de 1.100 para 1.704 peritos criminais, um aumento de 64% na Policia Técnico-Científica, essencial para a investigação, justiça e, consequentemente, para a segurança pública do Estado”, ressaltou Alckmin.
Ao longo do curso de formação, os 103 alunos – 63 homens e 40 mulheres – passarão por 420 disciplinas e 168 palestras, entre elas, levantamentos técnico-periciais, medicina legal, papiloscopia policial, criminologia, física e química forenses, periciais especiais e direitos humanos.
Após formados, os peritos vão supervisionar, coordenar, orientar e executar periciais criminais.
A atividade do perito criminal de produção de laudos de cenas de crimes fornece elementos que ajudam a esclarecer investigações da Polícia Civil.
Mais cargos para a Polícia Técnico-Científica
O governador sancionou em julho a lei que criou 1.853 cargos para a Superintendência da Polícia Técnico-Científica. O investimento é de R$ 135 milhões por ano e representa um aumento de aproximadamente 64% do efetivo.
Além dos 103 peritos empossados hoje e de 74 médicos legistas que estão em curso na academia, serão selecionados outros 200 médicos legistas, 529 peritos criminais, 55 desenhistas técnico-periciais, 120 fotógrafos técnico-periciais, 155 auxiliares de necropsia e 110 atendentes de necrotério policiais – todos de 3ª classe.
Estão previstos também 600 cargos de oficial administrativo e 84 de técnicos de laboratório.
A criação dos novos cargos faz parte das medidas previstas no “SP Contra o Crime”, um conjunto de ações estratégicas anunciado pelo governador e pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, com o objetivo de diminuir os crimes e valorizar as polícias.
Ainda estão em andamento processos seletivos para os cargos de auxiliar de necropsia (16) e atendente de necrotério (22).
A Polícia Técnico-Científica
Em fevereiro deste ano, a Polícia Técnico-Científica completou 15 anos desde que se tornou uma Superintendência. A instituição é considerada a maior polícia técnica do país, sendo até mesmo referência na América Latina na produção de provas técnicas e periciais, através da análise de vestígios das cenas de crimes.
|
oia eu láaa…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Vamos ver se agora diminui o tempo do Instituto de Criminalística comparecer no local e não deixar o PM aguardando por horas o local do crime.
CurtirCurtir
E os investigadores quando serão nomeados. SP precisa de nós. Governador, nomeie-nos logo.
CurtirCurtir
23/10/2013 – 03h40
PSB de São Paulo vai exaltar o tucano Geraldo Alckmin em propaganda TV
DE SÃO PAULO
Falando sério O PSB de São Paulo vai usar sua propaganda partidária de TV para exaltar o governo de Geraldo Alckmin (PSDB). Nas peças, são exibidos depoimentos de cinco eleitores que elogiam o tucano pela “seriedade”. O presidente estadual da sigla, deputado Márcio França, que articula para ser vice de Alckmin e enfrenta resistência por parte da Rede, diz num dos vídeos: “O PSB só faz parte de governo sério. É por isso que em São Paulo nós estamos no governo Geraldo Alckmin”.
Fora… A seção paulista da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) se retirou da comissão externa do governo de São Paulo que acompanha as investigações sobre cartel em contratos de trem e metrô.
… da foto Em ofício enviado ontem a Alckmin, a entidade afirma que não está capacitada para avaliar possíveis ilicitudes e que, portanto, não poderia referendar o resultado da apuração.
Plantão Mozart Sales, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, desponta como candidato a sucessor de Alexandre Padilha no ministério. Dilma Rousseff elogia seu trabalho no Mais Médicos e o considera capaz de tocar o programa.
Chumbo… O senador e presidenciável tucano Aécio Neves (MG) diz que Guido Mantega precisa “refrescar a memória” quando compara o desempenho da economia do governo FHC com o de Dilma. “É preciso fazer a comparação com honestidade.”
… trocado “Nos anos FHC, o crescimento médio do Brasil foi de 2,5% ao ano, e o da América do Sul, de 1,3%. Nos anos Dilma, o crescimento médio do Brasil foi de 1,8% ao ano, contra 5,1% da região”, afirma o mineiro.
Antena ligada Nelson Breve, presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), responsável pela TV Brasil, telefonou ontem para Marina Silva para reiterar que um problema técnico impediu a transmissão de sua entrevista ao “Roda Viva” pela emissora, na segunda-feira.
À mesa Estava previsto ontem um jantar entre Dilma e os peemedebistas Michel Temer, Eduardo Braga e Jader Barbalho. No cardápio, os palanques da sucessão no Amazonas e no Pará.
Entre amigos Joaquim Barbosa participou no sábado de um jantar na casa do advogado Carlos Siqueira Castro, no Rio. O evento foi oferecido ao presidente do Supremo Tribunal Federal e ao presidente do Conselho Constitucional francês, Jean Louis Debré.
Histórico Durante o julgamento do mensalão, Barbosa foi criticado por não receber criminalistas em seu gabinete e apontou “conluio” entre juízes e advogados.
Veja bem “Compareci, sim, ao jantar. Era uma homenagem à delegação francesa”, diz o ministro. Ele é colega de Siqueira Castro na Uerj e atuou com ele no Ministério Público. Sua assessoria diz que Barbosa não relata casos do advogado.
Linha direta O ex-presidente Lula telefonou do exterior para Edison Lobão (Minas e Energia), anteontem, para comemorar o resultado do leilão do campo de Libra.
Barreira Gilberto Kassab (PSD) e Paulo Maluf (PP) agiram para amenizar a migração de vereadores paulistanos para o novato Pros. A manobra, articulada pela gestão Fernando Haddad (PT), tirou um parlamentar do PPS e os dois representantes do PSB.
Vizinhança O PSDB paulistano deixou a sala que ocupava no edifício Joelma, cedida por Kassab, e se mudou para um casarão na Bela Vista. Os tucanos serão vizinhos do PP de Maluf.
*
TIROTEIO
Não há contabilidade criativa que transforme em verdade a declaração de Dilma de que o Brasil ficará com 85% dos recursos de Libra.
DO DEPUTADO JUTAHY JUNIOR (PSDB-BA), sobre o discurso do governo federal para explicar que o país será o maior beneficiário da exploração do pré-sal.
*
CONTRAPONTO
Ao mestre, com carinho
Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) conversavam ontem no plenário da Casa sobre o quadro político nacional. Cunha Lima quis saber se o veterano gaúcho disputaria a reeleição.
-Acho que vou para a casa -, respondeu Simon.
Diante da objeção do jovem senador, o peemedebista explicou suas razões para resistir a tentar novo mandato:
-Já vou para meus 85 anos. Meus bons companheiros não estão mais aqui. O que vou fazer?
-Eu sei o que o senhor vai fazer: vai fazer muita falta nesta Casa! -emendou Cunha Lima.
Com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN
CurtirCurtir
e os peritos vão investigar também, fazer diligências , tocar inquéritos, prender e dar tiros, é a cara deles, os “NU” de verdade.
CurtirCurtir
Pingback: Geraldo Alckmin empossa 103 peritos criminais da Polícia Civil | EVS NOTÍCIAS.
90 % dos Laudos são apenas constatação de fatos, não servem para nada…..engana….não arrecadam vestígios, furto e roubo principalmente, é só o serviço dos tiras, laudo só pra acionar o seguro…..peritos comédias.
CurtirCurtir
Conheço um monte de tiras e escribas que querem virar “comedias” ….
CurtirCurtir