O Brasil ocupa a 108ª colocação, de um total de 179 nações, em liberdade de imprensa 11

BBC BRASIL

LIBERDADEDEIMPRENSA

 

 

 

O Brasil caiu nove posições no Ranking de Liberdade de Imprensa Mundial de 2013 e agora ocupa a 108ª colocação entre 179 nações. Na lista do ano passado, o país já havia caído 41 posições em relação a 2011.

 

 

Segundo a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteira, que atua na defesa da liberdade de imprensa em todo o mundo, ”o cenário da mídia brasileira enfrenta graves distorções”.

 

”Fortemente dependente de autoridades políticas no nível estadual, a mídia regional está exposta a ataques, violência física contra seus profissionais e censura provocada por ordens judiciais, que também atingem a blogosfera”, afirma o texto do relatório.

 

Esses problemas, segundo o documento, ”foram exacerbados por atos de violência durante a campanha municipal de outubro de 2012”.

 

Em uma escala de 0 a 100, em que 0 representa total respeito à liberdade de imprensa e 100, o oposto, o Brasil fez 32,75 pontos.

 

De acordo com a Repórteres Sem Fronteira, os critérios para elaborar o ranking incluem avaliações sobre pluralismo, independência da mídia, ambiente de trabalho e autocensura, legislação, transparência e infraestrutura.

 

América Latina

 

Na América Latina e no Caribe, as nações que melhor figuram na relação são a Jamaica, na 13ª posição (um avanço de três posições), e a Costa Rica, que está em 18º lugar (e subiu uma posição).

 

Entre os sul-americanos, o país que melhor figurou no ranking foi o Uruguai, que ocupou o 27º lugar e cresceu cinco colocações.

 

No continente americano, o Brasil ficou atrás ainda de Suriname (31º), Estados Unidos (32º), El Salvador (38º), Trinidad e Tobago (44º), Haiti (49º), Argentina (54º), Chile (60º), Nicarágua (78º), República Dominicana (80º), Paraguai (90º), Guatemala (95º) e Peru (105º).

 

O Peru subiu dez posições e passou à frente do Brasil no ranking. Mas a liberdade de imprensa no país está à frente de outras nações da região, como Bolívia (109º), Venezuela (117º) e Equador, que caiu 15 colocações e agora está em 119º.

 

Com um total de seis jornalistas mortos no ano passado, o México manteve o status de país mais perigoso para jornalistas nas Américas e teve uma das piores colocações da região (153ª). O pior desempenho do continente americano foi o de Cuba (171º), considerada também um dos dez países da lista com o pior índice de liberdade de imprensa.

 

Perigo

 

Entre os países considerados mais perigosos para a atividade jornalística figuram a Somália (175º), seguida do México e do Paquistão (159º).

 

A nação classificada como a mais perigosa para jornalistas foi a Síria (176º). Outros países do Oriente Médio sacudidos pela onda de protestos populares conhecida como Primavera Árabe também figuram em posições baixas na lista.

 

Tunísia, Egito e Tunísia, que promoveram a derrubada de regimes autocráticos, ocupam respectivamente a 138ª, a 158ª e a 131ª colocações. Outras nações do Oriente Médio também aparecem entre as mais baixas colocações, como Omã (141º) e Iêmen (169º).

 

O relatório afirma que ”alguns dos novos governos levados ao poder pelos protestos se voltaram contra jornalistas e blogueiros que cobriram as manifestações desses movimentos e suas aspirações por mais liberdade”.

 

Topo e base

 

Os mesmos três países que lideraram o ranking no ano passado novamente ocupam o topo da lista na relação deste ano.

 

Na primeira posição, a Finlândia voltou a ser classificada como o país que mais respeita a liberdade de imprensa, seguida, respectivamente, da Holanda e da Noruega.

 

Segundo a Repórteres sem Fronteira, apesar de serem seguidos diferentes critérios, que vão da legislação dos diferentes países até atos de violência praticados contra jornalistas, há um padrão recorrente tanto nas primeiras como nas últimas colocações.

 

”Países democráticos ocupam o topo da relação, enquanto países ditatoriais ocupam as últimas três posições. Novamente, são os mesmos três do ano passado, Turcomenistão (177º), Coreia do Norte (178º) e Eritréia (179º)”, afirma o documento.

 

Além destas três, nas últimas colocações figuram ainda Cuba , Vietnã (172º), China (173º), Irã (174º) e Somália. BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Um Comentário

  1. Pingback: " F I N I T U D E "

  2. Senhores(as). Eu só nao entendo uma coisa, …mas quero esclarecer primeiro que sou apartidario, pois na realidade nao existem partidos com ideologia no pais, pois todos querem a mesma coisa, poder e enriquecerem seus partidarios; segundo, essa divisao PC-PM so fortelece o governo e os “TOP”, e só os miopes nao enxergam isso, é o dividir para conquistar…
    GENTE, INDEPENDENTE DO ALCKIMIN, SERA QUE O PARTIDO NAO VE QUE ELE ESTA ACABANDO COM A CHANCE DE SEUS CANDIDATOS SEREM ELEITOS, O PARTIDO PSDBOSTA NAO VE QUE O GOVERNADOR ESTA ACABANDO COM O NOME DO PARTIDO? ATE QUANDO VAO PASSAR A MAO NA CABEÇA DO SEU FILHO INCAPAZ ;.. O SERRA JA TA PULANDO FORA DO PARTIDO , MAS É UM ZUMBI ELEITORAL, JA TA MORTO, SEJA PRA ONDE FOR…, E O PARTIDO CONTINUA ABRAÇADO COM O CAPETA, DEPOIS NAO RECLAMEM SE NAO CONSEGUIREM ELEGER MAIS NINGUEM, POIS TODOS NOS AQUI ESTAMOS DIZENDO QUE O PSDBOSTA JA MORREU, …ACORDEM POLITICOS DO PSDB, NAO VOTAREMOS EM MAIS NENHUM DE VOCES, GRAÇAS AO XUXU E AO DESCASO COM NOS OUTROS, POLICIAIS, PROFESSORES, MEDICOS E SERVIDORES PUBLICOS…….VAMOS REPASSAR ISSO PARA A ASSEMBLEIA…QUEM SABE ELES SEJAM MAIS ESPERTOS QUE O ALCKIMIM, E PASSEM A NOS RESPEITAR, VALORIZAR E VER QUE SOMOS NOS E NOSSOS FAMILIARES QUE VOTAMOS NELES…..VAMOS REAGIR….ABCS A TODOS.

    Curtir

  3. Liberdade de imprensa “controlada” pelo poder constituído, aí sim pode estar em 108º lugar. Imprensa essa que presencia a manipulação da massa ignorante e diante de interesses de patrocínio não critica esse poder de forma esclarecedora e constante. Por isso há vários casos de desfalque ao erário público e em seguida mais e mais, porque a inércia da população e conivência da imprensa gera o combustível para aqueles que querem cada vez mais (poder ou dinheiro). Ou estou mentindo?

    Curtir

  4. 04/02/2013 – Flávio Dino diz que MP é uma ameaça aos direitos dos cidadãos

    O presidente da Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino (PCdoB), usou a rede social de microblog Twitter, nesta quarta-feira (26), para dizer que vai representar contra o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP/DFT), Diaulas Costa Ribeiro, no Conselho Nacional do Ministério Público, por não dar prioridade a uma ação de seu interesse. Divulgado via Blog do Neto Ferreira – Conteúdo inteligente.

    O promotor investiga a morte do filho do presidente da Embratur, Marcelo Dino Fonseca de Castro e Costa, há mais de 10 meses.

    Em fevereiro deste ano, Marcelo Dino deu entrada no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, após uma crise asmática. Ele foi medicado e depois apresentou uma piora no estado de saúde. Um dia depois, Marcelo teve uma parada cardíaca e não resistiu. Flávio acusa a uma médica e uma técnica em enfermagem do hospital de negligência pela morte de Marcelo, na época com 13 anos.

    Alheio à imprensa, o presidente da Embratur, que tem por costume usar a rede social quando quer criticar alguém ou fazer algum ‘alvoroço’ no meio político, não ponderou em generalizar todo o Ministério Público diante da causa do filho, ao afirmar que a instituição é uma ameaça aos direitos dos cidadãos.

    Flávio Dino disse ainda que errou ao defender a instituição enquanto deputado federal, e denunciou que os promotores do Ministério Público, além de não cumprirem prazos, investigam somente ‘quando querer e quem querem’, e que ‘fazem diligencias ‘de gaveta’ [aspas do próprio Flávio Dino] e secretas’.

    No último dia 13, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ/DFT) decidiu arquivar a ação criminal privada movida pelo presidente da Embratur contra a médica e a técnica em enfermagem do Hospital Santa Lúcia.

    Curtir

  5. A MUITO TEMPO ATRAS, E DIGO MUITO TEMPO MESMO, AO SAIR DA ACADEMIA, FUI TRABALHAR COM UM TIRA ANTIGÃO, ELE ME DISSE UMA COISA QUE LEMBRO ATE HOJE ” CARA VOCE ESTA SOZINHO, NÃO CONTE COM O ESTADO, ELE SERA O PRIMEIRO A APONAR O DEDO PARA TE PUNIR, SEJA LISO, E SO ENTRE EM UMA BRIGA QUE VOCE SABE QUE VAI GANHAR, ATIRE E BOLE A HISTORIA QUE VAI CONTAR, ESTA SERA SEMPRE A MELHOR PARA SEU LADO. HAJA ASSIM E VOCE TERA UMA APOSENTADORIA AQUI” ” O LEMA E PAU NO C… DO PREJUDICADO”
    SE QUISER MANDAR SAIA DA PROFISSÃO DE INVESTIGADOR, NUNCA SERA OUTRA COISA AQUI, SEMPRE SERA INVESTIGADOR, AQUI NÃO PROMOVEM NINGUEM POR TRABALHAR MUITO, DELEGADOS E QUE MANDAM AQUI, MESMO SEM SABER NADA DE RUA. E ELES GANHAM A NOTORIEDADE, VOCE, NO DIA SEGUINTE DE UM GRANDE SERVIÇO, RESTARA PAPELADAS E FORUNS PARA COMPARECER.
    ESTA E A PROFISSÃO QUE VOCE ESCOLHEU, LEMBRE VOCE ESCOLHEU, ESTUDOU E ENTROU, COM OU SEM PADRINHO, ESTE E VOCE UM INVESTIGADOR SEM EIRA NEM BEIRA.
    UM SOLDADO SOZINHO NAS RUAS, CONTE COM SEU PARCEIRO, E NADA MAIS. SE VOCE QUISER TRABALHAR REALMENTE NAS RUAS, SEJA SUJO, FREQUENTE BARES, SUBORNE, VENDA A ALMA AO DIABO E NA HORA DE ENTREGA-LA SAQUE SUA ARMA E PRENDA ATE ELE, VOCE SERA TEMIDO NO MEIO DO CRIME. VOCE ENTRARA NO MEIO MAIS PODRE DA SOCIEDAE, DROGAS, PROSTITUIÇÃO, ROUBO, MORTES, E GUANHARA UMA SALARIO QUE E UMA MISERIA. NÃO DEIXE ESTA VIDA NOVA CONTAMINAR A SUA, POIS ACABARA O CASAMENTO E SERA ODIADO PELOS SEU PROPRIOS FILHOS.
    MUITOS VÃO QUERER MATA-LO, MAS SE VOCE FOR INTELIGENTE E LISO, SAIRA DESSA, E NO FINAL, TERA NAS COSTAS ALGUMAS MORTES NO CAMINHO, MAS……..SEM NENHUM ARRANHÃO. SEJA BEM VINDO AO INFERNO !
    BOA SORTE CALÇA BRANCA.
    JANEIRO DE 1990 “O ANO EM QUE ENTREI NO INFERNO!”

    Curtir

  6. O MEU MISERITH SAIU !!!!

    A MENOR !!!

    FALTA ALGUM VALOR !!!

    OU FALTA VERGONHA NA MINHA CARA

    OU ALGUÉM ME FRAUDOU !!!

    DEFINITIVAMENTE HOJE, AGORA, NESTE MOMENTO

    DECIDO QUE NÃO PERTENÇO MAIS

    AS CONDIÇÕES E REQUISITOS DE CIDADÃO ESCRAVO NESTA COLONIA !!!

    É A GOTA D’ÁGUA !!!

    AGORA DEFINITIVAMENTE EU NÃO SOU NEM MAIS UM !!!

    EU SOU UM NADA !!!

    Curtir

  7. São Paulo
    Polícia Civil não terá mais carcereiros até o fim de 2012

    Agentes se tornarão investigadores. Decisão anunciada pelo governador Geraldo Alckmin integra plano de fechar as prisões dos distritos policiais

    Bruno Huberman

    Alckmin: “Não ter presos em distritos traz uma vantagem na eficiência, na investigação, ou seja, em todo o trabalho do policial civil” (Eugênio Novaes/Governo de SP)

    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira que será extinta, até o final de 2012, a figura do carcereiro na Polícia Civil. Segundo o governo, será o primeiro estado do país a acabar com a função. A medida faz parte da estratégia de Alckmin de zerar o número de presos nos distritos policiais. Atualmente, há por cerca de 6.500 presos em delegacias, segundo o governador. No início do próximo ano, informou, 2.000 mulheres detidas em carceragens civis serão transferidas para presídios. “Não ter presos em distritos traz uma vantagem na eficiência, na investigação, ou seja, em todo o trabalho do policial civil”, diz o governador.

    Até o final de 2012, 6.164 vagas estão previstas para serem abertas em dez novos presídios, segundo levantamento feito pelo site de VEJA a partir de dados oficiais da Secretaria de Administração Penintenciária (SAP). O custo estimado é de aproximadamente 370 milhões de reais. Hoje, estão em contrução 14 carcerargens no interior de São Paulo. As obras fazem parte do plano de expansão do sistema penitenciário paulista. Até 2014, 49 novas unidades devem ser erguidas a um investimento de 1,5 bilhão de reais. Ao todo, serão geradas 39.000 vagas. Neste ano foram inaugurados cinco novos presídios. De acordo com a assessoria da SAP, 173.457 pessoas estão em detenção provisória ou cumprindo pena em penitenciárias estaduais.

    Os carcereiros deverão passar por um curso de reciclagem para se tornarem investigadores. O secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, afirma que, por terem experiência policial, na prática, já estão aptos para desempenhar a nova função. Hoje, em torno de mil carcereiros trabalham em distritos de todo o estado. Alckmin e Pinto participaram, nesta sexta-feira, de uma cerimônia que oficializou a integração de 967 novos policias civis à corporação. O governador autorizou a abertura de um novo concurso público para a contratação de outros 500 agentes.

    A alteração faz parte de um processo de reformulação da corporação promovida pelo estado. Segundo ele, há cidades no interior que contam com apenas um investigador e um escrivão. E muitos desses profissionais estão para se aposentar. Além da integração de novos agentes e da extinção dos carcereiros, foi implantado um novo plano de carreira para os policiais civis e encurtado o período de treinamento dos novos agentes contratados. Agora, eles passarão por um treinamento de três meses e por um estágio de cinco semanas no distrito. Essa mudança, diz o secretário, não diminui a eficiência e a qualidade do policial e o torna apto mais rapidamente.

    Violência – O Mapa da Violência, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Sangari, mostra que o estado de São Paulo diminuiu a sua taxa de homicídios. Em 2010, o número de mortes violentas foi de 13,9 para cada 100 mil – abaixo da média nacional, de 26,2. Em 1999, São Paulo era o quinto estado mais violento, com índice acima da média nacional: 44,1 a cada 100 mil habitantes contra 26,2 no Brasil.

    “Nós enfrentamos uma guerra em que todo dia temos que vencer uma batalha”, disse Alckmin. “Agora, graças ao nosso trabalho, estamos em outra curva descendente”. Segundo o levantamento dos ministérios da Saúde e da Justiça, São Paulo se tornou o terceiro estado menos violento do país – atrás de Santa Catarina e Piauí.

    Curtir

  8. 05/02/2013 20:25
    Da Tribuna
    Da Redação

    Morte de PM

    Olimpio Gomes (PDT) lamentou o assassinato de mais um policial militar em Osasco. “Mais um PM executado e mais um dado estatístico”, disse. O deputado mencionou reportagem veiculada na Folha de S. Paulo, no dia 15/10/2012, que informa que o governador Geraldo Alckmin pediu estudo para pagar indenizações às famílias de policias militares mortos em dia de folga. Olimpio pediu para o governador enviar projeto para Assembleia, para que seja votado e aprovado o mais rápido possível. (GA)

    Indenizações

    Edson Ferrarini (PTB) mostrou-se solidário à causa das indenizações das famílias de policiais mortos. Segundo o deputado, o benefício pós-morte de militares é um direito que as famílias precisam ter. O deputado criticou o atraso no pagamento dos precatórios, que levam anos para serem pagos. “Você espera há mais de 20 anos esse dinheiro, sem receber. É uma vergonha”, disse. (GA)

    Parabéns

    Antonio Salim Curiati (PP) defendeu a valorização do Poder Legislativo e destacou o trabalho desenvolvido pelos deputados da Casa. Para Curiati, a presidente Dilma Rousseff está fazendo um trabalho grandioso. O parlamentar leu reportagem sobre a ascensão social no país na última década: “retiramos da pobreza extrema mais de 16 milhões de brasileiros”, comemorou. (GA)

    Má reputação

    Welson Gasparini (PSDB) lamentou a imagem negativa que o Brasil tem no exterior. “Falam que o Brasil é um país de impunidade”. O parlamentar leu notícia do jornal O Estado de S. Paulo a respeito da venda de diplomas e criticou a má qualidade na formação de alguns profissionais. (GA)

    Violência

    Carlos Neder (PT) falou sobre violência e defendeu a adoção de medidas preventivas no combate à criminalidade. Citou indicadores que ilustram a questão racial no Brasil e comentou análise aprofundada dos critérios de gestão entre o Poder Público e a iniciativa privada a respeito do assunto. (JF)

    Dupla função

    José Bittencourt (PSD) comentou acórdão do Tribunal de Justiça sobre a ação civil pública a respeito da dupla função de motorista em São Bernardo do Campo. Explicou que a prática atribui a um mesmo funcionário as atividades de motorista e de cobrador. “Caso as empresas não acatem a determinação até 23/3, será cobrada multa”, alertou Bittencourt, informando que tramita na Casa projeto de lei proibindo a dupla função no transporte intermunicipal. (JF)

    Dupla função 2

    Alcides Amazonas (PCdoB) comentou fala do deputado José Bittencourt sobre dupla função. Citou lei municipal de autoria de Amazonas que garante, na capital, o emprego dos cobradores de ônibus, proibindo que o motorista efetue a cobrança das tarifas. (JF)

    Professores ameaçados

    Carlos Giannazi (PSOL) informou que a prefeitura de Cubatão quer exonerar e processar 12 professores que realizaram manifestação, no final do ano passado, para cobrar salários atrasados. “A maioria desses professores leciona na Escola Municipal Mário de Oliveira Moreira. A prefeita Márcia Rosa está se baseando na Lei da Mordaça, da época da ditadura, para exonerá-los”, protestou. (JF)

    Fragilidade do legislativo

    João Paulo Rillo (PT) cumprimentou os deputados empossados no início deste ano. Discorreu acerca de denúncias contra o Poder Legislativo e fez críticas à produtividade da Assembleia paulista quanto à aprovação de projetos de lei. (JF)

    Sonho

    Jooji Hato (PMDB) comentou alteração na Lei Seca, que ficou mais rigorosa com nova regulamentação. Segundo o deputado, as alterações serviram para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito. O parlamentar disse ainda que a polícia deve reforçar a fiscalização em estabelecimentos e locais com grande quantidade de pessoas. “Sonho com uma cidade com segurança e onde as pessoas tenham o direito de viver bem”, conclui. (DT)

    Qualidade nos municípios

    Edinho Silva (PT) falou sobre o encontro da presidente Dilma com prefeitos, em Brasília. Segundo o parlamentar, Dilma propôs novas iniciativas que visam melhorar a qualidade nas áreas de saúde, educação e moradia nos municípios. O deputado comentou também os 10 anos do Partido dos Trabalhadores no governo, “que se tornou modelo de referência econômica para outros países”, segundo o parlamentar. (DT)

    Curtir

  9. 06/02/2013 20:19
    Da Tribuna
    Da redação

    Denúncias contra a FDE

    Luiz Claudio Marcolino (PT) falou a respeito das denúncias de irregularidade nas licitações e contratos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão subordinado à Secretaria Estadual da Educação e responsável por obras em escolas. Segundo o parlamentar, as reclamações apresentadas são de demora no atendimento, falta de pessoal para execução dos trabalhos e de material necessário, entre outros. Ainda segundo o deputado, uma audiência foi marcada para o dia 18/2, para avaliação das possíveis irregularidades. (SC)

    Promessas não cumpridas

    Olimpio Gomes (PDT) comentou reportagem publicada pela Folha de S. Paulo a respeito da promessa do governador de acabar com a permanência de detentos em delegacias até agosto. O parlamentar falou ainda de promessas não cumpridas, como aumento de salário e reestruturação da carreira de policiais, além do aumento de efetivo em 7 mil homens e o recálculo da sexta-parte e das bonificações da categoria. “Anunciar é muito fácil. O governador promete, mas até agora não chegou projeto aqui na Assembleia para ser votado”, concluiu. (SC)

    Cartilha para médicos

    Luis Carlos Gondim (PPS) informou sobre recorrentes reclamações que tem recebido de alguns médicos quanto à Lei 11.193/2011, que versa sobre o plano de carreira e salário dos médicos. A questão é que a maioria da classe recebeu o mesmo salário, e não entendeu a aplicação da lei. “Quero um norte para os colegas médicos, que esperaram por tanto tempo essa medida. Senhor secretário da Saúde: faça uma cartilha para orientar a classe médica acerca do funcionamento dessa lei complementar”. (SC)

    Segurança pública e mídia

    Ramalho da Construção (PSDB) afirmou ter criado o núcleo sindical do PSDB em São Paulo e em Minas Gerais. Ressaltou sua preocupação com a segurança pública. Registrou a necessidade de inovar e realizar palestras que levem conhecimento e experiência para trabalhadores, policiais, delegados e outros, enriquecendo e melhorando a qualidade do trabalho de cada cidadão. Criticou a mídia, afirmando que muito foi falado sobre os mortos da tragédia de Santa Maria (RS), mas pouco sobre a ajuda e o trabalho dos profissionais e trabalhadores que atuaram após o acidente. (GC)

    Secretaria de Assuntos Religiosos

    Osvaldo Vergílio (PSD) citou as chacinas que aconteceram no Estado, inclusive em Osasco. Prosseguiu discorrendo sobre as dificuldades que os viciados encontram quando tentam largar as drogas, citando a região da Cracolândia, no centro de São Paulo. Sugeriu a criação da Secretaria de Assuntos Religiosos para auxiliar e cuidar dos dependentes químicos, afirmando que essa nova pasta teria a contribuição de várias religiões e líderes como pastores e padres. Finalizou pedindo união de forças do governo estadual e federal nessa causa. (GC)

    Garupa 1

    Jooji Hato (PMDB) indignou-se com a morte do policial militar Luiz Carlos Nascimento Costa, assassinado em local público e movimentado. Ressaltou a necessidade da aprovação da lei que proíbe o transporte de pessoas na garupa das motos. De acordo com o deputado, a aprovação da lei acabaria diminuindo a quantidade de mortos e lesionados por acidentes, além da diminuição na violência. Discorreu afirmando que muitos cidadãos usam a moto como transporte, mas que o ideal seria usarem o transporte público. (GC)

    Entrega com hora marcada

    Vanessa Damo (PMDB) cumprimentou os antigos e novos deputados. Falou sobre o PL de sua autoria, aprovado em Plenário, que obriga a entrega de produtos com hora marcada sem custo para o consumidor, aperfeiçoando a Lei 13.747/2009. Destacou que o benefício não poderia gerar custo. Prosseguiu explicando que a lei obriga as lojas físicas a colocarem cartazes e lojas virtuais a inserirem notificações nas páginas iniciais de seus sites para que os consumidores observem e exijam seus direitos. Pediu para que o governador sancione o projeto. (GC)

    Médicos e segurança pública

    Marcos Martins (PT) mostrou indignação com a notícia que obteve de que os médicos não tiveram reajuste em seus salários. Afirmou ser necessário que se entre em contato com o Sindicato dos Médicos para o esclarecimento da situação. Reclamou da segurança pública, “que é de total responsabilidade do Estado”. Pediu mais infraestrutura para as delegacias e mais investimentos na segurança pública. (GC)

    Intervenção em resolução

    Olimpio Gomes (PDT) solicitou o apoio de todas as bancadas para que possam intervir em relação à Resolução SSP-05, de 7/1/2013, que impede policiais de atenderem ocorrências com lesões corporais graves, homicídios, tentativa de homicídios e latrocínios, devendo o socorro ser prestado apenas pelo SAMU. Gomes elaborou projeto de decreto legislativo para solicitar a suspensão dessa norma. (JF)

    Agradecimento e violência

    Rafael Silva (PDT) parabenizou a presidente Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin pela parceria na construção do Centro Paraolímpico Brasileiro, no Estado de São Paulo. Comentou a violência e o uso de entorpecentes, principalmente entre os jovens. “O problema no Brasil deixou de ser policial e agora é cultural e social”, afirmou. De acordo com Rafael, a educação dos jovens tem de ser realizada com seriedade. (JF)

    Estação experimental

    Orlando Bolçone (PSB) discorreu sobre o desenvolvimento sustentável e a criação da Estação Experimental do Noroeste Paulista, que abrangeria áreas dos municípios de São José do Rio Preto e Mirassol. Comentou que o projeto recebeu o aval do secretário-chefe da Casa Civil, Edson Aparecido. De acordo com o deputado, esse projeto é uma fusão de tecnologias para reconstituir áreas desmatadas. (JF)

    Garupa 2

    Jooji Hato (PMDB) lamentou as mortes de um policial em Osasco e do frentista de um posto de gasolina em Bauru, ambos mortos por motoqueiros. Segundo o deputado, a violência está chegando a todos os lugares. O parlamentar ressaltou a importância de seu Projeto de Lei 485/2011, que proíbe garupas em motos, para evitar assaltos no trânsito. “A maioria dos assassinatos são cometidos por motoqueiros com garupa”, concluiu. (GA)

    Trabalhos

    Rodrigo Moraes (PSC) destacou os trabalhos desenvolvidos pelos deputados da Casa. Disse que, junto com o governador Geraldo Alckmin, visitou a cidade de Salto, no dia 26/12/2012, para a reinauguração do parque Rocha, que foi revitalizado. Segundo o deputado, uma de suas principais preocupações, junto com a educação, é a área da saúde. “Tenho visitado vários hospitais e vejo pessoas padecendo nos corredores. Nós, homens públicos, temos de dar condições melhores para essas pessoas”, concluiu. (GA)

    Curtir

  10. O Estado de São Paulo está desprovido de Governo e de Deputados nas questões de Saúde Pública, Educação Pública e principalmente na Segurança Pública, Servidores dessas três Secretarias são tratados como se fossem desnecessários para a Sociedade, isso é o que pensa uma Administração desatualizada, desinformada, incompetente, maldosa, pois enquanto os Países de 1º mundo valorizam os serviços públicos, aqui no estado de São Paulo é diferente, pisam nos servidores, sucateiam as repartições, saqueiam o erário público, tomam para si as verbas públicas pelos caminhos mais diversos, como por exemplo através de empresas terceirizadas, licitações, deixando assim enviável qualquer melhoria destinada para o cidadão pagadores de impostos.
    Com a forma criminosa, legalizada, fica difícil alguém apurar e assim vão acumulando fortunas incalculáveis depositadas em paraísos fiscais.
    Alguns órgãos que ainda o povo acredita ser poderosos nas fiscalizações, estão corrompidos também ou simplesmente não conseguem atingir o alvo certo para investigar ou apurar as malandragens, pois a blindagem de Deputados corruptos e outras autoridades que ocupam os cargos, são fortíssimas e estão eleitas propositalmente para blindar os malfeitores em cada setor que ocorre arrecadações criminosas. Ei diria que é formação de bando ou quadrilhas esses modus operandi que ocorre no Estado de São Paulo. Exemplo? Vide CPIs que não foram instaladas ou simplesmente foram instaladas para evitar investigações e apurações de atos criminosos que são chamados sutilmente pelos políticos de “improbidades administrativas”, eu os chamo de ladrões e classifico os como membros semelhantes do pcc ou piores.
    As famílias dos Policias mortos estão passando necessidades, sequer tem alguém preocupado com isso, o Governo totalmente alheio á situação, claro que é alheio por princípios, pois nunca deu atenção ás necessidades dos policiais e suas famílias, isso prova que ele não gosta da polícia, o pcc também não, isso prova que estão contra a polícia, se estão contra é porque protegem o lado obscuro do mundo do crime.

    A única saída para nós paulistas é a eleição em 2014, vai ser o momento de toda sociedade mostrar que não aceitam malandragens no governo e assim extirpar esses péssimos políticos do poder.

    Curtir

Os comentários estão desativados.