Blitzes para além do álcool
10 Fev 2013
Visão do Correio
Está em teste novidade que pode dar nova dimensão às blitzes da lei seca. Desde sexta-feira e até a noite de terça-feira, motoristas parados em uma das 20 barreiras montadas na capital paulista pelos órgãos de segurança do estado poderão ser multados, ter o carro apreendido e ser processados criminalmente não apenas por dirigir sob o efeito de bebida alcoólica. Usuários de maconha e cocaína também serão fiscalizados, com o apoio de equipamento inédito no país, capaz de detectar o consumo dessas drogas.
A novidade tornou-se viável no Brasil depois da mudança na legislação, que reduziu a praticamente zero a tolerância quanto à presença de álcool no sangue do motorista, e, principalmente, pela flexibilização das provas aceitas para incriminar o fiscalizado. O condutor mantém o direito de se recusar a produzir provas contra si, evitando soprar no bafômetro ou a se submeter ao novo equipamento. Mas fica a critério do policial da blitz avaliar seu comportamento, capacidade de se expressar e de se manter em equilíbrio, podendo documentar a situação por meio de fotos, vídeos e testemunhas.
Quem tiver certeza da própria inocência pode pedir para se submeter aos testes, o que resulta na anulação do mau uso que se fazia do dispositivo constitucional: de prova de acusação, o teste passa a valer como instrumento de defesa. O novo equipamento identifica, em amostra da saliva do motorista, a presença de anticorpos acionados pelo organismo ante o consumo de drogas como cocaína, maconha, anfetamina e heroína.
Médicos especialistas em trânsito são categóricos ao afirmar que todas as drogas alteram a capacidade cognitiva, motora e sensitiva de quem as consome. Ninguém, segundo eles, tem a menor condição de dirigir com segurança sob o efeito delas. Não é sem motivo, portanto, que o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera que qualquer quantidade de substância psicoativa no organismo do motorista é suficiente para configurar crime de trânsito.
No país da complacência e da impunidade, não deve faltar os que consideram tudo isso um exagero ou generalização injusta. De fato, há os que sabem beber com moderação. Mas é a integridade dos pedestres, passageiros e demais motoristas que está em jogo.
É comum a indignação levar as pessoas a criticar a Justiça pela falta de condenação mais severa aos que matam no trânsito. Mas é sabido que essa realidade se deve a aspectos da legislação, que não cabe ao Judiciário modificar, bem como à fragilidade das provas anteriormente exigidas, limitações que o recente endurecimento da lei e iniciativas como a de São Paulo pretendem superar.
A preservação da vida humana e do direito de ir e vir em segurança das pessoas é obrigação da autoridade e depende do envolvimento de toda a sociedade. É certo que nada dispensa trabalho intenso de educação para a convivência urbana. Mas as constrangedoras estatísticas de brasileiros mortos e feridos no trânsito, que superam até mesmo as de países em guerra, sugerem que as pessoas de bem torçam para o sucesso da experiência paulista e sua extensão a todo o país.
CORREIO BRAZILIENSE
Ser considerado crime só porque um motorista que ingeriu bebida alcólica quando sua ação não provoca danos a terceiros, é uma medida punitiva rigososa demais em um País que não tem sistema penitenciário organizado para cumprir penas. O processo quantitativo de nível de alcool no sanguê, para apurar se o condutor esta embriagado varia de pessoa para pessoa, conforme a medicina confirma. Punir sim, a pessoa que comete perigo iminente na direção, por exemplo, executar zigue sague na via, exeder o limite de velocidade, etc estando em estado de embriaguêz.
Contudo, se a pessoa estver sob o efeito do alcool na direção e não colocar em risco a segurança do trânsito, esta pessoa não poderia ser submetida a processo crime que resultaria em pecha constrangedora nos antecedentes, a qual prejudicaria sua vida profissional e social. A punição deveria ser pena administrativa e cassação por um ano do direito de dirigir. Essa lei seca atual não pode subsistir, posto que é muito exessiva, e o povo brasileiro não cumprirá, pela sua cultura em não cumprir a lei. No caso em questão essa lei funcionaria muito bem na suécia, japão, espanha, só que para funcionar na Brasil, deveria ter suécos e japoneses para cumprir.
Mais uma vez, os Governos de todos os níveis do Brasil, acabam de consumar mais um ato de ingovernabilidade dentre tantos já existentes. Esquecem que para haver paz social, não só no trânsito, mas também no seio social com relação à prevenção de crimes de trânsito, uso e tráfico de drogas e afins, roubos, furtos, homicídios, etc, os governos de todos os níveis de Brasil, deveriam preparar a sociedade, com melhor instrução básica e profissional, melhorar a civilidade e moralidade do povo com políticas de valores éticos, aperfeiçoar a produção econômica primária e secundária para a inclusão social de todas as pessoas físicas e jurídicas, aperfeiçoar as malhas rodoviárias e recriar as malhas ferroviárias, incluir e incentivar o mútuo previdenciário social abrangendo sempre o máximo de contribuintes com alíqutas de tributos previdenciários acessíveis garantindo a velhice, uso das forças armadas na fiscalização das fronteiras do Brasil, previnindo e reprimindo a entrada de armas, drogas e contrabandos, unificar as polícias estaduais num processo inteligente e não seguido de tradições e ranços militares com verifica-se, o combate a corrupção política, porque o exemplo deve vir de cima, reforma tributária, administrativa, reforma do pacto social e federativo, isto é, uma reforma constitucional por essência, uma vez que a atual abriga políticos com a sindrome de perseguição e do exílio, suas cláusulas pétreas não podem ser eternizadas a ponto de resta-la obsoleta, ou seja, formar uma sociedade e não copiar as leis dos americanos, suecos, japonesses, pois aqui, o Contribuintee Eleitor, só paga tributos e não temos garantias nenhuma, exeto os brasileiros que fazem parte do alto poder, pois para eles é tudo fácil e acessível do que para os pobres.
CurtirCurtir
MEU CONSELHO É O SEGUINTE: NÃO ENTRE PARA A POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SE JÁ ENTROU E É RECRUTA, PEÇAM DEMISSÃO, MAS SE JÁ ÉS POLICIAL E CONTA COM UMA CERTA IDADE E ACIMA DE 20 ANOS DE POLÍCIA, AGUENTE FIRME ATÉ CHEGAR A APOSENTADORIA, NÃO FAÇAM NADA, DIGO, O MÍNIMO POSSÍVEL PARA NÃO RESPONDER BRONCAS, LEMBREM-SE, VOCÊ ESTA SOZINHO, MAS SE TIVERES MENOS TEMPO DE POLÍCIA E DE 40 ANOS DE IDADE, CAIAM FORA, PEÇAM DEMISSÃO E VÁ ATRÁS DE OUTRO EMPREGO ENQUANTO É TEMPO, ESTUDEM, PRESTEM OUTROS CONCURSOS OU PROCUREM TRABALHAR POR CONTA PRÓPRIA.
DIGO ISSO PORQUE ESTOU COM QUASE 30 ANOS DE POLÍCIA CIVIL DO EST. DE SP, ME ARREPENDO AMARGAMENTE POR NÃO TER DEIXADO ESSA PROFISSÃO NA ÉPOCA QUE PODIA TER FEITO ISSO, TANTO PELO SALÁRIO QUE NÃO MELHORA NUNCA, COMO PELO RISCO QUE NÃO VALE A PENA (RISCO DE MORRER EM TROCA DE TIROS, RISCO DE SER EXECUTADO, RISCO DE SER PRESO POR QUALQUER ERRO EM UMA SITUAÇÃO INERENTE A PROFISSÃO), SEM CONTAR QUE SOMOS MAL VISTOS PELA SOCIEDADE, NÃO POSSUÍMOS AMIGOS, NÃO POSSUÍMOS VIDA SOCIAL E MUITAS VEZES PERDEMOS ATÉ A NOSSA FAMÍLIA EM RAZÃO DA PROFISSÃO ÁRDUA.
QUANTO LUTARMOS POR MELHORES SALÁRIOS, CREIO EU QUE NUNCA DEVEMOS NOS ESQUIVAR DISSO, NEM TEM COMO, SÓ NOS RESTA CONTINUARMOS LUTANDO MESMO QUE NÃO VINGUE EM NADA , MAS PELO MENOS ENCHEMOS O SACO DO GOVERNO.
PARA OS NOVATOS QUE INSISTEM EM PERMANECEREM NA POLÍCIA CIVIL, ESTUDEM E PRESTEM CONCURSOS PARA DELEGADO, PELO MENOS O SALÁRIO DE DELEGADO É UM POUCO MELHOR E TEM MAIS CHANCE DE UM DIA SER ALGUÉM EM RAZÃO DA CARREIRA JURÍDICA, POR ENQUANTO OS DELEGADOS POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, A CLASSE ESTÁ EM DECLÍNIO TAMBÉM, POIS AO LONGO DE 20 ANOS ELES PERDERAM O STATUS DE AUTORIDADES RESPEITADAS, MUITOS SE VENDERAM E OUTROS HONESTOS E DEDICADOS COMO AS DEMAIS CARREIRAS OPERACIONAIS , SIMPLESMENTE ANDAM DE CABEÇA BAIXA, DESANIMADOS E SEM VONTADE DE TRABALHAR PORQUE ANDAM DEVENDO ATÉ AS CUECAS NO BANCO DO BRASIL.
AQUELES QUE QUEREM PERMANECER NA POLÍCIA CIVIL DE SP E ACREDITAM EM DIAS MELHORES, NÃO SE ESQUEÇAM DE FAZER BICOS HONESTOS, POIS AQUELES QUE BUSCAM VALORES EM FONTES ILÍCITAS ESTÃO COM SEUS DIAS CONTADOS, EM BREVE SERÃO EXPULSOS E PRESOS, POIS A TECNOLOGIA QUE AVANÇA TODOS OS DIAS ESTA NO RASTRO DOS DESONESTOS E ESSES NÃO TERÃO GLÓRIA COMO PENSAM, É APENAS MOMENTÂNEA A GLÓRIA DELES, MAIS DIAS MENOS DIAS ELES SE PERDERÃO NAS FALCATRUAS E SERÃO VÍTIMAS DOS SEUS PRÓPRIOS ATOS.
NÃO POSSO DEIXAR DE MENCIONAR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE MELHORIAS SALARIAIS, DESDE QUE ENTREI PARA A POLÍCIA CIVIL, SEMPRE ESPEREI CHEGAR O DIA QUE O SALÁRIO FOSSE REALMENTE BOM, MAS AGORA QUE JÁ ESTOU PRESTES A APOSENTAR-ME, NÃO TENHO MAIS ESSA ILUSÃO, EM QUASE 30 ANOS DE POLÍCIA NUNCA MELHOROU, SEMPRE FOI ESSA LADAINHA DE SEMPRE TODOS OS ANOS NESSA ÉPOCA QUE ANTECEDE AS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS, DE UM LADO GOVERNO QUE NÃO ABRE A BOCA PARA DAR UMA SATISFAÇÃO, DEPUTADOS QUE SÓ PENSAM NO PRÓPRIO UMBIGO, DO OUTRO LADO OS SINDICATOS FRACOS QUE NÃO DEFENDEM A CATEGORIA, É SÓ ENGÔDO, PORTANTO NÃO ESPEREM NADA, ASSIM A DECEPÇÃO É MENOR, NUNCA O GOVERNO TEVE OU TEM DINHEIRO PARA SALÁRIOS DOS SERVIDORES, SEMPRE FOI ASSIM E SERÁ ASSIM, QUANDO FALA-SE DE SALÁRIO, O GOVERNO FAZ CARA FEIA E MUDA O RUMO DA PROSA. ANTIGAMENTE O GOVERNO PEDIA COMPREENSÃO POR PARTE DO FUNCIONALISMO, ALEGAVAM QUE FALTAVA CAIXA PARA DAR AUMENTO E ASSIM NÃO PODIA AJUDAR OS SERVIDORES, MAS PEDIA QUE TODOS FOSSEM COMPREENSIVOS COM OS ESFORÇOS DO GOVERNO, AGORA ELE NÃO TEM MAIS NADA PARA MENTIR, TEM DINHEIRO JORRANDO NO COFRE DO GOVERNO, ESTÁ ABARROTADO DE DINHEIRO PARA OUTRAS COISAS, MAS NÃO MELHORA O SALÁRIO DOS SERVIDORES POR ENTENDER QUE POBRES TEM QUE TRABALHAR E COMER O MINIMO POSSÍVEL, POBRE NÃO É GENTE, POBRE TEM MAIS É QUE SER SERVIÇAL DOS RICOS, POBRES TEM QUE CONTINUAR VIVENDO DE MIGALHAS PARA QUE NÃO FALTE POBRES PARA SERVIR OS RICOS, É ASSIM QUE PENSA O GOVERNO DO PSDB.
CurtirCurtir
Pingback: " F I N I T U D E "
Alckmin ‘vitamina’ orçamento e quer gastar 26% a mais
Bruno Boghossian e Julia Dualibi | Agência Estado
Tags: orçamento São PAulo
COMENTÁRIOS (2) -AA+
O governo de São Paulo aumentou em 26% seu orçamento com ações de publicidade em 2013, em comparação com as despesas ordenadas durante o ano passado. A gestão de Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição em 2014, prevê gastar R$ 226 milhões para divulgar suas realizações e veicular propagandas de utilidade pública.
Nos bastidores, a equipe de Alckmin admite que precisa vitaminar a divulgação das ações da gestão para colar no governador os projetos considerados bem-sucedidos da sua gestão. Inicialmente, não estava nos planos de Alckmin aumentar os gastos com publicidade neste ano. Mas ele acabou convencido por integrantes do governo, que apontaram a importância estratégica das campanhas de marketing.
Ao assumir o governo, em 2011, Alckmin apertou o cinto do departamento de comunicação: gastou R$ 118 milhões do orçamento de R$ 225 milhões elaborado pela gestão dos antecessores, José Serra e Alberto Goldman, ambos do PSDB. O aumento de gastos com publicidade no ano pré-eleitoral é comum no governo paulista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
CurtirCurtir
10/02/2013 – 20h00
Presidentes de 1/3 das Assembleias têm pendências judiciais; assista
PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
Levantamento feito pela Folha nas Assembleias Legislativas do país mostra que, em um terço das Casas, os presidentes têm pendências judiciais. É o que informa o coordenador da Agência Folha, Eduardo Scolese, no vídeo a seguir, exibido no “TV Folha” (TV Cultura) deste domingo.
“Esses políticos são aliados dos governadores. Eles recebem apoio político e, em troca, apoiam os projetos do Executivo e, ao mesmo tempo, impedem a criação de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) contra os governadores”, diz o jornalista.
CurtirCurtir
Já que as leis são tão rígidas para quem ingere alcool ou drogas, por que as referidas não são rígidas também para o porte de arma???? Cana severa prá quem portar arma de fogo , com o agravante se a respectiva não possuir documento, ter a numeração suprimida ou o cidadão tiver antecedentes criminais de crime contra o patrimonio ou contra a vida. Assim como o bebum, o mala que sai armado prá roubar já sai disposto a matar!!!!!!!!Que merda!!!!Fui!!
CurtirCurtir
Senhor Governador e Secretário já que em agosto irão desativar as carceragens das delegacias, favor não esquecer de desativar as do 02 DP, 08 DP, 31DP, 33 DP, 40 DP, 49DP, 63 DP, 72 DP, 89 DP, 101 DP ( DECAP) todos abrigam presos e não me venham com a conversa que são DPs de trânsito, DPs de trânsito abrigando de 40 a 100 presos diariamente, só se for trânsito da China. Policia Civil foi feita para investigar e não para tomar conta de presos. E os CDPs deveriam receber presos até de final de semana, igual a fundação Casa, pq nã? assim diminuiria a quantidade de presos em delegacias no finais de semana que atrapalha todo o processo de um plantão para investigação, pois tem que se preocupar com a cadeia.
CurtirCurtir
SÓ UMA CHAPA FORMADA POR LULA E CHALITA SERÁ CAPAZ DE DERRUBAR ALCKIMIM E O PSDB DO GOVERNO DE SÃO PAULO, ESSA É A REALIDADE, NÃO ADIANTA QUERER INVENTAR CANDIDATO, NÃO DEIXE AS BARBAS DE MOLHO, SÓ LULA SALVA!!! LUIS INÁCIO LULA DA SILVA ASSUMA LOGO SUA CANDIDATURA AO GOVERNO DE SÃO PAULO E ACABE COM O PSDB AQUI EM SÃO PAULO…
CurtirCurtir
só uma dúvida, quem toma remédio controlado também cai nessa blitz, em caso positivo quase todos os policiais estão ferrados, inclusive os que fazem a blitz. fui…
CurtirCurtir
ALGUÉM PODE ME CONFIRMAR SE REALMENTE TERÁ MUDANÇA NAS ESCALAS? A CHEFIA ESTÁ FALANDO QUE VOLTARÁ A ESCALA 12X24 e 12X72 COM CINCO EQUIPES.
A BOSTA É QUE DEPOIS QUE VC SE AJEITA NA NOVA ESCALA, COM SEU BRAVO E ATÉ MESMO EM RELAÇÃO AOS HORÁRIOS DE SUA FAMÍLIA; VEM UM NAZARENTO E PENSA EM MUDAR TUDO DE NOVO.
SÓ ME CONFIRMEM ESTA SITUAÇÃO.
CurtirCurtir
Artigos
13/02/2013 – Novos Bandeirantes?
Autor:
Por Brasil Salomão
Somos uma nação que foi educada com narração de fatos muito distanciados da verdade. Falo de fatos históricos. Descobrimento do Brasil. Independência. Proclamação da República, etc. Os textos acadêmicos permitidos, todos, sem exceção, foram ufanistas, e, distorcendo as realidades, procuraram criar falsos heróis, como se aí é que se edificasse uma idéia de pátria e ou nação.
Não foi diferente na “saga” dos BANDEIRANTES, “aqueles ousados e destemidos paulistas” , ‘Anhangueras’ e “Borbas Gatos” descobriram jazidas, alargaram fronteiras, etc. Na verdade, na sua grande maioria, cruéis assassinos de índios, escravagistas e exploradores de riquezas minerais brasileiras que foram enriquecer, só, as Cortes da Europa.
Na verdade, nossos “Bandeirantes” foram extrativistas! Pois bem, parece que, agora, no 3º milênio, o Estado de São Paulo, com a mesma desonra, está exportando novas “bandeiras”, “invadindo novas áreas” e, consigo, levando novas levas de insegurança e destruições.
Trata-se do modelo de “segurança pública” do Estado de São Paulo exportado para o resto do Brasil. Mesmo com a dolorosa tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a imprensa não deixou de registrar as lamentáveis ocorrências no – até então – pacífico e ordeiro Estado de Santa Catarina. A exportação, o “bandeirantismo” está comprovado quando se lê: “A FACÇÃO CRIMINOSA PGC – PRIMEIRO GRUPO CATARINENSE – que realizou mais de 60 ataques contra ônibus e forças de segurança, em 16 cidades de Santa Catarina, nos últimos dias, estruturou suas forças seguindo o modelo do crime organizado de São Paulo, segundo membro do Poder Judiciário, ouvidos pela BBC Brasil.
A notícia pode ser exagerada? Se há dúvida, consulte o PORTAL DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. A “lição” do Estado de São Paulo, que está “invadindo” o Estado de Santa Catarina está muito bem configurada porque, assim como o paulista PCC ( Primeiro Comando da Capital) o PGC foi criado com o suposto objetivo de lutar contra abusos de direitos humanos cometidos contra detentos por agentes do Estado. O mais notório exemplo é um vídeo divulgado, recentemente, pelo jornal A NOTÍCIA com cenas de tortura num presídio de Joinville.
Membros do Poder Judiciário ouvidos pela BBC BRASIL dão uma dimensão do poder de fogo da organização. O magistrado Dr João Marcos Buch afirma que as autoridades catarinenses já admitem a existência do Grupo. “Eles ( PGC) seguem os moldes estruturais e organizacionais do PCC. O Governo estadual já admite isso. Só não temos certeza quanto ao nível de organização.”
Como e por que acontece? No Estado de São Paulo, depois de 20 anos de governo de um único partido, PSDB, houve grande sucateamento da estrutura da Polícia Civil. Os números de Delegados ( formados em Direito, aprovados em rígidos concursos públicos, treinados e preparados para a função) em pouco tempo, abandonam a carreira. Pedem exoneração. Vão trabalhar em outras áreas porque o Estado de São Paulo parece “detestar” sua Polícia Civil, exatamente aquela que, se bem remunerada, bem instruída em nível de inteligência, poderia ser a grande malha protetora da população.
Aí, com o sucateamento da Polícia Civil, quem cresceu, se agigantou, foram as organizações criminosas, e, começou a exportação, o avanço territorial do novos “bandeirantes” = ação criminosa somada à desestruturação da Segurança Pública promovida pelos últimos governos paulistas.
Artigo publicado orginalmente no jornal O Diário de Ribeirão Preto
Brasil P P Salomão – adv
CurtirCurtir
Cara de Madre Tereza de Calcutá, mas, coração de Hitler: a mesma Polícia Militar que me queria preso no quartel do 10º Batalhão, por 15 (QUINZE) dias, a começar no dia 27/12/10, por conta de Procedimento Administrativo ao arrepio da legalidade, para satisfazer a sanha vingativa do chantagista de quinta categoria, Coronel Admir Gervásio Moreira, é a mesma que fala de “preservação de liberdade”. Acho que o envolvimento de toda a comunidade, quando ocorrer, de fato, alijará do poder esses hipócritas, parasitas do poder.
CurtirCurtir