02/10/2013 – 18h05 Presidência – Segurança Pública – Atualizado em 02/10/2013 – 19h59
Instalada Comissão Especial de Segurança Pública
Da Redação
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), instalou nesta quarta-feira (2) a comissão especial que debaterá propostas relacionadas à segurança pública. A comissão terá 90 dias para analisar temas como o financiamento da segurança pública e a unificação das polícias.
Na solenidade de instalação, no gabinete da Presidência, Renan Calheiros afirmou que o Brasil precisa de um modelo de segurança pública com organicidade e com novas fontes claras de financiamento. O orçamento do setor, enfatizou, “precisa ser pensado e discutido detalhadamente”.
O presidente do Senado observou que a segurança pública é atribuição dos estados e municípios, os quais estão, no entanto, “estrangulados pelo centralismo fiscal”. Ele disse que, como parlamentar e também como ministro da Justiça, sempre defendeu a vinculação orçamentária, ainda que temporária, para o setor de segurança, bem como a proibição do contingenciamento de verbas a ele destinadas.
A comissão terá 90 dias para propor um modelo de segurança pública para o país, partindo das propostas já em tramitação no Senado. Também realizará audiências públicas sobre os diversos temas que envolvem a segurança pública. O relator da comissão, senador Pedro Taques (PDT-MT), disse, em pronunciamento durante sua instalação, que espera haver vontade política para aprovar as propostas que vierem a ser formuladas pela comissão.
– A segurança pública precisa de mais recursos e menos discursos – afirmou o parlamentar, em entrevista após a solenidade.
No pronunciamento, Taques antecipou que a comissão irá tratar de outro tema espinhoso: a unificação, nos estados, das polícias civil e militar.
Em 2011, Taques foi relator da comissão temporária externa que acompanhou as ações da Política Nacional de Segurança Pública. Em seu relatório, ele aponta o baixíssimo índice de execução orçamentária dos programas do setor segurança e Justiça, “demonstrando que não há o compromisso efetivo do governo federal com a implementação das políticas públicas nesta área”. Também concluiu pela transferência das atribuições daquela comissão para a então recém-criada Subcomissão Permanente de Segurança Pública, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Também na solenidade de instalação da comissão especial, seu presidente, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que ela dará a possibilidade a senadores que não integram a referida subcomissão de discutirem o tema. Para ele o Senado, ao propor soluções para a segurança pública, continua a responder à “tutela das ruas”, repetindo o que disse o presidente do Senado em “memorável discurso” sobre os projetos aprovados pelo Senado após as manifestações populares no meio do ano.
A comissão especial será composta ainda pelos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Eduardo Braga (PMDB-AM), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Armando Monteiro (PTB-PE), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Sérgio Souza (PMDB-PR), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
NÃO HEI DE MORRER SEM VER O FIM DOS “OFICIAIS MARAJÁS”.
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mais uma na fila !!!!
PMs do Norte e Nordeste são as mais fortes do País !!!
Jamais estes assuntos passarão, jamais pois as PMs do Norte e Nordeste são muito fortes e o peso dos votos dos políticos são o mesmo, resumindo = A PM é eterna !!
CurtirCurtir
Quem somos nós, tremendamente DESUNIDOS que somos, pra virmos aqui se opormos a essa REIVINDICAÇÃO dos PMs?
Os senhores estão querendo o quê com isso? Falar que NÓS POLICIAIS CIVIS estamos corretos, somos os magos intemeratos da verdade, em ACEITAR um aumento DIFERENCIADO para apenas alguns, e um RESTO DIMINUTO para outra parte??
É claro que o NU deve ser reconhecido, contudo, onde estão os MÉRITOS DE TODOS OS DEMAIS POLICIAIS CIVIS??? Foram jogados no LIXO? Não possuem o mesmo PESO dos que foram agraciados agora?
Sem demagogias, senhores! A PM, podem falar o que queiram, mas eu NUNCA vi tamanho movimento UNÍSSONO como o que eles estão dispensando nesses últimos tempos, coisa que para nós, por sermos deveras DESUNIDOS, só poderia estar sendo alvo de severas críticas. Ora! Claro que nós, os desunidos policiais civis, só poderiamos reagir dessa forma contrária à conduta dispensada por eles (PMs) nesse momento delicado pelo qual passamos.
Desmerecimentos internos, desprezos, desonra, desunião, desmotivação….isso é que NÓS TEMOS, por isso, quem somos nós pra querermos julgar qualquer que seja a reivindicação do alheio, e seja da forma e ação que for.
E VIVA À PM PAULISTA! PELA UNIÃO REIVINDICATÓRIA QUE ELES TEM DEMONSTRADO! CAPACIDADE QUE EU NUNCA PODERIA IMAGINAR QUE ELES IRIAM DEMONSTRAR ALGUM DIA!
PARABÉNS INTEGRANTES DA PM PAULISTA! VOCÊS DERAM DE MIL A ZERO NAS “REIVINDICAÇÕES DE PANELINHA” DA POLÍCIA CIVIL!!!!!
CurtirCurtir
opa !!! será ???? nem tô acreditando , será que esse grupo vai ter coragem ou é só pra juntar papel, ganhar diária e hora extra. Não precisa estudar muito é só copiar o formato de países desenvolvidos onde o sistema já funciona, nem vai dar muito trabalho.
CurtirCurtir
Falem o que quiserem, direito de NU aqui, CJ acolá, mas NUNCA, NUNCA mesmo poderíamos ter DESPREZADO os MÉRITOS de TODOS OS DEMAIS POLICIAIS CIVIS.
As reivindicações da PC de uns tempos pra cá, passaram a ser FECHADAS, DELIMITADAS, como se NÃO FOSSEMOS UMA ÚNICA INSTITUIÇÃO, e sim um conglomerado formado por DIVERSAS INSTITUIÇÕES, como se fossemos: 1-a instituição dos delegados, 2 a instituição dos escrivães, 3 a instituição dos agentes, 4 a instituição dos carcereiros…e por aí vai, SEPARANDO DRASTICAMENTE cada indivíduo que TRABALHAM LADO A LADO numa delegacia.
Na PC-SP foi esquecido o sentimento de UNIDADE, passando o DESMERECIMENTO a chave de guerra reivindicatória do “SALVE-SE QUEM PUDER”.
Enfim, perdemos o sentido da palavra UNIDADE!! E agora queremos vir aqui DAR LIÇÃO DE MORAL na reivindicação da PM??
Façam-me o favor, senhores!!!
CurtirCurtir
Ninguem é eterno, o mundo politico é traiçoeiro,igual a propria pm, só que,a exemplo da pm, politico treme de medo da imprensa, é só colocar uns movimentos populares e adeus meganha!
CurtirCurtir
p…. finalmente uma notícia boa.
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Neste país elitista e idiota de merda nada nunca mudará e ,se ocorrer, somente continuará beneficiando alguns! Não seja mais um idiota, pois você como policial não tem este “direito”!
CurtirCurtir
Flavião, vai prestar concurso e para de encher o saco, vive na cola dos outros, vai ser alguma coisa porra e para de reclamar e pedir o que nunca será, um investipol.
CurtirCurtir
eu RESTOPOL não entendo esses comentários desse povo de ser contra PM.
É contra toda PM ?, contra soldados ?, contra oficiais ?, contra o sistema militar ou o quê ? no interior de SP trabalhamos todos juntos e quando estamos precisando de apoio eu disco 190 que vai chegar em 5 min. e não 147 todo mundo sabe disso. Se vocês tem um problema pessoal com algum PM resolvam direto com ele e não fiquem com ódio de toda instituição, Isso aqui não é jogo da final do Corinthians X São Paulo ou da PM x PC .
CurtirCurtir
Tenho muitos PMs amigos, quantos problemas já tive na Cadeia, liga para um PC, muitas vezes nem atende o celular. Liga 190 e em 5 minutos estão dando apoio. Acho que a briga por melhorias teria que ser da Policia e não PM/PC/GOVERNO todos se degladeando.
CurtirCurtir
o Flavião é um dos poucos aqui que diz alguma coisa que faz sentido, o resto parece que quer ver a coisa não funcionar , por motivos que sabemos muito bem quais são. Eu vivo do meu trabalho honesto, entenderam ?
CurtirCurtir
RANÇO DA DITADURA MILITAR
Mais uma vez presenciamos o ato de desespero na publicação aberta através do site da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A moção cita as diversas carreiras policiais civis, sem ao menos entender suas atribuições legais e suas responsabilidades, neste breve relato explicamos que entre elas existem as carreiras fim, meio e administrativas, desempenhando suas funções dentro da Instituição Polícial Civil.
Quanto a salários e benefícios, a Constituição Federal regulamenta a sua aplicação.
Atualmente vemos o progresso Legislativo atendendo o anseio da População Brasileira, que quer mudanças urgentes.
Recapitulando a História que ainda hoje reflete no cotidiano da Democracia Brasileira, no auge da Ditadura Militar fundiram – se a força Pública com a Guarda Civil, nascendo a Polícia Militar nos moldes de hoje, extinguindo que na época não serviria de utilidade, a Polícia Marítima e a Antiga Polícia Rodoviária. Más o tempo passou e a liberdade de expressão começou a consolidar – se de uma forma ordeira e Democrática, não havendo mais espaço para órgãos repressores como o DOPS – Departamento de Ordem Política e Social, subordinado a Polícia Civil do Estado de São Paulo, a legislação avançou mais, retirou da competência da Polícia Civil transferindo para a Polícia Federal a emissão do Passaporte, Registro e Porte de Armas para o cidadão civil, sem dúvida um avanço em todos os sentidos e que nada afetou as atribuições da Polícia Civil no território Brasileiro.
Más a Ditadura acabou e o modelo de Policiamento Ostensivo e Preventivo, nada mudou.
A Polícia Militar reluta as mudanças, não aceita o desmembramento do Corpo de Bombeiros para que o mesmo siga um ordenamento civil; Não aceitam a extinção da Justiça Militar Estaduais; Não aceitam o Poder de Polícia que mais cedo ou mais tarde será atribuído às Guardas Municipais; Não aceitam sua desmilitarização; Querem somar a atribuição da Investigação e seus procedimentos persecutórios, ou seja, querem reviver a Ditadura no Brasil.
A AOPM deveria comunicar à população de São Paulo, como faz nos seus artigos de interesses Corporativistas, quanto que é gasto para manter o oficialato e suas mordomias, informarem também que o Brasil é o único País a manter uma corporação militar com estrutura própria que se mantém com a prerrogativa de Força Auxiliar do Exército.
A AOPM deve se basear nas organizações Policiais de outros países, e não permanecer enraizada no passado sombrio da história do Brasil.
A demais, o “ESPERNIANDIS” do Oficialato da Polícia Militar se acentua a cada momento, querem jogar todas a Carreiras Policiais Civis e Patentes da Polícia Militar, “exceto eles mesmos, os Oficiais”, na mesma linha de atribuições, responsabilidades e principalmente a remuneratória.
Queremos lembrar a AOPM que na Polícia Militar não existe Carreira Jurídica muito menos a de Nível Universitário.
Respeitosamente,
Vanderlei Bailoni
Presidente AIPESP
CurtirCurtir
Esse Flavião parece um PM quer ficar na rabera dos outros, vai prestar concurso e para de querer ser o que não é
CurtirCurtir
Rapaz, vocês juram que ainda estão preocupados com a PM ? Acordem, o NU nem saiu da gaveta ainda …..e vocês ainda olhando para a PM ?
Sabe, as vezes eu realmente acredito que não merecemos aumento….
CurtirCurtir
é isso aí ! eu RESTOPOL vou ter fé e torcer pra policial corrupto perder a recolha e o emprego e pra essa unificação funcionar e virar polícia de 1o mundo.
CurtirCurtir
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) ????????
sic . . A comissão especial será composta ainda pelos senadores . . . Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), . . . .
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
CurtirCurtir
Vítimas da violência fazem ato em SP pela desmilitarização da polícia
Fotógrafo que ficou cego em protesto participa de ato em São Paulo.
Associações de familiares de vítimas de violência pediram fim da PM.
Movimentos sociais realizaram um ato na manhã desta quarta-feira (2) em defesa da desmilitarização das polícias no Brasil. A data é simbólica porque nesta quarta o massacre do Carandiru, que deixou mais de 100 mortos, completa 21 anos. Entre os participantes do ato estava o fotógrafo Sérgio Silva, de 31 anos, que perdeu a visão após levar um tiro de bala de borracha enquanto trabalhava cobrindo as manifestações de 13 de junho contra o aumento da tarifa de ônibus na capital paulista.
Hoje, Sérgio Silva é a favor da desmilitarização da polícia. Ele vestia uma camisa com os dizeres “chega de bala de borracha”. O fotógrafo contou o episódio e afirmou que estava na Rua da Consolação quando a polícia subiu pela Rua Maria Antônia e começou a disparar. “Foi coisa muito rápida. Não teve diálogo nenhum, as bombas começaram a cair de todos os lados.”
Sérgio foi atingido por uma bala de borracha e socorrido com muito sangramento a um hospital por um professor que participava da manifestação. “Passei por uma cirurgia para suturar corte no globo ocular por conta do impacto na bala, tomei cinco pontos internos”, diz. O fotógrafo deverá em breve passar por uma cirurgia plástica, mas a perda da visão é irreversível.
Eu sinto mágoa da polícia. Não só pelo que me aconteceu, mas tantos outros manifestantes, pela questão da violência na periferia. Então, se vejo um policial não tem como eu não sentir um certo repúdio.”
Sérgio Silva,
fotógrafo
A Secretaria da Segurança esclarece que a “ação dos policiais militares durante as manifestações ocorridas no mês de junho são objetivo de investigação pela Corregedoria da Polícia Militar”.
Dois inquéritos (IPM) apuram, exclusivamente, casos de lesões envolvendo os jornalistas que cobriram os eventos. A SSP diz que “não compactua com eventuais abusos cometidos por uma minoria que não representa a imensa maioria da Polícia Militar”.
Repúdio
Três meses após o fato, Sérgio Silva afirma hoje que estar próximo a policiais lhe causa “certo repúdio”. “Eu sinto mágoa da polícia. Não só pelo que me aconteceu, mas tantos outros manifestantes, pela questão da violência na periferia. Então, se vejo um policial não tem como eu não sentir um certo repúdio.” Sérgio, no entanto, afirma que gosta de canalizar os pensamentos positivos. “Tento colocar isso como uma questão de luta, vamos melhorar o que está errado.”
E uma das lutas de Sérgio agora é pela desmilitarização da polícia. Para ele, as polícias militares no Brasil não têm condições psicológicas e físicas de manipular uma arma. “A polícia não combate violência, ela promove violência. A desmilitarização vem para trazer a reeducação de polícia e o desarmamento.”
O fotógrafo é na verdade formado em administração de empresas e tinha na fotografia um hobby. Decidiu então dedicar-se profissionalmente à atividade que mais gostava e largar o ambiente empresarial, do qual já estava cansado. Sempre trabalhou como free-lancer e afirma que pretende continuar exercendo a profissão, apesar de ter perdido a visão no olho esquerdo. Ele já constatou que perdeu um pouco da noção de foco e de profundidade de campo, mas diz acreditar que consegue seguir atuando. Sérgio é casado e tem duas filhas, de 13 e 7 anos.
Ato
Diversos movimentos sociais realizaram um ato na manhã desta quarta-feira (2) em defesa da desmilitarização das polícias no Brasil. A data é simbólica porque nesta quarta o massacre do Carandiru, que deixou mais de 100 mortos, completa 21 anos.
Segundo Danilo Dara, do movimento Mães de Maio, os movimentos repudiam a lógica militar, que remete ao período da escravidão e da ditadura militar. “Ela parte do princípio de que há um inimigo interno”, diz. Segundo ele, o Brasil é o único país democrático no mundo que tem uma polícia militar e precisa rediscutir a questão da segurança para encontrar alternativas à polícia militar. Ele defende um controle popular, com o fortalecimento de instituições como as defensorias públicas e as ouvidorias.
Dara afirmou ainda que os movimentos buscam compensações às famílias de vítimas, como indenizações e tratamento psicológicos. Uma reunião interministerial no dia 18 de outubro será realizada em Brasília para debater o tema, segundo o movimento Mães de Maio.
Entre os movimentos que apoiaram o ato está a Rede 2 de Outubro, Coletivo DAR, Comitê Contra o Genocídio da População Preta, Pobre e Periférica, Comissão Estadual de Mortos e Desaparecidos SP, Frente de Esculacho Popular, Margens Clínicas, Grupo Tortura Nunca Mais e Periferia Ativa, além de Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência (RJ), Campanha Reaja ou Será Mort@ e Quilombo Xis (BA).
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/10/vitimas-da-violencia-fazem-ato-em-sp-pela-desmilitarizacao-da-policia.html
CurtirCurtir
o Valdir de Souza ,
eu tenho vários vídeos que mostram policiais civis e militares com desvio de conduta, o que você quer dizer com o seu, que só a PM tem problemas desse tipo ? kkkkkkkk
CurtirCurtir
Quem quiser saber se curso de formação de oficial da PM é reconhecido pelo MEC é só acessar o seguinte link: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/3528661/pg-32-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-16-11-1982/pdfView
Bem, como viram, o MEC o reconhece desde 1982 como curso de graduação, até porque, SÓ FALTAVA, reconhecem até faculdades particulares de qualidade duvidosa, nas quais muitos leitores estudaram, passando após anos de cursinho nos “concursos” de salários “razoáveis”, os quais ainda dizem que tem CURSO SUPERIOR, não é verdade. Assim, porque o MEC não reconheceria o Bacharelado da Academia do Barro Branco. E na real, Universidades de qualidade no Estado de São Paulo são poucas: USP, UNESP, UFSCAR, UNIFESP, Mackenzie, PUC, FAAP etc, se alguém for formado em alguma dessas Universidades pode “esbravejar” a vontade e com razão, quanto aos demais, enfia o diploma no “Charlie”.
CurtirCurtir
FLAVIÃO…CALA A BOCA!!!
CurtirCurtir
TIRAPAU disse:
03/10/2013 ÀS 22:26
FLAVIÃO…CALA A BOCA!!!
=================================
rsrsrsrsrs
Cada sujeito desengonçado que temos aqui, não!
Só rindo mesmo!
CurtirCurtir
Se houver a unificação das Polícias Civil e Militar, vou querer ser “coroné” para não fazer absolutamente nada, me encher de medalhinhas e estrelinhas e ganhar um salário acima de R$30.000 reais por mês.
CurtirCurtir
BOM SERIA O FIM DA PM, A DESMILITARIZAÇÃO, ISSO PASSARIA PARA A HISTORIA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA, BOM PARA TODOS, MILITARES SOMENTE AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS. POLICIA NÃO MARCHA FAZ POLICIAMENTO.
CurtirCurtir
AGORA VAI!
POLÍCIA ÚNICA DE CARREIRA ÚNICA QUE DURANTE OS ANOS TRABALHADOS CRESCEM NAS PATENTES.
POUCO ME IMPORTA O NOME SE VAI SER SORDADO, CARCEREIRO CAPITÃO DELEGADO OU O RAIO QUE O PARTA O QUE NÃO DÁ MAIS É PRA CONTINUAR DA FORMA QUE ESTÁ!
CurtirCurtir
Viva a PM de Sao Paulo! Tem que unificar….porem para o lado militar….la pelo menos eu teria como tratar meu ultimo dente que sobrou no centro odontologico……organizacao é tudo….
Me ajuda ai oooooo estou marchando de tanto nervoso
CurtirCurtir
Viva a PM de Sao Paulo! Tem que unificar….porem para o lado militar….la pelo menos eu teria como tratar meu ultimo dente que sobrou no centro odontologico……organizacao é tudo….
Me ajuda ai oooooo estou marchando de tanto nervoso.
CurtirCurtir
Pingback: Comissão do Senado terá 90 dias p...
Pingback: Comissão do Senado terá 90 dias para analisar a unificação das polícias. | EVS NOTÍCIAS.
Acabar com a PM???
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHA….
É mais fácil acabarem com a PC…
Acabar com a PM…. AHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
CurtirCurtir
Parabéns isso e um Chefe de Policia e não o que vemos por ai, tenho muitos amigos Delegados, mas como foi dito por Bratton o nosso sistema Policial e totalmente ineficiente, o Policial tem que iniciar com a patente mais baixa e ir galgando promoções ate chegar a Chefe de Policia de uma Delegacia, Departamento, etc. Infelizmente o modelo criado pelo Brasil da Policia foi criado para satisfazer ao próprio Brasil, ou seja, não funcionar, assim como nada funciona nesse país, além da corrupção e criminalidade.
CurtirCurtir
SOU RESTOPOL.
SE A PM ME CHAMAR, EU VOU !!!!!!!
( QDO ENTREI NA POLÍCIA, MINHA PROVA ERA MESMO NÍVEL QUE INVESTIPOL E ESCRIPOL)-PALHAÇADA!
CurtirCurtir
Restopol usado, já há uns 40 anos atrás era exigido segundo grau (colegial) nos concursos de Invest e Escripol.
Talvez você se enganou e prestou para carcepa ou motorola.
Com prova do mesmo nível por que prestou a de sub carreira?
Já que vc se autodenomina restopol, é por ter essa opinião a respeito de sua categoria funcional, não é mesmo?
A PM, o receberá de braços abertos, é concurso facílimo e ainda terá direito ao uso de uma linda farda.
Não perca esta oportunidade de progredir na vida.
Logre êxito nesta facílima tarefa.
HAHAHAHAHAHAHAHA!!!
CurtirCurtir
Agentele que saiu do armário – uiii!! disse:
03/10/2013 às 23:31
AGORA VAI!
POLÍCIA ÚNICA DE CARREIRA ÚNICA QUE DURANTE OS ANOS TRABALHADOS CRESCEM NAS PATENTES.
POUCO ME IMPORTA O NOME SE VAI SER SORDADO, CARCEREIRO CAPITÃO DELEGADO OU O RAIO QUE O PARTA O QUE NÃO DÁ MAIS É PRA CONTINUAR DA FORMA QUE ESTÁ!
Com o devido respeito aos Delegados e Oficias da PM, esse modelo de polícia usado em nosso país, já esta ultrapassado ou melhor ,NUNCA deveria TER EXISTIDO. O CHEFE DE POLICIA DOS USA DISSE TUDO.
Agora para acabar com esse modelo ineficiente é que eu quero ver!! Missão quase Impossivel!
CurtirCurtir
O Flavião só fala bosta! É um comédia… falso moralista duca…
CurtirCurtir
Para os colegas perceberem que existe muito “sapo de fora” aqui em nosso espaço, canto esse democrático pois nos fóruns de discussão onde os coxas debatem, divergências não são aceitas, diferente do que acontece aqui, chegando, na maioria das vezes, o diferente, o contraditório, a ser banido dos fóruns dos coxas…
Notícias recentes, do blog do Sipol Presidente Prudente, sobre o nosso NU e da CJ, nada de conversinha fiada….
————————————————————————————————————————————————————
Acabo de chegar de um dia exaustivo, buscando respostas em várias reuniões e encontros que pudessem acalmar nossa ansiedade e também em busca de acesso ao “famigerado” PL,… motivos mais que suficientes para a peregrinação que se encerrou há pouco.
Não houve recuo nem retrocesso e o PL deve ser anunciado nos próximos dias, segundo fontes do Palácio, uma vez que algumas arestas tiveram que ser aparadas, mas ainda não tive acesso a ele.
A única certeza repassada pelos representantes do governo e pelo governador é de que haverá a “desvinculação” com salários diferenciados para Delegados e oficiais da pm e por conta dessa disposição, aproveitei para sugerir algumas inserções no texto que pudessem garantir de forma cabal e extreme de quaisquer dúvida esse “desatrelamento” que já se consolidou no dizer do governo.
Os valores são aqueles já anunciados, ou seja, 10,5% este ano e 15% para o próximo ano, quando passaríamos a receber por subsídios, portanto com incorporação desses valores, porém, por conta de não ter tido acesso ao teor do PL, não posso afirmar de que forma isso será efetivado, restando agora aguardar o envio do Projeto que deve acontecer no início da próxima semana (sic), quando então realizaremos a AGE já proposta para deliberação, após estudos pelos Departamentos Jurídicos da Adpesp e Sindpesp.
Hoje, depois de um dia inteiro de via sacra, senti que o governo não pretende mesmo recuar… mas prefiro aguardar o P com a mesma expectativa e todos.
Cansada… mas dever já quase cumprido. E minha “missão” também…
Marilda.”
Ps – O Projeto de N.U. está pronto e acabado esperando as arestas da C.J. Devem ser apresentados até terça-feira. SIPOL – Prudente.
Fonte: http://www.sipol-prudente.blogspot.com.br/
————————————————————————————————————————————————————
Para quem aguardou 5 anos pelo “reenquadramento salarial”, não reajuste, terça feira dá para esperar…
Lembrem-se: nem para o barro branco se exige curso superior completo.
Precisamos ficar unidos
Abraço aos colegas
CurtirCurtir
se um dia vingar, o que tem que ser feito é uma terceira polícia, deixa a civil e a coco-irmã morrerem de inanição, senão continua tudo do jeito que tá vai ser um tal de oficial pm dizendo que vai mandar ou então delegado dizendo que quem manda é ele, chega da polícia ter dono, quem manda é quem é competente, não por que é isso ou aquilo.
CurtirCurtir
Flavião
A maioria dos Tiras e Escribas, concordam com a reestruturação e demais melhorias para a segurança publica, aqueles poucos que te criticam são os dinossauros que logo mais não vão fazer mais parte da corporação, ou serão aposentados ou vão bater com as botas de velhos e dinossauros que são.
Vamos juntos pela reestruturação e demais melhorias para nossa nossa Policia Civil, que eu ainda tenho muito orgulho de fazer parte, mais uns cinco ou seis anos, esses dinossauros vão estar fora da Policia Civil, principalmente esses Delegados do tempo da ditadura que só atrasam a Policia Civil.
CurtirCurtir
Engodo.
Utopia.
CurtirCurtir
Não são apenas nós, policiais que queremos uma nova polícia, meus filhos querem…
Todos precisam de um novo modelo de segurança pública, TODOS!!
Do jeito que está a polícia é boa para 100 pessoas, para o resto é uma merda
CurtirCurtir
Em 1986 e 1987, quando da instituição da assembléia constituinte, que votaria no ano seguinte a “Constituição Cidadã”, havia a previsão de se incluir na nova constituição o termo POLICIA, retirando-se o termo MILITAR. Na pratica seria o fim do militarismo na PM. Houve verdadeiro rebuliço nos quarteis. Os oficiais puseram a tropa em forma e determinaram que todos providenciassem assinaturas nos abaixo assinados que eles (os oficiais) haviam redigido. No abaixo assinado havia a pergunta que devia ser feita aos familiares dos PMs e aos transeuntes que passassem em frente aos quarteis: VOCÊ É A FAVOR DO FIM DA POLICIA MILITAR?
Para o contexto da época, não parecia boa coisa acabar com a PM, dava a impressão de que o povo ficaria sem polícia e assim, fora o fato de que a maioria do povo assinava sem saber direito o que estava assinando, os constituintes receberam dos lobbystas das PMs do Brasil todo milhões de assinaturas onde o povo, ciente ou não, votava a favor da manutenção da existência das PM’s. E por isso as coisas são como são até hoje.
Na atualidade a história se repete, esse ou aquele grupo lança a notícia ou algum projeto político falando sobre o fim do militarismo na polícia e, logo depois, o lobby militar trata de mostrar para os políticos que isso poderia, de algum modo, lhes tirar, mais do acrescentar, votos nas próximas eleições.
Para quem não viu, o Deputado Major Olimpio, lobbysta forte da PM de São Paulo, foi ontem (03/10/13) ao SBT notícias e deu entrevista dizendo que os PMs podem vir a fazer greve durante a Copa do Mundo. Já imaginou uma paralisação da polícia durante a copa? Quantos votos o governo perderia com a má impressão e com o caos que se instalaria?
Para bom entendedor…
O governo vai decidir pelo que é certo ou pelo que dá mais votos?
Escriba Sempre Atento
CurtirCurtir
Caros colegas policiais e simpatizantes, verifiquem o site da Assembléia Legislativa. Vocês terão a “alegria” de constatar que a relatora especial Deputada Maria Lúcia Amary daquele partido, o PSDB, deu voto favorável a aprovação do Projeto de Lei Complementar 33/13, porém opinou pela rejeição às emendas e ao substitutivo que foram apresentados nesse PLC.
Em resumo, a relatora deputada do PSDB disse que os 7% estão de bom tamanho e que as emendas não procedem, inclusive aquelas que dizem que o reajuste deve ser dado à partir de 1º de março.
Está lá no andamento do PLC 33:
04/10/2013 Recebido com voto favorável ao PLC 33/2013 e pela rejeição do Substitutivo 1 e das Emendas 1 a 6 apresentadas,da relatora especial Maria Lúcia Amary, pela Comissão de Constituição Justiça e Redação.
Vamos anotar o nome dela pra dar “aquela força” nas próximas eleições, não é?
CurtirCurtir
Essa história de unificação é muito antiga, podemos esperar mais meio século.
CurtirCurtir
Se essas entidades de classe que temos fossem sérias e seus dirigentes tivessem vergonha na cara jamais comemorariam tamanha indignidade que este GOVERNO proporcionou a policia de SP. UMA VERGONHA.
REESTRUTURAÇÃO DA POLICIA CIVIL – SP
DELEGADO DE POLICIA
ESCRIVÃO DE POLICIA
AGENTE DE POLICIA JUDICIARIA
PERITO CRIMINAL
NÍVEL SUPERIOR PARA TODAS AS CARREIRAS !!!!!!!!!
SINDICATO UNICO JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
POR QUE NÃO SE INSTALA UMA COMISSÃO PARA REFORMAS NO NOSSO CÓDIGO PENAL, ASSIM QUEM SABE, COM LEIS QUE REALMENTE FUNCIONEM NÃO TENHAMOS QUE NOS PREOCUPAR TANTO COM SEGURANÇA PÚBLICA, POLÍCIAS, UNIFICAÇÕES, ETC.
CurtirCurtir
SUGETÃO PARA ACABAR COM A BRIGA RESTOPOL E RETROPOL
AGENTES POLICIAIS, CARCEREIROS E AUXILIAR DE PAPI , E DEMAIS CARREIRAS EXCLUDENTES.. FICARIAM EM CASA ATÉ A VACANCIA, OU SEJA ATÉ A APOSENTADORIA. NÃO SERIA MELHOR ASSIM.. ACABAVA COM OS PROBLEMAS COM O PESSOAL DO NIVEL SUPERIOR. OS TIRAS E ESCIVÃES DE POLICIA ASSUMIRIAM OS TRABLAHO DEIXADO POR ESTAS CARREIRAS. O QUE ACHAM??SERIA BOM!?
5.800.00 CARCEREIROS 2.800.000 AGENTES POLICIAIS OU PODERIAM PEDIR SE QUISESSEM PEDIR EXONERAÇÃO , HAJA VISTO QUE NÃO HÁ MELHORIAS E NEM VONTADE DE NOSSO PARES E SUPERIORES PARA MUDANÇA=SERIA UM BOA ECONOMIA AO GOVERNO E UM ALIVIO AOS RETROPOLS E RESTOPOLS
QUE VCS ACHAM??
APENAS UMA SUGESTÃO
CurtirCurtir
SOU AGENTE E SEMPRE FIZ O TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO, NO MANUAL DA POLICIA CIVIL ESTA ESCRITO EM LETRAS GARRAFAIS QUE O AGENTE FAZ PARTE DE QUALQUER INVESTIGAÇÃO(ALIAS AGENTE É AGENTE EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO KKKK), TANTO QUE JÁ INVESTIGUEI POR MUITO TEMPO, HOJE ESTOU NO PLANTÃO DECAP FAZENDO A VEZ DO ESCRIVÃO E AIII DE EU NÃO FAZER, SE EU NÃO INVESTIGASSE E/OU FIZESSE A VÊS DO ESCRIBA, OS TERMOS SÃO VELHOS (SECULARES) “MÃO CANSADA, BRAÇO CURTO, ORACIO” ESTES TERMOS TE COLOCAM UM “X” NAS COSTAS(GRAÇAS A DEUS NUNCA TIVE UM), MAS COM A MELHORIA DE DUAS CARREIRAS, TALVEZ EU POSSA FICAR DE BRAÇO CRUZADO E PEITAR O DELPOL E/OU CHEFE E RESPONSABILIZA-LOS NA CORRÓ E AINDA TIRAR UM DINHEIRO DO ESTADO(JÁ ESTA PACIFICADO NOS TRIBUNAIS) PARA MIM SERIA ÓTIMO.
DE UM RESTOPOL QUE FEZ CONCURSO A NÍVEL DE SEGUNDO GRAU E QUE LUTOU PARA A MELHORIA DE DUAS CARREIRAS(ALIAS O TIRO DE BORRACHA NO PORTAL DOS BANDEIRANTES, ME MARCOU ATÉ HOJE KKKK). FICO MUITO INFELIZ POR AS COISAS SEREM ASSIM, POR POUCOS PENSAREM SÓ EM SI, MAS A GRANDE MAIORIA QUER UMA POLICIA CIVIL UNA, FORTE E COM UM ÚNICO SINDICATO
CurtirCurtir
agente de segundo grau , para de se lamentar , eu também já dirigi muita viatura , já colhi muitas impressões datiloscopicas e etc e nem por isto estou reclamando , para de ser invejoso , se vcs tiverem um aumento maior que o nosso vou comemorar do mesmo jeito , eu quero o meu ok !!!!
CurtirCurtir
saturado – Aguardando a tão falada Reestruturação.
Sobre o vídeo, enviei msg ao administrador do Blog, contendo o seguinte conteúdo:
Dr. GUERRA. Farsa à vista? Estou absolutamente indignado! Caso eu tivesse colado, por eventual equívoco, o link da garota sensual (às 21h52min, último dia 3, na postagem intitulada: COMISSÃO DO SENADO TERÁ 90 DIAS PARA ANALISAR A UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS) eu vos teria comunicado, imediatamente! Gostaria que me ajudasse a detectar essa farsa, bem como, saber se algo similar já ocorreu com outra vítima, aliás, é assim que me sinto. Não necessita disso, afinal, nos 52 (CINQUENTA E DOIS) Capítulos, de minha autoria, contendo centenas e centenas de “denúncias”, nenhuma foi rebatida. Ademais, nem cheguei ao ponto mais grave dessas PATIFARIAS.
Desconfio, a priori, do CPA/M-6. Tenho razões (de sobra) para isso.
Como resolveríamos essa FARSA?
E se aparecer material pornográfico? Quem está arquitetando mais essa PATIFARIA, quando deveria explicar ou me desmentir acerca das que já revelei?
Apenas corrijo: é não necessito disso, em lugar de não necessita disso.
CurtirCurtir
Parabens Doutor, mostrou o que o estrelinha já esta cansado de saber, mas não admite, são meros agentes de autoridade, assim como todos nós policiais civis. Pena que tanto por lá, como por cá, existam aqueles sub-seres celestes que esqueceram desta regrinha básica que aprendi logo quando das primeiras aulas na academia, na matéria organização policial, onde o professor deixou bem claro “Vocês estão vendo que o quadro de policiais civis são em numero de 14 carreiras específicas, não é? Mas na verdade são só duas carreiras, DELEGADO DE POLÍCIA E O RESTO”!
Mas certamente e na pratica todos vão aprender, gostem ou não, eles vão aprender.
Oura coisa Doutor, seria de bom grado enunciar aos demais policiais civis e quem sabe ao Sr. Secretario e ao nosso Delegado Geral, que seria possível acabar de vez com esta nojenta intriga interna, plantada ou não pela outra, é simples.
Formar-se-ia uma nova estrutura, a qual seria idêntica à da policia federal, quem quiser aderir à esta nova policia civil, muito bem, quem não quiser e desejar manter o status-quo, que o faça até o seu desligamento por aposentadoria, demissão, ou morte, automaticamente sua vaga se transformaria na nova estrutura e nomenclatura, dando chances à novos policiais. Pronto, os egos continuariam inflados, tipo eu sou isso, você é aquilo, e quem desejar seguir os novos ditames da nova policia civil, seguirá e pronto.
Abraço Doutor.
CurtirCurtir
seguuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuura valdirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr, passarinho que com e pedra conhece o cu que tem, eu no seu lugar já tinha pulado fora dessa canoa furada, nada esta tão ruim que ainda não possa piorar, e depois valdir, vc melhor que ninguém conhece o sistema, cara nunca passou pela sua cabeça que de nada vale as suas denominadas patifarias, os caras (oficiais) estão nem te vendo, estão cagando e chacoalhando pra vc, cara o tribunal militar já te sentou o aço, encobriu tudo, o governo fez o mesmo, cara vc perdeu, nem tudo nesta vida agente ganha, tudo é um jogo, um perde o outro ganha, sempre foi assim, e sempre será assim, passado presente, e futuro, contra a força não existe argumento, vc perdeu, perdeu, perdeu, assuma logo esta derrota, pois quem sabe ainda possa ganhar jogando outro jogo, pois neste demonstrou ser inferior, e a situação do conde guerra não é diferente, ele perdeu, e esta dando a volta por cima, espelhe nele, faça o mesmo, que com certeza será feliz um dia, po~em na mão de deus, e deixe a ele o operar das obras.
valdir, não te conheço, ao meu ver vc tem muita qualificação, principalmente no tocante a texto,algo que hoje poderia usa-lo,na vida civil, não tenho nada contra a sua pessoa, não trabalhei com vc, e nem nos Batalhões que constantemente cita , e nem tenho procuração para defender a PM, tudo começou com uma brincadeira de minha parte, ao ver vc um ex. PM esperneando de todas as formas para demonstrar a sua indignação oriundas da PM, fui longe de mais com esta brincadeira, sinto hoje como de mal gosto, pretendo por um fim nisto, ok, que siga o seu caminho, e o destino que se achar conveniente, somente te peço que ao citar alguém, dê nome, e o cargo, e lança suas maldades ou pedras neles, porém, não inclua os demais PMs nisto, os demais não devem pagar por algo que não fizeram,e nem a instituição que a grande maioria é formada por pessoas profissionais honradas, abçs, boa noite, e se puder me desculpe pelos meus transtornos causado contra a sua pessoa.
CurtirCurtir
Ola!!! INVESTIGADOR DE POLICIA, não tem inveja alguma, só achei desleal utilizar todas carreiras em prol de um objetivo e depois chamar eu ou outros de invejosos, alias se vc ler o que escrevi, vc e qq um entendera que seria um alivio ficar em casa, até a aposentadoria e que se diga de passagem tenho bastante prova para tirar um dinheiro do estado, cada um fazendo o que lhe cabe amigão, mas sem essa de ” O amigão agente vc pode concorrer a escala, fazer OS, relatórios etc… e muito menos esta no plantão batendo teclado porque o escrivão esta com muito serviço etc etc e se for inveja vc é que tem inveja ou medo das outras carreiras ganharem igual a qualquer outra carreira, você mesmo disse que já fez de tudo e eu também já fiz de tudo e nada mais justo ganhar igual pelo que fazemos igual, o lema é se cortar em um que corte em todos amigão. Veja seus conceitos e seja justo e coerente o pão que você compra para seus filhos todos carteira pretas tem direito igual ok, alias lutamos junto para isso ok, ou vc tem coragem de dizer que não, se não entra no YouTube e veja.
CurtirCurtir
ALERTA: não é de minha autoria o “comentário” (vídeo) das 21h52min do último dia 03 (RETIRADO DESTA POSTAGEM), depois que o comuniquei ao administrador deste Blog, o qual esclareceu que problema ocorreu por conta do You Tube, responsável pela equivocada substituição do vídeo. Ab initio, pensei tratar-se de eventual farsante, tentando apostar as últimas fichas, objetivando me desacreditar, apesar de que mais essa suposta PATIFARIA, ainda que se consumasse, surtiria infinitamente menor eficácia do que o silêncio dos covardes e PATIFES que aqui identifico, no entanto, essa hipótese está descartada, segundo o mesmo administrador, a quem solicitei que se manifestasse, neste espaço, acerca do que poderia ser a mim atribuído. Como não bastasse um “Processo no qual fui acusado, no CPA/M-6, oriundo de tão similar e DESLAVADA FARSA que as “vítimas”, durante audiência, no Fórum da Comarca de Santo André, não suportaram o peso da consciência, arrependendo-se, diante do Juiz, em 2008. Por patranheiro artifício do próprio “defensor”, o mesmo que entrou na pocilga do AVALISTA DE PATIFARIAS (TJM/SP), voltaram atrás, arrependendo-se do arrependimento, fato peripécia que imaginei inédita, naquela Comarca.
Caso seja recrudescida a continuidade de minhas postagens, interrompida, por ora, sob pena de bloqueio (fechamento) judicial do Blog, a interesses de alguns “ofendidos”, segundo me informou o Dr. Guerra, detalharei as PATIFARIAS que, no ano de 2008, sedimentaram o aludido Processo, bem como, outras, de naturezas diversas, seguindo a cronologia, pois, nunca cessaram, nas quais se inclui o também forjado Processo de minha passagem à inatividade, em 2010.
Desta forma, não apenas espero a compreensão dos visitantes deste Blog, mas, notadamente, que o próprio administrador se manifeste a respeito, conforme solicitei, via e-mail, restando-me a expectativa de também saber quando, exatamente, tal substituição de link se processou, e, de igual importância, se isso já ocorreu a outros visitantes ou postantes.
Obrigado pela atenção, ressalvando que a maior prova de que a substituição da postagem não ocorreu imediatamente depois do link originalmente colado, é a ausência de quaisquer observações reprovativas, logo em seguida, aliás, pelo que infiro das retaliações de raríssimos “fliteiros” – embora sem a devida “procuração” dos PATIFES -, eu não seria moralmente poupado, ainda que se tratasse de eventual equívoco, no referido “comentário”, o que, obviamente, eu teria imediatamente comunicado ao administrador, a quem eu pediria as eventualmente e cabíveis escusas.
CurtirCurtir
SE OCORRER UMA UNIFICAÇÃO A PM DE SÃO PAULO TERÁ VANTAGENS PORQUE O EFETIVO DELA É O TRIPLO DA CIVIL. OS OFICIAIS SÃO EM UM NÚMERO MUITO MAIOR QUE OS DELEGADOS, SENDO QUE 80% SÃO BACHAREIS EM DIREITO E PODERÃO ASSUMIR AS FUNÇÕES DE DELEGADO, CONFORME PROPOSTA DE PROFESSOR DA ACADEPOL. SEM FALAR QUE OS MILITARES SABEM TRABALHAR EM EQUIPE, SOB COMANDO QUALIDADE IMPORTANTES PARA SE DOMINAR UM GRUPO. APESAR DE EXISTIR PESSOAS QUE CONSIDERAM O TJM UM PRIVILÉGIO VAMOS VIGAR LIVRE DELE. MUITO MELHOR A JUSTIÇA COMUM QUE NÃO PUNE NINGUÉM, TEM FIANÇA E TUDO PODE SER RESOLVIDO COM UM BOM ADVOGADO. QUE VENHA A UNIFICAÇÃO, NÓS MILITARES A QUEREMOS MUITO.
CurtirCurtir
PENA QUE NA UNIFICAÇÃO NA VOU PODER COMANDAR INVESTIGADORES E ESCRIVÃES PORQUE OS CAPITÃES COMANDAM GENTE MAIS GRAUDA. IRIA ACABAR COM MOLEZA DA ESCALA DE 12 x 72. QUE VENHA A UNIFICAÇÃO.
CurtirCurtir
SE A PM É ENTULHO DA DITADURA A POLICIA CIVIL E A IMPRENSA SÃO OS LIXOS DA DEMOCRACIA.
A DITADURA DEIXOU UNS TRASTES VIVINHOS PARA NOS ROUBAR NO FUTURO, TIPO JOSÉ JENUINO, JOSÉ DIRCEU, DILMA, FERNANDO HENRIQUE E VÁRIOS OUTROS.
CurtirCurtir
OS OFICIAIS MARAJÁS VÃO CONTINUAR EXISTINDO PORQUE ELES TEM DIREITO ADQUIRDOS, SEU BURRÃO.!!
CurtirCurtir
UNIR A PC E A PM É COMO UNIR O COCÔ E AS FEZES, POIS AS DUAS TEM SUAS QUALIDADES MA MUITOS DEFEITOS QUE A SOCIEDADE CONHECE MUITO BEM!!! NÃO ADIANTA CADA UMA DAR NOTA 10 PRA ELAS MESMAS!!
CurtirCurtir
MUITO IMPORTANTE PARA OS AGENTES DE POLICIA – NA INTEGRA O EDITAL AP-2004 – PARA FUTURA AÇÕES CONTRA O GOVERNO – QUEIRAM POR FAVOR COPIAR.
ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NA CARREIRA DE AGENTE POLICIAL – AP-1/2004 – CAPITAL
A Comissão do concurso em epígrafe faz saber que se acha instaurado o Concurso Público de Provas para Ingresso à Carreira de Agente Policial (AP 1/2004 – CAPITAL), destinado, consoante decisão do Excelentíssimo Senhor Doutor Delegado Geral de Polícia (Despacho ATPC nº 1492/2004) proferida no Procedimento Administrativo DGP nº 4779/2004, que resultou no processo nº 06350/2004, às unidades policiais civis sediadas no município da Capital. O concurso será regido pela Lei Complementar nº 207, de 5-1-1979 (Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo), pela Lei Complementar nº 683, de 18-9-1992 (Dispõe sobre reserva, nos concursos públicos, de percentual de cargos e empregos para portadores de deficiência), pela Lei Complementar nº 929, de 24-9-2002 (altera o art. 5º da Lei Complementar nº 494, de 24-12-1986, que dispõe sobre a instituição de série de classes policiais civis no Quadro da Secretaria de Segurança Pública), pelo Regulamento da Academia de Polícia, aprovado pelo artigo 1º da Resolução nº SSP-104, de 5-7-1983, com suas alterações e, finalmente, pelas Instruções Especiais a seguir alinhadas, que ficam fazendo parte integrante deste Edital.
INSTRUÇÕES ESPECIAIS – AP-1/2004 – CAPITAL
I – DA COMISSÃO
A Comissão do concurso, conforme deliberações da Congregação da Academia de Polícia, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 29-5-2004 é constituída pelos professores doutores Ivaney Cayres de Souza, Godofredo Bitencourt Filho, Edemur Ercílio Luchiari, Luiz Carlos Uzelin, Valdir Bianchi, e pelos suplentes Márcia Heloisa Mendonça Ruiz e José de Godoy Pereira Neto, sob a presidência do primeiro nomeado.
II – DAS VAGAS
a- Objetiva-se o provimento de 200 (duzentos) cargos vagos na classe inicial da carreira de Agente Policial, cujas vagas foram destinadas pelo Excelentíssimo Senhor Doutor Delegado Geral de Polícia às unidades policiais civis do Município da Capital.
b- Na forma do “caput” do artigo 1º, da Lei Complementar nº 683/92, ficam reservados até 5% dos cargos vagos, a serem providos por este concurso, na classe inicial para os portadores de deficiência física.
c- As vagas reservadas ficarão liberadas se não tiver ocorrido inscrição, no concurso, ou aprovação de candidatos portadores de deficiência física (artigo 2º, § 2º, da Lei Complementar nº 683/92).
III – DA REMUNERAÇÃO
O Agente Policial de 5ª classe terá vencimentos mensais de R$ 1.120,00 (um mil, cento e vinte reais), composto por: Salário Base; Regime Especial de Trabalho Policial (RETP); Adicional de Insalubridade; Adicional de local de Exercício; Ajuda de Custo de Alimentação; Gratificação por Atividades de Polícia (GAP) e Abono Complementar..
IV – DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
a- ser brasileiro;
b- não registrar antecedentes criminais;
c- estar no gozo dos direitos civis e políticos;
d- estar quite com o serviço militar,
e- possuir Carteira Nacional de Habilitação, para dirigir veículos automotores, de categoria igual ou superior a “D”, com o exame de saúde dentro do prazo de validade, e
f- ter certificado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau) ou histórico escolar do Ensino Médio fornecido por estabelecimento oficial ou particular de ensino, devidamente regularizado, observando-se ainda:
1- quando o certificado de conclusão, da Capital ou do Interior de São Paulo, for expedido anteriormente ao ano de 1980, deverá conter o Visto-Confere do Supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino à qual se subordina a Escola;
2- quando o certificado de conclusão ou histórico escolar, da Capital ou do Interior do Estado, for expedido posteriormente ao ano de 1980 a 2000, deverá conter a data da publicação no Diário Oficial do Estado, com a assinatura e carimbo do responsável pela informação, podendo ser a cópia da lauda da publicação, com o nome da pessoa, anexada ao certificado de conclusão ou histórico escolar, substituindo a anotação no certificado ou no histórico;
3- quando for expedido a partir de 2001, deverá conter no Certificado, o número de registro de publicação da Secretaria da Educação, e
4- certificado expedido por outro Estado deverá estar assinado e carimbado pelo (a) Secretário (a) da Educação do Estado de origem, ou por seu representante legal.
As informações alusivas aos requisitos acima deverão ser passadas pelo candidato na ocasião da realização da inscrição, com o preenchimento obrigatório dos correspondentes campos, como forma de validação do ato, ficando formalmente responsável por sua veracidade, devendo comprovar os respectivos atendimentos, através da entrega de documentos, conforme estabelecido na alínea “a”, do inciso IX.
V – DAS INSCRIÇÕES
a- o prazo de inscrição iniciar-se-á à zero hora do dia 17 de agosto de 2004 e findar-se-á às 12 horas do dia 27 de agosto de 2004, observando-se o horário oficial de Brasília-DF;
b- a inscrição validar-se-á com o regular preenchimento e envio, pelo meio eletrônico, de requerimento específico e o efetivo pagamento da taxa de R$ 27,48 (vinte e sete reais e quarenta e oito centavos). O candidato poderá optar pelo pagamento através de boleto bancário ou de documento de arrecadação, observando que, se a opção for o boleto bancário, será adicionada à taxa de inscrição despesa bancária;
c- o preenchimento do requerimento de inscrição será realizado exclusivamente pela Internet, através do endereço eletrônico do Banco Nossa Caixa S.A., http://www.nossacaixa.com.br, ou “links” existentes nas páginas da Secretaria da Segurança Pública, http://www.ssp.sp.gov.br, ou da Polícia Civil do Estado de São Paulo, http://www.policia-civ.sp.gov.br;
d- na ocasião do pedido, o candidato deverá firmar declaração acerca da ciência de todas as normas regenciais deste concurso público (AP-1/2004 – CAPITAL), às quais se vincula, como forma de legitimidade para a sua participação;
e- o pagamento da taxa poderá ser feito através de boleto bancário ou de documento de arrecadação a ser gerado, automaticamente, assim que o candidato finalizar o preenchimento da ficha de inscrição, observado o horário limite de funcionamento das instituições bancárias para o último dia de inscrição (27-08-2004). Após esse horário o pagamento só poderá ser efetuado nos postos de atendimento do Poupatempo até as 19 horas;
f- o pagamento da taxa de inscrição ainda poderá ser efetuado através de “Home Banking” ou de “Internet Banking”, ou mesmo através de cheque, desde que de emissão do próprio candidato. Eventual devolução do cheque invalidará a inscrição;
g- na hipótese de o interessado não ter acesso à Internet, estarão disponibilizados, para efeito de inscrição (preenchimento e envio do requerimento e pagamento da taxa), os órgãos do Poupatempo e do Infocentro, cujas localizações estão dispostas neste Edital, no Anexo II;
h- os candidatos inscritos com amparo na Lei Complementar nº 683/92 (portadores de deficiência) deverão declarar essa condição no ato do preenchimento do requerimento de inscrição e, para sua validação, nos termos da referida lei, deverão fazer chegar, comprovadamente, à Secretaria de Concursos Públicos, da Academia de Polícia, na Praça Professor Reinaldo Porchat, 219, Cidade Universitária, São Paulo/SP, CEP 05508-100, ala 9, sala 105, até 3 (três) dias úteis após o encerramento do prazo das inscrições, documento especificando o grau da incapacidade que apresentam, bem como a necessidade de condições especiais à realização das provas;
i- findo o prazo das inscrições, a Comissão fará publicar a relação dos candidatos que as tiveram indeferidas, com os respectivos motivos, cabendo, a partir da data da referida publicação e pelo prazo de 3 (três) dias úteis, pedido de reconsideração, sem efeito suspensivo, a ser decidido, em igual tempo, pelo Presidente da Comissão;
j- os locais de aplicação e as datas das provas serão divulgados pela Imprensa Oficial do Estado, endereço eletrônico http://www.imesp.com.br, e estarão disponíveis no endereço eletrônico da Polícia Civil de São Paulo, http://www.policia-civ.sp.gov.br;
k- não serão fornecidos resultados por telefone. A relação dos aprovados estará disponível nos endereços eletrônicos mencionados, bem como em listagens afixadas na Academia de Polícia e publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
VI – DAS CONDIÇÕES DO PROVIMENTO
Além dos requisitos para a inscrição, são condições para o provimento do cargo:
a- ter sido aprovado no concurso público;
b- ter conduta irrepreensível na vida pública e na vida privada, apurada por meio de investigação sigilosa levada a efeito pela Corregedoria Geral da Polícia Civil;
c- ter capacidade física e mental para o desempenho da função, comprovada por laudo a ser expedido por órgão médico oficial;
d- no caso de inscrição feita com base na Lei Complementar nº 683/92, ter-se submetido à perícia médica, para a verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo, a qual será realizada no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação das listas de classificação, por órgão médico oficial do Estado, por especialista na área de deficiência de cada candidato. Na hipótese de inaptidão será constituída, em igual prazo, junta médica para nova inspeção, da qual poderá participar profissional indicado pelo interessado, não cabendo desta decisão última nenhum recurso, tudo consoante expressas disposições do artigo 3º e seus §§, da referida lei.
VII – DAS FASES DO CONCURSO
O concurso público desenvolver-se-á em duas fases, eliminatórias e sucessivas, consistindo a 1ª fase na PROVA PREAMBULAR e a 2ª fase na PROVA ORAL.
1 – Da Prova Preambular
a- a prova preambular será constituída de questões de múltipla escolha, abrangendo aspectos teóricos e/ou práticos das disciplinas: Português, História do Brasil, Geografia do Brasil e Noções sobre Legislação de Trânsito, conforme o programa constante do Anexo I deste Edital;
b- a prova será realizada em local, dia, hora e nas condições previamente fixadas por edital de convocação, publicado com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis;
c- não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada;
d- somente serão admitidos à prova preambular os candidatos regularmente inscritos e que exibirem, na ocasião, documento original de identidade, oficial e idôneo;
e- será anulada a prova quando desatendidas as condições impostas pelo edital de convocação;
f- a prova preambular tem por finalidade selecionar candidatos que serão admitidos à fase subseqüente do concurso (prova oral), considerando-se aptos a prestá-la os que, concomitantemente, tenham obtido, na escala de 0 a 100 pontos, nota mínima de 50 pontos, por disciplina, e classificação que não ultrapasse o triplo do número de cargos em disputa, aproveitando-se os candidatos eventualmente empatados no limite estabelecido;
g- a nota da 1ª fase (prova preambular) será igual à média aritmética das notas obtidas em cada disciplina;
h- a Comissão fará publicar a lista nominal dos candidatos aptos à realização da fase subseqüente, ficando facultado a todos, indistinta e pessoalmente, requerer vista da prova e/ou formular pedido de reconsideração no prazo de 3 (três) dias úteis, contados da data da publicação;
i- a Comissão, após a análise do pedido de reconsideração, fará publicar a correspondente decisão, da qual não caberá recurso.
2 – Da Prova Oral
a- a prova oral versará sobre o mesmo programa da prova preambular, abrangendo, portanto, aspectos teóricos e/ou práticos das mesmas disciplinas;
b- será realizada em local, dia, hora e nas condições previamente fixadas por edital de convocação, publicado com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis;
c- não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada;
d- somente serão admitidos à prova oral os candidatos que exibirem, na ocasião, documento original de identidade, oficial e idôneo, e que tenham entregue cópias reprográficas autenticadas do documento de identidade, do CPF, da Carteira Nacional de Habilitação e do documento de conclusão do Ensino Médio (2º Grau), conforme inciso IX, alínea “a” (Das Disposições Gerais e Finais), deste Edital;
e- o candidato deverá obter, na escala de 0 a 100 pontos, a nota mínima de 50 pontos por disciplina;
f- a nota da 2ª fase será igual à média aritmética das notas obtidas em cada disciplina, e
g- a Comissão fará publicar o resultado da prova oral, não cabendo, em face de sua natureza, qualquer pedido de reconsideração ou recurso.
VIII – DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
a- a classificação final será feita pela média aritmética das notas obtidas nas 1ª e 2ª fases;
b- serão publicadas a lista geral, com a relação de todos os candidatos aprovados, e a lista especial, com a relação dos candidatos portadores de deficiência aprovados;
c- se ocorrer empate na classificação final terá preferência, sucessivamente, o candidato:
1 – com maior nota na prova preambular;
2 – com maior nota na prova oral;
3 – com maior número de filhos;
4 – de mais idade;
5 – ocupante de cargo policial civil, e
d- a comprovação dos itens acima (c.3 e c.5) deverá ser feita pelo candidato, por meio de cópia autenticada de documento, no prazo a ser estipulado por edital específico.
IX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
a- a entrega das cópias reprográficas autenticadas da Carteira Nacional de Habilitação, do documento comprobatório do Ensino Médio (2º Grau), regularizado conforme inciso IV, alínea “f”, deste Edital, do documento de identidade e do CPF, será feita, pelo candidato habilitado na prova preambular, na Secretaria de Concursos Públicos, da Academia de Polícia, na Praça Professor Reinaldo Porchat, 219, Cidade Universitária, São Paulo/SP, na ala 9, sala 105, das 09 às 17 horas, até 5 (cinco) dias úteis, contados da data da publicação da lista dos aprovados na prova preambular, sob pena de desligamento do concurso;
b- publicada a lista de classificação final, após a conclusão da perícia para os candidatos portadores de deficiência, o procedimento administrativo será encaminhado à Delegacia Geral de Polícia, objetivando as medidas voltadas à homologação e à nomeação, observada a ordem de classificação e o número de cargos vagos;
c- os candidatos nomeados e empossados serão admitidos para o curso de Formação Técnico-Profissional de Agente Policial, de acordo com as normas da Resolução nº SSP-14/88 e do Regulamento da Academia de Polícia;
d- a inscrição no concurso implicará o conhecimento pleno das presentes instruções especiais, submetendo-se o candidato a todas as condições ora estabelecidas;
e- todas as publicações de atos previstas neste Edital serão realizadas pela Imprensa Oficial do Estado, através do Diário Oficial do Estado, na Seção I, Poder Executivo, e
f- os casos omissos serão decididos pela Comissão.
ANEXO I – DAS DISCIPLINAS E DOS PROGRAMAS
1 – Português
a- Ortografia oficial; separação de sílabas.
b- Estrutura das palavras.
c- Formação das palavras.
d- Classes de palavras.
e- Flexão de palavras.
f- Significação das palavras: sinonímia, antonímia, polissemia e homonímia.
g- Frase, oração e período: termos da oração; período simples e composto, e classificação das orações.
h- Concordância verbal e nominal.
i- Regência verbal e nominal.
j- Colocação dos termos na oração e das orações no período. Colocação dos pronomes oblíquos átonos.
k- Pontuação.
l- Crase.
m- Compreensão de textos: narrativo, descritivo e dissertativo.
n- Texto narrativo: enredo, personagens, espaço, tempo, ação, ponto de vista da narrativa.
o- Texto descritivo: descrição literária e descrição técnica.
p- Texto dissertativo: introdução, desenvolvimento e conclusão; fato, opinião e hipótese.
2 – História do Brasil
a- Formação econômica, social e política do Brasil Colônia: as Capitanias Hereditárias; Entradas e Bandeiras, e as rebeliões nas tentativas de emancipação.
b- Primeiro Reinado: o processo de independência, e as revoltas provincianas.
c- Segundo Reinado: a política externa e as campanhas militares; a economia do café, e a escravatura.
d- A República Velha (1889 – 1930): do Governo Provisório à Constituição de 1891; as transformações econômico-financeiras, e a política externa.
e- A República de 1930 – 1945: a revolução e o Governo Provisório; o Estado Novo, e a participação na guerra e o seu significado político.
f- Brasil Contemporâneo: a Constituição de 1946 e o governo Dutra; Vargas e o nacionalismo econômico; Juscelino e a campanha desenvolvimentista; a renúncia de Jânio da Silva Quadros e o parlamentarismo; do regime militar à abertura política, e governos subseqüentes.
g- A cultura no Brasil: a arte no Brasil Colônia; literatura e imprensa no período imperial, e manifestações culturais que marcaram o século XX.
3 – Geografia do Brasil
a- Extensão territorial e posição geográfica: dimensão comparada a países da América e do globo e conseqüências da posição geográfica.
b- Domínios morfoclimáticos do Brasil: classificação dos climas segundo as massas de ar; previsão do tempo (meteorologia), através das cartas do tempo, e importância da meteorologia para as atividades humanas.
c- Hidrografia e relações com relevo e clima; grandes bacias fluviais do Brasil: Amazônica, do São Francisco, do Tocantins-Araguaia e Platina; a hidrelétrica em relação às demais fontes de energia, e topografia e divisão política do Estado de São Paulo.
d- Agricultura: problemas de fertilidade dos solos nas áreas quentes e úmidas; estrutura fundiária; concentração das terras em latifúndios e empresas agrícolas; problemas decorrentes da proletarização do campo, e o bóia-fria.
e- O café e a organização do espaço do Brasil sudeste: evolução da rede ferroviária e equipamentos dos portos, e criação e crescimento das cidades.
f- Urbanização e formação de áreas metropolitanas: as metrópoles brasileiras e as áreas de influência; a concentração urbano-industrial na região sudeste do Estado de São Paulo, e estudos comparativos de outras regiões do Brasil.
g- Produção de energia elétrica e concentração industrial, e desigualdade de produção e consumo de energia elétrica por região.
h- Situação dos transportes no Brasil: a integração dos transportes no centro-sul do País; corredores de exportação; tentativas de integração do centro-oeste e norte com os principais eixos econômicos através de rodovias; problemas decorrentes da política de transportes em face da crise do petróleo, e outros combustíveis como fonte alternativa para a gasolina.
i- A população brasileira: evolução populacional; estrutura da população: sexo e idade; população economicamente ativa por setores econômicos do Brasil e regiões; distribuição espacial da população e os desequilíbrios sócio-econômicos do Brasil, e a distribuição de renda.
j- A economia brasileira e o MERCOSUL.
4 – Noções de Legislação de Trânsito: Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 23.9.1997) e alterações posteriores.
a- Das normas gerais de circulação e conduta (arts. 26 a 67).
b- Dos pedestres e condutores de veículos não motorizados (arts. 68 a 71).
c- Da sinalização de trânsito (arts. 80 a 90).
d- Das infrações (arts. 161 a 255)
e- Das penalidades (arts. 256 a 268).
f- Das medidas administrativas (arts. 269 a 279)
g- Dos crimes de trânsito (arts. 291 a 312).
ANEXO II – POSTOS PÚBLICOS DE ACESSO À INTERNET (POUPATEMPO E INFOCENTRO)
1- POUPATEMPO
Capital
Poupatempo Itaquera
Av. do Contorno, 60, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, São Paulo.
Poupatempo Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 256, próximo ao Terminal Rodoviário Santo Amaro, São Paulo.
Poupatempo Sé I
Praça do Carmo, s/n, São Paulo- SP (utilize a saída do Metrô Sé da Rua Anita Garibaldi)
Secretária da Fazenda – Poupatempo Sé II
Avenida Rangel Pestana, 300, Primeiro andar, São Paulo – SP
Grande São Paulo
Poupatempo Guarulhos
Rua José Campanella, 5 – Bairro Macedo – Guarulhos (antiga fábrica Abaeté).
Poupatempo São Bernardo
Rua Nicolau Filizola, 100 – São Bernardo do Campo.
Interior
Poupatempo Campinas
Av. Francisco Glicério, 935, Campinas- SP (próximo ao Correio)
Poupatempo Ribeirão Preto
Av. Presidente Kennedy, 1500 – Ribeirão Preto (Novo Shopping Center)
Poupatempo São José dos Campos
Av. São João, 2.200 – São José dos Campos.
2 – INFOCENTRO – CAPITAL
Centro
Infocentro da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos – Adeva
Endereço: Rua da Consolação, 1.289 – Consolação – 01416-020
Infocentro Espaço da Juventude
Praça Antônio Prado, 09 São Paulo – SP (próximo a Estação São Bento do Metrô)
Infocentro SEADE – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados
Avenida Casper Líbero, 478, Térreo – Luz, São Paulo – SP
Zona Sul
Infocentro Cidade Júlia
Endereço: Rua Pascoal Grieco, 140 – Cidade Júlia – 04421-150
Infocentro Cio da Terra
Endereço: R. William Cremer, 2 – Jd. Sônia Regina – 04935-120
Infocentro Circo Escola Grajaú
Endereço: R. Ezequiel Lopes Cardoso, 333 – Pq. Grajaú – 04843-600
Telefone: 5973-6459
Infocentro Espaço Criança Esperança
Endereço: Rua dos Clarins, 99 – Jd. Tangará – 04934-080
Infocentro Criança Feliz
Endereço: Rua Prof. Rubens Oscar Guelli, 7 (antiga rua Pompéia) – Jd. São Francisco – 04918-280
Infocentro Jardim Irene
Endereço: Rua Antônio José Bentes, 476, Jd. Irene – Capão Redondo – 05891-160
Infocentro Jardim Piracuama
Endereço: R. Afonso Dias, 54 – Jd. Piracuama – 05763-280
Infocentro Jardim São Luís
Endereço: Rua José Manoel Camisa Nova, 30 (Antiga Av. Hum) – Jd. São Luís – 05823-070
Infocentro Parque Ecológico Guarapiranga
Endereço: Estrada da Riviera, 3.286 – Pq. Ecológico Guarapiranga –
04916-000
Infocentro Piraporinha
Endereço: Estrada do M’Boi Mirim, 1.112 – Jd. das Flores – 04905-001
Infocentro POF
Endereço: R. Ernest Rennan, 381 – Paraisópolis – 05659-020
Infocentro Promorar
Endereço: R. Cornélio Zelaia, 187 – Conj. Pró-Morar São Luís – 05846-220
Infocentro Vila Prel
Endereço: R. Teresa Maia Pinto, 266 – Vila Prel – 05780-390
Infocentro Bom Prato Santo Amaro
Rua Mário Lopes, 685 – Santo Amaro, São Paulo – SP
Zona Leste
Infocentro Adão Manoel da Silva
R. Francisco Gil de Araújo, 333 – Jd. Lourdes -08452-440
Infocentro APS
Endereço: R. Domingos de Lucca, s/n – Cangaíba – 03712-010
Infocentro Cenha
Endereço: R. Francisco Bueno, 384 – Tatuapé – 03077-020
Infocentro CIC Leste – Itaim Paulista
Endereço: R. Padre Virgílio Campelo, 150 – Encosta Norte – Itaim Paulista – 08131-310
Infocentro Clube de Mães Criança Esperança
Endereço: R. Minha Cidade, 45 – Itaim Paulista – 08131-060
Infocentro Dom Bosco
Endereço: Rua Dr. Álvaro de Mendonça, 456 – Itaquera – 08210-660
Infocentro Ermelino Matarazzo – Saem
Endereço: R. Victória Simionato, 120 – V. Paranaguá – 03808-170
Infocentro Espaço Negro
Endereço: Rua Carlos Sacaibu, 422 – Jd. Elba – 03979-010
Infocentro Gigante Adormecido
Endereço: Rua Regresso Feliz, 119 – Conj. Hab. Inácio Monteiro – 08427-210
Infocentro Gleba do Pêssego
Endereço: R. Malmequer do Campo, 1266 – Gleba do Pêssego – 08265-380
Infocentro Itajuíbe
Endereço: R. Canaã, 21-(altura da R: Manoel Rodrigues Santiago, 1.400) – Jd. Nélia – 08142-230
Infocentro Jardim Nova Progresso – CRI (Centro de Referência do Idoso)
Endereço: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34 (Praça do Forró) –
São Miguel Paulista – 08011-015
Infocentro Jardim Nove de Julho
Endereço: R. Cristóvão de Oliveira, 93 – Jd. 9 de Julho – 03952-000
Infocentro Luz e Vida
Endereço: R. Manoel de Oliveira Ramos, 3 – Vila Iolanda –
08483-010
Infocentro Mulheres da Colúmbia
Endereço: Av. Jardim Tamoio, 1.738 – Conj. Res. José Bonifácio – 08255-010
Infocentro Parque Ecológico do Tietê
Endereço: Rua Guira Acangatara, s/n – Parque Ecológico do Tietê – 03719-000
Infocentro São Judas Tadeu
Endereço: Rua Suzana de Melo, 364 – Vila Progresso – 08245-160
Infocentro SUDS
Rua Cachoeira de Paulo Afonso, 25 – Conj. Hab. Sítio Conceição – 08473-240
Infocentro Ação Tiradentes
Endereço: Av. dos Gráficos, 382 – Cidade Tiradentes – 08471-530
Infocentro Vila Antonieta
Endereço: R. Padre Manoel Luís de Vergueiro, 632 – Vila Antonieta –
03476-000
Infocentro Vila Císper
Endereço: Rua Barra de Santa Rosa, 1 – Jd. Císper – 04351-030
Infocentro Vila Conceição
Endereço: Rua Pedra Dourada, 05 – Vila Conceição – 08441-030
Infocentro Vila Progresso
Endereço: R. Ardísia, 12 – Vila Progresso – 08245-230
Infocentro Bom Prato Brás
Rua Dr. Almeida Lima, 900 – Brás, São Paulo – SP (dentro do Arsenal da Esperança
Infocentro EMTU São Mateus
Rua Adélia Chohfi, 100 – São Mateus, São Paulo – SP
Zona Oeste
Infocentro Betinho
Rua Denis Chaudet, 15A – Jd. Dracena – 05528-220
Infocentro Estação Especial da Lapa
Rua Guaicurus, 1.274 – Lapa, São Paulo -SP
Infocentro CIC Oeste – Jaraguá
Endereço: Estrada de Taipas, 990 – Jardim Panamericano – Jaraguá – 02991-000
Zona Norte
Infocentro CIC Norte – Jaçanã
Endereço: Rua Ari da Rocha Miranda, 36 – Jova Rural – Jaçanã – 02281-190
Infocentro Nossa Senhora Aparecida
Endereço: R. Condessa Amália Matarazzo, 13 – Jd. Peri – 02652-000
Infocentro Vale Verde
Endereço: R. Jaciara, 5 – Jd. Damasceno – 02879-020
Infocentro Vila Constança – Savic
Endereço: Av. Jardim Japão, 1.587 – Jd. Brasil – 02221-001
Infocentro Vista Alegre
Endereço: R. Gervásio Leite Rebelo, 1.138 – Jd. Peri-Alto – 02675-050
Infocentro Tucuruvi
Av. Mazzei, 33- Tucuruvi – 02310-000
Zona Noroeste
Infocentro Sol Nascente
Endereço: R. Clara Nunes, 03 – Conjunto Residencial Sol Nascente – 05282-040
3 – INFOCENTRO – GRANDE SÃO PAULO
Infocentro CIC Francisco Morato
Rua Tabatinguera, 46 Centro – Francisco Morato – SP
Infocentro Osasco
Av. dos Autonomistas, 1945 (acesso pela rua dep. Emílio Carlos) – Osasco – SP
4- INFOCENTRO – INTERIOR
Infocentro Municipal de Adamantina
Praça Élio Micheloni, s/n
Fone: (18) 522-4299
Infocentro Municipal de Andradina
Rua Paes Lemes s/n, 1º andar
Fone: (18) 3722-9778
Infocentro Municipal de Araçatuba
Rua Armando Salles de Oliveira, s/n
Fone: (18) 3608-4155
Infocentro Municipal de Araraquara
Rua Carlos Gomes, 1.729
Fone: (16) 232-0777
Infocentro Municipal de Assis
Rua Dr. Luiz Pizza, 19
Fone: (18) 3324-4783
Infocentro Municipal de Avaré
Rua Minas Gerais, 279 – Bairro Água Branca
Fone: (14) 3733-6004
Infocentro Municipal de Barretos
Avenida Treze, 60 (Instituto Barretos de Tecnologia)
Fone: (17) 3325-1549
Infocentro Municipal de Bauru
Rua Amazonas, Quadra 1, n. 41 – Jardim Cruzeiro do Sul
Fone: (14) 3231-1100
Infocentro Municipal de Bebedouro
Rua Santo Inácio de Loyola, 10 (Profac)
Fone: (17) 3343-1475
Infocentro Municipal de Botucatu
Praça da Bandeira, s/n, sala 1 – Centro
Fone: (14) 6821-5176 / 6822-5565
Infocentro Municipal de Campina do Monte Alegre
Rua Francisco Pistila, 86 – Centro
Fone: (15) 3526-1400
Infocentro Municipal de Casa Branca
Praça Rui Barbosa, 56
Fone: (19) 3671-1125
Infocentro Municipal de Catanduva
Rua Maranhão, 308 – Centro
Fone: (17) 3525-0911
Infocentro Municipal de Cruzeiro
Rua Capitão Neco, 118
Fone: (12) 3143-3466
Infocentro Municipal de Dracena
Avenida José Bonifácio, 1.480 (prédio do Serviço Social do Município)
Fone: (18) 3822-6044
Infocentro Municipal de Duartina
Avenida São Paulo, 278 – Centro
Fone: (14) 242-1617 / 3282-5110
Infocentro Municipal Espírito Santo do Turvo
Rua Francisco José Martins n.4-10 – Centro (Biblioteca da Secretaria Municipal da Educação)
Fone: (14) 3375-1172
Infocentro Municipal de Fernandópolis
Avenida Milton Terra Verdi, 420 (Praça Santa Helena)
Fone: (17) 3442-3241
Infocentro Municipal de Franca
Rua Frei Germano, 2.905 – Estação
Fone: (16) 3706-0829 / 37119164
Infocentro Municipal de Guarani D’Oeste
Rua dos Aliados, 1.315 (Centro de Convivência do Idoso)
Fone (17) 3834-1244
Infocentro Municipal de Guaratinguetá
Pça Condessa de Frontin, S/N – Centro
Fone: (12) 3133-9301/ 7890
Infocentro Municipal de Hortolândia
Avenida Brasil, 1100 – sala 14 (Centro Comercial Piranga)
Fone: (19) 3909-2377
Infocentro Municipal de Iaras
Pç. Monção, S/N – Centro
Fone: (14) 3764-1101/1218
Infocentro Municipal de Iperó
R. Floriano Peixoto, 7 – Centro
Fone: (15) 266-1615
Infocentro Municipal de Itaí
Rua Expedicionários, 1.199 – Centro
Fone: (14) 3761-1144 Ramal 317
Infocentro Municipal de Itapeva
Av. Governador Mário Covas, 269 – Centro
Fone: (15) 522-3875
Infocentro Municipal de Jales
Rua 8, 2.270 – Centro
Fone: (17) 632-1015 ou 632-1726 Ramal 258
Infocentro Municipal de Jaú
Rua Marechal Bitencourt, 148
Fone: (14) 3626-4665 / 624-9153
Infocentro Municipal de Lavínia
Av. Redentor Gonfiantini, s/n (Parquinho)
Fone: (18) 3698-7009/ 677-1180
Infocentro Municipal de Limeira
Rua Treze de Maio, 102
Fone: (19) 3442-6539
Infocentro Municipal de Lucélia
Avenida Internacional, 1.571
Fone: (18) 551-3299
Infocentro Municipal de Marília
Avenida Sampaio Vidal, 245
Fone: (14) 424-6213 / 424-7434
Infocentro Municipal de Martinópolis
Rua 9 de Julho, 51 – Centro
Fone: (18) 252-1446
Infocentro Municipal de Mococa
Praça Major José Pedro, 173
Fone: (19) 3665-4411
Infocentro Municipal de Osvaldo Cruz
Praça Jayme Ulhôa Cintra, s/n – Biblioteca Pública Municipal Belmiro Borini
Fone: (18) 561-2201
Infocentro Municipal de Ourinhos
Rua Henrique Tocalino, 264
Fone: (14) 3326-3254
Infocentro Municipal de Pacaembu
Avenida Stelio Machado Loureiro, 1.130
Fone: (18) (18) 3862-3279
Infocentro Municipal de Paraguaçu Paulista
Rua 15 de Novembro, 714
Fone: (18) 3361-6519
Infocentro Municipal de Penápolis
Rua Irmãos Crisóstomo de Oliveira, 333 – Centro
Fone: (18) 652-5690/91
Infocentro Municipal de Piracicaba
Rua do Rosário, 833 – 2 andar
(19) 3432-9099 / 3434-9032
Infocentro Municipal de Piraju
Pç. Ataliba Leonel, 159 – Sala 16 – Centro (Shopping Center Pires)
Fone: (14) 3351-5627
Infocentro Municipal de Potim
Praça Padre José Marchetti SN – Centro
Fone: (12) 3112-1119
Infocentro Municipal de Pracinha
Avenida Francisco Gimenes, 175
Fone (18) 552-1141
Infocentro Municipal de Presidente Bernardes
Rua Antonio de Almeida, 46 – Centro
Fone: (18) 3262-7110
Infocentro Municipal de Presidente Prudente
Avenida Washington Luiz, 544 – Centro
Fone: (18) 223-7554 / 221-3399
Infocentro Municipal de Registro
Rua São Francisco Xavier, 165 – sala 2 – Térreo – Centro
Fone: (13) 6821-6153
Infocentro Municipal de Ribeirão Preto
Rua Flávio Uchôa, 1.180 – Campos Elíseos
Fone: (16) 3961-1084
Infocentro Municipal de Rio Claro
Rua 2, 2.880 – Parque do Lago Azul (Centro Cultural Roberto Palmari)
Fone: (19) 533-5565
Infocentro Municipal de Santana da Ponte Pensa
Endereço: Avenida São Joaquim, 513
Fone: (17) 3692-1101 – Ramal 25
Infocentro Municipal de São Carlos
Rua 13 de Maio, 2000 – Centro
Fone: (16) 272-2471 / 274-4144
Infocentro Municipal de São João da Boa Vista
Rua Benedito Araújo, 44
Fone: (19) 3631-0316
Infocentro Municipal de São José do Rio Preto
Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 (Praça Cívica)
Fone: (17) 3215-1022
Infocentro Municipal de São José dos Campos
Praça Afonso Pena, 29 – Centro
Fone: (12) 3923-4417
Infocentro Municipal de São Vicente
Rua Frei Gaspar, 384 – sala 29
Fone: (13) 3579-1326
Infocentro Municipal de Serra Azul
R. Dona Maria das Dores, 59 (Casa da Agricultura)
Fone: (16) 682-1588
Infocentro Municipal de Teodoro Sampaio
Av. Manoel Guirado Segura, 1898 (Cefamo)
Fone: (18) 3282-3773
Infocentro Municipal de Tupã
Rua Carijó, 610
Fone: (14) 3491-3015
Infocentro Municipal de Valparaíso
Avenida Nove de Julho, 706
Fone: (18) 671-1471 / 671-4112
Infocentro Municipal de Votuporanga
Rua Tietê, 586
Fone: (17) 3422-4451
CurtirCurtir