Por Victor Vieira
Após duas semanas ausente, o advogado Cassius Haddad está de volta ao Twitter e ao Facebook. O Tribunal de Justiça de São Paulo mudou parcialmente a decisão da 2ª Vara Criminal de Limeira, que o impedia de acessar qualquer rede social. Na sentença de 1ª instância, foi definido que os provedores enviassem relatórios periódicos dos acessos de Haddad e que ele próprio se apresentasse à Justiça mensalmente para detalhar sua atividade na internet. A restrição havia sido fixada após um pedido do promotor Luiz Bevilacqua, do Ministério Público de São Paulo, criticado por Haddad nas redes sociais.
“Era uma decisão que nos remetia à Idade Média. Isso prejudica meus clientes, com quem me relaciono pela internet”, critica o advogado, que segue proibido de mencionar o MP ou o promotor Bevilacqua nas redes sociais. O pedido de Habeas Corpus no TJ-SP foi da Federação das Associações dos Municípios do Estado de São Paulo (Fadesp), representada por seu presidente Raimundo Hermes Barbosa e o advogado Herick Berger Leopoldo.
O Sindicato dos Advogados do Interior Paulista (Sindadv) também entrou com um Mandado de Segurança contra a sentença de 1ª instância, que ainda não foi analisado. “É absurdo ter o direito à expressão cerceado. O Facebook hoje também é uma ferramenta de trabalho”, afirma Paulo Ortega, presidente da entidade, que ainda levou a reclamação ao Conselho Nacional de Justiça.
Querelas virtuais Em seus perfis no Facebook e no Twitter, Haddad faz várias críticas à atuação do Ministério Público e de Luiz Bevilacqua, que atua na região de Limeira. Suas postagens na rede se queixam principalmente da omissão do MP às suspeitas de corrupção relacionadas a um shopping na cidade.
Insatisfeito com a atuação de Bevilacqua no cargo público, ele enviou uma denúncia contra o promotor ao Conselho Nacional do Ministério Público. Na representação, o advogado aponta a ineficiência do MP ao combater casos de corrupção e irregularidades na administração pública. O advogado também lamenta as dificuldades de diálogo com o órgão. Uma reclamação também foi enviada ao Juizado Especial Cível da Comarca de Limeira (SP).
Em fevereiro de 2013, foi deferido um pedido cível de antecipação de tutela feito pelo advogado Thiago Vinícius Treinta, que defende o promotor. Haddad não atendeu à solicitação da Justiça, que determinava a retirada do conteúdo ofensivo em 24 horas sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Como a permanência das postagens na internet, o promotor recorreu a uma representação criminal. “Era um ataque sem direito à defesa. Diferente das páginas pessoais comuns, havia poucas fotografias ou comentários de amigos, mas diversas acusações. A internet era a ferramenta do crime”, argumenta Treinta.
No mês seguinte, o Órgão Especial do Colégio de Procuradores aprovou uma moção de desagravo em favor de Bevilacqua e contra a campanha difamatória na internet. No evento de apoio, que reuniu 250 representantes do MP e do Judiciário, o procurador-geral de Justiça, Márcio Elias Rosa, defendeu a livre manifestação de pensamento com responsabilidade.
“Minha atuação profissional incomoda alguns órgãos na cidade”, comenta Haddad, que atuas nas áreas de Direito Empresarial e de licitações. Já Thiago Treinta acredita que a implicância contra o promotor pode ser explicada por um conflito de interesses. “O advogado representa políticos e empresários que se prejudicaram com ações do Ministério Público”, conta. Procurado pela revista eletrônica Consultor Jurídico, o promotor não se manifestou sobre o caso.
Usuário inativo Na ação contra Haddad, eram contadas dez ofensas ao artigo 138 (calúnia), 24 ao artigo 139 (difamação) e 7 ao artigo 140 (injúria) do Código Penal entre 8 de janeiro e 21 de março de 2013. Por se tratar de crime contra funcionário público, como estabelece o artigo 141 do mesmo código, as penas aumentam em um terço. Também era reivindicado no processo o concurso material, ou seja, a aplicação cumulativa das sanções.
Em decisão cautelar, o juiz Henrique Alves Correa, da 2ª Vara Criminal de Limeira, vetou o acesso de Haddad a “todas as redes sociais da internet, em especial as seguintes: Facebook, Twitter, Orkut, MySpace, Flixster, Linkedin, Tagged etc, pois os comentários depreciativos estão sendo feitos através da Internet (circunstâncias relacionadas ao fato), devendo o denunciado permanecer distante desses locais para evitar o risco de novas infrações”. Em caso de descumprimento, poderia ser pedida a prisão preventiva.
Os provedores e sites de relacionamento — como Google, Twitter e Facebook — oram oficiados para enviar um relatório mensal das contas e perfis de Cassius Haddad. O réu também foi obrigado, em conformidade com o artigo 319 do Código de Processo Penal, a comparecer em juízo para descrever suas atividades na internet.
Silêncio quebrado Com o entendimento de que o caso de Haddad era de interesse para a categoria, a Fadesp pediu Habeas Corpus para mudar o resultado de 1ª instância. Na contestação, a entidade apontou incoerência entre a sentença da 2ª Vara Criminal de Limeira e o pedido do Ministério Público, o que configura julgamento extra petita. “Não foi requerido pelo denunciante ao juízo que adotasse medida cautelar proibindo o paciente de ter acesso às redes sociais da internet”, afirma.
A Fadesp também alegou que a privação total do uso das redes viola as garantias individuais previstas pela Constituição. Além da liberdade de expressão, resguardada pelo artigo 5º, a Carta Magna estabelece ausência de restrições à manifestação de pensamento em seu 220º artigo. Também haveria, segundo Haddad, desrespeito à jurisprudência sobre o assunto no Supremo Tribunal Federal e à Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.
Além do constrangimento e da ilegitimidade da medida cautelar para a situação, a Fadesp ressaltou a prerrogativa do réu de se eximir da culpa até que a sentença penal condenatória transite em julgado. “Vale ressaltar que, a decisão judicial questionada antecipa uma punição (pena restritiva de direito) mais severa que eventual condenação do paciente pelo crime mais grave imputado a ele nos autos (crime de calúnia)”, aponta.
A 14ª Câmara do Direito Criminal do TJ-SP aceitou parcialmente os argumentos e liberou o acesso de Haddad às redes sociais, para garantia do exercício da profissão. Segundo o desembargador Marco de Lorenzi, que relatou o caso, a medida restritiva mais gravosa “extrapola o escopo de proteção do bem jurídico tutelado”. Na mesma linha de pensamento, ele também julgou desnecessário o comparecimento mensal em juízo. A menção ao Ministério Público ou a Luiz Bevilacqua nas redes sociais continua vedada.
Em sua primeira postagem no retorno ao Facebook, Cassius Haddad postou trechos do hino nacional. O advogado Thiago Vinícius Treinta informou que por enquanto não pretende entrar com outra ação na Justiça.
Victor Vieira é repórter da revista Consultor Jurídico.
Revista Consultor Jurídico, 23 de abril de 2013
Porque o precatório trabalhista demora até mais de 20 anos ou mais, para ser pago se Eu atrasar o I.P.V.A. do meu carro ou outro imposto qualquer que pertença órgão público, municipal, estadual ou federal, tenho que sofrer as consequências das leis, principalmente o imposto de renda que não perdoa ninguém neste Pais é parece até uma brincadeira, procure saber a VDD. né!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
O MP sempre vem a público julgando todo mundo, adiantando a decisão judicial sem o curso normal do processo, agora quando o negócio e contra os sujeitos não pode não. Sem esticar a conversa se enxerga logo que os pilantras adotam dois pesos e duas medidas, um aparata para ser usado contra os outros e um água bem quando é a seu favor. Eita cambada de nego FPD este MP, nossa senhora daqui a pouco também vou ser broqueado basta um FDP destes ver o escrito, DEUS me guarde …
CurtirCurtir
GRANDE DANIEL, MEU IRMÃO NÃO É PRECISO VOCÊ IR MUITO LONGE, POIS ATRASE SUA CONTA DE AGUA OU MESMO DE LUZ, INCONTINENTE VOCÊ ESTARÁ RECEBENDO AQUELA NOTIFICAÇÃO ” PAGA OU NÓS CORTAMOS”. MEU IRMÃO EM 1992, INGRESSEI COM AÇÃO DA INSALUBURIDADE, SABE O QUE OCORREU !, SOMENTE APÓS DEOZITO ANOS FUI RESSARCIDO , E COM UM DETALHE NÃO RECEBÍ NEM A METADE DA REFERIDA AÇÃO, POIS A MAIORIA FICOU COM O CAUSÍDICO E A RECEITA FEDERAL. ME AJUEM AÍ NÓ !…
CurtirCurtir
GENTE !, CONSELHO DE AMIGO !, POIS QUEM AVISA AMIGO É, CUIDADO COM ESSA TAL DE NETT, SENÃO VOCÊS TERÃO QUE IR AO JUDICIÁRIO. CUIDADO !…, ME AJUDEM AÍ Ó !…
CurtirCurtir
Parabéns ao. Governador Geraldo Alckimim do PSDB, ele é um grande Governador, inteligente e consegue economizar dinheiro público em todas áreas. Aos críticos do Governo Alckimim, fiquem vcs sabendo que o grande administrador de SP precisa economizar nos gastos públicos, pois ele esta sujeito ´´a um limite com gasto público; Portanto o governo pode gastar mais do limite que a lei permite, com isso ele é obrigado a fazer malabarismos com os números, com isso ele tem que reduzir gastos em alguns setores para investir em outros mais importantes, nada melhor que reduzir nas áreas de segurança pública, Saúde e Educação, são 03 setores que não são prioridade, quem quiser coisa boa que pague particular. Entenderam seus abestados ! O dinheiro público é para construir e recapear estradas e colocar mais pedágios, para pagar as propagandas na TV rádios e jornais, viagens, festas, mordomias, ajudar os amigos, ajudar empreiteiras, investir nos reeducandos, comprar vacinas anti gripe para os reeducandos, pagar os fornecedores de alimentos para os reeducandos etc etc etc. Fiquem vcs sabendo também que o governo esta extremamente comprometido com o processo eleitoral onde disputará a reeleição do pleito em 2014 para novamente governar com mão de ferro esse generoso estado. Fiquem sabendo também que o governo de SP quer fazer bonito na copa do mundo, pois policias de elite estão sendo treinados para defender os nossos visitantes, estão fazendo cursos de línguas também para atender bem os gringos. Outra coisa muito bacana que nosso governo de SP fez e pouca gente comenta, diga-se de passagem que é maldade da oposição, mas verdade seja dita, retirou bastante usuários de Crack das ruas e isso é muito importante, eles estão recebendo tratamentos em clínicas de 1ª categoria onde são assistidos todos os dias, assim eles não estarão nas ruas durante a copa do mundo para nos envergonhar cheirando a latinha e saco plástico. Bom, mais pra encerrar meu breve comentário, quero dizer a todos vcs que permaneçam unidos e desempenhando a função de vcs com muita qualidade, pois com a tecnologia avançada e o aprimoramento técnico cientifico que tanto a Polícia Civil como a Militar possuem, é perfeitamente normal diminuir o quadro de policiais, a tecnologia faz a compensação. O Governo esta totalmente empenhado a resgatar a dignidade salarial de todos servidores, mas acontece que vontade não é poder, vontade o governo tem mas não pode porque como já expliquei a lei que não deixa, mas na medida do possível será feito uma reposição salarial possivelmente de 2% ainda esse ano, com isso o governo estará resgatando o poder de compra dos servidores públicos, alguns mal agradecidos dirão que é pouco, mas isso ao final custará uma cifra muito alta para o cofre do governo. Se alguém vir alguns professores fazendo greve e manifestação, é pura oposição para desgastar a imagem do governo politicamente, são baderneiros, pois o governo já concedeu os 2% para eles e com isso eles passarão ganhar até $ 2.480,00 por mês, é ou não é um ótimo salário? . Voltando no assunto inicial, fiquem sabendo que reduzir os gastos com a folha de pagamento é um compromisso do governo do PSDB de SP e isso será concretizado com extremo esforço que o governo vem fazendo, caso contrário não poderá obter mais emprestismos do banco mundial no ano que vem. É isso ! rs
CurtirCurtir
Pingback: Críticas ao MP – TJ-SP libera advogado para acessar redes sociais | SCOMBROS
ouvi comentários de que virá 15% em julho, alguém mais ouviu?
CurtirCurtir
Amigão, BOAS NOVAS, tu e exemplo de pessoa, vai ser assim otimista assim la longe, pois acho que vai vir 45 para atirar na cabeça e mais 6 para carregar o morto. O pessoal dos sindicatos esteve junto ao secretário e todos os pedidos enviados ao governo foram parar na privada, onde foram usados daquela forma.
CurtirCurtir
Reblogged this on Sindicato dos Advogados do Interior Paulista.
CurtirCurtir
15% manda enfiar naquele lugar…..no tobaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Fui!
CurtirCurtir
Quem nasceu nos tempos da Ditadura sabe o que é Censura e o quanto ela é prejudicial à exposição de idéias
CurtirCurtir
Pingback: MISS ATÉ DE 4 ANOS É MODA EM CONCURSO | SCOMBROS